domingo, dezembro 27, 2009

ROLABOLA

JORNADA 15:

1. Atlético Madrid - Sevilha

2. Osasuna - Real Madrid

3. Saragoça - Corunha

4. Middlesbrough - Man City*

5. West Ham - Arsenal*

6. Académica - Estoril*

7. U.Leiria - Trofense*

8. Sporting - Braga*
MVP:

9. Benfica - Nacional*
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Oliveirense - FC Porto*
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 15h00

*FA Cup e Taça da Liga/Portugal (vale resultado e marcador de serviço até aos 90´)


NOTA: Os três primeiros terão de enviar o boletim por mail - brunorocha25@hotmail.com -.

quarta-feira, dezembro 23, 2009

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Porsmouth 2-0 Liverpool (Belhadj, Piquionne)

2. Fiorentina - Milão (adiado)

3. Estugarda 3-1 Hoffenheim (Marica, Cacau, Khedira; Maicosuel)

4. Hamburgo 2-1 Werder Bremen (Mathijsen, Jansen; Naldo)

5. St. Etienne 0-0 Marselha

6. Rennes 1-0 PSG (Bangoura)

7. Corunha 0-0 Valência

8. Naval 0-1 Sporting (Saleiro)
MVP: Saleiro (Sporting)

9. Setúbal 3-2 Marítimo (Keita (2), André Pinto ; Alonso, João Guilherme)
MVP: Keita (Setúbal)

OLHÓGOLO:

10. Benfica 1-0 Porto (Saviola)
MVP: Cardozo (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 13
Faria 9
Pedro Roque 23+3=26
Faustino 9
Seco 15
Salvador 16
Rocha 13
Vitor 17
Pelé 17
Soares 9
Hélder Marques 6
Meles 3
Mota 9
Sérgio 6
João Marques 16

VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO ROQUE = 26 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º MOTA 276 PONTOS
2º João Marques 240
3º Eduardo 232
4º Sérgio Gouveia 231
5º Nélson Soares 229
6º Vitor Antunes 225
7º Pelé 219
8º Paulo Meles 208
9º Faustino 200
10º Pedro Roque 192
11º Pedro Faria 188
12º Gonçalo Seco 181
13º Tó Salvador 172
14º Bruno Rocha 165
15º Hélder Marques 146
16º Octávio Santos 95
17º Paulo Silva 24
18º Daniel Silva 18

CONSIDERAÇÕES:

- O grande derrotado da jornada foi o Sérgio Gouveia que caiu do segundo lugar para o quarto. Quem acabou por beneficiar com isso foi o João Marques que subiu à vice liderança. A respeito deste participante, o que quer que aconteça até final, este terá a sua melhor classificação de sempre na história do Rolabola. O mesmo para Eduardo Marques que nunca esteve tão perto dos lugares da frente como está agora. Com um ponto de vantagem, assegurou o último lugar no pódio e terá de enviar o boletim por mail.

- De resto, saliente-se a boa jornada de Pedro Roque - a ver se é um pronuncio para a segunda volta - e o adeus ao pódio por parte de Paulo Meles. Note-se ainda para o facto de Vitor e Pelé terem, nesta jornada, amealhado alguns pontos que lhes permite acalentar algumas esperanças na luta pelo terceiro lugar.

- Votos de um bom Natal e um próspero Ano Novo. O Rolabola folga este fim-de-semana e volta em grande para a semana. Fiquem atentos. Aquele abraço!!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

PERFEITO CORAÇÃO


Benfica 1-0 Porto
(Saviola)



Se há vitórias que valem mais de três pontos, esta é seguramente uma delas. Mais do que o triunfo frente a um enorme rival, o Benfica ganhou um plantel e uma real candidatura ao título. Se dúvidas ainda houvesse, essas mesmas estão desfeitas: contem com este Benfica porque dentro do ninho da águia há qualidade, há quantidade, há estofo, há espírito, há mentalidade, há... um perfeito coração benfiquista.

Para este jogo, uma surpresa e meia do lado do Benfica e duas meias-surpresas por parte do Porto. Ramires recuperou (diria de forma milagrosa) e foi titular à direita sendo que na esquerda a aposta recaiu em Urreta (já lá vamos). Relativamente ao onze de Jesualdo, Guarin reforçou o meio-campo em detrimento da criatividade de Bellushi ao passo que na frente Varela foi suplente, Rodriguez e Hulk foram os donos das alas.

