quinta-feira, junho 28, 2007

GRUPO B: México de grande nível derruba Brasil





BRASIL DE SEGUNDA...MÉXICO DE PRIMEIRA!

MÉXICO 2-0 BRASIL



Mais uma grande surpresa nesta Copa América. Depois do favorito Uruguai ter sido humilhado pelo Perú, hoje foi a vez do super candidato Brasil sucumbir perante uma extraordinária selecção mexicana. Todos nós sabemos que a selecção canarinha é muito melhor que o México e que em circunstâncias normais ganha. Agora, hoje, muito honestamente, a selecção treinada pelo bem conhecido Hugo Sanchez foi melhor e mereceu completamente a vitória. Naturalmente que para se ganhar ao Brasil é preciso ter aquela pontinha de sorte, obviamente que para triunfar perante uma selecção desta dimensão é preciso errar o mínimo possível em termos defensivos e aproveitar tudo o que for possível ao nível do ataque. Ora, foi precisamente isso que o México fez. A equipa mexicana defendeu muito bem - neste aspecto de salientar a enorme exibição do bem conhecido Rafa Marquez - e foi objectiva nas vezes que se aventurou no ataque. O espírito de equipa e a organização colectiva foram a chave deste triunfo mexicano. Contudo, não gostaria deixar de assinalar a enorme exibição do avançado da equipa, o número 21 Nery Castillo. Este jovem que actua no Olympiakos realizou uma fabulosa exibição. Foi, até agora, o jogador que mais me chamou a atenção nesta Copa América 2007. Marcou um golo fabuloso, o primeiro da equipa, e só não fez o 3-0 já em período de compensação porque, incrivelmente, falhou um golo de baliza aberta. Após uma cavalgada louca desde o seu meio-campo, Castillo isolou-se, tirou Doni (titular no lugar de Helton) do caminho com o pé esquerdo (o seu melhor pé) e, com o pé direito, rematou ao lado quando o mais fácil era colocar a bola no fundo das redes. Naturalmente que tem como atenuante o facto de estarmos perante o último minuto de jogo e também o facto de estar completamente esgotado, isto depois de ter corrido enormidades.

Relativamente ao futebol apresentado pelo Brasil, numa palavra, diria, uma desilusão. Na primeira parte, tirando um pontapé de bicicleta de Robinho, não houve nada a dizer em relação ao futebol brasileiro. Muitas fintas, muitos ataques é certo mas, em termos objectivos, zero no que a perigo diz respeito. Ao invés, o México funcionou como equipa e marcou dois grandes golos, golos esses que fez com que a equipa recuasse as suas linhas e optasse por um futebol de contra-ataque.

Se no primeiro tempo houve mais México, no segundo houve muito mais Brasil. Dunga deixou Diego (que nulidade!) e Elano no balneário e lançou Afonso Alves e Anderson. Ora, Anderson foi muito mais objectivo que Diego na construção de jogo e a entrada de Afonso Alves para a frente de ataque fez com que Robinho jogasse mais solto e aparecesse muito mais no jogo. Foi dos pés do jogador do Real Madrid que vieram as melhores jogadas do Brasil neste segundo tempo.

Assim sendo, na etapa complementar, o Brasil criou inumeras ocasiões de golo e fez tudo para inverter o resultado a seu favor. Bolas na barra, grandes defesas do guarda-redes Ochoa, bolas tiradas pelos defesas em cima da linha... efectivamente, houve de tudo um pouco nesta parte. O México acabou por ser feliz por manter as suas redes invioláveis mas acabou por merecer tamanha felicidade já que fez por construir um resultado positivo no primeiro tempo e depois defendeu-o com unhas e dentes. Já o Brasil, só jogou futebol à séria quando se viu bem atrás no marcador.

DESTAQUES:

BRASIL:

Robinho: Sem dúvida, o melhor jogador do Brasil. Se bem que apagado na primeira parte, no segundo tempo Robinho levou pura e simplesmente a sua selecção "às costas". Rematou, driblou, jogou, fez jogar, foi, a par de Anderson, o grande responsável por um segundo tempo de sinal mais brasileiro.

MÉXICO:

Nery Castillo: Que jogador. Um pé esquerdo notável, uma capacidade técnica acima da média, rápido a executar, muito móvel, foi a grande dor de cabeça para os defesas brasileiros. Marcou um golo sensacional e apontou várias jogadas de grande requinte técnico. Foi pena não ter bisado no último minuto de jogo e em mais uma jogada de grande qualidade.

GRUPO B:




EQUADOR 2-3 CHILE

EQUADOR ADORMECEU AO INTERVALO E PERDEU!


Chile e Equador abriram o Grupo B esta madrugada e proporcionaram um bom espectáculo de futebol. Golos, muita emoção, cambalhota no marcador e incerteza no resultado fizeram deste jogo o mais interessante no que leva de Copa América.

