quarta-feira, setembro 29, 2010

DESILUSÃO




Muitos erros individuais para quem quer andar numa competição como a Liga dos Campeões. De parte a parte. O problema foi que de um lado tivemos uma equipa que soube aproveitar os lapsos defensivos do opositor - o Schalke - e do outro tivemos uma equipa que, pese embora ter apresentado maior maturidade e um melhor colectivo (nomeadamente na primeira parte), não soube explorar as fragilidades do adversário - o Benfica -. Por conseguinte, diria que ganhou a "menos-má" equipa sob o terreno de jogo, sendo que, pela forma inteligente com que conseguiu esconder as suas inumeras limitações no segundo tempo, acabou por merecer vencer.

O positivo:

- Num jogo muito pouco conseguido do Benfica, diria que o que de melhor vimos foi a entrada forte e personalizada da equipa no jogo, a controlar a posse de bola e a pressionar alto. Havia escrito no pós-jogo da Madeira que ainda não tinha visto o Benfica fazer uma entrada forte nas partidas, ao nível daquilo que viamos na época passada mas, desta feita, isso voltou a acontecer. Salvo raras excepções, creio que é assim que o Benfica tem de entrar em campo, nomeadamente contra grande parte das equipas portuguesas que defronta.

- Naturalmente que, quando se perde, é difícil arranjar argumentos positivos. Destacaria, ainda assim, a prestação de Roberto que, nas poucas vezes que foi chamado a intervir, mostrou estar presente. Salientar a enorme defesa a remate de Rakitic no primeiro tempo.

O negativo:

- Se olharmos para os golos do Schalke, facilmente detectamos erros individuais que não podem acontecer a este nível. No primeiro golo, vimos que César Peixoto não pode continuar a ser titular no Benfica. Não traz nada em termos ofensivos e é um desastre a defender. Quando olhei para o onze inicial do Schalke e vi que Fárfan iria ser titular, perspectivei problemas no lado esquerdo na nossa defesa. Na segunda parte o peruano apareceu no jogo e fez a diferença.
No segundo golo, é fácil apontar o dedo ao David Luiz. É verdade que perdeu a bola a meio-campo mas, quanto a mim, em virtude de uma tremenda infelicidade. Mas, se repararem, quando o Huntelaar faz o golo, o defesa mais perto do holandês é precisamente o David Luiz. Ou seja, a recuperação dos centrais (Luisão e Javi que compensou a subida do brasileiro) foi feita de forma muito lenta. Falta-me apenas apontar o outro protagonista deste lance: Maxi Pereira. Não percebo como é que numa situação em que o Schalke não tem superioridade numérica, o Maxi prefere colar-se ao Luisão (bem numa primeira fase mas mal a partir do momento que chega o extremo) em vez de acompanhar a movimentação do seu marcador de serviço. Naturalmente que Raúl, apercebendo-se da situação, explora o flanco do uruguaio e o resto já todos sabemos.
Pelo exposto, mais uma vez afirmo que uma equipa que quer ser grande na Europa não pode ter laterais deste calibre mesmo sabendo que, se olharmos para as estatísticas, estão no lote dos 5 jogadores que mais kms correram dentro de campo.

- A lesão de Cardozo. Tenho curiosidade em ver mais vezes o Kardec em campo mas nunca através da infelicidade de um companheiro de equipa. Ainda assim, com a lesão do paraguaio, espero que Jorge Jesus dê mais oportunidades a Weldon que, no meu entender, merecia mais minutos em virtude da relação tempo-qualidade de jogo que desempenhou tão bem na época passada.

- As substituições. Percebi a entrada de Sálvio ao intervalo, não percebi a troca de Aimar por Saviola a meio da segunda parte. O Schalke tinha poucas unidades no meio-campo e nunca foi uma equipa dominadora. O Benfica não tinha necessidade de reforçar esse sector, pese embora a importância da equipa não perder o jogo. Um pouco à imagem daquilo que haviamos visto em Berlim o ano passado, fiquei com a impressão que Jesus preferiu jogar pelo seguro tentando segurar o empate do que propriamente ir à procura do triunfo. Perceberia essa ideia se o Schalke tivesse a sufocar o Benfica ou se o Schalke vivesse um bom momento psicológico capaz de, nos últimos 20 minutos do jogo, empurrar o Benfica para a sua área. Como não era o caso em ambas as situações, achei um erro tirar Saviola (não a entrada de Aimar) e, para ser franco, a querer ser conservador, teria até mais cabimento tirar Cardozo, deixando uma unidade mais móvel e mais criativa no ataque para, quiçá, aproveitar uma situação de contra-golpe.