Tenho algumas considerações a fazer em relação ao menino Urreta. Em primeiro lugar, fui daqueles que defendi, durante a semana, a chamada do uruguaio no clássico. Se muitos receberam a titularidade de Urreta com apreensão, eu fui daqueles que a vi com tranquilidade e, se me permitem, com satisfação. Pelos vistos, não me enganei. A rapidez, a técnica e o espírito guerreiro de Urreta fazem dele um jogador de grande qualidade e com um enorme futuro pela frente. Para mim, mais do que ser melhor jogador que Fábio Coentrão, é um jogador para jogar com mais regularidade no Benfica. Acho inacreditável como é que Jorge Jesus não olha para este menino - e continuaria a não olhar caso Di Maria e Coentrão estivessem aptos -. Digo mais: aquilo que o uruguaio fez no jogo de ontem não está ao alcance de muitos. Praticamente sem ritmo de jogo, possivelmente desmoralizado por sistematicamente não figurar sequer na lista de convocados (este factor pesa muito mais num jovem) e perante um adversário deste calibre e com um terreno nestas condições, seria muito fácil a estreia de Urreta na Liga Sagres não ter dado certo. No entanto, fruto de um espírito de luta impressionante, aliado a uma criatividade e velocidade desconcertante, Urreta arrancou para um jogo de grande qualidade. Fucile, o melhor lateral direito da liga, passou, efectivamente, um mau bocado. Espero, sinceramente, que, a partir de agora, Urreta passe a contar mais para Jesus.
Quem também deverá contar mais para Jesus (lá está a história de um jogo em que significou mais que 3 pontos) é Carlos Martins. Sempre o achei e mantenho: em forma e com a cabeça limpa, Martins é um jogador de inegável qualidade. Até ter tido pernas, realizou um excelente jogo.

Falando de forma mais concreta sobre a partida, creio que a vitória do Benfica tem tanto de justa como de inequívoca. O estado do terreno não permitiu que houvesse um jogo tecnicamente bem disputado mas, ao nível da intensidade, foi espectacular aquilo que se viu na Luz. Tirando os minutos iniciais e o primeiro quarto de hora do segundo tempo, fiquei com a impressão que houve sempre mais Benfica do que Porto. Mesmo com Guarin a dar luta, foi Ramires e o gigante Javi Garcia que ganharam a luta do meio-campo. A forma organizada com que o Benfica defendeu nunca permitiu grandes veleidades ao ataque portista. Falcão esteve muito bem marcado, Hulk foi uma sombra daquilo que já nos habituou e Rodriguez, a espaços solicitado no flanco, nunca deu a melhor sequência às boas arrancadas que teve.
Não houve grandes situações de golo mas, também neste particular, me parece que as melhores foram dos homens da casa. Para os nortenhos, apenas me recordo de dois remates de fora da área, um por Alvaro Pereira que obrigou Quim a uma boa estirada e o outro protagonizado por Meireles que, sofrendo um desvio, por pouco não surpreendeu o guarda-redes "encarnado". Pelo exposto, muito pouco Porto para justificar um resultado diferente daquele que obteve.

Para terminar, os destaques. No Porto, Fernando recuperou muitas bolas e foi, talvez, o melhor jogador portista neste jogo. Também Rodriguez, quer ao flanco quer a médio interior esquerdo, mostrou-se sempre disponível em termos físicos e saiu do clássico com nota positiva. De resto, faltou a raça de Meireles, a criatividade do incrível Hulk e a habitual marca do Falcao.
No lado vermelho, é um pouco injusto estar a fazer destaques quando, valha a verdade, todos cumpriram a sua tarefa. No entanto, há aqui alguns nomes que merecem uma palavra. Na defesa, David Luiz. O brasileiro esteve impressionante. Varreu tudo o que havia para limpar e foi o grande responsável pela ausência de Falcao neste jogo. Impressionante.
No meio-campo, Javi Garcia e Ramires. O espanhol foi, no meu entender, o MVP deste jogo. A sua leitura do jogo e a sua capacidade de choque é notável. Um grande reforço para este novo Benfica. Já Ramires, mesmo passando uma semana com dores e pouco treino, o brasileiro foi lá para dentro e lutou até mais não poder. A forma como Ramires consegue fazer equilíbrios e a maneira como disputa um lance como se fosse o último justifica o porquê, deste menino, ser já um efectivo na selecção brasileira. Saiu de rastos mas com a sensação de dever cumprido.
Na frente, Cardozo foi esforçado e Saviola decisivo.

