segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Curiosidades do Clássico...

- Porto perdeu mais dois pontos em casa ( já são 18 os pontos perdidos no seu reduto );

- Mccarthy ( tal como Liedson contra o Benfica ) acabou por jogar e, infelizmente, marcar;

- Mccarthy e Karadas, ambos voltaram a ser titulares e tanto um como outro, à entrada para este jogo, contavam com 0 golos para a superliga nos últimos 3 meses;

- O Benfica não ganhava no Porto desde a temporada 91/92 e assim contínua;

- 11 temporadas depois, o Benfica voltou a pontuar no Porto. O último empate foi alcançado na longínqua temporada de 1993/94 ( empate a 3 bolas);

- A última vez que o Benfica pontuou no estádio do clube rival, sagrou-se campeão nacional ( que seja um bom pronuncio);

- Nuno Gomes sentou-se pela primeira vez esta época no banco dos encarnados;

- O Porto empatou pela segunda vez consecutiva no seu estádio ( 1-1 contra Inter e Benfica );

- José Couceiro estreou-se num derby com um empate e somou o seu 3º empate ao serviço dos dragões em 5 jogos;

- Trapattoni conseguiu o seu primeiro ponto no 3º derby disputado contra Sporting e Porto para a Superliga( uma derrota contra o Sporting; um empate e uma derrota contra o Porto);

- José Veiga assistiu ao derby no banco dos encarnados

- Não houve cotoveladas;

PORTO 1 BENFICA 1

SOUBE A POUCO...

Esta tarde, antes do clássico começar, andei a pensar naquilo que iria escrever depois do jogo. Sim, porque para mim não me passava pela cabeça um resultado que não fosse a derrota do Benfica. Não porque o Porto esteja a jogar brilhantemente e a deslumbrar mas sim porque o glorioso não convence a cada dia que passa e não tem alguém que comande as tropas duma forma vimente de modo a mudar para melhor.
O que é certo é que estes pensamentos pessimistas felizmente não se consumaram e os encarnados trouxeram do Dragão um bom empate e com um pouquinho mais de cabeça e ambição, o resultado até podia ter sido melhor. No entanto, o empate aceita-se perfeitamente e mostra que o Benfica não é tão mau como a comunicação social e alguns adeptos o querem fazer crer. É certo que tem as suas limitações ( mais própriamente no sector ofensivo), é certo que não tem soluções no banco, é certo que o trap está velho e cansado, mas também é verdade que tem jogadores que têm bastante valor e inclusivé não escandalizaria se estivessem em alguns dos grandes planteis da europa.
Quanto ao jogo, o Benfica entrou muito bem, realizou uma primeira meia hora de grande personalidade, jogou numa zona bastante avançada do campo embora não tenha criado situações de golo. Nos últimos minutos, o Porto melhorou, teve uma boa oportunidade criada por Maniche, mas não foi aquela equipa pressionante e dominadora que nos habituou. Ao intervalo o nulo subsistia.
No segundo tempo, o Porto entrou melhor, controlou o jogo nos primeiros 15 minutos mas não criava perigo. O Benfica já não dominava os acontecimentos nesta altura mas curiosamente, dispôs de duas grande ocasiões ( Nuno Assis ao poste e Geovanni isolado) que desperdiçou.
No futebol, como quem não marca sofre, um minuto depois do brasileiro falhar na cara de Baía, surge o golo de Mccarthy que, pensava-se, encontraria o vencedor final.
No entanto, a equipa encarnada reagiu muito bem e com a entrada de Nuno Gomes para o lado de Karadas (saíu Nuno Assis), o Benfica passou a ter mais jogadores na área adversária.
Aos 75 minutos Geovanni marcou o golo dos encarnados através de um canto da direita, repondo alguma justiça no marcador.
Até final, assistiu-se a um jogo partido a meio campo; o Porto poderia ter marcado através de um livre à barra de Mccarthy mas a grande oportunidade foi "infantilmente" falhada aos 87 minutos por Nuno Gomes que na cara de Baía desferiu um remate froxo mostrando mais uma vez que é um bom jogador de equipa e não um matador.




Resultado final: Porto 1 ( Benni) Benfica 1 (Geovanni)

Melhor do Porto: Benni Mccarthy

Melhor do Benfica: Luisão

OLHO CLÍNICO

MEIRINHAS MARCA PASSO; BOAVISTA E STO AMARO NA PERSEGUIÇÃO AO LIDER MARRAZES

O Campeonato dos primeiros nesta semana teve os seguintes resultados:

Meirinhas 1 Marrazes 2

Boavista 7 Unidos 2

Lisboa e Marinha 0 Santo Amaro 3

Depois de um resultado francamente negativo para a taça, as Meirinhas voltaram a vacilar no seu reduto contra o líder Marrazes. Já a Boavista cumpriu fácilmente a sua missão e "cilindrou" os Unidos, que mais uma vez mostrou o porquê de estar no penultimo lugar da tabela classificativa.
Assim sendo, Marrazes vincou ainda mais a sua ambição em chegar ao final da prova no primeiro lugar enquanto que Boavista e Santo Amaro mostraram que ainda têm uma palavra a dizer na luta pela súbida. Já as Meirinhas complicou e muito os seus objectivos já que vai ter de resolver o assunto súbida até à penultima jornada (folgam na última) e tem ainda a díficil tarefa de jogar na casa da Boavista e do Santo Amaro. Não se avizinha tarefa fácil para este conjunto, no entanto, é ainda um adversário a ter em conta, naturalmente.

