quinta-feira, janeiro 31, 2008

UMA MÁQUINA DE JOGAR FUTEBOL!


Man Utd 2-0 Portsmouth
(Ronaldo(2))



Meus amigos, sem qualquer tipo de rodeios, o Manchester United é, actualmente e sem qualquer dúvida, a melhor equipa do Mundo. Confesso que ontem fiquei maravilhado com a prestação do United, principalmente na primeira parte. Não que tenha ficado surpreendido mas, sinceramente, é de ficar de boca aberta perante uma primeira parte do nível que os "red devils" apresentaram diante do Portsmouth. Atenção que estamos a falar de um adversário de grande nível e com jogadores de enorme qualidade. O problema é que quando se defronta o Manchester inspirado, diria que é praticamente impossível parar esta máquina de jogar à bola.

Para se falar de um jogo do Manchester, naturalmente que o nome de Cristiano Ronaldo tem de vir à baila. Contudo, ao contrário do que é habitual, nem sequer vou perder muito tempo a falar do melhor jogador do Mundo. Já toda a gente o conhece, já todos sabem do que ele é capaz. Apenas de referir que o golo de livre que o mesmo desenhou é simplesmente fabuloso.
Uma vez que não tenho falado muito sobre o (meu) Manchester, gostaria de destacar dois ou três aspectos que, mesmo sendo de conhecimento geral, merecem também notoriedade neste espaço.

Melhor defesa esquerdo da actualidade...

Gosto muito de Zambrotta; Philipp Lahm é também um lateral esquerdo de grande qualidade; Abidal é talvez o melhor defesa esquerdo (diferente de lateral se é que me entendem) da Europa; todos eles têm o seu devido valor mas, na minha opinião, Patrice Evra é, hoje por hoje, o melhor defesa-lateral esquerdo do Mundo. Quando se fala no United, destaca-se Ronaldo, Rooney, Tevez ou Giggs mas quase ninguém fala da importância do francês nesta equipa. Evra é uma autêntica locomotiva. Defende relativamente bem - compensa o facto de ser baixo com a velocidade -, mas é em termos ofensivos que mais se nota a qualidade deste jogador. Tem uma força impressionante e um pulmão a fazer lembrar Roberto Carlos. Aliás, só não lhe chamo o novo Roberto Carlos porque não tem o pontapé que o brasileiro possui. No entanto, no resto, tem tudo para ser o "sucessor" do melhor lateral esquerdo dos últimos 10 anos.

O melhor reforço de Janeiro é...

Como é sabido, a única contratação por parte do Manchester neste mês de Janeiro foi o angolano Manucho, avançado que tem brilhado na CAN. No entanto, há um jogador que esteve alguns meses lesionado e que voltou esta semana para efectivamente fazer a diferença. Falo-vos obviamente de Paul Scholes, um jogador que, mesmo estando na fase terminal da sua carreira, é um atleta absolutamente extraordinário.
A primeira parte do United foi fabulosa mas, muito honestamente, nem foi tanto pelas habilidades de Cristiano Ronaldo ou as correrias loucas de Wayne Rooney. Acho que se a equipa teve tanta posse de bola e tanta qualidade no seu jogo ofensivo, muito se deveu àquela dupla do meio-campo constituida por Carrick e Scholes. Hargreaves e Anderson são soluções credíveis e de enorme produtividade mas, no meu entender, este é o melhor meio-campo do Manchester.
É caso para dizer que o velhinho Scholes é como o vinho do Porto. Os anos passam e ele está sempre lá... (tal como Giggs, naturalmente).

Que dizer do SISTEMA...

Para muitas equipas, jogar em 4-2-4 seria um completo suicídio. No futebol de hoje, apresentar apenas duas unidades na zona intermédia do campo é, segundo os entendidos, algo arriscado. Ora, o Manchester United é a prova que essa ideia que as pessoas têm de que uma equipa que joga com duas unidades de meio-campo arrisca-se a perder é, na minha óptica, errada. Vamos por partes:

1. Se num jogo de futebol, a bola passa a maior parte do tempo no meio do campo e se uma equipa joga com três ou quatro unidades centrais contra duas, parece-me lógico que, à partida, a equipa com mais jogadores nessa mesma zona ganha vantagem. Contudo, a palavra chave neste particular é a dinâmica. Se os alas forem jogadores com pulmão e que fechem ao meio, se os defesas subirem no terreno com o intuito de encurtar as linhas, se as unidades de ataque forem pressionantes e móveis, parece-me que este "problema" de jogar com dois homens no meio-campo é facilmente ultrapassado;

2. Naturalmente que para se jogar com dois médios centrais, é necessário que esses jogadores sejam completos, ou seja, bons a defender e bons a atacar. Há 3 equipas inglesas a interpretar este sistema de 2 médios-centro na perfeição. Zokora/O'Hara/Huddlestone com Jermaine Jenas no Tottenham, Carrick/Hargreaves com Scholes ou Anderson no United e Fabregas-Flamini no Arsenal.

Começando pelo Tottenham, qualquer dos jogadores acima referidos tem um pulmão e uma disponibilidade ao jogo impressionante. Contrariamente ao Manchester e ao Arsenal, Zokora ou O'Hara preferem garantir mais consistência defensiva só que têm a particularidade de pressionarem alto. Não são os chamados box-to-box mas, pelas garantias que trazem ao nível da recuperação de bola, são jogadores muito úteis neste sistema. Ainda em relação a este Tottenham, o meio-campo deles faz lembrar o meio-campo do Benfica com Petit e Tiago, precisamente nos tempos de Camacho em que o 4-2-4 era muitas vezes opção - aí está a prova que, com os jogadores certos, também em Portugal é possível jogar neste sistema -.

Olhando mais para o meio-campo dos gunners, toda a gente olha para Fabregas como uma das unidades mais influentes da equipa mas eu prefiro destacar a qualidade de Flamini. Este jovem francês é um jogador que me enche as medidas. É um "faz-tudo" na equipa de Arséne Wenger. Obviamente com as devidas distâncias, vejo em Flamini uma espécie de Paulinho Santos. Seja a lateral, seja a médio, Flamini joga sempre nos limites e é de uma regularidade notável. Forma com Fabregas um meio-campo muito forte e, lá está, sendo dois jogadores a toda a largura do campo, facilmente dão conta do meio-campo.
Neste caso específico do Arsenal, há que dizer que os alas que Wenger utiliza são normalmente jogadores que fecham muito ao meio, ajudando muito o trabalho de Flamini e Fabregas. No entanto, estou perfeitamente convencido que se Wenger optasse por jogar com Walcott/Eboué e Van Persie nas alas, a equipa não perderia "dimensão" a nível de meio-campo.

Finalmente, em relação ao Manchester, parece-me evidente que este sistema de 4-2-4 é o melhor para aos jogadores que o United tem. A pressão alta está lá porque os avançados são muito rápidos e bastante móveis; depois, os defesas jogam muito perto dos médios; finalmente, os dois jogadores do centro do terreno são atletas fortes sob ponto de vista físico e têm a particularidade de praticamente não se desgastarem fisicamente com bola já que não precisam de fazer fintas ou de elaborar muito as jogadas para dar vida ao carrocel. Tendo poucas unidades no meio-campo, a simplicidade de processos e a inteligência ao nível da visão de jogo é fundamental. Ora, nesses parâmetros, Carrick e Scholes têm nota 20.

