domingo, setembro 30, 2007

Fim-de-semana sem bola

Por motivos de força maior, este foi um fim-de-semana algo atípico dado que em termos desportivos só assisti ao Benfica - Sporting e, mesmo esse, com algumas falhas pelo meio. Gostaria de ter feito uma crónica mais completa do derby mas, repito, foi de todo impossível.
Estava previsto também assistir ao jogo da distrital entre o Marrazes - Peniche, isto de modo a apresentar posteriormente a crónica neste blog e num outro que sou colaborador (futeboldistritaldeleiria.blogspot.com) mas, devido a um imponderável, também não me foi possível. Fica assim adiado o regresso do "Mundo da Bola" ao futebol do distrito.
Amanhã, apresentação de mais uma equipa no habitual Olho Clínico e também o habitual rescaldo de mais uma jornada do Rolabola.

Bwin: Benfica e Sporting anularam-se mutuamente


JOGO: BENFICA 0-0 SPORTING



NOTAS SOLTAS:

- Resultado justo

- Anderson Polga o melhor em campo

- Mais um jogo do Benfica sem sofrer e sem marcar

- Nuno Gomes falhou mais um golo impossível de ser falhado

- O medo de perder foi maior do que a vontade de ganhar em ambos os casos

- Cristian Rodriguez foi o melhor jogador do Benfica

- o Porto caminha a passos largos para o tri...


sábado, setembro 29, 2007

PREVISÃO PARA HOJE

PROGNÓSTICO: BENFICA 1 SPORTING 1




sexta-feira, setembro 28, 2007

quinta-feira, setembro 27, 2007

É ASSIM QUE ELAS ACONTECEM!


CARLING CUP:

MANCHESTER UNITED 0-2 COVENTRY



RESPONSÁVEL: SIR ALEX FERGUSON

Taça da Liga: Benfica vence Amadora na lotaria das penalidades




Vergonha foi o que senti no final deste jogo. Não, não me refiro exclusivamente àquilo que se passou já para lá do minuto 90. Refiro-me a tudo o que (não) se passou durante o tempo regulamentar mais a "palhaçada" que envolveu o árbitro auxiliar de Duarte Gomes. O Benfica, para meu espanto, conseguiu fazer uma exibição ainda pior daquela feita em Braga. É certo e sabido que Camacho efectuou muitas alterações mas isso não pode nem deve servir de desculpa. Hoje, tal como em Braga, o Benfica foi uma equipa vulgar. Sem ritmo, sem chama, sem garra, sem atitude, sem classe, sem poder de fogo, sem dinamismo, sem entrosamento, sem nexo, sem rigorosamente nada. Este não é o "meu" Benfica. Esta não é a equipa que mereça que o adepto perca tempo e dinheiro para acompanhá-la e apoiá-la.
Não vou nem quero chegar ao ponto de dizer que não temos plantel nem equipa para "atacar" a Superliga. Creio que, apesar de haver alguns desequilibrios, há efectivamente matéria prima suficiente para bater o pé ao Porto. Vi um cheirinho do "meu" Benfica no jogo com a Naval. Uma equipa com Quim, Nélson, Luisão, David Luiz, Léo, Petit, Katsouranis, Rui Costa, Rodriguez, Di Maria e Cardozo tem certamente capacidade para se bater com qualquer equipa do nosso campeonato. Agora, o Benfica de hoje e o de Braga não tem nada a ver.
Parece-me que Camacho está um pouco desgostoso com o plantel que tem. É óbvio que esta equipa não foi feita por ele, é lógico que faltam jogadores de qualidade para a sua estratégia favorita - nomeadamente para as alas -, mas, independentemente disso, é com estes que Camacho tem de trabalhar e mostrar serviço. Parece-me que o espanhol está algo resignado com o facto de entender que o plantel que tem à sua mão é bastante inferior ao do FC Porto.

Para finalizar, gostaria apenas de falar de um aspecto deste jogo da Amadora, no caso, o reaparecimento de Freddy Adu. Sim, o jogo foi de tal forma mediocre e vergonhoso que o melhor é nem sequer tecer grandes comentários sobre o mesmo. Quarenta e cinco minutos foi o tempo que o norte-americano esteve em campo. Marcou um golo e tentou (embora sem grande sucesso) jogar e fazer jogar a equipa. Contínuo a dizer que Adu é um diamante por lapidar. Aquilo que fez no Mundial do Canadá em sub-20 não foi obra do acaso. Se aprender a soltar a bola no timing certo, se começar a interpretar melhor o futebol português, então estou convencido que ainda poderá ser útil ao Benfica. Agora, uma coisa também me parece óbvia: precisa de minutos e de jogar. Sem jogar, não há milagres.

quarta-feira, setembro 26, 2007

A EQUIPA DO MOMENTO

Diaby grabs our young Brazilian!

Diaby e Denilson na imagem. Dizem-lhe alguma coisa?


Não? Então veja isto e mais isto (ver 2º golo).

DIA INFELIZ


Conhecem este jogador?



Ainda não estão a ver quem é?

Posso dizer-vos que em breve vai estar na Luz. Se fizer isto que vão ver em seguida, seguramente vai passar a ser muito conhecido por cá.

JOGO: Hibernian 3 Celtic 2

O ARTISTA: Boruc, guarda-redes do Celtic







terça-feira, setembro 25, 2007

SERÁ QUE VIMOS O MESMO FILME?


O site oficial do Sport Lisboa e Benfica analisa desta forma o jogo de Braga:







A isto chama-se facciosismo.

segunda-feira, setembro 24, 2007

OLHO CLÍNICO


EQUIPA DA SEMANA: Atlético de Madrid (Plantel)


Forlán marcó su primer gol en Liga aprovechando una certera asistencia de un efectivo Sergio Agüero


ÚLTIMO JOGO: ATLÉTICO MADRID 4-0 RACING SANTANDER
(Raul Garcia, Sergio Aguero, Fórlan, Simão)

ONZE TIPO:


O Atlético de Madrid tem, esta temporada, condições para fazer um grande campeonato. O investimento foi forte e, mesmo tendo perdido Fernando Torres, parece-me que a equipa saíu a ganhar. Há mais qualidade, mais soluções e maior equilibrio do plantel. Mesmo não tendo começado bem, o Atlético promete.


O "calcanhar de aquiles"

Léo Franco. Nunca gostei deste argentino. O seu rol de fífias, ao longo da sua carreira, nunca mais acaba. No banco de suplentes está Abbiati e, mesmo não sendo grande espingarda, não percebo como é que não consegue tirar o lugar a Léo Frango.


Defesa frágil...

A defesa do Atlético. Seitaridis defende bem mas ainda não conseguiu provar tudo o que de bom falavam dele antes de vir para o Porto; Pablo, Perea, Zé Castro e Fabiano Eller estão longe de dar garantias para o eixo da defesa; à esquerda, Pernia é o titular da equipa e também da selecção espanhola mas, em ambos os casos, tem sido muito contestado pelas suas fracas exibições.

Pontos fortes

Sem dúvida, o meio-campo e o ataque. Quem não gostaria de ter num seu plantel nomes como Reyes, Maxi Rodriguez, Simão Sabrosa, Diego Fórlan, Luis Garcia, Kun Aguero e Mista. E já nem falo em Thiago Motta, Raul Garcia ou Maniche, jogadores menos vistosos mas muito importantes no equilibrio da equipa.

Atrevo-me a dizer que não há muitas equipas no Mundo com tantos jogadores para as alas e para o ataque com esta qualidade.

Resta saber se o muito contestado Javier Aguirre tem "mão" para isto tudo. Nem quero pensar uma equipa destas treinada por José Mourinho. Há qualidade e, objectivamente, há jogadores com muito ambição em querer ganhar títulos, algo que agrada ao "special one".

ROLABOLA - JORNADA 5 -


Depois de algumas trocas de impressões com alguns participantes do Rolabola, eis que decidi fazer algumas alterações às regras do jogo. Pelo facto das mesmas não prejudicarem nenhum participante nesta altura do campeonato, decidi então acrescentar alguns pormenores que, creio eu, vão trazer ainda mais competitividade e interesse ao jogo. Vejamos:

1. Qualquer jogador que esteja 3 semanas seguidas sem participar no concurso, está automaticamente fora. (atenção Diogo Guerra).

