quarta-feira, junho 30, 2010

DEU ESPANHA


Mais do que tentar disparar contra tudo e contra todos sobre o que correu mal, prefiro destacar o mérito do adversário que provou ontem o porquê de ser o campeão europeu em título e de se apresentar, para este mundial, como o candidato número "1", nas casas de apostas, a vencer o Mundial. Tentar desculpar a derrota com os erros de Queiróz ou as birras de Ronaldo e Deco parece-me completamente redutor e secundário. A principal justificação para este normal desfecho foi que apanhámos pela frente a melhor Espanha deste Mundial, a tal grande equipa que, valha a verdade, ainda não tinhamos visto no que vai de competição. Por conseguinte, a desilusão e a frustação são palavras que nos vão acompanhar nos próximos dias mas a essas gostaria de acrescentar dignidade, dedicação e vontade. Acho, sinceramente, que os nossos jogadores merecem estas palavras de conforto já que tudo fizeram para que o desfecho fosse outro. Faltou aquela ponta de qualidade extra, normal quando se defronta uma equipa superior à nossa.

É óbvio que, olhando a frio e numa análise mais profunda àquilo que foram as opções de Queiróz, se calhar os adeptos tinham tomado outras opções. Agora é fácil dizer que Cristiano Ronaldo passou ao lado do jogo e que deveria ter sido substituído ou que Pedro Mendes deveria ter jogado de início porque Pepe, apesar de cumprir em termos defensivos, não conseguia alargar o jogo português aquando da nossa posse de bola. Muito honestamente, respeito todo o trabalho que foi feito por Carlos Queiróz ao longo deste Mundial e acho que não se pode responsabilizar unica e exclusivamente o técnico português pela nossa eliminação. Bem ou mal, percebeu-se que em todas as suas decisões houve um critério. Caberá a ele justificar as suas opções mas entendi a titularidade de Ricardo Costa (acompanhar os movimentos interiores de Villa), percebi a utilização de Pepe em detrimento de Mendes (maior auxilio aos centrais para segurar Villa e Torres e, numa segunda parte, lançar Pedro Mendes para essa posição para se ter mais bola e se tentar ganhar o jogo); também compreendi a entrada de Hugo Almeida em detrimento de Liedson (está mais familiarizado com o 4x3x3 e a sua presença iria permitir a Portugal contrariar a pressão alta espanhola com o passe longo visando a compleição física do avançado do Werder Bremen; e compreendi a ideia das suas subsituições com as entradas de Danny (velocidade, mobilidade e imprevisibilidade nos três da frente), de Mendes (mais frescura e qualidade de passe no meio-campo) e de Liedson (natural que a perder se coloque um avançado). Se faria as substituições que ele tomou, é outra questão. Provavelmente teria aguentado Hugo Almeida mais tempo e seguramente que, a perder, faria entrar Deco (muito embora desconheça se estava ou não castigado). A grande questão é que agora, à posteriori, é muito fácil tomar decisões e culpar quem as tem de tomar no momento. Como já sabemos, caso as mesmas sortissem efeito, hoje estariamos a falar de uma enorme selecção e do mérito de Queiróz na forma como estudou a Espanha ao pormenor.

Sobre as declarações de alguns jogadores portugueses no final do jogo, prefiro não comentar. Assim como não gosto de falar de arbitragens, também não gosto de lavar roupa suja. O que amo realmente é falar de futebol. Fizemos o jogo possível frente a uma extraordinária equipa que tem em Xavi o seu ponto mais alto. Este médio do Barcelona é um jogador impressionante. A par de Iniesta e David Villa, claramente a melhor unidade espanhola no terreno de jogo. Sinceramente, a Espanha de ontem é muito difícil de parar. Se mantiverem este nível (que ainda não tinhamos visto nesta prova), pode vir Brasil, Alemanha ou Argentina.

Para terminar, uma palavra para alguns dos nossos guerreiros. Eduardo e Coentrão, que tanto mal já disse sobre eles, mostraram hoje (e durante todo o Mundial) que eu estava enganado. Grande atitude, grande entrega, grande segurança defensiva e, sobre Coentrão, a confirmação da sua evolução como jogador e como lateral esquerdo. Espero que cresça como homem já que a determinadas alturas tem comportamentos de um garoto (não foi o caso neste Mundial onde até pareceu mais adulto que certos jogadores).

terça-feira, junho 29, 2010

ROLABOLA: OITAVOS-DE-FINAL


Resultados e Marcadores:

1. Uruguai 2-1 Coreia do Sul (Luis Suarez (2); Lee)
MVP FIFA: Luis Suarez (Uruguai)
APURADA: Uruguai

2. Estados Unidos 1-2* Gana (Donovan ; Boateng, Gyan)
MVP FIFA: André Ayew (Gana)
APURADA: Gana
* 1-1/x para efeitos de rola

3. Alemanha 4-1 Inglaterra (Klose, Podolski, Muller (2); Upson)
MVP FIFA: Muller (Alemanha)
APURADA: Alemanha

4. Argentina 3-1 México (Tevez (2), Higuain ; Hernandez)
MVP FIFA: Tevez (Argentina)
APURADA: Argentina

5. Holanda 2-1 Eslováquia (Robben, Sneijder ; Vittek)
MVP FIFA: Robben (Holanda)
APURADA: Holanda

6. Brasil 3-0 Chile (Juan, Fabiano, Robinho)
MVP FIFA: Robinho (Brasil)
APURADA: Brasil

7. Paraguai 0-0 Japão
MVP FIFA: Honda (Japão)
APURADA: Paraguai

8. Espanha 1-0 Portugal (Villa)
MVP FIFA: Xavi (Espanha)
APURADA: Espanha

OLHOGOLO:

9. Espanha 1-0 Portugal

PONTUAÇÕES:

Alexandre Carvalho 30
Doc 64
Eduardo 33
Miguel Carvalho 53
Paulo Silva 42
Blackbird 38
Amândio Santo 72+3=75
Sérgio Gouveia 47
Seco 36
Nuno Pascoal 65
Telmo Marques 45
Leticia 40
Bruno Alves 44
Nuno Matos 47
Black Ice 41
Bruno Rocha 57
Paulo Oliveira 55

VENCEDOR DA JORNADA: AMÂNDIO SANTO = 75 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º AMÂNDIO SANTO 75 PONTOS
2º Nuno Pascoal 65
3º Doc 64
4º Bruno Rocha 57
5º Paulo Oliveira 55
6º Miguel Carvalho 53
7º Nuno Matos 47
8º Sérgio Gouveia 47
9º Telmo Marques 45
10º Bruno Alves 44
11º Paulo Silva 42
12º Black Ice 41
13º Leticia 40
14º Blackbird 38
15º Seco 36
16º Eduardo Marques 33
17º Alexandre Carvalho 30

PS: Verifiquem as vossas pontuações e comuniquem caso detectem algum erro.

PRÓXIMA JORNADA: (QUARTOS-DE-FINAL)

1. Holanda 2-1 Brasil (Felipe Melo p.b, Sneijder ; Robinho)
MVP FIFA: Sneijder (Holanda)
APURADO: Holanda

2. Uruguai - Gana
MVP FIFA:
APURADO:

3. Argentina - Alemanha
MVP FIFA:
APURADO:

4. Paraguai - Espanha
MVP FIFA:
APURADO:

OLHOGOLO:

5. Argentina - Alemanha

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sexta-feira (2 de Julho), 14h45

SEGREDOS PARA O TRIUNFO



1. Não ter pressa em ganhar o jogo

2. Não ter receio do adversário e de atacar

3. Organização defensiva

4. Explorar as subidas de Sérgio Ramos com Ronaldo

5. Sem bola, Simão a fechar ao meio

6. Aproveitar a ausência de um extremo direito espanhol com as subidas de Coentrão

7. Ter sorte

8. Contornar a pressão alta espanhola com o passe longo (e o ganhar da "segunda-bola") ou as rápidas variações de flanco

9. Jogar em 4x3x3 com Eduardo, Ferreira, Carvalho, Alves, Coentrão, Mendes, Meireles, Tiago, Simão, Ronaldo e Liedson

10. Marcar mais golos que o adversário nem que seja nas grandes penalidades

EU ACREDITO!

sábado, junho 26, 2010

11 MUNDIAL FASE DE GRUPOS


Aqui fica o meu onze ideal relativamente àquilo que foi a fase de grupos:

GR: Eduardo (Portugal): Só ele e Muslera não sofreram golos neste Mundial. Tendo visto alguns guarda-redes com problemas em virtude da bola (também alguma falta de jeito), o pormenor introdutivo faz toda a diferença. O guarda-redes português revelou-se tranquilo e bastante seguro em todos os jogos. Penso não estar muito longe da verdade se disser que ainda não teve falhas.

DD: Maicon (Brasil): Marcou um golaço e está a fazer um Mundial na linha da época que fez no Inter de Milão: muito seguro a defender e bastante forte em acções ofensivas. Continuo a achar Daniel Alves o melhor lateral direito do Mundo mas Maicon está a mostrar (como se ainda fosse preciso!) que não está muito abaixo do seu companheiro de equipa.

DC: Piqué (Espanha): Está feito um central de top mundial. Não falha cortes e tem uma incrível capacidade para ler o jogo e aparecer a dobrar os seus companheiros no momento certo. Uma das unidades mais regulares da Espanha até ao momento.

DC: Ricardo Carvalho (Portugal): Para além de beneficiar da questão de estar na equipa cuja defesa é a menos batida da prova (juntamente com o Uruguai), o que é certo é que o internacional português está a mostrar o porquê de ser titular no Chelsea. Muito bem nas antecipações, tem a faculdade de ser rápido nas saídas para o ataque. Nomes como Juan (Brasil) ou Terry (Inglaterra) também têm mostrado o seu potencial mas escolhi Carvalho porque tem sido de uma regularidade incrível.

DE: Fábio Coentrão (Portugal): Tenho gostado de Salcido (México) mas Coentrão tem sido, claramente, o melhor lateral esquerdo neste Mundial. Bom para ele, excelente para a selecção que ganha um jogador para uma posição onde sempre teve problemas e óptimo para o clube que detém os direitos do atleta. Essencialmente, está muito melhor nos aspectos defensivos.

MD: Busquets (Espanha): Um patrão no meio-campo espanhol. Incrivelmente, tem sido a unidade mais do meio-campo espanhol. Não esperava que fosse titular na competição mas percebo o porquê de Del Bosque não abdicar dele. Outro forte candidato ao prémio de melhor jogador jovem da competição.

MO: Lionel Messi (Argentina): Fórlan está muito bem mas se acabasse agora, escolheria o "10" argentino como o melhor jogador do Mundial. Está a passear a classe pela África do Sul e a dar um recital de bom futebol. Fantástico jogador e, atenção, numa posição e tarefa diferentes daquelas que desempenha no Barcelona. Tem estado algo afastado do golo mas o perfume que tem deixado pelos relvados supera esse pequeno e quase insignificante pormenor.