Em jeito de conclusão, parece-me evidente que estamos perante uma verdadeira equipa de futebol. Ainda não tinha referido mas acho correcta a forma como o Manchester abordou um jogo a meio da semana e com o grau de dificuldade que o Portsmouth sugeria. Fazer uma primeira parte de loucos, com uma pressão alta e com uma busca incessante do golo por forma a resolver cedo o jogo é a forma mais inteligente para se jogar nesta altura do campeonato. Depois, num segundo tempo, gerir o esforço, controlar o marcador e, se possível, fazer descansar algumas das unidades mais importantes, algo que Fergusson fez e muito bem.
Aguarda-se com enorme espectativa para o próximo embate dos "red devils" que é tão e somente perante o Tottenham no White Harte Lane. Duas grandes equipas, grandes jogadores, sem dúvida, um dos melhores jogos do próximo fim-de-semana.

terça-feira, janeiro 29, 2008

segunda-feira, janeiro 28, 2008

ROLABOLA - JORNADA 22 -


1. Man City - Arsenal

2. Portsmouth - Chelsea

3. Tottenham - Man Utd

4. AZ Alkmaar - PSV

5. Fiorentina - Milão

6. Huelva - Sevilha

7. Valladolid - Valência

8. Belenenses - Sporting

9. Porto - U. Leiria

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Nacional

OLHÓGOLO MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

Bilbao 1-1 Barcelona
(Llorente; Bojan)

Maiorca 1-0 Atlético Madrid
(Arango)

Santander 2-2 Zaragoça
(Bolato, Tchité; Milito, Celades)

Udinese 0-0 Inter

Torino 0-0 Lázio

Lille 0-0 PSG


St. Etienne 1-1 Lyon
(Gomis; Benzema)

Paok 0-1 Panathinaikos
(Salpiggidis)

Guimarães 1-3 Benfica
(Ghilas; Cardozo (2), Maxi)

OLHÓGOLO:

Sporting 2-0 FC Porto (Vukcevic, Izmailov)

MVP: Vukcevic (Sporting)

Pontuações:

André Braz: 12
Pedro Faria: 20
Neves: 3
Zé Boinas: 3
Faustino: 11
Doc: 6
Pedro Rodrigues: 8
G. Seco: 6
Eduardo Marques: 14
João Araújo: 4
Miguel Braz: 21
Pele: 20
Cristina: 6
Sérgio Gouveia: 9
João Marques: 8
Vitinho: 12
Bruno Rocha: 23+3=26

VENCEDOR DA JORNADA: Bruno Rocha "26 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 350
2º Doc 340
3º André Braz 334
4º Zé Boinas 323
5º Vitinho 313
6º Bruno Rocha 304
7º Pele 297
8º Sérgio Gouveia 296
9º João Araújo 287
10º Cristina 286
11º Neves 280
12º Miguel Braz 277
13º João Faustino 261
14º João Marques 246
15º Eduardo Marques 216
16º Verdasca 209
17º Gustavo Guerra 209
18º Pedro Rodrigues 167
19º Tiago 150
20º G. Seco 128
21º Paulo Mota 122

Deu Sporting no clássico

Sporting 2-0 FC Porto
(Vukcevic, Izmailov)



Aí está um jogo em que a máxima "ganha quem marca" encaixa na perfeição. É verdade que o Sporting fez um jogo muito consistente, é também um facto que a equipa leonina foi sempre equilibrada mentalmente e nunca se mostrou amedontrada pelo poderio do adversário; tudo isso foi importante no desfecho final deste clássico mas há dados que não podemos ofuscar. Desde logo, salta à vista os minutos que antecederam os golos do Sporting. Comandados pela impressionante armada argentina (Lucho-Lixa), foi por mera infelicidade que não tivemos um Porto na frente do resultado. O azar de uns é a sorte de outros. Na primeira vez que o Sporting "cheirou" a baliza de Hélton, facturou. Como se costuma dizer que um azar nunca vem só, nada melhor para uma equipa debilitada sob ponto de vista mental que marcar no primeiro remate à baliza e, melhor ainda, com um enorme brinde daquele que é considerado o melhor guarda-redes a actuar em Portugal.
Num jogo desta natureza, melhor que marcar no primeiro remate e da maneira que já referimos, é marcar na segunda vez que se tenta visar a baliza. Mais uma vez, foi made in leste o segundo golo dos "leões" já que Izmailov foi quem empurrou de cabeça para o fundo das redes isto após decisiva intervenção de Vukcevic que, também de cabeça, obrigou Helton a uma defesa vistosa. No entanto, quem merece todo o destaque neste segundo golo leonino é o jovem Pereirinha. Aproveitando da melhor maneira a lesão de Abel, Pereirinha actuou a lateral e, para espanto de muita gente, fez um grande jogo. Tranquilo a defender - beneficiou também com o 4-4-2 que Jesualdo apresentou neste jogo - e desinibido em intervenções ofensivas, desta feita tivemos um Pereirinha a mostrar pormenores que, muito sinceramente, nunca lhe tinhamos visto. Quem sabe se esta exibição do jovem português seja um tónico para no futuro termos exibições deste mais de acordo com a grandeza do clube que o mesmo representa.

Em relação ao segundo tempo, muito sinceramente, esperava mais por parte do Porto. É certo que a dupla oportunidade de Farias no reinicio do jogo podia ter mudado o rumo dos acontecimentos - mais uma vez a sorte foi verde -, mas, a dada altura, pareceu-me que o Porto deixou de lutar e de procurar o resultado. Naturalmente que houve muito mérito do Sporting na forma como nunca se desuniu mas, muito honestamente, acho que a diferença pontual e, por que não dizê-lo, a diferença de potencial de uma e de outra equipa, exigia mais por parte do campeão nacional.

Com esta importante vitória, o Sporting ganha uma injecção de moral para a luta pelo segundo lugar. Relativamente ao FC Porto, tal como a derrota na Madeira diante do Nacional, é apenas um precalsso nesta caminhada rumo a mais um campeonato nacional.

domingo, janeiro 27, 2008

Benfica vence em Guimarães com bis de Cardozo


"CARDOZO, O CONQUISTADOR"

Guimarães 1-3 Benfica
(Ghilas; Cardozo (2), Maxi)

Dois golos de Cardozo fizeram a diferença num encontro em que valia o segundo lugar na liga. O Benfica acabou por ser um justo vencedor fruto de um jogo inteligente, com transições de risco calculado e com tons de felicidade à mistura. O que mudou neste jogo para os anteriores? essencialmente a atitude. Creio que o relembrar de mais um aniversário da morte de Miki Feher poderá ter pesado nos jogadores. Notou-se essencialmente mais entreajuda, mais espírito de combate e mais "ganas". Claro está que a tudo isso ajudou o golo praticamente a abrir de Óscar Cardozo. Uma "bomba" de livre a uns bons 30 metros fez calar os extraordinários adeptos vimaranenses. Numa equipa instável sob ponto de vista psicológico, nada melhor que entrar na frente perante um adversário que estava ansioso para chegar-se ao segundo lugar da prova.

