terça-feira, maio 31, 2005

O ADEUS DE TRAPATTONI

O italiano Giovanni Trapattoni anunciou esta tarde que não vai continuar no comando técnico do Benfica.
Apesar de ter conquistado a Superliga 11 anos depois, é com enorme satisfação que vejo o italiano sair do Glorioso. É verdade que lhe devemos muito, é verdade que vai ficar no nosso coração não só por aquilo que nos deu mas também pela sua postura sempre correcta e digna de um treinador do Benfica mas o futuro encarnado necessita de um treinador com uma mentalidade mais ofensiva, mais moderna.
Embora lhe reconheça créditos, acho que a sua maneira de pensar o futebol, o seu estilo muito táctico típicamente italiano não seria bom para o Benfica no futuro. Reconheço que Trapattoni foi importante este ano no sentido de trazer alguma matreirice aos nossos jogadores e por isso mister, ATÉ SEMPRE!!

ESTRELAS DO FUTURO

A partir de agora, todas as terças-feiras será lançado neste blog o "ESTRELAS DO FUTURO". Trata-se de um espaço informativo sobre jovens jogadores que procuram despontar para o Mundo da Bola.
Poderá ser um jogador português ou até mesmo estrangeiro.
Espero que gostem...
Já agora, devo dizer-vos que mais novidades estarão para chegar no blog. Fiquem atentos!!

"ESTRELAS DO FUTURO" - 1ª edição -

KERLON,17 ANOS, ATACANTE DO CRUZEIRO DE BELO-HORIZONTE



O futebol brasileiro, pródigo em revelar craques, é também o cenário onde craques de várias gerações lançaram jogadas que entraram para a história.
Hoje, vou falar-vos de um jovem talento brasileiro que aos 17 anos já é profissional de futebol. Chama-se Kerlon Moura, tem 17 anos e actua no Cruzeiro de Belo Horizonte, clube onde também joga o bem conhecido Argel.



Kerlon comecou a jogar futebol no interior de Minas, em Ipatinga, no Usipa, aos seis anos. Depois foi para o Aciaria e, aos 11 anos, transferiu-se para o Ipatinga, que tinha parceria com o Cruzeiro. Em agosto de 2001, com 13 anos, ficou mesmo no Cruzeiro e por lá ficou até hoje.
Com 17 anos completados em janeiro deste ano, o jovem brasileiro foi chamado para representar a sua selecção no Mundial de Sub-17 na Venezuela. Aí, o jovem prodigio mostrou toda a sua qualidade tornando-se o melhor marcador do torneio com 8 golos em sete partidas realizadas.
Mas, o que tornou este jogador como centro de todas as atenções foi a sua finta maravilhosa que encantou o Mundo. O atleta, surpreendeu adversários - e até os árbitros - com uma jogada que os críticos garantem nunca ter visto. Ele conduz a bola com a cabeça, inclusivé entre os defesas, sempre em direcção à baliza do adversário.
No Sul-Americano da Venezula, conquistado pelo Brasil, Kerlon fez uso do lance pela primeira vez na partida contra o Equador - do lado da área, cercado por dois adversários, alçou a bola à cabeça e partiu para dentro da área, controlando-a - foi derrubado na risca da lateral, em falta assinalada pelo juiz.
O curioso é que, para além dos adversários ficarem de "olhos trocados" com os malabarismos de Kerlon, até os árbitros parecem não achar muito piada às qualidades artisticas do brasileiro. Apesar de a jogada ser legal, não deixa de ser um menosprezo para com os adversários. Antes do jogo da final do torneio, ante o Uruguai, o árbitro advertiu Kerlon. “Ele disse que se eu colocasse a bola na cabeça, ele não daria a falta e ainda me aplicaria o cartão. Respondi que ele não deveria fazer isso, porque estava impedindo uma coisa bonita no futebol”. O que é certo é que o árbitro cumpriu mesmo o que havia prometido. Perto do final da partida, à entrada da área, Kerlon pôs a bola na cabeça, passou por dois e já estava a entrar na área, quando foi derrubado pelo terceiro uruguaio - o árbitro não assinalou a falta.
A verdade é que o jogador tem uma finta muito peculiar e já lhe chamam de "foquinha" pois as suas diabruras são bastante parecidas com uma foca. Graças à sua qualidade técnica e também à aptidão que tem para fazer golos, o jogador foi considerado o MELHOR JOGADOR DA COMPETIÇÃO e também o melhor marcador da mesma.



Sabendo da qualidade que tem entre mãos, o Cruzeiro rapidamente tratou de segurar Kerlon renovando-lhe o contrato até Julho de 2012.
Kerlon estreou-se entre o grupo profissional do Cruzeiro no último dia 18, na segunda partida dos quartos-de-final, contra o Baraúnas.
Quanto às suas características, é um jogador criativo, rápido já que é baixo, especialista na marcação de faltas, de grande carácter e espírito de equipa. Será seguramente uma das estrelas do próximo Mundial de Sub-17 no próximo Verão, a disputar no Peru. É um grande admirador de Robinho e Ronaldinho Gaúcho.
ESTE É KERLON, UM JOGADOR DE GRANDE FUTURO!!!

segunda-feira, maio 30, 2005

Champions: Benfica estará no Pote 4

O F.C. Porto deverá entrar no primeiro pote da fase de grupos da Liga dos Campeões, o das equipas mais cotadas, enquanto o campeão nacional Benfica entra apenas no quarto e último. O Sporting entrará no segundo pote, se ultrapassar a terceira pré-eliminatória e chegar a esta fase.
Os «dragões» são por agora a oitava equipa com melhor coeficiente (93.740), portanto a última a ter lugar no primeiro pote. Esta lista presume que se apurarão para esta fase Manchester United e Inter Milão, que vêm da terceira pré-eliminatória, e têm melhor coeficiente que o F.C. Porto. Se não se apurarem haverá alteração do equilíbrio de forças, uma vez que as equipas que os eliminarem terão seguramente pior «ranking» e entrarão mais abaixo na divisão pelos quatro potes.

Neste cenário, o F.C. Porto evitaria à partida defrontar Real Madrid, Milan, Barcelona, Bayern Munique e Arsenal. Manchester United e Inter são as tais equipas que estão provisoriamente nessa lista, mas terão de passar pela pré-eliminatória.

