segunda-feira, maio 31, 2010

MUNDIAL 2010: ESPANHA




OS "23" ESPANHOIS E RESPECTIVOS NÚMEROS:

1 Iker Casillas
12 Víctor Valdés
23 Pepe Reina
2 Raúl Albiol
3 Gerard Piqué
4 Carlos Marchena
5 Carles Puyol
11 Joan Capdevilla
15 Sergio Ramos
17 Álvaro Arbeloa
6 Andrés Iniesta
8 Xavi Hernández
10 Cesc Fàbregas
14 Xabi Alonso
16 Sergio Busquets
20 Javi Martínez
21 David Silva
22 Jesús Navas
18 Pedro Rodriguez
7 David Villa
9 Fernando Torres
13 Juan Mata
19 Fernando Llorente

O MEU ONZE: (4x4x2)

Casillas
Sérgio Ramos
Piqué
Puyol
Arbeloa
Xabi Alonso
Xavi
Iniesta
David Silva
Fernando Torres
David Villa

CONSIDERAÇÕES:

- Na minha opinião, é a selecção com maior quantidade de estrelas neste Mundial. Há selecções que têm um sector onde se destacam mais e, neste caso, a grande vantagem da Espanha em relação a essas equipas é que é bastante forte em todos os sectores do campo. Tem, talvez, no lado esquerdo da defesa o seu ponto mais fraco. Arbeloa joga melhor no lado direito do que no lado esquerdo e Capdevilla, tendo alguma experiência e, obviamente, qualidade, está longe de ser um lateral de nível mundial.

- Feliz o treinador que se dá ao luxo de deixar no banco Cesc Fabregas. Tal poderá não acontecer caso Iniesta não se apresente neste Mundial nas melhores condições físicas. Ainda assim, com Fabregas, Navas, Pedro Rodriguez ou Llorente no banco, muito descansado poderá dormir qualquer treinador do Mundo.

- Como grande revelação jovem desta selecção espanhola apostaria em dois nomes: Piqué e Pedro Rodriguez.

- A Espanha está inserida no Grupo H e começará o seu campeonato do Mundo no dia 16 de Junho frente à Suiça. Honduras e Chile completam este grupo.

sábado, maio 29, 2010

MUNDIAL


Já falta pouco para arrancar o Mundial. No que diz respeito ao Rolabola do Mundial, temos neste momento (completamente inscritos) 28 jogadores. Há dois participantes que me falaram na possibilidade de avançar caso consigam completar um grupo de 4. Ou seja, se aparecerem mais dois jogadores interessados (gostava de contar com o Pedro Roque e com o Marco Ferreira), conseguiremos fazer as tais 32 equipas. Caso assim não aconteça, avançaremos com 28 participantes.

Para ajudar todos os participantes, irei nas próximas semanas deixar algumas notas importantes sobre todas as selecções presentes no Mundial. Todos os posts terão o respectivo link localizado na parte lateral do blog para rápido acesso por todos no decorrer da competição.

Dizer também que o SORTEIO do Rolabola será realizado no próximo sábado e automaticamente colocado no blog mal todos os grupos estejam concluídos. Fica desde já a nota que teremos, no máximo, dois condicionamentos:

- para sorte do Eduardo Marques, o próprio não poderá ficar no meu grupo já que os nossos mails vão ser utilizados no final da 3ª jornada da primeira fase;

- caso não consigamos completar um último grupo para completar os tais 32 participantes, o grupo excluído será o de Portugal;

Voltaremos brevemente com mais novidades!

SEVILHA, SAMPDÓRIA E TOTTENHAM


Ainda que de forma indirecta, fui alvo de um violento ataque verbal sobre alguns dos conteúdos que coloco no blog e, em paralelo, alguns que, alegadamente, omito. Pois bem, eu que até gosto de escrever sobre equipas e jogadores, vamos a isso.

Este post diz respeito a três equipas que, em virtude do 4º lugar nos respectivos campeonatos, irão participar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Diria mesmo que, salvo qualquer imponderável, estarão mesmo presentes na fase de grupos.

SEVILHA

Não vou negar, a seguir ao Barcelona, é a equipa que mais admiro em Espanha. É curioso que passei, esta semana, pela Barcelona TV e vi o Barça a defrontar Sevilha e Bétis, jogos de há uns bons anos atrás. No Sevilha conhecia José Mari e um menino chamado José António Reyes. Pouco mais. A dada altura, o Barça estava a ganhar 4-0. Como é natural, deixei de ver. Poucos dias depois, Barça - Bétis com um 2-1 a meio da primeira parte e com uma equipa do Bétis recheada de nomes sonantes. Hoje em dia vemos o Sevilha como uma das melhores equipas espanholas e o Bétis no sitio que todos sabemos. Curioso.
Aquilo que o Braga precisa já o Sevilha tem: estrutura muito forte que lhe permite todos os anos fazer uma boa equipa. Há uns anos atrás, dúvido que um técnico no Sevilha fosse despedido se estivesse em 5º lugar e na final da copa do rei, tendo tido o azar de, vejam só, ter sido eliminado nos oitavos-de-final da Champions pelo CSKA. O novo treinador teve o mérito de levar o Sevilha ao 4º lugar e conquistar a Taça do Rei. Ao fim ao cabo, teve mais títulos que o Real Madrid.