A felicidade com que o Benfica chegou ao golo na primeira vez que rematou à baliza de Nilson foi determinante para tudo o que se seguiu neste jogo. O Guimarães, vendo-se a perder, acusou claramente a pressão. O Benfica respeitou sempre o Vitória e, qual equipa italiana, sempre que se encontrava sem bola, eram muitas as unidades que fechavam os caminhos da baliza de Quim; por sua vez, o Guimarães tinha mais bola em sua posse mas pouco esclarecimento na chamada zona de finalização. Nesse sentido, mesmo faltando capacidade em contra-atacar (algo que Simão e Miccoli davam ao Benfica), o Benfica conseguiu sempre ser uma equipa inteligente e solidária a defender.

A diferença de dois golos - saliência para a boa jogada de Di Maria no segundo golo de Maxi - foi sempre uma almofada importante para o desempenho mental das duas equipas. Aquilo que a vantagem trouxe de bom aos encarnados, claramente prejudicou o habitual bom futebol que a equipa da casa pratica. Nem um golo de Ghilas a meio do segundo tempo conseguiu empolgar os da casa e perturbar os visitantes. Salvo uma ou outra jogada de algum frison na área benfiquista, diria que nunca o espectro do empate esteve presente.
Já em período de compensação, Cardozo bisou na partida num lance em que o guarda-redes Nilson foi infeliz.
Ao fim e ao cabo, foram 3 pontos importantes na luta pelo segundo lugar. A derrota do Porto não significa rigorosamente nada para o Benfica. Não há futebol, não há consistência, não há um verdadeiro modelo de jogo que permita sonhar com outros vôos. É esta a realidade e Benfica e Sporting têm de aceitá-la com tranquilidade!

quinta-feira, janeiro 24, 2008

UM OLHAR PELA CAN




Concluida que está a primeira jornada em todos os grupos, confesso que, pelos jogos/resumos que tenho visto, está a ser uma bela surpresa esta Taça das Nações Africanas. Se dúvidas houvesse, creio que esta competição tem demonstrado que o continente africano é, hoje por hoje, um mercado apetecível por parte dos países europeus. A Inglaterra é um exemplo disso mesmo já que muitos são os atletas africanos que por lá jogam e ao mais alto nível.

Antes de vos falar do "rapazinho" que podem ver na imagem que acompanha este post, parece-me importante começar pelo que mais gostei nesta primeira ronda. Considerada uma das principais candidatas à vitória final desta copa, a Costa do Marfim encheu-me completamente as medidas no jogo inaugural frente à Nigéria. Não fez seguramente um jogo brilhante, não foi uma equipa completamente dominadora e não foi sequer tão superior ao seu adversário, o que é facilmente notório no resultado (1-0). No entanto, pela dificuldade que é entrar numa competição deste nível, pelo facto de ter tido pela frente uma fortíssima selecção como o é a Nigéria, pela forma inteligente com que controlou os vários momentos da partida e, mais importante que tudo, pela tremenda qualidade das individualidades que fazem desta Costa do Marfim um conjunto demolidor, deixaram-me com a sensação que estamos perante uma selecção de dimensão mundial.

Antes de analisarmos com mais profundidade o onze apresentado pela Costa do Marfim, vamos aos nomes mais conhecidos. Tomem nota:

Eboué (Arsenal), Boka (Estugarda), Kolo Touré (Arsenal), Yaya Touré (Barcelona), Zokora (Tottenham), Fae (Reading), Drogba (Chelsea), Aruna Dindane (Lens), Kalou (Chelsea), Keita (Lyon), Bakari Koné (Nice), Koné (Sevilha), Sanogo (Werder Bremen). Perante isto...

11 FRENTE À NIGÉRIA:

Costa do Marfim: Barry, Boka, Meite, Touré, Eboue, Zokora, Yaya Toure, Gohouri (Keita 46), Dindane, Kalou, Drogba (Bakari Kone 85).

Suplentes não utilizados: Tiassa Kone, Loboue, Djakpa, Fae, Gervinho, Arouna Kone, Romaric, Sanogo, Tiene, Zoro.

Naturalmente que não podemos analisar muito pormenorizadamente uma equipa com base num único jogo. Muitos destes jogadores são sobejamente conhecidos pelos amantes de futebol, muitos destes atletas estiveram presentes no último mundial mas, mesmo assim, é com algumas reservas que passo a analisar esta selecção.

Ponto fraco: Apesar de não ter comprometido, num ou noutro lance demonstrou alguma intranquilidade, algo que é, de resto, normal num guarda-redes africano. Barry não esteve mal mas é claramente o elo mais fraco desta Costa do Marfim.

Defesa: Na defesa, destaque natural para os dois jogadores do Arsenal. Eboué dá uma qualidade extra ao lado direito da Costa do Marfim. Na primeira parte não gostei muito do entendimento com o desconhecido Gohouri mas, no segundo tempo, confesso que apreciei a forma como Keita flectia para zonas interiores do terreno, permitindo a Eboué explorar o flanco.
Destaque óbvio para Kolo Touré, o patrão da defesa. Não precisa de grandes apresentações. Parece-me que o seu companheiro do eixo da defesa, Meite, é um central bastante razoável. É essencialmente forte na marcação.
À esquerda actua um lateral que gosto especialmente. Boka é um jogador que faz lembrar Roberto Carlos. É rápido e tem um fortíssimo pontapé. Tal como o brasileiro, não se pense que a sua baixa estatura tornem o seu jogo defensivo mais débil. Seguramente que tem dificuldades no jogo aéreo mas a sua rapidez de movimentos trazem-lhe benefícios que poucos defesas têm.

Meio-campo: Por paradoxal que possa parecer, apesar dos nomes, creio que falta qualquer coisa a este meio-campo da Costa do Marfim. Zokora e Yaya Touré são dois jogadores extraordinários (especialmente o jogador do Tottenham) mas, a meu ver, são jogadores de cariz mais defensivo do que propriamente ofensivo. Falta a esta equipa alguém que pense o jogo, alguém que faça de uma melhor forma a ligação meio-campo-ataque. Com Keita e Kalou no segundo tempo a actuarem em zonas mais interiores, a equipa ganhou algo mais em termos de ataque; contudo, estes dois grandes jogadores são claramente jogadores que fazem mais de alas ou avançados do que propriamente organizadores.

Ataque: Aruna Koné, Sanogo, Dindane, Drogba. A estes ainda poderiamos juntar o rapidíssimo Bakari Koné ou ainda Keita e Kalou. Que pena qualquer um destes jogadores não ser português. Que jeito daria a Portugal ter um avançado com o instinto de Sanogo ou com a rapidez de Koné, jogadores que nem sequer foram opção para o jogo frente à Nigéria. Creio que não há muito a dizer em relação ao ataque da Costa. São muitos e são bons. Adoro ver uma equipa jogar com dois pontas-de-lança. Nesta equipa dos "elefantes", jogam dois mas podiam jogar quatro, tal é a fartura.

