segunda-feira, julho 28, 2008

EM ANÁLISE: Benfica - Sporting


Benfica 0-2 Sporting
(Yannick, Derlei)

O Sporting venceu ontem o rival Benfica por duas bolas a zero e conquistou o primeiro troféu da temporada, no caso, o torneio do Guadiana. Fábio Rochemback foi considerado o melhor jogador do torneio.
Antes de analisar mais em pormenor as duas equipas, importa referir que este jogo não deverá ser visto de maneira demasiado eufórica para uns nem tão pouco de maneira demasiado pessimista para outros. É óbvio que um derby é sempre um derby e que uma vitória trás sempre moral à equipa vencedora e deixa, por outro lado, alguma mossa a quem perde mas, ainda assim, nesta fase da temporada, há coisas mais importantes que o resultado. Mais, olhando para a fase em que os dois clubes se encontram, creio que era previsível o desfecho que tivemos ontem.
Analisemos então as duas equipas:

BENFICA:

- Quique Flores continua em fase experimental não só a nível de jogadores como também a nível táctico. A primeira parte acabou por trazer-nos alguns aspectos positivos nomeadamente ao nível da pressão alta onde vimos as quatro unidades da frente (Assis, Balboa, Aimar e Urreta) a procurar sempre pressionar o portador da bola. O Sporting, equipa que gosta muito de ter a bola, teve algumas dificuldades em circular a mesma e, nesse aspecto, há efectivamente algum mérito da equipa encarnada.
Ainda sobre os prós deste Benfica da primeira metade, talvez a razoável prestação de Maxi Pereira na lateral direita mostrando ser claramente mais competente que Luis Filipe e também o facto de termos visto o médio ofensivo (Carlos Martins) a aparecer muitas vezes na cabeça da área e até dentro desta a procurar finalizar. Não que Martins tenha feito um grande jogo (muito longe disso) mas o facto de ter tentado fazer o papel de box-to-box é um aspecto a relevar.

Se da primeira parte pouco se viu deste Benfica de positivo, a verdade é que o segundo tempo foi um completo desastre. Dos onze que estiveram em campo, salva-se Quim que voltou à equipa e, mesmo sofrendo dois golos (sem culpas em ambos), ainda conseguiu uma ou outra defesa que evitou um resultado mais volumoso.

Como aspectos negativos e a rever no futuro, acho que houve efectivamente erros a mais que Quique terá obrigatoriamente de os corrigir. Vamos por pontos:

1. Posicionamento de Aimar: Quique diz que conhece muito bem o internacional argentino mas a verdade é que quem conhece muito bem o "10" do Benfica diria precisamente o contrário. É um "crime" colocar Pablo Aimar a jogar quase que como ponta-de-lança recebendo as bolas de costas para a baliza. Ora, Aimar é um jogador que gosta de ter a bola, gosta de progredir de trás para a frente. Gostaria muito mais de o ter visto no lugar que Carlos Martins desempenhoul. A única explicação para a utilização de Aimar neste lugar só pode ser o facto de o atleta ainda se encontrar bastante debilitado fisicamente. A ver vamos o que os próximos jogos nos vão dizer sobre isto.

2. Pouca produtividade ofensiva: É natural que não seja fácil fazer circular a bola tendo tanta gente nova no centro do terreno. Os jogadores ainda estão em fase de conhecimento e torna-se difícil haver ligação de sectores e fluidez de jogo. Ainda assim, não podemos desculpar-nos com isso e há que haver mais exigência e cobrança. Diria que, a partir de agora, Quique deverá começar a trabalhar de forma mais vincada os aspectos tácticos já que o tempo começa a ser escasso e, por esta altura, a diferença do Benfica para a concorrência é bastante significativa.

3. Edcarlos: Não é de hoje as prestações ridículas deste brasileiro. Seria uma grande surpresa para mim se Edcarlos não estivesse na lista de dispensas de Quique.