Está assim ordenada a tabela dos da frente:

1º lugar: MARRAZES 40 PONTOS
2º lugar: BOAVISTA 38 PONTOS
3º lugar: MEIRINHAS 35 PONTOS
4º lugar: SANTO AMARO 32 PONTOS (-1 JOGO)

Outros resultados:

Casal Novo 0 GRAP 1
Carreirense 2 Carnide 1
Amor 1 Alegre e Unido 0

Folgou: Pilado

LISBOA E MARINHA 0 GDSA 3

Vitória tranquila manchada com mais duas expulsões...

Até ao minuto 5 foi quanto durou a resistência da equipa do lisboa e marinha. André Gil abriu o activo e catapultou a nossa equipa para uma vitória fácil que só pecou por escassa já que foram inumeras as situações de golo, algumas delas de baliza (quase) aberta.
Foi um jogo de sentido único onde a nossa equipa controlou sempre as operações e sem fazermos um jogo brilhante, marcámos 3 golos e até poderiamos ter marcado mais não fosse o desacerto do ataque do Santo Amaro. André marcou o primeiro, Fernando, ainda na primeira parte, marcou o segundo num grande golo através de um livre directo e finalmente Carlitos, que entrara no segundo tempo, fechou a contagem também num bonito golo após jogada individual.

Positivo do jogo:

- vitórias fora de casa são sempre importantes e moralizadoras;

- é importante marcar golos mas é muito bom não sofrer;

- grande golo de Fernando

- estreia de Carlitos na folha de marcadores ( e que golo )

- estreia de Diogo Gil (junior) ao serviço dos séniores ( tb a inclusão de Nuno Bento na convocatória);

Negativo:

- expulsões rídiculas mesmo no final do encontro ( Fernando e Marco Lopes )- já é de mais;

- quantidade de oportunidades de golo desperdiçadas, muitas delas ou por algum egoismo ou por excesso de confiança...

- atitude deplorável de um atleta do Lisboa e Marinha que, ao ver um atleta do Santo Amaro caído no chão, lhe desejou a morte em campo. O árbitro nada fez para castigar esse comportamento desumano...

Equipa do Santo Amaro:

Pedro, Mário(Diogo Gil), Nélson, Marco, Verdasca(Carlitos), Tiks, João Paulo (cap) e Paiva(Gonçalo), Rodrigo, André e Fernando.

PS: Vota no melhor jogador em campo. O teu voto é importante (mas não decisivo) para a rúbrica "Figura da Semana", lançada no final da semana!

sábado, fevereiro 26, 2005

Ausências não servirão de desculpa...

Pois é, já não bastavam os castigos de duas unidades ofensivas ( Prior e Rocha), agora foi a vez de Dinis e Oliveira falharem o encontro de Domingo. O capitão está com gripe e com dores na zona da virilha o que o impede de dar o seu contributo. Já Pedro Oliveira, devido a compromissos relacionados com o seu emprego, vê-se afastado deste importante encontro e constituí assim, uma baixa importante para a nossa equipa ( tal como todos os outros).
A estas ausências, junta-se ainda o facto de Verdasca e Didier, dois dos habituais laterais, estarem bastante debilitados fruto de lesões incómodas que os afectaram nestes últimos tempos.
Assim sendo, não restou outra alternativa a Paulo Silva senão convocar dois jogadores júniores.
Apesar de no Domingo não entrarmos na máxima força, penso que vamos apresentar um onze capaz de trazer da Marinha os 3 pontos.
Todos estamos confiantes de que esta semana que passou, apesar de não ter sido a ideal, vai ser certamente "apagada" pelo resultado de Domingo.
Quem tem Fernando, Rodrigo, André e Paiva no ataque à baliza adversária, certamente não está muito preocupado com as ausências que afectam a nossa equipa e é por isso que, quer eu, quer todos os adeptos, estarão lá no Domingo com uma enorme confiança nos jogadores que entrarem em campo...

FORÇA RAPAZES!!

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Simão joga no Dragão...

Simão Sabrosa vai poder defrontar o FC Porto, no Estádio do Dragão na noite da próxima segunda-feira, para a 23.ª jornada da SuperLiga.
A Liga de Clubes confirmou, em comunicado, que Simão Sabrosa apresentou recurso do processo sumaríssimo que lhe foi instaurado e, por isso, a suspensão não tem efeitos imediatos.
Portanto, resta-me dizer que foi feita meia justiça. Mas, tanto ele como eu, vamos ter de "comer e calar"...

Rodrigo e Dinis no ataque às feras...

Frente a frente...

Lisboa e Marinha:

- 11º classificado
- 3 vitórias ; 2 empates ; 9 derrotas
- 2 vitórias em casa
- 7 golos marcados em casa e 15 sofridos
- no total, 16 marcados e 43 sofridos
- 11 Pontos na tabela

SANTO AMARO:

- 4º classificado
- fora, 2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas
- 7 golos marcados fora e 9 sofridos
- no total, 29 marcados e 11 sofridos

A nosso favor:

- estamos na luta pelos primeiros lugares e lá queremos continuar. Motivação suficiente para ganhar...

- equipa contrária preocupa-se em jogar bom futebol e em deixar jogar...

- o Lisboa e Marinha é constituido por um núcleo de juniores que para além de jogarem pelos séniores, jogam para o seu escalão um dia antes...

- confiança em ganhar fora trazida do último jogo nos Unidos...

- uma dupla de avançados que já se conhece de anos anteriores e que poderá vir a dar os seus frutos...

Contra:

- o campo do adversário não é o melhor para a prática do futebol...

- alguma carência de jogadores para a frente fruto dos castigos de Rocha e Prior...