Antes de mais, que dizer desta selecção do Equador. Fez uma primeira parte muito boa, dominou completamente o seu adversário e chegou ao intervalo a vencer por 2-1, resultado que era até lisonjeiro para a selecção chilena. Com um meio-campo muito bom de bola e muito experiente, casos de Edison Mendez (PSV), Castillo (Estrela Vermelha) e Antonio Valencia (Wigan) e com uma dupla atacante muito rápida e inteligente (Christian Benitez e Carlos Tenorio), o Equador foi sempre a melhor equipa sobre o terreno e foi quem mais perigo causou. O problema foi que essa superioridade física, táctica e técnica só durou 60 minutos. A partir daí, o Equador "morreu" completamente e foi penalizado por isso.

Relativamente ao Chile, confesso que vi dois Chiles bem diferentes de uma parte para a outra. Num primeiro tempo, o Chile alinhou num 4-4-2 "à Sporting" em que não havia extremos. Matias Fernandez, a grande estrela da equipa e Jorge Valdivia funcionavam como médios interiores que apoiavam os dois avançados, no caso, Reinaldo Navia e Humberto Suazo. Ora, os primeiros 45 minutos do Chile foram miseráveis. A equipa nunca conseguiu incomodar verdadeiramente a bem organizada defesa equatoriana. Mati Fernandez não conseguiu pegar no jogo (saíu ao intervalo), Mark González, jogador do Liverpool que está a caminho do Bétis, funcinou como lateral esquerdo e raramente o vimos no ataque e foi Suazo o único a encontrar o caminho para o golo, num lance fortuito e contra a corrente do jogo.
O Chile chegava ao intervalo a perder pela margem mínima e podia dar-se por satisfeito. Referência ainda para a inexplicável ausência do onze de Rodrigo Tello. Tello a lateral e González na ala podiam muito bem dar outra alma ao flanco esquerdo chileno.

Na segunda parte tudo foi diferente. O técnico chileno mudou o sistema de jogo, passando a jogar em 3-5-2 e a verdade é que resultou. Os três defesas, com Contreras no comando, conseguiram finalmente acertar na marcação aos dois atacantes; o guarda-redes da Real Sociedad foi muito Bravo também sempre que foi chamado a intervir; o meio-campo passou a ter mais bola e mais fulgor fisico; no ataque, referência para dois jogadores: Humberto Suazo que marcou dois golos (é o melhor marcador da Copa) e Gonzalo Lorca (saíu do banco) que foram fundamentais para o triunfo vermelho.

Referência final para o terceiro golo do Chile. Grande golo de Carlos Villanueva na transformação de um livre directo. Um golo muito parecido àquele que Rodrigo Tello fez a Hélton em pleno dragão.

DESTAQUES:

EQUADOR:

Antonio Valencia: foi o melhor jogador do Equador. Jogou como médio interior direito e correu que se fartou. Marcou o primeiro golo do jogo e mandou uma bola ao poste que poderia ter resultado no terceiro golo do Equador, na altura, seria o 3-1. Mostrou o porquê de jogar na Liga Inglesa, mais concretamente no Wigan.

CHILE:

Humberto Suazo: Marcou dois golos e foi o jogador mais perigoso do ataque chileno. De desconhecido, passou a ser um jogador a merecer mais atenção em jogos futuros.

quarta-feira, junho 27, 2007

JOGO 2: Venezuela e Bolivia empataram a dois golos





VENEZUELA 2-2 BOLÍVIA



Jogo emotivo entre duas equipas que certamente não terão muito a dizer nesta competição. A Venezuela, apesar de ser o país organizador, não mostrou futebol suficiente para poder sonhar com qualquer coisa. Diria que, no máximo, os venezuelanos poderão dar-se como satisfeitos se conseguirem passar nesta fase de grupos. Já a Bolívia, treinada pelo bem conhecido Erwin Sanchez, mostrou um futebol com maior qualidade técnica mas com algumas insuficiências em termos de finalização do seu ataque. Sanchez apresentou uma equipa com muita mobilidade que foi benéfica no sentido de baralhar os defesas adversários mas ao mesmo tempo acabou por ser prejudicial já que muitas vezes havia jogadores perdidos em campo ou, pior ainda, jogadores a desempenhar exactamente as mesmas funções.
Num jogo equilibrado, a espaços entretido mas muito nivelado por baixo, diria que o resultado se aceita perfeitamente.

DESTAQUES:

VENEZUELA:

Ricardo Paez: Numa equipa que vale essencialmente pelo colectivo, ficou na retina Paez, número 11 venezuelano que joga nas alas. Esquerdino, tem qualidade técnica o que de resto se notou no segundo golo da Venezuela. Paez isolou-se pela direita e à saída do guarda-redes boliviano, fez um pequeno chapéu para o golo, assinalando um dos momentos mais belos do jogo.