Deixando de lado a Costa do Marfim, uma palavra para Camarões e Senegal. Os Camarões desiludiram neste primeiro encontro. Perderam e perderam bem. Gostei da forma como Makoun se movimentou no meio-campo mas achei Eto'o muito desligado da equipa em todo o jogo. A ver vamos como vai reagir esta forte equipa que, naturalmente, terá também uma palavra a dizer.

Apesar de ter começado esta CAN com um empate, tenho a dizer que gostei muito de ver jogar a selecção senegalesa. Dois jogadores ficaram-me desde logo na retina: o trinco Sall, jogador de 1,94 m (o tal da imagem) que actua no Saint Etienne e o extremo esquerdo Mendy. Em relação ao primeiro, é um jogador muito forte fisicamente, tem um impressionante jogo aéreo e tem uma notável capacidade em recuperar bolas. A ver por este primeiro encontro, pareceu-me que tem de melhorar o passe e ser menos impetuoso nas suas entradas. É um jogador jovem e vai merecer mais atenção de minha parte.
Relativamente a Mendy, é um extremo rápido, cruza bem e tem bom toque de bola. Foi um dos jogadores mais dinâmicos em toda a primeira parte. Pareceu-me que correu muito no primeiro tempo e isso desgastou-o imenso para o segundo, tendo sido substituido por isso mesmo.
Ainda em relação a este conjunto senegalês, creio que um ataque composto por Camara, Diouf e Niang terá naturalmente uma palavra a dizer. N'Doye também é um bom jogador e, na defesa, Diawara, Faye, Beye e o guarda-redes Sylva são jogadores experientes e que trazem qualidade ao plano mais recuado.

Rapidamente e em jeito de conclusão, não tendo visto a selecção do Gana actuar, parece-me que Costa do Marfim e Senegal têm uma palavra a dizer em relação à Copa. A ver vamos o que as próximas jornadas nos dizem, a ver vamos se Nigéria e Camarões vão reagir aos desaires que conheceram na ronda inaugural.

terça-feira, janeiro 22, 2008

ROLABOLA - JORNADA 21 -


1. Bilbao - Barcelona

2. Maiorca - Atlético Madrid

3. Santander - Zaragoça

4. Udinese - Inter

5. Torino - Lázio

6. Lille - PSG

7. St. Etienne - Lyon

8. PAOK - Panathinaikos

9. Guimarães - Benfica

OLHÓGOLO:

10. Sporting - Porto

OLHÓGOLO MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

segunda-feira, janeiro 21, 2008

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

Getafe 3-2 Sevilha
(Casquero, Albin, Contra; Fabiano, Dragutinovic)

Villarreal 3-0 Valência
(Pires, Capdevilla, Nihat)

Atlético Madrid 0-2 Real Madrid
(Raúl, Nistelrooy)

Udinese 0-1 AC Milan
(Gilardino)

Nápoles 2-2 Lázio
(Hamsik (2); Ledesma, Pandev)

Heerenveen 4-0 AZ Alkmaar
(Pranjic, Poulsen, Sulejmani, Bradley)

Lorient 1-0 PSG
(Rafik)

Lens 3-0 Lyon
(Maoulida, Bisevac, Mangane)

Estrela Amadora 1-0 Braga
(Mateus)

OLHÓGOLO:

Vitória Setúbal 1-0 U.Leiria
(Matheus)

OLHÓGOLO MVP: Fernando (U.Leiria)

PONTUAÇÕES:

Neves: 20
Eduardo: 1
André Braz: 20
Pedro Faria: 13
Doc: 25+3=28
Zé Boinas: 19
Paulo Mota: 6
Vitinho: 16
João Araújo: 6
Pele: 6
Cristina: 12
Sergio Gouveia: 14
João Marques: 6
Bruno Rocha: 6

VENCEDOR DA JORNADA: DOC "28 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 334
2º Pedro Faria 330
3º André Braz 322
4º Zé Boinas 320
5º Vitinho 301
6º Sérgio Gouveia 287
7º João Araújo 283
8º Cristina 280
9º Bruno Rocha 278
10º Pele 277
11º Neves 277
12º Miguel Braz 256
13º João Faustino 250
14º João Marques 238
15º Verdasca 209
16º Gustavo Guerra 209
17º Eduardo Marques 202
18º Pedro Rodrigues 159
19º Tiago 150
20º Paulo Mota 122




terça-feira, janeiro 15, 2008

OLHÓ PLAYER "8"

NOME: Ezequiel LAVEZZI (Nápoles)
POSIÇÃO: Avançado



DATA DE NASCIMENTO: 3 Maio de 1985 (22 ANOS)
NACIONALIDADE: Argentino
ALTURA: 1,73
PÉ PREFERIDO: Direito
NÚMERO: 7
INTERNACIONALIZAÇÕES: 1 (18 de Abril de 2007 frente ao Chile)

CLUBES POR ONDE PASSOU:

1995-2003: Camadas jovens ao serviço do Boca Juniors
2003-2004: Estudiantes (39 jogos, 17 golos)
2004-2005: Génova/San Lorenzo (29 jogos, 9 golos)
2005-2007: San Lorenzo (55 jogos, 16 golos)
2007-...: Nápoles (actualmente com 3 golos)

ANÁLISE:

Por jogar no Nápoles e pela forma artística como maneja a bola, muitos comparam Lavezzi com Maradona. Na minha opinião, Lavezzi é um autêntico clone de Fabrizzio Miccoli. É rápido, cai muito bem nas faixas, tem um excelente dominio de bola, apesar de ter faro pelo golo, não é um matador, muito embora tenha uma interessante facilidade de remate; também é baixo e leve o que lhe permite ter uma extraordinária mobilidade; Lavezzi tem ainda a seu favor o facto de não ser um avançado egoista. Ainda neste fim-de-semana tivemos oportunidade de ver o jovem número 7 a assistir de bandeja e com grande classe o seu companheiro Sosa, isto frente ao AC Milan.

Não é de estranhar o facto de já ser internacional argentino. Não é de todo fácil ser convocado para uma selecção que tem Tevez, Aguero, Crespo, Julio Cruz, German Denis, Saviola, Diego Milito e até Lisandro Lopez como concorrência. Mas, a sua qualidade é inequívoca o que faz com que, aos olhos do adepto, ninguém lhe fique indiferente.

