quinta-feira, novembro 30, 2006

RolÁbola - Resultados e Classificação -




Resultados:

1. Bolton - Arsenal (3-1)

2. Man Utd - Chelsea (1-1)

3. Atlethic Bilbao - Sevilha (1-3)

4. Valência - Real Madrid (0-1)

5. Sampdória - Roma (2-4)

6. Palermo - Inter Milão (1-2)

7. Nantes - PSG (1-1)

8. Belenenses - Porto (0-1)

9. Naval - Sporting (0-1)

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Marítimo (2-1)

Pontuações:

Neves: 9
André Braz: 12
Gustavo Guerra: 18
João Marques: 9
Eduardo Marques: 12
Bruno Rocha: 6
Pedro Faria: 20
João Faustino: 15
Duarte Silva: 12
Doc: 12
Rui Faria: 18

Vencedor da Jornada: Pedro Faria "24 pontos"

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 100 PONTOS
2º Nelson Granado 73
3º João Faustino 72
4º Eduardo Marques 68
5º Bruno Rocha 67
6º Duarte 65
7º Neves 63
8º Rui Faria 59
9º João Marques 51
10º Gustavo Guerra 51
11º André Braz 45
12º Doc 42
13º Pedro Violante 36
14º Diogo Guerra 33
15º João Araújo 24

PRÓXIMA JORNADA:



1. Espanhol - Sevilha

2. Arsenal - Tottenham

3. Wigan - Liverpool

4. Middlesbrough - Man Utd

5. Cagliari - Milan

6. Fiorentina - Lázio

7. FC Porto - Boavista

8. Levante - Barcelona

9. Chelsea - Newcastle


OLHÓGOLO:

10. Sporting - Benfica

NOTA: Excepcionalmente, quem não conseguir fazer o seu boletim até às 20h00 de amanhã (Sexta-Feira), poderá fazer o boletim no Sábado de manhã até às 12h00 sendo que, naturalmente, não terão qualquer ponto no jogo do Sporting - Benfica que começa amanhã às 20h30.

Video da Semana



Propositadamente, esta semana apenas escolhemos um video como aquele que achámos o melhor da jornada. Muitos golos houve que poderiamos seleccionar mas, se tal o fizessemos, estariamos a ser injusto por colocar videos ao mesmo nível que este que passamos a revelar. Palavras para quê, tenho sérias dúvidas que nesta temporada haja um melhor momento num qualquer campeonato que aquele que está explicito neste video.

Naturalmente que isto só está ao alcance do Melhor jogador do Mundo!

quarta-feira, novembro 29, 2006

ESCLARECIMENTO



Pelo facto de estar sem Internet desde a passada Quarta-Feira, não me tem sido possível apresentar as habituais crónicas no blog. Assim que voltar a ter internet, tentarei deixar no blog as habituais crónicas sobre os jogos dos grandes, os videos da semana, a antevisão dos melhores jogos dos melhores campeonatos e, claro está, tudo sobre o Rolàbola.

A respeito do Rolàbola, tentarei deixar no blog esta tarde a classificação e os jogos para a próxima jornada. Pelo facto do jogo entre o Sporting e Benfica desenrolar-se já nesta 6ª feira, peço a todos os participantes que sejam rápidos a fazer os seus palpites já que, ao contrário do habitual, vão ter menos tempo para efectuarem as suas apostas.

Obrigado
!

domingo, novembro 26, 2006

AÍ ESTÁ UM DOS JOGOS DO ANO...!!!



Inglaterra vai parar, e acredito, a Europa e o Mundo também!
Tudo porque quando o relógio marcar 16h em Portugal Continental, terá início o grande jogo da jornada em Terras de Sua Majestade, e um dos jogos do ano, por essa Europa fora. Trata-se, sem dúvida, desse sensacional Manchester United - Chelsea.
Se é bem verdade que em cada canto do Mundo há um Português, também não é menos verdade que o maior acontecimento deste dia de futebol, terá, certamente, a presença de portugueses. De um lado, Cristiano Ronaldo e Carlos Queiróz, do outro, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, José Mourinho e companhia.
Com apenas três pontos a separar as duas equipas na tabela classificativa, o belíssimo estádio de Old Trafford engalanar-se-à para assistir a um duelo de gigantes, uma verdadeira parada de estrelas.
Com um início de campeonato absolutamente fantástico, onde tem conseguido aliar resultados com exibições, o Man Utd pode acumular alguma dose de favoritismo, ainda que estes jogos sejam claramente de 50% de probabilidade para cada lado.
Para fazer face a estes dados, entrará o Chelsea em campo com alguma pressão? Sinceramente, não creio. Se bem se conhece José Mourinho, toda a sua inteligência em abordar este jogos, aliada à mensagem que consegue fazer passar para o grupo de trabalho, estou plenamente convencido de que o jogo poderá "caír" para qualquer dos lados.
Sem grandes ausências de vulto em qualquer um dos conjuntos (Drogba estará completamente recuperado, depois de um toque sofrido no jogo da Liga dos Campeões a meio da semana em Bremen e Petr Cech lesionado há já algum tempo), as equipas deverão alinhar da seguinte forma:

MANCHESTER UNITED: Van der Sar; Gary Neville, Rio Ferdinand, Vidic e Patrice Evra; Michael Carrick, Paul Scholes, Cristiano Ronaldo e Ryan Giggs; Wayne Rooney e Louis Saha.

OUTROS CONVOCADOS: Kuszczak, O'Shea, Brown, Silvestre, Heinze, Fletcher, Richardson e Alan Smith.

TREINADOR: Alex Ferguson

CHELSEA: Carlo Cudicini; Geremi, Ricardo Carvalho, John Terry e Ashley Cole; Makélélé, Essien, Ballack e Lampard; Drogba e Shevchenko.

OUTROS CONVOCADOS: Hilário, Paulo Ferreira, Boulahrouz, Bridge, Diarra, Robben, Wright-Phillips, Joe Cole e Mikel.

TREINADOR: José Mourinho

O jogo tem início às 16h (hora portuguesa), e será transmitido em diferido às 18:10h, na Sporttv 1.

sábado, novembro 25, 2006

EXIBIÇÃO CINZENTA DECIDIDA POR...KATSOGOL...



