quarta-feira, maio 31, 2006

Descubra as diferenças!



Será que estamos na presença do novo Maradona?




Messi jogou ontem à noite frente à Angola (muito modesta esta selecção) e mostrou estar a recuperar da lesão que o afectou nestes últimos meses. A confirmar-se a recuperação total do novo astro argentino para o Mundial, trata-se de uma excelente noticia para a Argentina que, quer queiramos quer não, torna-se ainda mais forte e mais candidata ao título, tratando-se também de uma fantástica noticia para os amantes do desporto e de Messi em particular.

É obvio que Messi ainda tem muito para percorrer para chegar aos calcanhares do Maradona. Contudo, é seguro afirmar que Lionel Messi já é um dos melhores jogadores do futebol Mundial. Talento, fantasia, qualidade técnica e táctica, dinâmica, irreverência, juventude e amplitude de recursos, creio que este esquerdino tem de tudo um pouco. É certo que a Argentina é uma grande selecção. Mas, uma coisa é ter Messi, outra é não ter. O jovem jogador do Barça já tem um estatuto tal que faz com que até mesmo a poderosa Argentina se ressinta da sua ausência.

Ainda bem que há selecções que acreditam no valor dos jovens e que, mesmo com idades para representar os sub-20 ou sub-21, apostam neles e não têm medo de arriscar.

Já que falamos do Argentina - Angola, jogo em que a selecção celeste ganhou por duas bolas a zero com golos de Maxi Rodriguez e Sorin ainda na primeira parte, importa salientar que o conjunto africano ainda é muito "verde" para Mundiais, ainda é muito fraco para competir com equipas desta envergadura. Com todo o respeito pela selecção Angolana, no Mundial, a conversa de "não há favoritos para este jogo" ou de "meio a zero basta", sinceramente, para mim não cola. Tudo o que não seja ganhar bem e com uma boa exibição no jogo inaugural é, para mim, algo sem grande sabor. O Mundo do futebol vai ver aquilo que vamos fazer no primeiro jogo. O "deixar a marca", o "venha quem vier", mostrar que está ali uma selecção forte e com capacidade para se bater contra qualquer equipa é, na minha opinião, muito importante.
Contra discursos de meia leca e frases despropositadas... FORÇA PORTUGAL!

terça-feira, maio 30, 2006

O próximo reforço do Benfica deveria ser...





Meus amigos, se fosse eu que mandasse, conjugaria todos os esforços para manter o italiano Miccoli ao serviço do Benfica.
Creio, efectivamente, que pela relação qualidade/preço, os encarnados não encontram ninguém tão bom no Mundo do futebol.
Miccoli seria fundamental no novo Benfica de 2006. Como é sabido, o italiano é extremamente rápido, já passou o período de adaptação ao clube e ao estilo de vida português, já conhece o clube, certamente terá um melhor intrusamento com jogadores como Simão, Petit ou Nuno Gomes. Mas, caros leitores, Miccoli seria ainda mais importante porque este ano o Benfica tem RUI COSTA. O novo "10" do Benfica pode estar na fase descendente da sua carreira, pode correr menos que há 5 anos atrás, pode jogar mais parado, podem dizer aquilo que bem entendem. Agora, uma coisa é certa, Rui Costa tem uma qualidade de passe e, principalmente, uma capacidade de lançamento longo do melhor que há no Mundo. Creio que só Frank Lampard, Gerrard e Ronaldinho (já não há Guardiola) têm esta fantástica faculdade.
Pois bem, Miccoli é especialista a jogar em contra-ataque. O "rato" é temivel nas suas acções ofensivas pelo facto de jogar muito bem no limite do fora de jogo. Por tudo isto, creio que a continuidade do italiano é fundamental. Mais do que irem à procura de um extremo ou de um avançado finalizador, é imperial manter Miccoli no clube. O maestro Rui Costa e o "rato" Miccoli poderão dar muito que falar na presente temporada.

Esta política dos jogos particulares...





Caros leitores, já deixei neste espaço inumeras observações que facilmente ilustram o meu descontentamento em relação ao seleccionador nacional. Não gosto da maneira de ser do brasileiro, da forma como trabalha na selecção onde literalmente quer, pode e manda, das suas escolhas, das suas não justificações em relação a outros jogadores não seleccionados como que a mostrar falta de argumentos nas suas opções e, mais recentemente, da sua incrivel implicância com Agostinho Oliveira em que, mais uma vez, denegriu a sua imagem já que Scolari, ao assumir-se como o chefe das selecções, não soube dar a cara depois da despedida dos "putos mimados" do Europeu. Contudo, não são estes assuntos que me fazem escrever este post.

O que realmente acho estranho são os jogos particulares da selecção nacional. Não pensem que, por discordar com a selecção destes jogos (já explico porquê) que pretendo arranjar mais uma situação para poder "bater" no Scolari. Nada disso. Apenas quero mostrar o meu ponto de vista em relação àqueles que deveriam, no meu entender, ser os critérios para os jogos particulares.

Assim sendo, gostaria, antes de mais, que analisássem o seguinte:

31 de Março de 2004

Portugal 1-2 Itália
(Nuno Valente)

Este foi o último particular contra uma equipa de topo Mundial. Desde aí, jogámos contra:

Suécia
Luxemburgo
Lituânia
Rep. Irlanda
Canadá
Egipto
Croácia
Irlanda do Norte
Arábia Saudita
Cabo Verde
Luxemburgo (será jogado)

Pergunto, com todo o respeito por estas equipas, será que são estas selecções que nos vão causar dificuldades num campeonato do Mundo?

Pergunto, é obvio que jogar contra Cabo Verde ou Arábia Saudita é importante já que vamos apanhar equipas similares na primeira fase.... e se passarmos? e se tivermos de jogar contra uma Argentina ou uma Holanda?

Os jogos de preparação só são importantes para jogar contra equipas que possam ser equivalentes às da primeira fase?

Não seria melhor fazer como o México que, em vez de querer ganhar por muitos ao Luxemburgo, prefere enfrentar equipas como a França ou a Holanda?

Não querendo arranjar polémicas, a verdade é que acho estes critérios, no mínimo, discutiveis. Aquela história do ganhar "meio a zero" contra Liechenstein ou Estónia, a conversa de não ter derrotas na fase de qualificação em que a equipa concorrente era a potente Eslováquia tem de acabar. Os sub-21, que fizeram um percurso imaculado na fase de qualificação contra as mesmas equipas dos AA, tiveram aquilo que todos vimos num grupo de verdade.
Se Portugal quer ser um grande, tem efectivamente de se bater com os grandes. Esta é a minha visão!

domingo, maio 28, 2006

Sub-21: Portugal vence mas sai de cena!





Portugal venceu esta noite a Alemanha por uma bola a zero mas, tal como se previa, não conseguiu o apuramento para as meias-finais do campeonato europeu.
Com "passarinho" Oliveira a dar 45 minutos de avanço aos alemães era dificil prever outro desfecho que não o da eliminação nacional. A precisar de ganhar por 3-0, o seleccionador nacional, imcompreensivelmente, fez alinhar Custódio, Raúl Meireles, Manuel Fernandes e João Moutinho de inicio o que equivale a dizer que só de meia distância ou numa jogada de felicidade Portugal poderia marcar. Com Varela na frente para os fortes centrais alemães e com Quaresma, quer à esquerda quer à direita, a efectuar cruzamentos para ninguém, naturalmente que o nulo registado ao intervalo era profundamente esperado.
Na etapa complementar, Agostinho Oliveira lançou Lourenço em detrimento do amarelado Manuel Fernandes. Não que o avançado leonino seja grande coisa mas, o que é certo é que, obviamente, viu-se mais Portugal na segunda parte. João Moutinho começou a jogar mais à vontade, como tanto gosta de o fazer no Sporting, Quaresma e Varela tiveram mais espaços para jogar, Lourenço, embora trapalhão, desgastou a defesa alemã e, Raúl Meireles, sempre disponivel fisicamente, procurava também ele dar um contributo ao ataque.
Quando estávamos já em período de compensações, João Moutinho decidiu eliminar a selecção alemã da competição. Nani, que havia entrado tardiamente em jogo, elaborou uma excelente jogada pela esquerda, tirou um cruzamento atrasado e João Moutinho, a fazer lembrar Lampard, apareceu na marca de penalty e rematou em grande estilo para o fundo das redes da Alemanha. O golo, embora sem nada valer em termos práticos, serviu para dar uma imagem diferente daquela que Portugal deu nos outros dois jogos.
Debaixo de uma grande ovação por parte dos 28 mil portugueses que estiveram no Estádio D. Afonso Henriques, Portugal despediu-se de uma forma mais digna deste europeu.

sábado, maio 27, 2006

Eis mais um reforço para Mourinho





Está (praticamente) confirmado. O avançado ucrâniano Shevchenko vai ser jogador do Chelsea já a partir da próxima temporada. Se é verdade que ainda não está oficialmente concretizado o negócio, o que é certo é que o presidente do AC Milão já deu a entender publicamente que o avançado vai rumar a Inglaterra - "É a vitória da lingua inglesa sobre a lingua italiana (...) É seguramente a separação mais dolorosa desde que estou no Milan" disse o presidente do clube.