BOLÍVIA:

Juan Carlos Arce: Assim que tocou pela primeira vez na bola, fiquei logo de olho neste jogador. Mais interessado fiquei quando, minutos depois, o comentador da Sporttv dizia que Arce era jogador do Corinthians. Pois bem, para um boliviano jogar no Corinthians, certamente que teria algo de interessante. Ora, o número 17 da Bolívia não desiludiu e até fez um golo. Muito mexido no ataque, mostrou pormenores técnicos de grande qualidade, um deles "à Poborsky" perto da bandeirola de canto. Para primeiro jogo não está nada mal. Um jogador a rever.

NOVA APOSTA DO BLOG: COPA AMÉRICA





Arrancou na madrugada de terça para quarta-feira a Copa América 2007, competição que está a realizar-se na Venezuela. Pois bem, o nosso blog está muito interessado nesta prova e vai procurar deixar neste espaço as crónicas dos jogos que nos for possível acompanhar através da Sporttv. Os horários tardios e a pouca disponibilidade, para já, nesta semana, poderão fazer com que alguns jogos sejam completamente ignorados. Ainda assim, pretendemos estar presentes o maior número de vezes possíveis, especialmente nos jogos relativos ao grupo B onde está inserido o Brasil e ao grupo C onde Argentina e o Paraguai de Oscar Cardozo são os principais motivos de interesse.

GRUPO A - Jogos do dia -

PERÚ 3-0 URUGUAI (Miguel Villalta, Mariño, Paolo Guerrero)

VENEZUELA 2-2 BOLIVIA (Maldonado, Ricardo Paez ; Jaime Moreno, Arce)

ANÁLISE:



Perú e Uruguai deram o pontapé de saída na competição. O Uruguai partia para este encontro como favorito, não só pelo seu historial como obviamente pela qualidade do seu plantel. Ora, diria que este jogo começou mal muito antes de ter começado. O técnico Oscar Tabarez não pôde contar com a estrela Alvaro Recoba (lesionado) e a verdade é que a ausência do número 10 uruguaio fez-se sentir. A equipa, apesar de em grandes momentos do encontro ter tido maior posse de bola e maior qualidade a nível individual, nunca conseguiu funcionar como uma verdadeira equipa. Para quem não viu o jogo e quer ter uma ideia mais concreta daquilo que foi o futebol do Uruguai, diria que a equipa sul-americana fez lembrar Portugal contra a Bélgica, isto, na categoria de sub-21. Bom toque de bola, algumas fintas interessantes mas zero em termos de objectividade e em termos de colectivo. Quem pagou caro com tudo isto foi Diego Fórlan, avançado do Villarreal, que esteve sempre muito desapoiado no ataque, acabando assim por passar completamente ao lado do jogo.

No que diz respeito ao Perú, confesso que fiquei surpreendido pela positiva. A selecção Peruana respeitou o adversário e humildemente achou que a melhor forma de contrariar o favoritismo do adversário era defender bem e explorar o contra-ataque. Com o bracarense Rodriguez em destaque no eixo da defesa, o Perú conseguiu sempre anular os ataques do Uruguai e foi uma selecção pragmática no ataque. Com Farfán do PSV e Pizarro do Chelsea trabalhadores mas longe do seu real valor, foi o espírito de equipa que fez pender a balança para o lado do Perú. O resultado ficou-se pelos 3-0 e são números que se têm de aceitar já que o Uruguai simplesmente não esteve em campo.

DESTAQUES:

Tanto num jogo como noutro, confesso que não houve assim aqueles jogadores que deslumbrassem e que fizessem maravilhas. Ainda assim, para a jornada inaugural, não se pode dizer que tenha começado mal esta Copa América. Houve muitos golos e algumas boas jogadas. Aqui ficam alguns dos nomes que, a meu ver, mais se destacaram:

PERÚ:

Paolo Guerrero: Mostrou pormenores interessantes de avançado. Esteve uns furos acima em relação a Claudio Pizarro. Marcou o terceiro golo da equipa e viu-lhe ser anulado um golo por fora-de-jogo a Pizarro. Boa estreia!

Mariño: Este número 10 saíu do banco no ínicio da segunda parte e foi decisivo para o triunfo perúano. Fez o segundo golo da equipa, diga-se, um grande golo e esteve em mais algumas boas jogadas. Certamente garantiu o lugar no onze para o segundo jogo diante da Venezuela.

