sábado, abril 30, 2005

BENFICA vs BELENENSES: Antevisão

Rumo a Lisboa, mais um grande dia...

Decisivo! Hoje é imperial vencer o Belenenses. Como toda a gente sabe, trata-se de um derby lisboeta e nestes jogos, a equipa de Belem costuma quase sempre transcender-se e causar grandes dificuldades ao nosso glorioso. Contudo, hoje esperamos que tudo seja diferente por exemplo daquilo que se passou na primeira volta onde fomos literalmente enxovalhados pelos azuis com quatro golos contra o tento de Sokota.

Para hoje, com casa cheia confirmada, o técnico italiano convocou os seguintes jogadores: Moreira, Quim, Luisão, Alcides, Ricardo Rocha, Fyssas, Dos Santos, Miguel, João Pereira, Petit, Bruno Aguiar, Manuel Fernandes, Geovanni, Carlitos, Simão, Nuno Assis, Nuno Gomes, Karadas e Mantorras. Em relação à jornada anterior, saíem André Luis e Everson e entram Alcides e Manuel Fernandes.
Quanto ao 11 inicial, pelo que tenho lido na imprensa de hoje, o senhor Trapattoni poderá colocar Alcides no lugar de Luisão e fazer regressar Quim em detrimento de Moreira. Ora bem, a ser verdade, quer parecer-me que o italiano está a querer inventar, mas logo à tarde veremos.

Cuidado Com Antchouet

O Belenenes, que já se encontra tranquilo na tabela classificativa, procura ainda um último assalto aos lugares europeus. Com a derrota do Boavista em Coimbra nesta sexta-feira, os azuis sonham com uma vitória na Luz para se poderem aproximar ainda mais do 5º lugar.
Para isso, contam na frente com um dos melhores avançados da Superliga: Antchouet. Na minha opinião, acho que os dirigentes do Benfica podiam muito bem "piscar o olho" ao gabonês já que trata-se de um jogador com características diferentes das que temos e com a sua velocidade e com a eficácia que tem, acho que encaixava que nem uma luva no nosso plantel para o ano.
Quanto aos 18 eleitos de Carlos Carvalhal, a surpresa vai para a chamada do central Renato. Quem falhará o jogo de logo à tarde é Juninho Petrolina que se encontra ainda a contas de uma lesão. Eis a lista: Marco Aurélio, Pedro Alves, Amaral, Wilson, Pelé, Sousa, Renato, Rolando,Marco Paulo, Rui Ferreira, Andersson, José Pedro, Neca,Rúben Amorim, Paulo Sérgio, Antchouet, Lourenço e Rodolfo Lima.

SÓ EU SEI... PORQUE NÃO FICO EM CASA!



ALGUNS LIMITAM-SE A CANTAR, OUTROS TIRAM O PROVEITO...

CLASSIFICAÇÃO

Resultados da jornada 24:

Santo Amaro 1 Marrazes 4
(Rocha, Miguel, Verdasca(p.b), Paulo Cruz e Gato)

Casal Novo 0 Meirinhas 2
(Joel (2))

Lisboa e Marinha 2 22 Junho Amor 2

Unidos 1 Alegre e Unido 2

Pousos 3 Carnide 1

Boavista 0 Pilado 1

Folgou: Carreirense

CLASSIFICAÇÃO:

1º MARRAZES 52
2º MEIRINHAS 49
3º BOAVISTA 47
4º SANTO AMARO 42
5º GRAP 39
6º PILADO 35
7º CASAL NOVO 27
8º AMOR 23
9º ALEGRE UNIDO 21
10º UNIDOS 19
11º CARREIRENSE 17
12º LISBOA E MARINHA 15
13º CARNIDE 2

JORNADA 25

Eis os jogos da jornada:


CARNIDE vs SANTO AMARO - faltam dois jogos para o final do campeonato. Ainda que não dependemos de nós, com estas duas vitórias e com dois possíveis desaires contra Bajouca (f) e Marrazes (c) da Boavista, o terceiro lugar poderá ser uma realidade. Se podemos ainda ficar em terceiros, porque não continuar a lutar até ao fim. Uma coisa é certa, se ganharmos os nossos jogos garantimos o quarto lugar e o resto logo se verá!
Como devem calcular, seria ridiculo pensar em não ganhar este jogo.

MARRAZES vs UNIDOS - depois de garantido o título fora de casa, os Marrazes voltam a casa naquele que certamente será o jogo da consagração. Ao contrário do que se possa pensar, não acredito que deste jogo saia uma grande goleada já que os objectivos foram alcançados e a mentalidade para este encontro será mais de festa do que propriamente um jogo em que os indices de concentração e motivação estejam elevados. Ainda assim, o Marrazes ganhará!

ALEGRE E UNIDO vs BOAVISTA - a nossa equipa teve a oportunidade de há duas semanas defrontar a Bajouca no seu terreno. Não que sejam uma boa equipa, pelo contrário, mas no seu reduto causam sempre dificuldades já que as dimensões do campo são curtas e beneficiam as equipas que destroiem mais do que constroiem. Esperamos que a Boavista não consiga ganhar pois assim, tudo fica adiado para a última jornada. Vamos ver...

PILADO vs LISBOA E MARINHA - o Pilado parece ter acordado tarde para este campeonato. Nestas últimas jornadas tem-se visto uma equipa diferente para melhor. Naturalmente que os miudos da Marinha vão passar um mau bocado na relva. Goleada à vista, portanto.

22 JUNHO AMOR vs CASAL NOVO - jogo interessante entre duas equipas que são capazes do melhor e do pior. Antevê-se um encontro equilibrado e por isso, o mais certo e mais lógico será que tudo termine como começou.

MEIRINHAS vs CARREIRENSE - Se o primeiro lugar está entregue, o segundo só não o está matemáticamente. É de todo ridiculo pensar que as Meirinhas não ganham em casa ao Carreirense. Por aquilo que tive oportunidade de ver e ouvir ao longo de todo o campeonato, seria injusto se a equipa da casa não ficasse nos dois primeiros lugares.
Quanto ao jogo, creio que as Meirinhas vão acabar em beleza e, portanto, talvez com mais uma goleada...

Folga: GRAP

AGENDA SLB

Confira aqui a agenda encarnada nas mais importantes modalidades:

FUTEBOL

Sábado, 19h15 Sporttv

BENFICA vs BELENENSES

- estamos em primeiro, jogamos em casa (provavelmente cheia) e por isso somos favoritos. Tem mesmo que ser. É muito importante a vitória porque para além de colocar pressão nos demais candidatos, dá-nos maior motivação e maior força para encarar as outras três finais com mais tranquilidade. Além disso, Braga e Sporting vão encontrar-se e um deles, senão os dois, vai perder pontos.


HÓQUEI EM PATINS

Sábado, 21h00

O. BARCELOS vs BENFICA

- Este sábado vai ser novamente dia de clássico. O Benfica desloca-se ao ringue do Óquei de Barcelos, às 21 horas, para defrontar o quarto classificado na Poule A do campeonato nacional. Trata-se de uma partida cuja intensidade e emoção não deixa margem para dúvidas. Tanto o Barcelos como o Benfica estão ainda “de olho” no título e por isso mesmo apenas a vitória lhes interessa para continuarem a perseguição ao líder FC Porto (que recebe a fortíssima formação do Juventude de Viana).
O Benfica vem de uma moralizadora vitória no recinto do Carvalhos – onde se apurou para a Final Four da Taça – além de ter mostrado, frente ao FC Porto (1-1 na Luz), que é realmente uma equipa em crescendo e onde Carlos Silva, Valter Neves e Ricardo Barreiros se destacam cada vez mais.
Apesar de não ser a modalidade em que mais esperanças temos, já que Futebol, Futsal e Volei (como se veio a verificar) são as modalidades em que os objectivos são mais possíveis de se concretizar, a equipa de Hóquei tem feito uma época extraordinária e merece ser vista como um candidato ao título já que tem dado tudo para fazer frente ao campeão FC Porto.

BASKET

Benfica jogou para a taça de Portugal

BENFICA 61 CAB 67

O Benfica voltou a sucumbir, no espaço de duas semanas, diante do CAB Madeira. A formação insular bateu a turma lisboeta por 61-67 e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Portugal, onde defrontará a Ovarense. Apesar de ter comandado o desafio até ao intervalo, o Benfica caiu de produção na segunda-parte e acabou por ser mais uma vez surpreendido por Jarrett Stephens e companhia.

O Benfica terá agora de pensar exclusivamente no play-off da Liga TMN, onde defrontará a Oliveirense.

Esclarecimento...