Relativamente ao negócio, pouco ainda se sabe. Contudo, fala-se na possibilidade do defesa Gallas e o avançado Drogba estarem envolvidos no negócio, isto, mais uma verba a rondar os 10 milhões de contos. Para já, é mera especulação. No entanto, a confirmar-se este negócio astronómico, trata-se de uma excelente transacção para o poderoso AC Milan.

sexta-feira, maio 26, 2006

Sub-21: Portugal perde novamente



PORTUGAL 0-2 SÉRVIA MONTENEGRO
(Zé Castro (a.g), Ivanovic)



Portugal perdeu ontem à noite com a Sérvia por duas bolas a zero e disse praticamente adeus ao Europeu. É certo que matematicamente ainda é possível ver Portugal nas meias-finais, contudo, tal só será uma realidade caso os "tugas" ganhem à Alemanha por 3-0 e a Sérvia perca com a França. Portanto, vida muito dificil para a nossa selecção.

Em relação à partida, creio que estaria a ser tremendamente injusto para com a Sérvia se falasse unica e exclusivamente do mau dia de Portugal. Em vez de atacar profundamente a selecção, dizendo que os jogadores não tiveram garra, atitude, vontade em ganhar o jogo, preferia destacar a excelente atitude competitiva da equipa sérvia que nunca se mostrou atemorizada com as individualidades portugueses e com o facto de Portugal ser a equipa da casa.
É certo que os sérvios tiveram alguma sorte, felicidade essa que faz parte do jogo, é verdade que o guarda-redes Stoijkovic defendeu tudo o que havia para defender mas, sejamos sinceros, a vitória da Sérvia Montenegro acabou por ser justa.

Quanto a Portugal, só lhe resta tentar mexer um pouco com a matemática e tentar, não digo golear a Alemanha, mas, pelo menos, tentar dar uma outra imagem já que, todos nós sabemos, a verdadeira face desta selecção é aquela mostrada ao longo da fase de qualificação.

No outro jogo do grupo, a França voltou a mostrar toda a sua qualidade e venceu tranquilamente a selecção Alemã por três golos sem resposta.

quinta-feira, maio 25, 2006

O REGRESSO DO MAESTRO!







Rui Costa, está de regresso ao seu clube do coração, ao seu Benfica.
Depois de 12 anos em Itália (7 na Fiorentina e 5 no AC Milan), o maestro vai voltar a vestir a camisola encarnada!
Numa conferência de imprensa no Estádio da Luz, Luís Filipe Vieira e José Veiga apresentaram o primeiro reforço do Benfica para a temporada 2006/2007, na companhia do novo treinador, Fernando Santos.



De seguida, o "filho pródigo" subiu ao relvado, onde cerca de 3 mil pessoas o saudaram efusivamente. O piso 0 da bancada PT estava repleto de adeptos encarnados, ansiosos por assistir "in loco" ao regresso do mágico, de um filho que um dia partiu, mas que sempre afirmou que voltava.
Depois de vários minutos literalmente "engolido" pela multidão, que não parou de entoar cânticos, Rui Costa pegou no microfone e falou aos presentes: "Queria agradecer a todos vocês, e a todos os benfiquistas, este momento! É com muito orgulho que volto a esta casa, que volto a vestir esta camisola! Quero agradecer também à direcção do Benfica tudo o que fez para que o meu regresso se concretizasse. Sinto-me em plenas condições físicas e psicológicas para representar o Benfica, e só assim o meu regresso faz sentido. Nunca por questões financeiras"!



De referir que Luís Filipe Vieira tornou público que o contrato de Rui Costa foi assinado em branco, ou seja, quando o jogador o assinou ainda nem sabia o que iria receber. Isto diz bem do amor que ele tem a esta camisola, referiu.
Está assim consumado um regresso há muito anunciado, e pelo qual os benfiquistas ansiavam!

Será apresentado hoje ao final da tarde!!




quarta-feira, maio 24, 2006

CAMPEONATO DA EUROPA DE SUB-21: PORTUGAL ENTRA A PERDER






A selecção nacional de sub-21 entrou com o pé esquerdo na fase final do Campeonato da Europa da competição, organizado em solo lusitano.
Os jovens portugueses perderam na primeira jornada do Grupo A com a França, por uma bola a zero, num jogo disputado no Estádio Municipal de Braga, que até esteve repleto de público, com cerca de 30 mil espectadores!



A selecção francesa demonstrou ao longo dos noventa minutos muita superioridade, a todos os títulos, mas a grande diferença esteve na qualidade de posse de bola.
Os comandados de Agostinho Oliveira nunca conseguiram responder à maior qualidade dos franceses, e optaram quase sempre por um estilo de futebol que não foi proveitoso, no caso, o futebol directo.



Com Ricardo Quaresma longe daquilo a que nos habituou e Nani perdido em acções individuais, João Moutinho e Manuel Fernandes não foram suficientes para servir Hugo Almeida, muito desacompanhado na frente de ataque.
A opção do seleccionador nacional em colocar Nuno Morais como defesa lateral esquerdo também não foi a mais feliz, visto que o jogador do Chelsea, emprestado ao Marítimo, não tem rotina de lugar, não acompanhando uma única vez o ataque luso pelo seu corredor. Rolando, o central do Belenenses também não teve uma actuação feliz, ficando directamente ligado ao golo francês. Bruno Vale, Zé Castro e Nélson estiveram bem, mas ainda assim não foi o suficiente para alcançar um ponto que fosse. Como se isto já não bastasse, as substituições operadas por Agostinho Oliveira, com as entradas de Varela, Diogo Valente e Lourenço, também acabariam por se tornar infrutíferas.
Fica assim mais complicada a tarefa de atingir as meias-finais, mas ainda assim mantém-se tudo em aberto.
No outro jogo do grupo, a Alemanha venceu a Sérvia-Montenegro por uma bola a zero.
O próximo jogo de Portugal é na próxima quinta-feira, frente aos sérvios.



FICHA DE JOGO:



CAMPEONATO DA EUROPA SUB-21 - GRUPO A

PORTUGAL-FRANÇA
Estádio Municipal de Braga.
Hora: 19.45
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

PORTUGAL:
Bruno Vale; Nélson, Zé Castro, Rolando e Nuno Morais; Manuel Fernandes, João Moutinho e Raul Meireles; Quaresma, Hugo Almeida e Nani.

Suplentes: Paulo Ribeiro, Daniel Fernandes, Semedo, Pedro Ribeiro, Custódio, Bruno Amaro, Diogo Valente, Varela, Vaz Tê. Filipe Oliveira e Lourenço

Treinador: Agostinho Oliveira

FRANÇA:
Mandanda; Bakari Sagna, Bourillon, Jacques Faty e Berthod; Faubert, Goucuff, Mavuba, Toulalan; Sinama-Pongolle e Briand.

Suplentes: Gavanon, Pouplin, Aubey, Badiane, Clerc, Veigneau, Diarra, Flamini, Bergougnoux, Gouffran e Le Tallec