4. Quique Flores: Houve coisas na segunda parte que não gostei e não posso deixar de apontar o dedo ao espanhol. Em primeiro lugar, não percebi por que é que vimos alguns jogadores a aquecer (Nuno Gomes por exemplo) se depois não foram utilizados. Pareceu-me haver alguma confusão na cabeça do espanhol a dada altura.
Depois, não compreendi o que Quique pretendeu fazer com a entrada de Fellipe Bastos para o lugar de Aimar. O Benfica passou a jogar com um "molhinho" de jogadores no centro do terreno sem se perceber o papel de qualquer um deles. Segundo percebi, Yebda e Amorim tinham o papel de pivots defensivos enquanto que Bastos, Jorge Ribeiro e Martins apoiavam Makukula. Ou seja, uma confusão no miolo sendo que a única coisa que abona a favor destes atletas é, como já referi, o facto de nunca terem jogado juntos nem transitarem da época anterior.

Em suma, a partir de agora as exigências dos adeptos benfiquistas vão ser maiores. As experiências terminaram e o tempo começa a correr demasiadamente depressa para o clube da Luz. Com a dispensa de muitos jogadores e com a introdução dos internacionais mais os dois ou três reforços, é tempo de aprimorar a equipa para o difícil inicio de temporada. Neste sentido, diria que há muito trabalho pela frente.

SPORTING:

- Paulo Bento vive dias tranquilos à frente da equipa leonina. Apesar de ainda haver arestas por limar, diria que a evolução da equipa de jogo para jogo tem sido notória.
Falando do modelo de jogo, a contratação de Fábio Rochemback deu à equipa uma outra variante: o "falso" 4-4-2 clássico. Apesar de achar que Paulo Bento tentará dar sempre mais primazia ao 4-4-2 losango, o que é facto é que este plano "B" poderá trazer benefícios à equipa. Perspectivando um onze modelo, será interessante ver Veloso e Moutinho (se ficar) no miolo, Rochemback como falso médio direito e, no outro lado, um jogador com maior características de extremo como são os casos de Izmailov ou Vukcevic. Ora, este sistema vai pedir muito a dois jogadores: Abel e Rochemback. Abel terá que ter um grande volume ofensivo já que Roca terá sempre tendência a ir para o meio à procura da bola. Quanto ao brasileiro, estou convencido que o mesmo tem capacidade física e inteligência técnico-táctica para fazer essa dupla função de médio direito/organizador de jogo.
Ainda sobre este plano "B", diria que Bruno Pereirinha sairia beneficiado (também Vukcevic se Izmailov derivasse para a direita) enquanto que o grande prejudicado seria Romagnoli. Os próximos jogos dar-nos-ão mais pormenores sobre a possível continuidade ou não desta alternativa ao 4-4-2 losango.

Analisando mais em pormenor os jogadores que estiveram ontem em campo, destaque para as boas prestações de Rochemback, Yannick e Derlei. Roca é aquele jogador que já todos conhecemos: agressivo a defender, inteligente com a bola nos pés e detentor de um "senhor pontapé". Por acaso ontem não acertou na baliza de Quim mas deu para perceber o poder de remate deste médio. Sem dúvida, um grande reforço para o Sporting.
Quanto à dupla de ataque, gostei de ver a forma como ambos se movimentaram e essencialmente a forma como combinaram entre si. Ambos contabilizaram um golo e uma assistência mas não se ficaram por aqui em termos de rendimento. Foram sempre duas setas apontadas à baliza de Quim e revelaram um espírito de combate e de luta francamente positivo. Se Paulo Bento for justo e coerente, sabendo da lesão de Liedson e da tardia integração de Postiga no grupo, Yannick e Derlei deverão ser as apostas de Bento para este início de temporada.

No restante, diria que Caneira cumpriu nesta nova missão de médio defensivo; Abel e Grimi foram certinhos a defender mas não trouxeram grande coisa ao nível do ataque; Tiago revelou-se sempre muito tranquilo e muito seguro, mostrando ao treinador que está lá para tentar complicar a vida aos dois garotos.