- O resultado e a vitória do Lyon. Como se não bastasse ter perdido, o Benfica ainda permitiu um segundo golo que, nas contas finais, poderá ter muita importância. Caso Benfica e Schalke se mantenham em igualdade pontual no final, creio que o primeiro critério é precisamente o confronto directo (se estiver errado alguém que me corrija). Se assim for, o Benfica terá de obter uma vitória expressiva sobre o Schalke sob pena de correr riscos neste particular. Veremos.
Confirmou-se também que, ao contrário daquilo que Jesus disse, o Apoel vai mesmo ficar em último do grupo. É uma equipa muito inferior a todas as outras e, em Israel, o Benfica terá, no mínimo, de fazer o mesmo resultado que o Schalke fará. Já em Lyon, tudo o que seja não amealhar pontos poderá significar o adeus à Champions até porque estou convencido que o Schalke fará, no mínimo, 4 pontos nas próximas duas jornadas.

Em suma, creio que este jogo ilustrou bem as deficiências deste Benfica. Na minha opinião, é necessário melhorar a qualidade nos corredores e entrar de forma determinada nos inícios de ambas as partes. Nesse particular, já tivemos algumas melhorias mas é preciso dar continuidade a essa pressão alta e vontade em procurar cedo o golo. Estou convencido que a equipa tem tudo para melhorar se, por exemplo, apresentar o seguinte onze já no próximo jogo:

Roberto, Rúben, Luisão, David Luiz, Coentrão; Javi, Sálvio, Aimar/Martins, Gaitán, Saviola e Kardec.

terça-feira, setembro 28, 2010

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Roma 1-0 Inter (Vucinic)

2. Estugarda 1-4 Leverkusen (Kuzmanovic; Hyypia, Vidal, Balitsch, Sam)

3. Werder Bremen 3-2 Hamburgo (Marin, Almeida (2); Nistelrooy, Pitroipa)

4. Twente 2-2 Ajax (Janssen (2); El Hamdaoui, Enoh)

5. Fulham 0-0 Everton

6. Man City 1-0 Chelsea (Tevez)

7. Lens 0-2 PSG (Demont p.b, Nené)

8. Marítimo 0-1 Benfica (Coentrão)
MVP: Carlos Martins (Benfica)

9. Académica 3-1 Guimarães (Melo, Sougou, Laionel; Edgar)
MVP: Sougou (Académica)

OLHOGOLO:

10. Sporting 1-1 Nacional (Saleiro; Danielson)
MVP: Vukcevic (Sporting)

PONTUAÇÕES:

Faria 24
Lelo 13
Eduardo 14
Black Ice 7
Neves 12
Marco 17
Filipe 19
Salvador 12
Miguel 19
Seco 13
Doc 16
Bruno 12
Soares 14
Telmo 34+3=37
Sérgio 9

VENCEDOR DA JORNADA: TELMO MARQUES = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 71 PONTOS
2º Telmo 69
3º Sérgio Gouveia 62

4º Filipe Rocha 54
5º Miguel Carvalho 48
6º Eduardo 46
7º Marco Ferreira 45
8º Bruno Rocha 36
9º Nélson Soares 35
10º Pedro Neves 34
11º Doc 34
12º Seco 32
13º Lelo Marques 32
14º Tó Salvador 29
15º Black Ice 28


CONSIDERAÇÕES:

- Os meus parabéns ao Telmo que fez um boletim sensacional (até que enfim!), parabéns também ao Faria pelo regresso à liderança e uma palavra para o Filipe e para o Miguel que confirmaram, mais uma vez, o bom momento que vivem nesta altura.

- Perante a escolha do jornal "A Bola" em relação à figura do jogo do Marítimo - Benfica (ainda por cima depois da capa que apresentou nesse mesmo dia), roubando-me 7 pontos (a mim e ao Miguel) e, como se não bastasse, fornecendo assim pontos preciosos a 4 ou 5 participantes que meteram o Martins, só me resta o silêncio em relação a esta palhaçada. Esta semana não há mais comentários sobre esta jornada.