JOGADOR CHAVE: Luis Fabiano
REVELAÇÃO: Perotti

+ Poder de fogo no ataque com extremos e avançados de fazer inveja a muita gente;

- Sector defensivo. Faltam dois centrais e um lateral direito de dimensão europeia;

SAMPDÓRIA:

Analisei esta equipa em Setembro de 2009 (ver
aqui). Curiosamente também tive oportunidade de analisar o Palermo quando estes ainda andavam a meio da tabela. Sinceramente, não me surpreendeu a prestação destas duas equipas em Itália. Quando há matéria prima, a qualidade tem sempre de aparecer. Esta equipa da Sampdória tem, na minha opinião, três ou quatro jogadores que poderiam muito bem figurar nas melhores equipas do calcio. Além disso, goste-se ou não se goste, a verdade é que o treinador Del Neri tem tido muito bons resultados no Calcio (recordo-me do brilhante trabalho no Chievo) e tem, naturalmente, mérito no trabalho desempenhado na equipa genovense. Fica-me na retina a brilhante exibição da Samp. em Roma diante dos pupilos de Claudio Ranieri. José Mourinho bem pode agradecer a Del Neri e companhia já que foram eles que "roubaram" o scudetto aos romanos.
Não sei como irão ser as saídas ou entradas de jogadores na Sampdória. Uma coisa é certa e podem registar: serão poucas as equipas que vão passar no terrível Luigi Ferraris.

JOGADOR CHAVE: António Cassano (também Pazzini)
REVELAÇÃO: Reto Ziegler

+ A criatividade de Cassano e o poder de finalização de Pazzini, um jogador que, no meu entender, é claramente de selecção.

- A ausência de banco. Com a presença na Champions, tal aspecto será bastante importante, nomeadamente no campeonato.

TOTTENHAM:

Não é a minha equipa em Inglaterra (já todos devem saber qual é) mas ficam a saber que é a minha preferida em Londres. É daqueles conjuntos em que é difícil não simpatizar já que conseguem sempre bater-se quase de igual para igual com os grandes. Este ano, diria até de forma surpreendente, conseguiram almejar um brilhante 4º lugar à frente de um milionário Manchester City que, digo eu, tinha obrigação de fazer muito mais face à qualidade do seu plantel. Acabaram por ser os spurs a lograr um lugar na pré-eliminatória da Champions e, tal como Sampdória e Sevilha, vão dar muito que fazer aos chamados tubarões europeus. Tal como as duas equipas acima, o White Hart Lane é um terreno complicadíssimo para quem lá vai. Que o diga por exemplo o actual campeão inglês que nesse mesmo estádio caíu, colocando em risco o título.
Olhando para o plantel, é impressionante a qualidade e a quantidade de soluções para cada posição. Creio que é difícil para o adepto comum dizer com franqueza qual é a posição onde o Tottenham está mais fragilizado. É daquelas equipas que também estou curioso para ver como vai atacar o mercado. Uma coisa é certa, quem se dá ao luxo de emprestar Robbie Keane a meio da temporada...

JOGADOR CHAVE: Aaron Lennon
REVELAÇÃO: Wilson Palacios (atenção no futuro ao menino Danny Rose)

+ A quantidade de soluções para todos os sectores. Dois jogadores de grande qualidade para todos os lugares, guarda-redes incluído.

- O treinador. Numa equipa deste nível pedia-se um homem com mais curriculum e, me desculpe Redknapp, com mais qualidade.

quinta-feira, maio 27, 2010

COENTRÃO, VIANA, ANDRÉ SANTOS E LOPES



Fábio Coentrão, lateral esquerdo do Benfica e possivelmente titular da selecção no Mundial, Hugo Viana, médio do Braga que interessa ao Sporting, André Santos, totalista da União de Leiria que renovou com o clube leonino e, ao que tudo indica, será observado por Paulo Sérgio na pré-época e Miguel Lopes, jovem lateral direito que luta com Fucile por um lugar na equipa portista. O que é que estes jogadores têm em comum? Tirando o facto de serem portugueses, pouco ou mesmo nada. Quis falar deles porque representam as melhores equipas do nosso campeonato e, entendo eu, por este ou por aquele motivo, vale a pena analisar melhor o que vale cada um destes jogadores.

Começando por Fábio Coentrão, estou totalmente de acordo com José Mourinho. É um lateral muito parecido com Marcelo e faz da capacidade ofensiva a sua principal arma. Confesso que não morro de amores por este jogador. Tenho de admitir que evoluiu como jogador, também me parece mais "homenzinho" mas, ainda assim, longe de ser um jogador com postura e temperamento para um grande. Posto isto, logicamente que não posso estar de acordo com Jorge Jesus quando este refere que, daqui a um ano e meio, Coentrão será um dos melhores laterais do Mundo. Oxalá que assim fosse - bom para o Benfica e para a selecção - mas, muito honestamente, não acredito.
Fábio Coentrão é um lateral que gosta de atacar, sabe ter a bola (contrariamente a Maxi) e até diria que faz bem os cruzamentos em progressão. O grande problema de Coentrão é que não sabe defender, isto é, não fecha ao meio (linguagem futebolística) e é muito fraco no jogo aéreo. Ainda neste jogo com Cabo Verde se viu, a espaços, as limitações de Coentrão sempre que a bola lhe caía nas costas. Veremos a sua evolução mas estou convencido que continuará com as mesmas limitações e os mesmos vicios.