MO: Ozil (Alemanha): Um crack. Faz-me confusão como é que o Schalke 04 prescindiu dos serviços deste jovem, tendo o mesmo ido para o Werder Bremen. Faz-me lembrar David Silva. Pode jogar a "10" ou numa faixa já que tem capacidade técnica e visão de jogo. Além disso, tem boa meia distância e, vindo de trás, gosta de aparecer na área para finalizar. Um enorme talento de um jogador para outros palcos.

AV: Beausejour (Chile): Confesso que nunca tinha olhado para este jogador com grande atenção. Pois bem, tem-me surpreendido pela positiva este extremo esquerdo chileno. Rápido, possante, trabalhador e com faro pelo golo. Marcou na estreia (sendo inclusivé o mvp), jogou bem contra a Suiça e voltou a estar muito bem contra a Espanha. Houve extremos que também me agradaram bastante (Giovanni dos Santos, Alexis Sanchez, Weiss, Gervinho ou Donovan) mas escolhi este jogador de 26 anos, actualmente a jogar no América (MEX).

AV: Diego Fórlan (Uruguai): A par de Lionel Messi, uma das maiores figuras desta primeira fase. A jogar nas costas de Luis Suarez, tem sido o principal motor do ataque uruguaio. Entende-se bem com o avançado do Ajax, trabalha bem a bola com os dois pés, sabe jogar de costas para a baliza, remata bem de fora da área, enfim, é um extraordinário jogador, daqueles que, efectivamente, vale o bilhete. Contra a Coreia do Sul, como não poderia deixar de ser, ameaça ser uma das grandes figuras do jogo.

AC: David Villa (Espanha): Higuain também tem três golos mas, no meu entender, Villa tem sido mais importante e decisivo na sua selecção já que tem sido o único que tem revelado frieza e discernimento na hora de finalizar. Se não o conhecesse, diria que fez bem a Villa saber pré-mundial da sua transferência para o Barcelona. O problema é que mesmo no Valência já lhe reconheciamos esta fama de marcar golos em "praticamente" todos os jogos. Está a mostrar que não foi por acaso que se sagrou melhor marcador do Mundial de 2006. E, a ver pela amostra, promete rivalidar esse título.

VENHA A ESPANHA




Escrevendo já mais a frio e já sabendo o adversário que nos tocará nos oitavos, diria que soube a pouco o resultado frente ao Brasil. No geral, gostei de ver algumas coisas no jogo português (já lá vamos) mas, na minha opinião, faltou alguma audácia para tentar vencer a partida nos últimos 20 minutos do jogo. Talvez possa ter havido alguma estratégia por parte de Queiróz que, provavelmente, optou por segurar o segundo lugar (já que não sabia em que lugar poderia evitar a Espanha) e, assim, evitar a Holanda nos quartos-de-final (preferindo o vencedor do Paraguai - Japão). Estou em crer também que terá pesado na consciência do nosso seleccionador o facto do 2º lugar do nosso grupo permite aos nossos jogadores terem mais um dia de descanso do que aqueles que teriam caso passassem na primeira posição. Possivelmente estarei a cometer um grande erro de análise (admito que é pura especulação) mas custa-me a perceber aquele pacto de não agressão por parte dos lusos, sabendo que o empate a zero ou uma eventual derrota pela mínima significaria a mesma coisa.

Quanto ao jogo, gostei essencialmente de duas coisas: em primeiro lugar, gosto de ver um treinador que estuda o adversário e que monta uma equipa a pensar nos pontos fortes mas também nos pontos fracos do seu opositor. É fácil falar agora (porque a estratégia acabou por correr bem) mas percebi a inclusão de Duda na meia esquerda (muito embora seja anti-Duda em qualquer posição que não seja a de lateral esquerdo), captei também a inclusão de Ricardo Costa na lateral (atenção que não é descabido que o mesmo seja titular frente à Espanha para seguir os movimentos interiores de David Villa) e também achei interessante a inclusão de Ronaldo na frente de ataque com Danny na ala (Ronaldo solto para jogar em contra-ataque e, ao mesmo tempo, evitar que o capitão se envolvesse em situações defensivas.

Folgo em saber que a nossa defesa respira confiança. Eduardo tem-me surpreendido pela positiva, os centrais estão muito bem, Coentrão tem feito um extraordinário Mundial (tenho de engolir alguns sapos mas é a realidade) e o meio-campo, SEM DECO, tem estado extraordinário. Pepe, apesar de algumas oscilações, mostrou a Queiróz que está relativamente bem fisicamente para ocupar a posição de médio defensivo e a dupla Tiago-Meireles, pese embora neste jogo menos exuberante em termos ofensivos, mostrou-se muito compacta e com uma simbiose de movimentos e ocupações de espaços bastante interessantes. Se fosse eu, manteria esta dupla contra a Espanha e, obviamente, voltaria a incluir Pedro Mendes como trinco (está melhor em todos os aspectos do jogo comparativamente a Pepe e, digo eu, só não foi titular frente ao Brasil por ter amarelo e ser considerado um dos indispensáveis por Queiróz para o jogo dos oitavos.

Se já aqui falámos mal de Queiróz, tenho a dizer que estou a gostar do trabalho que o nosso seleccionador tem feito até aqui. Revela trabalho e estudo do adversário. A equipa não se mostra ansiosa em querer ganhar nem receosa de perder. Há tranquilidade e há muita união entre os jogadores. Volto a referir que esta equipa, com Bosingwa e Nani, teria ainda mais possibilidades de bater o pé aos principais favoritos. Uma pena que não estejam na África do Sul.

Para o jogo com a Espanha, o segredo é defender bem e explorar o contra-ataque. Deco, Danny e Hugo Almeida poderão ser apostas válidas no decorrer do jogo. Não faço ideia qual o sistema que Queiróz vai apresentar (talvez comece num 4x3x3 com Danny, Simão e Ronaldo) mas qualquer equipa que entre em campo é válida e tem a minha confiança. Nunca pensei dizer isto - até porque fui absolutamente contra a chamada de Ricardo Costa - mas, quando o vi de início, pensei para mim: "ora aqui está uma solução interessante".

Se queremos ser campeões do Mundo, temos de ganhar às melhores equipas. Vamos a isso Portugal!

sexta-feira, junho 25, 2010

ROLABOLA MUNDIAL: OITAVOS-DE-FINAL


Está terminada a fase de grupos do Mundial 2010. Depois de vários dias de futebol, apenas as 16 selecções que demonstraram ter qualidade para se manter em prova, continuam hospedadas, por mais alguns dias que seja, na África do Sul.
Tal como no Mundial "verdadeiro", também o nosso ROLABOLA MUNDIAL apurou os participantes para os oitavos-de-final, ainda que, no nosso passatempo, sigam 17 jogadores para a próxima fase.
A partir de agora, com jogos única e exclusivamente de mata-mata, os tiros têm que ser os mais certeiros possíveis.
Relembro todos os participantes ainda em prova que todos começarão com 0 pontos, independentemente do que tenham logrado alcançar na fase de grupos.
O sistema de pontuações em cada jogo mantém-se, bem como as pontuações das APOSTAS PRÉ-MUNDIAL, logicamente!

Aqui fica a lista dos participantes APURADOS para continuarem em prova no ROLABOLA MUNDIAL:



GRUPO A: Black Ice e Paulo Oliveira


GRUPO B: Amândio Santo, Sérgio Gouveia e Letícia (esta concorrente apurou-se como melhor terceira classificada de todos os grupos)


GRUPO C: Nuno Matos e Blackbird


GRUPO D: Bruno Rocha e Alexandre Carvalho


GRUPO E: Nuno Pascoal e Paulo Silva


GRUPO F: Doc e Telmo Marques


GRUPO G: Eduardo Marques e Gonçalo Seco


GRUPO H: Bruno Alves e Miguel Carvalho


PS:
Voltamos a reiterar que todos os participantes que tenham sido eliminados na fase de grupos, podem continuar em prova, mediante uma nova inscrição no valor de 15 BOLAS.


PS 1:
A inscrição será aceite logo que seja feita a transferência para o NIB indicado na parte lateral do blog. A esse(s) participante(s), bastará depois continuar a preencher os boletins de jogo, tal como todos os restantes concorrentes.


PS 2:
Em meu nome pessoal e em nome do Bruno Rocha, venho por este meio agradecer a todos aqueles que participaram neste ROLABOLA MUNDIAL, que já tenham sido eliminados, e que, por este ou aquele motivo, não pretendem ser repescados, ou seja, fazer uma nova inscrição. A todos, o nosso MUITO OBRIGADO pela participação, esperamos que tenham gostado, e cá estaremos, no início da próxima temporada, para mais um ROLABOLA NACIONAL! CONTAMOS CONVOSCO!!!


MUITO IMPORTANTE:
Os boletins referentes aos jogos dos oitavos-de-final já podem ser preenchidos, na peça imediatamente em baixo desta, e uma vez que a primeira partida tem início às 15H deste sábado, o prazo limite de publicação dos boletins é precisamente no SÁBADO, ÀS 14:45. Qualquer boletim publicado depois dessa hora NÃO SERÁ ACEITE!!!
Continuação de bons palpites!


BOA SORTE A TODOS!

quarta-feira, junho 23, 2010

OITAVOS DE FINAL:


Os oitavos-de-final realizam-se já no próximo sábado com o primeiro encontro marcado para as 15h00. Aviso, desde já, todos os participantes que apenas terão algumas horas para poder jogar já que só ficaremos a conhecer o quadro completo dos jogos às 21h30 de sexta-feira, altura em que se ficará a saber quem segue em frente no grupo da Espanha.

Quem por algum motivo não puder aceder à net entre sexta-feira à noite e sábado até às 14h45 (prazo para se jogar esta próxima fase), poderá fazer o boletim por telemóvel. Se não tiverem o meu número, podem mandar-me um mail a pedir-mo.

Aqui fica já o esboço do próximo boletim: (se por algum motivo não conseguir publicar o boletim, podem à mesma publicar alterando as letras pelas respectivas equipas. PS: O olhogolo diz respeito ao jogo de Portugal.

NOTA: Como sabem, todo e qualquer palpite apenas será válido para aquilo que se passar nos 90 minutos. Irei colocar um item que não havia referido nas regras pré-mundial mas que parece relevante. Trata-se da EQUIPA APURADA. O participante só terá de dizer quem acha que vai passar em cada jogo. Se acertar, ganhará 3 pontos. Muito simples.

NOTA1: Para os participantes já eliminados, recordo que poderão voltar à competição desde que paguem 15 rosas. Terão até sábado para accionar a cláusula de repescagem.