Tenho sido abordado na rua por várias pessoas e amigos que se têm mostrado discordantes da opinião por mim dada em relação ao golo anulado contra os Marrazes. Ora, quero dizer-vos caros amigos que em relação a esse lance que eu referi de "pertença falta", não quis com isto fazer qualquer juízo de valor em relação à decisão do árbitro. Nunca me ouviram dizer que o golo foi mal anulado ou que o árbitro errou; apenas puderam ler que caso o golo fosse validado, as coisas serião certamente diferentes.
Já que tanto insistem com este lance, como fui eu um dos intervenientes, quero através deste meio dizer que, no meu entender, o árbitro agiu bem, embora eu tenha chegado primeiro à bola que o guarda-redes e só posteriormente tenha existido contacto.
Como vêm, neste espaço não pretendo esconder nada nem deturpar acontecimentos de jogos...
Obrigado!

quinta-feira, abril 28, 2005

Figura da Semana

Esta semana, confesso que seria muito injusto escolher um jogador da semana já que no passado Domingo, todos tiveram a mesma atitude, todos puxaram para o mesmo lado de maneira a levar de vencida o Marrazes. Não houve ninguém que se destacasse, todos nós nos destacámos, pena foi o resultado. Contudo, não nos podemos esquecer que os outros também jogam, também lutam, também têm objectivos e, do outro lado, "só" estava o campeão.
No fundo, há sempre alguém que, semanalmente, deve ser destacado mais que os outros. Esta semana, irei destacar três pessoas, sem ordem de preferência ou maior ou menor valor: Paulo Silva (Treinador), Mike (Adjunto) e Sr Américo (o Faz Tudo).
Sem desprimor para todos os outros que trabalharam em prol do clube, estes três companheiros foram fundamentais para o sucesso do nosso clube. Muitas pessoas, ao lerem isto, podem pensar que nós pensamos "pequeno" já que consideramos o 4º lugar numa divisão distrital um sucesso. No entanto, há muitos valores por trás de uma classificação e esses sim, são muito mais importantes que um qualquer lugar na tabela classificativa. Naturalmente que todos nós somos ambiciosos e todos nós gostariamos de ter ficado no lugar dos Marrazes. Só que para se chegar lá, é necessário haver bases sólidas, um espírito de grupo forte, bons apoios entre tantas outras coisas. Considero que a época desportiva foi um sucesso porque no que dependeu de nós atletas e destes 3 senhores que atrás enunciei, tudo correu na perfeição. Construímos um grupo muito forte, sem intrigas, ambicioso e por isso, o futuro no que depender de nós, é visto com muito bom olhos.
Finalisando, quero dizer que tanto a equipa técnica como o Senhor Américo estão de parabéns pelo trabalho realizado e espero que para o ano continuem a fazer crescer o Santo Amaro porque este clube merece já que tudo faz para acolher bem os atletas.

AS FIGURAS

Paulo Silva, técnico principal (muito dinheiro recebeu à minha custa para me pôr a jogar)



Mike, treinador adjunto

- não disponho de qualquer fotografia deste senhor, ou melhor, tenho mas as dimensões da foto são demasiado grandes e não cabem neste espaço ( não sei porquê!).

Américo, o Homem forte do clube se assim se pode dizer...

terça-feira, abril 26, 2005

SÃO PEDRO MANTORRAS

Nós só queremos BENFICA campeão...

ESTORIL 1 BENFICA 2

Conhecem-no? Quem disse que este rapaz estava acabado para o futebol? Mais uma vez, o SUPER-MAN resolveu aquilo que parecia não ter solução possível.
Naquilo que mais parecia ser um encontro entre o David e o Golias tal era a mancha vermelha que invadiu o Algarve e a diferença de valores espelhada

naturalmente na classificação, acabou por se tornar num filme de cowboys à americana, isto é, o jogo conheceu episódios surealistas durante quase a totalidade do encontro e no fim surgiu uma estrela que resolveu ser o herói da fita, disparando um tiro que viria a ser fatal para o bravissimo adversário que tudo fez para que os melhores não saissem vitoriosos.

O Benfica, como tem sido hábito nestes últimos encontros, entrou mal no jogo denotando, mais uma vez, enorme ansiedade e nervosismo. Apesar de todo o ambiente que vem sendo criado pela onda encarnada nos últimos tempos, mostrando uma enorme euforia provocada pelo primeiro lugar e pela possível conquista do título nacional que já há muito (nos) foge, contínuo a não compreender o porquê de toda esta intranquilidade durante os jogos. É natural que a pressão exista, é natural que o desgaste físico se esteja a verificar cada vez mais nos principais jogadores mas, não é compreensível que tais factores consigam soprepôr-se à concentração e frieza que deveriam estar presentes nos principais momentos do encontro.
O Benfica para ser campeão tem de saber jogar com inteligência e, essencialmente, com calma. Parece que o Benfica, quando entra em campo, tem 20 minutos para marcar um golo e se ele não aparecer até aí, tudo se complica. Não! Os jogos têm 90 minutos. Há que ter paciência e há também que saber distinguir quando se tem de atacar ou de descansar com bola, algo que não temos feito e que nos tem sido prejudicial.
Relativamente ao jogo jogado, o Benfica entrou mal na partida e consentiu um golo cedo por intermédio de Paulo Sousa "a meias" com Ricardo Rocha que colocou a legião benfiquista à beira de um ataque de nervos. Minutos depois, o Estoril viu-se reduzido a 10 elementos por expulsão do lateral direito Rui Duarte e com isso, foram obrigados unica e exclusivamente a defender. Trapattoni arriscou (e bem), colocou primeiramente Mantorras no lugar de Nuno Assis e posteriormente Karadas por Fyssas. O Benfica dispunha assim de muitos jogadores de cariz ofensivo. O problema foi que encontrou do outro lado um senhor chamado Jorge Batista que defendeu quase tudo. Num futebol sem cabeça mas, ainda assim, com muitas ocasiões de golo, lá conseguimos marcar por duas vezes por Luisão e Mantorras respectivamente, isto, numa altura em que o Estoril já jogava com 9 unidades por expulsão de João Paulo.
E pronto, depois de muitos minutos de sofrimento, o Benfica lá conseguiu os 3 pontos, sendo que, daqui para a frente, só tem é de ser assim. Sinceramente, fizemos uma má exibição mas estou-me nas tintas para isso, o que interessa nestes momentos finais são os três preciosos pontinhos que ficaram e têm de continuar a ficar na nossa bagagem.
Para a semana há mais nervos diante do Belenenses, esperamos que com casa cheia!

SANTO AMARO 1 MARRAZES 4

"VITÓRIA JUSTA, ENCONTRADO O CAMPEÃO"

O Marrazes sagrou-se, este Domingo, campeão do distrital de Leiria, zona centro, após a vitória no campo do Santo Amaro, beneficiando ainda da derrota caseira da Boavista contra o Pilado. Diga-se, desde já, que é extremamente justo o titulo para o Marrazes porque, ao longo da prova, foi sempre a equipa mais regular. Antes da análise ao jogo, o Santo Amaro (em meu nome) dá os sinceros parabéns a este histórico clube.
Quanto ao jogo, posso dizer-vos que foi uma vitória feliz, com números algo exagerados, mas justa do Marrazes. Vinda de uma derrota caseira, a única em toda a prova, a equipa Marrazense corria o risco de ver perder o primeiro lugar do campeonato em caso de novo desaire. Pensar-se-ia que poderiam entrar na partida bastante nervosos e acusando alguma ansiedade pois sabiam de antemão que tinham pela frente um opositor extremamente complicado e valoroso. Não foi isso que aconteceu e, portanto, na primeira meia hora, tivemos um encontro em que se viu duas equipas a jogar nos limites, com bastante virilidade, mas a jogarem para a vitória e não para o "pontinho". Nesse espaço de tempo, assistiram-se a algumas boas jogadas e a alguns remates perigosos, mais por parte da equipa forasteira, que puseram à prova o guarda-redes Pedro.
Entre os minutos 33 e 35 surgiu a chave do encontro. O Marrazes marcou por duas vezes. Primeiro, num golpe de cabeça efectuado por Miguel e, depois, novo golo, desta feita de Verdasca na própria baliza num lance bastante infeliz do lateral. Foram dois golpes bastante duros nas aspirações do Santo Amaro e, por seu turno, duas lufadas de ar puro para a equipa forasteira que permitiu encarar todo o resto do encontro com maior tranquilidade.
Chegava-se ao intervalo com uma vantagem que se aceitava por parte dos visitantes.
Na segunda parte, as equipas entraram com uma disposição totalmente oposta; o Santo Amaro "pegou" no jogo e passou a jogar praticamente no meio campo adversário. Por seu lado, os Marrazes recuaram no terreno dando as rédeas do jogo à equipa da casa e procuraram explorar contra-ataques com Nuno Marques "GATO" e Miguel "à cabeça". Logo nos primeiros instantes, Bruno Rocha viu ser-lhe anulado um golo por pertença falta sobre o guarda-redes. Se viesse a ser validado, a história do jogo certamente seria outra. Contudo, este lance não perturbou a ousadia da equipa da casa e esta continuou a acercar-se das redes contrárias. O técnico Paulo Silva (Sto Amaro) lançou Rodrigo no ataque de modo a tentar marcar um golo e relançar o encontro. Tal não aconteceu e o Marrazes, fazendo valer-se de toda a sua experiência e também da sua valia em termos ofensivos, marcou o 3º golo por Paulo Cruz e sentenciou a partida. Minutos mais tarde apareceu o quarto golo por "Gato", numa fase em que o lider controlava a seu belo prazer as operações. Diga-se que, mesmo apesar deste cenário altamente desolador para o Santo Amaro, a equipa nunca baixou os braços e lutou sempre até ao fim para obter o melhor resultado possível. Já em descontos, o tento de honra apareceu através de um golpe de cabeça de Rocha. Minutos depois terminou o encontro e a equipa dos Marrazes fez a festa da súbida de divisão em pleno campo, num momento bonito para eles mas com um sabor algo amargo para a nossa equipa que, ao longo da prova, tudo fez para poder estar nessa posição.

FICHA DE JOGO

EQUIPA DO SANTO AMARO: Pedro, Tiks, Fernandes, Carlitos(Rodrigo), Verdasca(Didier), Paiva(Gonçalo), João Paulo, Oliveira, Fernando, André e Rocha.