- espero que o trio de arbitragem não se enquadre nesta zona...

Rodrigo e Dinis, será pedir muito?



- ok, um golinho chega...

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Benfica diz adeus à uefa...

BENFICA 1 (Karadas) CSKA 1

Não me apetece falar muito sobre este jogo. Tudo correu mal ( até os 2 golos que os auxiliares do árbitro da partida anularam e mal aos russos não ajudaram) e quando assim é, só me resta dar os parabéns ao CSKA e ao mister Trapattoni.



- Parabéns ao Sporting que fez um grande jogo e venceu 1-2...

BENFICA vs CSKA

VEJAM LÁ SE PRECISAM DE MAIS INSPIRAÇÃO PARA GANHAR...

 


- Em vez de pensarem no Vagner "Love", inspirem-se nesta deusa...

ROGER NO CORINTHIANS!!

Roger, o “Menino do Rio”,vai jogar nas próximas quatro temporadas em São Paulo, no Corinthians. Segundo a imprensa brasileira, a MSI, investidora no “Timão”, chegou ontem a um princípio de acordo com o Benfica e com o jogador, numa reunião em Lisboa, através do empresário Giuliano Bertolucci.
Após algumas semanas de impasse negocial, devido a divergência de verbas entre Benfica e MSI (500 mil euros), o acordo está finalmente encontrado, faltando apenas saber se alguém cedeu ou, por outro lado, se os encarnados sempre conseguiram os ambicionados 3 milhões de euros. Outro dos problemas ultrapassados foi o facto de Roger, a determinada altura, ter tentado ficar com o passe na mão, para depois o negociar com o novo clube. Um cenário que acabou por não se verificar.
Assim sendo, a SAD do Benfica até conseguiu um bom encaixe financeiro, respeitante a um activo que estava fora das contas de Trapattoni (e da lista da UEFA).
O adeus acaba por ter um sabor amargo. Ainda jovem, com Manuel Vilarinho, Roger chegou à Luz em Janeiro de 2001, rotulado de craque mas com uma qualidade que nunca conseguiu colocar regularmente ao serviço do Benfica. Acabou sempre emprestado ao clube de origem, por duas ocasiões. Com contrato até 2006, a última oportunidade seria com Trap, mas a SAD preferiu negociá-lo.

Foto da Semana

LEMBRAM-SE DELE?



- Pois é, o avançado que esteve com um pé no meu Benfica já faz golos no Barcelona. É a tal história da comunicação social, falam, falam, escrevem, escrevem, metem-nos "água na boca" e depois é isto... enfim...

PS: Tal como o Maxi Lopez, Dinis e Rodrigo, não se esqueçam...

Antevisão da Jornada 17

EIS OS JOGOS (e breve análise) DA JORNADA 17:

LISBOA E MARINHA (11º) - SANTO AMARO (4º) - encontro em que o Santo Amaro se assume como favorito porque é mais forte, tem melhor conjunto mas terá que o demonstrar em campo já que do outro lado irá encontrar uma equipa que nada tem a perder e em sua casa certamente quer dar uma boa imagem. No entanto, aposto na vitória do Santo Amaro.

Boavista (2º) - Unidos(12º) - a jogar em casa, certamente que a Boavista não vai deixar escapar os 3 pontos contra uma equipa que apenas no seu reduto se constitui forte oposição. Portanto, aposto na vitória da Boavista.

22 Junho Amor (8º) - Alegre e Unido (9º) - apesar de separadas apenas por 3 pontos na tabela classificativa, julgo que o Amor, com maior ou menor dificuldade, irá levar o jogo de vencida. Símbolo 1...

Casal Novo (7º) - GRAP (6º) - certamente um dos jogos mais interessantes da ronda. De um lado, a equipa do Casal Novo que vem de uma boa vitória para a Taça contra o Mirense e de outro uma equipa algo desmoralizada não só pelo fraco campeonato que está a realizar como também pela goleada sofrida neste fim de semana passado contra a União da Serra. Vai ser certamente um jogo equilibrado e por isso aposto no empate.

Carreirense (10º) - Carnide (13º) - jogo sem grandes motivos de interesse. Aposto na vitória do Carreirense.

Meirinhas(3º) - Marrazes (1º) - ora aí está o jogo da jornada. A equipa da casa vem de uma derrota caseira para a taça por 0-5 contra o Alqueidão enquanto que os Marrazes perderam surpreendentemente contra a Biblioteca (1-2), também no seu reduto. Um encontro de muitos nervos e certamente muito equilibrado. Apesar de ser um jogo de tripla, espero que o meu palpite (empate) se venha a consumar já que seria bastante bom para as aspirações do Santo Amaro.

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Técnico do Amor aponta os seus candidatos...

"NÃO ME ADMIRARIA O APARECIMENTO DO SANTO AMARO NA LUTA PELO TÍTULO"

Numa entrevista concedida ao site do 22 de Junho Amor, o técnico Leonel Leal fala do que poderá ser para ele o desfecho deste campeonato:

P: Numa altura em que o C.R.C 22 de Junho/Amor já defrontou todas as equipas, quais as que consideras com mais hipóteses de subirem de divisão?

R: " Marrazes e Meirinhas pela qualidade e quantidade dos seus planteis. São equipas que têm no seu plantel, jogadores já com tarimba de outros campeonatos acima do que estão a disputar, o que lhes dá uma grande autoconfiança de vitória, o que não acontece nas outras equipas. Também pela mesma razão (quantidade e qualidade), embora já a alguns pontos de atraso, mas com o calendário favorável, não me admiraria o aparecimento do Santo Amaro na disputa do título".