JORNADA 4:

1. Chelsea - Arsenal

2. Nápoles - Roma

3. Inter - Juventus

4. Sevilha - Atlético Madrid

5. Leverkusen - Werder Bremen

6. Dortmund - Bayern Munique

7. Mainz - Hoffenheim

8. Benfica - Braga
MVP:

9. Guimarães - Porto
MVP:

OLHOGOLO:

10. Beira-Mar - Sporting
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 14h25

segunda-feira, setembro 27, 2010

PORMENOR


Tendo visto o jogo do Sporting com relativa atenção, há algumas questões que gostaria de lançar:

Questão nº 1:

- Tendo merecido ou não o empate, foi este o mesmo Nacional que vimos a semana passada frente ao FC Porto?

R: Não. Claramente não. Naturalmente que não há dois jogos iguais mas voltámos a ter um Nacional parecido com aquilo que tinhamos visto frente ao Benfica, isto é, seguro e compacto a defender e, sempre que possível, tentando explorar o contra-ataque. Este facto ficou ainda mas vincado depois de terem obtido o golo da igualdade.

Questão nº 2:

- Como é possível uma equipa como o Nacional, em pleno estádio de Alvalade, conseguir ser mais perigosa (e até respirar melhor) nos últimos 15 minutos de jogo, altura em que, dado ao resultado, qualquer equipa grande deveria asfixiar o adversário na busca incessante do golo da vitória?

R: Já vou chegar onde quero mas deixo uma visão possível para responder a essa situação: o Sporting vive um momento de descrença e Paulo Sérgio ainda não encontrou um modelo de jogo que consiga aproveitar ao máximo todas as qualidades dos seus jogadores. Além disso, fisicamente há jogadores em má forma (Liedson o caso mais evidente mas há outros).

Questão nº 3:

- Permitiria o Porto a "falta de respeito" que o Nacional teve em Alvalade depois de ter chegado à igualdade?

R: Obviamente que não. Em pleno estádio do dragão, o Porto iria para cima, obrigaria o Nacional a defender com todas as suas unidades e nunca deixaria o Nacional trocar a bola no seu meio-campo com 4 e 5 unidades (foi o que vimos em Alvalade). No fundo, o Porto faria exactamente aquilo que muitas vezes vimos o Benfica fazer na época passada.

Pergunta final:

- Perante este cenário, porque é que, nesta temporada, as equipas ditas pequenas não jogam contra o Porto da mesma forma que jogam contra Benfica e principalmente o Sporting?

R: Na minha opinião, por MEDO. Não me interpretem mal, há muito mérito do Porto e demérito dos outros grandes. O "medo" é algo que se constrói. Vendo as primeiras jornadas, o Porto mete medo enquanto que o Benfica e o Sporting ainda não o conseguem fazer. É muito mau quando uma equipa pequena "perde o respeito" e sente que pode chegar à Luz ou a Alvalade para discutir o jogo. A diferença, por exemplo, do Benfica da época passada para o deste ano também residia nesse ponto: as equipas tinham medo de ir à luz e tinham medo de se abrir frente ao Benfica. Este ano, os muitos golos que a equipa já sofreu faz os outros clubes acreditar que é possível fazer o mesmo. No Sporting passa-se isso de uma forma ainda mais vincada. Todas as equipas sentem que se apertarem um pouco (ou com bolas paradas, ou com contra-ataques rápidos), o Sporting abana.
O Porto, na época passada, não metia esse tal medo. E, se repararem, os jogadores são praticamente os mesmos. Esse medo e respeito criam-se e um acumular de vitórias é fundamental para isso. Comece este Porto a perder pontos de forma sucessiva e vão ver que a postura dos outros clubes muda radicalmente. Não diria que é a lei do futebol porque este cenário não se passa em campeonatos como inglês ou italiano mas diria que é a lei do futebol ibérico - se repararem, os clubes têm medo de jogar contra o Barcelona mas não têm qualquer problema em jogar contra o Real Madrid (e todos sabemos que são duas enormes equipas) -.

Mais do que estar a analisar planteis, acho que este pormenor, parecendo isso mesmo, um detalhe, faz toda a diferença.