EQUIPA DO MARRAZES: Bruno, Felizardo, Brás, Relvas, Portugal(Tércio), Cruz, André, Chumbinho, Miguel(Rochita), Alberto(Tininha) e Gato.

domingo, abril 24, 2005

SPORTING 0 ACADÉMICA 0

" DE QUE MAIS PRECISAM, BENFICA? "



O Sporting não foi além de uma igualdade sem golos diante de uma bem organizada Académica que estudou muito bem o adversário não lhe permitindo realizar o futebol harmonioso e trabalhado que a equipa leonina tanto gosta.
A equipa de Coimbra, moralizada após uma longa série de bons resultados ( com este jogo, já vão em 10 sem perder), conseguiu um belo "pontinho" graças ao "camião TIR" que colocou diante da sua baliza. O Sporting não realizou uma exibição ao nível das que vinha apresentando nos últimos jogos mas, ainda assim, obteve algumas boas oportunidades para conquistar os três pontos. O problema é que com Pinilla é mais díficil já que o chileno parece gostar de complicar sempre que se apresenta na cara dos guarda-redes contrários.
Com este empate, o Sporting abriu as pernas (como se vê na imagem) as portas do título ao Benfica. Em caso de vitória no Algarve, a equipa encarnada ficará outra vez numa excelente posição para a conquista do campeonato já que, na próxima jornada, Braga e Sporting encontrar-se-ão. Veremos o que vamos fazer hoje para já!!

Volei: BENFICA CAMPEÃO

Ao fim do quinto e decisivo jogo da final do “play off”, o Benfica conseguiu concretizar o sonho que perseguia desde o início da época. O título nacional de Voleibol foi recuperado 14 anos depois da última vez, tendo José Jardim estado presente em ambas as ocasiões, sendo que na primeira vez o conquistou como jogador.
Pela primeira vez o Benfica conseguiu na sua história de Voleibol uma dobradinha e, diga-se, conseguiu-a com muito mérito já que quer no campeonato quer na taça, foi, de longe, a equipa mais regular. Este é o terceiro título da história do Voleibol do Benfica
Para felicidade do Benfica, a lógica que tem imperado nesta final voltou a verificar-se: a equipa que jogou em casa venceu sempre. O Benfica tinha a ligeira vantagem de poder discutir o jogo decisivo na Luz, fruto da 1.ª posição alcançada na primeira fase do campeonato. Foi difícil, já que o Sporting de Espinho lutou até ao fim por outro resultado, mas o querer e a vontade de um grupo falou mais alto.



Ficha do jogo
Benfica, 3 – Sp. Espinho, 1
(25-23, 20-25, 25-23 e 25-19)
Jogo referente à final do “play off” do Campeonato Nacional – Divisão A1, realizado no Pavilhão n.º 2 da Luz, em Lisboa.
Árbitros: Arnaldo Rocha e Avelino Azevedo.

Benfica – André França, Adriano Lamb, Roberto Purificação, André Lukianetz, Eduardo Silva, Renato Júnior e Carlos Teixeira (L).
Suplentes utilizados: José Simões, Pedro Fiúza e André Lopes.
Treinador: José Jardim

BASQUETEBOL

OLIVEIRENSE 80 BENFICA 81

O Benfica conseguiu vencer, categoricamente, a Oliveirense em pleno Pavilhão Dr. Salvador Machado, na 32ª e última jornada da fase regular da Liga TMN. Apesar da excelente prestação da turma da Luz, o objectivo de alcançar o terceiro lugar não foi conseguido, visto que o FC Porto obteve uma vitória no recinto do Belenenses, por 68-81. Apesar de tudo, o quarto lugar na tabela geral é um excelente resultado para uma formação que só este ano foi formada, na sua maioria.
Curiosamente, o adversário dos encarnados no playoff irá ser a Oliveirense que ficou no 5º lugar da prova na fase regular.

sexta-feira, abril 22, 2005

É curioso!!

Nos últimos 3 jogos do campeonato, aconteceram uma série de acontecimentos que muito me fizeram pensar sobre este fenómeno do Benfica ir à frente da superliga após um grande jejum sem a vencer. Vamos por partes. O Benfica de Trapattoni andou grande parte da temporada com exibições pouco ou nada conseguidas mas, aqui e ali, lá ia tendo sorte, o menino Simão e conseguia adquirir os três pontos com resultados pela margem mínima. Todo esse futebol cínico, pouco espectacular, pouco entusiasmante dos encarnados, e bem ao gosto da "velha rapousa", permitiram (também com a ajuda dos outros candidatos) ao Benfica andar sempre nos lugares cimeiros da tabela com a possibilidade mais que matemática de conseguir conquistar o título.
Com tudo isto, chegámos ao jogo diante do Marítimo, a sete jornadas do fim, com 6 pontos de vantagem e eramos, portanto, a única equipa a depender dela mesmo para chegar à recta final em primeiro. A onda encarnada estava bem viva e a casa cheia contra os insulares foi uma realidade. As perguntas que surgiam "à baila" eram do género "aguentará o Benfica a pressão?"; "o Benfica tem estofo de campeão?"... os jornais só falavam disso... bem, indo de encontro ao assunto que puxei no inicio deste post, os últimos 3 jogos para o campeonato. No Benfica vs Maritimo, o Benfica realizou uma boa exibição, criando várias ocasiões para marcar e acabou por ser feliz no final com um golo de Mantorras (4-3); uma semana depois, no Rio Ave vs Benfica, outra vez casa cheia, outra vez uma boa exibição, novamente várias ocasiões falhadas e desta vez com a sorte a sorrir ao Rio Ave nos instantes finais (1-0); por último, o Benfica vs Leiria contou novamente com casa (praticamente) cheia, com uma boa exibição dos encarnados, com uma enorme exibição do guarda redes Costinha que defendeu tudo o que havia para defender e mais uma vez, a (meia) sorte sorriu-nos nos minutos finais com mais um golo do salvador Mantorras. E pronto, em 9 pontos possíveis conquistámos 4 e a nossa vantagem passou a ser de 1 ponto para Braga e Sporting.
Tudo isto para chegar às seguintes conclusões: O Benfica que andou uma volta e meia do campeonato a jogar à italiana, apostando na coesão defensiva e jogando para o um a

cont...

zero ou para o dois a um, numa filosofia "à Trapattoni", nestes últimos três jogos, passou a interpretar uma filosofia mais condizente com aquela que viamos o ano passado com Camacho, ou seja, um Benfica dominador, que criava bastantes oportunidades de golo mas que para ganhar teria sempre de marcar muitos golos já que muitas vezes, descurava o seu sector defensivo.
Mesmo com estes pontos perdidos, sinceramente, prefiro esta mentalidade de jogar para a frente, jogar para o espectáculo, jogar para ganhar e convencer. Nestes jogos não tivemos a felicidade do nosso lado porque se a tivessemos tido, quer o Maritimo, quer o Rio Ave, quer o Leiria, teriam saído do embate connosco com mais golos encaixados nas suas balizas.
A meu ver, houve 3 motivos pelos quais não conquistámos os três pontos diante de Rio Ave e Leiria: 1- infelicidade. Nestes jogos, criámos "n" ocasiões de golo, encostámos em grande parte do tempo estes dois conjuntos para a sua defensiva e, no entanto, foi tremendamente injusto os resultados que obtivemos; 2- falta de frescura dos principais jogadores. Miguel, Petit, Manuel Fernandes (que ainda vai disfarçando com a sua classe) e (principalmente) Simão Sabrosa estão de rastos. Com muitos minutos e kilómetros nas pernas, estes jogadores têm compensado a sua evidente quebra física com a entrega, com a atitude e com o carinho que ganharam pelo Benfica. Para vos dar um exemplo, o supersónico Simãozinho, nos primeiros 20 jogos contabilizava 13 golos para o campeonato. Nestas últimas 10, Simão marcou ZERO golos. Isto quer dizer alguma coisa e a própria equipa sente jogo após jogo a ausência do seu melhor e mais decisivo jogador; 3- os guarda-redes contrários. Foram incriveis as exibições dos guarda-redes contrários nos últimos 3 jogos encarnados. Marcos (Maritimo) esteve muito bem e quando não estava ele, estava ou os postes ou (veja-se) Pena, o avançado dos insulares; Mora (Rio Ave) também esteve muito bem e, sempre que foi posto à prova, cumpriu na totalidade. De referir a excelente intervenção que o espanhol teve negando o golo a Simão quando este estava "na sua cara"; por fim, Costinha (Leiria). Sem palavras. Toda a gente já sabe da estrondosa exibição deste Homem que já passou por Sporting e Porto.
Ainda em relação aos guarda-redes, gostaria de referir que é impressionante a quantidade de vezes que um qualquer guarda-redes que defronte o Benfica é o melhor em campo sempre que o Benfica não ganhe. Só para vos dar um exemplo, os encarnados perderam cinco pontos em seis possíveis contra a União de Leiria. No jogo da Luz, o melhor em campo foi Costinha como todos sabemos. Já em Leiria, jogo em que perdemos 1-0, adivinhem quem foi o melhor em campo? Passo a citar a análise do jornal Record (do Sporting) ao melhor jogador em campo: "HELTON (5). Quem tem um guarda-redes deste nível dificilmente poderá pedir melhor. Este brasileiro é um dos melhores a jogar na SuperLiga e ontem voltou a mostrar porquê. Esteve atento a todos os lances que aconteceram na sua zona de acção e teve intervenções de boa qualidade, transmitindo uma enorme confiança aos companheiros. Evitou um golo quase certo a Simão (43), foi corajoso aos pés de Zahovic (82) e defendeu um livre directo de Manuel Fernandes (84). Estes são somente três exemplos de uma noite de grande inspiração. Mas não ficou por aqui: outras defesas seguras aos 13', 62', 88' e 89'. E muitos mais houve...
Para terminar, gostaria de dizer que, aconteça o que acontecer, o Benfica, quanto a mim, está de parabéns pela excelente época que está a realizar tendo em conta os recursos que tem. Como é possível uma equipa ser campeã com 12/13 jogadores utilizados numa época? como é possível a equipa do Benfica sempre com os mesmos estar na final da taça e estar a 5 jornadas do fim em primeiro? como é possível o Benfica estar em primeiro com um treinador italiano que pouco ou nada percebe da realidade do futebol português? como é possível o Benfica estar à frente do Porto e do Sporting que têm nos seus planteis, recursos válidos para qualquer posição? sinceramente, acho que temos estado para lá dos nossos limites.
Independentemente do que vier a acontecer, é bom que para o ano a direcção pense bem nas contratações porque com Bruno Aguiar, Paulo Almeida, Fyssas, João Pereira, Karadas, Delibasic, Carlitos no banco dos suplentes, não pensem que os milagres desta época vão voltar a acontecer!!

quinta-feira, abril 21, 2005

Casa cheia à vista...