Treinador: René Girard

terça-feira, maio 23, 2006

BENFICA : BREVES






O Benfica começará a próxima época no dia 3 de Julho, data em que a equipa técnica e restante staff abrem a oficina da Luz.
Os jogadores, esses, apresentam-se um dia depois.
No que diz respeito à equipa técnica, Fernando Santos já tem quase todos os lugares preenchidos: Jorge Rosário (adjunto), Fernando Chalana (adjunto), Ricardo Santos (observador de jogos), Bruno Moura (preparador físico). Por definir está ainda o futuro treinador de guarda-redes.
Em relação ao plantel, ainda há muita coisa por definir. Desde logo, o mais que provável regresso de Rui Costa, está na ordem do dia. O ainda jogador do AC Milan, tem quase tudo acordado para a rescisão de contracto com os italianos, e depois disso, via vermelha para rumar à Luz, à sua casa de sempre!
Outro nome ventilada na imprensa nos últimos dias tem sido o de Kostas Katsouranis, internacional grego que trabalhou com Fernando Santos no AEK, e que poderá rumar à Luz. O número 21 do clube ateniense, pode ocupar várias posições no terreno, podendo ser utilizado como defesa-central, trinco ou até mesmo lateral direito.
Também um outro grego foi falado para seguir viagem para Portugal, no caso, Dimitris Papadoupolos. Este avançado bastante móvel, que actua preferencialmente pelo flanco esquerdo, termina contracto com o Panathinaikos, e sendo jogador livre, facilmente poderá decidir o seu futuro. O Benfica está à espreita...
Mas não só em entradas se tem falado. Também o capítulo das saídas é tratado por estes dias na Luz, e à cabeça aparece desde logo um nome, Laurent Robert. O francês, chegado em Janeiro, nunca conseguiu mostrar o seu valor, e jamais conseguiu ter o apoio dos adeptos. Como se isso não bastasse, o ex-Portsmouth, é um jogador caro para os cofres da SAD encarnada, o que quer dizer que se aparecer uma proposta, facilmente será vendido. A impressa turca tem insistido nos últimos dias que o Galatassaray é o destino provável do atleta.
Outro nome falado nos últimas tempos é o de Alcides, mas é pouco crível que o brasileiro abandone e Benfica, visto que é tido como uma promessa, podendo actuar como defesa-central ou lateral direito. Logo, a sua permanência no plantel é quase certa.
Novidade desta semana para os lados da Luz, é a extinção da equipa "B" dos encarnados que, mesmo tendo assegurado a manutenção na II Divisão, não continuará activa.
Esta decisão prende-se com a não renovação dos quadros competitivos. Recorde-se que as actuais leis, dizem que os clubes secundários não podem actuar no mesmo escalão do que a equipa principal, nem sequer na divisão abaixo, ou seja, tem sempre que haver uma divisão entre elas.
Os actuais quadros competitivos que tardam em ser alterados, acabou por "anular" quase todas as equipas "B". Recorde-se que FC Porto, Sporting, Marítimo ou Sp.Braga já haviam feito o mesmo.
Perante este cenário, é muito provável que o Alverca volte a ser o clube-satélite dos encarnados, de forma a que os jovens considerados promissores possam competir.

SPORTING: PLANTEL PARA A PRÓXIMA ÉPOCA COMEÇA A GANHAR FORMA




Começa a ganhar força o plantel do Sporting para a época de 2006/2007.
Paulo Bento já decidiu o número de jogadores que quer para compôr o grupo de trabalho (25), e ainda lhe faltam quatro nomes para que este fique completo.
Desde logo, a principal "novidade", é ausência do eterno capitão, Ricardo Sá Pinto. O antigo número 10 dos leões, afirmou que estava disponível para jogar mais uma temporada, mas o jovem técnico leonino não se mostrou muito agradado com a ideia, e afirmou que não contava com o atleta para a próxima temporada.
Destaque ainda para as dispensas de Nélson, Luís Loureiro, Hugo e Koke (regressa ao Marselha).
Outra questão que ainda não está resolvida para os lados de Alvalade, prende-se com a situação de Douala, visto que o camaronês tenciona abandonar o clube, facto que até é bem visto pela SAD, já que é um activo valorizável, com mercado em Inglaterra e França. Os próximos dias serão decisivos no que au futuro do extremo diz respeito.
Em termos de contratações, para já, ainda nada é oficial.
Muitos nomes têm vindo a público, desde o brasileiro Jorge Wagner, aos "moscovitas" Costinha, Maniche, Derlei e Jorge Luíz.
Outra nota diz respeito à situação de Marco Caneira, visto que os leões ainda não conseguiram novo empréstimo do atleta junto do clube ao qual o internacional português está vinculado, o Valência.
Como é sabido, nesta altura da época, é normal que a imprensa divulgue nomes de jogadores, por isso, só depois de firmados contractos, se saberá a veracidade da "coisa".
O que é certo, é que perante os planos de Paulo Bento, que deseja 25 jogadores no plantel, ainda há 4 posições para preencher: um defesa-central, dois médios, um avançado.

Eis o esboço do plantel do Sporting para a época 2006/2007:

GUARDA-REDES: Ricardo; Tiago; Rui Patrício (ex-júnior)

DEFESAS DIREITOS: Abel e Miguel Garcia

DEFESAS ESQUERDOS: André Marques e Rodrigo Tello

DEFESAS CENTRAIS: Tonel, Polga, Miguel Veloso e ???

MÉDIOS: Custódio, Nani, Carlos Martins, João Alves, João Moutinho e Romagnoli e ???

AVANÇADOS: Liedson, Deivid e Yannick Djaló (esteve emprestado ao Casa Pia) e ???

COMUNICADO




Após algum tempo de ausência, estou de volta ao prazer que é escrever neste blog.
A minha reaparição deve-se ao facto de entender que o blog voltou ao "normal", depois de algum tempo com dias conturbados, onde, alguns visitantes deste espaço, fizeram tudo menos aquilo que se pretende: "discutir" futebol.
Não me enquadro nesse tipo de "política" e daí o meu afastamento, pois jamais entraria por determinados campos que comigo não se identificam.
Vai daí, resolvi fazer uma pausa, esperar que "os ânimos se acalmassem", para depois regressar ao normal.
Tanta coisa que ficou por escrever, tanto pensamento que ficou por exprimir, tanta opinião que ficou por dar... Enfim, tantas outras coisas que poderia dizer!!!
Mas o mais importante que há a dizer é que, sozinho, com enorme esforço, o Bruno Rocha "deu conta do recado" e com imenso esforço e brilhantismo, conseguiu que o blog estivesse diariamente actualizado, e continuasse com o valor que lhe foi reconhecido.
Um dia escrevi neste blog, ou talvez no espaço "comments" de alguma notícia, que jamais iria deixar que alguém (fosse quem fosse), tentasse acabar com este espaço!
E é precisamente por isso, que reitero a minha ideia!
Estou de volta com todo o gosto, cheio de força e vontade de escrever para quem gosta e para quem possa vir a gostar!
Pedindo desculpa a todos aqueles que sempre me acompanharam neste projecto, espero agora devolver-lhes tudo aquilo que me fizeram interromper!
Porque gosto muito de desporto, gosto muito de futebol, mas acima de tudo, gosto muito de vocês, meus caros leitores!
Saudações desportivas!

Aí está o Europeu de Sub-21





Começa hoje o Europeu de Sub-21 que, como é sabido, realiza-se em Portugal. Pela campanha 100% triunfante que realizou, pelo facto de jogar em casa com o apoio de todos os portugueses, por ter no seio do grupo jogadores fantásticos como Quaresma, Moutinho, Hugo Almeida, Zé Castro, Manuel Fernandes entre tantos outros, por contar com um treinador que se entrega de corpo e alma por Portugal, creio que a selecção nacional tem tudo para realizar um fantástico campeonato da Europa e, quem sabe, levantar o tão desejado troféu a 4 de Junho no Estádio do Bessa.

A estreia está marcada para esta tarde/noite frente à poderosa selecção francesa que conta com jogadores como Le Tallec, Lassana Diarra, Flamini ou Pongolle. Nada melhor que começar a competição com uma autêntica final antecipada.
No outro jogo do grupo, porventura, o jogo inaugural do campeonato, opõe as selecções da Sérvia Montenegro à também candidata Alemanha.

Que entrem com o pé direito!

Equipas prováveis

19h45 TVI
Estádio: Municipal de Braga
Árbitro: Howard Webb [Inglaterra]
Assistentes: Roger East [Inglaterra] e Fermín Ibañez [Espanha]

Portugal

1 Bruno Vale
2 Nélson
6 Zé Castro
13 Rolando
15 Nuno Morais
8 Manuel Fernandes
3 Raul Meireles
7 Quaresma
10 João Moutinho
17 Varela
9 Hugo Almeida

Treinador: Agostinho Oliveira

França:

16 Steve Mandanda
6 François Clerc
5 Grégory Bourillon
2 Lucien Aubey
4 Jérémy Berthod
14 Rio Mavuba
15 Jérémy Toulalan
17 Bryan Bergougnoux
11 Julien Faubert
21 Sinama-Pongolle
18 Jimmy Briand

Treinador: René Girard

domingo, maio 21, 2006

Vejam isto - Zlatan Ibrahimovic show -



Será que Ronaldinho consegue fazer isto?

Vejam o que este crack sueco consegue fazer com uma pastilha elástica!!


Olhó Reforço!





O Barcelona perdeu ontem em Bilbau por 3-1 frente ao Atlético mas conseguiu aquilo que era mais importante nesse encontro: fazer com que Samuel Eto'o se tornasse o melhor marcador da Liga Espanhola. À partida para este jogo, o camaronês tinha 25 golos marcados, tantos como David Villa, avançado do Valência. Visto que o Valência já havia encerrado a sua temporada na 3ª feira, faltaria jogar-se este jogo, encontro em que Eto'o teria a hipótese de passar a liderar a lista.
Ora, como todos sabemos, o camaronês não brinca em serviço. Como tal, ainda na primeira parte, Eto'o encarregou-se de facturar e colocar os blaugrana em vantagem no marcador. Como é sabido, o Bilbau conseguiu virar o jogo mas, em tempo de festa, como é natural, o jogo interessava muito pouco a Rijkaard e companhia.
Acabou assim em beleza a época do Barcelona!