BOLETIM OITAVOS-DE-FINAL: PRAZO - SÁBADO, 14h45

1. Uruguai - Coreia do Sul
MVP FIFA:
APURADA:

2. Estados Unidos - Gana
MVP FIFA:
APURADA:

3. Alemanha - Inglaterra
MVP FIFA:
APURADA:

4. Argentina - México
MVP FIFA:
APURADA:

5. Holanda - Eslováquia
MVP FIFA:
APURADA:

6. Brasil - Chile
MVP FIFA:
APURADA:

7. Paraguai - Japão
MVP FIFA:
APURADA:

8. Espanha - Portugal
MVP FIFA:
APURADA:

OLHOGOLO:

9. Espanha - Portugal

MARCADOR DE SERVIÇO:

ASSUSTADOR




Dá que pensar até onde poderia ir esta Argentina com Lucho no lugar de Véron, Cambiasso a trinco e Zanetti a lateral direito. É uma equipa que pode mudar de sistema, pode dar-se ao luxo de deixar de fora jogadores campeões da europa em clubes ou até rodar jogadores em pleno mundial que não deixa de apresentar um onze verdadeiramente assombroso. Não estão Tevez e Higuain, jogam Kun Aguero e Diego Milito. Verdadeiramente incrível.

Mesmo com um seleccionador que está muito longe de me convencer, a verdade é que a selecção argentina está a jogar bom futebol e os seus jogadores estão muito unidos e com vontade de vencer. Aliado à qualidade do seu plantel, diria mesmo que qualquer treinador se arriscaria a ser campeão liderando um grupo como este. Nos oitavos terão pela frente um México que, contrariamente à Grécia, gosta de atacar e de proporcionar bons espectáculos. Antevejo um jogo espectacular e de grau de dificuldade elevado não só para o México como também para a Argentina.

PS: Sobre Bolatti, confirmei aquilo que tinha escrito aqui em Abril de 2009.

terça-feira, junho 22, 2010

COMO JOGAR FRENTE AO BRASIL


Depois de uma sensacional exibição frente à Coreia, algumas questões se levantam tendo em vista o último jogo do grupo ante o Brasil:

1. Hugo Almeida ou Liedson na frente de ataque?

2. Fazer ou não descansar Pedro Mendes e Cristiano Ronaldo tendo em conta que ambos têm amarelos e, caso sejam utilizados, poderão falhar o importante encontro dos oitavos-de-final?

3. Rodar a equipa ou apostar no melhor onze possível?

4. Manter Tiago em campo moralizado pela excelente exibição ou apostar em Deco de modo a que este ganhe moral e sinta ainda maior vontade em ajudar contra o seu país de origem?

5. Manter o 4x3x3 ou jogar em losango de modo a povoar mais o meio-campo e equilibrar a contenda frente ao poderoso miolo brasileiro?

Aqui ficam algumas das questões que considero mais pertinentes. Já agora, também deixo a minha opinião.

1. Hugo Almeida tem um amarelo enquanto que Liedson não tem qualquer admoestação. Também já fui jogador de futebol e adorava aqueles jogos em que defrontava antigas equipas. Entrava com mais moral e ainda com mais vontade em fazer golos. Para este jogo, apesar de achar que, nesta altura, Hugo Almeida respira confiança, apostava novamente no "levezinho".

2. Sim, colocava-os no banco de suplentes. Partindo do pressuposto que não há necessidade de correr riscos, parece-me perfeitamente lógico que se altere. Pepe deverá estar com enorme vontade em ajudar e, na linha de Liedson e Deco, este é o jogo ideal. Além disso, se há jogo ideal para aferir se Pepe está ou não em condições, é este: os pontos são importantes mas não são decisivos e o adversário é de elevadíssimo grau de dificuldade. Quando as pernas não puderem mais, há Miguel Veloso no banco pronto para ajudar.
Quanto a Cristiano Ronaldo, tenho a certeza que quer jogar contra o Brasil já que é uma montra para se afirmar como um dos candidatos a melhor jogador do Mundial mas há valores e interesses colectivos que se sobrepõem a isso, o que significa que colocaria o capitão a descansar e lançaria Danny para o jogo.

3. Não há necessidade de fazer uma revolução na equipa. Apenas faria alguns ajustes: experimentava Rúben Amorim na lateral direita (professor, por favor não aposte mais em Miguel neste Mundial), Pepe a trinco na vez de Mendes, Danny no lugar de Ronaldo e Liedson, tal como expliquei, na frente. Tudo o resto seria igual.

4. Meireles e Tiago provaram que conseguem fazer esquecer Deco. Estão muito moralizados e este jogo seria importante para ganharem mais entrosamento e mostrarem como funcionariam perante um fortíssimo opositor. A apostar em Deco, teria de ser sempre no lugar de Meireles e só para fazer descansar o médio do Porto. Acho que este Deco - tal como referi há tempos -, não tem lugar na nossa selecção. Talvez lhe faça bem ser suplente e entrar na segunda parte. Ninguém dúvida do valor do médio do Chelsea, duvidamos sim é da sua capacidade física.

5. É bom que Portugal tenha dois sistemas tácticos bem trabalhados para os utilizar em várias alturas e consoante o adversário. Se defendi uma alteração de sistema ante os Coreanos, neste caso estou completamente a favor do 4x3x3. Nada melhor do que jogar com dois alas para meter em sentido os fortíssimos laterais brasileiros. No meio-campo, não me parece que Gilberto Silva necessite de muitas unidades para que o jogo fique mais equilibrado. E, a juntar a tudo isso, faltará Kaká.

segunda-feira, junho 21, 2010

MEMORÁVEL




Sem Deco, Liedson (de início) e Pepe, Portugal mostrou ao Mundo que não precisa de naturalizados para nada. Grande exibição dos nossos meninos a mostrar a raça, determinação e a alma lusitana. Bem tinha dito que não deveria haver motivos para alarmes ou pessimismos depois do resultado do primeiro jogo. Também agora entendo que não deverá haver excesso de euforia. Naturalmente que estamos perante um resultado histórico mas ainda há muito trabalho pela frente.

Gostava apenas de dizer mais duas coisas:

1. Provámos que, num dia bom, temos futebol para qualquer selecção do Mundo;

2. Queiróz, para além de ter vencido este jogo, ganhou um grupo: contrariamente àquilo que viamos na era Scolari, neste Mundial não há titulares indiscutíveis. Vimos isso em Simão no primeiro jogo e agora com Liedson no segundo. Além do mais, jogadores como Hugo Almeida e Tiago sentiram-se jogadores úteis e não eternos suplentes. Bom para eles e bom para o grupo que ganha maior competitividade interna e mais soluções para enfrentar os próximos adversários. Sim, digo próximos porque não tenho dúvidas que já lá estamos... nos oitavos!

PS: Bem Cristiano Ronaldo e toda a equipa mas não posso deixar de discordar com a atribuição do MVP por parte da Fifa. Cr7 bem na segunda parte mas enorme o meio-campo com Meireles e Tiago a entenderem-se às mil maravilhas. Que pena não termos Nani e Bosingwa para ajudar à festa.

Antevisão Portugal - Coreia do Norte


Já é sabido que Deco vai falhar este importante encontro ante os asiáticos. Para ser sincero, não choro muito a ausência do luso-brasileiro. Em primeiro lugar, por aquilo que já havia referido num post anterior. Depois, porque o estado físico de Deco não está grande coisa e, como tal, não acho que este Deco seja assim uma enorme valia. A juntar a tudo isso, a confiança que tenho em 3 jogadores para desempenhar essa função: Simão, Danny e Tiago.

Ora bem, é de conhecimento público que a Coreia é uma selecção modesta e vai entrar nesta partida com uma forte armada defensiva. Nesse sentido, acho que Carlos Queiróz deveria mudar o figurino táctico e apostar numa equipa mais ofensiva. São várias as hipóteses:

1. Abdicar do trinco e jogar num 4x4x2 clássico com Meireles e Tiago no meio, Simão e Danny nas alas e Ronaldo no apoio a Liedson (que jogou toda a temporada com um companheiro no ataque e, como é óbvio, está mais habituado a jogar assim do que em 4x3x3)

2. Manter Mendes a trinco e jogar no losango com Meireles e Simão (estilo Di Maria no Benfica) nas extremidades e Danny ou Tiago no apoio à dupla Liedson-Ronaldo;

3. Ser ainda mais ousado e utilizar o losango mas com dois jogadores rápidos e com características de ala como são os casos de Danny e Simão;

4. Uma hipótese mais remota mas, ainda assim, interessante com Cristiano Ronaldo a jogar "à Messi" atrás de Hugo Almeida e Liedson, sendo que Meireles ou Mendes faziam de Mascherano e Simão e Danny de Di Maria e Maxi Rodriguez;

Tendo como permissa a obrigatoriedade da vitória, no meu entender, não faz muito sentido o habitual 4x3x3 com um médio defensivo e dois jogadores (Meireles e Tiago) lentos e pouco dotados sob ponto de vista técnico. Além disso, para este jogo tornar-se-á difícil a tarefa de Liedson no meio de 3 defesas centrais asiáticos.
Parece-me óbvio que Portugal vai ter de atacar muito e de preferência pelas alas. Fábio Coentrão vai ter de ser mais ofensivo e Paulo Ferreira menos limitado do que é costume. Uma coisa é certa: com este ou aquele sistema, parece-me claro que temos mais que obrigação de ganhar à Coreia do Norte. Que assim seja!!

sábado, junho 19, 2010

NEGÓCIO REAL-BENFICA


Parece-me evidente a ida de Di Maria para o Real Madrid. Segundo a imprensa desportiva portuguesa e espanhola, alguns miudos poderão estar envolvidos no negócio. Não conheço Rodrigo nem Alípio e vi muito pouco do lateral Marcos Alonso. Agora, aquilo que vi de Pablo Sarabia no Mundial de sub-17 na Nigéria não me deixam dúvidas: é um excelente jogador, possuidor de um grande pé esquerdo. Porventura faltar-lhe-á crescer fisicamente mas esse pormenor é claramente uma mera formalidade. Agarrem-no porque daqui a uns anos vale milhões. Já agora, dessa jovem equipa espanhola também recrutava mais um jogador, desta feita ao Valência: Isco (número 10).

PS: Por falar em jovens talentos, o Gana tem dois ou três de grande qualidade. Coloquem os olhos em Asamoah (21) da Udinese - não confundir com o avançado Asamoah Gyan - e Andre Ayew (13), jogadores que se deram a conhecer em 2009 na vitória do Gana no Mundial africano de sub-20

sexta-feira, junho 18, 2010

PORMENOR


Ao ver o golo da Sérvia frente à Alemanha, lembrei-me de um pormenor que Jorge Jesus tanta importância deu (e dá), ao ponto de muitas vezes ter substituido Maxi Pereira por Rúben Amorim, isto com o intuito da defesa ganhar mais altura. Se repararem no golo da Sérvia, Zigic explora muito bem a baixa estatura de Philipp Lahm e, ao segundo poste, desvia facilmente de cabeça o esférico para Jovanovic que, sozinho, encostou fácil para o golo. Ora aí está um simples pormenor que, neste caso, fez toda a diferença.

quinta-feira, junho 17, 2010

RAIO X


Apesar do Campeonato do Mundo ainda estar numa fase muito embrionária, aqui ficam alguns dos nomes que mais tenho gostado de ver:

15. Diego Perez (Uruguai, Mónaco) - Excelente médio defensivo. Corre que se farta, mata inumeras jogadas do adversário e muitas vezes ainda tem força para ir ao ataque.