2. Como é sabido, quem acertar no Marcador de serviço ganha 5 pontos. Até então, só importava o facto desse jogador escolhido marcar um golo. Agora, se um jogador marcar mais que um golo, o participante terá ainda mais pontos. Assim, por cada golo adicional, o participante terá os 5 pontos + 3 por cada golo obtido. (ex: No jogo do Paços com o Porto, quem tivesse escolhido como marcador o Lisandro, teria 8 pontos - 5 por ter marcado o primeiro e + 3 por ter bisado)

3. Para quem gosta de arriscar no resultado, agora poderá ter uma pequena compensação para tal audácia. Tome-se o exemplo do jogo Braga - Benfica. O resultado foi de 0-0. Quem tivesse posto esse resultado, teria à mesma os 7 pontos de bónus. Contudo, quem tivesse colocado 1-1, uma vez que acertou a tendência (empate), segundo as novas regras, ganharia 1 ponto. Se Braga ou Benfica tivessem vencido, então não haveria pontos para ninguém. ~

NOTA: Já o tinha referido na altura e volto a referir. Quem ultrapassar um minuto que seja o limite das apostas, não terá qualquer pontuação.

Esclarecidos? quem não tiver, esteja à vontade...


ROLABOLA

Resultados e marcadores:

AZ Alkmaar 2-3 Ajax
(De Zeeuw, Dembele; Huntelaar, Luis Suarez (2))

Valenciennes 1-0 Mónaco
(Audel)

Getafe 0-0 Deportivo da Corunha

Bétis 1-2 Valência
(Rafael Sóbis; Miguel, Joaquin)

Barcelona 2-1 Sevilha
(Lionel Messi (2); Kanouté)

Roma 2-2 Juventus
(Totti (2); Trezeguet, Iaquinta)

Man Utd 2-0 Chelsea
(Tevez, Saha)

Paços Ferreira 0-2 FC Porto
(Lisandro Lopez (2))

Braga 0-0 Benfica

OLHÓGOLO:

Sporting 2-2 Vit. Setúbal

OLHÓGOLO MVP: AURI (Setúbal)
(jornal "abola")

Pontuações:

Eduardo - 11
André Braz - 15
Neves - 12
João Pedro - 12
Rui Faria - 11
Zé Boinas - 15
Doc - 18
Miguel Sampaio - 12
Duarte Silva - 20
Cristina Falcão - 12
João Faustino - 12
Bruno Rocha - 17
Verdasca - 23
Vitinho - 6 57
Sérgio Gouveia - 15
João Araújo - 12
Pedro Faria - 18
Gustavo Guerra - 12
Pele - 9
Miguel Braz - 12
Joao Marques - 12
Nelson - 0
Diogo Guerra - 0



CLASSIFICAÇÃO:

domingo, setembro 23, 2007

Bwin: Porto ganha pontos em 3 campos




Cinco jornadas e 15 pontos. Assim vai o dragão na liga portuguesa. Em Paços de Ferreira, Lisandro Lopez marcou por duas vezes - e pela terceira jornada consecutiva para o campeonato - e carimbou nova vitória azul e branca, a terceira fora de portas.
Pelo que ouvi na rádio, o Porto não fez um jogo muito vistoso mas acabou por fazer pela vida. Vestiu o fato de macaco e, num campo difícil, conseguiu superar as dificuldades causadas por um Paços que, a seu favor, teve o mérito de ter discutido o jogo sem ter revelado um forte desgaste físico.


Em relação ao jogo de Alvalade, o Sporting não foi além de um empate a dois golos ante o surpreendente Setúbal. Mesmo que os "leões" viessem a conseguir a vitória nos minutos finais do jogo, algo que até podia ter acontecido não fosse a perdida de Purovic na "cara" do guarda-redes Eduardo, diria com toda a convicção que a equipa de Carvalhal estaria de parabéns pela forma atrevida e descomplexada com que jogou perante o conjunto leonino.
Por duas vezes a equipa sadina marcou e por duas vezes esteve em vantagem. Em Alvalade, nem todas as equipas se gabam de fazer isso. Há que dizer também que é lógico que o Sporting massacrante da segunda parte não merecia de todo perder este jogo. Agora, pela miserável primeira parte que realizou e pela incapacidade em contornar a bem organizada defesa vitoriana, me parece que seria algo inglório e até ingrato se Carvalhal e os seus rapazes não saíssem deste jogo com pontos na bagagem.
Gostaria ainda de salientar a titularidade de Gladstone, Farnerud e Vukcevic, jogadores que, curiosamente ou não, acabaram todos por serem substituidos por Paulo Bento.
Referência também para o péssimo relvado; o "frango" de Stojkovic no segundo golo sadino; as alterações efectuadas por Paulo Bento sempre com o pensamento na vitória e a forma como Carvalhal nunca abdicou de deixar unidades no ataque por forma a procurar obter golos.


Virando-me para o, à partida, jogo grande da jornada, Braga e Benfica empataram a zero numa péssima partida de futebol. Para quem não viu o jogo, garanto com certeza absoluta que o placar final traduz na plenitude aquilo que se passou no Municipal de Braga. Mau, muito mau aquilo que ambas as equipas fizeram. Sinceramente, as competições europeias não servem efectivamente de desculpa. Falta de ideias, ritmo lento de jogo do principio ao fim, substituições conservadoras, enfim, todo um conjunto de situações que me fizeram chegar à conclusão que ambos os treinadores estavam mais interessados em não perder do que propriamente em correr riscos para ganhar o jogo.
Falando do positivo do jogo, confesso que me é difícil encontrar aspectos dignos de registo. Mesmo assim, vou arriscar. Começando pelo melhor, claramente, Andrés Madrid. Foi a primeira vez que vi este argentino ao vivo e, se ainda tinha dúvidas quanto ao valor deste trinco, hoje ficaram totalmente desfeitas. Trata-se de um jogador fabuloso e com potencial mais que suficiente para representar um "grande" português. Tem um sentido posicional fantástico, raramente faz faltas e parece estar em todo o lado já que tem um pulmão impressionante. Seguramente, jogador para outros palcos.
E do Braga, muito honestamente, estamos conversados. Se o Benfica foi "zero" - já lá vamos -, a equipa de Jorge Costa, mesmo com menor responsabilidade, não pode merecer uma nota muito elevada no meu entender.
Por parte do Benfica, quero destacar o trinco Gilles que se estreou como titular e não comprometeu (bem pelo contrário) e também Quim que, mais uma vez, revelou-se muito atento e, factor ainda mais relevante, voltou a não encaixar golos. Uma nota positiva também para Rodriguez que revelou novamente pormenores de grande jogador.

Vamos ao negativo:

- Luis Filipe: uma verdadeira decepção. Não ataca, não acerta um passe e mostra uma total propensão para a asneira. Mais uma vez, o pior em campo.

- Maxi Pereira: Levou uma cabeçada logo nos minutos iniciais do jogo e o seu futebol ficou afectado até final. Acredito que jogar com Luis Filipe não é fácil mas isso não serve de desculpa. Fez o pior jogo com a camisola encarnada.

- Edcarlos: para ser sincero, até acho que fez um jogo razoável. Tirando um ou outro lance que revelou uma completa incompetência, no resto até acabou por cumprir. Juntei-o ao lote dos negativos porque já mostrou em outros jogos e em Braga a espaços que não tem classe nem qualidade para jogar no Benfica.

- Camacho: gosto muito dele mas ontem esteve francamente mal nas substituições. Se o Benfica estava a jogar pessimamente antes das alterações, com essas mesmas a equipa "morreu" completamente. Tirar Di Maria foi como acabar com o pouco ataque que havia. Rui Costa estava exausto e podia ter saído mais cedo; Maxi Pereira estava sem reacção e nem sequer deveria ter voltado do balneário aquando do intervalo; agora, tirar Di Maria foi como tirar irreverência e mobilidade ao ataque. Depois, meter Cardozo para o lugar de Nuno Gomes sabendo de antemão que não haviam flanqueadores, foi como que dar a Jorge Costa a oportunidade de jogar com 3 centrais.

Assim sendo, jornada negra para os "grandes" de Lisboa, isto em vésperas de se encontrarem na Luz. Sabendo que o Porto vai certamente vencer o Boavista no seu reduto, quem perder pontos (e podem ser os dois) fica já muito atrás na corrida. Vida difícil para Camacho e Paulo Bento.

Deslocação a Braga...



Finalmente vou ter a oportunidade de conhecer o Estádio do Braga. Já tinha ido ao antigo estádio e agora vou conhecer a obra de Souto Moura. A única vez que fui à cidade dos arcebispos, saí de lá com um Moreirense 2 Benfica 3. A equipa de Moreira de Cónegos jogou em casa emprestada e, na altura, era comandada por Manuel Machado. Uma grande penalidade muito duvidosa sobre o malogrado Miki Feher deu, na altura, um triunfo muito suado e com muita polémica à mistura.
Casos à parte, se me pusessem em cima da mesa um Braga 2 Benfica 3, assinava por baixo imediatamente.