- Treinador do Amor, Leonel Leal

* entrevista na integra no site http://crc22junhoamor.home.sapo.pt/

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

BENFICA 2 GUIMARÃES 1

O Benfica venceu esta 2ª Feira o Vitória de Guimarães por 2-1 no jogo que encerrou a jornada 22 da Superliga.
Foi o triunfo mais sofrido da época para os encarnados apesar da vantagem de dois golos com que estes foram para o intervalo.
Numa primeira parte entertida, o Benfica conseguiu marcar por duas vezes, curiosamente, através de lances de contra-ataque. Geovanni, numa bonita jogada de combinação com Nuno Gomes, colocou os encarnados na frente.
Já bem perto do intervalo, foi a vez do ex-vimaranense Nuno Assis marcar e ampliar o resultado para 2-0, mais uma vez com a colaboração de Geovanni e Nuno Gomes. Chegava-se ao intervalo com um resultado que penalisava a ousadia com que o Guimarães se fez apresentar na Luz.
Para o segundo tempo, o técnico Manuel Machado arriscou tudo e trocou dois médios (Luiz Mário e Flávio) por dois avançados (Targino e Rafael). A audácia deste foi premiada logo no primeiro minuto da segunda parte já que após cruzamento largo de Silva do flanco direito, César Peixoto antecipou-se a Miguel e cabeceou para o fundo da baliza de Quim. O Benfica abanou e o Guimarães acreditou que era possível chegar pelo menos à igualdade. Tal cenário não veio a acontecer mas esteve lá perto porque o Vitória atacou muito, teve algumas ocasiões de golo e não fosse a inoperância dos avançados vimaranenses e a grande defesa de Quim a remate de Silva (min 81), o resultado seria certamente diferente.
Resultado feliz do Benfica contra um bom Vitória de Guimarães que tudo fez para levar de Lisboa um resultado positivo.

MELHOR DO BENFICA: Geovanni


- Não fez uma exibição de enxer o olho mas para aquilo que costuma fazer, hoje esteve muitos furos acima. Marcou o primeiro dos encarnados numa grande jogada com Nuno Gomes, esteve na origem do segundo golo e, até ter pernas, foi sempre o jogador mais activo do ataque benfiquista. Saíu aos 84 min esgotado.

MELHOR DO GUIMARÃES: Cesar Peixoto


- Não foi só o melhor do Guimarães como também o melhor em campo. Defendeu, atacou, rematou com o pé esquerdo, com o direito, centrou sempre com muito perigo e finalmente, marcou. Contudo, não foi suficiente o seu esforço e empenho para as aspirações do seu clube. É um jogador a ter em conta para a selecção já que Portugal está algo carenciado de extremos esquerdos e, na minha opinião, este jovem está em melhores condições que Boa Morte para servir as cores nacionais.

Resultados da Taça

MEIRINHAS 0 ALQUEIDÃO DA SERRA 5

MARRAZES 1 BIBLIOTECA 2 (a.p)

RAMALHAIS 1 CHÃO DE COUCE 2 (a.p)

UNIÃO DA SERRA 5 GRAP 0

ANSIÃO 1 GUIENSE 0

CASAL NOVO 2 MIRENSE 1

ATOUGUIENSE 2 PATAIENSE 0

BOMBARRALENSE 6 ALCOBAÇA 7 (grandes penalidades)

domingo, fevereiro 20, 2005

Taça: Líderes do campeonato distrital desiludem

MARRAZES 1 BIBLIOTECA 2 ( após prolongamento )

MEIRINHAS 0 ALQUEIDÃO DA SERRA 5

Este Sábado, Marrazes e Meirinhas, duas das melhores equipas do nosso campeonato, foram eliminadas da taça distrital.

Esperava-se uma tarefa bem mais complicada para a equipa das Meirinhas já que defrontava no seu reduto, o Alqueidão da Serra, equipa que se encontra na Divisão de Honra, embora nos lugares baixos da tabela. Apesar de não ser uma grande surpresa a vitória do Alqueidão, os números ( 0-5) traduzem bem a superioridade da equipa forasteira e mostram uma diferença de qualidade que obviamente não é tão desnivelada.

Onde houve mesmo "taça" foi no campo dos Marrazes onde a equipa local caíu aos pés da Biblioteca, uma equipa práticamente desconhecida e pouco cotada a nível distrital.
Mas, este encontro só constitui surpresa para quem não viu o encontro. A equipa dos Marrazes entrou bem no encontro, teve uma boa ocasião que Mulato desperdiçou e acabou por pagar caro já que muito fechada lá atrás, a Biblioteca num lance de contra-ataque, chegou ao primeiro golo. Esse tento surpreendeu a equipa da casa e intraquilizou-a bastante. Apesar de ter maior domínio do encontro, o Marrazes jogava pouco com a cabeça, com acções muito individuais e pouco colectivas.
Quando todos esperavam que o resultado final fosse este (0-1), apareceu já nos descontos, o único Homem que desde o ínicio do encontro se mostrava capaz de desfeitear o guarda redes contrário. Gato ( pois claro), apareceu isolado e fez um bonito golo em chapéu. O jogo foi para prolongamento, com a regra do golo de ouro, e aí, todos pensaram que a equipa da Biblioteca iria quebrar permitindo ao seu adversário chegar à vitória. Puro engano; no prolongamento só deu Biblioteca e com toda a justiça, chegou ao golo num remate fora da área. Curiosamente, antes do golo, teve 3 ocasiões no mesmo minuto que podia ter resolvido o encontro.
Em suma, resultado surpreendente mas justo da equipa que mais trabalhou, mais lutou e melhor encarou este encontro de Taça.