PS: Não costumo falar sobre arbitragens mas, desta feita, não posso deixar de mencionar a escandalosa grande penalidade que ficou por assinalar a favor do Benfica no segundo tempo. Se há lances em que nem é preciso ver repetições, este é um deles. Rodriguez tocou de forma clara e propositada a mão na bola e, dentro da área, tem de se marcar penalty. Lucílio Baptista provou, neste pequeno-grande pormenor que não tem nem nunca teve estofo para arbitrar jogos desta envergadura.

domingo, dezembro 20, 2009

INEQUÍVOCO




- Uma desilusão este Manchester;

- Um regalo para os olhos esta dupla Higuain-Ronaldo;

- Dupla Liedson-Saleiro. Nada de outro mundo mas claramente melhor com um sistema de dois avançados;

quinta-feira, dezembro 17, 2009

POBRE SPORTING




Não vi o jogo de ontem do Sporting. Pelo que li, parece que tivemos mais uma pobre exibição leonina - isto apesar de Carvalhal e alguns jogadores terem gostado do futebol praticado pelos leões -.
Olhando para os primeiros tempos de Carvalhal ao serviço do Sporting, diria que teve o "mérito" de fazer o mais difícil: meteu a equipa a praticar pior futebol do que aquele que Paulo Bento apresentava. Até ao momento, Carvalhal conseguiu uma vitória no terreno do último classificado e um empate caseiro ante o Benfica num jogo que, já se sabe, é um derby e aí o coração fala muito mais do que a razão. Também no final desse jogo tive oportunidade de referir que, contrariamente àquilo que alguma imprensa desportiva quis fazer ver, o Sporting apresentou-se seguro em termos defensivos mas com pouco futebol ofensivo para uma equipa que teria obrigatoriamente de vencer (nesse jogo o Benfica também mostrou pouco futebol mas, para o acaso, não é relevante).

Carvalhal chegou e, subitamente, deitou para o lixo 4 anos de trabalho. O losango foi abandonado em detrimento de um suspeito 4x2x3x1. Costuma dizer-se que são os jogadores que fazem um sistema mas, neste caso, é o treinador que, independentemente da matéria prima, se decide pela sua táctica favorita. Ora, nesta nova táctica, perde Liedson, perde Moutinho e perde o Sporting. Carvalhal tem a atenuante de estar há pouco tempo no clube mas tal não pode servir de desculpa para tudo. Os erros têm sido constantes, o mau futebol tem sido uma inegável realidade.

Para Janeiro, o presidente leonino já garantiu que o Sporting se vai reforçar. Não sei quais serão as posições reforçadas mas tenho dúvidas que, em termos ofensivos, a equipa cresça. Na minha opinião, o Sporting necessita de um guarda-redes que valha pontos, dois laterais, um trinco de craveira, um extremo direito e um avançado. Ora, para isso tudo, teria que haver muito dinheiro. Não é, obviamente, o caso. Partindo do principio que Carvalhal quer manter o 4x2x3x1, então as prioridades serão dois laterais e um extremo direito. É que, não me parece que neste sistema de apenas 1 avançado haja dinheiro para comprar um jogador que coloque Liedson no banco (seria impensável tal coisa). Além disso, comprar um grande avançado (e o Sporting precisa com urgência de um matador) para o deixar no banco, não faz muito sentido - faria sentido avançar para um ponta-de-lança para interpretar o losango -. Depois, a questão dos extremos. Haverá no mercado de Inverno algum jogador barato e que consiga ombrear com Izmailov e Vukcevic? Tenho as minhas dúvidas. Ainda no ataque, atrás de Liedson o lugar parece ser de Mati Fernandez. Haverá por aí algum maestro em preço de saldos? Também tenho as minhas reservas.
Portanto, do meio-campo para a frente, a menos que venha alguém muito bom e bastante barato lá da América do Sul, não me parece que, neste sistema táctico, o Sporting fique a ganhar alguma coisa. Quanto a mim, seria mais fácil apostar na contratação de um avançado goleador para jogar ao lado de Liedson (o regresso do losango) e em dois laterais (João Pereira e Evaldo, por exemplo), fazendo também regressar André Santos. Vejam lá se este Sporting (bem trabalhado, naturalmente), não teria outra expressão:

Stojkovic, João Pereira, Evaldo, Tonel, Carriço, Veloso, Izmailov, Moutinho, Fernandez, Liedson e um avançado goleador.