O Benfica voltou às vitórias no campeonato. Depois do desaire da última jornada no terreno do Sp.Braga (3-1), os encarnados voltaram a saborear o gosto dos três pontos, levando de vencida o Marítimo, no Estádio da Luz.
Colocando em campo o mesmo onze que, a meio da semana, havia derrotado o Copenhaga para a Liga dos Campeões, Fernando Santos pretendia que a sua equipa fosse declaradamente ofensiva (à imagem do que tem acontecido nos jogos em casa), que criasse bastantes situações de golo, e que, preferencialmente as concretizasse. Pois bem, foi precisamente com essa toada que os encarnados entraram em campo, como um conjunto "mandão", que empurra o adversário para a sua defensiva, jogando ora pelo meio, ora pelos flancos, rematando de várias maneiras à baliza, para que o objectivo cedo fosse alcançado: o golo.
A estratégia montada por Ulisses Morais visava contrariar o natural favoritismo dos encarnados, tentado defender o mais à frente possível, e explorar o contra-ataque, pela velocidade de Kanú e Filipe Oliveira, tendo em Marcinho o armador de jogo.
Mas o Benfica nunca concedeu tais veleidades aos insulares, ainda que só tenha chegado ao golo depois da meia-hora (33m). Depois já ter desperdiçado bastantes oportunidades claras de golo (Nuno Gomes, Miccoli, Katsouranis...), o Benfica acabou por inaugurar o marcador fruto da infelicidade de Alex Von Schewedler, que colocou a bola na sua própria baliza, depois de cruzamento da esquerda de Simão.
Estava assim "furada" a última barreira insular, que era claramente o seu guardião, Marcos, que rubricou excelente exibição.
Quando se pensava que este seria o tónico que o Benfica precisava para se tranquilizar, eis que o "maestro" da orquestra maritimista aparece em cena, colocando no relvado uma das melhores páginas do seu reportório, apontado um golo magnífico, a 2 minutos do intervalo, com um remate muitíssimo bem colocado, depois de diagonal da esquerda para o centro do terreno. Ainda assim, Quim não fica totalmente ilibado de culpas, uma vez que estava ligeiramente adiantado.
O intervalo chegaria pouco depois, e Fernando Santos não deve ter ido nada satisfeito para o intervalo, pelo menos com o resultado que se verificava...
E se tudo isto não bastasse, o "engenheiro" teve mais um contratempo logo no início da segunda parte, já que um dos mais importantes jogadores do seu conjunto, Fabrizzio Miccoli, era obrigado a ser retirado do terreno de jogo, fruto de lesão, provavelmente muscular. Parece que vai continuando o calvário do pequeno bombardeiro...
Mas terá, certamente, ficado um pouco mais aliviado, 7 minutos depois do recomeço, quando viu João Ferreira expulsar o elemento mais perigoso da turma insular, e também o autor do golo, Marcinho. Numa jogada disputada com Simão Sabrosa, o criativo do Marítimo atingiu, de forma involuntária, o capitão dos encarnados, e o árbitro da partida deu-lhe ordem de expulsão. Muito exagerada, diga-se... Lance duro, mas onde o amarelo se justificava perfeitamente!
E se até aqui o Marítimo pouco existiu, a partir desta altura então, foi muito difícil para o conjunto insular chegar com perigo à baliza de Quim.
O Benfica sentia-se cada vez mais na obrigação de chegar ao segundo golo, e depois de desperdiçar várias ocasiões para tal, eis que voltou a aparecer o agora melhor marcador dos encarnados na competição, nada mais nada menos do que...Kostas Katsouranis!



Nem mais, o internacional grego, que chegou no início da época à Luz, vai demonstrando o porquê de tanta insistência de Fernando Santos em trazê-lo do AEK, clube onde já o tinha orientado. O número 8 dos encarnados acabou por ser uma vez mais decisivo, apontando o segundo golo da sua equipa, depois de belíssima jogada de entendimento entre Simão Sabrosa e Nuno Gomes. Oportuno, como já é seu timbre, o grego apareceu ao segundo poste, respondeu ao cruzamento do capitão, e deu mais três pontos ao Benfica.
Numa exibição algo descolorida, o Benfica acabou por vencer com justiça.

FICHA DO JOGO:

ÁRBITRO: João Ferreira (Setúbal).

EQUIPAS:

BENFICA: Quim, Nélson, Anderson, Ricardo Rocha, Léo, Petit, Katsouranis (Manu, 85), Nuno Assis (Karagounis, 61), Simão, Miccoli (Mantorras, 50) e Nuno Gomes.

MARÍTIMO: Marcos, Zé Gomes, Alex Schwedler, Gregory, Evaldo, Wénio, Olberdan (André Barreto, 82), Luís Olim, Filipe Oliveira (Neca, 74), Marcinho e Kanu (Moukouri, 67).

AO INTERVALO: 1-1.

MARCADORES: 1-0, Alex, 32 minutos (autogolo); 1-1, Marcinho, 42; 2-1, Katsouranis, 66.

ACÇÃO DISCIPLINAR: cartão amarelo para Gregory (19), Katsouranis (70) e Briguel (87, no banco dos suplentes). Cartão vermelho directo para Marcinho (51).

quarta-feira, novembro 22, 2006

Grupo F: Noite encarnada manchada pelos verdes!



GRUPO F:

BENFICA 3-1 COPENHAGA

CELTIC 1-0 MAN UTD




Para quem teve a oportunidade de assistir aos dois jogos do grupo F em simultâneo, pôde constatar ao mesmo tempo duas sensações completamente diferentes. Numa, a satisfação de uma vitória tranquila que só não teve números mais expressivos pelo facto da equipa benfiquista preferir gerir esforços em vez de esmagar o seu oponente; noutro jogo, tivemos oportunidade de ver o quão ingrato e apaixonante é o futebol. O Manchester United dominou durante os 90 minutos, teve mais posse de bola e apesar de não criar muitas situações claras de golo, pelo volume de jogo que teve, pela total disponibilidade ofensiva de quase todos os seus jogadores (até Ferdinand andou pelo ataque), pelo facto de ter sido a única equipa em campo com o propósito claro de ganhar, por tudo isto, creio que é revoltante olhar para o resultado final e ver o Celtic na posição de vencedor quando, na verdade, nada fez para o merecer.
Quinta jornada realizada e, analisando bem, não foi a noite europeia que todos queriamos já que a vitória sobre o modesto Copenhaga partia como um dado quase adquirido. Contudo, há que dizer que quando uma equipa ou quando os adeptos não ficam totalmente realizados mesmo sabendo que a vitória aconteceu, significa que nas jornadas anteriores houve pontos que ficaram por conquistar. Nesse capítulo, diga-se, o Benfica só se pode queixar de si mesmo já que deixou dois pontos rídiculos na Dinamarca e em Glasgow apenas mostrou futebol em 45 minutos. Agora, o Benfica terá de ir a Manchester ganhar pois o Celtic, equipa que, quanto a mim, é a terceira melhor do grupo, já carimbou o seu passaporte para os oitavos de final da competição.