Hugo Viana é aquele jogador que está na fronteira entre o bom e o banal. Não há dúvida que tem um excelente pé esquerdo mas falta-lhe qualquer coisa para chegar ao patamar dos grandes jogadores. Fez uma excelente época no Braga mas tenho dúvidas que tenha "andamento" para outras paragens. Coloco Viana no mesmo patamar que João Pereira, Nuno Assis, Luis Filipe ou Wender: são muito bons para equipas estilo Braga, Guimarães ou Nacional mas quando têm a oportunidade para mostrar o seu potencial em grandes clubes, as pernas tremem mais.

Sobre André Santos, tenho a dizer desde já que sou fã. Há daqueles jogadores que quando tocam uma ou duas vezes na bola se vê, desde logo, que "respiram qualidade". Recordo-me perfeitamente da primeira vez que vi jogar este miudo. Entrou na segunda parte num jogo na Vila das Aves - Liga Vitalis, também ao serviço do Leiria - e deixou-me impressionado pela sua qualidade de passe e pela simplicidade de processos. Já o disse aqui e, naturalmente com as devidas distâncias, faz-me lembrar Xavi pela forma simples como pensa o jogo e faz jogar os seus companheiros. Não é daqueles trincos durões e possantes fisicamente, estilo Javi Garcia, mas é um médio defensivo com um requinte extraordinário. Apesar de não o conseguir ver como um "8", também não o consigo imaginar como puro "6". É daqueles jogadores que consegue jogar sozinho a "6" mas, na minha opinião, mais facilmente lhe veriamos a sua qualidade e potencial se jogasse como joga Xavi no Barcelona (perto de Touré) ou como Pirlo no Milan (perto de Gattuso).
Com efeito, se me perguntarem se acho que André Santos vai vingar no Sporting ou se vai continuar a ser emprestado até cair no esquecimento, eu, claramente, inclinar-me-ei muito mais para a primeira opção. Digo mais, neste momento, já é mais jogador que Adrien. Com os "ensinamentos" de Pedro Mendes e com a natural evolução em virtude da idade e de poder jogar a um nível superior, estou convencido que, num futuro próximo, será um jogador com uma evolução identica à que Tiago teve.

Miguel Lopes é um jovem lateral que me agrada. Parece-me que as lesões que teve nesta época o prejudicaram. Estou em crer que há ali muito potencial. Numa altura em que também temos problemas no lado direito da selecção - João Pereira é bluff, Paulo Ferreira é certinho mas banal e Miguel parece não querer nada com a bola -, perspectivo que nos próximos anos teremos um jogador a ter em conta. Não parece muito mas é forte fisicamente e é bastante rápido. Contrariamente a Fábio Coentrão, é daqueles laterais que defende muito bem e posicionalmente tem excelente relação com o central. Terá saído prejudicado pelo facto de ter ido para o clube português que dispõe do melhor lateral a jogar em Portugal. Tivesse ido para Benfica ou Sporting e a sua carreira teria ainda mais margem de progressão. No entanto, fica a nota: Bosingwa também começou assim, discreto primeiro e explosivo depois. Quem sabe...

sábado, maio 22, 2010

INTER DE GALA



INTER 2-0 BAYERN



Que grande temporada para o Inter de Milão, culminada com o título de melhor equipa da Europa. Tal só foi possível, arrisco-me a dizer, porque um senhor chamado José Mourinho é o treinador. Os italianos não são, seguramente, a melhor equipa da Europa mas a verdade é que o foram nesta temporada. Grande guarda-redes, enorme capitão de equipa, excelente organização defensiva, fantásticas transições ofensivas com Sneijder a ser o motor e, pois claro, Diego Milito. É isto o Inter de Milão, é isto o novo campeão europeu.


MAIS UM DIA ESPECIAL!

quarta-feira, maio 19, 2010

DESTAQUES


Agora que terminaram os campeonatos europeus, aqui ficam alguns destaques:

JOGADOR DA TEMPORADA: Lionel Messi

MELHOR TREINADOR: José Mourinho

GUARDA-REDES DA TEMPORADA: Iker Casillas

MELHOR ONZE EUROPEU:

GR: Casillas
DD: Maicon
DE: Marcelo
DC: Piqué
DC: Lucio
MD: Zanetti
MC: Xavi
MA: Robben
MA: Lionel Messi
AC: C.Ronaldo
AC: Milito

ONZE REVELAÇÃO:

GR: Diego Alves (Almeria)
DD: Van der Wiel (Ajax)
DE: Badstuber (Bayern Munique)
DC: Ciani (Bordéus)
DC: Dominguez (Atlético Madrid)
MC: Busquets (Barcelona)
MOC: Pastore (Palermo)
MOC: Canales (Racing Santander)
MAE: Pedrito (Barcelona)
MAD: Alexis Sanchez (Udinese)
AC: Jelen (Auxerre)