PS: O Sporting não mereceu empatar mas talvez tenha sido bem castigado pela forma como não "abafou/matou" o adversário quando se encontrou em vantagem. É por estas e por outras que não vejo este Sporting como um verdadeiro candidato ao título, pese embora reconheça a riqueza do seu plantel.

PAREM COM ISSO!


Não sei se sou só eu a ver nisto um problema mas aqui vai:

- Percebo a ideia da Sporttv querer dar oportunidade a ex-futebolistas de falar e explicar este fenómeno mas, na minha opinião, é um erro tremendo colocar pessoas nos comentários que das duas, uma: ou têm limitações gritantes ao nível da comunicação e falta de experiência no ramo; ou estão agregados sentimentalmente a clubes e isso torna as suas análises de uma parcialidade atroz (este aspecto nota-se particularmente nos dérbies ou clássicos). Naturalmente que há excepções (Carlos Manuel, Pedro Henriques e até o Vitor Paneira que, mesmo com algumas calinadas no português, vai-se safando) mas Paulo Madeira (sem comentários), Pacheco, José Carlos, Tulipa (credo!), Nélson (horrível), Paulo Torres, Felipe, Frasco, etc... conseguem tornar o futebol português num jogo ainda mais imperceptível do que aquilo que ele, por si só, é.

Volto a repetir, se calhar sou só eu com esta opinião. O que é certo é que muitas vezes perco o interesse no jogo por causa desta situação. Da mesma forma que a Sporttv investe nos narradores (e, nesse particular, tiro o meu chapéu a nomes como Pedro Sousa, Nuno Matos, José Nunes, Rui Orlando e mais um ou dois que não me recordo do nome (pese embora seja um bom comunicador, não consigo gostar nem um bocadinho do Rui Pedro Rocha), deveria também, no meu entender, rever esta situação - deixou escapar para o Sporting um grande comentador, o que foi pena -.

Lá está, como em tudo na vida, é preciso estudo, é preciso formação. Salvo raras excepções, é sempre ter melhor no desempenho de funções alguém com experiência e estudos do que algúem sem eles. Uma pena a Sporttv não investir neste departamento que aprecio particularmente.

sábado, setembro 25, 2010

Benfica passa na Madeira





Segunda vitória consecutiva do Benfica para o campeonato, a terceira seguida se contabilizarmos também o triunfo frente ao Apoel. Começamos, portanto, a ver um Benfica mais regular no que toca aos resultados (nota também para o facto de não ter sofrido golos nos respectivos jogos) mas ainda tem um longo caminho a percorrer, tendo em conta a elevada fasquia deixada do ano passado. É verdade que a equipa do Benfica dispôs de inumeras ocasiões para marcar - poderiamos estar aqui a falar de uma goleada ao nível da época passada - mas, no meu entender, continua a entrar mal nas partidas, não assumindo o jogo desde o início, permitindo ao adversário ganhar confiança e, com o desenrolar do jogo e a consciência do nulo no marcador, acreditar que é realmente possível fazer o Benfica tropeçar. Mais do que tardar em matar o jogo - e hoje foi nitidamente o que se passou -, penso que, neste tipo de encontros, a chave passará por fazer uma entrada forte no sentido de rapidamente chegar à vantagem (ainda hoje tivemos esse exemplo no jogo do Porto frente à Olhanense, algo que também já tinhamos visto na Madeira frente ao Nacional).

Decisivo Coentrão...

Não há dúvida que Fábio Coentrão tem sido o jogador "+" deste Benfica. Hoje voltou a fazer um grande jogo (particularmente na segunda-parte) e, desta vez, contribuiu com um golo, algo que é uma raridade. Se me perguntassem se acho boa esta opção de Jesus em colocar Coentrão a médio ala, responderia de uma forma pouco clara já que por um lado, e tendo em conta aquilo que se viu nos últimos dois jogos, o Benfica ganha velocidade e mais verticalidade no seu jogo, um pouco à semelhança daquilo que se via o ano passado com Di Maria; por outro lado, acho que Jesus faz mal já que Coentrão também consegue dar essa qualidade ao lado esquerdo do ataque partindo de lateral e, o aspecto principal, a equipa não ganha rigorosamente nada com a titularidade de Peixoto. Além disso, já vi Coentrão e Gaitán fazerem coisas boas juntos e gostaria de os ver numa fase boa da equipa (começa a ser o caso) em que os níveis físicos e psicológicos estão mais elevados.
Posto isto, no futuro gostaria de ver Coentrão e Gaitán mas agradar-me-ia ver o português a extremo na deslocação à Alemanha. A equipa na Champions não vai sempre jogar em ataque continuado e é preciso ter homens na frente (Coentrão, Saviola ou Sálvio) que metam a defesa contrária em sentido.