10. Diego Fórlan (Uruguai, Atlético de Madrid) - Ligeiramente mais recuado do que é habitual, tem feito muito bem a ligação meio-campo/ataque. Já marcou dois golos e tem sido uma das grandes figuras deste Mundial. Entende-se muito bem com Luis Suarez.

17. Gio dos Santos (México, Galatasaray) - Está finalmente a mostrar o porquê de já ter feito parte dos quadros do Barcelona. Excelente toque de bola, muito rápido nas transições e inteligente na forma como ocupa os espaços. Uma das grandes figuras deste México.

8. Kim Jung-Woo (Coreia do Sul, Gwangju Sangmu) - Médio defensivo da Coreia do Sul. Por ele passa a primeira fase de construção de jogo da sua equipa. Trata muito bem a bola e tem um pulmão incrível. A rever no derradeiro encontro frente à Nigéria.

1. Vincent Enyeama (Nigéria, Hapoel Tel Aviv) - Pese embora ter sido mal batido no segundo golo da Grécia, tem feito um extraordinário mundial. Não é por acaso que, mesmo tendo perdido nos dois primeiros jogos, foi, em ambos, considerado o melhor em campo. Entre muitas e boas defesas, fica o enorme "sacanço" deste ao cabeceamento de Samaras. Fantástico!

8. Mesut Ozil (Alemanha, Werder Bremen) - Um pé esquerdo de grande qualidade. Tem algumas parecenças com David Silva do Valência. Tanto pode jogar a organizador como ligado a uma ala. É jovem, tem capacidade técnica, leitura de jogo, portanto, tem tudo para se transferir para um grande colosso europeu na próxima época. É, a par de Muller, um forte candidato ao prémio de melhor jogador jovem deste Mundial.

7. Vladimir Weiss (Eslováquia, Bolton) - Muito atrevido no flanco direito. Muito rápido e sem medo de ir para o um para um. Foi um dos grandes dinamizadores do ataque eslováco no jogo inaugural. Para seguir com mais atenção, especialmente contra a Itália.

9. Jong Tae-Se (Coreia do Norte, Kawasaki Frontale) - Um avançado desconhecido que deu muito que fazer à defensiva brasileira. Controla bem a bola, cai bem nas costas dos laterais e não tem problemas em visar a baliza. Seria interessante ver este jogador numa equipa com outro tipo de soluções ofensivas. Parece-me bom jogador.

8. Inler (Suiça, Udinese) - Na linha de Diego Perez. Fortíssimo a defender e inteligente na forma como sai a jogar. Tem a particularidade de ter um fortíssimo pontapé fora-da-área. A confirmação de um jogador de inegável qualidade.

17. Reto Ziegler (Suiça, Sampdória) - É um lateral que me agrada bastante. Em primeiro lugar, sabe defender. Depois, sempre que pode, sai para o ataque com critério e determinação. Ora aqui está uma aposta segura para aquelas equipas que têm sempre dificuldade em arranjar alguém forte para essa posição (Real Madrid, por ex.).

19. Eren Derdiyok (Suiça, Leverkusen) - Já tinha ouvido falar deste jogador mas nunca o tinha analisado ao pormenor. Percebo agora porque é que joga no Leverkusen e consegue deixar no banco de suplentes Patrick Helmes. Inteligente a ocupar espaços, é rápido a explorar as costas dos centrais e é forte na finalização. Por incrível que se possa pensar de um avançado suiço, domina bem a bola e consegue facilmente dar sequência às jogadas. Um dos bons atacantes deste mundial. Tem apenas 22 anos e um largo futuro à sua frente.

4. Mauricio Isla (Chile, Udinese) - Impressionante este jogador. Já o vi jogar a libro, a central, a trinco, a médio interior e agora vi-o como lateral direito e com uma qualidade absolutamente fantástica. Foi dos jogadores que mais me impressionou no Mundial de sub-20 no Canadá e continua a deixar-me fascinado. Fiquem atentos porque se trata de um grande jogador. Não é por acaso que foi tão novo para o futebol italiano, sendo inclusivé um jogador muitas vezes titular na Udinese.

7. Alexis Sanchez (Chile, Udinese) - Também um velho conhecido que me impressionou em 2007 no Canadá. Na altura jogava como médio ofensivo. Agora, quer no seu clube quer na selecção, é mais um extremo direito. É rápido e tem uma capacidade técnica acima da média. Outro dos grandes favoritos ao prémio de melhor jogador jovem. Tudo vai depender da prestação da sua equipa neste Mundial. A ver pelo primeiro jogo, promete!



Estes foram, até ao momento, os jogadores que mais gostei. Se alguém tiver algum destaque a fazer, que deixe a sua opinião até porque deverá haver outros nomes interessantes neste Mundial.

quarta-feira, junho 16, 2010

CURIOSO


Um jogador (Fabregas) que está avaliado em 72,2 milhões de euros, nem sequer sai do banco de suplentes da Espanha.

PS: Grande Suiça! Bom guarda-redes e dois jogadores que não é por acaso que jogam em duas boas equipas italianas: Ziegler (lateral esquerdo da Sampdória) e Inler (médio defensivo da Udinese).

ROLABOLA: GRUPO H


1. Honduras 0-1 Chile (Beausejour)
MVP FIFA: Beausejour (Chile)

2. Espanha 0-1 Suiça (Gelson Fernandes)
MVP FIFA: Gelson Fernandes (Suiça)

OLHOGOLO:

3. Espanha 0-1 Suiça

PONTUAÇÕES:

João Marques 3+3=6
Bruno Alves 3+3=6
Miguel Carvalho 3+3=6
Vitor Antunes 0

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: JOÃO MARQUES+BRUNO ALVES+MIGUEL = 6 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º João Marques 6
2º Bruno Alves 6
3º Miguel 6
4º Vitor Antunes 0

2ª JORNADA:

1. Chile 1-0 Suiça (Mark Gonzalez)
MVP FIFA: Mark Gonzalez (Chile)

2. Espanha 2-0 Honduras (David Villa (2))
MVP FIFA: David Villa (Espanha)

OLHOGOLO:

3. Chile 1-0 Suiça

PONTUAÇÕES:

Miguel Carvalho 20
Vitor Antunes 21
João Marques 6
Bruno Alves 30+3=33

VENCEDOR DA JORNADA: BRUNO ALVES = 33 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º BRUNO ALVES 39 PONTOS
2º Miguel Carvalho 26
3º Vitor Antunes 21
4º João Marques 12

ÚLTIMA JORNADA:

1. Chile 1-2 Espanha (Millar ; Villa, Iniesta)
MVP FIFA: Iniesta (Espanha)

2. Suiça 0-0 Honduras
MVP FIFA: Valladares (Honduras)

OLHOGOLO:

3. Chile 1-2 Espanha

PONTUAÇÕES:

João Marques 1
Bruno Alves 10
Vitor Antunes 8
Miguel Carvalho 15+3=18

VENCEDOR DA JORNADA: MIGUEL CARVALHO = 18 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º BRUNO ALVES 49 PONTOS (Q)
2º Miguel Carvalho 44 (Q)
3º Vitor Antunes 29 (E)
4º João Marques 13 (E)

SE FOSSE EU A MANDAR...


Colocaria Deco no banco de suplentes no próximo jogo. Para além de fisicamente não estar grande coisa, não pode ter o tipo de comportamento que teve no final do jogo. Pôr em causa as alterações técnico-tácticas do seleccionador é motivo mais que suficiente para descansar no próximo jogo. Tenho dito!

terça-feira, junho 15, 2010

EMPATE NA ESTREIA


Soube a pouco este empate luso na estreia. Saberemos lá mais para a frente se terá sido um bom ou mau resultado. Uma coisa me parece clara: esta equipa da Costa do Marfim tem excelentes individualidades, fisicamente é muito forte e, pelo menos neste jogo, funcionou bem como equipa. Diria até que, apesar de não ter assustado Eduardo, foi mais objectiva que Portugal. Por conseguinte, o empate é algo amargo para a nossa selecção mas não deverá ser motivo para alarme, pessimismo ou frustração.

Creio que faltou talento e criatividade a Portugal, armas que costumam ser apanágio nos nossos jogadores. Os laterais foram pouco dinâmicos, Danny e Deco tiveram pouca bola e Cristiano Ronaldo só apareceu por uma vez, naquele que foi o único lance de perigo de Portugal em todo o encontro (remate de fora da área com a bola a embater no poste direito de Barry). Lá na frente, muito isolado Liedson, quer no 4x3x3, quer depois no 4x4x2 losango, com Ronaldo a seu lado.

Partindo do princípio que a Coreia do Norte não vai fazer grandes estragos neste grupo, diria que serão 3 equipas para 2 lugares. Portugal terá de marcar muitos golos à Coreia do Norte para encarar o último jogo com mais tranquilidade. É que, caso o Brasil vença os dois primeiros jogos e Portugal consiga golear a Coreia, uma derrota com os canarinhos até pode ser suficiente. Mais do que pensar em evitar a Espanha, o importante é passar à próxima fase.

ROLABOLA: GRUPO G


1. Costa do Marfim 0-0 Portugal
MVP FIFA: Cristiano Ronaldo (Portugal)

2. Brasil 2-1 Coreia do Norte (Maicon, Elano; Yun Nam)
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Costa do Marfim 0-0 Portugal

PONTUAÇÕES:

Lelo Marques 1
Rogério 3
Eduardo 1
Seco 10+3=13

VENCEDOR DA JORNADA: GONÇALO SECO = 13 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º Seco 13
2º Rogério 3
3º Lelo Marques 1
4º Eduardo Marques 1

2ª JORNADA:

1. Costa do Marfim 1-3 Brasil (Drogba; Luis Fabiano (2), Elano)
MVP FIFA: Luis Fabiano (Brasil)

2. Portugal 7-0 Coreia do Norte (Meireles, Simão, Tiago (2), Hugo Almeida, Liedson, Ronaldo)
MVP FIFA: Ronaldo (Portugal)

OLHOGOLO:

3. Portugal 7-0 Coreia do Norte

PONTUAÇÕES:

Rogério 6
Lelo Marques 0
Eduardo Marques 18+3=21
Seco 18+3=21

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: EDUARDO + SECO = 21 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º SECO 34 PONTOS
2º Eduardo 22
3º Rogério 9
4º Lelo 1

ÚLTIMA JORNADA:

1. Portugal 0-0 Brasil
MVP FIFA: Ronaldo

2. Coreia do Norte 0-3 Costa do Marfim (Touré, Romaric, Kalou)
MVP FIFA: Drogba

OLHOGOLO:

3. Portugal 0-0 Brasil

PONTUAÇÕES:

Rogério 18
Lelo 8
Eduardo 20+3=23
Seco 10

VENCEDOR DA JORNADA: EDUARDO MARQUES = 23 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º EDUARDO MARQUES 45 PONTOS (Q)
2º Seco 44 (Q)
3º Rogério 27 (E)
4º Lelo 9 (E)

NOTA


Na parte lateral já se encontram os boletins relativos à segunda jornada. Cada participante deverá deixar os seus palpites no respectivo grupo.