PS: Começam esta tarde os campeonatos distritais. Gostaria de desejar boa sorte aos Marrazes (se tiverem a mesma felicidade que certos jogadores têm aqui no Rolabola, então ganham de certeza) para a difícil deslocação ao Pedroguense.
Esperamos acompanhar mais de perto o futebol no distrito. Este ano há mais disponibilidade ao fim-de-semana e, como tal, queremos dar também mais destaque ao futebol distrital em Leiria.
Fiquem atentos!

quinta-feira, setembro 20, 2007

Champions: Manchester vence em Alvalade com sotaque português



Pelo segundo ano consecutivo, uma equipa portuguesa perdeu em casa pela margem mínima com o Manchester United e pela segunda vez ficou a sensação que o clube inglês pouco ou nada fez para sair de Portugal com a totalidade dos pontos na bagagem. Se no ano passado, frente ao Benfica, a inspiração de Saha valeu 3 pontos, desta feita foi o nosso Ronaldo a resolver. E, para ser sincero, só podia mesmo ter sido ele a oferecer a vitória aos "red devils". À imagem daquilo que vem fazendo no campeonato, a forma como o United se vem exibindo deixa muito a desejar. Fiquei com a nitida sensação que este Manchester estava ao alcance do Sporting. Pouco pressionante, muito lento nas transições ofensivas e sempre mais preocupado em defender a sua baliza do que propriamente atacar a baliza contrária. Foi, a meu ver, este o Manchester que tivemos. A esse cenário, há apenas um pormenor que é importante salientar no meio de tudo aquilo que acabei de referir: Cristiano Ronaldo. Por muito má que esteja uma equipa, por muito má que seja a forma de alguns jogadores mais influentes, há que ter sempre em conta que com Ronaldo em campo, o perigo pode chegar a qualquer momento. Para mal do Sporting, aos 62 minutos, o artista apareceu em cena e da maneira menos provável. De cabeça e em "peixinho", Ronaldo fez o único golo no jogo e decidiu a partida.

Obviamente que o resultado não traduz aquilo que se passou em campo. O Manchester não foi o "papão" que já mostrou ser em muitos jogos da Liga Inglesa no ano anterior. Aliás, não tenho dúvidas que a forma "à-Scolari" com que o Manchester actua nos jogos da Champions fora de portas tem um responsável: Alex Fergusson. É mais uma razão pela qual hoje é um dia frustrante para os "leões". Deve ser doloroso perder em casa contra uma equipa que ficaria deveras satisfeita por levar para Inglaterra um ponto.

Assim sendo, o Sporting, ao contrário da época anterior, não conseguiu entrar com o pé direito. No entanto, às vezes é melhor sair com o pé direito e entrar com o pé esquerdo do que o inverso. A ver vamos se o Sporting consegue corrigir este resultado negativo. Uma coisa é certa, não vai ser nada fácil. Começar com um desaire em casa não augura nada de bom. A isto tudo, a forma consistente com que a Roma se tem exibido...

quarta-feira, setembro 19, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES: PRIMEIRA JORNADA





Finda a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, aqui ficam os resultados e marcadores de todas as partidas realizadas:

GRUPO A:

Marselha 2 Besiktas 0 (Rodríguez e Cissé)

FC PORTO 1 Liverpool 1 (Lucho González; Dirk Kuyt)


GRUPO B:

Chelsea 1 Rosenborg 1 (Shevchenko; Koppinen)

Shalke 0 Valência 1 (David Villa)


GRUPO C:

Real Madrid 2 Werder Bremen 1 (Raúl e Van Nistelrooy; Sanogo)

Olympiacos 1 Lázio 1 (Galletti; Zauri)


GRUPO D:

AC Milan 2 SL BENFICA 1 (Pirlo e Inzaghi; Nuno Gomes)

Shakhtar 2 Celtic 0 (Brandão e Lucarelli)


GRUPO E:

Rangers 2 Estugarda 1 (Charlie Adam e Darcheville; Mário Gomez)

Barcelona 3 Ol.Lyon 0 (Clerc, p.b., Messi e Henry)


GRUPO F:

Roma 2 Dinamo Kiev 0 (Perrotta e Totti)

SPORTING CP 0 Manchester United 1 (Cristiano Ronaldo)


GRUPO G:

PSV Eindhoven 2 CSKA Moscovo 1 (Lazovic e Perez; Vagner Love)

Fenerbahce 1 Inter Milão 0 (Deivid)


GRUPO H:

Arsenal 3 Sevilha 0 (Fabregas, Van Persie e Eduardo da Silva)

Slavia Praga 2 Steaua Bucareste 1 (Senkerik e Belaid; Goian)

FACTOS

AC Milan forward Filippo Inzaghi celebrates after scoring a goal against Benfica during their Champions League Group G match at San Siro Stadium in Milan. Milan won 2-0.

Me desculpem os sportinguistas - hoje é o vosso dia - e até os portistas - ontem não vi o jogo, logo não o posso comentar - que costumam visitar o blog mas há certas coisas que me fazem um bocado confusão. É que, ainda em relação ao jogo de ontem, a ver pelos comentários e análises de pseudo-entendidos que falam na tv e escrevem nos jornais, dá a sensação que o Benfica jogou contra o Cascalheira de Baixo ou coisa que o valha. Ora, a melhor resposta que posso encontrar para alguns comentários sobre a fraca exibição encarnada é precisamente com factos:

- David Luiz, Luisão e Petit lesionados. Três titulares indiscutíveis.

- Dupla Miguel Vitor e Edcarlos. Alguém já os tinha visto alguma vez jogar juntos?

- 5º jogo de Camacho na presente temporada.

- No onze inicial, houve 7 jogadores que nunca tiveram a sensação de ouvir ao vivo o hino da Champions.

- Edcarlos (22 anos), Miguel Vitor (18), Maxi Pereira (23), Cristian Rodriguez (21), Di Maria (19) e até Cardozo (24). Perante isto...

É bom dar tempo ao tempo. Esta equipa, apesar de jovem, tem pernas para andar. Quando regressarem Nélson, David Luíz, Luisão e Petit já estes jovens terão mais treinos nas pernas e mais experiência em relação à realidade portuguesa. Deixem o Camacho trabalhar porque, muito sinceramente, ele percebe da coisa.

É caso para dizer, contra estes factos não há muitos argumentos.

ARTIGO DE OPINIÃO




Não querendo meter "foice em ceara alheia" - os mais atentos sabem da minha paixão pelo Manchester United -, parece-me estranho o momento que o Chelsea atravessa. Podia utilizar a palavra anormal para caracterizar esta má fase do clube londrino mas não o faço e justifico porquê.

Em primeiro lugar, obviamente que não é muito habitual vermos Mourinho somar desaires atrás de desaires. Por muito mau que seja o plantel - obviamente não é o caso -, o "special one" já nos habituou a fazer autênticos milagres. Contudo, há aqui uma questão que me parece obvia. Para ser "curto e grosso": o Chelsea não tem futebol para ser campeão da Europa. Quem tem acompanhado esta equipa nestes últimos anos, quem vê o seu estilo de jogo pouco atractivo e dependente da inspiração de dois jogadores, sabe precisamente do que falo.
Drogba e Frank Lampard têm sido as bombas de salvação deste Chelsea. Não tenho presente dados estatísticos mas não estarei a fugir muito à verdade se disser que 80% dos golos dos "blues" na época passada foram marcados por estes dois homens; não estarei a mentir se disser que em mais de 50% dos jogos, o Chelsea ganhou pela margem mínima e com um golo salvador de um destes atletas; certamente não estarei errado se disser que a soma dos golos de Ballack, Kalou, Shevchenko, Wright-Phillips e Robben não iguala sequer os tentos obtidos por um dos dois visados.

Quase todos os visitantes do blog são unânimes em apontar José Mourinho como um dos três melhores treinadores do Mundo. Disso, não há a menor dúvida. Ora, precisamente por isso, pedia-se muito mais a este Chelsea. Naturalmente que não é por falta de matéria prima. Quem não gostaria de ter o, para mim, segundo melhor guarda-redes do Mundo? quem não ficaria felicíssimo com uma dupla de centrais composta por Ricardo Carvalho e John Terry? quem não faria tudo para ter um verdadeiro tractor da categoria de Essien? pois é, com tanta estrela, sinceramente, esperava-se mais.