VIDEO:

segunda-feira, janeiro 14, 2008

ROLABOLA - JORNADA 20 -

1. Getafe - Sevilha

2. Villarreal - Valência

3. Atlético Madrid - Real Madrid

4. Udinese - Milan

5. Nápoles - Lázio

6. Heerenveen - AZ Alkmaar

7. Lorient - PSG

8. Lens - Lyon

9. Estrela Amadora - Braga (Taça Portugal)*

OLHÓGOLO:

10. Vitória de Setúbal - U.Leiria (Taça de Portugal)*

OLHÓGOLO MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

* Vale o resultado no final dos 90 minutos

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

Bilbao 2-0 Sevilha
(Yeste, Laskurain)

Middlesbrough 1-1 Liverpool
(Boateng; Torres)

Chelsea 2-0 Tottenham
(Beletti, Philipps)

Feyenoord 0-1 PSV
(Bakkal)

Rennes 3-1 Marselha
(Pagis, Wiltord (2); Cissé)

Parma 1-2 Fiorentina
(Coly; Mutu (2)

Catania 1-1 Juventus
(Spinesi; Del Piero)

Porto 4-0 Braga
(Lisandro (2), Meireles, Farias)

Académica 1-1 Sporting
(Pavlovic; Tonel)

OLHÓGOLO:

Benfica 0-0 Leixões

OLHÓGOLO MVP: Jorge Gonçalves (Leixões)

Pontuações:

João Faustino 18
Pedro Faria 6
Neves 6
Tiago 6
Zé Boinas 15
Doc 12
André Braz 14
Vitinho 9
Bruno Rocha 4
Pele 9
Eduardo 14
João Araújo 14
Cristina 9
Sergio Gouveia 12
Miguel Braz 20+3=23
João Marques 15
Pedro Rodrigues 2

VENCEDOR DA JORNADA: MIGUEL BRAZ "23 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º Pedro Faria 317 PONTOS
2º Doc 306
3º André Braz 302
4º Zé Boinas 301
5º Vitinho 285
João Araújo 277
7º Sérgio Gouveia 273
8º Bruno Rocha 272
9º Pele 271
10º Cristina 268
11º Neves 257
12º Miguel Braz 256
13º João Faustino 250
14º João Marques 232
15º Verdasca 209
16º Gustavo Guerra 209
17º Eduardo Marques 201
18º Pedro Rodrigues 159
19º Tiago 150
20º Paulo Mota 116

Bwin Liga: Benfica e Sporting perdem mais dois pontos



Na minha terra, a isto que se tem passado neste campeonato chama-se... PASSEIO AZUL E BRANCO. É clara a diferença de potencial do Porto para a concorrência. Num conjunto forte, sobressaem individualidades como Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez, Bosingwa e Ricardo Quaresma, jogadores com talento mais que suficiente para actuarem nas melhores equipas da Europa. Qualquer um destes quatro tem feito a diferença mas, na minha opinião, esta dupla argentina tem sido de uma regularidade fantástica e tem mostrado uma incrivel cumplicidade de processos. O seleccionador argentino que coloque os olhos nestes dois porque, sinceramente, são dois atletas que reunem condições para lutar pela convocatória.



Relativamente a Benfica e Sporting, não há muito a dizer. O Benfica parece-me um pouco mais estável sob ponto de vista psicológico mas consegue apresentar um futebol ainda pior do que aquele que temos visto em terras leoninas. Há alguma qualidade se olharmos aos nomes que compõem o plantel mas o que vai ficando na memória dos adeptos jogo após jogo, jornada após jornada, é a falta de soluções de ataque, é a incapacidade de construir jogo, de encontrar um sistema que se enquadre com as características dos seus jogadores. Obviamente que este não é o plantel pedido por Camacho mas, na minha maneira de ver, o espanhol tem pecado por insistir num sistema de jogo (o seu favorito) que não é o ideal dado que há jogadores que não rendem neste modelo.
Vi com total naturalidade o jogo frente ao Leixões e não fiquei surpreendido com o que se passou. Ou muito me engano ou a época está completamente perdida. Ao contrário do Sporting, o Benfica nem sequer se pode queixar da falta de sorte. Para se ter felicidade é preciso procurá-la. A equipa de Paulo Bento tem andado à procura dessa sorte mas ainda não a encontrou. Já o Benfica, dizer que a equipa anda à deriva é um termo simpático. E quando já nem o treinador acredita nos seus jogadores...
Ainda em relação ao Sporting, o que salta à vista é que há jovens com valor no plantel mas, esse mesmo, é curto tendo em conta a ambição do clube. Também estou de acordo com os críticos que o modelo de jogo do Sporting está gasto. Não digo que não seja um sistema de jogo interessante mas, para se poder jogar dessa forma, é necessário ter laterais que ataquem muito e bem, é fundamental ter um "10" mais finalizador, é necessário ter alguém que, através da sua mobilidade, permita a Liedson andar mais perto da área, não se desgastando tanto em tarefas nas extremidades do terreno. Apesar de tanta condicionante, estou convencido que é mais fácil ao Sporting mudar o rumo dos acontecimentos do que propriamente o Benfica. Os jogadores conhecem-se bem, já jogam neste modelo de jogo há dois anos e têm apresentado mais soluções ofensivas do que o Benfica. E não nos podemos esquecer que uma equipa que tenha Liedson é sempre mais perigosa do que uma outra que tenha Nuno Gomes.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

ROLABOLA

NOTA: Devido a problemas técnicos, esta semana não me é possível apresentar as habituais tabelas com classificação, vencedor da jornada e boletim da próxima jornada. Assim sendo, passo a apresentar todos os resultados de uma forma menos apresentável. Estou em crer que, na próxima semana, tudo voltará à normalidade.

Resultados e Marcadores:

Maiorca 0-2 Barcelona (Marquez, Eto'o)

Sevilha 3-0 Bétis (Fabiano (2), Dani Alves)

Espanhol 3-0 Villarreal (Tamudo (2), Valdo)

Corunha 0-3 Atlético Madrid (Forlan, Aguero, Jurado)

Amadora 4-1 Guimarães (Viveiros, Geromel p.b, Cabral, Pereira; Mrdjakovic)

Boavista 2-0 Sporting (Marcelão, Jorge Ribeiro)

Paços Ferreira 2-1 U.Leiria (Wesley (2), João Paulo)

Belenenses 1-1 Nacional (Roncatto, Lipatin)

Setúbal 1-1 Benfica (Edinho, Mantorras)

OLHÓGOLO:

Porto 1-0 Naval (Raúl Meireles)

OLHÓGOLO MVP "A BOLA": Raúl Meireles

PONTUAÇÕES:

Neves: 21
Eduardo: 8
Zé Boinas: 15
André Braz: 9
Tiago: 17
João Faustino: 20
Pedro Faria: 15
João Araújo: 15
Vitinho: 30+3=33
Doc: 20
Pele: 20
Bruno Rocha: 20
Cristina: 18
Sérgio Gouveia: 15
João Marques: 18
Miguel Braz: 15

VENCEDOR DA JORNADA: VITINHO "33 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º Pedro Faria 311 PONTOS
2º Doc 294
3º André Braz 288
4º Zé Boinas 286
5º Vitinho 276
6º Bruno Rocha 268
7º João Araújo 263
8º Pele 262
9º Sérgio Gouveia 261
10º Cristina 259
11º Neves 251
12º Miguel Braz 233
13º João Faustino 232
14º João Marques 217
15º Verdasca 209
16º Gustavo Guerra 209
17º Eduardo Marques 187
18º Pedro Rodrigues 157
19º Tiago 144
20º Paulo Mota 116

quarta-feira, janeiro 09, 2008

ROLABOLA

Devido a problemas com a net, ainda não me foi possível apresentar as habituais actualizações em relação ao Rolabola. Assim que a situação estiver resolvida, conto apresentar tudo como é normal.