Relativamente ao Sporting, caso a equipa de Alvalade consiga manter-se no pote 2,(depende primeiro da sua passagem à fase de grupos e também daquilo que vão fazer os outros clubes na pré-eliminatória) evitará equipas como Chelsea, Juventus, PSV Eindhoven, Lyon e, à condição, Panathinaikos, Celtic e Villarreal.

Quanto ao Benfica, é por agora a quarta equipa a contar do fim. Para escapar ao último pote, o Benfica precisava que fossem eliminadas cinco das 14 equipas que estão à sua frente e vêm da terceira pré-eliminatória. E ainda que os adversários que as afastassem tivessem pior «ranking» que os «encarnados». Além de Manchester United e Inter, estão nessa situação o Mónaco, Ajax, Brugge, Anderlecht, Panathinaikos, Celtic, Villarreal, Sporting, Glasgow Rangers, Dínamo Kiev, Werder Bremen e Lokomotiv Moscovo.

O Futebol do distrito...

Terminou este fim-de-semana o campeonato relativo à Divisão de Honra do distrito de Leiria. Como já era sabido, Estrada, Atouguiense, Valcovense e Arcuda vão jogar nos distritais para a próxima temporada. Se relativamente a Atouguiense e Valcovense é perfeitamente normal e natural a descida de divisão pois eram equipas que tinham como objectivo a fuga aos lugares baixos da tabela, já as equipas do Sporting da Estrada e do Arcuda, por aquilo que vinham fazendo nesta mesma divisão em anos anteriores, foi de todo inesperado tal cenário. No entanto, quer uma equipa quer outra, tiveram profundas alterações nos seus planteis em relação ao ano anterior. Pelos vistos, as consequências disso foram bem penosas para ambos.
Quanto ao primeiro lugar que dava acesso à súbida para a terceira divisão, esse sim foi um dos grandes motivos de interesse deste campeonato. Alcobaça e o habitual União da Serra discutiram palmo a palmo o primeiro lugar até à última jornada deste campeonato. Foram e são, sem dúvida, as duas melhores equipas da divisão de Honra. Contudo, só uma poderia ganhar e o Alcobaça, fruto da vitória alcançada diante do União da Serra a três jornadas do fim, ganhou vantagem e nunca mais largou o primeiro lugar. Esta jornada, acabou mesmo em beleza já que goleou o Óbidos por expressivos 8-0.

Eis os resultados da última jornada da Divisão de Honra:

Chão de Couce 1 Alqueidão da Serra 1

Arcuda 3 Outeirense 4

Atouguiense 1 Juncalense 1

Alcobaça 8 Óbidos 0

Guiense 3 Estrada 2

Mirense 2 União da Serra 1

Valcovense 1 Figueiró dos Vinhos 2

Vidreiros 2 Ansião 1


SOBE:

1º ALCOBAÇA 74

DESCEM:

ESTRADA
ATOUGUIENSE
VALCOVENSE
ARCUDA


APURAMENTO DO CAMPEÃO DA DISTRITAL

O Bombarralense foi este Sábado vencer ao terreno do Marrazes por uma bola a zero e está numa situação privilegiada para se sagrar campeão do distrito de Leiria já que um ponto basta para tal feito. Terá oportunidade de fazer a festa já no próximo fim-de-semana em casa diante do Avelarense. Recorde-se que estes dois conjuntos já se encontraram em Avelar e o resultado foi de um empate a duas bolas.

CLASSIFICAÇÃO:

1º Bombarralense - 7 pontos
2º Avelarense - 2 pontos
3º Marrazes - 1 ponto

Próximas jornadas:

Bombarralense vs Avelarense
Avelarense vs Marrazes

APURAMENTO DO 2º CLASSIFICADO C/ ACESSO À DIVISÃO DE HONRA:

As Meirinhas imposeram este fim-de-semana a primeira derrota à equipa da Biblioteca e, por isso, não permitiram aos da casa festejarem a súbida de divisão.
Depois de uma sensacional vitória da Biblioteca no terreno das Meirinhas (1-5), a Biblioteca não conseguiu repetir tal feito e por isso terá de esperar provavelmente até à última jornada para saber se sobe ou não de divisão.
Já as Meirinhas, para subirem de divisão, terão de ganhar ao Alvaiázere e esperar que a Biblioteca não ganhe ao Alvaiázere na última jornada pois em caso de igualdade entre estes dois conjuntos, a equipa de Valdo dos Frades leva vantagem.

CLASSIFICAÇÃO:

1º BIBLIOTECA 6 PONTOS
2º MEIRINHAS 6 PONTOS
3º ALVAIÁZERE 0 PONTOS

Próximas jornadas:

Meirinhas vs Alvaiázere
Alvaiázere vs Biblioteca

SETÚBAL VENCE TAÇA DE PORTUGAL

BENFICA 1-2 VITÓRIA DE SETÚBAL
(Simão(g.p); Manuel José e Meyong)



O Vitória de Setúbal conquistou este Domingo a terceira taça de Portugal da sua história. Foi, diga-se, um justo vencedor! Parabéns Vitória, parabéns à sua massa associativa que mostrou ser das melhores que existe por este Portugal fora. Foi impressionante ver a festa que os adeptos vitorianos fizeram dentro do Jamor, não só depois do apito final do árbitro mas também durante todo o encontro.
Confesso que não vivi este encontro com a emoção e com o sofrimento que qualquer adepto encarnado deveria sentir depois dos acontecimentos do fim-de-semana passado. Talvez por ter sido um Domingo e, portanto, um dia posterior a um Sábado cansativo, talvez por termos ganho o campeonato esta taça seria, a meu ver, secundária; talvez também por o adversário em questão não ser um "colosso" do nosso futebol, não sei, a verdade é que o espírito com que vivi e encarei o jogo foi diferente. Provavelmente, os jogadores também não puxaram por mim - nem por mim nem por ninguém -

Sinceramente, acho que ganhou aquele que foi menos mau. Se é bem verdade que o Setúbal não tem o poderio do Benfica, se é certo que a equipa do Sado não tem a obrigação de atacar continuadamente e de dar espectáculo, o que é certo é que o jogo foi de uma pobreza franciscana não por culpa do Benfica mas por culpa das duas equipas que não jogaram para ganhar. Não quero com isto retirar o mérito ao Vitória de Setúbal porque, na minha opinião, foi a única equipa que procurou aqui e ali fazer qualquer coisa para abanar o jogo mas, muito francamente, esperava mais das duas equipas.