PS: Infelizmente, estas derrotas quer das Meirinhas quer dos Marrazes aconteceram para a Taça e não para o campeonato.

sábado, fevereiro 19, 2005

A equipa do Santo Amaro alinhou com o seguinte onze:

1- Fábio Alberto
19- João Vieira ( João Paulo )
5- João André (cap)
8- Tiago Fernandes
9- Fábio Ferreira
13- Fernando Cardoso
17- Celso Coelho ( Tiago Ferreira )
7- Jorge Pereira
10- Nuno Bento
23- Diogo Gil
20- Vitor ( Milton )

O MELHOR EM CAMPO:
João André

- Correu o jogo todo, tentou empurrar a equipa para a frente(ou não fosse ele o capitão). Quer a defesa central na primeira parte, quer a médio centro na segunda, foi (tal como o seu irmão Jorge Pereira) dos mais inconformados. Marcou o primeiro golo mas infelizmente não foi suficiente!

Juniores: Má primeira parte e ansiedade ditaram derrota

Taça do distrito de Leiria em Juniores: GDSA 1 RAMALHAIS 6

Este Sábado jogava-se no campo Estrelas do Liz um jogo de grande importância para os juniores do nosso clube já que uma possível vitória fazia com que a nossa equipa alcançasse pela primeira vez na sua história os quartos de final da taça.
Infelizmente, assistiu-se hoje a um dia não do Santo Amaro que apesar da entrega e da luta dos jogadores, não foi suficiente para levar de vencida o bom e organizado conjunto do Ramalhais. A má primeira parte realizada pelo nosso conjunto permitindo o adversário chegar aos 0-3 foi determinante para o encontro já que, por um lado, deu uma maior tranquilidade à equipa forasteira e, por outro, agudizou ainda mais a notória ansiedade com que os jogadores da casa se depararam. Contudo, antes do intervalo, João André ( a melhor unidade em campo da nossa equipa) reduziu o placar para 1-3 o que poderia perspectivar uma segunda parte diferente.
No segundo tempo, a nossa equipa entrou melhor, mais determinada e obteve duas excelentes ocasiões para marcar; primeiro, aos 60 minutos, João Paulo cruzou e Milton em boa posição, não conseguiu desviar para o golo; dois minutos depois, foi a vez de Jorge Pereira, num cruzamento-remate, obrigar o guarda-redes adversário a uma defesa vistosa para a barra. Perderam-se boas ocasiões para reduzir o marcador e um minuto depois do remate de Jorge, surgiu o 1-4 contra a corrente do jogo. A partir daí, só deu Ramalhais, o encontro estava resolvido e por isso não foi de estranhar o avolumar do marcador (1-6).
Resultado justo, embora com números exagerados,da equipa do Ramalhais que aproveitou bem o inicio nervoso da nossa equipa e conseguiu materializar em golos quase todas as ocasiões que dispôs.

Fim de Semana de Taça

Este fim de semana, o nosso Santo Amaro vai ficar a descansar visto já ter sido eliminado da taça do distrito de Leiria ( curiosamente pela principal favorita à conquista da mesma, União da Serra claro ). Como tal, estaremos em força a apoiar os juniores que este Sábado defrontam o Ramalhais, partida essa também a contar para a taça.

Eis os embates deste fim de semana e já agora o meu palpite ( qual totobola )

União da Serra - GRAP ( 1)
Bombarralense - Alcobaça (2)
Casal Novo - Mirense (2)
Marrazes - Biblioteca (1)
Meirinhas - Alqueidão da Serra (1)
Atouguiense - Pataiense (1)
Ramalhais - Chão de Couce (2)
Ansião - Guiense (1)

Em juniores:

Santo Amaro - Ramalhais (1)

Mas como taça é taça...

O Efeito Comunicação Social

Com esta história toda das eleições e das noticias constantes sobre cada partido, os seus ideais, os comentários por vezes tendenciosos dos jornalistas e dos analistas que vão à televisão, lembrei-me de publicar um artigo sobre o impacto negativo que pode ter a comunicação social no bom funcionamento de um qualquer clube ou neste caso específico, de qualquer grupo de trabalho.
Neste caso, vou mostrar-vos a equipa que o Benfica teria nesta época caso os constantes boatos de possíveis reforços se viessem a concretizar. Vejamos:

Guarda Redes:

- Oliver Kahn ( Bayern de Munique )

Defesas Direitos:

- Rui Duarte ( Estoril )
- Abel ( Braga )

Defesas Esquerdos:

- Sorin ( Villareal )
- Rossato ( Real Sociedad )
- Gilberto ( Grémio )

Defesas Centrais:

- Fernando Couto ( Lazio de Roma )
- Dellas ( Roma )
- Coloccini ( Deportivo La Coruña )
- Laursen ( Aston Villa )
- Adani ( Inter de Milão )

Médios Centro:

- Biscan ( Liverpool )
- Dorashoo ( AC Milão )
- Vranjes ( Estugarda )
- Kléberson ( Manchester United )
- Djemba Djemba ( Aston Villa )
- Ibson ( FC Porto )
- João Alves ( Braga )
- Beto ( Beira Mar )

Médios Ala:

- Emre ( Inter de Milão )
- Karagounis ( Inter de Milão )
- Karyaka ( selecção russa )
- Paulo Sérgio ( Sporting de Braga )

Números 10:

- Jorginho ( Vitória de Setubal)
- João Pinto ( Boavista )
- Rui Costa ( AC Milão )
- Diego ( FC Porto)
- Dugarry ( retirou-se )