Assim, podemos dizer que a vitória do Sporting no torneio foi inteiramente merecida e podemos também afirmar que o conjunto liderado por Paulo Bento é, nesta altura, o mais capaz de contrariar o favoritismo do Porto para esta temporada.

quarta-feira, julho 23, 2008

NÃO PERCEBO



Há certas coisas que me fazem confusão. Falando especificamente do Benfica, não compreendo certas coisas que se têm passado nesta pré-temporada. Em primeiro lugar, ainda hoje estou para perceber o negócio entre o Atlético de Madrid e Simão Sabrosa. Falou-se em 20 milhões de euros sendo que o Benfica teria direito a dois jogadores da lista de dispensas do clube madrileno. Ora, primeiro que tudo, custa-me ver como é que o Benfica vende um jogador destes pelo mesmo valor que Pinto da Costa dispensa laterais direitos. Depois, pelo que se está a ver, jogadores do Atlético... nem vê-los. Adiante.

Freddy Adu e Fábio Coentrão já definiram o seu futuro para a próxima temporada. Além do mais, Mónaco e Zaragoça têm, respectivamente, opção de compra pelos referidos atletas. Ou seja, quase de certeza, estes dois jogadores dificilmente voltarão a vestir a camisola do Benfica.
Se é verdade que não morro de amores por Coentrão, já de Adu tenho uma opinião mais favorável. Mesmo assim, custa-me a entender como é que estes dois jogadores - que no ano passado integravam a lista dos 50 mais promissores jovens do Mundo - são dispensados do clube sem sequer terem tido a oportunidade de mostrar o seu valor. Indo mais concretamente às estatísticas, Fábio Coentrão fez 3 jogos como titular do Benfica, sendo que apenas dois foram para o campeonato. Já Freddy Adu, só por UMA VEZ foi titular e para a Taça da Liga. Para os mais distraídos, convém frisar que o português tem 20 anos e o norte-americano 19. Ambos tiveram em grande no último Mundial de sub-20 que também teve Di Maria como protagonista.

Por tudo isto e muito mais, pergunto: Para quê apostar na contratação de um jovem se depois não se aposta nele? Ainda bem que David Luiz e Di Maria caíram "no goto" dos adeptos. É que, se assim não fosse, não sei onde estariam hoje (ou se calhar até sei!).

Quanto aos 24/25 jogadores que vão formar o plantel para a próxima época, ainda sem saber dos possíveis reforços, arriscaria qualquer coisa como isto:

3 GR: Quim, Moreira, Bruno Costa

2 DD: Nelson + 1 (Beletti?)

2 DE: Léo, Jorge Ribeiro

4 DC: Luisão, David Luiz, Katsouranis , Miguel Vitor (ou Ricardo Rocha)

5 MC: Rúben Amorim, Yebda, Martins, Aimar, Petit

2 MAD: Balboa, Nuno Assis

2 MAE: Di Maria + 1 (Drenthe ou Reyes?)

4 Avançados: Nuno Gomes, Cardozo, Dabao + 1 (Luis Garcia?)

Assim sendo, nomes como Edcarlos, Zoro, Maxi Pereira, Luis Filipe, Bynia, Mantorras e Makukula serviriam para o Benfica encaixar algum dinheiro sendo que os garotos iriam rodar para ganhar alguma experiência,

quinta-feira, julho 17, 2008

VAI MAIS UM ESFORÇO, RUI?

Não sei como ele está nesta altura nem tão pouco sei quanto vale este artista da bola... O que sei é que se o Rui Costa está à procura de um extremo esquerdo ou de um avançado móvel, talvez por aqui seja a solução.

FINALMENTE PABLO AIMAR!



Depois de alguns dias sem escrever no blog - devido à falta de noticias e também à pouca disponibilidade (que se vai prolongar até meados de Agosto) -, eis que regresso da melhor forma possível, isto é, escrevendo sobre aquele que, quanto a mim, é a grande transferência do futebol português na presente temporada. Pablo Aimar já é jogador do Benfica e, que me perdoe Carlos Martins, é o grande sucessor de Rui Costa.