Mas, caros visitantes, o propósito deste post não se trata simplesmente do anuncio de Eto'o como "pichichi" do campeonato espanhol. Aproveitando o facto de estarmos a falar sobre o campeão europeu de clubes, o blog deixa, em primeira mão, a lista dos potenciais novos reforços do Barcelona. Apesar de ser uma brincadeira sem grande fundamento, é nosso palpite que pelo menos um dos jogadores aqui aprentados será reforço do Barça para a próxima época.
Assim sendo, aqui ficam os nomes:



- Daniel Alves (defesa/médio direito do Sevilha)



- William Gallas (defesa polivalente do Chelsea)



- Cristian Chivu (defesa central/lateral da Roma)



- Diego Fórlan (avançado do Villarreal)



- Hérnan Crespo (avançado do Chelsea)

Fernando Santos é o escolhido




- Depois de Camacho, Trapattoni e Koeman, chegou a vez de um português...

«Este não é um desafio maior que os outros, mas é seguramente um grande desafio, pois o Benfica é um grande clube mundial», assegurou.

«O objectivo é ganhar! Nesta casa só há essa palavra de ordem, por isso o objectivo será ganhar todas as provas em que vamos entrar.»

«Sabemos que só com muito trabalho e dedicação poderemos alcançar os nossos objectivos, por isso a partir de segunda-feira vamos todos estar empenhados a 200 por cento nesse sentido», prosseguiu Fernando Santos, que não tem dúvidas em considerar-se como «primeira escolha» para os responsáveis do Benfica.

«Mas tenho de trabalhar com a cabeça, pois se fosse só com o coração era campeão já hoje»

Na minha opinião, trata-se de uma grande escolha por parte da direcção encarnada. É obvio que nestas coisas de treinadores uma pessoa só sabe se a aposta foi acertada ou não depois dos resultados apresentados. Contudo, pelo facto de ser português, pelo facto de ser um conhecido simpatizante do Benfica, pelo facto de conhecer o futebol português e a maioria dos jogadores do plantel encarnado, Fernando Santos é, a meu ver, uma opção que pode trazer muitas alegrias para os encarnados nos próximos dois anos.
Para aqueles que olham para o engenheiro com alguma desconfiança, digo: nos nomes que foram lançados como potenciais futuros treinadores do Benfica, o não ter sido escolhido um daqueles treinadores italianos é algo de muito bom para o nosso clube. Saíu um português. Podia ter saído um Zaccheroni ou um Mancini, o que, a meu ver, seria catastrófico para o Benfica.
Eu acredito neste treinador!

sábado, maio 20, 2006

Maniche regressa à Russia





O Chelsea confirma que não vai avançar para a contratação de Maniche, jogador vinculado ao Dínamo de Moscovo e que foi emprestado ao Chelsea em Janeiro. O clube inglês tinha opção para a compra definitiva do jogador, mas os "blues" acabaram por se desinteressar do médio, que apenas fez oito jogos pelos londrinos, dos quais somente cinco a titular. Felizmente para o atleta, tais factos chegam para ser titular de uma das melhores selecções da Europa.

Maniche chegou ao Chelsea para colmatar a saída do compatriota Tiago para o Olympique de Lyon, no início da época, e a subsequente lesão do ganês Essien.

O antigo jogador do FC Porto nunca se conseguiu impor na equipa de José Mourinho e volta assim para Moscovo, já que tem contrato por mais uma época com o Dínamo.

Pergunto:

Será bom para a selecção mais esta noticia (negativa) em relação ao futuro de Maniche? isto sabendo do seu desejo em nunca mais voltar à Russia?

Pois, caros amigos, não vos sei responder a esta questão. Agora, há uma coisa que sei. Este Maniche está a anos-luz daquele que brilhou a grande altura no FC Porto e no Euro 2004. Se Scolari for coerente consigo mesmo, vai continuar a meter Maniche no onze titular. Provavelmente, não terá capacidade para analisar que Tiago é, neste momento, muito mais jogador que Maniche.

Queria muito acreditar que esta noticia fosse um extra para Maniche avançar para um grande campeonato do Mundo por forma a dar um novo rumo à sua carreira. Mas, sinceramente, não acredito neste jogador.

A meu ver, o trio Petit-Deco-Tiago teria muito mais sucesso que Costinha-Deco-Maniche. Petit foi, a meu ver, o melhor jogador do Benfica nesta temporada (juntamente com Léo e Luisão) e Tiago é um jogador fantástico, a tal ponto de ser titular numa das melhores equipas do Mundo. Creio que Portugal ganharia muito mais coesão defensiva, qualidade de passe e profundidade ofensiva com este trio de meio campo. Mas pronto, Scolari é que manda e, certamente, terá outra ideia.

sexta-feira, maio 19, 2006

BREVES






- Será ele?

BENFICA - Segundo a imprensa desportiva de hoje, o professor Carlos Queiróz tem praticamente tudo acertado com o Benfica para se tornar no próximo treinador dos encarnados. Actualmente treinador adjunto de Sir Alex Ferguson no Man Utd, Carlos Queiróz tem, ao que parece, o perfil idealizado por Luis Filipe Vieira e José Veiga. Experiência e "olho" para a formação são armas que parecem seduzir os dirigentes benfiquistas.

BENFICA - Geovanni não vai continuar na Luz. Os dirigentes encarnados já fizeram saber a Geo que terá de procurar clube, isto apesar do desejo do brasileiro em continuar no Benfica. Assim sendo, fala-se no Brasil do interesse de Palmeiras e Corinthians. Provavelmente, o destino será mesmo o país natal do "soneca".

PORTO - Lucho González vale 20 milhões. Uma grande época do argentino ao serviço do Porto e um (espera-se!) grande campeonato do Mundo poderão catapultar este crack argentino para os melhores campeonatos do Mundo. Uma coisa é praticamente garantida, Lucho não irá para o Chelsea, clube que, falou-se muito nos últimos tempos, estaria interessado em adquirir o passe do médio. É que, com Lampard e Ballack, Mourinho já tem dores de cabeça que chegue.

SPORTING - Polga renovou por 4 anos e vai continuar no clube de Alvalade. De saída, por opção da SAD, estão Hugo, Luis Loureiro e o guarda-redes Nélson.

Quem poderá estar de saída é Douala que, ao que parece, tem em carteira propostas de Inglaterra, mais concretamente, do West Ham United.

INTERNACIONAL - Drogba quer sair do Chelsea. O avançado costa-marfinense sente-se desiludido com as constantes pressões vindas dos adeptos ingleses e, entende, está na altura de se transferir para outro campeonato. O Lyon está na corrida mas o Milão e o campeonato italiano também poderão seduzir Drogba. Uma possível troca com Shevchenko pode ser equacionada.

INTERNACIONAL - Trezeguet ou Luca Toni. Massimo Moratti, presidente do Inter de Milão, deseja ter um destes dois excelentes avançados nas suas fileiras. Toni, melhor marcador do campeonato, parece ser um alvo mais acessível já que joga na Fiorentina. Contudo, o Inter terá de abrir "os cordões à bolsa" se quiser contratar um destes dois astutos avançados.

INTERNACIONAL - O holandês Henk ten Cate vai ser o novo treinador do Ajax, anunciou, esta sexta-feira, o clube de Amesterdão. Henk Cate foi adjunto de Rijkaard no Barcelona durante dois anos e, após conquistar a Liga dos Campeões, procura agora uma outra aventura e um grande objectivo: voltar a colocar o Ajax no mapa europeu e no topo da liga holandesa.

INTERNACIONAL - Nem Barcelona nem Real Madrid. Henry vai renovar por 4 anos com o Arsenal.

quinta-feira, maio 18, 2006

Assino por baixo...



As boas (e as outras) opções de Scolari

"Record avançou, no passado dia 10, com o nome dos 23 eleitos para representar Portugal no Mundial da Alemanha. Hoje, sem surpresas, Scolari confirmou-os. E tal como pediu o líder federativo Gilberto Madaíl, a partir de agora, esta deve ser a Selecção de todos os portugueses.

Ainda assim, claro, ninguém tem de concordar com as escolhas. Eu, assumo, não as subscrevo todas. E acredito que não serei o único.