URUGUAI:

Diego Perez: já havia referido que foi uma desilusão a selecção do Uruguai. Contudo, a ter de destacar alguém, gostaria de referir Diego Perez, jogador que actua no Mónaco. Este médio defensivo correu muito e tentou empurrar a sua equipa para a frente. É um jogador muito à semelhança de Petit do Benfica e foi, a meu ver, o melhor jogador do Uruguay.
Referência também para o lateral direito Carlos Diogo e para o ala Estoyanoff que estiveram particularmente activos no primeiro tempo.

segunda-feira, junho 25, 2007

FUTSAL: Benfica campeão!



BENFICA 1-0 SPORTING (Total: 2-1 em jogos para o Benfica)



O Benfica venceu ontem ao final da tarde o rival Sporting por uma bola a zero e sagrou-se campeão nacional 2006-2007, isto depois de já ter conquistado supertaça e taça de Portugal. Perante este cenário, há poucas dúvidas em relação àquela que foi a melhor equipa durante a presente temporada. Diria até que venceu a lógica já que toda a crítica desportiva vaticinava o Benfica como o grande candidato para ganhar títulos nesta temporada. A equipa liderada por Adil Amarante reforçou-se muito e, mais importante que isso, enfraqueceu o grande rival Sporting clube de Portugal já que Gonçalo Alves e Bebé saíram do reino do leão para reforçar as águias.

Se é verdade que o Benfica está de parabéns, não é menos verdade que o Sporting também está já que fez uma época muito digna. Paulo Fernandes, o treinador, teve uma época muito difícil pela frente pois teve de formar uma equipa nova. Fernandes provou ser um grande treinador e mostrou ao país que mesmo sem grandes nomes o Sporting não deixaria de ser um sério candidato ao título. O técnico leonino formou uma grande equipa e vendeu muito caro o título ao Benfica. Parabéns a estas duas grandes equipas que vão enriquecendo cada vez mais esta bonita modalidade.

1º Torneio de Snooker - Good Bowling



Filipe Margarido foi o grande vencedor do primeiro torneio do Good Bowling em Leiria. Na final realizada este Sábado, Filipe derrotou Paulo Mota por 8-6 num encontro muito equilibrado e bem disputado. Assim sendo, o participante proveniente da Vieira de Leiria arrecadou 700 euros mais o respectivo troféu enquanto que Mota ficou-se pelos 350 euros.

Na sexta-feira realizou-se também o jogo para atribuição do 3º e 4º lugares, ao qual participaram os derrotados nas meias-finais, Bruno Rocha e Helder Marques. Rocha derrotou o seu adversário por 8-4, garantindo assim o último lugar no pódio.

Tudo acabou bem com a entrega de prémios, o tradicional petisco e, o mais importante, o convivio entre os participantes e organização que souberam fazer deste torneio uma festa.

terça-feira, junho 19, 2007

OSCAR CARDOZO É REFORÇO



NÃO HÁ MICCOLI... HÁ CARDOZO!



Está confirmado. O paraguaio Oscar Cardozo vai mesmo ser reforço do Benfica para as próximas 5 temporadas. A ver pelo video, trata-se de um jogador muito interessante e com características semelhantes a Adriano do Inter ou Vieri da Atalanta. Esquerdino, bastante forte fisicamente, bom no jogo aéreo e matador, algo que, no fundo, é o que o Benfica precisa.

Aqui fica um video com alguns golos de Cardozo ao serviço dos argentinos do Newell's Old Boys.



domingo, junho 17, 2007

JÁ HÁ CAMPEÃO EM ESPANHA!



NOITE DE REYES EM MADRID!!



REAL MADRID 3-1 MAIORCA

GIMNASTIC 1-5 BARCELONA

SEVILHA 0-1 VILLARREAL

O Real Madrid sofreu a bom sofrer em casa frente ao Maiorca já que esteve a perder e só a dez minutos do fim conseguiu inverter o resultado a seu favor. Reyes, que saíu do banco, acabou por ser decisivo ao apontar dois golos (1º e 3º) que valeram o primeiro troféu dos últimos 4 anos. Diarra, de cabeça, fez o segundo golo.

Como se costuma dizer, quem chega no final de um campeonato em primeiro acaba por ser um justo campeão. Agora, a meu ver, o Sevilha foi, sem dúvida alguma, a equipa que praticou melhor futebol esta temporada e, não fosse o enorme desgaste que conheceu ao longo da época, isto, pelo facto de estar na luta por campeonato, taça do rei e taça Uefa, talvez tivesse feito algo mais nesta emocionate liga espanhola. Ainda assim, não deixa de ser brilhante todo este percurso sevilhano que, com menos recursos económicos e menos poder em termos de nome, conseguiu meter-se nesta titânica luta de gigantes.

Já o Barcelona, numa palavra, diria decepcionante a época da equipa de Frank Rijkaard. As épocas menos conseguidas de Ronaldinho e Deco não explicam tudo. O excesso de confiança, a falta de atitude e de humildade em muitos encontros acabam por ser um justo castigo para o clube catalão.

sexta-feira, junho 15, 2007

O novo Benfica...