Se no passado e com muito menos Paulo Bento mostrou serviço, com dois bons laterais, com um avançado de qualidade ao lado de Liedson e sem invenções tácticas, não tenho dúvidas que este Sporting teria condições para lutar pelos primeiros lugares.

PS: Não esquecer o regresso do valiosíssimo André Santos, jogador que tem lugar de caras no actual plantel do Sporting.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

POUCO UNITED




Falta qualquer coisa a este Manchester United. Falta Cristiano Ronaldo. Falta magia, criatividade, alegria. Falta tudo aquilo que me habituei a ver no Manchester desde bem pequenino e que me habituou a torcer por este clube quase da mesma forma como torço pelo clube do meu país.
Que saudades de Eric Cantona, da dupla Cole-Yorke, do decisivo Solskjaer, do impressionante Ryan Giggs, do genial Cristiano Ronaldo, do motor Michael Carrick e até mesmo do alegre e felino Wayne Rooney. Mesmo o avançado inglês, apesar de matador como sempre, não joga com a mesma alegria.

Sempre vi o United como olho para um rolo compressor. Hoje em dia, vejo uma mescla de jogadores velhos e outros banais. Scholes, Giggs e Gary Neville aportam experiência mas já não têm o fulgor de outrora, Valência, Obertan, Gibson e Fletcher são jogadores de alguma qualidade mas que não podem e nem deviam ser titulares no gigante Manchester United.

Depois do choque que foi perder Cristiano Ronaldo, Alex Ferguson deveria ter exigido reforços de peso. O dinheiro encaixado deveria ser suficiente para alegrar os fãs do United. Os adeptos mereciam mais respeito da parte de quem gere o clube. Custando a aceitar a venda do mais completo jogador do Mundo, algo deveria ter sido feito para colmatar essa enorme perda no coração dos adeptos. Um Villa, Ribery ou um David Silva quebrariam um pouco o gelo. Ao invés, Valências, Obertans e Owens são areia para os olhos dos adeptos. Como vai mal o enorme Manchester United.

Pode ser campeão (custa a acreditar olhando para a diferença de potencial que existe para o Chelsea) e até pode voltar a atingir uma final europeia mas, aquele fulgor e futebol espectáculo, com estes interpretes, dificilmente voltará a aparecer. Uma pena!

terça-feira, dezembro 15, 2009

ROLABOLA

JORNADA 14: (antepenúltima jornada)

1. Porsmouth - Liverpool

2. Fiorentina - Milão

3. Estugarda - Hoffenheim

4. Hamburgo - Werder Bremen

5. St. Etienne - Marselha

6. Rennes - PSG

7. Corunha - Valência

8. Naval - Sporting
MVP:

9. Setúbal - Marítimo
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Benfica - Porto
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 12h45

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Liverpool 1-2 Arsenal (Kuyt; Johnson p.b, Arshavin)

2. Valência 2-3 Real Madrid (Villa, Joaquin; Higuain (2), Garay)

3. Bremen 0-2 Schalke 04 (Kuranyi, Moravek)

4. Sampdória 0-0 Roma

5. Atlético Madrid 1-2 Villarreal (Simão; Fuster, Llorente)

6. Lyon 0-1 Bordéus (Chamakh)

7. Lázio 1-0 Génova (Kolarov)

8. Belenenses 0-1 Guimarães (Roberto)
MVP: Roberto (Vitória)

9. Penafiel 0-2 Beira-Mar (Rui Sampaio, Artur)
MVP: Bruno Conceição (Beira-Mar)

OLHÓGOLO:

10. Académica 2-0 Leixões (Emidio Rafael, Lito)
MVP: Sougou (Académica)

PONTUAÇÕES:

Pedro Roque 16
Rocha 9
Faria 13
Faustino 17
Eduardo 15
Mota 29
Pelé 1
Salvador 0
Meles 30+3=33
Vitor 19
Sérgio 20
João Marques 13
Soares 9
Hélder Marques 23