Quanto ao jogo propriamente dito, creio que há pouco a dizer. O Benfica resolveu a partida a partir de momento que marcou o primeiro golo do jogo, no caso, por intermédio de Léo à passagem do minuto 14. Apesar de uma entrada timida no jogo, com muitas trocas de bola mas muita lentidão nos processos ofensivos, os encarnados tiveram a felicidade de marcar na primeira vez que atiraram à baliza.
A partir deste momento, a equipa portuguesa libertou-se, os passes começaram a sair com mais precisão e até à goleada foi uma questão de minutos. Aos 16´ e aos 37´, Miccoli deu cor à sua excelente exibição neste primeiro tempo e fez dois golos, sendo o primeiro do proprio um golo de grande qualidade.
Ao intervalo, registava-se uma tranquila vantagem do Benfica, num jogo sem história por culpa da fraqueza do opositor.
No segundo tempo, o Benfica limitou-se a gerir o esforço e o tempo, controlou o jogo por completo mas só por uma vez ameaçou chegar ao 4-0, numa excelente combinação entre Simão e Nuno Gomes, tendo o capitão desperdiçado na frente do guarda-redes nórdico.
Perto do final e com atenções viradas para Glasgow, o Copenhaga fez o seu tento de honra, um golo bonito de cabeça da autoria de Alback, o segundo jogador mais cotado desta equipa, atrás de Gronjkaer.
Missão cumprida mas... vida muito díficil para o Benfica que terá de fazer aquilo que nem Mourinho fez ao serviço do Porto: ganhar em Old Trafford.

terça-feira, novembro 21, 2006

RolÁbola - Resultados e Classificação -




Resultados:

1. Sevilha - Valência (3-0)

2. Maiorca - Barcelona (1-4)

3. Middlesbrough - Liverpool (0-0)

4. Sheffield Utd - Man Utd (1-2)

5. Empoli - AC Milão (0-0)

6. PSG - Bordéus (0-2)

7. Sedan - Lyon (0-1)

8. Bayern Munique - Estugarda (2-1)

9. Maritimo - Sporting (0-1)

OlhoGolo:

10. Braga - Benfica (3-1)


Pontuações:

Neves: 18
André Braz: 18
Gustavo Guerra: 15
Diogo Guerra: 18
João Marques: 15
Eduardo Marques: 12
Bruno Rocha: 15
Pedro Faria: 21
João Faustino: 12
Duarte Silva: 12
Nelson Granado: 12

VENCEDOR DA JORNADA: Pedro Faria "25 pontos"

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 76 PONTOS
2º Nelson Granado 73
3º Bruno Rocha 61
4º João Faustino 57
5º Eduardo Marques 56
6º Neves 54
7º Duarte 53
8º João Marques 42
9º Rui Faria 41
10º Pedro Violante 36
11º Gustavo Guerra 33
12º André Braz 33
13º Diogo Guerra 33
14º Doc 30
15º João Araújo 24

PRÓXIMA JORNADA:



1. Bolton - Arsenal

2. Man Utd - Chelsea

3. Atlethic Bilbao - Sevilha

4. Valência - Real Madrid

5. Sampdória - Roma

6. Palermo - Inter Milão

7. Nantes - PSG

8. Belenenses - Porto

9. Naval - Sporting

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Marítimo

Video (s) da Semana




Todas as semanas vamos procurar deixar aqui no blog aquele que achámos o video mais marcante do fim-de-semana desportivo. A semana passada destacámos a jogada fantástica de Miccoli frente ao Beira-Mar e o golaço de Lucho González frente ao Hamburgo. Pois bem, esta semana temos Cristiano Ronaldo em acção. Só que, ao contrário do habitual, não vamos mostrar uma grande finta do português ou um grande golo do mesmo. É incrivel o que este video nos mostra e que aconteceu a Ronaldo neste Sábado frente ao Sheffield Utd. Esperemos que hoje tenhamos motivos para destacar o Cristiano pelo lado positivo até porque uma possível vitória do United em Glasgow deixa melhores perspectivas para uma possível qualificação do Benfica.



Por cá, naturalmente que temos de destacar Rui Patricio. Em primeiro lugar, pelo facto de ser um miudo das escolas dos Marrazes. Depois, pelo facto de se estrear mais um jovem jogador português na Superliga e logo em substituição do guarda-redes titular da selecção nacional. Finalmente, porque não é todos os dias que alguém é apelidado de heroí na primeira vez que se estreia na Superliga. Parabéns Patricio!!



segunda-feira, novembro 20, 2006

Bwin Liga: Sporting mais forte passa díficil teste na Madeira




MARÍTIMO 0-1 SPORTING



Mais um díficil teste e mais um obstáculo ultrapassado. É caso para dizer que o leão está bom e recomenda-se. Ontem, na Madeira, os leõezinhos provaram, mais uma vez, toda a sua maturidade e capacidade de sofrimento. Não foi seguramente o melhor jogo do Sporting nesta temporada, não foi certamente um encontro em que a equipa leonina deslumbrasse mas foi, a meu ver e na globalidade, uma partida muito conseguida por parte do conjunto treinado por Paulo Bento.
Mais do que os três pontos, o que salta à vista, jogo após jogo, é a tremenda confiança que Paulo Bento tem em todos os jogadores do seu plantel. Ainda ontem se viu isso, a começar desde logo pela baliza. Ricardo estava ligeiramente tocado e, portanto, não estaria a 100% para este encontro. Pois bem, sem qualquer tipo de problemas, Paulo Bento preferiu alinhar com o jovem Rui Patricio, jogador das escolas do Marrazes, equipa dos distritais de Leiria, não arriscando um eventual agravamento da lesão de Ricardo. Ora, sabendo do grau de dificuldade deste jogo, seria de todo arriscado lançar "às feras" um jovem, sabendo que havia a opção de Ricardo jogar, ainda que não nas melhores condições físicas. Paulo Bento arriscou e, mais uma vez, ganhou. Ganhou o jogo e ganhou mais um jogador que, no geral, demonstrou tranquilidade ao seu sector mais recuado, tendo a felicidade e o mérito de defender uma decisiva grande penalidade.



Numa rápida análise do jogo, creio que a vitória do Sporting não sofre contestação, ainda que o Marítimo tenha deixado uma boa imagem e mostrado o porquê de ocupar uma boa posição na tabela classificativa.
Na primeira parte, o Sporting dominou por completo e só Marcos conseguiu travar o tremendo dominio leonino.
Ao intervalo registava-se um nulo no marcador que penalisava a falta de eficácia do conjunto lisboeta.