Aceito, naturalmente, que Scolari tenha uma base de atletas em quem confia de forma absoluta. Concordo, igualmente, que muitos desses atletas, em condições normais, justifiquem um posto entre os 23. No entanto, é preciso ter em conta que a Selecção não é um clube. Portugal não joga todas as semanas. Logo, chamar sistematicamente determinados futebolistas quando é óbvio que não estão na sua melhor forma é perigoso. E desajustado. À Selecção devem ir os melhores a cada momento e não os melhores de ontem ou do ano passado.

Comecemos pela baliza. Ricardo (agora sim...) está bem, foi peça fulcral na boa segunda volta do Sporting na Liga e, mais do que nunca, merece estar na lista. Bruno Vale, jovem com valor, também é uma opção válida e justa, tendo em conta o que fez na época. Quanto a Quim, a chamada já não parece tão óbvia. Alguém se lembra da última vez que jogou? Mais do que poder acusar falta de ritmo (na baliza isso nem se sente muito), o guardião encarnado está fragilizado psicologicamente. E como tal é uma opção deveras discutível.

Na defesa, Ricardo Carvalho, Meira e Caneira são chamadas obrigatórias, enquanto Paulo Ferreira e Miguel são naturais, embora os dois laterais direitos não tenham tido uma época brilhante. Já os nomes de Nuno Valente e Ricardo Costa não merecem grande concordância. O agora jogador do Everton não parece em condições de representar Portugal. Esteve muito tempo parado e/ou lesionado. O braço de ferro que travou com o FC Porto, rejeitando abdicar da Selecção para ficar no Dragão, parece ter-lhe garantido, desde logo, a viagem à Alemanha. Louvo a sua atitude em prol do País, mas não entendo a sua chamada. Quanto a Ricardo Costa, tendo potencial, não parece a opção mais adequada. Tonel, Nunes, José Castro ou José António jogaram muito mais tempo e se a polivalência foi o que lhe valeu, então Ricardo Rocha deveria ter sido o eleito.

No meio-campo, Petit, Tiago, Figo e Deco são escolhas unânimes. Como seriam Costinha e Maniche se tivessem tido uma temporada regular. Contudo, infelizmente para eles e para Portugal, quase não jogaram. Por muito bem que trabalhem no estágio, não acredito que possam apresentar-se em melhores condições que João Moutinho, Manuel Fernandes ou Pedro Mendes (final de época soberbo em Inglaterra). Em relação a Hugo Viana, as dúvidas são ainda maiores. Ninguém coloca em causa o seu talento, mas sim o rendimento. No Valencia, como em Newcastle, é sistematicamente uma segunda escolha. Mas, como já se percebera em situações anteriores, é um futebolista em que Scolari acredita imenso. Em teoria será a alternativa a Deco, mas espero que nunca seja preciso recorrer a ela...

Na frente, Cristiano Ronaldo, Simão, Boa Morte, Pauleta e Nuno Gomes são nomes "pacíficos". Já Postiga, que até costuma ter sorte na Selecção, não parece em bom momento. João Tomás, até por ser mais forte fisicamente e jogar bem de cabeça, merecia uma oportunidade. E, bem vistas as coisas, até marcou uns golinhos na Liga...

Scolari, fiel aos seus princípios, volta a arriscar tudo por tudo, pensando só pela sua cabeça. Até se deu ao luxo de cometer o "sacrilégio" de abdicar de Ricardo Quaresma. Como é possível?"

Fonte: Record
Escrito por: Luis Avelãs

quarta-feira, maio 17, 2006

Champions: Barcelona, um feliz campeão!!




- O momento da final!

Que grande jogo tivemos oportunidade de assistir. Pena foi que a equipa de arbitragem, num péssimo dia, não tenha estado à altura desta grande final. Frente a frente duas grandes equipas que mostraram o porquê de estar em Paris.

O FILME DO JOGO

O Arsenal entrou melhor na partida. Henry dispôs de duas excelentes ocasiões para marcar. Valeu, na circunstância, a inspiração de Victor Valdez.
Aos 18 minutos surgiu o momento do jogo. Eto'o, isolado, foi derrubado fora da área por Lehmann. O árbitro expulsou o alemão e o Arsenal teve de jogar 72 minutos com 10 jogadores. Se com onze a tarefa já era dificil, com dez, esta seria praticamente impossível.
Esperar-se-ia que o Arsenal iria sucumbir e entregar de "mão beijada" a taça ao Barcelona. Contudo, a história do jogo foi completamente diferente. É certo que os "gunners" recuaram no terreno, é natural que os ingleses propositadamente tenham decidido dar a iniciativa ao adversário mas, o objectivo era travar os muitos ataques do Barça e procurar, numa jogada ou outra, explorar a velocidade de Ljungberg ou Henry na tentativa de ganhar o jogo.



Aos 37 minutos, o Arsenal provou que não estava em Paris em passeio. Numa falta inexistente sobre Eboué, os centrais foram à área adversária e foram felizes. Campbell, num tremendo golpe de cabeça, inaugurava o marcador e adocicava ainda mais a Final. O Barcelona, em desvantagem, teria que atacar ainda mais e sujeitar-se aos poucos mas perigosos contra-ataques ingleses.
Ainda antes do intervalo, Eto'o, numa grande rotação, isolou-se e podia mesmo ter igualado a partida. Almunia e o poste salvaram os "gunners".
Ao intervalo, o Arsenal com sorte mas com muito trabalho à mistura, surpreendia o Barcelona.

Para a segunda parte, Rijkaard lançou Iniesta no lugar de Edmilson. O holandês procurava dar ao seu conjunto mais qualidade de passe e mais profundidade ofensiva. O que é certo é que, apesar dos minutos iniciais aparentarem uma insistência do Barça no ataque, à medida que o tempo foi passando, o Arsenal ia equilibrando e até começava a aparecer mais vezes no ataque. Henry, sempre ele, dava "água pela barba" a Puyol e companhia. Ljungberg que também realizou uma partida soberba, foi sempre o moniciador do francês.



Como o futebol é bonito e imprevisivel. Numa altura em que o Arsenal controlava perfeitamente as operações, podendo inclusivé ter chegado ao segundo golo (Henry falhou na cara de Valdez), o Barcelona marcou. Quando estavam decorridos 76 minutos e já com Larsson em campo, Eto'o, numa arrancada empolgante pela esquerda, entrou na área e, só com Almunia pela frente, rematou rasteiro ao primeiro poste para gaudio dos adeptos barcelonistas que já viam a Taça por um canudo.



Com a igualdade e com os jogadores do Arsenal completamente esgotados, era inevitável a pressão catalã até ao final da partida em busca do golo do título. Rijkaard havia lançado Beletti em detrimento de Oleguer ainda com o resultado adverso, isto com o intuito de dar mais amplitude ofensiva ao lado direito do ataque.
Se o Barcelona foi feliz na forma e no momento em que chegou à igualdade, que dizer das substituições efectuadas por Rijkaard. No golo da igualdade, foi Larsson a assistir Eto'o. Agora, inesperadamente, o lateral Beletti, que ficou fora do Mundial, foi o heroi do Barça já que, aos 81 minutos, marcou o golo que ficará para sempre na memória dos adeptos catalães.
Estava consomada a vitória na Champions, estava garantido o segundo título da história do clube.
Antes de terminar, gostaria de dar uma palavra de apreço para os jogadores do Arsenal que se exibiram de uma forma fantástica. Mereciam pelo menos o prolongamento. Jogando contra a Melhor Equipa do Mundo, os "gunners", mesmo com dez, bateram-se como Gigantes até as pernas não poderem mais. Não ganharam mas... valorizaram e muito o espectaculo e a vitória do Barcelona.



- Barcelona campeão 2005/2006

LINDO!!!



Sem Zanetti, Demichelis, Véron, D'Alessandro, Cavenaghi, Lucho Figueroa, Placente, Duscher, Walter Samuel e muitos outros mas...

COM O APOIO DE UMA NAÇÃO!


terça-feira, maio 16, 2006

Liga Espanhola: Osasuna possível adversário do Benfica




- David Villa marcou e igualou Eto'o nos melhores marcadores

A derradeira jornada da Liga Espanhola reservou-nos dois jogos de grande interesse. Frente a frente, esta noite, encontraram-se Sevilha e Real Madrid e o Osasuna contra o Valência. Estes jogos tinham impacto directo na tabela classificativa dado que estava em jogo o segundo, o terceiro e o quarto lugar da mesma.
À partida para esta jornada, o Real Madrid ocupava a segunda posição, lugar que lhe permitia entrar directamente na Liga dos Campeões, o Valência de Hugo Viana e Miguel situava-se no terceiro posto, o que lhe apenas garantiria um lugar na pré-eliminatória da Champions e, por sua vez, Sevilha e Osasuna lutavam pelo último lugar de acesso à liga milionária, sendo que a vantagem era da equipa de Pamplona. O Sevilha, para chegar ao 4º lugar, teria obrigatoriamente de vencer o Real Madrid e esperar que o Osasuna não ganhasse ao Valência.