VENCEDOR DA JORNADA = PAULO MELES " 33 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º MOTA 267 PONTOS
2º Sérgio Gouveia 225
3º João Marques 224
4º Nélson Soares 220
5º Eduardo 219
6º Vitor Antunes 208
7º Paulo Meles 205
8º Pelé 202
9º Faustino 191
10º Pedro Faria 179
11º Gonçalo Seco 166
12º Pedro Roque 166
13º Tó Salvador 156
14º Bruno Rocha 152
15º Hélder Marques 140
16º Octávio Santos 95
17º Paulo Silva 24
18º Daniel Silva 18

CONSIDERAÇÕES:

- Excelente a prestação de Paulo Meles, um jogador simpático que, mesmo sabendo as suas limitações futebolísticas, não deixa de tentar dar o seu melhor jornada após jornada em busca da melhor classificação possível. A verdade é que, com este brilhante triunfo, este participante tem tudo para lutar até final por um lugar no pódio. Se neste Rolabola já vale tudo, por que não mais uma enorme surpresa?

- Brilhante Paulo Mota. Se dúvidas houvesse, nesta jornada deixaram de existir. Mota acelerou para uma magnífica vitória no Rolabola. Nunca se deve dar os parabéns antes do tempo mas, neste caso, me parece que não há volta a dar. Congratulations!

- A luta pelos outros dois lugares do pódio está ao rubro. Tal como referi há umas semanas atrás, o Pelé não tinha unhas para tocar até final nesta banda. Já vai no 8º lugar e, portanto, fora dos lugares uefeiros (tal como eu disse que ia acontecer).
Quanto aos outros, tudo pode acontecer. Gouveia e João Marques têm a vantagem do seu lado mas a mesma é mínima. Quando faltam três jornadas para o final, estes dois (e Mota) terão de enviar os boletins por mail (brunorocha25@hotmail.com). Vai ser dramático. A praia está ali tão perto e o Sérgio já sabe o que é morrer ali bem perto dela. Repetir-se-á a história? Veremos...

- O shor Hélder Marques tentou ludibriar a malta da organização do Rolabola mas deu-se mal. Jogou no domingo (nada de errado por isso) mas não deveria ter tentado enganar a malta colocando os resultados de sábado. Mais seriedade para a próxima vez...

PS: Faltam 3 jornadas. Os três primeiros já sabem o que têm a fazer. Os boletins serão por mim colocados após a hora limite para se jogar esta semana. Boa sorte a todos e que ganhe o melhor!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

EQUIPA DO ANO




Aqui fica o meu onze:

GR: Casillas - Levou, em muitos jogos, o Real Madrid às costas. Fez exibições de altíssimo nível. Não o considero o melhor guarda-redes do Mundo mas, neste ano, foi o melhor.

DD: Daniel Alves - Que me perdoe Maicon, Bosingwa, Zanetti ou Lahm mas este brasileiro é o melhor lateral do Mundo. Uma época sensacional. Naturalmente que ajuda jogar no Barcelona e com Messi à sua frente mas, como já ficou provado no Sevilha, é um jogador tremendo e de uma regularidade incrível. Só Dunga é que não quer ver...

DE: Patrice Evra - O melhor lateral esquerdo do Mundo. Prima pela regularidade e, bastante relevante, tem uma capacidade física que lhe permite fazer 60 jogos por época. Defende bem e ataca ainda melhor. Grande jogador.

DC: Vidic - Tremendo central. Forte no jogo aéreo, sólido a defender e útil em situações ofensivas de bola parada. Ao lado de Ferdinand, demonstrou o porquê de já ser considerado um dos melhores centrais do Mundo.

DC: Piqué - Sem espaço no United de Ferguson, o espanhol encontrou em Barcelona a sua nova casa e, para surpresa de muitos, teve um ano cheio de sucesso. Agarrou com unhas e dentes a titularidade e, com o passar do tempo, ganhou o respeito dos adeptos. Este ano passou de um central banal a um central de dimensão mundial.

MC: Xavi - Creio que não há nada a dizer sobre a época que este senhor efectuou.

MC: Iniesta - Igual ao seu companheiro de equipa e de selecção.

MAD: Lionel Messi - O melhor jogador do Mundo.

MAE: Cristiano Ronaldo - O mais completo do Mundo.