O JOGO



Relativamente ao encontro, creio que há muito pouco a dizer porque, na verdade, o jogo não teve grandes motivos de interesse.
O Benfica entrou a ganhar com um golo de Simão de penalty. Se o clima já era de festa e de descompresão, com uma vantagem adquirida logo nos instantes iniciais da partida, os encarnados ainda relaxaram mais. O primeiro problema que era visivel nos jogadores do Benfica era a falta de respeito pelos jogadores do vitória. Pensamentos como "está no papo" ou "já é nossa" certamente vieram à cabeça dos jogadores encarnados.
O Vitória, que entrara a perder no encontro, foi, e muito bem, em busca da igualdade. Dominou o jogo, teve mais posse de bola e jogou durante mais tempo no meio campo adversário. Foi com toda a justiça que chegou à igualdade por intermédio de Manuel José após remate cruzado com contribuição de Ricardo Rocha.
Ora, após o golo da igualdade, o Benfica continuou rigorosamente a jogar da mesma maneira, ou seja, devagar e com passes longos qual equipa da distrital. No entanto, com o golo do empate, o Setúbal também desapareceu do encontro. Mostrou-se satisfeito com a igualdade e mostrou um respeito em demasia em relação ao seu adversário.
O jogo continuou nesta toada até ao golo de Meyong já na segunda parte. Foi, quer para os benfiquistas, quer para os Setubalenses, um golo totalmente inesperado já que a monotonia do encontro não fazia prever qualquer golo. Devo dizer que em tantos jogos que já tive oportunidade de assistir ao vivo, não me lembro de bocejar como o fiz neste encontro.
Mais uma vez, só com o golo sofrido é que o banco do Benfica reagiu fazendo entrar Mantorras e Delibasic para os lugares de Nuno Assis e Nuno Gomes... risco ZERO portanto. As alterações nada trouxeram de novo ao encontro e, por isso mesmo, o Setúbal ganhou a taça de Portugal!!
Para terminar, apenas a assinalar o fair play que os adeptos do Benfica tiveram mal o jogo terminou já que levantaram-se e aplaudiram a vitória do adversário.

Ficha do jogo

Benfica 1 – 2 V. Setúbal
Jogo referente à final da Taça de Portugal, realizado no Estádio Nacional.
Árbitro: Paulo Costa (Porto), auxiliado por Bertino Miranda e João Santos.

Benfica – Moreira; Miguel, Alcides, Ricardo Rocha e Fyssas (54’ Dos Santos); Petit, Manuel Fernandes; Simão (cap.), Geovanni e Nuno Assis (74’ Mantorras); Nuno Gomes (85’ Delibasic).
Suplentes não utilizados: Quim, André Luís, João Pereira e Bruno Aguiar.
Treinador: Giovanni Trapattoni.

V. Setúbal – Moretto; Éder, Auri, Hugo Alcântara e Nandinho; Sandro (cap.), Ricardo Chaves, Manuel José (78’ Binho) e Bruno Ribeiro; Jorginho e Meyong (88’ Igor).
Suplentes não utilizados: Marco Tábuas, Hélio, José Rui, Veríssimo e Pedro Oliveira.
Treinador: José Rachão.

MELHOR EM CAMPO:



MANUEL JOSÉ- Grande exibição do futuro jogador do Boavista. Para além de ter marcado o primeiro golo, foi sempre um jogador lutador quer a defender quer a atacar. Ajudou muito bem Éder na marcação a Simão Sabrosa e no ataque, foi sempre uma dor de cabeça para o grego Fyssas, a tal ponto que este teve de ser substituido. Aí está um bom valor do nosso futebol!

sábado, maio 28, 2005

FUTSAL: BENFICA NAS MEIAS FINAIS

BENFICA 8 ALPENDORADA 0

Fácil, muito fácil. Naquela que foi talvez a melhor exibição da temporada até ao momento, o Benfica mostrou o porquê de ser considerado o favorito a conquistar o campeonato nacional de Futsal.
A equipa encarnada rubricou uma exibição praticamente sem falhas, não dando quaisquer hipóteses ao Alpendorada.
Relativamente ao jogo, a equipa da casa entrou de uma forma demolidora e, logo no primeiro minuto, adiantou-se no marcador com um golo do capitão André Lima. Minutos mais tarde, foi a vez de Rogério Vilela fazer o segundo do jogo e, praticamente, sentenciar o mesmo.
Na primeira parte, houve ainda tempo para mais dois golos, tentos esses apontados por Zé Maria e Ricardinho.
Ao intervalo, o 4-0 no placar traduzia perfeitamente aquilo que se tinha passado no pavilhão da Luz, ou seja, uma equipa a atacar e a outra a "ver jogar".
No segundo tempo, poder-se-ia pensar que o Benfica tiraria o pé do acelerador e que iria apenas tentar gerir os esforços e o resultado. Puro engano, o "massacre" continuou.
Foi já nesta etapa que chegou o momento do jogo. O 5º golo de Ricardinho foi uma obra de arte, um golo do outro mundo e que aconselho aos amantes de futebol a verem ou reverem quantas vezes for preciso. Passo a (tentar) explicar. O jovem jogador do Benfica apareceu isolado diante do guarda-redes do Alpendorada e, à saída do mesmo, levantou-lhe a bola realizando um chamado "cabrito" fantástico. Daí até ao oitavo e último golo foi uma questão de minutos. Miguel Almeida duas vezes e Micky fizeram o resultado final que, diga-se, mostra efectivamente aquilo que se passou no terreno de jogo. O Alpendorada, que tanto assustou no primeiro jogo, foi, na Luz, uma "presa" demasiado fácil para o poderio da equipa encarnada.
Nas meias-finais, o Benfica espera agora o vencedor do encontro entre o Olivais e o Freixieiro. A equipa de Matosinhos vence o Olivais por 1-0 em jogos mas terá de vencer o segundo jogo no terreno do seu adversário. Caso a equipa da casa venca hoje o Freixieiro, jogar-se-á amanhã, no mesmo pavilhão, a negra.