No segundo tempo, o Marítimo conseguiu equilibrar a partida e dispôs de uma enorme ocasião para se adiantar no marcador. Luis Olim, isolado, não conseguiu concluir da melhor forma perante um Rui Patricio que nada podia fazer perante tamanho buraco na defesa leonina.
Ora, na fase em que o Sporting estava menos ofensivo, foi precisamente na altura em que se adiantou no marcador. Num livre a descair para o lado direito do ataque leonino chegou o primeiro golo do jogo, um lance em que Marcos ficou muito mal na fotografia. Tello, em boa forma e dono do lugar de lateral esquerdo nos últimos jogos, fez o seu primeiro golo no campeonato, golo esse que valeu três importantes pontos.
A reacção do Marítimo foi positiva mas insuficiente para alterar o figurino do jogo em termos de resultado. A equipa insular dispôs de duas excelentes ocasiões para marcar, sendo uma delas através de uma inexistente grande penalidade, penalidade essa que Kanú desperdiçou. Ainda assim, se é justo dizer que o penalty não existiu já que a falta de Polga sobre Marcinho aconteceu fora da área, também é importante salientar que Rui Patricio não cumpriu as regras já que deu um grande passo à frente no momento da grande penalidade de forma a encurtar o ângulo do avançado insular.
Com ou sem erros de arbitragem, a verdade é que o Sporting acabou por ganhar bem e somar mais três pontos que lhe permitem, num primeiro plano, ascender ao segundo lugar do campeonato a dois pontos do lider FC Porto e, num segundo prisma, ganhar moral para o importante e, quem sabe, decisivo encontro em Milão frente ao moralisado Inter que neste fim-de-semana venceu 1-0 a Reggina e ascendeu isoladamente à liderança do vergonhoso campeonato italiano.

domingo, novembro 19, 2006

Bwin Liga: Benfica desilude em Braga!



BRAGA 3-1 BENFICA



O Benfica perdeu ontem à noite em Braga por 3-1, somando a sua terceira derrota no campeonato, com a curiosidade de ter perdido esses três jogos no Norte e sempre com três golos sofridos. De resto, a vitória bracarense é inteiramente justa já que a equipa agora liderada por Rogério Gonçalves e Jorge Costa foi, sem sombra de dúvidas, a melhor equipa sobre o terreno de jogo praticamente durante os 90 minutos. Curioso ou não, com influência ou não, a verdade é que a paragem no campeonato acabou por ser extremamente positiva para a equipa da casa que vinha de uma pesada e, diria até, humilhante derrota frente ao Sporting, vinha também de uma situação algo dubia em que o descontentamento de alguns jogadores poderá ter estado na origem do despedimento de Carvalhal e, por outro lado, tinhamos um Benfica em crescente e a praticar um futebol de grande qualidade. Objectivamente ou não, factos são factos. Depois, houve outras questões que, a meu ver, não foram de todo favoráveis ao conjunto benfiquista. Vamos por partes:

1) ausência de Léo e de Luisão. Os dois melhores defesas do Benfica ficaram de fora deste importante encontro. É curioso que os seus substitutos, Miguelito e Anderson, tiveram prestações horriveis. Miguelito atacou pouco e mal e a defender foi um autêntico "passador". Não tirando o mérito a Maciel, a verdade é que o brasileiro fez o que quis do lateral português. Tome-se por exemplo o segundo golo do Braga. Se repararmos bem nas imagens televisivas, Miguelito está bem colocado defensivamente quando João Pinto tem a bola. Incompreensivelmente, o lateral parou e nem sequer esboçou reacção aquando do passe de JVP para Maciel. O resultado é o que todos sabemos.
Relativamente a Anderson, na primeira parte não acertou uma. Muito lento nas marcações, sempre muito afastado de Zé Carlos, permitiu que o avançado brasileiro jogasse à sua vontade. Regresso infeliz do brasileiro que em nada fez esquecer Luisão.
A tudo isto, se tivermos em linha de conta o brinde de Nélson no segundo golo bracarense e, tal como no ano passado, mais uma infeliz exibição de Quim frente ao Braga, creio que só neste ponto está explicada grande parte da derrota encarnada;

2) Este jogo pôs a nú uma notória fragilidade que se tem vindo a notar no Benfica. Aliás, tal facto já o haviamos referido no blog. Petit, neste momento, é um jogador a menos no Benfica. Eu diria que o internacional português só joga porque efectivamente não há outro. Neste jogo notou-se bem a péssima forma física de Petit, fundamentalmente por duas razões: João Pinto, mesmo sem o impacto de outros tempos, fez um grande jogo e jogou sempre sem marcação. Foi, sem dúvida, um dos maiores responsáveis pela tremenda primeira parte do Sporting de Braga; depois, a dificuldade de Petit ficou ainda mais vincada pelo facto de Katsouranis ter estado completamente ausente do jogo. Ao contrário do que havia sendo norma nos jogos anteriores, o grego não atacou, não transportou a bola e raramente foi a muleta de Petit em situações de aperto defensivo. Se em relação ao grego é justificável o apagamento neste jogo pelo facto de ter jogado na 4ª feira frente à França, já relativamente a Petit, começa a ser demasiado estranho a condição fisica deste atleta, ainda por mais se tivermos em conta que o enorme "pulmão" de Petit era uma das suas príncipais imagens de marca.

3) Não creio que a saída de Veiga tenha alguma relação com este desaire encarnado. Não vou por aí. Agora, não tenho dúvidas que a saída de Carvalhal e a entrada de Rogério Gonçalves para o seu lugar teve um peso fundamental para o desfecho deste jogo. A equipa do Braga realizou uma primeira meia-hora fora do normal. Depois é curioso que Zé do Golo, Maciel e João Pinto, três jogadores que, segundo se constou, não estariam satisfeitos com o antigo treinador, quase que "comeram relva", tal foi a disponibilidade física e a vontade destes atletas. Não tenho a menor dúvida que a chicotada resultou em Braga e foi mais um factor, a juntar entre muitos outros, que fez com que o Benfica não conseguisse pontuar.

4) A questão das substituições. Fernando Santos lançou Karagounis ao intervalo para o lugar de Katsouranis, depois, colocou Paulo Jorge por troca com Nuno Assis, talvez o jogador mais inconformado neste encontro por parte dos encarnados. Em termos práticos, Karagounis não entrou em campo e Paulo Jorge muito menos. Percebeu-se a ideia do técnico em dar maior profundidade ofensiva à equipa. Primeiramente, o abdicar de um médio com características mais defensivas e lançar um organizador de jogo e, posteriormente, abrir o jogo com a introdução de Paulo Jorge na ala direita... contudo, nada resultou. Houve uma melhoria do Benfica na segunda parte, mais posse de bola mas, efectivamente, o Braga controlou sempre o adversário. Ao contrário do dragão, neste jogo, há medida que o tempo ia passando, sentia-se que o Benfica não seria capaz de chegar ao golo, não seria de todo capaz de virar o rumo dos acontecimentos.