Deixo para já o boletim da próxima semana. Podem efectuar neste espaço de comentários os vossos palpites.

ROLABOLA:

1. Bilbao - Sevilha

2. Middlesbrough - Liverpool

3. Chelsea - Tottenham

4. Feyenoord - PSV

5. Rennes - Marselha

6. Parma - Fiorentina

7. Catania - Juventus

8. Porto - Braga

9. Académica - Sporting

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Leixões

OLHÓGOLO MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Bwin Liga: Benfica empata em Setúbal

Setúbal 1-1 Benfica
(Edinho; Mantorras)

Inaceitável tudo o que se passou em Setúbal. Péssima exibição, atitude vergonhosa, jogadores de cabeça perdida em campo, sem fio de jogo, sem rumo. Foi este o Benfica que tivemos, ainda por mais perante um adversário que pouco ou nada incomodou. Hoje em dia não é muito difícil roubar pontos a este Benfica. Basta apertar a marcação a Rui Costa e estar atento a um ou outro lance individual de Cristian Rodriguez ou Di Maria.

Fala-se muito que Camacho devia mudar o sistema de jogo, fala-se que a equipa falha muitos golos, diz-se que Cardozo não pode jogar sozinho na frente e Luis Filipe não pode continuar a ganhar minutos como titular. Tudo isso até pode ser verdade mas, na minha opinião, a mais verdadeira de todas essas permissas é só uma: Luis Filipe Vieira é o maior culpado de toda esta patetice que temos visto dentro dos relvados portugueses. Atenção que não estou a disparar contra tudo e contra todos porque se perderam dois pontos e se aumentou a distância pontual para o lider Porto. Nada disso. Quem esteve comigo a ver o jogo sabe da constante revolta ao longo do jogo (inclusivé quando Mantorras deu vantagem ao Benfica) pela fraca qualidade em termos de futebol jogado. Apesar de tudo, ainda acredito que com dois ou três jogadores e com um modelo de jogo mais apropriado ao plantel que Camacho dispõe, creio que se podem efectivamente fazer coisas boas. Agora, neste momento e fazendo um balanço desta primeira volta, aquilo que se pode concluir é que estamos perante o pior Benfica dos últimos 10 anos.

Não me vou alongar muito em relação ao jogo de Setúbal. À imagem de Belém, foi mau de mais aquilo que se viu no Bonfim. Claro que também não ajuda muito uma equipa não poder contar com jogadores importantes como Léo e Nuno Gomes, obviamente que fica difícil perder Cristian Rodriguez logo aos 20 minutos, naturalmente que não é fácil quando os internacionais (Petit, Katsouranis, Rui Costa) estão, todos eles, em péssima forma física. Agora, ainda assim, não serve efectivamente de desculpa. A equipa não cria situações de golo; Cardozo mais parece um corpo estranho no ataque encarnado; Luis Fílipe continua a somar disparates atrás de disparates; Maxi Pereira não pode continuar a jogar como médio ala; enfim, são muitas situações para resolver.

sábado, janeiro 05, 2008

3 ANOS DE BLOG



Como o tempo passa. E vão 3 anos com esta brincadeira que tanto prazer dá. Por vezes é complicado actualizar o blog, às vezes é difícil estar na internet sabendo que há efectivamente coisas bem mais importantes para fazer no nosso dia-a-dia mas, no fundo, o blog já faz parte da minha família (e espero que da vossa) e, qual droga, é inevitável que não alimente este vicio.

Obviamente que nem tudo nestes 3 anos foi bom - gostaria que houvesse mais participação dos leitores; gostaria também de escrever mais posts ganhadores do Benfica e da nossa selecção - mas, no geral, tenho a dizer que sinto-me orgulhoso (falo também em nome do Eduardo) por todos os momentos engraçados que tenho/temos passado à conta do MUNDO DA BOLA. Espero sinceramente que o blog tenha mais anos de vida. É sinal que continuo vivo, é sinal de que continuo a ter prazer em escrever e falar sobre desporto.

Em dia de aniversário, achei por bem deixar três links dos posts que mais prazer me deram até hoje. Um abraço a todos!


VIAGEM A BARCELONA - PARTE 1 -

VIAGEM A BARCELONA - PARTE 2 -

MAIO DE 2005

quarta-feira, janeiro 02, 2008

OLHO CLÍNICO

EM ANÁLISE: TOTTENHAM (ver plantel aqui)



Classificação actual: 12º lugar
Pontuação: 24 pontos
Vitórias: 6
Empates: 6
Derrotas: 9
Golos Marcados: 42
Golos Sofridos: 38
Treinador: Juande Ramos





ANÁLISE:

Quem gosta de futebol espectáculo não fica indiferente a este Tottenham. É certo que os spurs tiveram um péssimo inicio de temporada - Martin Jol foi despedido como consequência dos maus resultados - mas, com a recente chegada de Juande Ramos, ao que parece, o Tottenham tem vindo a subir de forma, chegando mesmo a proporcionar autênticos partidazos por essa Inglaterra fora (nos últimos 6 jogos contabilizou 4 vitórias e 2 derrotas - Arsenal e Aston Villa fora de casa).

Olhando ainda para esta época, mesmo estando a 12 pontos do 5º lugar, estou convencido que o Tottenham ainda tem uma palavra a dizer em relação a esse posto. Vai ser muito complicado chegar a essa posição - até porque Manchester City, Portsmouth e Everton continuam em grande -, mas, atendendo ao plantel que o espanhol tem à sua disposição, é caso para pensar que tudo ainda pode acontecer.

Se é verdade que as coisas em termos de campeonato estão complicadas, no que diz respeito à Taça Uefa, aí tudo parece estar bem. Juande Ramos já sabe qual é a sensação de levantar este troféu e certamente gostaria de voltar a sentir essa sensação. Parece-me que o mau campeonato dos spurs poderá fazer com que a Uefa (e também as Taças de Inglaterra) seja o grande objectivo do treinador espanhol. Para já, na próxima eliminatória o alvo a abater é o Slávia de Praga, sendo que posteriormente o adversário será mais complicado, isto caso se confirme a superioridade do PSV ante o Helsingborg.

RAIO X

- A ESTRELA: Dimitar Berbatov

Que jogador é este búlgaro. Fará este mês 27 anos e está a fazer uma das suas melhores épocas ao serviço do clube londrino. Não é por acaso que os maiores colossos europeus andam loucos por Berbatov, sendo que o destino deste poderá mesmo passar por Chelsea ou Manchester United e já em Janeiro. Seria, porventura, uma enorme perda para o Tottenham já que o búlgaro é, reconhecidamente, a grande figura desta equipa.