ROLABOLA: GRUPO F


1. Itália 1-1 Paraguai (De Rossi ; Alcaraz)
MVP FIFA: Alcaraz (Paraguai)

2. Nova Zelândia 1-1 Eslováquia (Reid ; Vittek)
MVP FIFA: Vittek (Eslováquia)

OLHOGOLO:
3. Itália - Paraguai 1-1

PONTUAÇÕES:

Doc 6+3=9
Tó Salvador 3
Marco Ferreira 0
Telmo Marques 0

VENCEDOR DA JORNADA: DOC = 9 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 9
2º Tó Salvador 3
3º Marco Ferreira 0
4º Telmo Marques 0

2ª JORNADA:

1. Eslováquia 0-2 Paraguai (Vera, Riveros)
MVP FIFA: Vera (Paraguai)

2. Itália 1-1 Nova Zelândia (Iaquinta ; Smeltz)
MVP FIFA: De Rossi (Itália)

OLHOGOLO:

3. Eslováquia 0-2 Paraguai

PONTUAÇÕES:

Doc 8
Tó Salvador 10+3=13
Marco Ferreira 10+3=13
Telmo 10+3=13

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: TÓ+MARCO+TELMO = 13 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º DOC 17 PONTOS
2º Tó Salvador 16
3º Marco Ferreira 13
4º Telmo Marques 13

ÚLTIMA JORNADA:

1. Eslováquia 3-2 Itália (Vittek (2), Kopunek ; Di Natale, Quagliarella)
MVP FIFA: Vittek (Eslováquia)

2. Paraguai 0-0 Nova Zelândia
MVP FIFA: Santa Cruz (Paraguai)

OLHOGOLO:

3. Eslováquia 3-2 Itália

PONTUAÇÕES:

Tó Salvador 0
Marco Ferreira 0
Doc 0
Telmo Marques 7+3=10

VENCEDOR DA JORNADA: TELMO MARQUES = 10 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º TELMO MARQUES 23 PONTOS (Q)
2º Doc 17
3º Tó Salvador 16
4º Marco Ferreira 13

ROLABOLA: GRUPO E


1. Holanda 2-0 Dinamarca (Poulsen p.b, Kuyt)
MVP FIFA: Sneijder (Holanda)

2. Japão 1-0 Camarões (Honda)
MVP FIFA: Honda (Japão)

OLHOGOLO:

3. Holanda 2-0 Dinamarca

PONTUAÇÕES:

Neves 10
Paulo Silva 10
Rita 10
Nuno Pascoal 20+3=23

VENCEDOR DA JORNDA: NUNO PASCOAL = 23 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º NUNO PASCOAL 23
2º Neves 10
3º Rita 10
4º Paulo Silva 10

2ª JORNADA:

1. Holanda 1-0 Japão (Sneijder)
MVP FIFA: Sneijder (Holanda)

2. Camarões 1-2 Dinamarca (Eto'o; Bendtner, Rommedhal)
MVP FIFA: Agger (Dinamarca)

OLHOGOLO:

3. Camarões 1-2 Dinamarca

PONTUAÇÕES:

Neves 3
Rita Antunes 13
Paulo Silva 15+3=18
Nuno Pascoal 13

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO SILVA = 18 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º Nuno Pascoal 36
2º Paulo Silva 28
3º Rita Antunes 23
4º Pedro Neves 13

*Neste momento a Rita estaria apurada já que ocupa o melhor terceiro lugar de todos os grupos.

ÚLTIMA JORNADA:

1. Dinamarca 1-3 Japão (Tomasson; Honda, Endo, Okazaki)
MVP FIFA: Honda (Japão)

2. Camarões 1-2 Holanda (Eto'o g.p; Van Persie, Huntelaar)
MVP FIFA: Van Persie (Holanda)

OLHOGOLO:

3. Dinamarca 1-3 Japão

PONTUAÇÕES:

Paulo Silva 3
Rita Antunes 3
Nuno Pascoal 3
Pedro Neves 6+3= 9

VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO NEVES = 9 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º NUNO PASCOAL 39 PONTOS (Q)
2º Paulo Silva 31 (Q)
3º Rita Antunes 26 (E)
4º Pedro Neves 21 (E)

segunda-feira, junho 14, 2010

ROLABOLA: GRUPO D


1. Gana 1-0 Sérvia (Asamoah Gyan)
MVP FIFA: Asamoah Gyan (Gana)

2. Alemanha 4-0 Austrália (Podolski, Klose, Muller, Cacau)
MVP FIFA: Podolski (Alemanha)

OLHOGOLO:

3. Alemanha 4-0 Austrália

PONTUAÇÕES:

Alexandre Carvalho 13
Marco Santos 0
Paulo Meles 3
Bruno Rocha 15+3=18

VENCEDOR DA JORNADA: BRUNO ROCHA = 18 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º BRUNO ROCHA 18 PONTOS
2º Alexandre Carvalho 13
3º Paulo Meles 3
4º Marco Santos 0

2ª JORNADA:

1. Alemanha 0-1 Sérvia (Jovanovic)
MVP FIFA: Stojkovic (Sérvia)

2. Gana 1-1 Austrália
MVP FIFA: Asamoah Gyan (Gana)

OLHOGOLO:

3. Gana 1-1 Austrália

PONTUAÇÕES:

Alexandre Carvalho 7+3=10
Bruno Rocha 7+3=10
Paulo Meles 5
Marco Santos 0

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: BRUNO ROCHA + ALEXANDRE CARVALHO = 10 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO: (por completar)

1º BRUNO ROCHA 28 PONTOS
2º Alexandre Carvalho 23
3º Paulo Meles 8
4º Marco Santos 0

ÚLTIMA JORNADA:

1. Gana 0-1 Alemanha (Ozil)
MVP FIFA: Ozil (Alemanha)

2. Austrália 2-1 Sérvia (Tim Cahill, Holman; Pantelic)
MVP FIFA: Tim Cahill (Austrália)

OLHOGOLO:

3. Gana 0-1 Alemanha

PONTUAÇÕES:

Alexandre Carvalho 3+3=6
Bruno Rocha 3+3=6
Marco Santos 3+3=6
Paulo Meles 0

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: ALEXANDRE + BRUNO + MARCO = 6 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º BRUNO ROCHA 34 PONTOS (Q)
2º Alexandre Carvalho 29 (Q)

3º Paulo Meles 8 (E)
4º Marco Santos 6 (E)

domingo, junho 13, 2010

ROLABOLA: GRUPO C


Inglaterra 1-1 Estados Unidos (Gerrard ; Dempsey)
MVP FIFA: Tim Howard (Estados Unidos)

Argélia 0-1 Eslovénia (Koren)
MVP FIFA: Koren (Eslovénia)

OLHOGOLO:

Inglaterra 1-1 Estados Unidos

Pontuações:

Fostex 3
Blackbird 7+3=10
Nuno Matos 3
Pedro Roque 0

VENCEDOR DA JORNADA: BLACKBIRD = 10 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º BLACKBIRD 10 PONTOS
2º Fostex 3
3º Nuno Matos 3
4º Pedro Roque 0

2ª JORNADA:

1. Eslovénia 2-2 Estados Unidos (Birsa, Ljubijankic; Donovan, Bradley)
MVP FIFA: Donovan (Estados Unidos)

2. Inglaterra 0-0 Argélia
MVP FIFA: Ashley Cole (Inglaterra)

OLHOGOLO:

3. Eslovénia 2-2 Estados Unidos

PONTUAÇÕES:

Pedro Roque 7
Blackbird 0
Fostex 7
Nuno Matos 12+3=15

CLASSIFICAÇÃO:

1º NUNO MATOS 18
2º Blackbird 10
3º Fostex 10
4º Pedro Roque 7

*Recordo que, em caso de igualdade, segue em frente quem já estava melhor classificado na ronda anterior. Neste caso, o blackbird teria sempre vantagem sobre o Fostex.

ÚLTIMA JORNADA:

1. Eslovénia 0-1 Inglaterra (Defoe)
MVP FIFA: Defoe (Inglaterra)

2. Argélia 0-1 Estados Unidos (Donovan)
MVP FIFA: Donovan (Estados Unidos)

OLHOGOLO:

3. Eslovénia 0-1 Inglaterra

PONTUAÇÕES:

Fostex 13+3=16
Nuno Matos 13+3=16
Blackbird 13+3=16
Pedro Roque 9

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: FOSTEX + NUNO MATOS + BLACKBIRD = 16 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º NUNO MATOS 34 PONTOS (Q)
2º Blackbird 26 (Q)

3º Fostex 26 (E)
4º Pedro Roque 16 (E)

ROLABOLA: GRUPO B


1. Rep. Coreia 2-0 Grécia (Lee Jung Yoo, Park)
MVP FIFA: Park Ji Sung (Coreia)

2. Nigéria 0-1 Argentina (Heinze)
MVP FIFA: Enyeama (Nigéria)

OLHOGOLO:

3. Nigéria 0-1 Argentina

Pontuações:

Octávio 3
Sérgio Gouveia 3
Leticia 3
Amândio 13+3=16

VENCEDOR DA JORNADA: AMÃNDIO SANTO = 16 PONTOS

2ª JORNADA:

1. Argentina 4-1 Coreia do Sul (Park Young p.b, Higuain (3); Lee Young)
MVP FIFA: Higuain (Argentina)

2. Grécia 2-1 Nigéria (Salpingidis, Torosidis; Uche)
MVP FIFA: Enyeama (Nigéria)

OLHOGOLO:

3. Grécia 2-1 Nigéria

TOTAIS:

Octávio 3
Sérgio Gouveia 3
Amândio 6+3=9
Letícia 3

VENCEDOR DA JORNADA: AMÂNDIO SANTO = 9 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º AMÂNDIO 25 PONTOS
2º Octávio 6
3º Sérgio 6
4º Letícia 6

3ª JORNADA: (por mail: brunorocha25@hotmail.com)

1. Nigéria 2-2 Coreia do Sul (Uche, Yakubu; Lee Yung Soo, Park Chu Young)
MVP FIFA: Ji Sung Park (Coreia do Sul)

2. Argentina 2-0 Grécia (Demichelis, Palermo)
MVP FIFA: Messi (Argentina)

OLHOGOLO:

3. Argentina 2-0 Grécia

PONTUAÇÕES:

Sérgio Gouveia 24+3=27
Octávio Santos 13
Amândio Santo 24+3=27
Leticia 24+3=27

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: SÉRGIO + AMÂNDIO + LETICIA = 27 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º AMÂNDIO SANTO 52 PONTOS (CREDO!) (Q)
2º Sérgio Gouveia 33
2º Leticia 33
4º Octávio Santos 19

ATENÇÃO:

Até pode acontecer sair deste grupo o melhor terceiro classificado. Ainda assim, para termos um possível critério de desempate, o Sérgio e a Leticia terão de enviar por mail os resultados (e só resultados) destes dois jogos:

1. Portugal - Brasil

2. Coreia do Norte - Costa do Marfim

Ganhará quem obtiver menos pontos negativos no somatório dos dois encontros. Ex: JOGADOR 1: Portugal 1-1 Brasil e Coreia 1-1 Costa ; JOGADOR 2: Portugal 1-0 Brasil e Coreia 0-2 Costa; Se tivessemos os seguintes resultados (Portugal 1-2 e Coreia 0 2), o jogador 1 teria -3 pontos enquanto que o jogador 2 teria -2 pontos. Neste caso, ganharia o jogador 2.