Indispensáveis: (8)

Quim
Moreira
Luisão
David Luiz
Léo
Petit
Katsouranis
Simão

Jogadores que podiam ser vendidos: (3)

Anderson: defesa sem valor para jogar no Benfica. Podia muito bem ser vendido a um clube brasileiro já que no seu país a sua reputação é boa.

Nuno Gomes: mal amado da Luz, isto apesar de já ter dado provas mais que suficientes do seu valor quer no clube quer na selecção. Parece-me, no entanto, que pelo ambiente menos feliz que vive como jogador do Benfica e também pelo elevado ordenado que aufere, podia ser uma boa ideia vender o avançado português a um clube estrangeiro e, com isso, arrecadar uns trocos.

Karagounis: jogador com qualidade mas que não justifica o elevado ordenado que ganha. Tem mercado e seria a altura certa de vendê-lo até porque este ano, para o seu lugar, há Nuno Assis, um jogador bem mais interessante sob ponto de vista preço-qualidade.

Dispensados:

Moretto
Beto
Manú
Paulo Jorge
Marco Ferreira

Para ficar:

Nélson
Miguelito
José Fonte
Zoro
Fábio Coentrão
Nuno Assis

NECESSIDADES DO CLUBE:

Parece-me obvio que o Benfica precisa de um lateral direito para ser titular, pelo menos dois avançados, um médio de ligação, um número 10 e dois extremos.

Assim, teriamos:

GR:

Quim, Moreira e o guarda-redes dos juniores se necessário.

Defesas direitos:

Nélson + 1

Defesas esquerdos:

Léo e Miguelito

Defesas centrais:

Luisão, Zoro, David Luiz e José Fonte

Médios defensivos:

Petit e Katsouranis

Médios de ligação:

Nuno Assis + 1

Número 10:

Rui Costa + 1

Extremos:

Simão, Fábio Coentrão + 1 ou 2

Avançados:

Nuno Gomes (?) + 2 ou 3.


TOTAL: 24 jogadores

Se querem ter algum sucesso interno e se querem fazer boa figura na Europa, têm mesmo de ir às compras e abrir os cordões à bolsa. Se dizem que têm 20 milhões para gastar, esse dinheiro chega perfeitamente para comprar 5 ou 6 jogadores de boa qualidade. Agora, PROCUREM!!

Campeonato da Europa Sub-21: As novas estrelas



Confesso que tenho o (mau) hábito de avaliar o potencial de jogadores de futebol sem que para isso tenha bases suficientes para fundamentar uma opinião. Naturalmente que não se pode afirmar que "jogador x" é bom ou mau em um ou dois jogos visionados. Não sei porquê mas talvez pelo facto de ter sido durante muitos anos jogador de futebol e por ser um observador nato no que diz respeito à modalidade, certos e determinados pormenores me levem a colocar na cabeça juízos de valor quiçá prematuros.

O pressuposto deste post prende-se precisamente com o facto de deixar no ar aqueles jogadores que mais me chamaram a atenção num curto espaço de tempo. Seria mais fácil para mim chegar ao final do Europeu e, com mais calma e com mais jogos visionados, ter uma opinião mais precisa e objectiva em relação ao potencial dos atletas. Ora, para mim, é mais engraçado e até genuíno deixar no blog os jogadores que aos meus olhos deixaram laivos de grande qualidade. Não há, portanto, jornais a auxiliarem-me, não há sites ou revistas a dizer quem são as estrelas e os potenciais "cracks" para o futuro, não há nada disso.

Houve equipas que assisti com atenção por duas vezes, outras apenas uma e outras ainda alguns minutos. Aqui ficam as (minhas) estrelas:



HOLANDA

6. Hedwiges Maduro: Em relação a este atleta, confesso que não é um total desconhecido porque já o havia visto jogar pelo Ajax, ainda que, como defesa central. Ainda assim, é um grande jogador que faz lembrar Costinha. No entanto, comparativamente ao médio português, tem uma particularidade: a sua incrivel meia distância.

8. Royston Drenthe: Que jogador. Entusiasmante a sua mobilidade, capacidade técnica e velocidade. Um jogador com esta capacidade não engana. Vai dar que falar no futuro.

BELGICA

15. Sébastien Pocognoli: Diria que se pudesse comparar este belga com alguém conhecido no futebol Mudial, com as devidas distâncias, compará-lo-ia com David Beckham. Não,Pocognoli não é destro e nem sei até que ponto tem qualidade para bater livres da forma como faz o inglês. Agora, uma coisa é certa, Pogognoli tem um pé esquerdo fantástico que lhe permite tirar cruzamentos "à Beckham" e fazer mudanças de flanco simplesmente notáveis. Impressionou-me este jogador.