Mesmo achando incompreensível o facto de um clube da dimensão do Benfica andar vinte e tal dias em busca de um jogador, a verdade é que o desejo da direcção e de todos os adeptos "encarnados" foi finalmente cumprido. Aimar é um extraordinário jogador - não esquecer que estamos perante um internacional argentino - e estou convencido que vai, seguramente, trazer mais qualidade ao futebol do Benfica e ao campeonato português.

Para fechar o plantel, estou convencido que Quique irá pedir mais um guarda-redes, um lateral direito, um extremo esquerdo e um avançado. Por empréstimo ou a pagar, aqui ficam alguns nomes que, na qualidade de adepto, me encantariam: Drenthe, Saviola, Daniel Carvalho, Zhirkov, Miccoli, Vicente, Wilhelmsson, Julio Cruz, Beletti, Pogrebnyak ou Luis Suarez.

PS1: Ontem tive a oportunidade de assistir ao jogo de treino do Porto frente ao PAOK. Dos reforços, desde logo dois nomes saltaram à vista: Guarin e Cristian Rodriguez. Em relação ao colombiano, apesar desta análise estar carregada de subjectividade, parece-me que há ali qualidade. É alto e forte no jogo aéreo; parece-me que sabe tratar a bola e demonstrou alguma capacidade em aparecer na cabeça da área para explorar o seu pontapé. A rever.
Quanto a Rodriguez, sem surpresa, demonstrou uma qualidade acima da média que faz do uruguaio, nesta altura, a grande contratação do Porto versão 2008-2009.

PS2: O Sporting apresentou ontem Ricardo Baptista, guarda-redes jovem que jogava no Fulham. Muito sinceramente, sem querer colocar em causa o valor deste atleta, acho que seria bom para o clube leonino contar com um guarda-redes experiente para atacar a Champions. Por muito que Paulo Bento goste de Rui Patrício, este jovem ainda não tem argumentos para jogar como titular em Old Trafford ou Camp Nou.

quinta-feira, julho 03, 2008

Duas alternativas a Pablo Aimar


Parece cada vez mais difícil a vinda de Pablo Aimar para o Benfica. Há muitos clubes interessados no argentino e com uma capacidade financeira superior ao clube português. Basta ver-mos o exemplo do Manchester City que contratou, ainda ontem, o avançado Jô por 23 milhões de euros. Neste caso em particular, é o Everton que está interessado em Aimar e facilmente vai subir a oferta quer ao clube quer ao próprio jogador.

Não sei se Rui Costa vai ou não desistir deste grande jogador mas, caso o faça, sugiro-lhe que coloque os olhos em dois jogadores do Fluminense, precisamente para a posição "10": Thiago Neves e Dário Conca.



É importante salientar que estou sempre bastante desconfiado quando me falam em jogadores brasileiros para virem para o futebol português. Tenho consciência que o tipo de futebol lá praticado beneficia os jogadores tecnicamente mais desenvolvidos. Há mais espaços para jogar e, naturalmente, os tais médios ofensivos têm todo o tempo do mundo para pensar o jogo.

Thiago Neves é um jogador que francamente aprecio e acho-o muito diferente do típico médio ofensivo brasileiro. Com 23 anos, nota-se que é um atleta com maturidade e com vontade de evoluir. O que mais me impressiona em Neves é a sua excelente capacidade física. Contrariamente à generalidade dos brasileiros, Thiago Neves gosta bastante de jogar sem bola - faz-me lembrar Lucho González em certas ocasiões -, o que lhe permite, por diversas vezes, aparecer sozinho na área para finalizar. Ontem, no jogo contra o Quito para a Libertadores, usou essa sua arma por diversas vezes e, numa delas, acabou por finalizar com êxito na cara do guarda-redes.

Uma vez que já se falou deste atleta para o Benfica, acredito que seria um bom reforço para o futebol português. Excelente pé esquerdo, grande visão de jogo, boa capacidade física, facilidade de remate (ontem fez hattrick sendo que dois dos golos foram de meia-distância); enfim, pela juventude, irreverência e pela sua qualidade, acho que está aqui um jogador que ainda vamos ouvir falar, nomeadamente na selecção brasileira.