Termino quase como comecei. Parece-me pouco provável que este Chelsea tenha capacidade para ombrear com equipas como Manchester United, Barcelona, Real Madrid e AC Milan que se apresentam ainda mais fortes para esta temporada. Ao invés, o Chelsea parece-me ainda mais fraco que a época anterior. Ganhou Beletti e Malouda mas perdeu Robben e, quase que me atreveria a dizer, Shevchenko e Ballack que parecem fartos das críticas e da "vida inglesa"; também Makelelé que já não é o mesmo. Além disso, Lampard e Drogba vão resolver seguramente menos do que nas temporadas anteriores. As outras equipas também vêem dvds, também observam o Chelsea jogar e, muito honestamente, esta Lampard-Drogba dependência começa a ficar gasta.
Cabe a Mourinho e companhia contrariar aquilo que penso há já dois anos!

terça-feira, setembro 18, 2007

Champions: Milão vence Benfica com naturalidade!



Vitória clara do Milan sobre o Benfica por números, diria, enganadores. O conjunto italiano foi muito superior em todos os aspectos de jogo e criou oportunidades suficientes para ter marcado mais golos. Valeu a inspiração de Quim e a estranha ineficácia italiana.
Por paradoxal que possa parecer, nem tudo foi negativo para os lados da luz. O Benfica fez um jogo interessante sob ponto de vista ofensivo e até dispôs de boas ocasiões para sair de San Siro com golos. Acabou por marcar apenas um já em período de compensação, golo esse que acaba por ser um prémio para aquilo que os jogadores atacantes trabalharam.

O jogo começou com o Milão a atacar e o Benfica a defender com muitas unidades. Rui Costa disse no final da partida que os "encarnados" respeitaram em demasia o Milão. Ora, nem mais. É certo que a estratégia de Camacho, com dois pivots defensivos, passaria por segurar o nulo nos primeiros minutos, isto por forma a que a equipa rossoneri se enervasse. O problema foi que nem era na forte marcação aos homens mais atacantes que estava a solução deste jogo. O erro foi precisamente deixar Pirlo jogar a seu bel-prazer. Experimentem colocar 3 homens com uma espingarda a lutar contra 1 homem com uma sniper na mão. Creio que esta imagem é ilucidativa.

O problema foi principalmente Pirlo mas não só. Não, caros amigos, nem sequer me refiro a Kaká, Seedorf ou Inzaghi. Todos eles estiveram em bom plano mas nem tiveram daqueles jogos de "encher o olho". O outro grande problema foi precisamente aquele que todos os benfiquistas já estavam à espera. As ausências de David Luiz, Luisão e Petit fizeram a diferença. Jogar com Miguel Vitor (muito verde para estes palcos) e Edcarlos (dois jogos chegaram-me para perceber que é um barrete) perante jogadores desta craveira seria, mais minuto menos minuto, sinónimo de golos e de derrota certa. Se a juntarmos a tudo isso tivermos em linha de conta que o Milan estava num dia bom, então facilmente chegamos à conclusão que ontem era impossível derrubar o campeão da Europa.
Provavelmente houve gente que ficou com a impressão que Camacho foi pouco audaz nas substituições que fez. Tirar Cardozo por Nuno Gomes a perder 2-0 foi uma alteração conservadora? sinceramente, acho que foi a alteração mais sensata. Estou convencido que se o Benfica retirasse uma unidade de meio-campo para lançar um avançado, sabendo ainda de antemão que Rui Costa estava muito desgastado, possivelmente o dano, entenda-se, resultado, seria ainda mais penoso o que poderia causar mossas para os próximos compromissos internos.

Assim, podemos afirmar com alguma lucidez que o Milan foi mehor equipa e mereceu por inteiro os três pontos. Gostaria de ter ficado com a sensação que era possível ter alcançado um resultado positivo mas, muito honestamente, ontem ficou bem vincado a diferença de potencial de uma equipa para a outra. Agora, uma coisa também me apetece dizer. A espaços, vimos um Benfica atrevido e com vontade de incomodar o campeão da Europa. Quem sabe na Luz, com estádio cheio e uma equipa já sem remendos, não possa cair este Milão. Eu acredito que sim até porque com Petit a vigiar Pirlo ou Kaká e com Luisão e David Luiz a marcarem à justa Pippo Inzaghi, a qualidade do futebol rossoneri baixa significativamente.

Venha o Shakthar, o Milan é passado!

ESTÁ TUDO A POSTOS PARA MAIS UMA EDIÇÃO DA CHAMPIONS...




Aí está o momento por muitos aguardado...
O início de mais uma edição da sempre apaixonante Liga dos Campeões.
Mais uma vez, Portugal logra colocar três equipas na fase de grupos, verificando-se novamente que quer FC Porto, Sporting e Benfica estão, sem dúvida, entre as melhores equipas europeias.
Apesar de a sorte não ter sorrido a qualquer uma das três (grupos complicados onde a eliminação pode acabar por acontecer), tanto dragões como águias e leões, iniciam esta nova aventura com legítimas aspirações, e com ambições que passam pelo apuramento, ou, no mínimo (como se de um mal menor se tratasse, o terceiro lugar do grupo, e consequente apuramento para a Taça Uefa).

A ver vamos o que o futuro nos reserva...

Para já, é dia de colar os olhos aos ecrãs, para ver as equipas portuguesas ou também as estrangeiras. A oferta televisiva é grande.

Aqui fica o programa de jogos para hoje:

GRUPO A:

FC PORTO - Liverpool (SPORT TV 1)
Marselha - Besiktas

GRUPO B:

Chelsea - Rosenborg (SPORT TV 2)
Shalke 04 - Valência (Sistema Multijogos da SPORT TV)

GRUPO C:

Olympiakos - Lázio
Real Madrid - Werder Bremen (Sistema Multijogos da SPORT TV)

GRUPO D:

AC Milan - BENFICA (RTP 1)
Shakhtar Donetsk - Celtic Glasgow

"SALIR A GANAR" (OU A EMPATAR)







Registem as palavras de Pedro Sousa (relatador da Rádio Renascença)na parte final do video...

ACONTECERÁ OUTRA VEZ??

A ver vamos se teremos um momento di magia...



segunda-feira, setembro 17, 2007

OLHO CLÍNICO


EQUIPA DA SEMANA: Olympique de Marselha (Plantel)


Marseille's forward Djibril Cisse, left, challenges for the ball with Toulouse's Herita Ilunga during their French League one soccer match, in Marseille, southern France, Saturday, Sept. 15, 2007.

ÚLTIMO JOGO: MARSELHA 1-2 TOULOUSE

COMO JOGOU: Mandanda, Bonnart, Rodriguez, Givet, Taiwo, M´Bami (Ziani), Cheyrou, Arrache (Moussilou), Nasri, Niang (Zubar), Cissé;

ONZE TIPO:


A ESTRELA: Samir Nasri:



Um grande jogador. Está para o Marselha como Ricardo Quaresma está para o Porto. É um artista da bola. Uma infindável panóplia de fintas e uma enorme capacidade em mudar de velocidade são os pontos mais fortes deste míudo que é já um "habituet" na selecção francesa.
Apesar de o ter comparado ao "harry potter" em termos da importância que ambos têm para o seu clube, creio que em termos de posicionamento dentro de campo, Nasri se assemelha mais com o Simão do Benfica de Fernando Santos. No habitual quarteto do meio-campo do Marselha, é Nasri aquele que compõe o vértice mais ofensivo do losângo, sendo que este, tal como acontecia com Simão, tem a facilidade de rapidamente aparecer em espaços vazios quer na direita, quer na esquerda. Ainda assim, se Simão procurava mais aparecer no flanco esquerdo, Nasri prefere aparecer mais na direita de modo a usar com mais facilidade o seu melhor pé: o direito, claro está.
Estamos perante um jogador de grande qualidade, diria até que é a estrela da equipa apesar de também haver o bem conhecido Cissé. Muita atenção Paulo Assunção e companhia.

SECTOR A SECTOR: (análise com base em 3 jogos vistos esta temporada - PSG, Nice, Toulouse)


Guarda-Redes:

Com a lesão de Carrasso, avançou para a baliza Steve Mandanda. Parece-me um guarda-redes muito interessante entre os postes - rápido a reagir - e tem a capacidade (faz lembrar Lamá) de sair com muita determinação aos cruzamentos. Vai ser um duro obstáculo para o Porto.

Defesa:


Na minha opinião, é efectivamente o sector mais fraco desta equipa. O lateral direito Zubar (também pode ser Bonnart) é frágil a defender e Quaresma pode aproveitar. Do lado oposto, o esquerdo, está, talvez, o melhor jogador e aquele que mais perigo pode causar ao FC Porto, isto porque o nigeriano Taiwo tem a facilidade em auxiliar por diversas vezes o ataque, por forma a causar desequilibrios. Muita atenção à excelência dos cruzamentos deste jogador e, já agora, à capacidade do mesmo na transformação de livres, não em jeito mas em força.