AC: Samuel Eto'o - Ainda não está ao seu melhor nível ao serviço do Inter mas aquilo que fez pelo Barcelona garante-lhe um lugar no onze ideal do ano. Talento puro, um goleador por excelência.

AC: David Villa - Que me desculpe Drogba (teve uma época menos boa no Chelsea em virtude das lesões e da burrice de Scolari) ou Ibrahimovic mas aquilo que Villa tem feito ao serviço do Valência e da selecção tem de ser altamente valorizado. Para mim, está, com todo o mérito, no meu onze ideal de 2009.

Treinador: Josep Guardiola - Ganhou tudo o que havia para ganhar na sua estreia. Nada a dizer...

OBVIAMENTE



quarta-feira, dezembro 09, 2009

EXTRAORDINÁRIO




- O triunfo do Porto em Madrid

- O golo do Hulk

- A vitória do Bayern em Turim

- Os três golos do "velhinho" Michael Owen

- A performance de Cristiano Ronaldo

- A sensacional prestação do Bordéus no grupo A com um pleno num grupo onde pontificavam equipas como Juve ou Bayern.

ROLABOLA


JORNADA 13:

1. Liverpool - Arsenal

2. Valência - Real Madrid

3. Bremen - Schalke 04

4. Sampdória - Roma

5. Atlético Madrid - Villarreal

6. Lyon - Bordéus

7. Lázio - Génova

8. Belenenses - Guimarães
MVP:

9. Penafiel - Beira-Mar
MVP:

OLHÓGOLO:

10. Académica - Leixões
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 17h30

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Man City 2-1 Chelsea (Adebayor, Tevez; Adebayor p.b)

2. Everton 2-2 Tottenham (Saha, Cahill; Defoe, Dawson)

3. Juventus 2-1 Inter (Melo, Marchisio; Eto'o)

4. Roma 1-0 Lázio (Cassetti)

5. Bilbao 1-2 Valência (Muniain; Villa, Mathieu)

6. Bordéus 1-0 PSG (Plasil)

7. Lille 4-3 Lyon (Frau, Gervinho (2), Cabaye ; Lisandro (3)

8. Leixões 1-1 Braga (Moisés p.b; Alan)
MVP: Fernando Alexandre (Leixões)

9. Beira-Mar 2-1 Gil Vicente (Sampaio, Wang; Pedro Ribeiro)
MVP: Rui Sampaio (Beira-Mar)

OLHÓGOLO:

10. U.Leiria 1-2 Nacional (Pateiro; Edgar Silva, Felipe Lopes)
MVP: Felipe Lopes (Nacional)

PONTUAÇÕES:

Faria 19
Mota 23
Pedro Roque 5
Rocha 14
Eduardo 14
Salvador 15
Faustino 12
Pelé 9
Sérgio 17
Vitor 11
Meles 9
João Marques 24
Hélder Marques 17
Nélson Soares 27+3=30
Octávio 18

VENCEDOR DA JORNADA = NÉLSON SOARES "30 PONTOS"

CLASSIFICAÇÃO:

1º MOTA 238 PONTOS
2º João Marques 211
3º Nélson Soares 211
4º Sérgio Gouveia 205
5º Eduardo 204
6º Pelé 201
7º Vitor Antunes 189
8º Faustino 174
9º Paulo Meles 172
10º Gonçalo Seco 166
11º Pedro Faria 166
12º Pedro Roque 150
13º Tó Salvador 156
14º Bruno Rocha 143
15º Hélder Marques 117
16º Octávio Santos 95
17º Paulo Silva 24
18º Daniel Silva 18

CONSIDERAÇÕES:

- Já vale tudo! Mortos a ganharem jornadas, artistas a meterem marcadores que fazem hattrick, participantes que só jogam ao domingo e, mesmo assim, conseguem fazer mais pontos que eu... Não vale a pena tecer mais qualquer tipo de considerações em relação à jornada.

PS: Faltam 4 jornadas para o final da primeira volta. Para quem não sabe, nas últimas 3, os três primeiros classificados terão de enviar por mail os seus boletins de modo a não haver artimanhas. Os mesmos serão posteriormente colocados no habitual espaço de comentários mas só depois do prazo estar terminado.
As próximas jornadas terão lugar nestas datas: 12/13 Dez, 19/20 Dez, 2/3 Jan e 9/10 Jan. Portanto, o Rolabola só parará no fim-de-semana a seguir ao Natal (26 e 27).