Outro dos jogadores que tenho vindo a observar com alguma atenção é Dário Conca, um médio argentino de 25 anos. Apesar de ocupar os mesmos espaços que Thiago Neves - O Fluminense joga num 4-4-2 com dois médios defensivos e dois médios interiores ofensivos -, tem características ligeiramente diferentes do brasileiro. Conca é, também ele, um esquerdino que faz da visão de jogo e da qualidade de passe a sua maior arma. Um pouco à imagem de Diego Buonanotte, Conca tem a particularidade de ter 1,67 m e 58 kg, ou seja, facilmente cede ao contacto físico. O "problema" é que Conca tem uma alma e uma raça argentina que faz com que o mesmo nunca desista dos lances, mesmo frente a jogadores extremamente mais fortes. Tal como Lionel Messi, Conca usa a sua estampa física como uma vantagem e não como uma desvantagem. É rápido nos movimentos com bola e tem uma inteligência a ler o jogo fora do vulgar.
Comparativamente a Neves, Conca é um jogador que não aparece tanto na área dado que tem, no Fluminense, ordens para ajudar Arouca nas tarefas defensivas. Em situações ofensivas, Conca gosta de vir buscar o jogo atrás e é nos seus pés que começam quase sempre as jogadas de ataque da equipa.

Pela fragilidade física, acredito que Dário Conca teria mais dificuldades em impor-se na Europa do que propriamente Thiago Neves. Agora, não tenho dúvidas que Conca é um jogador que, bem trabalhado, poderia, tal como Buonanotte, fazer coisas muito boas no futebol europeu.