No eixo da defesa, a dupla mais utilizada tem sido Julien Rodriguez (capitão no jogo deste fim-de-semana devido à ausência, por castigo, de Cana) e o ex-Mónaco, Givet, isto apesar de Richard Faty ser, por vezes, opção. Qualquer um dos três me parece forte no jogo aéreo mas bastante lentos o que se torna complicado perante equipas que apostem em rápidos contra-ataques.

Meio-campo:


Lorik Cana como trinco, Cheyrou como interior esquerdo, Ziani como interior direito e Nasri como médio de ataque. Normalmente, é este o quarteto que compõe o meio-campo, isto apesar de Oruma, M'Bami, Valbuena (excelente jogador) e Zenden constituirem opções muito válidas para o técnico Albert Emon.



Ora, é precisamente neste importante sector do jogo que está, a meu ver repito, a maior força deste Olympique. São muitas as soluções e, me parece, de inegável qualidade. Contudo, gostaria de referir que há algumas nuances menos positivas em relação aos habituais titulares deste meio-campo. O capitão Cana é um jogador bastante útil nesta equipa. A sua missão é unicamente de defender. Poucas vezes passa a linha de meio-campo (exceptuando as bolas paradas) e é improvável vermos um remate fora da área do mesmo. Por vezes, "cola-se" em demasia aos centrais o que cria um fosso entre a linha defensiva e a linha intermédia.


Outro pormenor que me "saltou à vista" foi o facto de Benoît Cheyrou ser um jogador que joga muito pouco sem bola. É um jogador lento, também aparece pouco nas acções ofensivas e é incapaz de criar rupturas. A grande arma de Cheyrou é a sua enorme capacidade em efectuar passes a curta, média e principalmente longa distância. Albert Emon utiliza-o mais vezes em casa do que propriamente fora. O ex-PSG M´Bami, pela sua maior capacidade defensiva, é normalmente o escolhido para render Cheyrou.



Ataque:


Niang e Cissé são, quase sempre, as duas unidades escolhidas para compor o ataque do Marselha. Há ainda Moussilou, um avançado corpulento e com alguma qualidade mas, claramente, inferior aos seus companheiros de sector.


Em relação a esta dupla, devo dizer que me parecem dois jogadores muito iguais. Não são verdadeiros homens de área e preferem criar desequilibrios através de constantes diagonais no sentido das alas. Niang cai mais vezes para a esquerda e Cissé para a direita.


NOTA FINAL:


Apesar de ser uma equipa com alguma qualidade técnica, no meu ponto de vista, comete muitos erros durante um jogo. Se é verdade que num dia de inspiração pode "roubar" pontos ao FC Porto, num dia normal vai certamente sucumbir à maior valia dos "azuis e brancos". Neste contexto, o FC Porto é super favorito não só em casa mas também no Velodrome.


Referência ainda para o facto do Marselha ter uma grande falange de apoio, ainda que seja muito semelhante àquela que conhecemos no Vitória de Guimarães. Os adeptos gostam muito do clube mas também são capazes de se tornarem "inimigos" do mesmo na própria partida. Recordo-me no jogo frente ao Nice, encontro que terminou com uma derrota do Marselha por 0-2 que nos últimos 5 minutos de jogo o público não parou, nem um segundo de... assobiar. No jogo deste Sábado, frente ao Toulouse, voltámos a ter muitos assobios. E não é para mais. A exibição marselhesa foi mediocre.

ROLABOLA - JORNADA 4 -

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

Dortmund 3-0 Werder Bremen
(Petric(2), Klimowicz)

Everton 0-1 Man Utd
(Vidic)

Portsmouth 0-0 Liverpool

Tottenham 1-3 Arsenal
(Bale; Adebayor, Fabregas, Ade)

Osasuna 0-0 Barcelona


Corunha 1-0 Bétis
(Guardado)

FC Porto 1-0 Marítimo
(Lisandro Lopez)

Estrela Amadora 0-2 Sporting
(Vukcevic, Liedson)

Setúbal 3-1 Braga
(Matheus, Elias, Edinho; Cesar Peixoto)

OLHÓGOLO:

Benfica 3-0 Naval
(Cristian Rodriguez, Rui Costa, Nuno Gomes)

OLHÓGOLO MVP: RUI COSTA (BENFICA)
(Jornal "Abola")

Pontuações:

Neves: 20
João Faustino: 12
João Araújo: 12
Duarte Silva: 0
João Pedro: 12
Rui Faria: 17
Doc: 27
Zé Boinas: 19
André Braz: 20
Bruno Rocha: 9
Vitinho: 16
Eduardo Marques: 7
Diogo Guerra: 0
Pedro Faria: 9
Sérgio Gouveia: 12
Miguel Sampaio: 18
Pele: 27
Verdasca: 17
Gustavo Guerra: 30
Miguel Braz: 22
João Marques: 12
Nélson Granado: 11




domingo, setembro 16, 2007

Bwin: Vitória tranquila do Sporting na Amadora



O Sporting venceu de forma relativamente fácil o Estrela da Amadora por duas bolas a zero, naquele que foi o jogo ideal em vésperas desse importante encontro frente ao Manchester United. Os "leões" marcaram cedo e à meia-hora de jogo, com o "assunto" resolvido, concentraram-se de imediato no jogo da Champions.
Não foi um jogo muito conseguido para o Sporting em termos exibicionais mas foi seguramente uma partida que agradou a Paulo Bento pela forma como pôde gerir o esforço da equipa.
Uma palavra para Vukcevic. O montenegrino foi titular pela primeira vez no campeonato e, mais uma vez, mostrou toda a sua qualidade. Foi, para os entendidos da rádio, o melhor jogador em campo. Do outro marcador, nem vale a pena falar. Esse tem sempre lugar cativo quando se fala em golos do Sporting.
Missão cumprida, venha o Manchester!

E Agora?




- Katsouranis e Edcarlos a centrais e Romeu Ribeiro de inicio?

- Katsouranis no meio-campo e Miguel Vitor/Edcarlos como centrais?

- Uma dupla de médios centro sem o chamado trinco, portanto, Rui Costa-Nuno Assis-Di Maria?

- Maxi como trinco, Rodriguez e Di Maria nas alas e Nuno Gomes no apoio a Cardozo?

Uma coisa me parece óbvia, aqui está mais uma prova em como o plantel do Benfica é desequilibrado. Para o lugar de Petit há... UM JUNIOR!

ESTE SENHOR AGRADECE!




sábado, setembro 15, 2007

Superliga: Benfica supera Naval



Por paradoxal que possa parecer, apesar da excelente vitória e da boa exibição do Benfica, o sentimento é de frustração. Perder Petit, presumo que por vários meses, não é naturalmente uma boa noticia. Não estarei a ser exagerado se disser que Petit era, neste momento, o jogador mais fundamental deste Benfica. Estava em super forma e era um dos grandes responsáveis pela grande forma de Rui Costa. Se para o jogo de Milão o Benfica tinha, a meu ver, 30 % de hipóteses de trazer pontos, com a lesão de Petit e sabendo da importância de Katsouranis no centro da defesa, a percentagem diminui drasticamente.

Numa breve análise à partida, diria que a Naval pagou muito caro o facto de entrar na Luz para jogar taco-a-taco com o conjunto "encarnado". Entrou muito bem a equipa da Figueira da Foz, com uma enorme pressão sobre o portador da bola e com muita rapidez na troca do esférico. Nos primeiros 15 minutos de jogo, o Benfica limitava-se a ver jogar e a jogar em contra-ataque.
Aos 23 minutos de jogo, no primeiro remate digno de registo, o Benfica fez golo. Rodriguez arrancou uma "bomba" bem fora da área, não dando hipóteses a Taborda. Estava feito o primeiro do jogo através de um jogador que se estreava como titular na equipa.
A partir desse momento e até à lesão de Petit já no último quarto de hora, apetece-me dizer que só houve uma equipa em campo. O conjunto lisboeta empolgou-se e partiu para uma extraordinária exibição. Jogadas de primeiro toque, muita mobilidade, muito perfume e magia no toque de bola e, claro está, Rui Costa. Foi ele o grande maestro e o grande responsável pela fabulosa amostra de classe que o Benfica deixou hoje na Luz. Para quem duvida disso, veja e reveja aquilo que se passou no minuto 35. Pois, para quem viu, sabe do que estou a falar.