Olhando para as características deste talentoso avançado, parece-me que havia duas equipas onde o mesmo encaixaria na perfeição: Barcelona ou Manchester United. O seu futebol simples, de um-dois, a sua inteligência na forma como envolve os extremos... Creio que Barcelona e Manchester United eram clubes onde Berbatov mais facilidade teria em explorar toda a sua capacidade futebolística. Nem quero pensar num ataque com Ronaldo, Giggs, Berbatov e Rooney.

- O DESEQUILIBRADOR: Aaron Lennon

Lennon, pelas suas características, é facilmente comparado a Wright-Phillips, extremo do Chelsea. O problema é que, olhando para estes dois jogadores com mais profundidade, vemos uma abismal diferença de qualidade. Na minha opinião, Lennon é muito superior ao seu companheiro de selecção.

Não há dúvida que ambos são incrivelmente rápidos. Aliás, dificilmente encontramos jogadores na Premiership tão velozes como estes dois alas. Enquanto Phillips apenas usa como arma a velocidade, Lennon tem uma fantástica capacidade técnica que faz com que o seu leque de recursos não se baseie exclusivamente ao uso da rapidez. Assim sendo, com uma técnica apuradíssima e uma velocidade desconcertante, Lennon é, quer à esquerda quer à direita, um autêntico perigo público para qualquer baliza.
Atrevo-me a dizer que estamos perante o 3º melhor extremo da liga inglesa, atrás de Giggs e Cristiano Ronaldo.

- O CARREGADOR DE PIANO: Jermaine Jenas

Sou um admirador deste jogador. Como adepto do Manchester United, se pudesse escolher um sucessor de Paul Scholes, mesmo tendo Anderson no plantel, gostaria que fosse Jenas a assumir essa missão. Acho incrível como é que ninguém se lembra de contratar o Frank Lampard do Tottenham. Velocidade, capacidade de choque, potência de remate, qualidade de passe, Jenas é um autêntico box-to-box. Recordo-me do ter visto como médio ala mas, sinceramente, acho que é no meio que mais se evidenciam as suas qualidades.
Em condições físicas aceitáveis, é um dos indiscutíveis de Juande Ramos, isto apesar de no meio-campo haver jogadores como Huddlestone, O'Hara, Zokora, Boateng, Ghaly ou Tainio.

- A REVELAÇÃO: Jamie O'Hara

A primeira grande descoberta de Juande Ramos. O espanhol foi às reservas do clube encontrar O'Hara, um esquerdino de 21 anos que joga no meio-campo e faz lembrar Miguel Veloso.
O'Hara estreou-se como titular frente ao Arsenal, isto depois de ter sido suplente utilizado contra Manchester City e Portsmouth. A sua qualidade tem sido evidente, a sua capacidade em recuperar bolas e a facilidade no passe fazem deste jovem um jogador deveras interessante. Num destes últimos jogos acabou a partida a lateral esquerdo, mostrando também a sua polivalência.
Apesar de apenas ter contabilizado 5 jogos, creio que aquilo que já mostrou confere-lhe o estatuto de jogador revelação. Estou à vontade em atribuir este estatuto ao jovem inglês porque detectei-lhe, desde logo, pinta de crack e, mais importante que isso, se bem conheço Juande Ramos, não vai seguramente cortar as pernas ao talento de Jamie O´Hara. Um nome a fixar, um jogador a seguir com mais atenção...

TOTTENHAM: PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS

+ +

- capacidade ofensiva: num 4-4-2 que se transforma num claro 4-2-4, o Tottenham é, normalmente, uma equipa que faz muitos golos. Lennon e Berbatov são os jogadores mais em termos ofensivos mas é Robbie Keane o melhor marcador da equipa.

- factor casa: o Tottenham explora muito bem as dimensões do seu campo e, perante o seu público, é uma equipa que causa muitos problemas aos denominados grandes. Apesar de fora ser um conjunto muito perigoso, é no White Harte Lane que as vitórias aparecem com maior regularidade.

- dupla de centrais: que jeito daria, por exemplo, ao Liverpool, uma dupla de centrais da categoria de Ledley King e Dawson. King é muito forte na marcação, Dawson é bom a defender e tem um fantástico jogo áereo. Kaboul, Gardner e Ricardo Rocha são centrais de qualidade mas, perante a classe de King e a robustez de Dawson, creio que não há dúvidas em relação à dupla titular.

- segunda linha de enorme qualidade: como facilmente se pode verificar nos esquemas acima apresentados, é um verdadeiro luxo a segunda linha do Tottenham. Jogadores como Huddlestone, Defoe, Bent, O'Hara ou Kaboul dariam um jeitaço a muitas equipas da classe média-alta na Europa. Se mantiver este plantel, com uma melhor adaptação do seu treinador ao futebol inglês e com mais 3 ou 4 reforços para o ano, estarei curioso em saber até onde pode ir este Tottenham na próxima temporada.

- -

- guarda-redes: Paul Robinson, apesar de ser um dos habituais convocados na selecção inglesa, está longe de ser um guarda-redes seguro. Na minha maneira de ver, acho que estamos perante o elo mais fraco desta equipa londrina.

- transição ataque-defesa: é de louvar o facto desta equipa colocar sempre muitos jogadores em situação de ataque. Contudo, quando toca a defender, por vezes a equipa sente algumas dificuldades. Lennon e Malbranque não são jogadores que defendam muito nas alas e, no meio-campo, Zokora, por vezes, recua em demasiado no terreno, colando-se muito aos centrais e, inerentemente a isso, criando um fosso na zona intermédia.

Em suma, estamos perante uma das boas equipas inglesas. Especial atenção para a carreira do Tottenham na Taça Uefa onde, a meu ver, poderá ser uma das grandes favoritas à conquista final da prova. O facto de, nesta altura, ter poucas ambições em termos de Premiership poderá fazer com que Ramos aposte objectivamente na Uefa. Comparativamente a outros grandes candidatos - ainda estão com objectivos bem delineados nos respectivos campeonatos -, o Tottenham poderá ter aqui um trunfo importante.
Nota final para a situação de Berbatov. Apesar de Bent e Defoe serem soluções válidas, seria uma enorme perda para o Tottenham se o búlgaro deixasse já em Janeiro o clube londrino.
Em jeito de provocação, espero que os Spurs consigam a sua 5ª vitória em 7 jogos. É que, se assim for, a vitima será o Chelsea.



Sempre Ronaldo



Continua o futebol na liga inglesa e continua o show de Cristiano Ronaldo jogo após jogo. Seja em casa, seja fora, seja com o onze mais forte ou uma mescla de titulares com habituais suplentes, o nosso Ronnie está lá sempre e sempre em alta.

Quem acompanha regularmente o Manchester United, normalmente vê espectáculo e rejubila sempre que Ronaldo toca na bola. Me perdoem a sinceridade, que me desculpe Kaká, Messi e companhia mas, na minha opinião, Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo. Mais, dúvido que alguém tenha conhecido um jogador tão completo como o português. Maradona destacava-se pela qualidade técnica e pelo seu fenomenal pé esquerdo; Pelé era, segundo consta, um finalizador nato; O brasileiro Ronaldo, nos seus tempos de Barcelona, destacava-se pela sua velocidade, técnica e capacidade em finalizar; Kaká é um extraordinário jogador com uma capacidade de tiro e uma fascinante mudança de velocidade; Messi é um talento, um Maradoninha; Contudo, aquilo que uns tinham, os outros não tinham e vice-versa...