FICHA DE JOGO:

BENFICA: (5 inicial)- Zé Carlos, Rogério Vilela, André Lima, Pedro Costa e Micky

ALPENDORADA: (5 inicial)- Tozé, Vitor Amorim, Tino, Edivaldo e Emerson

<strong>Ao intervalo: 4-0

Resultado Final: 8-0

Golos: André Lima, Rogério Vilela, Zé Maria, Ricardinho(2), Micky e Miguel Almeida(2)


Benfica: Luisão e João Pereira em dúvida

Giovanni Trapattoni pode ter duas baixas inesperadas para o jogo de domingo com o Vitória de Setúbal, para a Taça de Portugal.

O central Luisão praticamente não treinou esta manhã, em Óbidos. Limitou-se a correr, no início, depois trabalhou com o fisioterapeuta Rodolfo Moura e assistiu ao resto da sessão no banco, ao lado de José Viega. O central brasileiro tem uma mialgia e a utilização no Jamor está em dúvida, de acordo com os responsáveis encarnados.

O mesmo sucede com João Pereira, mas por motivos diferentes. O jogador estava a treinar normalmente quando um choque com Manuel Fernandes o forçou a sair mais cedo. O lateral tem uma entorse num joelho e é quase certo que não poderá defrontar os sadinos.




Fonte: Mais Futebol

quinta-feira, maio 26, 2005

FUTSAL: BENFICA 4 ALPENDORADA 1

"DE VOLTA A LÓGICA"



O Benfica jogava hoje a sua continuidade no play-off com vista ao título nacional. Depois de ter perdido surpreendentemente no terreno do Alpendorada, os encarnados tinham hoje, no seu reduto, a hipótese de igualar a eliminatória e deixar todas as decisões para o derradeiro jogo, também no pavilhão da Luz.
Sendo hoje um jogo em que não havia hipótese de errar, o Benfica correspondeu da melhor forma e venceu de forma clara a equipa do Alpendorada. É justo dizer que foi, efectivamente, um jogo muito díficil para a equipa da Luz que, inclusivé, esteve em posição de desvantagem na partida. No entanto, a maior experiência dos jogadores benfiquistas e a forma efectiva com que se declaram no ataque, deixaram por terra quaisquer possibilidades do Alpendorada voltar a fazer nova gracinha.
Micky, com dois golos, um deles de calcanhar e de bela execução, foi o Homem do Jogo. André Lima também marcou por duas vezes.
Com a eliminatória empatada, jogar-se-á este Sábado o jogo que dará a passagem às meias-finais do campeonato sendo que o Benfica tem a vantagem de jogar em casa já que, durante a fase regular, ficou na primeira posição e o seu adversário na oitava.

Ao intervalo: 2-1

Resultado final: 4-1

Golos: André Lima(2), Micky(2); Edivaldo;

MARRAZES 1 AVELARENSE 1

"BOMBARRALENSE MAIS PERTO DO TÍTULO..."

FICHA DE JOGO:

MARRAZES 1

Bruno, Felizardo, Portugal(Rochita), Brás, Relvas, André(Lourenço), Cruz (cap), Chumbinho, David(Alberto), Miguel e Gato;

AVELARENSE 1

João Pedro, Relvas(Paulo), Gois, Torrelhas, Laranjas(Luis), Pires(Xalana), Neto, Pedro Almeida, Silveiro, Jacob e Estarola;

Ao intervalo: 1-0

Resultado final: 1-1

Golos: Gato; Jacob

Marrazes e Avelarense empataram esta tarde a uma bola e hipotecaram as suas possibilidades em chegar ao primeiro lugar (para encontrar o campeão de série). A equipa de Bombarral, fruto de uma vitória e um empate obtido fora de casa, está muito próximo de se tornar no campeão do distrito.
Relativamente ao jogo, o resultado acabou por ser justo e bastante mais penalisador para a equipa da casa não só por perder dois pontos no seu reduto mas também pela forma displicente com que encarou a segunda parte do encontro que lhe custou o golo da igualdade já na fase final da partida.
Na primeira parte, o jogo teve alguma qualidade e alguns momentos de bom futebol, sendo que a equipa da casa incomodou muito mais o guarda-redes do Avelarense. Por seu turno, a equipa forasteira apenas em timidos contra-ataques conduzidos essencialmente pelo lado esquerdo do ataque, incomodavam o Marrazes.
Foi com toda a naturalidade que a equipa Marrazense chegou ao golo por intermédio do inevitável "Gato" através de um belo golpe de cabeça a corresponder a um livre da direita. Diga-se que minutos antes, Miguel poderia mesmo ter aberto o activo pois após boa jogada individual não conseguiu desfeitear João.
Depois do golo, o Marrazes ainda assustou o guarda-redes do Avelarense com uma excelente ocasião protagonizada por Gato mas o resultado iria mesmo para intervalo com a vantagem mínima a favor dos da casa.
Na etapa complementar, tudo foi diferente. A equipa marrazense, apesar de a espaços criar uma ou outra ocasião de golo, revelou ser uma equipa mais receosa e começou com o decorrer do jogo a recuar no terreno. Por sua vez, o Avelarense, ainda que sem praticar um grande futebol, começou a ser mais afoito e começou a incomodar a defensiva da casa.
Apesar da segunda parte ter sido muito fraca, o Avelarense mostrou estar em melhor forma física e foi por isso que conseguiu bem perto do fim chegar à igualdade por intermédio de Jacob, um jogador que mais uma vez mostrou estar no sítio certo apesar de ter passado ao lado do jogo.
Assim, o resultado acabou por se aceitar muito por culpa do Marrazes que na primeira parte não conseguiu acabar com o jogo e na segunda cedo se mostrou interessado em segurar a vitória tangencial.

Destaques do dia...