ONZE DO ANO EM PORTUGAL:

GR: Eduardo (Braga)
DD: Rúben Amorim (Benfica)
DE: Evaldo (Braga)
DC: Luisão (Benfica)
DC: David Luiz (Benfica)
MD: Javi Garcia (Benfica)
MO: Rúben Micael (Porto)
MAD: Alan (Braga)
MAE: Di Maria (Benfica)
AC: Falcao (Porto)
AC: Cardozo (Benfica)

TREINADOR DO ANO: Jorge Jesus

segunda-feira, maio 17, 2010

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Saragoça 3-3 Villarreal (Eliseu, Colunga, Pulido; Cazorla, Rossi (2))

2. Nancy - Lille (ANULADO)

3. Milão 3-0 Juventus (Antonini, Ronaldinho (2))

4. Siena 0-1 Inter (Milito)

5. Chievo 0-2 Roma (Vucinic, De Rossi)

6. Sampdória 1-0 Nápoles (Pazzini)

7. Málaga 1-1 Real Madrid (Duda; Van der Vaart)

8. Barcelona 4-0 Valladolid (Prieto p.b, Pedrito, Messi (2))

9. Portsmouth 0-1 Chelsea (Drogba)

OLHOGOLO:

10. Porto 2-1 Chaves (Guarin, Falcao; Clemente)
MVP: Hulk (Porto)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 23
Meles 13
Pedro Roque 12
Seco 24
Pelé 27
Rogério 23
Alexandre 11
Octávio 27
Nélson Soares 9
Sérgio 23
Telmo 25
Salvador 16
Vitor Antunes 18
Rocha 18
Marco Ferreira 30+3=33
Fostex 26
Faria 26
Amândio 23
Black Ice 18
Nuno Pascoal 27
Renato 17
Lelo 12

VENCEDOR DA JORNADA: MARCO FERREIRA = 33 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

VENCEDOR: AMÂNDIO SANTO 336 PONTOS
VICE: Pedro Faria 335 PONTOS
3º Marco Ferreira 319
4º Fostex 314
5º Octávio Santos 296
6º Nuno Pascoal 279
7º Bruno Rocha 272
8º Tó Salvador 270
9º Vitor Antunes 267
10º Lelo Marques 265
11º Sérgio Gouveia 254
12º Rogério Santos 253
13º Nélson Soares 250
14º Seco 247
15º Eduardo 235
16º Bruno Alves 231
17º Paulo Oliveira 230
18º Paulo Meles 230
19º Renato Maia 220
20º Acácio 217
21º Telmo Marques 214
22º Black Ice 202
23º João Marques 200
24º Pedro Roque 195
25º Blackbird 180
26º Alexandre Carvalho 188
27º Faustino 174
28º Rui Codinha 145
29º Paulo Silva 128
30º Valter Eustáquio 104
31º Victor Esteves 94
32º Glaucio Souza 78
33º Joaquim Paulo 57


CONSIDERAÇÕES FINAIS:

- Empolgante final de Rolabola com todos os lugares do pódio a serem discutidos palmo a palmo. Depois da polémica em torno da suspensão de Hulk na Liga Sagres, foi o próprio brasileiro a instalar o caus no final do Rolabola. O "incrível" acabou por ser, segundo "A Bola", a figura da taça e, com isso, retirou a liderança ao Pedro Faria e deu a vitória na jornada ao Marco Ferreira que, em consequência, lhe permitiu roubar o terceiro posto ao grande Fostex. Como em tudo, tem que haver vencedores e vencidos. Olhando de uma forma empírica para a história deste Rolabola diria que Faria merecia o título e Fostex o 3º lugar, contudo, numa perspectiva mais pragmática, ganha quem faz mais pontos e, com efeito, estão bem atribuidos os lugares da frente.

- Gostaria de agradecer a todos os participantes que fizeram deste Rolabola uma realidade. Creio que tivemos a maior participação de sempre e isso prova que estamos a crescer e que há uma maior aceitação do Rolabola por parte dos nossos amigos. Quero agradecer em particular a todos aqueles que levaram esta brincadeira até final mesmo já sem objectivos específicos.

- Olhando para a classificação no seu todo, quero parabenizar o Nuno Pascoal, o Octávio, o Tó Salvador e o Lelo Marques que, na estreia, fizeram excelentes prestações. Uma palavra em particular para o meu tio Lelo que começou mais tarde que toda a concorrência e até bem perto do final esteve de olhos poston no terceiro lugar. Brilhante.

- Quanto às desilusões, confesso que estava à espera de mais do Sérgio Gouveia, do Pedro Roque, do João Marques e do Faustino.

- Quanto ao passarinho da temporada, não será no singular mas sim no plural. São 4 os participantes que escolhi para este prémio tão peculiar: Telmo Marques, Bruno Alves, Nélson Soares e Vitor Antunes. Quanto aos dois primeiros, pelo simples facto de terem gozado com o ENORME SÉTIMO CLASSIFICADO DO ROLABOLA. Este meu lugar, ainda que meramente simbólico, é uma grande chapada de luva branca para aqueles que tanto brincaram com o facto de eu, no final da primeira volta, estar em 28º e a lutar para não descer.
Quanto ao Nélson Soares e ao Vitor Antunes, são pássaros porque desafiaram-me com apostas por fora e levaram na boca como gente grande. Um grande abraço e aceito novos desafios para o Mundial.