5) No último ponto, acho que é merecido destacar a exibição do Braga. Pelos outros pontos, pode pensar-se que o Braga ganhou por muito demérito do Benfica mas tal não é verdade. O Braga ganhou com muito mérito, trabalhou muito, todos os jogadores cumpriram na integra aquilo que Rogério Gonçalves pediu e portanto há que dar mérito a quem o teve. Ricardo Chaves foi enorme, os centrais anularam por completo as unidades mais atacantes dos encarnados, Luis Filipe teve papel importante na manobra ofensiva da equipa; o próprio Cesinha que meteu a cabeça em água a Nélson... mas, para mim, ANDRÉS MADRID foi de longe o melhor jogador em campo. O argentino fez um jogo absolutamente FANTÁSTICO. Se Petit foi o 8, Andrés Madrid foi o 80. Recuperou bolas, saíu sempre a jogar com grande classe, não me recordo de ter feito faltas no jogo, enfim, um grande jogo por parte de um grande jogador, diria que um jogador para um grande do futebol português. E que jeito teria dado Andrés Madrid neste jogo ao Benfica...

Em suma, uma vitória inteiramente justa do Braga que deixa agora o Benfica a 9 pontos do Porto, isto apesar de ter menos um jogo frente ao Belenenses.
De dizer que os golos do Braga foram marcados por Zé do Golo, Maciel e Paulo Jorge enquanto que Ricardo Rocha marcou o único golo do Benfica, o primeiro golo do central ao serviço do clube.
De dizer ainda que o Braga pode ter uma palavra a dizer na luta para o título. Já se sabia que a qualidade do plantel bracarense era uma realidade. Na minha opinião, faltava um treinador que pusesse a equipa a funcionar. Creio que, com Rogério Gonçalves, a música pode ser outra. Para já, o Benfica foi a primeira vitima!!

sábado, novembro 18, 2006

Agenda dos Campeões!!





Iniciamos esta semana no blog mais uma rúbrica. Trata-se da "Agenda dos Campeões", um espaço em que se pretende fazer a antevisão dos melhores jogos e das melhores equipas dos mais conhecidos e competitivos campeonatos por essa Europa. Assim, Liga Italiana, Espanhola e Inglesa vão ter, semanalmente (se possível!), um acompanhamento mais pormenorizado.


LIGA INGLESA

CHELSEA vs West Ham Sábado, 15h00 SPORTV1

O Chelsea, actualmente 2º classificado com 28 pontos, menos três que o lider Manchester United, recebe o West Ham, equipa que ocupa o 16º posto da tabela classificativa. Apesar de ser um derby londrino e apesar de estrelas argentinas como Tevez e Mascherano fazerem parte do conjunto forasteiro, creio que o Chelsea, com maior ou menor dificuldade vai vencer a partida. A equipa de José Mourinho está a atravessar o melhor momento desde que começou o campeonato, também Ballack, Shevchenko e Ashley Cole estão a subir de forma e, portanto, não antevejo surpresas neste encontro.
Nem mesmo o facto do Chelsea jogar quarta-feira frente ao Werder Bremen, na Alemanha, fará com que a equipa da casa deixe fugir qualquer ponto.

Prognóstico: 2-0

Sheffield Utd vs MANCHESTER UTD Sábado, 15h00 SPORTTV 2

O Manchester está bem e recomenda-se. O lider da Premiership desloca-se nesta jornada ao 17º classificado, o Sheffield United, equipa que, por exemplo, já tirou dois pontos ao Liverpool a jogar na condição de visitado. Não quero com isto dizer que o jogo é de elevado grau de dificuldade para a equipa de Ferguson. Pelo contrário. Creio que a boa forma dos "red devils" e o excelente momento que atravessam os homens mais atacantes da equipa, certamente chegarão e sobrarão para este modesto Sheffield. No entanto, se Sir Alex Ferguson, como é seu apanágio, decidir fazer descansar algumas das suas estrelas a pensar, desde logo, no embate de Glasgow frente ao Celtic, então poderemos ter um resultado diferente daquele que todos esperamos.
Ainda assim, creio que o lider vai continuar no caminho dos triunfos.

Prognóstico: 1-3


LIGA ITALIANA

Cagliari vs PALERMO

Pois é, quem diria que ao final de onze jornadas no campeonato italiano estariamos a falar do Palermo como o lider da prova. Sabendo-se da descida de divisão da Juventus e do castigo pesado ao AC Milão, esperava-se que Inter de Milão e Roma se assumissem como os dois candidatos lógicos ao scudetto. Agora, o que não se esperava era que uma equipa com pouco nome no campeonato italiano conseguisse liderar o campeonato com 9 vitórias e apenas duas derrotas. Se tivermos em linha de conta que dois desses triunfos foram conseguidos em Milão frente ao AC Milan e em Florença frente à Fiorentina, estamos conversados sobre a capacidade desta equipa.
Depois há outro aspecto que valoriza ainda mais este excelente arranque de temporada por parte do Palermo. Esta equipa está na Taça Uefa, ou seja, tem um desgaste suplementar, desgaste esse que, normalmente, trás enormes danos às equipas menos conceituadas.
Pois, a verdade é que tais factos não têm prejudicado o caminho vitorioso desta equipa e, este Sábado, vão querer continuar com essa onda positiva, ainda que tenham uma deslocação para desconfiar, no caso, frente ao Cagliari, equipa que está no 13º lugar com apenas 11 pontos.
Ainda assim, acredito que o Palermo vai manter-se na liderança do Cálcio.

Prognóstico: 1-2

INTER vs Reggina

O Inter entra em campo no Domingo e aí já saberá aquilo que o Palermo fez frente ao Cagliari. A única equipa que ainda não perdeu no Cálcio defronta o Reggina, actual lanterna vermelha. À partida, estamos perante um encontro sem história. O Inter, a jogar em casa e a passar um bom momento, tem tudo para vencer, diria até golear este fraco opositor. Contudo, há que dizer que o Inter é especialista em complicar os jogos que, na teoria, são mais fáceis. Mesmo assim, aposto no Inter de Milão, isto apesar de estar um pouco curioso em relação ao jogo que a equipa de Mancini vai fazer neste fim-de-semana.