* Hélton no FC Porto, Fabiano e Nuno de saída



Helton é reforço assegurado pelo FC Porto para as próximas cinco temporadas. Antes de partir para o Brasil, de férias, na última terça- feira, o guarda-redes passou pelo Estádio do Dragão e chegou a um acordo para passar a representar os dragões. Em troca, o União de Leiria recebe 1,5 milhões de euros e Maciel. Sporting e Corinthians perderam a corrida para o vice-campeão nacional. Quem também poderá entrar nestas contas é Hugo Almeida, avançado que já esteve no Leiria e que representou esta época o Boavista por empréstimo dos dragões.

Luis Fabiano partiu para o Brasil de férias e já não volta ao Dragão já que segundo a imprensa espanhola, o brasileiro já terá assinado um contrato com o Sevilha. Nuno, guarda-redes suplente, está muito próximo de se tornar reforço do Dinamo de Moscovo.

Entretanto, José Couceiro poderá ser o novo treinador do Maritimo, dando assim continuidade à sua carreira de treinador principal, motivo pelo qual declinou o convite para fazer parte da equipa técnica do novo técnico holandês do FC Porto.

* Entra Manoel, saí Liedson...



Manoel é o novo reforço do Sporting. O avançado brasileiro assinou um contrato válido por três temporadas e vai para Alvalade a custo zero. De saída está o avançado Liedson. O melhor marcador da SuperLiga portuguesa partiu ontem para o seu país e não teve problemas em dizer que "está tudo tratado com o clube brasileiro". A última palavra, no entanto, cabe ao Sporting e a Paulo Andrade.

Quem também poderá estar de saída do clube leonino são Polga, Beto, Mota e Douala. Os centrais têm propostas tentadoras de Corinthians e Villareal respectivamente enquanto que no caso do camaronês, o Sporting está a tentar vendê-lo por números que poderão ser bastante proveitosos para a Sad. Já Mota, é quase certo a sua não continuidade ao serviço dos leões.

* Moreira e Fyssas poderão ser as surpresas



O onze que Trapattoni consolidou ao longo da segunda metade da SuperLiga poderá sofrer uma ou duas alterações no derradeiro jogo da temporada, domingo, na final do Jamor, frente ao Vitória de Setúbal. Caso mantenha a solução adoptada nas meias-finais da Taça, o treinador chamará Moreira à titularidade, relegando Quim para o banco de suplentes.
Mais dificil poderá ser o regresso de Fyssas substituindo Dos Santos. No entanto, não está descartada essa possibilidade. Recorde-se que no ano passado, Fyssas foi o autor do primeiro golo na final da taça de Portugal diante do FC Porto.

O Benfica busca, este fim de semana, a décima "dobradinha" da sua história, algo que falha aos encarnados desde a época de 1987.
De salientar, de forma bastante curiosa, que, Trapattoni, apesar de ter 30 de carreira, carreira essa cheia de conquistas, o técnico italiano tem, no entanto, uma pequena "falha" no seu percurso que é o facto de nunca ter alcançado uma "dobradinha". Caso o Benfica vença, alcança a primeira "dobradinha" da carreira de treinador.

A "dança" das transferências

Saiba aqui algumas das novidades relativamente a transferências:

TRANSFERÊNCIAS DO DIA:

"Vasco Faísca, que na temporada passada representou a Académica, é reforço do Belenenses"
"Coutinho ex-Vasco da Gama é reforço do Estrela da Amadora"
"Igor, jogador que na temporada passada esteve emprestado pelo Sporting de Braga ao Vitória de Setúbal, também ruma à Reboleira"
"Luíz Carlos, ex-Juventude de São Paulo assinou pelo Paços de Ferreira"
"Peçanha, ex-São Raimundo também segue viagem para a capital do móvel"
"Diakité e Adalto são jogadores do Vitória de Setúbal"
"Pita e Luís Olim, que actuavam na equipa B do Marítimo, foram promovidos ao plantel principal, o mesmo acontecendo com Tito que alinhava na equipa júnior"
"Cristóvão, jogador que fez a sua formação no FC Porto, e actualmente estava na equipa B dos dragões, vai ser jogador do Penafiel"
"Bruno, jogador que actuava no Benavente, equipa que milita nos distritais de Santarém, deu um grande salto na carreira e assinou contrato com o europeu Vitória de Guimarães"
"Mário Sérgio, lateral direito cedido pelo Sporting, também ruma à Cidade Berço"


ENTRADAS

BENFICA:

- Anderson (Corinthians, Brasil)
- Beto (Beira-Mar)
- Tiago Gomes (Benfica B)
- João Vilela (Benfica B)
- Hélio Roque (Benfica B)
- Alex (regresso após empréstimo ao Vitória de Guimarães)
- Diego (Fluminense)
- Karyaka (Krylya Sovetov de Samara)

FC PORTO:

- Hélton (U.Leiria)
- Paulo Ribeiro (Setúbal)
- Lucho González (River Plate, Argentina)
- Jorginho (Setúbal)
- Lisandro Lopez (Racing Clube, Argentina)
- Tomo Sokota (Benfica)
- Alan (Maritimo)
- Sandro (Vitória de Setúbal)
- Anderson (Grémio)

SPORTING:

- Manoel (Moreirense)
- Marcelo Labarthe (Internacional de Porto-Alegre, Brasil)
- Edson (União de Leiria)
- Miguel Veloso (ex-júnior)
- André Marques (ex-júnior)
- Silvestre Varela (Casa Pia)


BRAGA:

- Helder* (Ermesinde)
- Valdir (Ovarense/Sporting)
- Luisinho* (Vila Real)
- Rodrigo Dantas* (Caldas)
- Davide (Estrela Amadora)
- Pedro Queirós (Tirsense)
- Luis Filipe (Maritimo)
- Sidney (Penafiel)

*jogadores possívelmente para a equipa B


VITÓRIA DE GUIMARÃES:

- Márcio Paiva (Maia)
- Nilson (Náutico Recife, Brasil)
- Sereno (Elvas)
- Neca (Belenenses)
- Paulo Sérgio (Braga)
- Pintassilgo (Felgueiras)
- Bonvin (Quilmes, Argentina)
- Mário Sérgio (Sporting)
- Bruno (Benavente)
- Zezinho (Felgueiras)
- Cabral (A.Valdevez)
- Rivas (Sarandi, Argentina)
- Geromel (Desp.Chaves)
- Svard (Brondby, Dinamarca)
- Tiero (Liberty Professionals)