Roberto, Maxi, Sálvio e Cardozo...

Sobre Roberto, creio que o espanhol fez o melhor jogo com a camisola do Benfica. Fez três ou quatro defesas de grande qualidade e, desta vez, esteve impecável sempre que atacou os cruzamentos. Nota-se que está mais confiante e está a começar a transmitir isso para os companheiros de equipa.

Maxi Pereira foi, neste jogo e mais uma vez, o elo mais fraco desta equipa. Podem argumentar que o uruguaio dá tudo em campo, podem desculpá-lo com o facto de ter vindo mais tarde em virtude do Mundial mas os factos são para ser analisados de forma séria. Para não variar, foram muitos os erros do uruguaio: limitações gritantes na recepção de bola, dificuldades no passe, mau posicionamento defensivo (então quando apanha um jogador rápido pela frente é um problema), enfim, é verdade que sob ponto de vista da aplicação nada se lhe pode apontar mas só esta virtude não pode fazer deste atleta um titular do Benfica. Como tal, Rúben Amorim contra o Schalke.

Gostei da entrada de Sálvio na partida. Para quem teve tanto tempo parado e com ainda pouco tempo de Benfica (futebolisticamente falando), confesso que me agradou a forma desinibida com que foi para cima dos adversários e se mostrou confiante em algumas abordagens ofensivas. Foi pouco tempo, é certo, mas prometeu. Esperemos que possa aparecer bem contra o Schalke já que é importante ter alguém com as suas características naquele flanco. É que, Gaitán, pese embora ter feito uma exibição satisfatória, não tem os argumentos necessários para poder jogar naquele flanco, até porque, fundamentalmente, lhe falta pé direito.

Óscar Cardozo daria um case study curioso. Olhando para as estatísticas, é inegável que tem dado muito ao Benfica. O problema é que jogos como hoje dão razão a quem desconfia da utilidade de Cardozo nesta equipa do Benfica. Depois de, na semana passada, ter feito o melhor jogo com a camisola dos "encarnados", hoje voltou a fazer um mau jogo, ao nível dos muitos que tem feito esta época. Muito lento, passivo e profundamente perdolário.
Ora bem, na minha opinião, Cardozo está longe de ser um "fora-de-série" ou um verdadeiro matador, pese embora as estatísticas contrariarem esta minha ideia. Sustento esta minha posição dizendo que Nuno Gomes também fez 24 golos numa temporada e todos reconhecemos que o "21" do Benfica nunca foi nem nunca será um "matador". Por outro lado, também estou contra aquelas pessoas que assobiam Cardozo ou que entendem que o paraguaio nada traz ao futebol do Benfica. Pelo exposto, diria que a minha opinião sobre o "tacuara" está ali algures no meio. E é por isso que não consigo compreender esta obcessão de Jorge Jesus por Óscar Cardozo. Até mais do que Saviola, Jesus entende que Cardozo é um titular indiscutível e SEMPRE a tempo inteiro. No meu entender, Saviola estava a ser um elemento válido no ataque, mexido e, pareceu-me, em boas condições físicas. Já Cardozo queixava-se das costas e andou literalmente a arrastar-se no campo, mais visível a meio da segunda parte. Não compreendo a entrada de Jara e a saída de Saviola - Jesus é fiel à sua ideia de jogar com um "pinheiro" e uma "florzinha" em simultâneo, sendo contra a combinação de dois "pinheiros" ou duas "flores" (raramente se viu Kardec com Cardozo em campo na época passada e raramente se deverá ver Saviola com Jara nesta época). Não concordo com esta visão até porque cada jogo é um jogo e às vezes é importante mais velocidade na frente ou então mais altura na área.

Pelo exposto, diria que tivemos um Benfica razoável em que evidência melhorias comparativamente ao que vimos no início de época mas ainda com alguns problemas para resolver, nomeadamente nas laterais e na forma de abordar os jogos desde o primeiro minuto.

Sobre o Schalke...