Prognóstico: 1-0


LIGA ESPANHOLA

Maiorca vs BARCELONA Domingo, 18h00 SPORTTV 2

Mais um teste complicado para o lider Barcelona, equipa que tem conhecido muitos problemas a nível de lesões neste inicio de temporada. Depois de perder Eto'o, Rijkaard vê-se agora privado de Lionel Messi, o argentino que vai estar fora dos relvados aproximadamente 3 meses. Ora, quer queiramos quer não, estes dois jogadores são fundamentais na estratégia do holandês. Mesmo com Ronaldinho, Deco e Xavi em campo, é lógico que o Barça não tem a mesma força que teria se contasse com o camaronês e o argentino. Mesmo com tanta contrariedade, acredito que o Barcelona vai vencer porque é melhor, está melhor classificado e tem mesmo de triunfar sob pena de ser ultrapassado pelo sensacional Sevilha e pelo irregular Real Madrid.

Prognóstico: 0-3

SEVILHA vs Valência Sábado, 21h00 SPORTTV2

Discordo completamente com aqueles que dizem que o Sevilha é a grande surpresa deste inicio do campeonato espanhol. Actualmente no segundo lugar da liga e a apenas um ponto do Barcelona, o Sevilha, por aquilo que vem mostrando nos últimos tempos, tem demonstrado uma capacidade técnica e táctica capaz de ombrear com os melhores clubes de Espanha. A prova disso foi o facto de, recentemente, terem conquistado a Taça Uefa e a Supertaça Europeia, esta última precisamente frente à equipa de Rijkaard.
Analisando o jogo deste fim-de-semana, creio que os sevilhanos vão ter um teste muito díficil pela frente. O Valência é das equipas que melhor joga fora de casa. A equipa de Quique Flores tem jogadores muito rápidos capazes de surpreender o adversário a qualquer momento. Miguel, David Villa, Joaquin ou Vicente são exemplos disso mesmo. Não obstante, creio que o Sevilha tem qualidade e valor para superar este díficil obstáculo. Vai ser certamente um jogo com emoções ao rubro e de resultado imprevísivel!

Prognóstico: 1-1

Até para a semana!!

terça-feira, novembro 14, 2006

RolÁbola





1. Sevilha - Valência

2. Maiorca - Barcelona

3. Middlesbrough - Liverpool

4. Sheffield Utd - Man Utd

5. Empoli - AC Milão

6. PSG - Bordéus

7. Sedan - Lyon

8. Bayern Munique - Estugarda

9. Maritimo - Sporting

OlhoGolo:

10. Braga - Benfica


NOTA: Quem tiver dificuldades em deixar os seus palpites no espaço de comentários, poderá enviá-los por e-mail (brunorocha25@hotmail.com).

sexta-feira, novembro 10, 2006

RolÁbola - ESCLARECIMENTO!



Ao mudarmos a imagem de fundo do blog, deparámo-nos com o facto dos antigos comentários do espaço RolÁbola terem desaparecido. Como tal, pedimos imensa desculpa mas não vamos poder considerar os palpites efectuados pelos concorrentes em relação à anterior jornada.

Uma vez que este fim-de-semana não há Bwin Liga e também pelo facto de terem existido problemas inesperados, o RolÁbola só voltará na próxima semana, mantendo-se portanto as pontuações e classificações que eram conhecidas até então.

Mais uma vez, as nossas desculpas pelo ocorrido e fazemos votos que na próxima semana volte tudo à normalidade. Obrigado!

quinta-feira, novembro 09, 2006

MUITAS SURPRESAS NA CONVOCATÓRIA DE SCOLARI




O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, anunciou esta quinta-feira, a lista de convocados para o próximo jogo de apuramento para o EURO 2008, frente ao Cazaquistão.
São bastantes as novidades de Scolari, que voltou a relegar Nani para os sub-21, fazendo João Moutinho o caminho inverso. Por sua vez, o lateral direito do Benfica, Nélson, é pela primeira vez chamado aos trabalhos da principal selecção, tal como o Daniel Fernandes, guarda-redes do PAOK, da Grécia, ainda que neste caso, seja só para observação.
Quem também dispõe de uma oportunidade para mostrar o seu valor é Tonel, que há muito "reclamava" uma chamada, fruto das boas exibições que tem feito no seu clube, o Sporting.
Outro nome que salta à vista é o de Raúl Meireles, médio do FC Porto, que também merece a confiança do seleccionador, beneficiando do facto de Petit (lesionado), Costinha e Maniche (opção), não terem sido chamados.
Carlos Martins e Ricardo Quaresma também estão de regresso aos eleitos, sendo que o caso do extremo portista, não se trata mais do que mera justiça, uma vez que o número 7 portista se tem destacado neste início de época. Já o camisola 5 leonino, tem uma belíssima oportunidade, já que no último encontro do Sporting, nem convocado foi por Paulo Bento.
O defesa esquerdo Nuno Valente, ficou de fora, por ainda não se encontrar na melhor forma física.


Eis a lista completa dos convocados:

GUARDA-REDES: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Daniel Fernandes (PAOK SALÓNICA, da Grécia)

DEFESAS: Miguel (Valência), Nélson (Benfica), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea), Jorge Andrade (Deportivo da Corunha), Manuel da Costa (PSV Eindhoven) e Ronel (Sporting)

MÉDIOS: Raúl Meireles (FC Porto), Tiago (Lyon), Deco (Barcelona) e Carlos Martins e João Moutinho (Sporting)

AVANÇADOS: Cristiano Ronaldo (Manchester United), Ricardo Quaresma e Hélder Postiga (FC Porto) e Nuno Gomes e Simão Sabrosa (Benfica).

SUB-21: REGRESSOS DE NANI, HUGO ALMEIDA E JOSÉ GONÇALVES, E ESTREIA DE NUNO ANDRÉ

A selecção nacional de sub-21, joga na próxima terça-feira, dia 14 de Novembro, um jogo de carácter particular, frente à Sérvia, no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz.