- Espero que tenham gostado. Qualquer critica ou elogío poderão fazê-lo no espaço de comentários. Só assim continuaremos a crescer. Um agradecimento a todos e espero que para o ano possamos estar aqui a analisar novamente mais uma época desportiva. Até ao Mundial!

PS: O primeiro classificado ganhou 82,5 rosas, o segundo 49,50 e o terceiro 33. Chutem o NIB para a respectiva entrega de prémios.

domingo, maio 16, 2010

MOUTINHO


Como é sabido, João Moutinho ficou fora do lote de convocados da selecção nacional. Uns defendem que o capitão leonino é o único jogador capaz de substituir Deco e, logicamente, deveria ter sido chamado, outros defendem que jogadores como Manuel Fernandes ou Carlos Martins tiveram um final de época bem mais interessante e, por conseguinte, Moutinho não merecia ser convocado. Não quero discutir se Queiróz fez bem ou mal em deixar o "28" do Sporting fora, quero sim analisar o momento actual do João Moutinho.

Se bem estão recordados, Moutinho acabou por ser titular no Euro2008. Na altura, ninguém questionava sequer se merecia ou não ser convocado. Era consensual. Nesses dias, a intensidade que emprestava ao jogo e a inteligência técnico-táctica eram virtudes por todos nós reconhecidas. Olhando para os dias de hoje, o que mudou?

Moutinho está a começar a fazer-me lembrar o João Pinto dos tempos do Benfica. Por incrível que possa parecer, isto não é um elogio. Se repararmos, Moutinho está para o Sporting como João Pinto estava para o Benfica: ambos titulares indiscutíveis, ambos capitães e ambos raramente substituidos. Tais factos demonstram bem o peso que tem/tiveram no(s) respectivo(s) clube(s). Olhando para Moutinho, o que realmente preocupa é que o João Moutinho de hoje é, se não igual, pior do que aquele que conhecemos há dois/três anos. Ora bem, para os minutos que já leva de Sporting e de primeira liga mais aqueles que viveu nas competições europeias, é, no mínimo, estranho. Na minha opinião, aquele Moutinho que tanto prometeu com 18 ou 19 anos, devia estar hoje a explodir e a mostrar toda a classe e qualidade que fez despertar nos adeptos leoninos. Mou deveria ter mantido as suas virtudes e aprimorado os seus defeitos. Hoje, tal como há uns anos atrás, não vemos Moutinho a marcar grandes golos fora da área ou a fazer grandes assistências para golo. Uns dirão que a equipa também não tem estado à altura - tal como a do Benfica também não estaria à altura de JVP - mas, quanto a mim, não podemos ir só por aí.

Quando comparei Moutinho a JVP e numa maneira depreciativa, foi precisamente no facto de ambos se terem acomodado ao seu estatuto de indiscutíveis nos seus clubes. Ninguém coloca ou colocou em causa o valor destes atletas. O problema, no meu entender, é que estagnaram e nunca conseguiram explodir ao ponto de meia europa andar atrás deles. Se em João Vieira Pinto já nada há a fazer, no que concerne a Moutinho ainda muita coisa pode acontecer. Cabe ao Sporting e a Moutinho darem um safanão na monotonia. Creio, portanto, que faria bem ao Sporting e principalmente a Moutinho se o mesmo mudasse de ares. Se assim não for, vamos continuar a ter um indiscutível capitão do Sporting com muitos minutos nas pernas mas, bem espremido, com pouco sumo.

quarta-feira, maio 12, 2010

REVOLTA


É muito triste quando não confiamos nas selecções de quem gostamos. Não nas mesmas porporções mas serei apoiante de Portugal e Argentina neste Mundial. São e serão sempre as minhas selecções (também gosto da Itália). Tendo visto as convocatórias de Queiróz e Maradona, a palavra que me ocorre é... Revolta. Sobre Portugal, nem vou tecer grandes comentários. Já muito foi escrito e bem sobre isso. Convocar jogadores como Daniel Fernandes, Ricardo Costa ou Zé Castro é um insulto. Digo mais, se se confirmar a indisponibilidade de Pepe, o mesmo sairá do lote dos 24 jogadores e ficaremos com 5 CENTRAIS convocáveis. Uma barbaridade, portanto.
Espero estar enganado mas não acredito que Portugal vá muito longe neste Mundial.

Quem também não acredito que vá longe (e aqui a exigêngia ainda é maior) é a Argentina. No meio disto tudo, a única coisa positiva que retiro no trabalho de Maradona é o facto de estar atento a todos os campeonatos, incluíndo o nosso. Só assim se explica que Di Maria seja efectivo e Aimar já tenha sido chamado.