No segundo tempo, saliência para o regresso aos golos de Nuno Gomes, isto apesar de ter ficado com a sensação que Taborda, o guarda-redes da Naval, podia ter feito algo mais.
Uma palavra ainda para os reforços. Edcarlos fez a sua estreia e, apesar de não ter comprometido, fiquei com a sensação que é o típico central brasileiro. Joga demasiado adiantado no terreno e dá muito espaço ao adversário, principalmente quando o atacante cai nas linhas. Ora, com Pippo Inzaghi, isso pode revelar-se fatal.
Estou com algum receio de ver este jogador no jogo de Milão. O problema é que sem David Luíz e sem Luisão...
Quanto a Rodriguez, creio que foi a par de Rui Costa e Quim, a unidade de maior rendimento no jogo. Grande jogo do uruguaio o que, para mim, não foi surpresa. Quem o viu na Copa América a brilhar e a, por exemplo, relegar Recoba para o banco, sabe do que falo. O que salta mais à vista no "cebola" é a sua enorme capacidade em controlar a bola. Tem um pé esquerdo notável e é, seguramente, um grande reforço.
Apesar de já não ser propriamente um desconhecido, uma palavra ainda para Di Magia. Mesmo não tendo feito um grande jogo, mesmo tendo cometendo alguns erros infantis, nomeadamente no passe, diria que é ultra necessário ter um jogador desta qualidade em campo. Mobilidade, qualidade técnica, capacidade em causar desequilibrios, tudo isto é necessário no futebol moderno. E tudo, caros amigos, podemos ver em Angel Di Maria. Como diz o outro, Mamma mia!
Uma palavra ainda para a parte final do jogo. O Benfica sentiu a lesão de Petit e "desligou a ficha". Melhor dizendo, quase todos quebraram. Digo quase todos porque, efectivamente, não foi o caso de Quim. Extraordinária (mais uma!) a exibição do guarda-redes benfiquista. Efectuou 8 defesas e todas elas de grande qualidade. É impressionante a sua concentração na baliza. Foi, sem dúvida, o maior responsável pelo facto de Camacho ainda não conhecer o sabor de um golo sofrido.

Pelo exposto, vitória justa do Benfica, numa noite tremendamente infeliz dado que perder Petit tem quase o mesmo sentimento de uma derrota.
De dizer ainda que a Naval merecia ter saído da luz com o seu placar colorido.




À atenção do Sporting: Man Utd vence Everton


JOGO: EVERTON 0-1 MAN UTD
(Vidic, 83´)



O Manchester United venceu esta tarde em Goodison Park o sempre difícil Everton, isto apesar de ter voltado a não convencer. Um golo do central Vidic após um canto marcado por Nani (foi suplente e também substituido) deu uma importante vitória ao campeão inglês em vésperas da estreia na Liga dos Campeões ante o Sporting. Na única ocasião de golo no segundo tempo, o Manchester marcou. Se tivermos em linha de conta que o Everton, nesse mesmo período de tempo, teve 2 ou 3 claras ocasiões de golo, facilmente percebemos o quão difícil, suado e feliz foi o triunfo dos "red devils".

Saliência para o regresso pouco feliz de Ronaldo ao onze do United. Apesar de ter corrido muito, as suas acções ofensivas pouco ou nada trouxeram de bom à equipa.
Já Nani, entrou aos 40 minutos de jogo para o lugar do lesionado Silvestre (lesão grave no joelho) e, depois da assistência para o único golo do jogo, deu o seu lugar a Piqué, isto, numa substituição claramente defensiva.

A ver pelos jogos já realizados nesta temporada, é caso para dizer que este Manchester United vem na melhor altura a Alvalade para jogar contra o Sporting, isto, numa perspectiva portuguesa, claro está. Ainda assim, naturalmente que o conjunto inglês é favorito e, é de conhecimento geral, a qualquer momento arranca para uma grande exibição.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Euro2008: Portugal volta a empatar


JOGO: PORTUGAL 1-1 SÉRVIA
(Simão; Ivanovic)


Image Hosted by ImageShack.us

Pouco ou nada vi do jogo e, portanto, não me vou alongar muito em relação ao mesmo. Pelo que tive oportunidade de ler, parece que o empate conseguido pela Sérvia, já na parte final da partida, acabou por trazer justiça ao resultado.
As minhas suspeitas em relação a esta equipa sérvia tiveram razão de ser. A má situação na tabela classificativa dos sérvios em nada condiz com o real valor desta selecção.

Para terminar - peço desculpa por não poder fazer uma melhor análise ao jogo dentro e fora de campo -, gostaria de deixar uma mensagem à federação portuguesa de futebol e, mais concretamente, ao senhor Gilberto Madaíl. Será que o que se passou ontem no final do jogo não justifica, por si só, o despedimento do seleccinador nacional? João Vieira Pinto agrediu um árbitro e nunca mais voltou à selecção; Sérgio Conceição, por motivos de ordem disciplinar (ao que parece), também deixou de fazer parte da selecção, curiosamente, tendo ambos os casos sido "resolvidos" pelo sujeito que quer, pode e manda. Pois é, quando somos incompetentes, certamente temos dificuldades em resolver estas pequenas-grandes questões.

Portugal vai mesmo acabar por se qualificar porque nos próximos compromissos vamos ter um Ronaldo em melhor forma e pronto para "apagar os fogos"; porque vamos ter Ricardo Carvalho e Pepe que dão outra qualidade à defesa nacional; e, mais importante que tudo isso, porque o nosso grupo é tão fraco, mas tão fraco, que as outras selecções vão continuar a anularem-se mutuamente.

PARA REFLEXÃO:

"Tentei tapear o rapaz que ia tapear o Quaresma".

"Quem defende não o faz de braços em baixo. Faz de braços para cima. Não existem dados nenhuns que me possam castigar".

"Foi um lance comum depois de um bate boca, empurrão daqui e empurrão dali, e cada um defende o seu lado".
- Não, estas palavras não são minhas. São efectivamente do (sem) Escolary.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Atenção à Sérvia!



Image Hosted by ImageShack.us

Portugal joga, esta noite frente à Sérvia, uma cartada decisiva para a qualificação. Uma não vitória dos lusos e um deslize da Polónia na Finlândia poderia deixar as contas nacionais tremendamente complicadas.
Desde logo - e para não se pensar que sempre que falo da selecção é para "deitar abaixo" - afirmo que acredito plenamente que Portugal vai ultrapassar a Sérvia e, mais jogo menos jogo, carimbar de vez o passaporte para o Europeu de 2008. Temos, de longe, a melhor equipa e o melhor conjunto de jogadores do grupo. Choca-me profundamente ver selecções como a Polónia e a Finlândia a discutir o apuramento com Portugal, selecções que, me perdoem a comparação, estão para o futebol como Portugal está para o Rugby.

Para o jogo desta noite, estarão, frente-a-frente, as duas selecções "desilusão" do grupo, pelo menos, assim o considero. Calculo que haja por aí pessoas satisfeitas com o desempenho global da selecção nacional; na minha maneira de ver, jogar para o empate contra equipas de terceiro mundo e até vitórias q.b frente a selecções deste nível deixa-me revoltado. Opiniões, portanto.

Serve o presente post para alertar as pessoas em relação a esta Sérvia. Na minha opinião, apesar de estar a realizar uma campanha horrível, a Sérvia tem uma equipa capaz de discutir o jogo com Portugal. Diria mesmo que, a seguir à equipa nacional, a Sérvia é a melhor equipa do grupo. Para mim, muito melhor que a Polónia a todos os níveis. Jogadores como Dejan Stankovic, Nikola Zigic, Nemanja Vidic, Lazovic ou Jankovic dispensam apresentações. Vai ser, seguramente, um teste duro para a nossa selecção, ainda por mais se tivermos em linha de conta o nosso actual estado. Tome-se, por exemplo, o caso das 3 principais figuras da nossa equipa: Cristiano Ronaldo, com pouco ritmo, está muitos furos abaixo daquilo que pode e sabe fazer; Deco está sem "pernas" e não dá andamento à equipa; Ricardo Carvalho está lesionado e muita falta tem feito ao eixo da defesa.

Assim, confesso que estou desconfiado em relação ao jogo desta noite. Sinceramente, não sei que Sérvia vamos encontrar. É possível termos dois cenários, um que pode ser benéfico e um outro mais complicado.
Se a Sérvia vier jogar com o sentimento de "tudo ou nada" já que, penso eu, só a vitória lhe abre perspectivas para o apuramento, então Portugal pode aproveitar. Ronaldo, Simão e Quaresma são especialistas a jogar com espaço. Se assim for e se os mesmos estiverem num dia inspirado, acredito que a Sérvia vai ter problemas.