Com alguns jogadores lesionados, casos de Antunes (Paços de Ferreira), João Moreira (Valência), Julien (Vit.Setúbal), Rolando (Belenenses), Silvestre Varela (Vit.Setúbal) e Semedo (Cagliari), e outros chamados por Scolari para a selecção principal, casos de Manuel da Costa (PSV Eindhoven) e João Moutinho (Sporting), o responsável técnico pelos sub-21, José Couceiro chamou os seguintes jogadores:

GUARDA-REDES: Paulo Ribeiro (FC Porto) e Ricardo Baptista (Fulham)

DEFESAS: Amoreirinha (Est.Amadora), João Pereira (Gil Vicente), José Gonçalves (Hearts), Nuno André (Standard Liège) e Miguel Veloso (Sporting)

MÉDIOS: Hélder Barbosa (Académica), Rúben Amorim (Belenenses), Filipe Oliveira (Marítimo), Vieirinha (FC Porto), Diogo Valente (FC Porto), Sérgio Organista (Pontevedra), Manuel Fernandes (Portsmouth) e Paulo Machado (União de Leiria)

AVANÇADOS: Ricardo Vaz Té (Bolton), Nani (Sporting), Yannick Djaló (Sporting), Hugo Almeida (Werder Bremen) e Ivanildo (União de Leiria).

Recorde-se que a Sérvia é uma das equipas apuradas para o EURO 2007, tal como Portugal.
O jogo é no próximo dia 14 de Novembro, terça-feira, pelas 21:00.

DA PEDREIRA (DE BRAGA)...PARA A RIA (DE AVEIRO)...APROVEITANDO O MAPA GREGO...




Aí está uma das mais surpreendentes transferências de treinadores dos últimos tempos em Portugal. Carlos Carvalhal, desde o início da temporada, treinador do Sporting de Braga, está de malas aviadas para Aveiro, para ser apresentado como novo treinador do Beira-Mar.



Com um projecto bastante aliciante na cidade dos arcebistos, com uma plantel bastante equilibrado e recheado de excelentes valores, que luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa, e tendo alcançado um feito histórico no clube, apurando-o pela primeira vez para a fase de grupos da Taça Uefa, Carvalhal, entende que chegou a hora de mudar de ares. Nem os factores acima descritos, foram auxiliares de António Salvador (presidente do Sp.Braga), para demover o jovem técnico das suas intenções.
Alegando motivos profissionais e pessoais, Carvalhal deixa assim o Municipal de Braga, de onde, segundo este blog apurou, já haviam ecos de insatisfação relativamente ao seu trabalho, não só por parte da massa associativa, mas também de alguns elementos da direcção.
Depois de em 2003 ter sido trunfo eleitoral do então candidato às eleições, Caetano Alves, que actualente é o responsável pelo departamento de marketing, da direcção liderada por Artur Filipe, Carvalhal tem finalmente as portas do Municipal de Aveiro abertas, com o grande objectivo tirar o clube da situação onde se encontra (14º classificado, com apenas 6 pontos, passadas que estão 9 jornadas), e assegurar o mais rapidamente possível a manutenção.



Recorde-se que Carlos Carvalhal irá substituir no comando técnico dos aveirenses, Augusto Inácio, que entretanto partiu para a Grécia, a fim de iniciar a sua aventura por terras helénicas, no comando técnico do modesto Ionikos.

quarta-feira, novembro 08, 2006

domingo, novembro 05, 2006

Bwin: Benfica vence Beira-Mar com segunda parte de grande nível



BENFICA 3-0 BEIRA-MAR



O Benfica venceu o Beira-Mar por três bolas a zero e ascendeu provisoriamente ao segundo lugar da Liga Bwin. O resultado foi construido na segunda parte com golos de Katsouranis, Petit e Ricardo na própria baliza.

Pois bem, em traços gerais, creio que o Benfica fez uma excelente exibição. No primeiro tempo, o Beira-Mar ainda conseguiu segurar o Benfica mas sentia-se que o conjunto aveirense não teria muitas possibilidades de sair da Luz com um resultado positivo. A subida em bloco do conjunto encarnado desde o primeiro minuto, empurrando propositadamente os jogadores mais adiantados do Beira-Mar para junto da sua área, a pressão constante exercida sobre os jogadores aveirenses e as frequentes permutas de posições dos homens mais ofensivos do Benfica fez com que o clube da Luz tivesse uma dinâmica de jogo muito boa. É certo que, na primeira parte, o conjunto treinado por Fernando Santos teve algumas dificuldades dado que o Beira-Mar estava muito recuado no terreno e, com mérito, esteve sempre muito atento às movimentações do adversário mas, valha a verdade, com paciência, com o excelente apoio do público e, claro está, com a qualidade técnica dos jogadores encarnados, era uma questão de tempo para o primeiro golo aparecer.
Com uma ou outra situação de golo, recordo-me de um cabeceamento de Nuno Gomes e de um remate cruzado de Nuno Assis que obrigou Alê a intervenções díficeis, os encarnados até podiam ter chegado ao intervalo a vencer. Contudo, tal não aconteceu e o nulo registado premiava a boa organização do conjunto aveirense que até teve uma excelente ocasião para marcar já perto do minuto 45. Tininho, um bom lateral, isolou-se sobre o flanco esquerdo e rematou ao lado da baliza de Quim. Foi mesmo a única vez em todo o jogo que se viu sinais do Beira no ataque.




Na segunda parte, a "música" foi outra. O Benfica entrou ainda com mais vontade de marcar o primeiro golo, mais rápido sobre a bola, mais dominador, obrigando o Beira-Mar a defender-se por completo. A dado momento, o conjunto encarnado chegou mesmo a sufocar o adversário.
Com Miccoli muito activo, com Simão bem no jogo quer pelo meio quer nas alas, com Nélson a fazer muito e bem o flanco direito, perspectiva-se o golo encarnado a qualquer momento. Ora, esse momento chegou à passagem do minuto 52. Começa a ser um hábito referir-me a Katsouranis sempre que falamos de golos do Benfica. Ou a assistir ou a marcar, o grego assume-se como uma pedra muito influente no conjunto lisboeta. Com Petit a subir de rendimento mas ainda longe do famoso "pitbull" da luz, é Katsouranis que se assume como a unidade "mais" neste novo meio-campo do Benfica. Fernando Santos teve a inteligência de utilizar Petit como trinco e Katsouranis como médio com maior liberdade nas acções ofensivas. Pois, desta maneira, é possivel fazer alinhar estes dois grandes internacionais e quem ganha é o Benfica já que, ao contrário do que se viu em alguns jogos onde Petit e Katsouranis jogavam lado a lado
permitindo a Rui Costa ter total liberdade na construção de jogo, desta forma não se anulam mutuamente.
E por falar em Petit, falar do segundo golo do Benfica, golo esse que apareceu 3 minutos depois do primeiro, teremos naturalmente de falar do papel que o internacional português teve no mesmo. Petit começou a jogada, tabelou com Miccoli e,
qual matador, trabalhou bem na área e rematou rasteiro e cruzado não dando hipóteses
ao guarda-redes aveirense. Na melhor fase encarnada e depois de conseguido o objectivo mais díficil, no caso, o primeiro golo, o Benfica respirava de alivio e chegava a um placar que lhe garantia por completo os três pontos no desafio.