Assim rapidamente, gostava que vissem estas pequenas diferenças:

Lista de 30 pré-convocados de Maradona:

Guarda-redes: Pozo (Colón Santa Fé), Sérgio Romero (AZ Alkmaar) e Mariano Andújar (Catania)

Defesas: Guillermo Burdisso (Roma), Fabricio Coloccini (Newcastle), Martín Demichelis (Bayern Munique), Gabriel Heinze (Marselha), Nicolás Otamendi (Vélez Sarsfield), Walter Samuel (Inter), Clemente Rodríguez (Estudiantes La Plata), Ariel Garcé (Colón Santa Fé), Insaurralde (Newells Old Boys)

Médios: Mario Bolatti (Fiorentina), Angel Di María (Benfica), Maxi Rodríguez (Liverpool), José Sosa (Bayern Munique), Juan Verón (Estudiantes La Plata), Javier Mascherano (Liverpool) , Jonás Gutiérrez (Newcastle), Jesús Dátolo (Olympiakos), Sebastián Blanco (CA Lanús), Juan Mercier (Argetinos Juniors), Javier Pastore (Palermo)

Avançados: Sergio Agüero (Atlético Madrid), Gonzalo Higuaín (Real Madrid), Lionel Messi (Barcelona), Martin Palermo (Boca Juniors), Diego Milito (Inter), Ezequiel Lavezzi (Nápoles) e Carlos Tevez (Man City)

Nesta lista não vislumbramos os seguintes jogadores:

- Zanetti (titular indiscutível do Inter)
- Cambiasso (titular indiscutível do Inter)
- Gago (titular do Real Madrid)
- Lucho González (titular indiscutível do Marselha)
- Lisandro Lopez (titular indiscutível do Lyon)
- Zabaleta (titular indiscutível do Man City)
- Banega (titular do Valência)

A esta lista ainda poderia incluir nomes como Ansaldi, Insua, Aimar ou Mauro Zarate.

Pergunto: O que já provaram Clemente Rodriguez, Garcé, Insaurralde, Bolatti, Blanco, Mercier ou Palermo quer nos clubes quer na selecção? Sem querer colocar em causa o valor destes jogadores, duvido que, nesta altura, sejam melhores que os nomes acima referidos. Ainda por cima, todos os nomes acima mencionados estão em super forma. No mínimo, inacreditável.

terça-feira, maio 11, 2010

ROLABOLA


ÚLTIMA JORNADA:

1. Saragoça - Villarreal

2. Nancy - Lille

3. Milão - Juventus

4. Siena - Inter

5. Chievo - Roma

6. Sampdória - Nápoles

7. Málaga - Real Madrid

8. Barcelona - Valladolid

9. Portsmouth - Chelsea*

OLHOGOLO:

10. Porto - Chaves*
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 15h00

MAIL: brunorocha25@hotmail.com (4 primeiros)

*Taça de Inglaterra e Taça de Portugal. Valem os resultados (e marcadorer de serviço) no final dos 90 minutos.

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. West Ham 1-1 Man City (Boa Morte; Philipps)

2. Hoffenheim 1-1 Estugarda (Vukcevic; Cacau)

3. Werder Bremen 1-1 Hamburgo (Pizarro; Nistelrooy)

4. Génova 1-0 AC Milan (Sculli)

5. Palermo 1-1 Sampdória (Miccoli ; Pazzini)

6. Sevilha 2-3 Barcelona (Kanouté, Fabiano; Messi, Bojan, Pedro)

7. Lille 3-2 Marselha (Cabayé, Tulio, Debuchy; Niang, Hilton)

8. Nacional 1-1 Braga (Edgar; Renteria)
MVP: Eduardo (Braga)

9. Oliveirense 0-1 Portimonense (Wilson Eduardo)
MVP: Wilson Eduardo (Portimonense)

OLHOGOLO:

10. Benfica 2-1 Rio Ave (Cardozo (2); Ricardo Chaves)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 8
Renato 18
Pedro Roque 34+3=37
Alexandre 15
Telmo 24
Octávio 10
Marco 31
Sérgio 9
Nuno Pascoal 10
Soares 23
Lelo 22
Rogério 21
João Marques 6
Salvador 17
Rocha 29
Pelé 0
Fostex 21
Pedro Faria 18
Amândio 23
Vitinho 23

VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO ROQUE = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º AMÂNDIO SANTO 313 PONTOS
2º Pedro Faria 309
3º Fostex 288

4º Marco Ferreira 286
5º Octávio Santos 269
6º Tó Salvador 254
7º Bruno Rocha 254
8º Lelo Marques 253
9º Nuno Pascoal 252
10º Vitor Antunes 249
11º Nélson Soares 241
12º Sérgio Gouveia 231
13º Seco 230
14º Rogério Santos 230
15º Paulo Oliveira 230
16º Paulo Meles 217
17º Acácio 217
18º Eduardo 212
19º Bruno Alves 211
20º Renato Maia 204
21º João Marques 200
22º Telmo Marques 189
23º Black Ice 184
24º Pedro Roque 183
25º Blackbird 180
26º Alexandre Carvalho 177
27º Faustino 174
28º Rui Codinha 145
29º Paulo Silva 128
30º Valter Eustáquio 104
31º Victor Esteves 94
32º Glaucio Souza 78
33º Joaquim Paulo 57

CONSIDERAÇÕES:

- Imparável Amândio Santo. Notável segunda volta e a impensável liderança à entrada para a última jornada. Quer venha a ganhar ou não, uma coisa já ganhou este participante: o respeito por parte dos outros concorrentes. Ainda considero que a vitória do Pedro Faria seria mais justa mas também não ficará nada mal o título para um participante que, a meio da temporada, lutava para não descer. Aos dois, os meus sinceros parabéns!