- Sevilha cumpriu a sua missão mas ficou-se pelo 5º lugar

Em Sevilha, o Real Madrid entrou melhor no jogo e, aos 26 minutos de jogo, já vencia por duas bolas a zero com dois golos de David Beckham. No entanto, em 6 minutos de puro sonho, os sevilhanos viraram o jogo a seu favor. Javi Navas e Saviola por duas vezes puseram em delirio os adeptos da casa que, no espaço de uma semana, viam a sua equipa ganhar a Taça Uefa, vencer o campeão espanhol, o Barcelona, e, por último, assistiam a uma reviravolta histórica frente ao Real Madrid. Com tanta festa, só faltava mesmo o Valência não perder em Pamplona para a euforia ser ainda maior.
Imparável, o Sevilha ainda voltou a marcar nesta primeira parte acabando em estado de graça a mesma. Luis Fabiano foi o autor do golo.
Ao intervalo, o Sevilha vencia o Real Madrid e estava temporariamente no 4º lugar já que Osasuna e Valência estavam empatados a zero.

No segundo tempo, o jogo caíu de qualidade muito por culpa do que se passou em Pamplona. O Osasuna, logo a abrir o segundo tempo, marcou por duas vezes e praticamente sentenciou o destino de Sevilha e Real Madrid. O Sevilha teria mesmo de contentar-se com o 5º lugar enquanto que o Real Madrid, mesmo perdendo, assegurava o segundo lugar dado que o Valência não estava a pontuar no Osasuna.
Até final, destaque para o golo do Real Madrid marcado por Zidane que se despediu dos relvados espanhois. Ainda que valesse pouco, Zinedine Zidane despediu-se de uma maneira digna da Liga Espanhola. Como é sabido, o jogador ainda jogará o Mundial ao serviço da Espanha.

Com tudo resolvido, a curiosidade apareceu em Pamplona ao minuto 90. O Valência marcou um golo, reduziu portanto para 2-1, mas, o interessante foi o facto de David Villa marcar e igualar Samuel Eto'o na luta pelos melhores marcadores. O camaronês poderá ainda desfazer essa igualdade caso no Sábado marque contra o Atlético de Bilbau naquele que será o último jogo da Liga Espanhola.

Assim, teremos o Real Madrid em segundo, o Valência em terceiro e o sensacional Osasuna em quarto. Sendo assim, o Benfica poderá ter de defrontar o Osasuna na pré-eliminatória já que, ao contrário do Sevilha, estes não são considerados cabeças de série. Neste contexto, o Benfica terá mais uma equipa indesejável.

Escrito por mim no blog a 12 de Outubro de 2005



- Scolari está-se “lixando” para o campeonato português, está-se “lixando” para os jogadores portugueses que actuam no estrangeiro.
Dos 23 jogadores que irão ser seleccionados, toda a gente já sabe que Scolari já escolheu 20 deles. Isto, a quase um ano do Mundial. Ricardo, Quim, Miguel, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Caneira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Fernando Meira, Costinha, Petit, Maniche, Deco, Cristiano Ronaldo, Figo, Simão, Boa Morte, Nuno Gomes, Helder Postiga, Pedro Pauleta, faltando um guarda-redes e, possivelmente, dois médios ou um atacante. Mais, toda a gente sabe qual é o onze que Scolari vai apresentar na Alemanha: Ricardo, Miguel / Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Deco, Ronaldo, Figo, Pauleta. Ou seja, aconteça o que acontecer no campeonato português, aconteça o que acontecer no estrangeiro com os jogadores portugueses, Scolari já tem idealizado o seu onze e já tem quase feita a lista de convocados para o Mundial. Calculo que os três jogadores que faltam à lista de Felipão sejam Bruno Vale, Tiago e João Moutinho. Obviamente que estas escolhas não passam de mera especulação. No entanto, se bem conheço Scolari, para a baliza não vai escolher nem Baia nem Moreira. Vitor Baia pelas razões que todos (des)conhecemos e Moreira pelo facto de gostar que os portugueses falem dele(Scolari). Sim, pelos melhores ou piores motivos, Scolari gosta que falem dele. A escolha de Bruno Vale vai ser justificada por Felipão pelo facto do atleta ter feito um grande percurso ao serviço dos sub-21 e, como Scolari está em permanente contacto com Agostinho Oliveira, a escolha é ponderada e justa. Se a sua preferência tem sido Quim em detrimento de Moreira, seria de todo ilógico que Scolari convocasse o titular daquele que é a sua segunda escolha para a baliza.
Relativamente às outras duas escolhas, tenho algumas dúvidas. Tiago, Hugo Viana, João Moutinho e Hugo Almeida, poderão ser dois destes os jogadores que integrarão a lista de convocados. Sinceramente, não acredito que Scolari chame Pauleta, Nuno Gomes, Postiga e Hugo Almeida, ou seja, 4 avançados. Como se sabe, Scolari apenas joga com 1 avançado e, por isso, tal como mostrou no Europeu, não vê necessidade de ter mais de 2 avançados no banco. Não crítico essa opção, apenas condeno o facto de Scolari tratar Postiga como se fosse o Robinho português. Naturalmente que se Scolari levar 3 avançados, já todos sabemos quem ficará excluido.
Creio que Scolari vai chamar Tiago. A dúvida poderá ser entre João Moutinho e Hugo Viana. Pelo facto de João Moutinho já ter jogado a titular ao serviço da selecção poderá indiciar que o mesmo seja chamado. No entanto, é por todos nós sabido que Scolari adora chamar jogadores sem ritmo, jogadores que não jogam no seu clube e aí, Hugo Viana era o escolhido.
Manuel Fernandes não será opção de Scolari, tenho quase a certeza...

Parada de Estrelas





Não, não vou mais falar dos 23 eleitos de Scolari ou das ausências de Ricardo Quaresma, Hugo Almeida, Tonel ou quem quer que seja. Este post tem como objectivo mostrar que há muitos jogadores de grande qualidade que, por opção técnica, não poderão dar o seu contributo no Mundial da Alemanha. Assim, tinhamos:

Na baliza

- Marcos (Brasil)
- Victor Valdez (Espanha)
- Francesco Toldo (Itália)

Defesa Direito

- Zanetti (Argentina)
- Beletti (Brasil)

Defesa Esquerdo

- Sylvinho (Brasil)
- Placente (Argentina)

Defesas Centrais

- Stam (Holanda)
- Oleguer (Espanha)
- Walter Samuel (Argentina)
- Bouma (Holanda)

Médios Defensivos

- Edgar Davids (Holanda)
- Ledley King (Inglaterra)

Médios Centro

- Clarence Seedorf (Holanda)
- Baraja (Espanha)

Médio Ala Direito

- Ludovic Giuly (França)
- Ricardo Quaresma (Portugal)

Médio Ala Esquerdo

- Robert Pires (França)
- Albert Luque (Espanha)

Avançados

- Anelka (França)
- Morientes (Espanha)
- Vieri (Itália)
- Makaay (Holanda)


Será que esta selecção não teria uma palavra a dizer no Mundial? pois, acredito bem que teria!

segunda-feira, maio 15, 2006

Não os vamos ver na Alemanha!






Há medida que nos vamos aproximando do Mundial da Alemanha, os seleccionadores vão começando a apresentar os 23 jogadores que contarão na respectiva competição. Já é conhecida a lista dos convocados de Angola, Suécia, Austrália, Holanda, França e Inglaterra. Nestes últimos, portanto, os países mais cotados, são muitas as ausências que importa realçar. Assim:



INGLATERRA


AUSÊNCIAS:

- Kieron Dyer (Newcastle)
- Shaun Wright-Philipps (Chelsea)
- Darren Bent (Charlton)
- Luke Young (Charlton)
- Jermain Defoe (Tottenham)
- Ledley King (Tottenham)
- Wes Brown (Manchester United)
- Joey Barton (Manchester City)


Convocados:

Guarda-redes:

Paul Robinson (Tottenham)
David James (Manchester City)
Robert Green (Norwich City)

Defesas:

Gary Neville (Manchester United)
Rio Ferdinand (Manchester United)
John Terry (Chelsea)
Jamie Carragher (Liverpool)
Wayne Bridge (Chelsea)
Ashley Cole (Arsenal)
Sol Campbell (Arsenal)

Médios:

David Beckham (Real Madrid)
Michael Carrick (Tottenham)
Frank Lampard (Chelsea)
Stewart Downing (Middlesbrough)
Joe Cole (Chelsea)
Aaron Lennon (Tottenham)
Steven Gerrard (Liverpool)
Owen Hargreaves (Bayer Munique)
Jermaine Jenas (Tottenham)