17. Marouane Fellaini: É certo que é um jogador lento mas não tenho dúvidas que, pelas suas características, vai vingar no futebol Mundial. Muito forte no jogo aéreo, tem ainda a capacidade de saber jogar com a bola no chão. No futebol inglês este belga tornar-se-ia num caso sério. Bom jogador sem dúvida alguma.

9. Kevin Mirallas: Espectacular aquilo que este avançado do Lille tem mostrado. Capacidade técnica, espírito de luta e uma total entrega, leitura de jogo, mobilidade fantástica, é um jogador à imagem de Lisandro Lopez. Parece-me que ainda não está totalmente desenvolvido fisicamente mas quando assim for, vai dar que falar.

ISRAEL

17. Ben Sahar: Para quem não sabe, este israelita é jogador de José Mourinho no Chelsea. Foi inclusivamente utilizado pelo português em jogos a contar para a Taça de Inglaterra. Na altura tive oportunidade de ver um jogo de Sahar e fiquei de olho nele. Esta semana assisti ao Bélgica-Israel e pude confirmar o talento deste miudo. Ora, o israelita, e mais uma vez com as devidas distâncias, faz lembrar Titi Henry do Arsenal. Tal como o francês, Sahar é um jogador rápido e forte nas jogadas individuais. Além do mais, o israelita tem tendência para procurar espaços vazios no flanco esquerdo, isto de modo a fazer as diagonais. Há aqui talento, não há duvida.

SÉRVIA

2. Branislav Ivanovic: Extraordinária a exibição deste defesa central contra os checos. Enorme no jogo aéreo, fez lembrar-me Ricardo Carvalho pela forma rápida com que caía sobre os avançados checos e também pela sua maneira "non-Anderson" de disputar os lances quase sempre sem recorrer à falta.

8. Bosko Jankovic: Que patrão. O Moutinho sérvio mas com maior complexão física e maior facilidade no remate de meia distância. Tem tendência a cair mais no lado direito do terreno. Não é por acaso que tão novo já actua na Liga Espanhola, nomeadamente no Maiorca.

9. Djordje Rakic: Se o Benfica anda à procura de um ponta de lança bom e barato, Rakic poderia ser um jogador a merecer maior atenção. Fiquei muito surpreendido pela sua capacidade em actuar de costas para a baliza. É um atleta que sabe segurar bem a bola e tem a inteligência de procurar zonas do terreno que lhe permita estar em constante interacção com o jogo e a bola. Muito forte no jogo aéreo, é um ponta de lança na linha de Milosevic, se bem que utilize o pé direito.

INGLATERRA:

10. David Nugent: Poderia falar-vos do médio Reo-Coker, do extremo Ashley Young ou do avançado Leroy Lita como as grandes revelações da selecção inglesa. Contudo, quem como eu acompanha semanalmente a Premiership, já deve ter visto e revisto o potencial destes três atletas que têm mostrado o porquê de serem já titulares em equipas da primeira divisão inglesa.
Agora, Nugent tem sido o jogador que mais tem chamado a atenção, precisamente pelo facto de, até aqui, ser um perfeito desconhecido. O avançado que actua no Preston tem revelado pormenores de grande jogador. Ainda não tive a possibilidade de aferir com maior precisão a sua capacidade técnica. Parece-me um jogador à semelhança de Wayne Rooney, muito embora muito menos dotado sob ponto de vista físico. Uma coisa é certa, pelas suas características, no futebol inglês vai marcar muitos golos.

ITÁLIA

4. Antonio Nocerino: Que jogador. Um poço de força no meio-campo, um trinco que faz lembrar Gattuso. Parece-me até com mais habilidade que o médio do Milan, o que lhe permite entregar melhor a bola e falhar menos passes. É um valor seguro para o futuro.
Em relação à Itália, poderia ainda referir a valia do defesa da Juventus Chiellini, do médio da Roma Aquilani ou até da enorme qualidade do avançado Pazzini. Contudo, parece-me que estes jogadores, pela preponderância que já têm nos seus clubes, já são sobejamente conhecidos pelos mais atentos.

Good Bowling: Encontrado segundo semi-finalista



Filipe Margarido é o segundo finalista do 1º Torneio do Good Bowling, isto depois de vencer Bruno Rocha por claros e inequivocos 7-3. Assim sendo, o jogador proveniente da Vieira de Leiria vai encontrar Paulo Mota na final, no jogo que está agendado para o próximo Sábado dia 23 de Junho.

Ainda com data a definir, Bruno Rocha e Helder Marques medirão forças para ver quem ocupa o último lugar do podio.

quinta-feira, junho 14, 2007

Sub-21: Portugal derrotado pela Holanda



"Sessenta minutos vergonhosos ditaram derrota e possível afastamento do Europeu"

HOLANDA 2-1 PORTUGAL



É caso para dizer que quem joga como Portugal jogou na primeira hora de jogo só merece perder. Couceiro quis controlar o jogo desde o ínicio fazendo alinhar Ruben Amorim no meio-campo em detrimento de Yannick mas a verdade é que a equipa lusa nunca se organizou e permitiu sempre aos holandeses dominarem as operações.