- Quem ainda sobrevive apesar da enorme pressão a que tem sido sujeito é o nosso amigo Fostex. Vai entrar para a última jornada com apenas dois pontos de vantagem em relação ao também benfiquista Marco Ferreira. Vamos ter uma última jornada louca com dois participantes a lutar por um lugar. Tenho a impressão que, quer no terceiro lugar quer no título, serão os marcadores de serviço a resolver.

- Peço desculpa mas vou ter de falar novamente na minha prestação. Seguramente que não irei ganhar nada mas o meu sétimo lugar é uma chapada de luva branca a todos aqueles que me enviaram mensagens via blog ou telemóvel. Tenho a certeza que, a seguir ao Amândio, fui o melhor participante nesta segunda volta. Houvesse mais meia dúzia de jornadas e não sei até onde poderia chegar. Fiquem atentos porque no Mundial vão ter de contar comigo. Ai vão, vão!

- Esta semana é muito fácil falar em "passarinhos da jornada". O shor Bruno Alves conseguiu fazer 0 pontos numa jornada em que era fácil não ficar em branco mesmo jogando no risco. É tão bom quando vemos aqueles que nos atiraram pedras, caladinhos e com o rabinho enfiado entre as pernas.

- Temos mais um participante inscrito no Rolabola do Mundial: Pedro Neves.

segunda-feira, maio 10, 2010

PARABÉNS BENFICA!




Tenho tanta coisa para dizer sobre o Benfica e sobre vários assuntos ligados a outros campeonatos europeus que nem sei por onde começar. O tempo também não tem sido muito. Espero esta semana deixar algumas notas sobre o que me vai na alma.

PS: Parabéns ao Benfica e ao Bayern de Munique pelos títulos conquistados. Inter e Barcelona também o serão mas só o poderão confirmar na próxima semana. Quanto ao campeão em Inglaterra, mais do que parabenizar os vencedores, prefiro agradecer àqueles que, no norte de Inglaterra, tudo fizeram para que fosse esse o desfecho.

segunda-feira, maio 03, 2010

ROLABOLA


JORNADA 17: (PENÚLTIMA)

1. West Ham - Man City

2. Hoffenheim - Estugarda

3. Werder Bremen - Hamburgo

4. Génova - AC Milan

5. Palermo - Sampdória

6. Sevilha - Barcelona

7. Lille - Marselha

8. Nacional - Braga
MVP:

9. Oliveirense - Portimonense
MVP:

OLHOGOLO:

10. Benfica - Rio Ave
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 14h30

MAIL: Brunorocha25@hotmail.com (3 primeiros)

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Parma 1-2 Roma (Lazafame; Totti, Taddei)

2. Lázio 0-2 Inter (Samuel, Motta)

3. Villarreal 1-4 Barcelona (Llorente; Messi (2), Xavi, Bojan)

4. Espanhol 0-2 Valência (Zigic (2))

5. Liverpool 0-2 Chelsea (Drogba, Lampard)

6. Montpellier 0-1 Lyon (Bastos)

7. Schalke 04 0-2 Werder Bremen (Ozil, Almeida)

8. Aves 1-3 Beira Mar (Pedro Pereira; Artur, Élio, Kanu)
MVP: Artur (Beira-Mar)

9. Porto 3-1 Benfica (Alves, Farias, Belluschi; Luisão)
MVP: Belluschi (Porto)

OLHOGOLO:

10. Olhanense 1-0 Leixões (Djalmir)
MVP: Djalmir (Olhanense)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 16
Seco 25
Tó Salvador 17
Lelo 15
Pedro Roque 12
Octávio 31
Alexandre 20
Telmo 12
Meles 21
Paulo Oliveira 23
Nuno Pascoal 25
Acácio 28
Rogério 10
Vitor Antunes 12
Sérgio Gouveia 25
Marco Ferreira 36
João Marques 3
Rocha 34
Nélson Soares 32
Amândio 40+3=43
Fostex 30
Faria 26
Bruno Alves 19
Renato 15
Black Ice 4

VENCEDOR DA JORNADA: AMÂNDIO SANTO = 43 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 291 PONTOS
2º Amândio Santo 290
3º Fostex 267

4º Octávio Santos 259
5º Marco Ferreira 255
6º Nuno Pascoal 242
7º Tó Salvador 237
8º Lelo Marques 231
9º Seco 230
10º Vitor Antunes 226
11º Bruno Rocha 225
12º Sérgio Gouveia 222
13º Nélson Soares 218
14º Paulo Meles 217
15º Acácio 217
16º Paulo Oliveira 212
17º Bruno Alves 211
18º Rogério Santos 209
19º Eduardo 204
20º João Marques 194
21º Renato Maia 186
22º Black Ice 184
23º Blackbird 180
24º Faustino 174
25º Telmo Marques 165
26º Alexandre Carvalho 162
27º Pedro Roque 146
28º Rui Codinha 145
29º Paulo Silva 128
30º Valter Eustáquio 104
31º Victor Esteves 94
32º Glaucio Souza 78
33º Joaquim Paulo 57