PS1: Aconselho os de lá da frente a verificarem pontuações e classificações. Qualquer erro pode acontecer e, nesta fase, é decisivo. Naturalmente que tento sempre fazer as coisas bem feitas mas às vezes pode suceder.

terça-feira, dezembro 08, 2009

JOGADORES QUE VALEM O BILHETE




Numa altura em que se fala dos candidatos a melhor jogador do Mundo pela Fifa - concordo totalmente com a escolha dos 5 finalistas -, não posso deixar de frisar alguns atletas que, por si só, me fazem colar à televisão para, fundamentalmente em virtude do seu talento, assistir ao jogo da sua equipa em questão. Importa salientar que os nomes que vou apresentar não são os melhores do Mundo mas têm tudo para jogar nas melhores equipas do Mundo e, inerentemente, serem titulares nas respectivas selecções.

Ajax, Lázio e Lyon. Sempre que posso, acompanho a par e passo os jogos destas equipas. Vejo mais o Ajax porque, normalmente, joga ao domingo à hora de almoço e, por essa altura e regra geral, tenho disponibilidade. Quanto a nomes? Penso que não há grandes dúvidas: Luis Suarez, Mauro Zarate e Lisandro Lopez. Estes três valem completamente o bilhete.

Luis Suarez e Lisandro são jogadores muito parecidos. São ambos bastante raçudos e têm a capacidade para cair com facilidade nas alas. Possuidores de um talento enorme, mereciam um clube de outra nomeada (apesar do Lyon ser uma das melhores equipas da Europa). Já era fã da Argentina, serei também torcedor do Uruguai no Mundial (até porque também há Forlan, outro jogador que admiro profundamente).

Mauro Zarate é outro argentino que me delicia. É um jogador com características muito próprias. Menos poderoso na finalização, é um atleta também móvel e que faz da capacidade técnica a sua principal arma. Por vezes é demasiado individualista mas é neste jogo de risco que Zarate se sente melhor e que o faz um jogador diferente dos típicos números "10". Estando numa equipa bastante fraca, é impressionante a forma como, quase sozinho, transporta uma equipa para um patamar superior. Se a Lázio está na Liga Europa ou se conquistou a supertaça italiana, a muito o deve a este jovem argentino que, incrivelmente, ainda não mereceu atenção por parte de Maradona.

Num plano diferente mas que me merece toda a atenção está Gonzalo Higuain. No princípio de época, quando constatava que Benzema era titular e o argentino continuamente suplente, disse a amigos que, lá para altura do Natal, o francês estava sentado no banco e seria Higuain o dono do lugar. Felizmente, e apesar de achar Benzema um grande jogador, não me enganei. Seria um crime deixar Higuain no banco. Quem ainda este fim-de-semana viu a tremenda exibição de Gonzalo, percebe o que digo. Feliz o seleccionador que tem Messi, Higuain, Aguero e Lisandro. Defendi a convocação de Lisandro e o seleccionador ouviu-me. Depois Higuain seguiu o mesmo caminho. Também falei em Aimar até porque não fazia sentido apostar no velhinho Véron para o seu lugar e, inacreditavelmente, também foi chamado. Falta Zarate para a festa ser perfeita.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

RÁPIDAS


- Mais um golo sensacional de Nené ao serviço do Cagliari. Este brasileiro é daqueles que não engana. Tem mesmo faro pelo golo. Vejam bem (aqui) aquilo que ele fez ao melhor guarda-redes do Mundo (minha opinião).

- O Benfica garantiu ontem o primeiro lugar do grupo na Liga Europa. Jorge Jesus, para além do triunfo, ganhou mais dois jogadores: Miguel Vitor e, principalmente, Felipe Menezes. Para a festa ser perfeita, só falta dar mais aproveitamento ao menino Urreta que tem muito talento e precisa de jogar para evoluir.

- 23 meses depois temos Stojkovic numa convocatória leonina. Sem saber bem os problemas que o sérvio teve no passado, numa coisa concordo com Carvalhal: se este ainda lá está, deve ser visto como um jogador igual aos outros. Bom para o Sporting que ganha um guarda-redes com experiência internacional.