Antes de falar propriamente sobre a selecção portuguesa, gostaria de deixar algumas notas sobre o que me pareceu a Holanda. Desde logo, de referir a exibição de dois jogadores: Maduro, o médio defensivo e Drenthe, o extremo. Maduro mostrou uma cultura táctica muito interessante, revelou bom jogo aéreo e foi determinante na ajuda aos laterais e ao eixo da defesa. Com um grande pulmão, foi, sem dúvida, uma mais valia no meio-campo laranja.
Em relação a Drenthe, confesso que fiquei maravilhado com a qualidade deste jogador. Rapidez, qualidade técnica, capacidade de drible quer à esquerda quer à direita, Drenthe foi, de longe, a figura do jogo. Se Couceiro conhecesse bem a selecção holandesa, nunca teria colocado Amoreirinha (uma lentidão!) como lateral direito.

Ainda que tenha gostado do futebol atacante e rápido da Holanda, na minha opinião, esta selecção poderia estar ao alcance de Portugal se Couceiro não tivesse jogado para o empate. O treinador português tem de se convencer que não está a treinar o Alverca e, com uma selecção com tanta qualidade e talento, tem obrigação de apresentar um futebol mais profundo e objectivo. Quando procurou ganhar o jogo, viu-se a verdadeira qualidade dos nossos sub-21.

Numa breve análise ao jogo, parece-me que o resultado acaba por ser justo. A Holanda dominou por completo a primeira parte, sendo que, na minha maneira de ver, esse dominio foi praticamente oferecido pela selecção portuguesa que praticamente renunciou atacar.
Na segunda parte, os primeiros minutos mostraram uma Holanda mais na expectativa e uma equipa portuguesa sem soluções ofensivas. Hugo Almeida estava muito desapoiado, Nani, tal como no primeiro jogo, foi uma autêntica nulidade e Amorim e Manuel Fernandes anulavam-se mutuamente.
Quando Couceiro se apercebeu que era preciso mudar algo e era necessário colocar gente rápida e móvel no ataque, tivemos efectivamente Portugal. Varela substituiu o apagado Amorim e, de repente, vimos a selecção perto da área laranja e a incomodar Vermeer. Portugal lutou, mostrou outra atitude mas, contra a corrente, foi a Holanda quem marcou. Drenthe, quem mais, foi à linha de fundo, cruzou e Rigters facturou. Estava feito o segundo e praticamente definido o vencedor da partida.
Com o orgulho ferido, a equipa portuguesa ainda tentou reagir e conseguiu encurtar distâncias através de um grande golo de Miguel Veloso na cobrança de um livre directo.
Até final, Portugal tentou mas nunca conseguiu verdadeiramente incomodar a defesa holandesa que controlou bem as operações até final.

Parece-me que Holanda e Bélgica vão seguir em frente para as meias-finais o que se aceita perfeitamente dado àquilo que ambas mostraram nestes dois primeiros jogos e, em oposição, dado àquilo que Portugal não mostrou.

Good Bowling: Encontrado o primeiro finalista



Paulo Mota é o primeiro finalista do 1º Torneio do Good Bowling. Mota venceu Helder Marques por claros 7-3 e já está na final onde aguarda adversário.

O outro jogo das meias-finais será realizado hoje a partir das 22h00 e terá como participantes Bruno Rocha e Filipe Margarido.

sexta-feira, junho 08, 2007

GOOD Bowling - Conhecidos os semi-finalistas



Já são conhecidos os quatro semi-finalistas do 1º Torneio do Good Bowling, em Leiria.

Resultados:

Bruno Rocha 6-3 Pedro "BA"
Helder Marques 6-4 Eduardo Marques
Paulo Mota 6-2 Tó Clemente
Filipe Margarido 6-0 Manel "Francesinhas"

O sorteio das meias-finais realizar-se-á no próximo domingo à noite. O vencedor do torneio terá como prémio 750 € + taça.