Se, por outro lado, a Sérvia vier com a preocupação de segurar o empate o maior tempo possível - acredito mais neste cenário - e procurar criar problemas a Portugal através de jogadas de contra-ataque, aí a coisa pode ficar preta. Portugal não é uma equipa que goste muito de jogar em ataque continuado - daí dar-se melhor com equipas de nível médio-alto - e Scolari já nos habituou a não saber o que fazer perante selecções que se fecham muito no seu reduto. Já o disse várias vezes e volto a repetir: o nosso seleccionador só tem um sistema de jogo programado e, pelo facto de tacticamente ser um "zero à esquerda", não sabe alterar a equipa de modo a mudar o rumo do jogo.

Até então, a forma utilizada por Scolari para dar a volta a estes jogos "chatos" é através da psicologia. Nesse aspecto, tiro o meu chapéu ao brasileiro. Ainda no jogo frente à Polónia vimos isso. Depois da palestra ao intervalo, a equipa mudou radicalmente a sua postura. Será que esse método, que começa a ficar gasto, - parece-me que a família que Scolari construíu começa a querer "a sua independência" - vai resultar novamente contra a Sérvia? se as coisas estiverem a correr mal ao intervalo, tenho as minhas dúvidas.

PS: Para finalizar, gostaria de deixar o meu onze para este encontro. E justifico:

Quim: em muito melhor forma que Ricardo. Argumento que, por si só, basta.

Bosingwa: o melhor lateral direito português.

Fernando Meira/Bruno Alves: Não sendo estes os meus centrais, considero que o Jorge Andrade que vi frente à Arménia, não pode ser titular em nenhuma selecção do Mundo.

Paulo Ferreira: porque não há outro (pelo menos naqueles que o brasileiro escolheu).

Petit: em grande forma. Indiscutível.

Maniche: Jogou bem frente à Polónia. Apesar de gostar muito de Tiago e João Moutinho, mantinha Maniche no onze.

Simão: No lugar de Deco. Pela velocidade, vontade, determinação e pela leitura de jogo, não tenho dúvidas que fazia melhor, perdão, muito melhor que "este" Deco. Gostaria de ver, num futuro e contra selecções do nível das que temos no nosso grupo, um meio-campo composto por Petit, Deco, Simão.

Ronaldo/Quaresma: Dispensam apresentações.

Hugo Almeida: Portugal precisa de um avançado que dê trabalho aos defesas contrários. Hugo Almeida, pela sua capacidade de choque, pela determinação com que se entrega a todos os lances, podia ser uma boa solução. Também não é um finalizador nato mas, com Quaresma e Ronaldo a desequilibrarem nas alas e a tirarem venenosos cruzamentos, podia ser uma boa solução.


BOA SORTE PORTUGAL!

segunda-feira, setembro 10, 2007

FUTSAL: Benfica vence primeiro troféu da temporada


SUPERTAÇA: BENFICA 8-3 BRAGA

Image Hosted by ImageShack.us


Não vi o jogo mas já vi a obra de arte de Ricardinho. Vejam aqui (o 8º golo encarnado) e deliciem-se!

ROLABOLA - JORNADA 3 -

ROLABOLA

Resultados e marcadores:

Sérvia 0-0 Finlândia

Suécia 0-0 Dinamarca

Eslováquia 2-2 República Irlanda
(Maros Klimpl, Marek Cech; Stephen Ireland, Doyle)

País de Gales 0-2 Alemanha
(Miroslav Klose(2))

Itália 0-0 França

Islândia 1-1 Espanha
(Hallfredsson; Iniesta)

Letónia 1-0 Irlanda do Norte
(Chris Baird p.b)

Moldávia 0-1 Noruega
(Steffen Iversen)

Holanda 2-0 Bulgária
(Wesley Sneijder, Nistelrooy)

OLHÓGOLO:

Portugal 2-2 Polónia
(Maniche, C.Ronaldo; Lewandowsky, Ricardo, p.b)

OLHÓGOLO MVP: Cristiano Ronaldo
(jornal "ABola")

Pontuações:

Neves: 22
João Faustino: 18
João Araújo: 20
Duarte Silva: 23
João Pedro: 17
Rui Faria: 31
Doc: 20
Zé Boinas: 20
André Braz: 17
Bruno Rocha: 19
Vitinho: 18
Eduardo Marques: 17
Diogo Guerra: 12
Pedro Faria: 12
Sérgio Gouveia: 14
Miguel Sampaio: 20
Pele: 17
Verdasca: 14
Gustavo Guerra: 20
Miguel Braz: 17
João Marques: 14
Nélson Granado: 19






domingo, setembro 09, 2007

Que jogador!!



Depois de ter feito isto a semana passada, ontem lembrou-se de fazer isto.

sábado, setembro 08, 2007

SOMA E SEGUE

3 JOGOS, 3 EMPATES (Koweit, Arménia e Polónia)





Euro2008: Qualifcação


JOGO: PORTUGAL 2-2 POLÓNIA
(Maniche, Ronaldo; Lewandowski, Ricardo, p.b)

CONTAS À VIDA!




Portugal teve azar; o segundo golo da Polónia apareceu numa fase em que Portugal dominava o jogo; bla, bla, bla...
Tivesse feito os trabalhos de casa nos jogos fora e a tranquilidade neste jogo seria totalmente diferente. Portugal, se calhar, até mereceu vencer o jogo mas... pela postura na primeira parte, pela forma como preferiu segurar o 2-1 e, principalmente, pela maneira como não jogou em muitos outros jogos desta qualificação, talvez este duro golpe que foi o 2-2 tivesse sido o castigo que Scolari já merecia há muito tempo.
Fazer contas neste grupo e com este conjunto de jogadores deixa-me perplexo.

PS: Espero que o sujeito que ganha 35 mil contos por mês tenha percebido, de uma vez por todas, quem é o melhor lateral direito português da actualidade.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Frente à Polónia...

Quem deverá Scolari colocar na frente de ataque? o "Mundo da Bola" deixa a sugestão...

Helder Postiga?

Não.

Nuno Gomes?

Também não.

Cristiano Ronaldo?

É melhor deixá-lo na ala.

Hugo Almeida?

De todos era a melhor hipótese... mas... temos uma solução melhor.

Para um treinador que é sistematicamente bafejado pela fortuna, nada melhor que ter um ponta-de-lança que marque golos de qualquer maneira e feitio.

Se para o seleccionador nacional, naturalizar jogadores não é problema, então eu pedia a este conhecido avançado que se fizesse português o mais rápido possível.




quarta-feira, setembro 05, 2007

VER PARA CRER


retirado do blog nao-se-mencione-o-excremento.blogspot.com

FUTSAL: Supertaça é já este fim-de-semana


TENHAM MEDO... MUITO MEDO



Está de volta esta apaixonante modalidade que vai crescendo e ganhando adeptos ano após ano. O "pontapé de saída" é dado já este domingo e logo pelo campeão em título e vencedor da taça de Portugal. Falo obviamente do Sport Lisboa e Benfica que, como devem calcular, parte para esta temporada como o grande candidato a conquistar tudo ao que a nível interno diz respeito.
A Supertaça (domingo, 15h00 SIC) vai colocar novamente e frente-a-frente Benfica e Braga, equipas que proporcionaram um grande espectáculo na última taça de Portugal. Aí, o Benfica acabou por sair vitorioso, muito embora a réplica do conjunto bracarense tenha sido deveras interessante. A ver vamos como vai portar-se a equipa nortenha perante um super e reforçado Benfica.



Para falar de reforços para esta nova temporada, nada melhor que falar em Arnaldo Pereira. É o regresso à Luz de um jogador de grande qualidade técnica, inteligência, cultura táctica e que faz da velocidade a sua maior arma. Trata-se de um grande reforço que, só pelo facto de ser um titular indiscutível da selecção nacional, diz muito em relação à sua valia.
Ver Ricardinho, André Lima, Gonçalo Alves e, agora, Arnaldo Pereira, vai ser fantástico para os adeptos do Benfica e, pelo contrário, nada engraçado para as restantes equipas que compõem a liga.
Para além de Arnaldo Pereira, o Benfica contratou mais um atleta que já conhece os "cantos à casa". Falo-vos de Miguel Almeida, um ala de 27 anos que actuava em Espanha, no Playas de Castellón.

Uma das apostas para esta época passa pela integração de ex-juniores na equipa sénior. Joel Lino, Nuno Pires, Hugo Martins, Rubilson Baldé, Lúcio Pina e Ricardo Pereira (Pivot com grande futuro, segundo dizem) tentarão mostrar qualidades a Adil Amarante nesta pré-temporada.