DOMINGO NO ESTÁDIO DO ALGARVE

Os quase 30 mil bilhetes para o Estoril-Benfica, da 30.ª jornada da Superliga, a realizar domingo no Estádio Algarve, já se encontram praticamente esgotados, disseram hoje à agência Lusa fontes ligadas à organização. Significa portanto, que a onda encarnada continua viva seja em que ponto do país for. O público encarnado contínua a acreditar (tal como eu) e contínua a mostrar que onde quer que o Benfica jogue, todos nós estamos com eles. Segundo fonte do estádio, desde as 9:00 de hoje várias centenas de pessoas aguardaram pacientemente em fila pela oportunidade de adquirir os últimos bilhetes ali postos à venda, entre as 15:00 e as 16:00, com preços que variavam entre os 15 e os 35 euros.

ONDE QUER QUE VÁS, ESTARÁS BEM ACOMPANHADO "MEU BENFICA"!



Força, força BENFICA!
És a equipa mais forte
Portugal inteiro vibra
É do Sul até ao Norte...

Figura da Semana

Esta semana, o destaque vai para o guarda redes Agostinho. Sem dúvida. Tem sido um atleta e um amigo extraordinário. Nunca falta aos treinos, nunca deixa de apoiar os companheiros, vive um jogo como se o último se tratasse, apoia o guarda-redes titular como um adepto apoia um clube, enfim, não há palavras para descrever o significado que o Agostinho representa para o Santo Amaro.
Teve (finalmente) a sua oportunidade no jogo diante da Bajouca e realizou uma exibição bastante conseguida e personalizada. Muito bem a sair aos cruzamentos, sem culpas no golo sofrido e com uma grande defesa numa altura em que a equipa estava balanceada para o ataque. Apenas teve problemas no batimento dos pontapés de baliza acusando, porventura, algum nervosismo, o que é perfeitamente normal. Tudo o resto (tem sido e) foi cinco estrelas.
É a prova mais que provada que há jogadores que mesmo com poucos minutos jogados são fundamentais para o sucesso de uma equipa. O Agostinho é um deles...

A FIGURA

Estamos no Jamor...

ESTRELA 0 BENFICA 3 ( Nuno Gomes (2) e Nuno Assis )



Já está! Pelo segundo ano consecutivo, o Benfica estará presente no Jamor. Num jogo que se previa de grau elevado de dificuldade, acabou por se tornar fácil para os encarnados, sobretudo depois do primeiro golo de Nuno Gomes. Se, os primeiros 20 minutos foram de fraca qualidade por ambas as partes, o que é certo é que com o abrir do marcador, o Benfica passou a controlar o encontro por completo e, sem realizar uma grande exibição, acabou por marcar por mais duas vezes e carimbar o passaporte para a final da taça o que, no fundo, era o objectivo principal. Assim, para além da moral voltar a subir não só nos jogadores como também no público, a dobradinha contínua a ser uma meta perfeitamente atíngivel. Arrumado que está o assunto taça, concentremo-nos agora no campeonato. Todas as forças viradas para estas 5 batalhas que faltam. Força Benfica!

FUTSAL: BENFICA 5 POMBAL 1

"Liderança reforçada frente ao Pombal"

O Benfica voltou a vencer em jogo referente à 22.ª jornada do Campeonato Nacional, frente ao Sporting de Pombal, por 5-1. Estes três pontos dão à nossa equipa quatro pontos de vantagem sobre o Sporting.
O Benfica entrou praticamente a ganhar no encontro já que André Lima, o melhor marcador do campeonato, cedo resolveu fazer o gosto ao pé. Os visitantes empataram aos 6’, por Nino, mas até ao final do encontro foi a nossa equipa que controlou a partida, tendo conseguido chegar a uma vantagem de dois golos ainda na primeira parte. Na etapa complementar houve menos pontos de interesse, tendo o Benfica dilatado a diferença já perto do fim, aos 34’ e 39’.

Benfica – Zé Carlos, Rogério Vilela, Costinha, André Lima e Nelito.
Suplentes utilizados: Majó, Ricardinho, Pica Pau, Leandrinho, Miguel Almeida e Micky.
Treinador: Adil Amarante.
Golos: André Lima (4’ e 39’), Micky (14’), Costinha (18’) e Ricardinho (34’).

Sp. Pombal – Sílvio, Welmo Medeiro, Nené, Gonçalo e Ruizinho.
Suplentes utilizados: João Castro, Nuno Dias, Pascal Pimentel, Mourão, Nino e Rui Pereira.
Treinador: Tó Coelho.
Golos: Nino (6’).

quarta-feira, abril 20, 2005

TAÇA DE PORTUGAL

- SETÚBAL é o primeiro finalista



Setúbal 2 (Meyong e Bruno Ribeiro) Boavista 1 (Zé Manuel g.p)

- Num jogo decidido após prolongamento, o Setúbal fez valer o factor casa e levou de vencida o sempre díficil Boavista. Os boavisteiros adiantaram-se bem cedo no marcador através de uma grande penalidade convertida por José Manuel. O Setúbal reagiu e conseguiu igualar a partida com um golo de Meyong. O jogo chegava ao fim do tempo regulamentar com uma igualdade a uma bola só que o Vitória tinha a vantagem de jogar com uma unidade a mais dado que João Pedro após falta sobre Jorginho, viu o segundo amarelo e o respectivo encarnado.
O prolongamento abriu com um grande golo de Bruno Ribeiro após remate fortissimo fora da área. Minutos depois, a situação ficou ainda mais complicada para o Boavista com a expulsão de Tiago após agressão a Jorginho. No entanto, mesmo com 9 unidades, o Boavista nunca desistiu e procurou levar o jogo para as grandes penalidades. Tal não se veio a verificar e por isso, o Setúbal está na Final e espera agora o seu adversário. Se for o Benfica (esperemos que sim), o Setúbal garante praticamente um lugar nas competições europeias na próxima época já que, é muito provavel que o Benfica o venha a conseguir via campeonato.



HOJE: ESTRELA vs BENFICA ( 20:45 RTP 1)

O Benfica entra hoje em campo apenas com uma intenção: ganhar, de modo a conseguir alcançar pela segunda vez consecutiva a final da taça de Portugal. Num campo tradicionalmente díficil, os encarnados procuram respirar novamente a confiança que as vitórias trazem. Esperemos que tal venha a acontecer.
Para esta partida, o treinador do Benfica revelou que vai efectuar quatro alterações no onze da equipa. Para a partida das meias-finais da Taça de Portugal Geovanni Trapattoni vai apostar em Fyssas, André Luís, Bruno Aguiar e Moreira, nomes que não têm aparecido nas equipas titulares dos encarnados. Para André Luís vai mesmo ser a estreia com a camisola encarnada. O técnico da Luz sublinha ainda que se o jogo correr bem pode fazer mais algumas modificações no sentido de poupar jogadores para o campeonato, onde o Benfica contínua em primeiro. E esse factor de liderança implica «ter outro carácter e mentalidade», conforme destaca Trapattoni, esperando que os jogadores o revelem frente ao Estrela.

Foto(s) da Semana

Destaques positivos da semana:


- COSTINHA



Inevitável. Fez, porventura, a exibição da sua vida e logo contra o Glorioso. Quem, como eu, ficou todo satisfeito quando soube que Helton não defrontaria o Benfica... engoliu um grande "sapo".

- SPORTING DE BRAGA



A um ponto do líder. Que grande trabalho está a fazer o professor Jesualdo Ferreira. A equipa Bracarense joga que se farta e é, neste momento, um clube a ter em conta para o título. Mesmo que não o consiga, só o facto de estar a lutar pelos lugares de acesso à champions traduzem bem a sensacional temporada deste pequeno grande clube.

- NELO VINGADA



Sensacional. Este Homem chegou a Coimbra quando a equipa se situava na última posição do campeonato. Era uma equipa descrente e tudo indicava que a descida de divisão seria o cenário mais provável. Puro engano. Nelo Vingada tomou conta da equipa e daí para a frente a Académica somou pontos atrás de pontos. Já vão numa incrivel série de 9 jogos sem conhecer o sabor da derrota. Se fizessem mais uma gracinha para a semana seria uma maravilha dado que o adversário que se segue é o Sporting. Está no bom caminho a equipa dos "estudantes" já que, estando na 14ª posição com 32 pontos e já com 6 pontos a separá-la dos lugares de descida, provavelmente, bastar-lhe-á mais 4 pontinhos para a salvação.

Destaques negativos:

- SOUSA (lateral do Belenenses)



Entrada assassína do jogador do Belenenses sobre um dos destaques da Superliga, o jovem João Alves do Braga. Provavelmente, o atleta bracarense vai falhar os jogos que restam da temporada e, seguramente, o jogador Sousa, vai continuar a jogar. Como é possível uma entrada destas não ser punida disciplinarmente pelo árbitro da partida? já agora, para os mais desatentos, o árbitro deste encontro era o senhor Olegário Benquerença. Começa a ser demais...

domingo, abril 17, 2005

BAJOUCA 1 SANTO AMARO 2

Chegou tarde mas ainda a tempo..."