Qualquer dúvida, comuniquem.
Terão de enviar os vossos palpites por mail (brunorocha25@hotmail.com) até 15 minutos antes dos jogos começarem.

sábado, junho 12, 2010

ROLABOLA: GRUPO A


África do Sul 1-1 México (Tshabalala ; Marquez)
MVP FIFA: Tshabalala (África do Sul)

Uruguai 0-0 França
MVP FIFA: Diego Fórlan (Uruguai)

TOTAIS:

Nélson Soares 0
Pedro Faria 0
Paulo Oliveira 0
Hélder Marques "Black Ice" 13´3=16

VENCEDOR DA JORNADA: BLACK ICE = 16 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1. Black Ice 16 PONTOS
2. Pedro Faria 0
3. Paulo Oliveira 0
4. Nélson Soares 0

2ª JORNADA:

1. África do Sul 0-3 Uruguai (Fórlan (2), Álvaro Pereira)
MVP FIFA: Diego Fórlan (Uruguai)

2. França 0-2 México (Hernandez, Blanco)
MVP FIFA: Hernandez (México)

OLHOGOLO:

3. África do Sul 0-3 Uruguai

TOTAIS:

Paulo Oliveira 13+3=16
Black Ice 3
Nélson Soares 3
Pedro Faria 3

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO OLIVEIRA = 16 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º BLACK ICE 19 PONTOS
2º Paulo Oliveira 16
3º Nélson Soares 3
4º Pedro Faria 3

ÚLTIMA JORNADA:

1. México 0-1 Uruguai (Suarez)
MVP FIFA: Luis Suarez (Uruguai)

2. França 1-2 África do Sul (Malouda; Khumalo, Mphela)
MVP FIFA: Mphela (África do Sul)

OLHOGOLO:

3. França 1-2 África do Sul

PONTUAÇÕES:

Black Ice 3+3=6
Pedro Faria 1
Paulo Oliveira 3+3=6
Nélson Soares 0

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º BLACK ICE 25 PONTOS (Q)
2º Paulo Oliveira 22 (Q)
3º Pedro Faria 4 (E)
4º Nélson Soares 0 (E)

Q- Qualificado para a próxima fase
E- Eliminado

PS: Neste grupo, o 3º classificado já não tem qualquer hipótese de ser qualificado. Caso o Pedro Faria e o Nélson Soares estejam interessados em continuar em prova (recordo que na próxima fase todos os participantes começam com 0 pontos) terão que pagar 15 rosas.

quarta-feira, junho 09, 2010

O PONTO FRACO DE JESUS


Dizer que prefere Valdez a Casillas, escolher Roberto (quem?) do Atlético de Madrid para defender as redes do Benfica, isto depois de já ter contratado Júlio César e ter estado interessado em Eduardo... é de quem não percebe muito da matéria. Digo eu...

Rolabola do Mundial


Apenas algumas notas para os mais distraídos:

1. Não serão aceites boletins depois do prazo (nem um minuto sequer). Qualquer jogador que jogue depois da hora, terá 0 pontos.

2. O prazo para jogar nas APOSTAS PRÉ-MUNDIAL termina amanhã (quinta-feira) às 23h59.

3. Toda a informação relativa ao Rolabola do Mundial vai sendo colocada na parte lateral do blog. É só procurar o link pretendido e clicar.

4. Recordo que passarão à próxima fase os dois primeiros de cada grupo e o melhor terceiro (de todos os grupos). Em caso de igualdade, haverão 3 critérios de desempate: 1º maior número de vitórias da jornada; 2º maior número de golos proveniente do marcador de serviço; 3º participante que mais vezes acertou no MVP;

5. Não esquecer também que quem for eliminado na fase de grupos, poderá ser repescado desde que pague 15 rosas (que servirão para aumentar o bolo final).

6. Para a 3ª jornada desta primeira fase, todos os jogadores (SEM EXCEPÇÃO) terão de enviar os seus boletins por mail (ou por telemóvel). Para os elementos do Grupo D, o mail será enviado para o outro colaborador do blog, o Eduardo Marques.

Espero que não haja mais dúvidas... BOA SORTE A TODOS!

SOBRE PORTUGAL




Analisando estes três jogos pré-mundial, fiquei com algumas dúvidas sobre o onze ideal para começar a competição. Se os jogos servem, precisamente, para tirar ilações, estas partidas de preparação deixaram-me algumas certezas mas também certas dúvidas.

Em primeiro lugar, sou apologista de que deverá jogar quem estiver em melhor momento, independentemente do nome que tem. Se fui completamente contra as convocatórias de Scolari em que chamava sempre os mesmos, terei que ser coerente neste momento.
Posto isto, a primeira certeza vem do lado direito da defesa: Miguel não pode ser titular. Está de rastos, não vai à linha de fundo cruzar, defende mal, enfim, é claramente uma unidade a menos. A condição física de Miguel dá razão àqueles que defendiam a chamada de Rúben Amorim para o Mundial. Agora que aqui está, espero sinceramente que Queiróz pense nele para lateral direito até porque Paulo Ferreira está longe de convencer, isto apesar de ser muito mais válido (nunca pensei dizer isto depois do que vi no Euro2004 e Mundial 2006) que o lateral do Valência.

Na zona central da defesa, não há dúvidas e não há que inventar nada. Pepe não está em forma e, por conseguinte, Bruno Alves e Ricardo Carvalho serão as opções correctas.

Na lateral esquerda surge mais uma dúvida. Duda, não sendo nada de especial, até tem cumprido na selecção e Fábio Coentrão, moralizado e em boa forma física, tem sido o melhor naquela posição. Mantendo a política de que deverá jogar quem está melhor, apesar de Duda ter sido o titular na fase de qualificação, é Fábio que está num melhor momento e, como tal, apostava nele.

A partir daqui, há mais dúvidas que certezas. Desde logo, no modelo a utilizar. Há quem defenda que Ronaldo deve ser extremo e, nesse sentido, devemos jogar no tradicional 4x3x3, há quem pense que Cristiano Ronaldo não está num grande momento e na selecção até tem feito mais quando Queiróz passa para um 4x4x2 losango onde, na frente, pode ser companheiro de Danny, Liedson ou Hugo Almeida. Ainda antes de dizer o que acho, uma coisa fico satisfeito: contrariamente àquilo que se passava nos tempos de Scolari, é óptimo que Portugal tenha um sistema alternativo já que torna a equipa mais imprevisível e com outro tipo de soluções ofensivas.
Pois bem, acho que seria mais seguro começarmos o Mundial no nosso 4x3x3. A equipa já está rotinada nesse sistema e, digam o que disserem, Cristiano Ronaldo é muito mais perigoso a extremo do que como avançado. Ainda assim, concordo com o seleccionador se, a meio do jogo, alterar a táctica.

Vamos por partes. Partindo deste 4x3x3, me parece que a trinco só pode jogar Pedro Mendes - Pepe ainda está longe de poder ser opção válida - e como médios à frente do jogador do Porto terão que ser dois destes: Deco, Tiago e Raúl Meireles. Ora, apesar de desconfiar do momento físico de Deco, acho que seria impensável não o colocar de início, até porque, neste momento, não há nenhum jogador no plantel que o possa substituir. A seu lado, gosto muito de Tiago mas, para este encontro com a Costa do Marfim, apostaria em Meireles para dar mais força àquele meio-campo.

Nas extremas, três homens para dois lugares: Ronaldo, Danny e Simão. Se Ronaldo é indiscutível, o mesmo já não se pode dizer de Simão que, é notório, está bastante desgastado fisicamente depois de uma época com muitos jogos no Atlético de Madrid. Já Danny está fresquinho, fez a pré-época no seu clube (não esquecer que estamos no principio da época na Rússia) e, a ver por este último jogo, tem condições para lutar por um lugar no onze. Acho Simão um jogador muito bom tacticamente mas neste momento apostaria em Danny para aquele lugar. Mais do que estar em forma, é o tal jogador que também joga atrás dos avançados e, com efeito, seria fácil a Queiróz alterar para o 4x4x2 com Danny atrás de Liedson e Ronaldo - tal como fez na segunda parte contra Moçambique onde apareceu Danny a jogar nas costas de Almeida e Ronaldo -.

Na frente de ataque, Liedson tem estado esforçado mas anda algo longe daquele "levezinho" que todos conhecemos. Já Hugo Almeida, apareceu bem neste último jogo e parece estar em boa forma física. Acredito, no entanto, que vamos ter um Liedson mais mortífero no Mundial e, como tal, apostaria no "31" do Sporting para o jogo da Costa. Ainda assim, sou daqueles que acredito no valor de Hugo Almeida e não ficaria desconfiado se visse o avançado do Werder Bremen no lugar de Liedson no inicio ou no meio do jogo.

Com este ou aquele onze, acho que temos é de apoiar Portugal. De preferência, sem vuvuzelas.

terça-feira, junho 08, 2010

ATENÇÃO: CATEGORIA MELHOR JOGADOR JOVEM


Por lapso tenho referido no blog que o máximo de idade para a categoria de melhor jogador jovem é de 23 anos. Assim não corresponde à verdade.

"The Best Young Player award was awarded for the first time at the 2006 FIFA World Cup in Germany and given to Germany's Lukas Podolski[4]. The award is given to the best player in the tournament who is at most 21 years old.