- Para o sorteio de amanhã, Portugal ficou no pote 4, o que equivale por dizer que não será cabeça de série. Tudo o que não seja África do Sul do pote 1 e Argélia do pote 3, será um osso duríssimo de roer. Ou muito me engano ou teremos um dos Mundiais mais competitivos dos últimos anos. Para além de estarem lá quase todos os colossos europeus e sul-americanos, há que contar com os africanos que, mais do que nunca, estão fortíssimos (basta ver o que Gana e Nigéria fizeram nos Mundiais de sub-20 e sub-17, respectivamente).

- Saúde-se o regresso à competição de Manuel Fernandes, um internacional português cuja cabeça não acompanha o talento que Deus lhe deu. Se recuperar rapidamente, se subir significativamente os índices psicológicos, então será, no meu entender, um jogador para Queiróz contar. Manuel Fernandes e, já agora, Meira, Danny e Pedro Mendes são jogadores importantes para a nossa selecção e, como tal, espera-se que recuperem das suas lesões.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

ROLABOLA


JORNADA 12:

1. Man City - Chelsea

2. Everton - Tottenham

3. Juventus - Inter

4. Roma - Lázio

5. Bilbao - Valência

6. Bordéus - PSG

7. Lille - Lyon

8. Leixões - Braga
MVP:

9. Beira-Mar - Gil Vicente
MVP:

OLHÓGOLO:

10. U.Leiria - Nacional
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 17h30

terça-feira, dezembro 01, 2009

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Aston Villa 1-1 Tottenham (Agbonlahor; Dawson)

2. Everton 0-2 Liverpool (Mascherano, Kuyt)

3. Arsenal 0-3 Chelsea (Drogba (2), Vermaelen)

4. Werder Bremen 2-2 Wolfsburgo (Almeida, Mertesacker; Dzeko (2))

5. Barcelona 1-0 Real Madrid (Zlatan)

6. Atalanta 1-2 Roma (Ceravolo ; Vucinic, Perrotta)

7. Racing 0-1 Corunha (Lopo)

8. Sporting 0-0 Benfica
MVP: Miguel Veloso (Sporting)

9. Belenenses 2-2 Marítimo (Lima (2); Manú (2))
MVP: Lima (Belenenses)

OLHÓGOLO:

10. Braga 2-0 U.Leiria (Paulo César, Matheus)
MVP: Mossoró (Braga)

PONTUAÇÕES:

Mota 37+3=40
Faria 14
Faustino 22
Pelé 23
Pedro Roque 18
Octávio 11
Vitor 15
Seco 18
Eduardo 20
Nélson Soares 23
Sérgio Gouveia 27
Rocha 12
Meles 15
Salvador 7
Hélder Marques 13
João Marques 20

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO MOTA = 40 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º MOTA 215 PONTOS
2º Pelé 192
3º Eduardo 190
4º Sérgio Gouveia 188
5º João Marques 187
6º Nélson Soares 181
7º Vitor Antunes 178
8º Gonçalo Seco 166
9º Paulo Meles 163
10º Faustino 162
11º Pedro Faria 147
12º Pedro Roque 145
13º Tó Salvador 141
14º Bruno Rocha 129
15º Hélder Marques 100
16º Octávio Santos 77
17º Paulo Silva 24
18º Daniel Silva 18

CONSIDERAÇÕES:

- Extraordinária jornada para Paulo Mota. Mais uma vez ficou demonstrado que o futebol não tem lógica e que este Rolabola é uma tanga. Que acabe rapidamente esta primeira volta porque com o Mota na liderança, com o Eduardo no pódio e com os mortos Meles e Soares à minha frente, o cenário é assustador.

- Para quem viu o minuto 88 do Barcelona - Real Madrid, percebeu o porquê de eu estar na posição que estou. Podia inclusivé rebobinar a cassete e olhar a tantos outros minutos 88 que me tiraram pontos importantes. No mínimo, inacreditável!!

- O shor Sérgio Gouveia subiu à quarta posição. Caro companheiro, é desta que vai ao pódio ou irá, como é seu hábito, ficar no lugar menos apetecível de todos?

- Não tenho mais comentários a fazer à jornada. Olhando para a tabela, parece-me que os 7 primeiros ainda têm uma palavra a dizer relativamente ao primeiro lugar (apesar do Mota estar muito bem encaminhado), tendo o Seco e o Faustino algumas esperanças no que ao pódio diz respeito. Quanto ao resto, aproveitem o Natal para mandarem postais.