Que coração! Grande atitude da nossa equipa num jogo em que não dava para grandes fintas ou malabarismos. Contra uma equipa que se limitou a destruir e a fazer faltas, contra um terreno impróprio para a prática da modalidade, contra um árbitro que foi permissivo, principalmente a nível disciplinar, a favor da equipa contrária, contra tudo isso, a nossa equipa vestiu o fato de macaco e trouxe os três pontos que, no fundo, era o que pretendiamos. Mas não foi fácil, longe disso. Entrámos no jogo praticamente a perder e tivemos 80 e muitos minutos a ter de lutar contra inumeras adversidades.
Os primeiros 20 minutos foram complicados para o Santo Amaro já que, com o vento a favor, a equipa da Bajouca bombeou muitas bolas para a nossa área e obrigou os médios a recuarem muito para perto dos centrais. À passagem da meia hora, o jogo tornou-se mais equilibrado e a bola começou a aparecer mais na baliza da equipa da casa. Primeiro, Rocha ameaçou e minutos depois, André marcou o golo da igualdade num belo remate fora da área. Mesmo às portas do intervalo, repunha-se alguma justiça no marcador.
Na segunda parte, tudo foi diferente. O jogo passou a ter sentido único. A equipa do Santo Amaro empurrou a equipa contrária para a sua defensiva e causou inumeras situações para marcar. Primeiro, Fernando de cabeça não conseguiu dar o melhor seguimento ao lance, depois, Rocha enviou a bola à trave; posteriormente, Oliveira isolado não conseguiu desfeitear o guarda-redes contrário e ainda Fernandes após canto, cabeçeou muito perto da baliza da Bajouca. Foram tantos os golos falhados que, com o tempo a passar, deixava antever que o resultado iria ser mesmo o empate tal a inoperância do Santo Amaro. No entanto, já bem perto do fim, Oliveira isolou-se novamente e desta vez marcou mesmo dando justiça ao marcador. Estava feito o resultado final, que diga-se, só pecou por escasso.

SANTO AMARO: Agostinho,Mário,Carlitos(Gonçalo),Fernandes,Fernando,Paiva (João Paulo),Tiago, Verdasca,Rocha,André e Rodrigo (Oliveira)

BAJOUCA vs SANTO AMARO (16h)

A nossa equipa entra hoje em campo para mais um díficil teste fora de casa. Se é certo que, na primeira volta, a vitória por seis golos sem resposta deixa antever uma partida fácil, o que é certo é que no seu reduto, a equipa da Bajouca é um conjunto completamente diferente e para melhor. No entanto, estamos todos convictos em fazer um bom jogo e em "apagar" a imagem deixada no Domingo passado.

Agostinho e Carlitos deverão ser as novidades

Para esta tarde, o técnico Paulo Silva não poderá contar com Pedro Silvestre (castigado) e com Dinis, Marco Lopes e Nélson Portugal lesionados. Assim sendo, Agostinho será com toda a certeza o substituto de Pedro na baliza e estrear-se-á este ano como titular. Com as lesões dos habituais centrais, é provável que Carlitos, Ricardo Fernandes e Paiva sejam os candidatos a ocupar essas duas vagas. Provavelmente, jogarão os dois primeiros e Paiva ocupará a sua habitual posição no meio campo. Pedro Oliveira, o médio criativo e influente na equipa, não se treinou esta semana e, por isso, constitui alguma dúvida a sua utilização de inicio.
Assim, é ainda incógnita o 11 para este encontro.

Sábado negro...

VOLEIBOL

ESPINHO ganha e obriga o BENFICA a ir à negra...

O Benfica perdeu, esta tarde, a oportunidade de se sagrar campeão nacional de voleibol. A turma orientada por José Jardim sucumbiu no pavilhão do Sp. Espinho por 3-1, após um jogo emocionante e muito equilibrado.
O Benfica começou por perder o primeiro set por 25-22, tendo empatado, após vencer o segundo por 21-25. O terceiro (25-21) set revelou-se decisivo. No último set, o Sp. Espinho limitou-se a confirmar a vitória, com um parcial de 25-17.
A "negra" realiza-se no próximo sábado às 17 horas no Pavilhão Açoreana Seguros, na Luz. Recorde-se que ambas as equipas têm duas vitórias. Por isso mesmo, quem vencer, sagrar-se-á campeão nacional.

BASQUETEBOL

Benfica surpreendido na Luz... derrota com o CAB 81-90

Em jogo a contar para a 31ª jornada da Liga TMN, o Benfica perdeu diante do CAB. Depois de, na última semana, a formação benfiquista ter batido o FC Porto e o Queluz, a equipa comandada por Norberto Alves não deu o melhor seguimento, nesta tarde de sábado, a uma excelente sequência de vitórias. O 3º lugar na classificação está, assim, novamente ao alcance do FC Porto.

Em Futebol, já todos sabemos o que se passou...

HOJE, o Benfica joga em Hóquei diante do FC Porto. Esperamos que a situação verificada neste Sábado se inverta a nosso favor...

BENFICA DEU À COST(INH)A

BENFICA 1 U.LEIRIA 1
( Mantorras; João Paulo )



Que desilusão! Nem o golo de Mantorras ao fim do pano me fez saltar na bancada já que este empate soube praticamente a derrota. Se é certo que, em termos práticos, este ponto pode significar muita coisa, a começar pela continuidade, aconteça o que acontecer nesta jornada, na frente do campeonato, em termos psicológicos e animicos, este ponto significa um grande revés nas nossas (benfiquistas) aspirações. Os adeptos começam a ficar impacientes, o nervosísmo vai agudizando-se e vai sendo passado para dentro do campo pois é evidente que, a nossa equipa, para além de altamente desgastada, joga "sobre brasas".
Vamos ao jogo. Os primeiros 20 minutos, ao contrário do que sucedera com o Maritimo, foram bastante maus. Entrámos mal no jogo, apáticos, sem aquele espírito de cedo tentar resolver o encontro. O Leiria primeiro avisou por intermédio de Fangueiro ao qual Quim se opôs com uma boa defesa e depois marcou através de um cabeçeamento do central João Paulo. Ainda que sem fazer muito por isso, o Leiria encontrava-se em posição de vencedor. Estávamos perante uma situação bastante favorável para a turma Leiriense já que é uma equipa que troca muito bem a bola sem criar perigo mas que consegue enervar, desgastar e descontrolar as equipas contrárias (príncipalmente em jogos contra os grandes).
Apesar disso, o Benfica reagiu muito bem ao golo sofrido e, a partir daí, começou a jogar como deveria jogar desde o príncipio. Os encarnados tomaram por completo conta dos acontecimentos e criaram inumeras situações de golo. Aí, surgiu Costinha. Incrível! Um guarda-redes que já não o via jogar à não sei quantos anos, aparece do nada, com a díficil missão de fazer esquecer Helton, o melhor guarda-redes na Superliga até ao momento (na minha opinião) e saca uma joga do outro Mundo. Este Homem defendeu tudo o que havia para defender e até em volei tirou um golo certo a Manuel Fernandes. Na única vez que não estava lá, a bola embateu na trave, após remate de Luisão. Chegava-se ao intervalo com um resultado tremendamente injusto já que a equipa do Benfica depois do golo sofrido, asfixiou por completo o Leiria.
No segundo tempo, o Benfica caíu de produção mas, ainda assim, tentou sempre virar o rumo dos acontecimentos. Houve três factores que, na minha opinião, fizeram com que o Benfica não tenha chegado à vitória: 1-Trapattoni - é inacreditável a passividade deste Senhor no banco. Mais uma vez, mexeu tarde e mal na equipa, não arrisca e somos penalisados por isso. Se tem arriscado mais cedo, se tem por exemplo tirado Dos Santos já que o Leiria apenas tinha Krpan (para 4 defesas) na frente, se calhar, o golo de Mantorras não tinha chegado tão tarde; 2- O desgaste de jogadores chave - Simão, Miguel, Petit e Manuel Fernandes (embora este menos evidente que os outros) estão pura e simplesmente de rastos. Miguel raramente subiu, no estádio nota-se a máscara de esforço que o atleta faz sempre que tenta dar um "pique", Petit em termos físicos está muito longe daquilo que já mostrou (e é natural convinhamos), Simão não faz uma arrancada daquelas que todos lhe reconhecemos e o míudo, mesmo assim, ainda tenta algumas vezes empurrar a equipa quer com remates de longe, quer com arranques esporádicos... Meus amigos, estamos a pagar os custos de durante uma época, jogármos quase sempre com o mesmo 11 para 3 competições; 3 - Falta de um Homem na frente que resolva - na frente, o Benfica conta com Nuno Gomes, um Homem que tabela bem, abre espaços nas defesas contrárias mas, não é um matador. Não temos um Liedson ou um Mccarthy para nos resolver os encontros. Falta-nos aquele Homem que quando as coisas nos estão a sair mal, ele aparece e resolve. Mas pronto, depois de um resultado negativo é que nos lembramos disto!
O Benfica criou muitas oportunidades mas não conseguiu ganhar. Ao invés, o Leiria, por aquilo que trabalhou, por aquilo que defendeu, pelas dificuldades que nos causou, talvez tenha merecido este pontinho. E agora Benfica? 4ª Feira estou lá na Reboleira para ver a resposta...

sexta-feira, abril 15, 2005

PORTUGAL SOBE NO RANKING DA UEFA

As últimas épocas do Porto nas competições europeias aliadas ao bom desempenho do Boavista e (agora) Sporting na taça Uefa, possibilitaram a Portugal subir para o 5º lugar do ranking da uefa, à frente da Alemanha, a partir da temporada 2005/06. Sem equipas nesta fase das competições europeias, a Alemanha terá de se contentar com os 37,927 pontos garantidos até ao momento, enquanto Portugal benefícia da vitória e do bónus que significa a passagem do Sporting à meia-final da Taça UEFA para garantir 38,041. Esta subida não acarreta, contudo, efeitos práticos, já que o número de participantes nas provas europeias é o mesmo: Portugal terá dois representantes que se apuram directamente para a Liga dos Campeões, um que terá de disputar a terceira pré-eliminatória e haverá três que serão integrados na Taça UEFA. Poderá haver ainda a possibilidade de surgir mais uma equipa vinda da taça de Portugal (Setúbal ou Estrela da Amadora) e há ainda a possibilidade (embora remota) do Leiria se apurar para a Taça Uefa em caso de vitória na Intertoto.
É caso para dizer que Portugal está no bom caminho e está paulatinamente a aproximar-se dos melhores países da Europa. É certo que ainda estamos muito longe, mas o rumo está correcto!