Jony, Estrela e Renan deixaram o clube mas, uma coisa é certa, estamos na presença do melhor Benfica de sempre. Cheguei a ler na comunicação social o nome de Falcão (melhor jogador do Mundo) para o Benfica "atacar" de vez a Uefa Futsal Cup. A acontecer, seria fantástico para o clube e maravilhoso para todos aqueles que gostam da modalidade.


Aí está o Benfica, versão 2007/2008.

terça-feira, setembro 04, 2007

VERGONHA - PARTE II



“Ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos”.

ENTÃO MAS UM CORTE É A MESMA COISA QUE UM PASSE??

segunda-feira, setembro 03, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES: Sevilha pela primeira vez entre os melhores


JOGO: AEK 1-4 SEVILHA
(Rivaldo; Luis Fabiano(2), Keita, Kerzhakov)

ENTRADA PELA PUERTA GRANDE



Que grande equipa tem este Sevilha. Depois do tudo o que tem passado nestes últimos dias com a morte de António Puerta, depois de ter jogado na 6ª feira contra o Milão, o que, nesta altura da época, podia ser prejudicial sob ponto de vista físico, o Sevilha foi a Atenas mostrar o que é um verdadeiro plantel de futebol e esmagou por completo o AEK de Moretto, Geraldo, Manduca e Julio Cesar. Se dúvidas houvesse quando a eliminatória estava no intervalo - para mim não as havia -, estas ficaram totalmente desfeitas no jogo da segunda mão. É impressionante como esta equipa do Sevilha mantém uma bitola exibicional tão elevada, independentemente dos jogadores que estejam a jogar ou do campo que esteja a pisar.

No jogo de hoje, para quem ainda podia pensar que o AEK iria entrar forte e determinado em marcar um golo cedo que lhe permitisse encurtar distâncias, rapidamente ficou rendido à evidente superioridade sevilhana. Ao intervalo, os sevilhanos já venciam por claros 0-3.
Na etapa complementar, mesmo com o resultado feito e a eliminatória no "bolso", o Sevilha quis mais e foi para a frente em busca de mais golos. Todos os jogadores estavam com vontade de saudar e dedicar golos ao malogrado Puerta. Impressionante o carrocel espanhol que lhe permitiu chegar ao 0-4 por intermédio de Kerzhakov.
Se alguns jogadores do Sevilha trabalhavam para marcar mais golos, Palop, na baliza, dava também o seu contributo. Aos 63 minutos defendeu um penalty ao ex-benfiquista Manduca.
Aos 81 minutos chegou o golo solitário do AEK. Rivaldo, na transformação de nova penalidade, marcou para os gregos, isto numa fase em que as "pernas" sevilhanas já não respondiam tão bem.
Uma máquina de jogar futebol, uma verdadeira equipa, um grande treinador. Atenção a este Sevilha que vai certamente mostrar serviço quer no campeonato quer na Liga dos Campeões.

COMO JOGOU O SEVILHA:

Palop, Daniel Alves, Fazio, Escudé (Mosquera), Dragutinovic, Jesus Navas, Keita, Poulsen (Maresca), Capel, Luis Fabiano (De Mul) e Kerzhakov.


OLHO CLÍNICO:

Image Hosted by ImageShack.us


Como devem calcular, é muito difícil colocar no grafismo o onze base do Sevilha. Juande Ramos, pela qualidade do plantel que tem à sua disposição, raramente coloca em campo o mesmo onze. Como em todas as equipas, naturalmente que há jogadores mais indiscutíveis que outros. Contudo, no Sevilha, o colectivo é a palavra que domina e, como tal, estou em condições de afirmar que não há titulares absolutos nesta equipa.
Uma vez que tinha de colocar onze jogadores "em campo", entendo que os mesmos que estão colocados em plano de destaque são, na minha opinião, aqueles que formam o onze mais forte deste Sevilha.

A TÁCTICA:

Juande Ramos joga quase sempre num 4-4-2 clássico. Jogue em casa com o Getafe ou fora com o Real Madrid, é muito raro não vermos em campo dois dos quatro avançados que o Sevilha tem à disposição.
No meio-campo, temos um jogador em que apenas se encarrega das tarefas defensivas (normalmente é Poulsen o escolhido); temos um outro que defende e ataca, portanto, o chamado box-to-box (Renato é o mais indicado para esta tarefa); nas alas, temos sempre dois jogadores rápidos, bons sob ponto de vista técnico e que cruzam muitas vezes e quase sempre bem. Tendo Kanouté e Fabiano na frente, dois jogadores altos e fortes no jogo aéreo, é importante ter alas que vão à linha de fundo muitas vezes e que tirem bons cruzamentos. Duda, Jesus Navas, Adriano e o proprio De Mul são especialistas em servir de "bandeja" os seus companheiros de ataque.

DANI ALVES + POULSEN

Apesar de na teoria vermos o Sevilha a jogar num tradicional 4-4-2 com extremos à antiga, na prática, existem algumas nuances que alteram este sistema de jogo. Daniel Alves e o dinamarquês Poulsen são, no meu entender, os grandes responsáveis para haver algumas variantes neste sistema. Vamos por partes.
Em primeiro lugar, falar de Dani Alves é falar de um grande jogador, porventura o melhor lateral direito da actualidade. Diria até que é o atleta mais importante deste Sevilha. O alemão Hinkel e o holandês Boulahrouz podem fazer bem a posição de defesa direita mas não têm a mesma qualidade que Alves. Normalmente, nesta posição específica, é importante que um lateral defenda bem primeiramente e só depois se preocupe em atacar o seu flanco. Pois bem, com Daniel Alves a coisa muda totalmente de figura. Este jovem jogador tem um pulmão deveras impressionante que lhe permite estar em todo o lado. Defende, ataca, aparece na área, no meio-campo, é rápido, cruza muito bem, marca livres... enfim... é um verdadeiro faz-tudo. Não foi por acaso que Real Madrid e Chelsea estavam dispostos a "perder a cabeça" com este lateral.

Apesar de cumprir a nível defensivo, é no plano ofensivo que mais se destaca Daniel Alves. Ora, é aqui que entra o dinamarquês Poulsen. Quando o brasileiro não está na sua posição, Juande Ramos tem duas soluções que fazem com que o lado direito da sua defesa nunca esteja em risco em caso de contra-ataque do adversário. Uma hipótese passa pela utilização de 3 centrais. Dragutinovic, lateral esquerdo que também joga a central, normalmente fecha no meio fazendo com que a equipa jogue com 3 defesas. Depois Poulsen terá a importante missão de recuar e auxiliar os centrais, algo que faz na perfeição.
Juande Ramos pode também manter o mesmo sistema e colocar Poulsen como falso lateral direito. Daniel Alves, depois de terminar a sua jogada ofensiva, não necessita de voltar rapidamente ao seu lugar e, nesse sentido, vai para o miolo do terreno. É por isso que muitas vezes vemos o brasileiro nos locais mais improváveis.

O Português Duda

Duda tem sido um jogador em claro crescimento. O sistema de rotatividade utilizado por juande Ramos permite que o português ganhe minutos. Este ano perdeu a concorrência de António Puerta, jogador que este ano iria ser seguramente mais vezes utilizado na posição de lateral esquerdo, mas ganhou a concorrência de Capel, um jogador de grande qualidade que já mereceu destaque no blog aquando do Campeonato do Mundo de sub-20.
Na minha maneira de ver, Adriano será mais vezes o dono do lugar mas Duda, pela forma como tem jogado nesta pré-temorada, vai certamente ser uma peça importante em determinados jogos, nomeadamente através dos perigosos cruzamentos que tira e também, claro está, do perigo que traz através das bolas paradas.

Por tudo isto e muito mais, na minha opinião, este Sevilha tem condições para lutar pelo título espanhol, isto apesar de considerar que Barcelona e Real Madrid estão, nesta época, ainda mais fortes. Uma coisa é certa, Valência e Atlético de Madrid não vão certamente figurar nos três primeiros lugares da liga.

No que diz respeito à liga dos campeões, me parece que seria arriscado colocar demasiado alto a fasquia a uma equipa que nunca jogou numa competição deste calibre. Ainda assim, não tenho dúvidas que este Sevilha vai passar a primeira fase de grupos e vai criar problemas aos grandes favoritos a ganhar esta competição. Estou curioso em ver aquilo que o Sevilha vai fazer...



ROLABOLA "Especial Selecções"




Image Hosted by ImageShack.us



OLHÓGOLO MVP:
(melhor em campo do jogo Portugal - Polónia segundo o jornal "A Bola")

MARCADOR DE SERVIÇO:
(um jogador dos jogos que estão no boletim)

NOTA: Todos os participantes podem fazer o seu boletim até às 12h00 de Sábado, dia 8 de Setembro.