Avançados:

Wayne Rooney (Manchester United)
Peter Crouch (Liverpool)
Michael Owen (Newcastle)
Theo Walcott (Arsenal)

FRANÇA


AUSÊNCIAS:

- Robert Pires (Arsenal)
- Ludovic Giuly (Barcelona)
- Nicolas Anelka (Fenerbhace)
- Sidney Govou (Lyon)
- Lassana Diarra (Chelsea)
- Laurent Robert (Benfica)

Convocados:

Guarda-redes:

Fabien Barthez (Marselha)
Grégory Coupet (Lyon)
Mickael Landreau (Nantes)

Defesas:

Eric Abidal (Lyon)
Jean-Alain Boumsoung (Newcastle)
William Gallas (Chelsea)
Mikael Silvestre (Man Utd)
Lillian Thuram (Juventus)
Willy Sagnol (Bayern Munique)
Pascal Chimbonda (Wigan)

Médios:

Alou Diarra (Lyon)
Patrick Vieira (Juventus)
Claude Makelele (Chelsea)
Zinedine Zidane (Real Madrid)
Florent Malouda (Lyon)
Vikash Dhorasoo (PSG)

Avançados:

Thierry Henry (Arsenal)
Djibril Cissé (Liverpool)
Franck Ribery (Marselha)
David Trezeguet (Juventus)
Sylvain Wiltord (Lyon)
Louis Saha (Man Utd)

HOLANDA

AUSÊNCIAS:

- Clarence Seedorf (AC Milão)
- Edgar Davids (Tottenham)
- Roy Makaay (Bayern Munique)
- Huntelaar (Ajax)
- Jaap Stam (Milão)
- Van der Meyde (Everton)
- Bouma (Aston Villa)
- Zenden (Liverpool)
- Patrick Kluivert (Valência)


Convocados:

Guarda-redes:

Van der Saar (Man Utd)
Maarten Stekelenburg (Ajax)
Henk Timmer (AZ Alkmaar)

Defesas:

Khalid Boulahrouz (Hamburgo)
Giovanni van Bronckhorst (Barcelona)
Tim de Cler (AZ Alkmaar)
Kew Jaliens (AZ Alkmaar)
Jan Kromkamp (Liverpool)
Joris Mathijsen (AZ Alkmaar)
André Ooijer (PSV Eindhoven)
Johnny Heitinga (Ajax)

Médios:

Mark van Bommel (Barcelona)
Phillip Cocu (PSV)
Denny Landzaat (AZ Alkmaar)
Hedwiges Maduro (Ajax )
Wesley Sneijder (Ajax)
Rafael van der Vaart (Hamburgo)

Avançados:

Ryan Babel (Ajax )
Dirk Kuijt (Feyenoord)
Ruud van Nistelrooy (Manchester United)
Robin van Persie (Arsenal)
Arjen Robben (Chelsea)
Jan Vennegoor Hesselink (PSV)

domingo, maio 14, 2006

Porto vence Setúbal na 5ª dobradinha da sua história






O Porto venceu esta tarde o Vitória de Setúbal por uma bola a zero e conquistou a sua décima terceira Taça de Portugal. Num jogo típico de fim de época, os dragões acabaram por ser superiores e triunfaram perante um Setúbal que está de parabéns pela forma digna como se apresentou no Jamor e, naturalmente, merece uma palavra bastante positiva não só pelo facto de estar presente nesta competição pela segunda vez consecutiva mas também pela excelente temporada que efectuou, especialmente se tivermos em conta os graves problemas de ordem financeira que atormentaram os profissionais sadinos.

Para a história fica o resultado de 1-0, com um golo obtido por Adriano (excelente jogador!) aos 39 minutos que finalizou de cabeça um excelente cruzamento tirado por um jovem jogador que está impedido de entrar em solo alemão.



Pinto da Costa, como sempre, não enjeitou a oportunidade de falar sobre a não inclusão de Quaresma no Mundial da Alemanha:

"A única certeza e convicção que tenho é que uma selecção em que o Quaresma e o Vítor Baía não cabem, tem de ser, forçosa e obrigatoriamente, grande candidata ao título mundial".

"É natural que o senhor Scolari não convoque nenhum jogador do FC Porto, porque ele não os conhece. Nunca foi ao Estádio do Dragão. Não pode ter uma opinião formada sobre aquilo que não vê". E disse mais, reforçando a ironia: "Não estar nenhum jogador do campeão nacional, considerado por todos como justíssimo vencedor do título, com muitos pontos de avanço, é perfeitamente natural. Quem vê jogar o FC Porto sabe que lá estão os melhores; quem não vê, não pode saber".

"Se ele tivesse estado no Bessa, veria que o Vítor Baía está numa forma excepcional; se tivesse visto o FC Porto-Sporting, da Taça, também verificaria isso".

"Deve continuar porque, volto a dizer, tem de ser, de certeza, campeão do Mundo. Se um perdedor do Campeonato da Europa continuou e até foi condecorado, um campeão do Mundo tem de continuar".

"Se eu tivesse a responsabilidade da Selecção, nesse dia (em que perdeu a final) ele terminava as suas funções, porque era, em Portugal, um treinador perdedor".

sábado, maio 13, 2006

Sem surpresa...




RICARDO QUARESMA NÃO VAI AO MUNDIAL!



Agostinho Oliveira divulgou hoje a lista dos 22 jogadores convocados para representar Portugal no Campeonato da Europa de sub-21 que irá decorrer no nosso país, entre os dias 23 de Maio e 4 de Junho.

Surpreendente ou não (para mim não foi!), Ricardo Quaresma figura na lista dos eleitos de Agostinho Oliveira. Significa assim que o brasileiro que MANDA na selecção decidiu não contar com um dos melhores jogadores portugueses da actualidade. Se fosse àquele senhor que tem o poder de fazer o que bem lhe apetece num país que não lhe diz respeito, em vez de convocar o Luis Boa Morte, levaria a Nossa Senhora do Caravaggio. Bem vai precisar!

A lista de convocados dos sub-21:

Académica: José Castro;
Boavista: Diogo Valente;
Bolton Wanderers: Ricardo Tê;
Feirense: Semedo;
Estrela da Amadora: Bruno Vale;
Belenenses: Rolando;
Penafiel: Bruno Amaro;
FC Porto: Hugo Almeida, Paulo Ribeiro, Pedro Ribeiro, Raul Meireles e Ricardo Quaresma.
Marítimo: Filipe Oliveira e Nuno Morais;
PAOK FC: Daniel Fernandes;
Benfica: Manuel Fernandes e Nélson;
Sporting: Custódio, João Moutinho e Nani;
U. Leiria: Lourenço;
Vitória de Setúbal: Varela

quinta-feira, maio 11, 2006

Sevilha goleia e vence a Taça Uefa





1-0 (Luis Fabiano)
2-0 (Maresca)
3-0 (Maresca)
4-0 (Kanouté)


Dois anos seguidos a vê-la ali tão perto...

quarta-feira, maio 10, 2006

Superliga: Rescaldo -





Terminada a Superliga, importa analisar o que de melhor houve no decorrer desta temporada. Efectivamente, foram muitos os jogadores de qualidade que trouxeram algo mais ao futebol português. Assim, vamos aos destaques:

JOGADOR DO ANO

- Lucho González (FC Porto)



É um prazer ver jogar este médio argentino. Se pudessemos comparar, Lucho está para o Porto como Frank Lampard está para o Chelsea. Defende bem, recupera muitas bolas, raramente falha um passe, sabe ocupar os espaços e, o mais importante de tudo, é um médio que faz muitos golos já que tem uma capacidade fisica notável que lhe permite, em quase todas as jogadas ofensivas, aparecer no espaço vazio, aproveitar as chamadas "segundas bolas" que aparecem muitas vezes à entrada da área.
Este ano vimo-lo a marcar golos de cabeça, com o pé esquerdo, pé direito, fora da área, dentro da mesma, de penalty, portanto, golos para todos os gostos que fizeram do argentino simplesmente o melhor marcador do Porto.
Por tudo isto e muito mais, Lucho González é, na nossa opinião, o jogador do ano.