The FIFA Technical Study Group (TSG) takes the following criteria into account when selecting the Hyundai Best Young Player:

- Exceptional skills
- Youthful and refreshing playing style
- Creativity and inspiration
- Tactical maturity and efficiency
- Fan recognition as a result of entertaining performances
- Role models for young players
- Positive attitude – Fair Play

Assim sendo, aqui fica a lista de todos os jogadores abaixo de 22 anos:

Grupo A:

França: 0
México: Carlos Vela, Giovani dos Santos
Uruguai: Nicólas Lodeiro
África do Sul: 0

Grupo B:

Argentina: Javier Pastore
Coreia do Sul: Kim Bo-Kyung, Ki Sung-Yueng, Seung Lee
Nigéria: Adeleye, Haruna
Grécia: Ninis

Grupo C:

Argélia: Ryad Boudebouz
Eslovénia: Rene Krhin, Tim Matavž
Inglaterra: 0
Estados Unidos: Altidore

Grupo D:

Alemanha: Badstuber, Boateng, Ozil, Toni Kroos, Marko Marin, Muller
Austrália: 0
Gana: Agyei, Ahorlu, Jonathan Mensah, Inkoom, Asamoah, André Ayew, Adiyiah
Sérvia: Subotić, Petrovic

Grupo E:

Dinamarca: Kjær, Christian Eriksen
Holanda: 0
Japão: 0
Camarões: N’Koulou, Matip, Mandjeck, Choupo-Moting

Grupo F:

Itália: 0
Paraguai: Rodolfo Gamarra
Nova Zelândia: Tommy Smith, Chris Wood
Eslováquia: Vladimir Weiss, Miroslav Stoch

Grupo G:

Portugal: 0
Brasil: 0
Coreia do Norte: Pak Nam Chol, Kim Kyong Il, Pak Sung Hyok
Costa do Marfim: 0

Grupo H:

Espanha: Sérgio Busquets, Javi Martinez
Honduras: 0
Chile: Alexis Sanchez
Suiça: Xherdan Shaqiri

segunda-feira, junho 07, 2010

MUNDIAL 2010: HOLANDA




OS "23" HOLANDESES E RESPECTIVOS NÚMEROS:

Guarda-redes

16 Michel Vorm (Utrecht)
1 Maarten Stekelenburg (Ajax)
22 Sander Boschker (FC Twente)

Defesas

12 Khalid Boulahrouz (Estugarda/ALE)
3 John Heitinga (Everton/ING)
4 Joris Mathijsen (Hamburgo/ALE)
13 André Ooijer (PSV Eindhoven)
5 Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord)
2 Gregory van der Wiel (Ajax)
15 Edson Braafheid (Celtic/ESC)

Médios

20 Ibrahim Afellay (PSV Eindhoven)
8 Nigel de Jong (Man. City/ING)
10 Wesley Sneijder (Inter Milão/ITA)
18 Stijn Schaars (AZ Alkmaar)
14 Demy de Zeeuw (Ajax)
6 Mark van Bommel (B. Munique/ALE)
23 Rafael van der Vaart (Real Madrid/ESP)

Avançados

19 Ryan Babel (Liverpool/ING)
17 Eljero Elia (Hamburgo/ALE)
21 Klaas-Jan Huntelaar (AC Milan/ITA)
7 Dirk Kuyt (Liverpool/ING)
9 Robin van Persie (Arsenal/ING)
11 Arjen Robben (B. Munique/ALE)

O MEU ONZE: 4x3x3

Stekelenburg
Van der Wiel
Heitinga
Mathijsen
Van Bronckhorst
Van Bommel
Van der Vaart
Sneijder
Van Persie
Robben
Huntelaar

CONSIDERAÇÕES:

- Boa equipa esta Holanda. Tem um potencial enorme do meio-campo para a frente e, num dia bom, tem futebol para qualquer selecção do Mundo. Para ganhar um Mundial, creio que falta a esta selecção uma melhor dupla de centrais. Veremos.

- Para quem não conhece, há aqui dois jogadores do Ajax que são claramente mais valias: o guarda-redes Stekelenburg e o lateral direito Van der Wiel. Stekelenburg é muito alto e bastante forte entre os postes. Por aqui, podem estar descansados os adeptos holandeses, pese embora as saudades naturais de Van der Saar. Quanto a Van der Wiel, é um lateral moderno. Para o leitor facilmente perceber as características deste jogador, compará-lo-ia, desde logo, com o nosso bem conhecido Bosingwa. Tem velocidade e é muito seguro com a bola nos pés. É tremendamente ofensivo e até faz golos, como se pode ver pela época que fez no Ajax. Vai ser, seguramente, uma das revelações (para quem não o conhece) da prova.

- Como candidatos a jogador jovem, temos dois à cabeça: Van der Wiel e o extremo esquerdo Elia que representa o Hamburgo. Em relação a este último, dificilmente começará a competição como titular (a concorrência para as extremas é muito forte) mas, vos garanto, vai ter minutos na prova. E, também tenho a certeza, qualidade é coisa que não lhe falta.

- A Holanda está inserida no Grupo E juntamente com Camarões, Dinamarca e Japão. Entra em campo contra os nórdicos no dia 14 naquele que, quanto a mim, é o jogo mais difícil para a "laranja mecânica".

domingo, junho 06, 2010

MUNDIAL 2010: ITÁLIA




OS "23" ITALIANOS E RESPECTIVOS NÚMEROS:

Guarda-redes

1 Gianluigi Buffon (Juventus)
14 Morgan De Sanctis (Nápoles)
12 Federico Marchetti (Cagliari)

Defesas

13 Salvatore Bocchetti (Genoa)
23 Leonardo Bonucci (Bari)
5 Fabio Cannavaro (Juventus)
4 Giorgio Chiellini (Juventus)
3 Domenico Criscito (Genoa)
2 Christian Maggio (Naples)
19 Gianluca Zambrotta (AC Milan)

Médios

16 Mauro Camoranesi (Juventus)
6 Daniele De Rossi (Roma)
8 Gennaro Gattuso (AC Milan)
15 Claudio Marchisio (Juventus)
22 Riccardo Montolivo (Fiorentina)
17 Angelo Palombo (Sampdoria)
7 Simone Pepe (Udinese)
21 Andrea Pirlo (AC Milan)

Avançados

10 Antonio Di Natale (Udinese)
11 Alberto Gilardino (Fiorentina)
9 Vincenzo Iaquinta (Juventus)
20 Giampaolo Pazzini (Sampdoria)
18 Fabio Quagliarella (Nápoles)

O MEU ONZE: 4x4x2

Buffon
Zambrotta
Cannavaro
Chiellini
Criscito
De Rossi
Pirlo
Camoranesi
Pepe
Di Natale
Gilardino

CONSIDERAÇÕES:

- Gostava de estar enganado mas, desta vez, não acredito na selecção italiana. Pese embora a habitual felicidade no sorteio, tenho dúvidas que Lippi consiga repetir a gracinha de 2006. No meu entender, há excesso de qualidade no centro do terreno mas falta dela nas extremidades. É, portanto, uma equipa altamente desequilibrada.

- Olhando para os convocados de Lippi, é uma pena não vermos nesta lista dois jogadores que teriam a missão de ligar o meio-campo ao ataque: Del Piero e Francesco Totti. Assim sendo, parece-me que a Itália vai ter algumas dificuldades nas transições ofensivas. Calculo que Pirlo e De Rossi vão ter essa missão mas mais em passes longos do que propriamente em ataque continuado. Com efeito, Di Natale deverá ser a grande arma dos transalpinos, nomeadamente através da sua velocidade e da facilidade com que explora as "costas" dos defesas adversários.

- Como jogador jovem desta selecção, somente Bonucci tem abaixo dos 24 anos (23). É lateral e joga no Bari.

- A Itália iniciará o Mundial frente ao Paraguai. Está no Grupo F juntamente com a modesta Nova Zelândia e a acessível Eslováquia.

sábado, junho 05, 2010

ROLABOLA DO MUNDIAL: JORNADA 1

BOLETINS:

GRUPO A:

1. África do Sul - México
MVP FIFA:

2. Uruguai - França
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Uruguai - França

Marcador de Serviço:

GRUPO B:

1. Rep. Coreia - Grécia
MVP FIFA:

2. Nigéria - Argentina
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Nigéria - Argentina

MARCADOR DE SERVIÇO:

GRUPO C:

1. Inglaterra - Estados Unidos
MVP FIFA:

2. Argélia - Eslovénia
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Inglaterra - Estados Unidos

MARCADOR DE SERVIÇO:

GRUPO D:

1. Gana - Sérvia
MVP FIFA:

2. Alemanha - Austrália
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Alemanha - Austrália

MARCADOR DE SERVIÇO:

GRUPO E:

1. Holanda - Dinamarca
MVP FIFA:

2. Japão - Camarões
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Holanda - Dinamarca

MARCADOR DE SERVIÇO:

GRUPO F:

1. Itália - Paraguai
MVP FIFA:

2. Nova Zelândia - Eslováquia

OLHOGOLO:

3. Itália - Paraguai

MARCADOR DE SERVIÇO:

GRUPO G:

1. Costa do Marfim - Portugal
MVP FIFA:

2. Brasil - Coreia do Norte
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Costa do Marfim - Portugal

MARCADOR DE SERVIÇO:

GRUPO H:

1. Honduras - Chile
MVP FIFA:

2. Espanha - Suiça
MVP FIFA:

OLHOGOLO:

3. Espanha - Suiça

MARCADOR DE SERVIÇO:


PRAZOS PRIMEIRA FASE:

Grupo A: dia 11 14h45;

Grupo B: dia 12 12h15;

Grupo C: dia 12 19h15;

GRUPO D: dia 13 14h45;

GRUPO E: dia 14 12h15;

GRUPO F: dia 14 14h45;

GRUPO G: dia 15 14h45;

GRUPO H: dia 16 12h15;

ATENÇÃO:
CONSULTEM O PRAZO DO GRUPO ONDE ESTÃO INSERIDOS. Para os jogadores do Grupo A, estejam atentos porque a 2ª jornada começa logo que termine o último jogo do grupo H.

ROLABOLA DO MUNDIAL: APOSTAS


Todos os participantes terão de colocar no espaço de comentários as apostas que passaremos a apresentar em seguida. O prazo para estas apostas será até ao dia 10/06 (24h00). Passado o prazo, não serão aceites quaisquer apostas.

ITEMS PARA APOSTAR:

- Melhor jogador do Mundial (segundo a FIFA) 15 pontos

- Melhor jogador jovem (FIFA)* 15 pontos

- Melhor guarda-redes do Mundial (FIFA) 15 pontos

- Equipa Vencedora do Mundial 20 pontos

- Equipa Sensação do Mundial** 20 pontos

- Melhor Marcador 25 pontos

* Nesta categoria, são considerados jogadores com a idade máxima de 23 anos e que estejam a participar pela primeira vez no Mundial. Para mais informações, favor visitar o site da FIFA.

** Lista para equipa sensação:

África do Sul
México
Uruguai
Nigéria
Coreia do Sul
Grécia
Estados Unidos
Argélia
Eslovénia
Austrália
Sérvia
Gana
Dinamarca
Japão
Camarões
Paraguai
Nova Zelândia
Eslováquia
Coreia do Norte
Costa do Marfim
Suiça
Honduras
Chile

Nota: Nestes items, o participante poderá apostar em qualquer jogador ou qualquer selecção. Não tem de se cingir ao grupo onde ficou inserido.

Exemplo de como devem ficar feitas as apostas para esta fase:

Melhor jogador: Ronaldo (Portugal)
Melhor jogador jovem: Di Maria (Argentina)
Melhor guarda-redes: Eduardo (Portugal)
Equipa vencedora: Holanda
Equipa sensação: Chile
Melhor marcador: Luis Fabiano (Brasil).

E está assim completa esta primeira fase de apostas. Muito simples. Qualquer dúvida, coloquem-na no espaço de comentários atempadamente. Está aberto o Rolabola do Mundial!