Avançados:

- Maxi Lopez ( Barcelona )
- Lisandro Lopez ( Racing )
- Robinho ( Santos )
- Adriano ( Nacional )
- Portillo ( Real Madrid )

Técnicos:

- Scolari ( Selecção Portuguesa )
- Bobby Robson ( Newcastle )
- Gerrard Houlier ( Desempregado )
- Alberto Zacheronni ( ??? )
- Camacho ( Desempregado )

Isto são alguns dos muitos nomes que me lembro. Mas, se fosse investigar bem o assunto ( o que não me apetece), certamente mais pseudo-reforços encarnados estavam nesta vasta lista.
Agora digam-me uma coisa: todos sabemos que o plantel do Benfica tem muitas limitações; também já constatámos todos que o nosso treinador é muito fraco e não serve para o futebol português; uma coisa é certa, com a imprensa que temos, em que todos os dias o Benfica é noticia, em que dia sim dia sim aparecem nomes de possíveis reforços para o clube ( os tais boatos ), meus amigos, os jogadores não ficam indiferentes a isto.

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Caniche e Bostinha para o futebol russo??




Pois é, segundo o Jornal de Noticias desta sexta feira, Costinha e Maniche poderão já estar comprometidos com o Dinamo de Moscovo para a próxima época.
A ser verdade, apraz-me deixar no ar duas observações: em primeiro, significa que aquela equipa que foi campeã europeia irá passar a contar apenas com as velhas guardas Baía e Jorge Bosta e mais Nuno Valente e Mccarthy; depois, como têm tanto de bons jogadores como de porcos e de arruaçeiros, podem ir e não voltem tão depressa porque não fazem cá falta nenhuma...

O Dragão está a ficar sem chama...


( Já agora aproveito para dar os parabéns ao senhor Carlos Xistra pela excelente arbitragem efectuada no Belenenses-Porto. Dois penalties que não lhe apeteceu ver...)

ANÁLISE SEMANAL



Este gesto do míudo e adepto do Feyenoord vai para:

- o árbitro que me expulsou no último jogo;

- o Xerife ( e não o clube Unidos) pela azia com que ficou após a nossa vitória;

- o debate e a campanha dos nossos políticos;

- o mister Trapattoni;

- os cancros que vestem a camisola do Benfica e que em nada a dignificam;

- as cotoveladas dos jogadores do Porto;

- todos aqueles que enfiem a carapuça;

Novo espaço: " Grande Entrevista"

Abro hoje no blog o espaço "Grande Entrevista" que contempla duas nuances: grande percentagem dos entrevistados vão ser pessoas ligadas ao Grupo Desportivo Santo Amaro; por outro lado, irá haver, esporadicamente, excertos de entrevistas de personalidades ligadas ao Desporto.

Esta semana o entrevistado é TRAPATTONI

No mês em que o Benfica disputa vários jogos decisivos para o seu sucesso desportivo nesta época, conseguiu-se uma entrevista exclusiva em italiano-portunhol com o centenário treinador dos encarnados, Giovanni Trapattoni.

Bruno Rocha - O Benfica rubricou uma exibição intermitente frente ao Braga, notando-se uma certa dificuldade em criar oportunidades de golo. Concorda com esta análise do jogo?
Giovanni Trapattoni - Non concordo. Os mios giocatori foram bravissimos. Bravissimi!!! Il più bravo foi o novo, como se chiama ele... Maxi Lopez, claro!
BR - O Maxi Lopez não chegou a assinar pelo Benfica, foi para o Barcelona. Se calhar está a referir-se ao Delibasic.
GT - Non connosco esse. Parlo dell'outro chi avemo contratado àquela equipa que gioca de bianco...
BR - O Nuno Assis.
GT - Si, certo! Azis. Bellissimo portiere.
OP - E a equipa, não está desmotivada com este empate? Está nas melhores condições psicológicas para o encontro na Rússia?
GT - Rússia!?
BR - Sim, o jogo contra o CSKA na quinta-feira.
GT - Ma como? Ninguém me a detto nada. A pensato que ficaria con Maradona in Lisboa.
BR - Maradona!?
GT - Si! Paulo "Platini" Almêda anche me faz recordare Maradona.
BR - Por causa do seu estonteante virtuosismo?
GT - No!!! Porque stai grasso chi nem um porco, como Maradona.



- Tengo una buona memoria, grazie a Dio.


BR - Como analisa a actual situação do campeonato português?
GT - Bene, vamos a ver una cosa. Temos equipas bonissimas na frente dello campionato portuguese. Mas allora com la contrattazione do Mourinho o Porto ficou più forte.
BR - Peço perdão, sr. Trappatoni, mas o Porto contratou o Couceiro.
GT - Ma como Couceiro? Esse non é o entrenador do Sporting?
BR - Não, esse é o Peseiro.
GT - Peseiro!!! Claro, claro. O mio adjunto Pacheco já mo tinha detto, certo.
BR - Vai-me desculpar mais uma vez, mas o seu adjunto é o Álvaro Magalhães.
GT - ÁLVARO!? Allora chi é o presidente di Benfica?
BR - O Luís Filipe Viera.
GT - Maledetto! E voi? Chi é mesmo voi?

De regresso...

Após uma semana de ausência, é com enorme satisfação que estou de volta à blogosfera com muita vontade de continuar a fazer deste espaço um local de confraternizão e, sobretudo, de divulgação do nosso Santo Amaro.
Espero que contínuem a visitar e a participar no meu blog, que vai, com o vosso apoio, certamente continuar a crescer.