quarta-feira, julho 02, 2008

OS REFORÇOS JÁ ASSEGURADOS DE TODAS AS EQUIPAS DA PRIMEIRA LIGA

Terminou uma época, mas outra se avizinha...
E, como é habitual, todas as equipas exploram o mercado, de forma a fortalecer os seus plantéis, com o sentido de atingirem os objectivos a que se propõe para 2008/2009.
Assim sendo, fique a conhecer todos os movimentos do mercado para já existentes, sendo que só serão publicadas nesta peça, todas as transferências já confirmadas e/ou oficializadas.
Eis a lista de entradas de cada um dos clubes da I Liga:
FC PORTO: Rolando (ex-Belenenses); Nélson Benitez, (ex-Lanús, da Argentina); (Tomás Costa, ex-Rosário Central, da Argentina) e Cristián Rodríguez, (ex-Benfica);
SPORTING: Fábio Rochemback, (ex-Middlesbrough); Hélder Postiga, (ex-Panathinaikos/Porto); Daniel Carriço, (ex-AEL Limassol, do Chipre, regresso após empréstimo) e Marco Caneira, (ex-Valência);
V.GUIMARÃES: Lionn, (ex-Torreense); Wénio, (ex-Marítimo); Gregory, (ex-Marítimo) e Jean Coral, (ex-Criciúma);
BENFICA: Rúben Amorim, (ex-Belenenses); Yebda, (ex-Le Mans); Miguel Vitor, (ex-Desp.Aves, regresso após empréstimo); André Carvalhas, (ex-júnior); Javier Balboa, (ex-Real Madrid); Carlos Martins, (ex-Recreativo de Huelva) e Jorge Ribeiro, (ex-Boavista);
MARÍTIMO: Pedro Moutinho, (ex-Falkirk); Miguelito, (ex-Benfica); Fabien Debray, (ex-Entente SSG); Carlos Fernandes, (ex-Sporting Braga); Fernando Cardozo, (ex-Nacional da Madeira); João Coimbra, (ex-Nacional da Madeira/Benfica); Gonçalves, (ex-Marítimo B) e Manú, (ex-AEK Atenas/Benfica);
V.SETÚBAL: Aly Cissokho, (ex-Gueugnon, de França); Edson Sousa, (ex-Portuguesa Santista); Mateus, (ex-Estrela da Amadora); Laionel, (ex-Boavista); Danilo Portugal, (ex-Goiás) e Carlos Saleiro, (ex-Fátima/Sporting);
SP.BRAGA: Eduardo, (ex-Vit.Setúbal, regresso após empréstimo); Mário Felgueiras, (ex-Portimonense); Cristiano, (ex-Penalva do Castelo); José Manuel, (ex-Merelinense); Kalaba, (ex-Zesco United, da África do Sul); Palmeira, (ex-Escola Diogo Cão); Evaldo, (ex-Marítimo); Paulo César, (ex-União de Leiria); Filipe Oliveira, (ex-Leixões); Moisés, (ex-Boavista); Luís Aguiar, (ex-Académica/Porto); André Leone, (ex-Vila Nova); Edimar, (ex-Ipatinga) e Nadson, (ex-Corinthians);
BELENENSES: China, (ex-Naval); Mendonça, (ex-Estrela da Amadora, regresso após empréstimo); Matheus, (ex-Atlético Paranaense); Carciano, (ex-Vila Nova); Baiano, (ex-Grémio Anápolis); Alício Julião, (ex-Atlético Mineiro); Maykon Araújo, (ex-Gama) e Assis, (ex-júnior);
BOAVISTA: Bruno Monteiro, (ex-Fafe);
NACIONAL: Maicon, (ex-Cruzeiro); R.Machado, (ex-Machico); R.Micael e M.Fidalgo, (ex-União da Madeira); Douglas, (ex-Sp.Pombal); Nuno Pinto, (ex-Trofense/Boavista); Nenê, (ex-Cruzeiro); Duje Cop, (ex-Hadjuk Split); Mateus, (ex-Boavista); Srcbec, (ex-NK Zagreb); João Aurélio, (ex-Penalva do Castelo); Marco Airosa, (ex-Fátima/União de Leiria); Cedrola, (ex-Tupi); Eliézio, (ex-Cruzeiro) e Peralta, (ex-Newell's Old Boys, da Argentina);
NAVAL: Jorge Baptista, (ex-Leixões); Tiago Rannow, (ex-Chapecoense); Daniel Cruz, (ex-Paraná); Romuald Peiser, (ex-Gueugnon, de França) e Baradji, (ex-FC Martigues, de França);
ACADÉMICA: Gonçalo, (ex-Tourizense, regresso após empréstimo); Éder, (ex-Tourizense, regresso após empréstimo); Licá, (ex-Tourizense, regresso após empréstimo); André Santos, (ex-Tourizense, regresso após empréstimo); Sougou, (ex-União de Leiria); Carlos Aguiar, (ex-Liverpool de Montevideo, do Uruguai) e Luiz Nunes, (ex-Juventude de Caxias);
E.AMADORA: André Marques, (ex-júnior); Francês, (ex-1º de Dezembro); Hugo Gomes, (ex-Pontassolense); Marcelo, (ex-Sintrense); Diego, (ex-Democrata); Jardel, (ex-Cruzeiro); Rui Varela, (ex-Olivais e Moscavide); Nuno André, (ex-Portimonense/Porto) e Têti, (ex-Cabofriense);
LEIXÕES: Diogo Luís, (ex-Beira-Mar); Sandro, (ex-Grémio Anápolis); Braga, (ex-Leça); José Manuel, (ex-Sp.Braga); Chumbinho, (ex-São Paulo); Castanheira, (ex-Sp.Braga); Berger, (ex-SV Ried, da Áustria) e Serginho Baiano, (ex-CSA Alagoas);
TROFENSE: Miguel Ângelo, (ex-Portimonense); Mércio, (ex-Desp.Aves); Candeias, (ex-Varzim); Areias, (ex-Belenenses); Delfim, (ex-Naval); Tiago Pinto, (ex-Olivais e Moscavide/Sporting) e David Caiado, (ex-Estoril/Sporting);
RIO AVE: Tarantini, (ex-Portimonense); Vitor Gomes, (ex-Cagliari, regresso após empréstimo); Sílvio, (ex-Odivelas); Semedo, (ex-Odivelas); Jorge Humberto, (ex-Santa Clara) e Bruno Novo, (ex-Santa Clara)