ROLABOLA DO MUNDIAL: SORTEIO



GRUPO A: (FRANÇA, MÉXICO, URUGUAI, ÁFRICA DO SUL)

- Pedro Faria
- Paulo Oliveira
- Black Ice
- Nélson Soares

GRUPO B: (ARGENTINA, COREIA DO SUL, NIGÉRIA, GRÉCIA)

- Sérgio Gouveia
- Amândio Santo
- Octávio Santos
- Leticia

GRUPO C: (ARGÉLIA, ESLOVÉNIA, ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA)

- Nuno Matos
- Blackbird
- Pedro Roque
- Fostex

GRUPO D: (ALEMANHA, AUSTRÁLIA, SÉRVIA, GANA)

- Bruno Rocha
- Alexandre Carvalho
- Paulo Meles
- Marco Santos

GRUPO E: (DINAMARCA, HOLANDA, JAPÃO, CAMARÕES)

- Nuno Pascoal
- Rita Antunes
- Pedro Neves
- Paulo Silva

GRUPO F: (ITÁLIA, ESLOVÁQUIA, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI)

- Doc
- Telmo Marques
- Marco Ferreira
- Tó Salvador

GRUPO G: (PORTUGAL, BRASIL, COREIA DO NORTE, COSTA DO MARFIM)

- Lelo Marques
- Eduardo Marques
- Gonçalo Seco
- Rogério

GRUPO H: (ESPANHA, HONDURAS, CHILE, SUIÇA)

- João Marques
- Bruno Alves
- Vitor Antunes
- Miguel

NOTA 1: Nesta primeira fase de grupos, cada participante apenas jogará nos jogos relativos ao grupo onde ficou inserido. Na habitual rubrica "Marcador de Serviço", o participante apenas poderá colocar jogadores de selecções que façam parte do grupo a que este pertence.

Para mais informações, vejam as regras que estão colocadas na parte lateral do blog.

MUNDIAL 2010: INGLATERRA




OS "23" INGLESES E RESPECTIVOS NÚMEROS:

1 - David James
2 - Glen Johnson
3 - Ashley Cole
4 - Steven Gerrard
5 - Michael Dawson
6 - John Terry
7 - Aaron Lennon
8 - Frank Lampard
9 - Peter Crouch
10 - Wayne Rooney
11 - Joe Cole
12 - Robert Green
13 - Stephen Warnock
14 - Gareth Barry
15 - Matthew Upson
16 - James Milner
17 - Shaun Wright-Phillips
18 - Jamie Carragher
19 - Jermain Defoe
20 - Ledley King
21 - Emile Heskey
22 - Michael Carrick
23 - Joe Hart

O MEU ONZE: 4x4x2 losango

David James
Glen Johnson
King
Terry
Ashley Cole
Carrick
Gerrard
Lampard
James Milner/Barry
Defoe
Rooney

CONSIDERAÇÕES:

- Uma selecção, tal como a Alemanha, para desconfiar. Não é a principal favorita mas pode muito bem ganhar o Mundial. Tem treinador, tem uma excelente defesa, tem um poderoso meio-campo com dois jogadores que facilmente jogariam nas melhores equipas do Mundo e tem um ataque com dois jogadores que brilharam nesta temporada e já com créditos firmados. Falta, na minha opinião, um guarda-redes e uma maior experiência nas fases mais avançadas de uma competição deste calibre.

- Apesar da inegável qualidade de Lampard e Gerrard, vamos ver como ambos vão encaixar no esquema de Capello. Já se viu em diversas situações que estes gostam de pisar os mesmos espaços e acabam, muitas vezes, por se anular mutuamente. No meu ponto de vista, o losango com Gerrard a interior direito e Lampard a "10" era o ideal para retirar o máximo rendimento destes atletas. No entanto, estou convencido que Capello irá utilizar o 4x4x2 clássico. Resta saber se Capello irá ou não encostar Gerrard a uma ala. Se o fizer, creio que é um erro.

- Como candidato a jogador jovem, apenas Aaron Lennon terá possibilidades de lutar por esse prémio.

- A Inglaterra está integrada no Grupo C e tem um percurso tranquilo perante Estados Unidos, Eslovénia e Argélia. O pontapé de saída será no dia 12 ante os americanos, porventura o encontro mais difícil nesta primeira fase.

sexta-feira, junho 04, 2010

ROLABOLA DO MUNDIAL


É já amanhã o sorteio dos grupos. Temos dois participantes em standby, prontos para entrar caso não consigamos completar os "32" jogadores. Caso alguém ainda tenha um amigo que queira entrar, por favor entre em contacto comigo. No sorteio de amanhã, lançaremos os 8 grupos com 30 nomes e dois números (1 e 2). Esses mesmos serão para os dois participantes que ainda estamos a tentar arranjar. Não se preocupem porque caso não consigamos encontrar mais dois jogadores até quarta-feira da próxima semana, já tenho dois amigos que fazem uma perninha.

Assim sendo, eis a lista dos "30" que vão entrar amanhã no sorteio:

PATOS:

- Fostex
- Nuno Matos
- Nélson Soares
- Telmo Marques
- Octávio Santos
- Paulo Meles
- Paulo Silva
- Black Ice

OS QUE PENSAM QUE PERCEBEM MAS NÃO PERCEBEM NADA:

- Bruno Alves
- Amândio Santo
- Eduardo Marques
- Vitor Antunes
- Blackbird

INCÓGNITAS:

- Marco Santos
- Leticia
- Alexandre Carvalho
- Rogério
- Paulo Oliveira
- Nuno Pascoal
- João Marques
- Gonçalo Seco
- Pedro Roque
- Miguel

CANDIDATOS:

- Lelo Marques
- Pedro Faria
- Doc
- Sérgio Gouveia
- Tó Salvador
- Pedro Neves
- Bruno Rocha

MUNDIAL 2010: ALEMANHA




OS "23" ALEMÃES E RESPECTIVOS NÚMEROS:

1 Manuel Neuer
12 Tim Wiese
22 Hans-Jörg Butt
2 Marcell Jansen
3 Arne Friedrich
4 Dennis Aogo
5 Serdar Tasci
14 Holger Badstuber
16 Philipp Lahm
17 Per Mertesacker
20 Jerome Boateng
6 Sami Khedira
7 Bastian Schweinsteiger
8 Mesut Özil
15 Piotr Trochowski
18 Toni Kroos
21 Marko Marin
9 Stefan Kießling
10 Lukas Podolski
11 Miroslav Klose
13 Thomas Müller
19 Cacau
23 Mario Gómez

O MEU ONZE: 4x3x3

Neuer
Lahm
Friedrich
Tasci
Jansen
Khedira
Scheinsteiger
Ozil
Podolski
Muller
Mario Gómez

CONSIDERAÇÕES:

- Uma selecção alemã onde se nota a ausência de jogadores experientes como Lehmann, Frings ou Ballack mas que conta com uma nova fornada de jogadores muito interessantes: Badstuber e Muller do Bayern, Ozil e Marin do Bremen mais Tasci, Khedira e Trasch (pena que este se tenha lesionado e esteja fora do Mundial) do Estugarda.
Provavelmente o seleccionador alemão entrará no Mundial num 4x4x2 e, caso aconteça, não haverá espaço para o jovem Muller que tem feito uma época incrível e afigura-se como um forte candidato ao prémio de melhor jogador jovem da competição (com dois avançados, a luta seria entre Gómez e Klose por uma vaga ao lado do indiscutível Podolski). Na minha opinião, talvez esta Alemanha funcionasse melhor num 4x3x3 com Khedira a assumir o papel de médio defensivo, Ozil a "10" e Schweinsteiger a "8", sendo que na frente jogariam Podolski (à esquerda) e Muller à direita (flectindo mais para o meio para as entradas do fortíssimo Phillip Lham) e Gómez ou Klose na frente.

- Quem olha de relance para o onze alemão, fica com a sensação que esta Alemanha está longe de ser uma equipa de grande qualidade. No meu entender, é uma selecção que deve ser levada em consideração. Não tem um grupo fácil mas com um futebol de maior ou menor nota artística vai seguir em frente. E depois, a eliminar, a frieza germânica tem muito peso. Não digo que está no meu lote de três para ganhar o Mundial mas vem logo ali atrás.

- Como jogadores jovens, temos vários que podem muito bem sobressair: Badstuber (que pode ser surpresa na lateral esquerda), Khedira (um trinco possante mas que por vezes surpreende de longe), Toni Kroos (médio criativo do Bayer Leverkusen), Marko Marin (outro criativo dotado de uma enorme capacidade técnica) e, o grande favorito, Thomas Muller (do Bayern de Munique).

- A Alemanha está inserida no Grupo D e iniciará a sua prova frente à Austrália. Sérvia e Gana são as outras selecções deste grupo.

quinta-feira, junho 03, 2010

MUNDIAL 2010: ARGENTINA




OS "23" ARGENTINOS E RESPECTIVOS NÚMEROS:

1 Diego Pozo
2 Martín Demichelis
3 Clemente Rodríguez
4 Nicolás Burdisso
5 Mario Bolatti
6 Gabriel Heinze
7 Angel Di María
8 Juan Sebastián Verón
9 Gonzalo Higuaín
10 Lionel Messi
11 Carlos Tevez
12 Ariel Garcé
13 Walter Samuel
14 Javier Mascherano
15 Nicolás Otamendi
16 Sergio Agüero
17 Jonás Gutiérrez
18 Martín Palermo
19 Diego Milito
20 Maximiliano Rodríguez
21 Mariano Andújar
22 Sergio Romero
23 Javier Pastore

O MEU ONZE: 4x4x2 losango

Romero
Otamendi
Burdisso
Samuel
Heinze
Mascherano
Messi
Pastore
Di Maria
Higuain
Milito

CONSIDERAÇÕES:

- Mesmo com as famosas ausências e mesmo com um seleccionador de tão fraco nível, a Argentina é sempre uma selecção a ter em conta já que tem uma quantidade de estrelas capazes de, por si só, resolverem um jogo. Como adepto celeste, gostava que a Argentina ganhasse o Mundial (caso Portugal não consiga tal feito) e, de preferência aos brasileiros.

- Sei perfeitamente que o onze que apresentei não vai ser o onze de Maradona no jogo inaugural. Pelo que já avançou, Véron, Jonas e Demichelis serão titulares. Com Véron a selecção ganha qualidade de passe a curta e longa distância mas perde velocidade no seu jogo. Uma pena não podermos ver Lucho Gonzalez ou Aimar nessas funções. Ainda assim, me parece que Javier Pastore poderia muito bem assumir essa função já que é um jogador de grande qualidade técnica e com uma visão de jogo extraordinária.
Quanto a Jonas Gutierrez, é um jogador que me agrada já que, para além de ser polivalente, nunca desiste de um lance e é inteligente na forma como se integra no ataque. É um jogador parecido com o nosso conhecido Mariano Gonzalez do FC Porto. Também joga a lateral direito, solução que pode acontecer caso a Argentina esteja em desvantagem.

- Como potenciais jogadores jovens, temos Sérgio Aguero como grande favorito. Aos 22 anos, faz a sua estreia em Mundiais. Deve começar o campeonato no banco mas, seguramente, vai ter minutos na prova. Como titulares, nomes como Di Maria ou Otamendi poderão ter uma palavra a dizer.
De olho também em Romero, o guarda-redes, e Javier Pastore, médio ofensivo que joga no Palermo.

- A Argentina está integrada no Grupo B juntamente com Nigéria, Grécia e a Coreia do Sul e fará a sua estreia no dia 12 frente aos africanos.