PS: Pessoal, grande vitória contra os Unidos. Plagiando o nosso querido e amigo mister, nem só a atacar se ganham jogos, é preciso sobretudo defender bem. Há jogos em que a luta e a determinação têm de vir ao de cima em vez do futebol espectáculo e laborioso. ( disse defender bem não disse só defender, senhor Trapattoni)

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Boa sorte companheiros!!!

Como todos já sabem, tive a infelicidade de ter sido expulso no jogo passado. Isso vai implicar a minha ausência da equipa pelo menos por dois jogos.
Como nem tudo é mau, vou ter a oportunidade de ir para o Algarve passar umas férias e, portanto, vou ter de me ausentar dos compromissos ligados ao blog.
Durante uma semana este espaço vai estar inactivo mas com a promessa de voltar rápidamente.
Espero que os meus colegas de equipa façam um grande jogo e que vençam o valoroso adversário chamado Unidos. No terreno deles é sempre complicado mas com a nossa atitude e o nosso espírito de equipa, certamente iremos levá-los de vencida.

Como não vou poder fazer qualquer comentário também à superliga, deixo-vos três imagens relativas a cada um dos grandes do nosso futebol. Espero que gostem ( os benfiquistas vão achar muita graça, já os outros...)


Até Breve...

Em Braga a vitória é vermelha!!





TRAP, com um bocado de fé, certamente vamos ganhar!!

Atenção ao Guimarães...




IBSON, o novo reforço do Porto descreve-se " Sou um jogador como o Maniche "

Força Rio Ave... Obrigado Maritimo



Figura da Semana

Como tiveram oportunidade de reparar, a partir de agora todas as semanas vai haver um espaço neste blog onde os leitores poderão votar no melhor jogador da nossa equipa jogo a jogo. Esse espaço vai ser importante para me ajudar a decidir quem é a figura da semana mas, obviamente, não é determinante nem decisivo para a minha escolha.
Contudo, parece que esta semana a maioria das pessoas que votaram tiveram a mesma opinião que eu. A escolha da figura desta semana vai para o jogador André Gil.
Apesar da vitória ter sido única e exclusivamente do colectivo, já que todos deram o máximo para levar de vencida a Boavista, destaquei o André por dois motivos muito simples: primeiro, porque foi o autor do golo que deu a vitória numa jogada que deu frutos graças ao esforço e acreditar deste grande jogador; em segundo lugar, acho que o André já merecia este destaque por tudo o que tem feito nesta época, por toda a sua dedicação e empenho quer nos treinos quer nos jogos, pela sua humildade e também pela sua força de vontade, força essa que se viu neste jogo já que teve uma semana muito complicada devido a uma lesão muscular e mesmo com algumas maselas, jogou este encontro e só foi substituido por não poder mais.
Tem sido um jogador fundamental e certamente que o vai continuar a ser!! Força André!





terça-feira, fevereiro 08, 2005

Foto da Semana




Aceitam-se inscrições para as novas aulas de samba do professor Couceiro!!

O sexo e o desporto


Sempre foi hábito (e ainda hoje o é), de aconselhar aos atletas abstinência sexual enquanto estiverem envolvidos em competições ou em fases de treino muito intenso. Este é daqueles conselhos que aparecem perdidos no tempo e ninguém sabe onde e quando tiveram origem, apenas se sabe que foi assim que aprenderam com os seus antecessores.
Há, hoje em dia, quem tente racionalizar este princípio defendendo que é consumo de energia desnecessário numa altura inconveniente. A lógica diz o contrário e os factos comprovam-na.
Não há estudos controlados que relacionem o rendimento desportivo com o sexo mas a experiência fala por si. No Colgan Institute, em Encinita, na Califórnia, os atletas são informados que a prática de sexo antes das competições não tem inconvenientes. É óbvio que o exagero também pode ser prejudicial dado que as reservas de energia têm limites e a influência positiva que a prática de sexo possa ter, passa a ser negativa.
A actividade sexual antes da competição dá uma maior confiança ao atleta. É uma vantagem que está aliada à libertação da dopamina e da testosterona.



Durante o jogo é que não...

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Benfica ganha fácil; Sporting humilhado...

O Benfica aproveitou muito bem o deslize do Sporting na Madeira por três bolas a zero para se colar ao Porto na liderança do campeonato. Aconteceu aquilo que se esperava de uma equipa que jogava no seu campo, contra o último classificado da prova, ou seja,uma vitória fácil, embora com uma exibição sem deslumbrar por parte dos encarnados.
Os golos do Benfica foram obtidos por Geovanni ainda na primeira parte através de um bonito golpe de cabeça; no segundo tempo, Simão marcou por duas vezes ( o 1º num remate espectacular fora da área) e aproximou-se de Liedson na tabela de melhores marcadores.


Porto e Benfica na liderança? Não fosse este lance...

Resultados deste fim de semana

Santo Amaro 1 Boavista 0

Marrazes 8 Carreirense 0

Alegre e Unido 0 Meirinhas 1

Carnide 0 Casal Novo 2

Pilado 1 22 Junho Amor 1

Grap - Lisboa e Marinha ( não se disputou por falta de comparência da equipa visitante)

Folgou: Unidos

Vitória justa mas... muito sofrida!!