Falar de Cristiano Ronaldo é falar de um verdadeiro fora-de-série. Analisando especificamente os 3 jogadores considerados como os Melhores do Mundo, temos as seguintes conclusões:

- Capacidade técnica: No Mundo do futebol, só vejo 3 jogadores com uma qualidade técnica do nível do português: Ronaldinho, Robinho, Messi. Ainda assim, Cristiano Ronaldo e Messi são aqueles que mais recursos técnicos apresentam.

1º Ronaldo
2º Messi
3º Kaká


- Velocidade: Creio que Kaká é o jogador que melhor consegue correr em velocidade e com a bola controlada aos pés. Nesse capítulo, o brasileiro ganha para o português mas, sem bola, Ronaldo é claramente mais rápido.
Ainda assim, poucos no mundo têm esta faculdade. Messi também é um jogador muito esclarecido com a bola nos pés e ganha a Ronaldo nesse particular.

Velocidade com bola:

1º Kaká
2º Messi
3º Ronaldo

Velocidade sem bola:

1º Ronaldo
2º Messi
3º Kaká

- Remate de pé direito: Ronaldo é temível a rematar. Em força, em jeito, em "banana", o português consegue também neste aspecto fazer a diferença.
Comparativamente com Kaká e Messi, o argentino fica claramente para trás, Kaká apenas consegue igualar o português naqueles remates em jeito que efectua fora da área.

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Remate de pé esquerdo: Messi, apesar de esquerdino, não tem um remate muito forte. Diria até que Ronaldo tem mais força de remate de pé esquerdo do que o próprio argentino. Não é uma arma muito recorrente de Ronaldo mas, quando a usa, usa-a para fazer perigo. Apesar de tudo, Messi é esquerdino e, como tal, ganha neste particular.
Kaká não tem efectivamente pé esquerdo.

1º Messi
2º Ronaldo
3º Kaká

- Livres directos: Apesar dos três serem bons marcadores de livres, creio que não há dúvidas ao afirmar que Ronaldo é o melhor neste aspecto. Kaká também bate bem mas no seu clube não tem tanto protagonismo porque há um senhor chamado Andrea Pirlo.

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Jogo aéreo: Messi é pequeno e, como é óbvio, não tem possibilidades de recorrer ao jogo de cabeça. Quanto a Kaká, confesso que nem sequer me lembro do último golo que marcou de cabeça. Ainda assim, é claramente melhor que Messi neste item.
Creio que não há dúvidas ao designar Ronaldo como o melhor dos três a jogar de cabeça. Tem impulsão, tem um bom gesto técnico, é alto, ataca bem a bola, enfim, não é um Jardel mas é um bom cabeceador.

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Golos: Não tenho comigo presente dados estatísticos mas tenho a certeza que Ronaldo foi, dos três, aquele que mais golos fez em 2007. E se alguém tiver dúvidas em 2008 depois deste tremendo inicio de época...

1º Ronaldo
2º Kaká
3º Messi

- Títulos: Olhando para o ano de 2007, parece-me óbvio que Kaká foi aquele que mais vezes levantou um troféu. Ronaldo ficou-se pela Liga Inglesa, Messi nem a liga espanhola conseguiu.
Assim sendo, temos:

1º Kaká
2º Ronaldo
3º Messi

Depois de analisados vários items, parece-me perfeitamente lógico ao referir-me a Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da actualidade Mundial. Mais, não estaria a fugir muito à verdade se dissesse que o Ronnie é o jogador mais completo desde que inventaram esta modalidade. Atenção que estamos a falar de um jogador de 22 anos.

Compreendo a escolha da Fifa ao designar Kaká como o Melhor jogador do Mundo. Afinal de contas, o brasileiro foi decisivo na Liga dos Campeões e ganhou vários títulos (isto apesar de não ter vencido a liga italiana). Agora, escolher Lionel Messi para segundo lugar sabendo que o argentino não ganhou nada e que inclusivé esteve mais de um mês parado devido a lesão... Parece-me de uma imprudência a toda a prova.

Mesmo contra as injustiças, Ronaldo tem mostrado todo o seu potencial e, jogo após jogo, jornada após jornada, não deixa de dar espectáculo seja de pé esquerdo, de direito, de cabeça, de calcanhar, de livre directo ou de penalty.
Que no Euro2008 tenhamos o verdadeiro Ronnie e, já agora, o verdadeiro Simão, o mágico Deco, o talentoso "Harry Potter" ou o sensacional José Bosingwa.

terça-feira, janeiro 01, 2008

ROLABOLA EURO 2008


INSCRIÇÕES:

- Nesta zona vamos actualizando o número de participantes que estão correctamente inscritos, ou seja, que já entraram em contacto com os organizadores do blog para fazerem a sua inscrição.

Sabemos que há ainda alguns participantes que temos a certeza que não terão qualquer problema em efectivar as suas inscrições. Outros já fizeram a transferência bancária e é uma questão de dias o seu nome estar incluído nesta lista.
Em seguida apresento-vos aqueles que já estão completamente inscritos no passatempo:


- Bruno Rocha
- Sérgio Gouveia
- Cristina Falcão
- Nuno Pascoal
- Gonçalo Seco
- Nuno Laranjeiro
- Nuno Matos
- Paulo Mota
- Paulo Meles
- Helder Marques (Black Ice)
- Carlos Coelho
- Paulo da Silva
- Daniel da Silva
- Doc
- Amândio Santo
- João Marques
- Nelson Soares
- Filipe Costa
- João Marques
- João Araújo
- Leticia Santos
- Pelé
- Vitinho
- João Faustino
- Claudio
- Pedro Neves


Até ao momento temos 26 participantes completamente inscritos. Nas próximas horas outros nomes vão ser acrescentados à lista. Para terem uma ideia, aqui ficam mais alguns nomes com quem contamos (quase) de certeza absoluta:

- Eduardo Marques
- Pedro Faria
- Rui Faria
- Pedro Dinis
- Pedro Violante
- André Braz
- Miguel Braz

APOSTAS ROLABOLA EURO 2008

- Como já tinhamos comunicado, todos os participantes terão de fazer os seus prognósticos relativos à SELECÇÃO VENCEDORA do Euro2008 e também ao futuro MELHOR MARCADOR do campeonato da Europa. Na zona de comentários, podem começar a fazer os vossos palpites.

EXEMPLO:

Equipa Vencedora: Grécia
Marcador do Europeu: Hugo Almeida (Portugal)

Identificação do Participante

PRAZO: Todos os participantes terão que fazer as suas apostas até ao início do primeiro jogo do Europeu. Caso não o façam, não têm qualquer ponto nesta secção mas poderão continuar a participar no jogo.