Quanto à (brilhante) vitória do Sporting na Uefa, tenho-vos a dizer que fiquei "furioso". Essa conversa de que quem não apoia as equipas portuguesas na Europa não é português dá-me vontade de rir... É o seguinte, se perguntarem a um adepto do Benfica qual é o clube que mais detestam, a resposta será certamente o clube rival, neste caso o Sporting. Porque razão é que haveria de apoiar o clube que mais detesto desde a infância? ainda por cima, havendo clubes na Europa que uma pessoa aprendeu a gostar e a admirar. Ser adepto tem de ter estas coisas, isto é a essência do desporto.. desde que não se ultrapasse as regras do respeito e da educação, não vejo mal nenhum nisto. Mas são opiniões e cada um tem a sua!

Jogos da jornada

JORNADA 23

MARRAZES vs GRAP - Bom jogo em perspectiva. A equipa da casa em caso de vitória garante praticamente o título. No entanto, à que contar com esta equipa dos Pousos que, não tendo nada a perder neste encontro, vai procurar jogar o jogo pelo jogo e tentar causar problemas à equipa marrazense. Aposto na vitória pela margem mínima da equipa da casa.

ALEGRE E UNIDO vs SANTO AMARO - Depois do "soco no estômago" na jornada anterior, nada melhor que uma vitória fora. E vai acontecer porque o orgulho dos nossos jogadores está ferido...

PILADO vs UNIDOS - estou curioso para conhecer o desfecho deste encontro. Conseguirá o Pilado dar continuidade à excelente vitória alcançada na nossa casa? estou com algumas dúvidas...

22 JUNHO AMOR vs BOAVISTA - empate. A Boavista vai certamente entrar para este jogo com grande ansiedade e nervosismo e isso poderá ser fatal para as suas aspirações. O Amor causa sempre dificuldades no seu reduto e por isso, a Boavista que se cuide..

MEIRINHAS vs LISBOA E MARINHA - apesar de depender de terceiros, as Meirinhas vão ganhar este jogo (golear até) e vão ser os segundos classificados do nosso campeonato. Sinceramente, não estou a ver a Boavista a ganhar os jogos todos...

CARREIRENSE vs CASAL NOVO - aqui também vai haver empate. O Carreirense joga muito melhor em casa do que fora e o seu opositor o contrário. Portanto, a tendência é para que tudo acabe como começou.

* Posso adiantar que nesta jornada o Carnide não perde

quinta-feira, abril 14, 2005

ESTORIL vs BENFICA jogado no Algarve



O Estoril vai utilizar o Estádio Algarve para a recepção ao Benfica, no próximo dia 24, em jogo a contar para a 30.ª jornada da SuperLiga. A perspectiva de enchente de um recinto com capacidade para 30.305 espectadores levou a SAD dos canarinhos à alteração. O facto de ser um fim-de-semana grande (25 é feriado) também faz supor a presença de muita gente no Algarve.

Figura da Semana

Semana díficil para eleger uma figura da nossa equipa que se tenha destacado dos demais. É que, quando penso num possível destaque depois do nosso jogo, só me vem à cabeça um senhor chamado Romão Santos, claro está, o árbitro da partida. Mas, como esse individuo não merece que uma pessoa fale mais nele (foi a última vez que referi tal personagem no meu blog), vou escolher um jogador que tem sido fundamental na manobra da equipa e, porventura, um dos mais regulares ao longo de toda a época.
O destaque da semana vai para o Pedro Oliveira não pelo que fez no Domingo passado já que nesse jogo não houve ninguém que se destacásse mas sim por tudo aquilo que já deu a esta equipa durante toda a temporada. Este jogador faz-me lembrar o Manuel Fernandes do Benfica, não marca golos mas está sempre em todo o lado, enche o campo por completo.
Não sei se para o ano nos voltaremos a encontrar mas para mim foi e será um prazer jogar ao lado deste grande jogador.

A FIGURA

Basquetebol: Benfica vence o líder

Queluz 60 BENFICA 73

Em jogo a contar para a 30ª jornada da Liga TMN, o Benfica venceu por esclarecedores 60-73 no recinto do Queluz, numa partida em que o angolano Abdel Boukar foi o grande esteio da equipa.
O Benfica está agora no 3º lugar da prova já que aproveitou muito bem a derrota do Porto em Oliveira de Azemeis contra a Oliveirense.
O Benfica recebe, na próxima jornada (31ª), a formação do CAB (8ª classificada). A partida realiza-se no próximo sábado, às 15h05, no Pavilhão Açoreana Seguros, na Luz.

FICHA DE JOGO
Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz
Árbitros: Fernando Rocha, Nuno Monteiro e Pedro Rodrigues
Pelo Benfica alinharam e marcaram:
Cinco inicial – António Tavares (21 pts), Alpha Bangura (4 pts), Abdel Boukar (17 pts), Maleye N'Doye (8 pts) e Albert Burditt (15 pts);
Suplentes - Luís Silva (0 pts), Tyray Pearson (8 pts), Nuno Sousa (0 pts), Rui Mota (2 pts), Bruno Costa (0 pts), Miguel Leite (0 pts) e João Figueiredo (0 pts).
Treinador – Norberto Alves

Marcha do Marcador: 1º Período (13-17), 2º Período (22-32), 3º Período (42-49), 4º Período (60-73).

PSV e Liverpool nas meias finais

Resultados:

1 1 ( Aggregate 2-2 ) PSV ganhou em penalties (4-2)



0 0 ( Liverpool ganhou 2-1 no conjunto dos dois jogos)

terça-feira, abril 12, 2005

Liga dos Campeões: Chelsea segue em frente...

3 2
(Pizarro,Guerrero, Scholl;Lampard,Drogba)

EM MILÃO:

MILAN 1 INTER 0 ( jogo interrompido aos 71 minutos )

Uma vergonha os adeptos do Inter, senão reparem:





Continua a azia..

Confesso que depois do que se passou no Domingo no nosso jogo completado com a azia horas depois com o Rio Ave-Benfica, fez-me perder a vontade de continuar a trabalhar neste blog. É que custa muito estar deste lado a dedicar-me a esta coisa com carinho, com paixão, com alegria e chegar ao Domingo e ver todo um trabalho "água abaixo" por causa de dois ou três individuos que fazem do Domingo um dia de protagonismo, de sensação de superioridade, de emoção com o sabor do poder nas suas mãos...
Contudo, descansei bem, aproveitei os dias de semana académica que por aqui correm e cheguei à conclusão que o Santo Amaro é muito mais importante do que aqueles palhaços vestidos de preto. Portanto, vou continuar a divertir-me neste espaço, talvez esta semana menos do que nas outras já que a semana académica vai tirar-me muito tempo. Espero que compreendam! Força GDSA!

PS: Para todas as outras equipas, se por acaso é vosso hábito olhar para o trio de arbitragem que costuma estar destacado para os vossos jogos, quando tiverem estes 3 nomes " ROMÃO SANTOS (21 anos, árbitro principal), CARLOS ARROMBA E MANUEL PINTO (árbitros auxiliares)" desconfiem sempre...

segunda-feira, abril 11, 2005

SANTO AMARO 0 PILADO 1

Estou triste! Contrariamente ao habitual, não vou tecer qualquer comentário sobre o encontro. Apenas só quero referir que foi a segunda vez desde que jogo futebol que me enervei dentro do recinto de jogo por causa do trio de arbitragem.
Quando um qualquer árbitro se vira para o nosso capitão em pleno jogo e diz qualquer coisa como isto "já vos arbitrei uma vez e sei bem como voçês são"; quando um árbitro assinala uma grande penalidade contra nós e dá amarelo ao jogador errado; quando um árbitro transforma um penalty a nosso favor num livre fora da área, e por aí fora... está tudo dito.
Mais uma vez acabámos o jogo com 10 unidades e assim, meus amigos, não vale a pena andar a trabalhar ao dia da semana. Parabéns ao Pilado que nada teve a ver com isto.

domingo, abril 10, 2005

Voleibol: a uma vitória do título

BENFICA 3 ESPINHO 1



O Benfica aproveitou da melhor forma o "factor casa" e venceu o terceiro jogo da final da Divisão A1. Com o apoio de um público fantástico, a equipa encarnada rubricou uma exibição muito conseguida e está agora a um jogo de levantar o caneco.
Para a semana o jogo é em Espinho mas mesmo que o Benfica perca, terá sempre uma palavra a dizer no pavilhão da Luz.

PARCIAIS:

(25-20, 19-25, 25-23 e 25-20)

Benfica – André França, Adriano Lamb, Roberto Purificação, André Lukianetz, Eduardo Silva, Renato Júnior e Carlos Teixeira (L).
Suplentes utilizados: José Simões e Pedro Fiúza.
Treinador: José Jardim.

FUTSAL: Benfica termina em 4º

Boomerang Interviú, 8 – Benfica, 1
Depois de ter vencido os japoneses do Fire Fox, por 11-0, na sexta-feira, a nossa equipa não foi capaz de manter a “performance” perante o campeão europeu. Ficava assim impedida de poder chegar ao titulo intercontinental.