Com o segundo golo e com 20 minutos empolgantes, pensar-se-ia que a equipa baixasse o ritmo e fizesse mais posse de bola, menos esforços até porque haviam feito 90 minutos
na passada quarta-feira. No entanto, o cenário foi outro. Fernando Santos, já o mostrou noutros jogos e voltou a mostrá-lo, gosta de atacar e marcar mais golos. Aliás, as substituições efectuadas no jogo de hoje assim o demonstram. É certo que o engenheiro preocupou-se em poupar algumas das unidades mais desgastadas como são os casos dos internacionais portugueses Petit e Simão e do grego Katsouranis, jogadores que jogam sempre todos os jogos, mas, ao mesmo tempo, procurou chegar ao terceiro, ao quarto e até ao quinto golo se tal fosse possível. Santos lançou em campo os ofensivos Karagounis e Karyaka que, juntamente com Nuno Assis, formaram um triângulo no meio-campo de puro ataque. Depois, lá na frente, Nuno Gomes, Miccoli e Pedro Mantorras mostravam declaradamente as intenções do técnico encarnado.
O terceiro golo ainda apareceu, no caso, um auto-golo de Ricardo, resultado que viria
a ser final.

FIGURA DO JOGO:



Podia ter sido Katsouranis, Nélson ou até mesmo Simão. Eram muitos os candidatos mas, a meu ver, creio que este prémio assenta bem a Miccoli. Uma exibição de qualidade e muito esforçado no ataque, Miccoli foi sempre um jogador que causou problemas aos defesas aveirenses. Abriu muitos espaços para os médios entrarem, como demonstra a jogada do golo de Petit, rematou e procurou o seu golo. Não conseguiu esse belo momento que é marcar um golo mas conseguiu um outro. O italiano, na segunda parte, fez uma finta que deixaria Ronaldinho de boca aberta. Foi, sem dúvida, o momento do jogo, algo que vai certamente ser noticia por essa Europa fora.

quarta-feira, novembro 01, 2006

No Dia de todos os Santos...




"BENFICA E PORTO VENCEM E TÊM FÉ NA QUALIFICAÇÃO"



Missão cumprida! Benfica e Porto venceram de forma expressiva os seus compromissos europeus desta noite e mantêm algumas esperanças no que diz respeito à passagem à próxima fase da Liga dos Campeões. Depois da boa imagem deixada ontem pelos leões, hoje foi a vez de águias e dragões mostrarem que o futebol português em nada fica atrás do campeonato alemão e muito menos do esforçado mas pouco vistoso futebol escocês.
Pelo facto de não ter visto nada do jogo entre o Hamburgo vs Porto (questões obvias), não me vou pronunciar sobre as incidências do jogo dos azuis e brancos, como aliás costumo fazer com um qualquer jogo que não assista no estádio ou na televisão. Ainda assim, pelo que vi num pequeno resumo, creio que o Porto acabou por ser um justo vencedor, isto apesar de ter sofrido um pouco quando sofreu o golo, na altura, o 1-2. De salientar ainda o grande golo de Lucho González, um golo monumental para e rever vezes sem conta.

BENFICA 3-0 CELTIC



Personalidade é a palavra que melhor descreve a exibição do Benfica. Não foi, seguramente, o melhor jogo do Benfica nesta época, não foi certamente o encontro em que os encarnados criaram mais ocasiões de golo na temporada, mas foi, a meu ver, o jogo mais equilibrado por parte da equipa na presente temporada. É caso para dizer que finalmente se viu uma equipa equilibrada durante grande parte do jogo. Não se viu o "oito" a defender e o "oitenta" a atacar como já se viu esta época ou vice-versa. Viu-se um Benfica pragmático, é certo que feliz na forma como obteve os golos mas muito desconfiado em relação ao adversário. Podendo quiçá arrancar para um resultado histórico, Fernando Santos preferiu jogar pelo seguro, atacar pela certa e, conscientemente, primeiro garantir a vitória e, posteriormente, pensar num placar que lhe permitisse anular ou até mesmo suplantar o resultado conseguido pelo Celtic na primeira mão.



Com 20 minutos de qualidade por parte do Benfica e com um pressing louco em todo o campo, a equipa de Fernando Santos empurrou o Celtic para a sua área e chegou com felicidade mas com alguma naturalidade ao dois a zero, resultado que, mesmo numa fase inicial do jogo, praticamente determinava o vencedor do desafio. Fruto da personalidade com que a equipa encarnada estava a jogar, cedo se percebeu que o Celtic não iria fazer grande coisa na Luz. O prémio "azar" calhou a Caldwell, central escocês que ficou ligado aos dois primeiros golos do jogo. No primeiro respondeu com precisão a um excelente cruzamento de Nélson da direita; no segundo, com muita infelicidade à mistura, viu o pontapé longo e alto de Quim embater na sua face, fazendo com que o esférico fosse parar direitinho aos pés de Nuno Gomes que, à saída de Boruc, só teve de desviar a bola para o seu poste mais distante.
Num ápice e, diga-se com justiça, o Benfica chegava a uma vantagem tranquila.
Como já atrás referido, os encarnados, empolgados com uma precoce e importante marca, preferiram fazer alguma contenção de bola, também alguma gestão do enorme desgaste provocado por 25 minutos de grande intensidade em vez de buscar o terceiro golo. É obvio que, para os adeptos, a estratégia de jogar mais recuado a partir do 2-0 não foi a melhor mas, valha a verdade, resultou já que o Celtic não conseguiu sequer incomodar Quim.
Ao intervalo, vitória justa do Benfica.

No segundo tempo, o Benfica manteve a mesma concentração e coesão defensiva e conseguiu aprimorar as suas jogadas ofensivas. A entrada de Karyaka por volta do minuto 66 em detrimento do esforçado Miccoli trouxe maior qualidade ao meio-campo encarnado. A bola começou a ser tratada com mais cuidado e mais junto à relva. Simão, a jogar como 10 também subiu de rendimento e Nélson, muito bem a atacar, foi sempre um bom suporte às iniciativas de ataque.
Foi sem surpresa que aos 75 minutos os encarnados chegaram ao 3-0. Não que tenham criado ocasiões de golo suficientes para merecer mais um tento mas, pela forma como neutralizaram por completo o adversário e pela inteligência com que jogaram minuto após minuto, creio que os jogadores do Benfica mereceram tal prémio.
Até final, Nuno Gomes ainda podia ter feito um importante quarto golo mas tal não veio a acontecer. Tudo em aberto!