BOAVISTA:

- Steven (Paredes)
- Igor (União de Lamas)
- Gilberto Silva (Junior)
- Manuel José (Setúbal)
- Paulo Jorge (Maia)
- Hugo Monteiro (União de Lamas)
- Paulo Gomes (Varzim)
- Paulo Sousa (Estoril)
- Pelé (Salgueiros)
- Kalifa Cissé (Estoril)
- William (Santos, Brasil)
- Essame (Sportivo Luqueno, Paraguai)


MARITIMO:

- Fahel (Ipatinga, Brasil)
- Kanu (Ipatinga, Brasil)
- Fernando (ex-júnior)
- Marco Mendonça (ex-júnior)
- Bento (ex-júnior)
- Gonçalo (ex-júnior)
- Serrão (ex-júnior)
- Andrej Komac (Nova Gorica, Eslováquia)
- Walter Minhoca (Cruzeiro, Brasil)
- Yuri Rose (Heerenveen, Holanda)
- Damir Pekic (LR Ajlen, Alemanha)
- Pita (Marítimo B)
- Luís Olim (Marítimo B)
- Tito (ex-júnior)
- Valney (CRB Alagoas, Brasil)
- Nilson (CRB Alagoas, Brasil)
- Mancuso (Cruzeiro, Brasil)
- Balu (Corinthians Alagoano)
- Olverdam (Corinthians Alagoano)
- Ateba (U.Douala, Camarões)
- Filipe Oliveira (Chelsea, Inglaterra)


RIO AVE:

- António (At. Valdevez)
- Diogo Furlan (Grêmio Inhumense, Brasil)
- André Vilas Boas (FC Porto B)
- André Serrão (Júnior)
- Cleiton (Grêmio Inhumense, Brasil)
- Diego Pessoa (Náutico Recife, Brasil)
- Ricardo Jorge (Dragões Sandinenses)
- Chidi (Famalicão)
- Ladji Keita (Alverca)
- Agostinho (Felgueiras)
- Milhazes (Boavista)


BELENENSES:

- Ricardo Araújo (Grêmio Inhumense)
- Ivan Djurdjevic (Vitória Guimarães)
- Romeu (Vitória Guimarães)
- Sandro (Beira Mar)
- Silas (Maritimo)
- Fábio Januário (Gil Vicente)
- Meyong (Setúbal)
- Hassan Ahamada (Beira Mar)
- Pinheiro (Estoril)
- Vasco Faísca (Académica)


VITÓRIA DE SETÚBAL:

- Janício (Torreense)
- José Fonte (Felgueiras)
- Heitor (Beira-Mar)
- António Franja (Inter Zapresic)
- Flávio (Dragões Sandinenses)
- Sougou (União de Leiria)
- Gregorie Lacombe (Mónaco, França)
- Diakité
- Adalto


PENAFIEL:

- Carlos Germano (Madureira, Brasil)
- Vinícius Martinez (Camacha)
- Guillaume Boronad (Rouen)
- Jacques (Rio Ave)
- Mallo Diallo (Rouen)
- Zé Rui (Vitória de Setúbal, emprestado pelo Benfica)
- Sérgio Lomba (Moreirense)
- Pedro Araújo (Olivais e Moscavide)
- Cristóvão (Porto B)
- Orahovac (Vit.Guimarães)


NACIONAL:

- Luizinho (Ipatinga, Brasil)
- Miguelito (Rio Ave)
- Genalvo (Atlético Mineiro, Brasil)
- Leandro Salino (Ipatinga, Brasil)
- Luís Manuel (Leixões)
- Ricardo Pateiro (Pinhalnovense)
- Ricardo Fernandes (Moreirense)
- Diego Benaglio (Estugarda, Alemanha)
- Geufer (União de Leiria)
- Rómulo (Ituano, Brasil)
- Alex (Fluminense, Brasil)


GIL VICENTE:

- Vítor Oliveira (Santa Maria)
- João Pedro (Estoril)
- Elias (Estoril)
- Rui André (Santa Maria)
- Gil (Esposende)
- Leandro Netto (Ovarense)
- Jorge Baptista (Estoril)
- Gouveia (Nacional)
- Rodolfo Lima (emprestado pelo Benfica ao Belenenses)
- Williams (Corinthians Alagoano, Brasil)
- Robélio (Corinthians Alagoano, Brasil)



ACADÉMICA:

- Fernando (Moreirense)
- Eduardo (Sporting Pombal)
- Bruno Reis (Maccabi Telaviv, Israel)
- Hugo Alcântara (Vitória de Setúbal)
- Gelson (Shinnik Yaroslav, Rússia)
- Rui Miguel (Sp.Pombal)
- Ito (ex-júnior)


UNIÃO DE LEIRIA:

- Hector Giraudo (Operário dos Açores)
- Kata (Brest, França)
- Maciel (FC Porto)
- Paulo César (Rio Ave)
- Vitor Pereira (Moreirense)
- Harison (Ponte Preta, Brasil)
- Cadu da Silva (Germinal-Beerschot, Bélgica)
- Éder (Vitória de Setúbal)
- Nené (emprestado pelo Sp.Braga ao Desp.Aves)
- Fernando (Coritiba, Brasil)
- Anderson (Flamengo, Brasil)


PAÇOS DE FERREIRA:

- Primo (Moreirense)
- Emerson (FC Marco)
- Alexandre (Olhanense)
- Didi (FC Marco)
- Renato Queirós (União de Leiria)
- Edson (Oliveira do Bairro)
- Luíz Carlos (Juventude de São Paulo, Brasil)
- Peçanha (São Raimundo, Brasil)


NAVAL 1º de MAIO:

- Lito (Moreirense)
- China (Maia)
- Saulo (Rio Ave)
- Gilmar (Varzim)


ESTRELA DA AMADORA:

- Tony da Silva (Chaves)
- Junior (Alverca)
- Igor (Marco)
- Rui Duarte (Leixões)
- Chiquinho (emprestado pelo Sporting)
- Hugo Machado (emprestado pelo Sporting)
- Santamaria (emprestado pelo Sporting)
- Bruno Vale (emprestado pelo FC Porto)
- Paulo Machado (emprestado pelo FC Porto)
- Marco Brito (Vasco da Gama, Brasil)
- Coutinho (Vasco da Gama, Brasil)
- Igor (emprestado pelo Sporting de Braga)
- Hugo Morais (Desp.Aves)
- Amoreirinha (Benfica)
- Manu (Benfica)
- Emerson (Maia)
- Anselmo (Torreense)
- Eusébio (Marítimo)
- Roberto Santos (Ponte Preta)
- Hugo Careca (Fut.Benfica)

LIVERPOOL CAMPEÃO EUROPEU

Liverpool 3-3 Ac Milão (6-5 após grandes penalidades)
(Gerrard,Smicer,Xabi Alonso; Maldini,Crespo(2))



Grande jogo de futebol! Foi, sem dúvida, uma verdadeira final entre campeões num estádio com um ambiente digno de uma final da champions league.
O jogo foi extremamente emotivo e foi necessário recorrer à marcação de grandes penalidades para apurar o vencedor da liga milionária. Os ingleses sucedem ao FC Porto e são eles os novos campeões europeus, colocando a UEFA numa difícil posição pois o Liverpool não se classificou para a Champions League e deverá ser o primeiro campeão europeu a ficar fora da edição seguinte à conquista da prova. Injusto para a equipa de Anfield e para os seus adeptos que mostraram no Olímpico Ataturk o porquê de serem dos melhores do mundo. Caso o Liverpool jogue a próxima Liga dos Campeões, o FC Porto não será do Pote 1 mas sim do Pote 2, no sorteio dos grupos.
Na minha opinião, o Milão não merecia ter perdido esta final. Realizou uma primeira parte de outro Mundo, chegando ao intervalo a ganhar por três bolas a zero.
Na segunda metade, o Milan voltou a entrar muito bem no jogo e podia nos primeiros minutos ter feito mais um golo, não fora a suberba defesa de Dudek (o heroí da final) negando autenticamente o golo ao ucrâniano. A equipa italiana não fez o quarto golo e acabou por sofrer contra a corrente do jogo o 3-1 fruto de um belo golpe de cabeça de Gerrard, o Homem que virou a final. A partir daí, tudo mudou. O Liverpool partiu para 25 minutos de sonho, encurralando literalmente a equipa italiana para a sua defensiva. Em apenas 6 minutos, os ingleses chegaram à igualdade para delirio dos fantásticos adeptos vermelhos. Contudo, após largos minutos de sufoco e desespero, o Milão voltou à partida e acabou a segunda parte por cima, a controlar e a procurar evitar o prolongamento. Diga-se que, pelo que fez na segunda parte, o Liverpool mereceu inteiramente levar o jogo para essa fase.
No prolongamento só deu Milão. Não que tenha criado grandes ocasiões de golo, não que tenha massacrado como o fizera na primeira parte, mas sim porque foi, indiscutivelmente, a única equipa a procurar evitar a lotaria das grandes penalidades.
O grande momento do prolongamento aconteceu perto do fim quando Shevchenko viu Dudek negar-lhe aquilo que parecia mais certo, que era o golo da consagração. É certo que o polaco teve alguma felicidade mas a dupla-defesa deste foi, no minimo, inacreditável. Parecia estar escrito que o Milão não iria sagrar-se campeão europeu de clubes - dito e feito -.
Chegou-se à lotaria, e aí, a sorte sorriu aos ingleses que, com alguma sorte, viram o sonho tornar-se realidade. PARABÉNS LIVERPOOL!!

quarta-feira, maio 25, 2005

Adeus "levezinho"

Liedson está de saída do Sporting rumo ao Corinthians. O avançado brasileiro já se despediu do clube leonino e é esperado no Brasil já a partir desta quarta-feira.

Segundo o Maisfutebol apurou da reunião desta terça-feira entre Paulo de Andrade, responsável pelo futebol leonino, e Gilmar Veloz, empresário do jogador, ainda não saiu «luz verde» para a venda do passe do avançado ao Corinthians, mas o negócio está próximo de se concretizar.

O clube brasileiro oferece cinco milhões de euros pela compra do passe de Liedson, enquanto o Sporting continua a pedir oito milhões.

O real valor da venda do melhor marcador da Superliga 2004/05 é o único ponto em discussão que impede o negócio de já estar selado.

Liedson já chegou a acordo com o Corinthians, tal como o Maisfutebol anunciou em tempo oportuno, com vista a um contrato válido por três temporadas.

Desde a semana que antecedeu o derby com o Benfica, Liedson reuniu-se três vezes com Kia Joorabchian, presidente do Grupo MSI que gere o Corinthians,, mas o avançado só deu o «sim» à transferência para o clube de São Paulo depois da final da Taça UEFA.

Em Lisboa estão representantes do Corinthians para acertar a compra do brasileiro, mas apesar de ainda não ter sido alcançado o acordo final, em Alvalade todos dão como certo o regresso de Liedson ao futebol brasileiro.

O avançado realizou o último treino pelo Sporting esta terça-feira e já não estará às ordens de José Peseiro na sessão de trabalhos que terá lugar às 10 horas, na Academia de Alcochete, uma vez que recebeu licença para ir de férias.



Fonte: Maisfutebol

terça-feira, maio 24, 2005

Outras noticias...

* Surpreendentemente, o Benfica entrou a perder no primeiro jogo dos quartos-de-final do “play off” do título, por 4-3, no pavilhão do Alpendorada. Um guarda-redes muito inspirado e algumas falhas defensivas decidiram o encontro.
Para chegar às meias finais, a equipa encarnada é obrigada a vencer os dois próximos jogos que se realizam no Pavilhão da Luz. O primeiro, e o mais importante (já que se perder fica automaticamente afastado da prova), é já na próxima quinta-feira pelas 20:50 com transmissão na Sporttv.