Já Hoje...

Carlos Barbosa, 4 – Benfica, 0


A participação da nossa equipa na 8.ª edição da Taça Intercontinental de Clubes saldou-se pela obtenção do 4.º lugar, depois de ter sido derrotada pela formação brasileira do Carlos Barbosa, por 4-0, no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares.

sábado, abril 09, 2005

AGENDA ENCARNADA

HOJE

VOLEIBOL:

BENFICA vs ESPINHO - jogo 3 (19h15 SPORTTV)

- Estamos cada vez mais perto de ficar a conhecer quem será o novo campeão nacional de Voleibol. Chegados ao terceiro jogo da final (disputada à melhor de cinco partidas) regista-se um empate, com ambas as equipas a somarem uma vitória nos seus recintos.
Desta forma, o embate deste sábado assume um papel importante, já que em caso de vitória “encarnada”, o Benfica sabe que na pior das hipóteses poderá discutir o título no seu recinto, no quinto e último jogo deste “play off”. De qualquer forma, e por jogar no seu pavilhão, a nossa equipa deverá apresentar-se segura e confiante num resultado positivo. Tal como aconteceu no primeiro encontro (disputado há duas semanas), o apoio do público será fundamental, criando uma “barreira” aos visitantes.

AMANHÃ

BASQUETEBOL

BENFICA vs PORTO - 29ª jornada (16h05 SPORTTV)

- a equipa encarnada recebe amanhã no seu reduto o campeão nacional. Depois de uma sequência extremamente positiva, o Benfica apanha agora pela frente o Porto que também já garantiu um lugar nos Playoff. Em caso de vitória, os encarnados aproximam-se do terceiro lugar. Bom jogo em perspectiva!

FUTEBOL

RIO AVE vs BENFICA - 28ª jornada (19h15 SPORTTV)

- jogo muito dificil! a equipa do Benfica vai encontrar pela frente um dos piores adversários que poderia encontrar nesta altura. O Rio Ave, para além de ser uma equipa que há 3 anos para cá continua com uma base e com o mesmo treinador, trata-se de um conjunto que está tranquilo na tabela classificativa e que, por isso, não tem nada a perder neste encontro.
Por outro lado, o Benfica está bem, confiante e deve contar com o 12º jogador que é o público já que a onda encarnada deve continuar a acompanhar a equipa.
Esperemos que a vitória nos sorria...

Lembram-se dele?



Derlei pode tornar-se em breve no mais recente reforço da Selecção Nacional. O processo de naturalização do jogador do Dínamo de Moscovo está concluído.
Derlei está actualmente no Mónaco a recuperar de uma pequena intervenção cirúrgica a que foi sujeito a um joelho em terras gaulesas. Caso recupere e adquira o necessário ritmo competitivo a tempo, Derlei poderá entrar nos planos de Scolari para o importante jogo com a Eslováquia em Junho, no Estádio da Luz, e fazer aí a estreia com a camisola das quinas.
Se querem saber, a minha opinião é muito simples em relação à naturalização de jogadores para poderem jogar noutras selecções: deveria ser proibido. Qualquer dia a palavra selecção nacional deixa de fazer sentido (se é que ainda faz).
Ridiculo portanto! Mas já que vem, espero que não traga consigo os bons hábitos que fazia uso no Porto, ou seja, porco, com mau feitio, pronto a arranjar barulho seja com quem fôr... enfim...

Fala-se em Itália...

Juventus oferece 10 milhões mais Tudor por Miguel...



Se o central não deixa de ser uma boa hipótese para colmatar a provável saída de Luisão, já a saída de Miguel seria sempre vista com maus olhos pelos adeptos encarnados.
Na minha perspectiva, apesar de achar que até nem era um mau negócio, acho que com um bocadinho mais de calma, o Benfica poderia fazer uma melhor transacção.
A ver vamos até que ponto é que esta noticia não passa de mais um boato. Uma coisa é certa, o croata é um central que agrada bastante ao técnico Trapattoni...

Só deu BENFICA...

BENFICA 11 FIRE FOX 0



O Benfica entrou da melhor forma na Intercontinental. A equipa japonesa mostrou ser bastante inferior às melhores equipas europeias e, prova disso, foi as duas goleadas consentidas no espaço de dois dias. É que, ontem, diante do campeão europeu (Boomerang), a equipa do Fire Fox encaixou sete golos sem resposta.
Com esta expressiva vitória, o Benfica precisará apenas de um empate contra o Boomerang para alcançar a tão desejada final.
Amanhã, pelas 16.15 horas (menos uma em Portugal), o Benfica defronta o Boomerang para decidir uma vaga na final. No Grupo A, o lugar no jogo decisivo será decidido entre as duas equipas brasileiras presentes no torneio, o Carlos Barbosa e o Malwee Jaraguá.

Ficha do jogo
Benfica, 11 – Fire Fox, 0

Benfica – Zé Carlos, Rogério Vilela, Pedro Costa, André Lima e Nelito.
Suplentes: Bruno Tavares, Majó, Ricardinho Pica Pau, Miguel Almeida e Micky.
Golos: André Lima (3), Nelito (2), Majó, Ricardinho, Pica Pau (2), Micky e Itaya (ag).

sexta-feira, abril 08, 2005

JORNADA 22

Eis os jogos da jornada:


CARNIDE vs MARRAZES - o líder está de volta após uma semana de descanso e certamente, vai voltar da melhor maneira. Goleada à vista...

GRAP vs ALEGRE E UNIDO - apesar da equipa da casa ser favorita, penso que não vai ter um jogo muito fácil já que a Bajouca é uma equipa imprevisível, capaz do melhor e do pior. A ver vamos o que eles vão fazer num campo tradicionalmente dificil. Aposto na Grap.

SANTO AMARO vs PILADO - jogamos em casa e somos favoritos. Apesar de os últimos dois jogos no nosso reduto não nos terem corrido de feição, estou mais que convicto que vamos voltar às vitórias diante do nosso público. Que assim seja...

UNIDOS vs 22 JUNHO AMOR - empate. Duas equipas que vêm de dois resultados negativos na última jornada e quererão certamente retificar tal cenário. Contudo, acho que ambas vão melhorar mas não será suficiente para conquistarem os três pontos.

BOAVISTA vs MEIRINHAS - o grande jogo da jornada. Duas das melhores equipas do campeonato que só pensam no acesso aos playoff. É um jogo de tripla em que, a meu ver, não tem favoritos. Tudo pode acontecer. Aposto (e desejo) num empate.

LISBOA E MARINHA vs CARREIRENSE - num jogo com pouco interesse, talvez a equipa do Carreirense consiga trazer os três pontos.

FOLGA: CASAL NOVO

quinta-feira, abril 07, 2005

BREVES

* António Costa foi nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, para apitar o jogo Rio Ave - Benfica, que se realiza no próximo domingo, a contar para a 28ª jornada da SuperLiga.

* Segundo a imprensa chilena, Pinilla está a ser alvo de cobiça de equipas italianas. Depois de Fiorentina, Livorno e Chievo Verona, junta-se agora a equipa da Lázio de Roma. «Sei do interesse da Lazio, já mo disseram, e isso fica a dever-se, principalmente, às oportunidades que tenho tido para mostrar-me na Selecção, porque quase sem jogar, as pessoas lembram-se de mim. Inclusivamente, pelo que me tem sido dado a perceber, o Chievo quer-me de volta», confidenciou Pinilla. (para rir não?)

* O jornal inglês Daily Express teve acesso ao relatório do árbitro onde é confirmado que o técnico Frank Rijkaard, do Barcelona, pressionou o árbitro Anders Frisk, durante o intervalo da partida com o Chelsea, para a Liga dos Campeões, tal como tinha revelado José Mourinho. Frisk refere-se à atitude de Frank Rijkaard como "inapropriada" e dá conta da advertência que fez ao holandês.
"Esta não é a altura nem o lugar para falar de situações de jogo. Regresse ao seu balneário", ordenou Frisk ao treinador do Barcelona.

* Os encarnados continuam atentos ao mercado brasileiro. Depois do central Anderson, do lado de lá do Atlântico chegam notícias de que o médio Diego do Fluminense, de 19 anos, interessa ao clube da Luz e está a ser negociado pelos empresários Eduardo Uram e Jorge Mendes. Por cá, parece que o assédio a Miguel contínua. A Juventus procura os serviços do jogador já na próxima temporada. Na minha opinião, por menos de 15 milhões é mau negócio para o Benfica.

Figura da Semana

Esta semana, confesso que poderia destacar muitos jogadores tal foi a grande prestação conseguida pela nossa equipa no Domingo passado. Foi, de facto, uma vitória essencialmente conseguida pelo colectivo, pela solidariedade dos nossos atletas dentro do jogo e pela mentalidade ofensiva com que entrámos em campo e logo fora de casa.
Foi, talvez, a nível global, a exibição mais conseguida e personalizada da época. Com as adversidades que conhecemos durante toda a partida (arbitragem ou estado do terreno por ex.), soubemos sempre dar a volta por cima e controlar o encontro a nosso belo prazer.
Tal como já disse, muitos foram os jogadores que se destacaram mas, para mim, houve um que, pelo que demonstrou neste jogo e por aquilo que tem demonstrado durante toda a época, já merecia um destaque neste meu espaço.
A figura da semana vai para o grande jogador Luis Paiva. Devido às lesões de Marco Lopes e João Paulo e à falta de ritmo de Ricardo Fernandes, o técnico Paulo Silva testou durante a semana precedente ao encontro de Amor o Paiva a libro. Este, mostrou algum à vontade a desempenhar essas funções nos treinos e o treinador arriscou, utilizando-o nessa posição. O que é certo é que, Paiva, tal como o é no meio campo, mostrou ser um atleta discreto mas bastante eficiente e prático na posição de último defesa. Não inventou, jogou simples e de forma objectiva quando era necessário, procurou sempre que possível entregar a bola jogável aos companheiros e, foi sempre um jogador calmo que mostrou tranquilidade a toda a equipa.
Tem sido dos jogadores mais utilizados esta época e tem sido de uma grande regularidade. A sua postura nos jogos é reflexo do trabalho realizado por ele durante a semana já que, é de uma tremenda assiduidade aos treinos e é daqueles jogadores que procura incentivar os companheiros de modo a que ao Domingo todos lutem pela mesma causa. É sem dúvida um dos grandes responsáveis pelo bom campeonato que a nossa equipa está a realizar e por isso, este prémio é, sem dúvida, merecido!