JOGADOR REVELAÇÃO

- Este prémio, como devem calcular, não foi nada fácil de o entregar. Muitos foram os jogadores que deram nas vistas neste campeonato. Poderiamos escolher Nélson do Benfica que fez uma primeira volta fantástica (caíu na 2ª volta!); Andrés Madrid, médio defensivo do Braga, foi um jogador bastante regular, um dos principais responsáveis pelo excelente campeonato bracarense; Pepe foi um jogador indiscutivel na estratégia de Co Adriaanse e também podia muito bem ser o escolhido, João Paulo, da União de Leiria, fez uma época fantástica, actuando como defesa central ou médio defensivo, chegando mesmo a marcar alguns golos importantes;



Meyong, que apesar de já ser uma referência no futebol português, surpreendeu tudo e todos ao sagrar-se melhor marcador do campeonato à frente de jogadores como Liedson, Mccarthy, Nuno Gomes ou João Tomás. Além disso, não nos podemos esquecer que o camaronês actuou numa equipa que desceu de divisão e, mais fascinante ainda, esteve muitos jogos ausente pelo facto de ter representado os Camarões nas Confederações Africanas; podia também falar-vos de Zé Castro, um jovem defesa central que, ao serviço da Académica, rubricou uma excelente temporada, sendo responsável pelo facto da modesta briosa se ter mantido na primeira liga. A prova da capacidade deste central é a cobiça do Atlético de Madrid pelos seus serviços. Ao que tudo indica, Zé Castro irá representar o clube madrileno na próxima temporada; finalmente, não era descabido de todo se Semedo, extremo-avançado do Estrela da Amadora, fosse a principal revelação do campeonato. O jovem português foi de uma regularidade incrivel. Marcou golos, deu profundas dores de cabeça (juntamente com Manú) a quase todas as defesas que encontrou, coube-lhe, muitas vezes, a terrivel missão de jogar mais recuado com o objectivo de segurar um resultado, travar um avançado mais veloz da equipa contrária. Semedo, a defender ou atacar, foi, sem dúvida, o jogador mais influente do Estrela da Amadora nesta época. Também, Nani, por tudo aquilo que trouxe ao futebol português, talento, imaginação, criatividade, atrevimento, podia muito bem ser a revelação do campeonato.



Mas, depois de fazermos referência a alguns jogadores que estiveram em grande nível nesta temporada, estariamos a ser injustos se não oferecessemos o prémio REVELAÇÃO DO ANO ao médio defensivo portista PAULO ASSUNÇÃO. Pois bem, o médio brasileiro estivera emprestado ao AEK de Atenas. Regressou esta temporada com o objectivo inicial de poder ficar no plantel príncipal. Ficou! Passado esta primeira etapa, o segundo grande objectivo do médio era esperar por uma oportunidade e tentar agarrá-la com as duas mãos. Ora bem, Paulo Assunção, que não começou a época a titular, teve a sua chance ainda no primeiro terço do campeonato. Na primeira vez que jogou de inicio, Paulo Assunção revelou-se um jogador de grande inteligência táctica e possuidor de uma boa capacidade a nível físico, capaz de fazer "dobras" aos seus companheiros da defesa como ninguém.
O que é certo é que o brasileiro que tinha como terrivel missão fazer esquecer Costinha, mostrou-se um jogador de grande utilidade, revelou-se um atleta de excelência, a fazer lembrar Makelelé pela maneira de jogar, de cumprir tarefas, de possibilitar aos seus companheiros uma melhor prestação em campo e uma menor preocupação a nível defensivo.
Se Lucho González e Ricardo Quaresma foram, sem dúvida, os jogadores que mais deram nas vistas no Porto, pelos golos que marcaram, pelas jogadas de grande classe que mostraram, Paulo Assunção, de outra forma, também ela de grande qualidade, merece inteiramente este prémio já que mostrou que, no futebol, o trabalho sem bola é fundamental para o sucesso de um clube.

JOGADOR DESILUSÃO



Laurent Robert. O médio francês, que chegou ao Benfica em Janeiro, veio rotulado de crack. Mourinho, ele próprio, deu o aval à contratação do esquerdino. Pois bem, nos quase cinco meses de águia ao peito, Robert, em "n" jogos como titular e outros tantos como suplente utilizado, fez, de positivo e literalmente, dois golos, um ao Estrela da Amadora e outro ao FC Porto. Exceptuando um ou outro livre, um ou outro canto, Laurent Robert passou pelos campos nacionais da mesma forma que os portugueses passam quando se deslocam ao Algarve. Inacreditavelmente, estamos a falar de um jogador que já foi internacional pela França, tão somente, uma das melhores selecções do Mundo.
Pelo que fez nesta temporada, por aquilo que "roubou" ao Benfica a nível monetário, creio que o mínimo que Luis Filipe Vieira pode fazer é oferecer este pseudo-atleta a uma outra instituição.

TREINADOR DO ANO

Podiam efectivamente ser muitos. Legião holandesa à parte (não lhes reconheço grandes virtudes), podiamos escolher Paulo Bento que pegou num Sporting completamente "virado do avesso" e deu-lhe alegria, disciplina, método, humildade, espírito de luta e de sacríficio, algo que não se vislumbrava com José Peseiro no comando da equipa. É certo que não conseguiu o objectivo pelo qual o Sporting se propõe no inicio de uma qualquer temporada. No entanto, dadas as circunstâncias, conseguiu algo muito mais importante: Paulo Bento, fez os adeptos acreditar que era possível ganhar o campeonato. Mais, Bento conseguiu estar a 4 jornadas do final da prova a depender unica e exclusivamente de si para levantar o "caneco". Se, aquando da saída de Peseiro, o mais optimista dos adeptos leoninos acreditava que o Sporting conseguiria ficar em terceiro à frente do sensacional Sporting de Braga, aquilo que Paulo Bento trouxe ao Sporting foi, no mínimo, fascinante!
Contudo, não irei dar-lhe o prémio de Treinador do Ano porque, entendo, acho que esta lembrança encaixa melhor num treinador que conseguiu algo sensacional e numa equipa pequena, o que ainda é mais dificil. Já lá vamos.
Podia também destacar Jesualdo Ferreira pela excelente primeira volta que efectuou e pela luta que deu aos grandes fazendo Portugal pensar, a dada altura, que o seu "Braguinha" poderia mesmo ser campeão nacional; Poderia louvar a excelente época de Manuel Machado no comando do europeu Nacional da Madeira. O 5º lugar na competição, numa equipa que tem 3 anos de Superliga é fantástico.



Finalmente, podia salientar o trabalho realizado por Paulo Alves e por Rogério Gonçalves ao serviço de Gil Vicente e Naval, respectivamente. Estes homens, pegaram nas suas equipas numa fase avançada da prova e numa situação profundamente complicada. O cenário de despromoção assolava as cabeças dos adeptos e dos jogadores. Contudo, fruto de um trabalho baseado no sacrificio, na luta, na humildade e na coesão de grupo, Gil Vicente e Naval conseguiram, in extremis, a tão desejada salvação. Assim sendo, aqui têm um merecido destaque.



Mas, na nossa modesta opinião, e fazendo um pouco juz à cidade onde vivemos, o treinador do ano para o blog é JORGE JESUS, treinador da União de Leiria.
Este Homem, com nome divino, conseguiu um autêntico milagre em Leiria. Pegou na equipa em penúltimo lugar, só à frente do Penafiel. Sucedeu a José Gomes, treinador que acumulou derrotas atrás de derrotas e que não conseguia sequer fazer golos. Pois bem, Jorge Jesus, pessoa que, fala-se por cá, é arrogante, antipático para os jogadores, pouco social, mal disposto perante a comunicação social, tem como grande trunfo a seu favor a excelente posição que deu ao Leiria. O sétimo lugar foi espectacular. Jorge Jesus trouxe vitórias ao Leiria, bom futebol, trouxe ao clube uma mentalidade profundamente ofensiva chegando a jogar com quatro e cinco unidades de ataque no dragão ou em Alvalade, chegaram os golos, muitos golos e, consequentemente, a salvação na Superliga. Digo mais, se mais jornadas houvesse, não tenho dúvidas que Boavista e Nacional teriam companhia na luta pela Taça Uefa.
Que me perdoe Paulo Bento mas, por tudo aquilo que Jorge Jesus fez numa equipa que, é preciso não esquecer, praticamente joga fora em todos os jogos, mereceu perfeitamente este prémio.

ONZE IDEAL DA SUPERLIGA PARA O BLOG

GR: Hélton (FC Porto)
DD: Manuel José (Boavista)
DE: Léo (Benfica)
DC: Pepe (FC Porto)
DC: Luisão (Benfica)
MD: Paulo Assunção (FC Porto)
MC: Lucho González (FC Porto)
MAD: Ricardo Quaresma (FC Porto)
MAE: Semedo (Estrela Amadora)
AC: Meyong (Belenenses)
AC: Liedson (Sporting)

Treinador: Jorge Jesus


NOTA: Todos os leitores poderão deixar, se o entenderem, o vosso 11 do ano da Superliga. Como é obvio, há muitas interpretações, muitas opiniões que, naturalmente, poderão ser diferentes daquela apresentada.
Saudações Desportivas!