CONSIDERAÇÕES:

- Brilhante Amândio Santo. Está completamente "in the zone", como dizem os americanos. Dizia eu a semana passada que esta brilhante segunda volta deste participante só não lhe daria o título porque na frente morava Faria mas, de imediato, Amândio fez questão de dizer a todos os participantes que está aqui para ganhar. Está a um ponto do primeiro, o que equivale por dizer que vamos ter duas jornadas dramáticas. Pedro Faria volta a viver um filme que tão bem conhece. Comanda o Rolabola há uma série de jornadas mas poderá, como já aconteceu, morrer na última jornada. A última vez que tal sucedeu, fui mesmo eu o campeão do Rolabola - convém frisar isto porque há meninos que mandam bocas mas esquecem-se que aqui o "je" já foi campeão desta brincadeira. Por conseguinte, suspeito que iremos ter duas jornadas absolutamente dramáticas.

- Uma palavra para o Octávio que depois do disparate da semana passada fez questão de voltar ao registo que nos tem habituado esta época. Absolutamente fantástico o seu boletim. Tivesse acertado no Porto e, pela primeira vez na história do Rolabola, alguém teria completado de forma correcta todos os jogos do boletim (olhogolo inclusivé). Creio que só um participante havia estado perto deste feito (Sérgio Gouveia se não estou em erro), tendo falhado apenas o Olhogolo. Parabéns a dobrar para este participante que apenas peca por levar este passatempo demasiado na desportiva.

- Numa jornada espectacular, tivemos grandes pontuações mas também tivemos malta a perder por completo o comboio dos da frente. Pela positiva temos Nélson Soares, Bruno Rocha (estou a preparar-me para entrar no top10), Marco Ferreira - seguramente que ainda acreditará no 3º lugar - e o próprio Fostex que, mesmo sob uma intensa pressão, não cedeu naquele que foi o primeiro round no ataque ao terceiro lugar. Pela negativa, Salvador, Vitor, Lelo e sobretudo o Rogério que, na minha opinião, disseram adeus aos lugares premiáveis.

- No que diz respeito ao passarinho da semana, esta jornada escolhi o João Marques que teve um boletim completamente fora. Jogou pelo seguro, apostou em vitórias caseiras mas, para seu infortúnio, foram as equipas forasteiras que vingaram. Com 3 pontos conquistados, caíu para a vigésima posição e caber-lhe-á cumprir calendário nas jornadas que faltam.

- Informo a todos os inscritos no Rolabola do Mundial que já recebemos mais duas participações. Assim sendo, temos 28 inscritos neste momento. Faltará apenas completar um grupo.


ATÉ AO FIM




Arbitragens à parte, o Porto, mesmo longe do fulgor de outros tempos, mereceu vencer um Benfica ansioso e muito distante daquela excitante equipa que se apresentou ao longo da temporada. Como tal, diria que Jorge Jesus e companhia mereceram não se sagrar já campeões uma vez que, neste jogo em concreto, não fizeram o suficiente para lograr o pontinho que faltava.

O ambiente hostil, a arbitragem extremamente rigorosa de Olegário com inúmeros cartões amarelos ridículos a querer mostrar um autoritarismo exacerbado e a ansiedade do momento não podem servir de desculpa para o mau jogo da equipa "encarnada". Pelo que se viu do jogo, nem sequer tivemos um super Porto. Aliás, o Porto da primeira parte nunca teve um fio condutor no seu jogo e só de bola parada conseguiu incomodar o Benfica. Foi precisamente num desses lances que chegou à vantagem. Sem querer colocar em causa todo o trabalho feito pela comitiva encarnada ao longo da temporada, creio que faltou paixão e vontade de vencer o jogo. Sabendo da dificuldade que costuma ser jogar no dragão, me parece que a mensagem transmitida aos jogadores passou efectivamente pela conquista do tal ponto. Errado, do meu ponto de vista. Nervos à parte, a equipa do Benfica não foi pressionante e nunca conseguiu explorar as suas principais armas. Volto a repetir que os amarelos mostrados aos jogadores do Benfica retiraram intensidade a alguns atletas mas tal não explica tudo. Dizer também que Jesus não fez tudo no banco de suplentes para inverter o rumo dos acontecimentos. Na minha opinião, Cardozo e Martins tiveram demasiado tempo em campo, jogadores como Aimar ou Kardec deveriam ter entrado mais cedo no jogo. Uma equipa que está a um pequeno passo de ser campeã não pode, em situação de igualdade no resultado e vantagem numérica, sofrer dois golos.

Naturalmente que este desaire não coloca minimamente em risco o título do Benfica. Em casa, perante os seus adeptos, vai seguramente colocar um ponto final nas aspirações bracarenses. Mesmo com Airton, Peixoto e Weldon nos lugares de Javi, Coentrão e Di Maria, respectivamente, o Benfica vai vencer o jogo. Diria mesmo que, em último recurso, não o perderia. E diria mesmo, numa hipótese mais remota, que em caso de hecatombe encarnada, o Nacional daria uma ajudinha.