A Figura

Goleada: BENFICA 10 Riba D'Ave 1

Jornada tranquila para os encarnados que, com esta vitória, continuam tranquilos no segundo lugar da tabela classificativa.
O Benfica fez questão de terminar esta fase regular com a maior goleada da época, e, iniciará os play-off com excelentes perspectivas. A partir do próximo sábado, inicia-se a ansiada Poule A, onde o Benfica tem aspirações de obter uma boa classificação, até pelo excelente percurso realizado até este momento.

Já o FC Porto, actual lider da prova, não foi além de um empate a três bolas no terreno do Gulpilhares. O Porto acaba assim a fase regular com 66 pontos enquanto que os encarnados ficaram com 57.
Para os Play-off, que irá contar com os 6 primeiros classificados, serão retirados metade dos pontos das equipas. Sendo assim, o Porto entrará nesta fase com 33 pontos enquanto que o Benfica ficará com 29 pontos. Tudo em aberto!

Pavilhão Açoreana Seguros, em Lisboa
Pelo Benfica alinharam e marcaram:
Carlos Silva, Mariano Velazquez, Valter Neves (1), Ricardo Barreiros (4) e Leonardo Tomba
Suplentes – Rui Ribeiro (3), Pedro Afonso (1), Alan Karam (1) e Nuno Adrião
Treinador – Paulo Garrido

quarta-feira, abril 06, 2005

Chelsea e Milão a um passo das meias

Resultados:

CHELSEA 4 BAYERN MUNIQUE 2
(Cole,Lampard(2) e Drogba; Schweinsteiger e Ballack(g.p))




MILÃO 2 INTER 0
(Stam e Shevchenko)

Quais são as nossas hipóteses??

Em relação às MEIRINHAS:

- eles têm 45 PONTOS, mais 6 que nós

- folgam na última jornada, portanto, podemos recuperar 3.

- têm, no entanto, de perder 4 pontos (e não 3 pq têm vantagem no confronto directo)

Jogam ainda com:

- Boavista (f)
- Lisboa e Marinha (c)
- Casal Novo (f)
- Carreirense (c)

- Para podermos chegar no fim da prova à frente das Meirinhas, para além de termos de ganhar os restantes jogos, temos de esperar que eles não ganhem este fim de semana à Boavista e que depois empatem ou com o Casal Novo ou com o Carreirense (inclino-me mais para o empate no Casal).

Em relação à BOAVISTA:

- eles têm 43 pontos, mais 4 que nós

- já folgaram e, por isso, têm o mesmo número de jogos por realizar que nós

- em caso de igualdade, temos vantagem no confronto directo

Jogam ainda com:

- Meirinhas (c)
- Amor (f)
- Pilado (c)
- Alegre e Unido (f)
- Marrazes (c)

- Para anular os 4 pontos que temos de atraso, bastará que a Boavista empate com as Meirinhas e depois empate um dos 4 jogos que lhe faltará realizar. A Boavista até poderá ganhar às Meirinhas. Não seria um mau resultado para nós embora o empate fosse o ideal.

Não se avizinha tarefa nada fácil para a nossa equipa. As Meirinhas têm a vantagem toda do seu lado e em caso de vitória nesta jornada, garantem práticamente o acesso aos playoff.
Para o 3º lugar, a tarefa é mais possível mas para isso, obviamente que teremos de continuar nesta senda de vitórias.

CURTAS

* Segundo Jorge Mendes, o agente de José Mourinho, o Chelsea propôs ao treinador português a extensão do contrato por mais três temporadas. "As negociações estão a correr bem e estão perto de um final" disse Jorge Mendes à imprensa britânica.

* Ainda a respeito do Chelsea, o clube londrino entra hoje em cena contra o poderoso Bayern de Munique. José Mourinho, castigado com 2 jogos, vai ver o jogo em sua casa. Quem também vai ver o jogo de fora são os jogadores Paulo Ferreira, Bridge, Parker e Robben todos lesionados e ainda Kezman (suspenso) e Jarosik por não estar inscrito nas competições europeias.

* Poucos dias depois de Rui Costa ter comemorado o seu 33º aniversário, o Milan anunciou oficialmente a renovação do contrato do "mágico" por mais uma temporada.
"A assinatura deste contrato significa que acabarei a minha carreira no Milan", declarou o médio-ofensivo ao canal oficial do clube milanês. Assim sendo, fica praticamente impossível a sua vinda para o Benfica o que, como se sabe, é todos os anos a novela do Verão.

* Realiza-se hoje mais um encontro do Benfica em Hóquei. Será um jogo a contar para a 26ª Jornada e que vai opor a equipa dos encarnados contra o Riba D'Ave (21h00).

* a FIFA anunciou a realização de um Mundial de clubes já este ano. A prova vai realizar-se no Japão entre 11 e 18 de Dezembro com os representantes dos 6 continentes, substituindo assim a Taça Intercontinental.

Trap interessa à Lazio de Roma

Segundo o site italiano sportal.it, a Lázio está interessada em Giovanni Trapattoni. Em Itália sabe-se que, apesar do Benfica estar em primeiro lugar, o treinador italiano não é muito apreciado pelos adeptos encarnados. Sendo assim, o presidente do clube romano já fez saber que é seu desejo contar com a velha raposa já na próxima temporada, sucedendo assim a Giuseppe Papadopulo. Papadopulo tem trabalhado bem, mas não conseguiu com que a equipa desse um salto qualitativo. Os próximos sete desafios serão decisivos para definir o futuro do treinador, bem como a posição dos romanos na tabela classificativa.
Já no jornal "il messaggero", o presidente da Lazio já tem em mãos uma lista de possíveis sucessores, a saber Giovanni Trapattoni, Zeman e Gregucci. E o treinador do Benfica é o favorito de Claudio Lotito. “É seguramente um nome de prestígio internacional ao qual o presidente da Lazio deverá entregar uma equipa competitiva”, pode ler-se naquele jornal.



- Por mim, pode ir...

Foto(s) da Semana

Eis os destaques da semana:



Chicago Bulls- quem não se lembra desta grande equipa que tinha jogadores fantásticos como Jordan, Pipen ou Rodman! Longe vai o tempo em que esta equipa era a mais forte candidata a ganhar o campeonato da nba. Caíu para o outro extremo e tem sido todos os anos uma das piores (senão mesmo a pior) equipas da liga. No entanto, este ano parece que as coisas estão diferentes. A equipa encontra-se em 2º lugar na Divisão Central e em 4º na conferência este, o que lhe permitirá aceder aos play-off, algo que a equipa não atinge há muitos anos.
Destaco esta semana esta equipa não só por ser uma daquelas que sempre nutri alguma admiração mas também porque tem neste momento a melhor série de vitórias da nba. Conta neste momento com 9 vitórias consecutivas!!



Fernando Alonzo - e vão duas consecutivas. O piloto espanhol tem sido a grande sensação este ano na formula 1. Ao volante de um Renault, o espanhol tem estado muito bem e parece querer candidatar-se a "roubar" o título que pertence a Shumacher. Para já, é lider com 26 pontos e já goza de uma vantagem de 10 pontos em relação ao segundo classificado (Trulli) e 24 em relação a Shumacher. A ver vamos até onde vai este grande piloto.



Jesualdo Ferreira - é simplesmente fantástico o trabalho que este senhor, que já treinou o Benfica, está a fazer ao serviço do clube minhoto. Se o campeonato terminasse hoje, o Braga ficaria em 2º lugar e teria entrada directa na liga dos campeões. O Braga é hoje por hoje uma equipa que tem no colectivo a sua principal arma. O senhor Jesualdo conseguiu fazer deste conjunto uma verdadeira equipa que pratica muito bom futebol, explora muito bem as lacunas dos seus adversários e, por isso, temos de contar com eles para o título. Se Sporting e Porto estão com os mesmos pontos que eles, porque é que o Braga é menos candidato que os outros dois e se ainda por mais, pratica um futebol tão bom ou até melhor que o deles? Parabéns ao Braga e ao professor Jesualdo Ferreira!!





Luís Campos - O professor já não é treinador do Beira-Mar. Após mais uma derrota em casa, desta feita diante do modesto Penafiel, o técnico pediu a demissão assumindo as suas responsabilidades pelo sucedido. Já começa a ser hábito associar o nome Luis Campos à descida de divisão de um clube. Esta época ficou ligado ao péssimo campeonato que o Gil Vicente vinha a fazer no ínicio da competição, deixando-o em zona de despromoção e agora, fica ligado ao Beira-Mar pela negativa já que, exceptuando a vitória na luz (porque será?), tudo o resto foi muito mau. Já em anos anteriores ficou ligado a prestações negativas de outros clubes - recordo-me do Varzim ou do Setúbal- pouca sorte tem este senhor!!



Shumacher - que se passa com um dos melhores pilotos de todos os tempos? Decorridas 3 provas, o alemão conta apenas com dois pontos. Será o encerrar de um bonito capítulo na história da formula 1? espero que sim porque não vou com a cara dele nem por nada!!