Os jogos relativos às semi-finais serão realizados no inicio da próxima semana.

quarta-feira, junho 06, 2007

UNIÃO DE LEIRIA: VERSÃO 2007/2008






Está praticamente definido o plantel da União de Leiria para a época 2007/2008. Com muitas saídas de jogadores que faziam parte do plantel da época anterior, o clube leiriense viu-se na "obrigação" de ir ao mercado, português e estrangeiro, de forma a arranjar soluções e alternativas credíveis, para "atacar" a próxima temporada de forma aguerrida. Com uma excelente campanha no campeonato transacto, primeiro com Domingos Paciência no comando técnico, e depois com Paulo Duarte a comandar a nau, os leirienses têm na manutenção o principal objectivo para a época que se avizinha, mas não descuram os lugares europeus, se houver essa possibilidade. O jovem técnico que vai pela primeira vez iniciar uma temporada como treinador principal de uma equipa, pretende um plantel de 24/25 jogadores, que seja composto por alguns atletas polivalentes, capazes de actuar em duas ou três posições diferentes. No que a mexidas no plantel diz respeito, destaque para alguns jogadores que abandonaram o clube, e que até tinham realizado bastantes partidas na última época. Mas o rigoroso tecto salarial imposto pela SAD, não deixa margem de manobra a alguns atletas, que, preferem procurar outras paragens, não abdicando de determinados valores mensais, que não são comportáveis pelo orçamento do clube, que será um dos mais baixos de sempre, e onde os jogadores mais jovens terão um plano de maior destaque.
No capítulo das saídas, fácil será de reparar que Harison, um clássico "número 10", é aquele que mais se destaca, uma vez que sendo um jogador com um tecto salarial muito acima da média, foi dado como transferível, ainda que tenho contrato, sendo por isso muito provável, que a SAD consiga um bom encaixe financeiro com a venda do brasileiro.
Também Paulo Gomes, um dos capitães de equipa vai deixar a cidade do Lis, sendo que o médio defensivo se encontrava em final de contrato e não houve acordo para a renovação.
A situação que também merece grande destaque, é a venda de Marcos António, esteio da defensiva na última temporada, mas que foi vendido aos franceses do Caen, por números a rondar os dois milhões de euros.
Os três jovens cedidos pelo F.C.Porto, regressam às origens, nomeadamente Bruno Vale, Paulo Machado e Ivanildo, enquanto que Eliézio, cedido pelo Cruzeiro aos Dragões, que por sua vez o colocaram em Leiria, também regressa ao Brasil.
Touré e Kata, são jogadores livres e podem procurar clube, ao passo que Valdomiro, não vingou, e apesar de ter ligação por mais um ano, é dado como transferível.
O facto mais curioso de todos os atletas que não continuam em Leiria, é, sem dúvida, o de Slusarski, ponta-de-lança polaco que foi o melhor marcador da equipa com 7 golos apontados, mas que, estando emprestado pelo Groclin, não foi accionada a opção, uma vez que os valores pedidos pelos polacos, saíam, claramente, fora do rigoroso orçamento.

Eis as alterações verificadas até ao momento no plantel:

SAÍDAS: Harison (?), Valdomiro (?), Kata (?), Paulo Gomes (?), Bruno Vale, Paulo Machado e Ivanildo (regressam ao FC Porto), Eliézio (regressa ao Cruzeiro), Slusarski (regressa ao Groclin, Polónia), Touré (?) e Marcos António (Caen, França).

ENTRADAS: Rafael Fava (ex-São Paulo, Brasil), Marco Airosa (regressa após empréstimo), Éder (sem clube), Tiago (ex-Boavista), Filipe Falardo (regressa após empréstimo), Maciel (ex-Sp.Braga, emprestado pelo FC Porto), Lee Dio (ex-Daejon Citizen, Coreia do Sul) e João Paulo (ex-Paços de Ferreira).

O início dos trabalhos está marcado para o dia 1 de Julho, sendo que o estágio de pré-época, será na Quinta do Pinheiro, entre os dias 7 e 14 do mesmo mês.

segunda-feira, junho 04, 2007

GOOD BOWLING: QUARTOS-DE-FINAL



SORTEIO:

Bruno Rocha - Pedro "BA"

Eduardo Marques - Helder Marques

Tó Clemente - Paulo Mota

Filipe Margarido - Manel "Francesinhas"

RESULTADOS JÁ CONHECIDOS:

Bruno Rocha 6-3 Pedro "BA"

Eduardo Marques 4-6 Helder Marques

Tó Clemente - Paulo Mota (HOJE 22h30)

Filipe Margarido - Manel "Francesinhas" (4ª FEIRA)

domingo, junho 03, 2007

GOOD BOWLING - OITAVOS-DE-FINAL



RESULTADOS:

Bruno Rocha 5-2 Jorge Marcelino

José Carvalho 4-5 Paulo Mota

Filipe Margarido 5-1 Luis Gradil

Helder Marques 5-4 Paulo Sanches

Manel Francesinhas 5-3 Nuno Laranjeiro

Eduardo Marques 5-1 Nuno Matos

Marco Morais 4-5 Tó Clemente

Pedro "BA" 5-1 Luis Miguel

O SORTEIO DOS QUARTOS-DE-FINAL REALIZA-SE HOJE (DOMINGO) A PARTIR DAS 21h30.