* O Benfica alcançou uma preciosa vitória nesta 5ª jornada da Poule A, sobre a Oliveirense, por 4-2, ultrapassando a equipa de Oliveira de Azeméis na tabela classificativa e isolando-se no segundo lugar.
Os encarnados chegam, assim, ao final da primeira volta desta fase decisiva com os olhos postos num eventual deslize do líder FC Porto, estando a quatro pontos dos portistas.
Entretanto, o Benfica já sabe qual é o seu adversário nas meias-finais da Taça de Portugal. Assim, a turma da Luz, defronta a Juventude de Viana, equipa que lhe calhou em sorte no sorteio da Taça realizado ao final da tarde de sexta-feira.

* O técnico holandês Co Adriaanse já foi apresentado oficialmente como novo treinador do FC Porto e deixou já duas promessas: «A primeira é vencer e ser campeão na próxima época; a segunda coisa, e talvez a mais importante, é que o F.C. Porto vai jogar num estilo muito técnico e atractivo.»

* Fernando Meira pode estar a caminho do FC Porto, constituindo-se como uma das opções mais fortes para suprir a saída de Costinha para o Dínamo de Moscovo. Segundo o jornal "Bild", os dragões já terão mesmo avançado com uma proposta de cinco milhões de euros para assegurar o internacional português.

* Martin O'Neill, treinador do Celtic de Glasgow, anunciou que vai deixar o clube após a não conquista do título. De destacar que a dois minutos dos 90, o Celtic estava a vencer por 1-0 diante do modesto Motherwell e acabou por perder o jogo por 2-1, deixando fugir o campeonato para o rival Glasgow Rangers. Felizmente, em Portugal tudo foi diferente.

SUPERGALA 2005

Realizou-se esta segunda-feira na Casa da Música no Porto a Supergala, a gala oficial da SuperLiga de futebol. Antes de passar a tecer alguns comentários sobre os vencedores de alguns dos prémios (já vão perceber o porquê da minha vontade em comentá-los), fiquem com a lista completa dos galardoados:

Lista completa dos galardoados

Melhor guarda-redes:
Vítor Baía (F.C. Porto)

Melhor central:
Luisão (Benfica)

Melhor defesa lateral:
Jorge Luíz (Sp. Braga)

Melhor médio defensivo:
Manuel Fernandes (Benfica)

Melhor médio ofensivo:
João Moutinho (Sporting)

Melhor extremo:
Wender (Sp. Braga)

Melhor ponta-de-lança:
Liedson (Sporting)

Melhor árbitro (eleito pelos capitães dos 18 clubes da SuperLiga):
Pedro Henriques

Prémio Carreira:
Vítor Baía (F.C. Porto)

Melhor treinador (eleito pelas redacções da SporTv, TSF e JN e Jogo):
José Peseiro (Sporting)

Jogador revelação (prémio SporTv):
João Moutinho (Sporting)

Melhor em campo (prémio TSF):
Liedson (Sporting)

Escolha Adepto:
João Moutinho (Sporting)

Melhor Marcador (prémio O Jogo):
Liedson (Sporting)

Prémio Fair-Play - Liga de Honra:
Santa Clara

Prémio Campeão Liga de Honra:
Paços de Ferreira

Prémio Fair-Play - SuperLiga:
Moreirense

Prémio Campeão SuperLiga:
Benfica

Ora bem, para quem não sabe, os eleitos para o prémio "Melhor Treinador" foram Carlos Brito do Rio Ave, Jesualdo Ferreira do Braga e José Peseiro do Sporting.
Efectivamente, acho muito estranho o facto do senhor Trapattoni, o treinador que deu ao Benfica o título nacional e a possibilidade de fazer a dobradinha, não figurar nos três potenciais vencedores do prémio em causa. Pergunto, se os títulos para este destaque não contam, então o que é que conta? não me digam que neste prémio só podiam entrar treinadores portugueses... será que o treinador do Sporting que objectivamente ganhou zero, ficou na terceira posição e foi precocemente eliminado na taça de Portugal, foi e é criticado por grande parte dos adeptos do seu clube, tem conhecido ao longo da época bastantes problemas a nível de balneário (Tinga, Rochemback, Liedson, Polga, Douala)... será que merece ser reconhecido desta maneira?
Queria apenas deixar uma nota relativamente ao jogador revelação. Concordo que o João Moutinho tenha sido a revelação deste campeonato. Se é verdade que Manuel Fernandes poderia muito bem ter sido o escolhido, acho que o prémio cai melhor em João Moutinho pelo simples facto de Manuel Fernandes ser, a meu ver, uma confirmação da revelação que o foi já na temporada passada.
Independentemente de tudo isso, acho que estes dois grandes jogadores têm tudo para serem as figuras de Portugal no futuro.

PARA TI, MIKI FEHER!



Na hora da consagração, Miklos Fehér não foi esquecido. Pelos jogadores e pelos adeptos.
Uma camisola n.º 29, com o nome do húngaro, tem acompanhado sempre a equipa desde o seu trágido desaparecimento. E o título foi-lhe dedicado, de forma sentida. O defesa central Ricardo Rocha foi um dos que mais se emocionou a falar de Miki Fehér. É que as marcas do que sucedeu em Guimarães vão ficar para sempre.

"Este é, sem dúvida, um momento especial e queremos dedicar este campeonato ao Miki Féher. As pessoas não imaginam aquilo que vivemos na altura do seu desaparecimento. Prometemos a nós próprios que lhe íamos dedicar a Taça de Portugal, o que felizmente aconteceu o ano passado, e que lhe íamos dedicar o campeonato, o que aconteceu este ano", afirmou Ricardo Rocha, acrescentando "O Miki Fehér está connosco todos os dias. E irá ficar connosco para sempre. Chamámos sempre por ele antes de cada jogo. É a nossa referência. Para sempre."

Nuno Gomes e Petit recordaram também o malogrado avançado húngaro. "Esta vitória é o para o Miki, esteja ele onde estiver", disse o avançado. "Dedicámos o título ao nosso querido Miki Fehér, que esteve sempre connosco ao longo ao ano, era o nosso 12.º jogador", afirmou Petit.

Como futebol é festa, chega de falar nos momentos tristes que todos vivemos aquando da morte de Fehér. Para tal, deixo-vos com estas imagens. Como toda a gente sabe, mais do que as palavras, as imagens dizem tudo!!

A FESTA DO CAMPEÃO!