O jogo deste Domingo assumia-se como fundamental para as aspirações da equipa da casa numa possível luta pelos lugares de acesso à subida de divisão. Embora não fosse decisivo, em caso de derrota ou até mesmo de um empate, as contas do Santo Amaro ficavam muito complicadas. Para a Boavista, era um jogo importante já que uma vitória mantinha a equipa na liderança. Mesmo um empate num concorrente directo não seria de todo um resultado negativo.
A nossa equipa, sabendo que só a vitória interessava, entrou decidida a mandar no encontro. Os primeiros 25 minutos foram muito conseguidos por nossa parte, com boas trocas de bola, uma pressão logo à entrada da área da Boavista o que apanhou a equipa adversária de surpresa. Nesta fase, o Santo Amaro teve muito perto de marcar por duas vezes; primeiro, Pedro Oliveira remata forte levando a bola a embater no poste e minutos depois foi a vez de Rocha num remate colocado enviar a bola à barra.
A partir daí, a Boavista equilibrou a partida, o meio campo começou a ganhar as segundas bolas e com jogadores rápidos na frente, tiveram também algumas boas oportunidades para marcar. Nesta fase, começaram a haver também algumas picardias entre jogadores fruto dos nervos derivados de um jogo com esta importância.
Chegou-se ao intervalo com um empate que se aceitava embora se tivesse havido golos, espelhava melhor aquilo que foi o primeiro tempo.
Esperava-se uma segunda parte ainda mais emotiva dado que se chegava a um momento cada vez mais decisivo no encontro onde um erro ou um golo poderia ser fatal para uma ou outra equipa.
Este segundo tempo abriu com uma grande ocasião para a Boavista, Celso isolado perante Pedro não foi capaz de o desfeitear muito por mérito do guarda redes que fechou muito bem a sua baliza. Depois disso, o jogo teve uns 15 minutos sem ocasões de golo, onde houve muitos passes falhados, muita luta a meio campo e pouca clarividência. Aos 65 minutos, Rocha, depois de tirar um defesa do caminho, poderia ter feito o golo mas o guarda redes da Boavista respondeu com uma boa defesa mantendo invioláveis as suas redes. Cinco minutos depois, aconteceu um dos momentos do jogo que poderia ter sido determinante para encontrar o vencedor desta partida. O árbitro puniu Bruno Rocha com um vermelho directo por considerar uma entrada às margens da lei deste sobre o lateral direito da Boavista. O árbitro não viu o lance visto encontrar-se de costas e apenas deu ordem de expulsão devido à "ronha" que o atleta da Boavista fez. Foi de facto uma entrada faltosa, a merecer o cartão amarelo mas nada mais do que isso.
Quando se poderia pensar que a Boavista iria em busca da vitória remetendo o seu adversário a uma defesa cerrada, eis que surge o golo de André Gil, numa bonita diagonal pelo flanco direito culminada com um bom remate sem quaisquer hipóteses para o guarda redes boavisteiro.
Nos minutos que restavam, a Boavista tentou o tudo por tudo de modo a chegar pelo menos à igualdade mas o coração já funcionava mais que a cabeça e por isso o encontro terminou mesmo com uma vitória feliz mas justa da equipa do Santo Amaro que mais uma vez demonstrou que mesmo com menos uma unidade em campo tem a união e determinação necessária para levar de vencida o adversário.

Equipa do Santo Amaro: Pedro,Verdasca,Marco,Nelson,Didier,Paiva(Prior),Oliveira(Fernando),João Paulo,André(Gonçalo),Dinis(cap)e Rocha

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Antevisão da Jornada

Este fim de semana irão disputar-se os seguintes encontros:

Pilado - 22 Junho Amor

Alegre e Unido - Meirinhas

Marrazes - Carreirense

Carnide - Casal Novo

GRAP - Lisboa e Marinha

Santo Amaro - Boavista

Folga: Unidos

O grande destaque da jornada vai naturalmente para o encontro entre o Santo Amaro e o líder da prova, a Boavista. Há dois dados a acrescentar a esta partida: a equipa da casa ainda não perdeu qualquer ponto no seu reduto; e a Boavista, apesar de jogar muito bem em contra ataque, dos sete golos sofridos que tem, seis foram fora de casa.
Será um bom teste para o primeiro classificado, ainda por mais, sabe que à partida os seus perseguidores têm uma jornada relativamente tranquila.

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Foto da Semana


Que pena! Posted by Hello

Como cresce o nosso Santo Amaro

De facto, o futebol é uma modalidade linda, maravilhosa e tem esta capacidade incrível de fazer amigos, unir pessoas, criar alegria e prazer, descomprimir, portanto, tornar o ser humamo uma pessoa melhor a todos os níveis.
O Santo Amaro é a prova de como um grupo de pessoas com feitios e maneiras de estar diferentes se pode tornar numa família, com grande união e grande solidariedade. Somos um clube pobre em termos monetários mas estremamente ricos em tudo o resto. Tudo isto para vos dizer que as pessoas cada vez mais se interessam pelo nosso clube, pelas pessoas fantásticas que o representam e cabe-nos a nós, jogadores, fazer os possíveis para tornár-mos este clube ainda maior.
Os jogadores juniores estão empenhados nisso, basta ver o site www.gdsa.pt.vu onde mostra tudo sobre o clube, a sua história, os feitos semana após semana das nossas equipas, entrevistas,etc...
Quem também está bastante interessado em fazer história neste clube é o médio Luis Paiva. Para além de nos brindar semana após semana com toda a sua classe, habilidade e experiência na nossa equipa, chegou a vez de passar tudo isso para o papel. O blog lp16.blogspot.com vai ser certamente um espaço bastante interessante e convidativo a todos aqueles que querem saber mais sobre futebol e príncipalmente sobre o Santo Amaro.
E lembrem-se, todos são precisos para nos fazer crescer!!







Posted by Hello