Pelo facto do Schalke 04 ser o próximo adversário do Benfica, estive com atenção a este último jogo. Saldaram-se com um comprometedor empate caseiro frente ao Borussia Monchengladbach e a coisa só não foi mais negra (estiveram a perder 0-2) porque um jogador dos forasteiros foi expulso, obrigando a equipa a jogar mais de 20 minutos com dez unidades.

Pelo que vi deste jogo (foi a primeira vez que vi o Schalke esta época), diria que o Benfica tem francas hipóteses de conseguir um bom resultado (o empate, no meu entender, já seria um bom resultado). O Schalke tem muito boas individualidades mas ainda está longe de ser uma boa equipa. Essencialmente, porque defende mal. É uma equipa que ataca com muita gente e é facilmente surpreendida em contra-ataque. Posso dizer-vos que foram muitas as situações em que vi os dois laterais, ao mesmo tempo, perto da baliza contrária. Se a isto juntarmos o facto dos centrais (Metzelder e Plestan) serem muito duros de rins - fazem do jogo aéreo o seu ponto forte -, creio que o Benfica tem francas hipóteses de surpreender os alemães e marcar fora de casa.

Não sei em que sistema Magath se vai apresentar contra o Benfica mas gostaria que jogasse com a táctica que utilizou no primeiro tempo. Magath jogou numa espécie de losango, com um afunilamento tremendo de jogadores no corredor central. Não há dúvida que Jurado e Rakitic são dois jogadores de grande qualidade técnica mas, invariavelmente, ocupavam uma zona central do terreno. Por conseguinte, a equipa ficava sem asas e, nesse sentido, Raúl e Huntelaar raramente eram servidos com qualidade.
No segundo tempo, com a entrada de Fárfan, a equipa ganhou essa tal verticalidade no seu futebol e foi por aí que conseguiu chegar à igualdade. Huntelaar e Raúl foram melhor servidos e, naturalmente, fizeram a diferença.

Desconfio deste Schalke, mesmo sabendo que ocupa a penúltima posição na tabela classificativa. Naturalmente que a confiança não é muita mas são competições diferentes e isso poderá ser um estimulo na tentativa de inverter este cenário francamente negativo. Não se pense que o público do Shalke vai criar um ambiente hostil à sua equipa porque, a ver por este jogo, foram muitos os aplausos/cânticos e ZERO os assobios.
Para concluir, penso que a chave para um bom resultado do Benfica terá de passar por uma entrada determinada no jogo. Marcar primeiro será meio caminho para um resultado positivo.






terça-feira, setembro 21, 2010

ROLABOLA (Resultados + 3ª JORNADA)


Resultados e Marcadores:

1. Man Utd 3-2 Liverpool (Berbatov (3); Gerrard (2))

2. Palermo 1-2 Inter (Ilicic ; Eto'o (2))

3. Udinese 0-4 Juventus ( Bonucci, Quagliarella, Marchisio, Iaquinta)

4. Atlético Madrid 1-2 Barcelona (Garcia; Messi, Piqué)

5. Bordéus 2-0 Lyon (Diarra, Jussie)

6. Feyenoord 1-2 Ajax ( Bahia ; De Jong, El Hamdaoui)

7. Fenerbahce 1-1 Besiktas ( Niang ; Guti)

8. Beira-Mar 1-1 Marítimo (Rui Sampaio; Baba)
MVP: Rui Sampaio (Beira)

9. Paços Ferreira 2-2 Braga (Baiano, Cohene ; Moisés, Aguiar)
MVP: Baiano (Paços)

OLHOGOLO:

10. Benfica 2-0 Sporting (Cardozo (2))
MVP: Cardozo (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Faria 20
Filipe 17
Neves 19
Eduardo 16
Marco 12
Miguel 23+3=26
Soares 12
Lelo 11
Salvador 14
Sérgio 23+3=26
Bruno 14
Black Ice 12*
Telmo 19*

*Jogaram depois do prazo pelo que tiveram alguns palpites anulados.

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: SÉRGIO GOUVEIA + MIGUEL CARVALHO = 26 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º SÉRGIO GOUVEIA 53 PONTOS
2º Pedro Faria 47
3º Filipe Rocha 35

4º Eduardo 32
5º Telmo 32
6º Miguel Carvalho 29
7º Marco Ferreira 28
8º Bruno Rocha 24
9º Pedro Neves 22 (entrou com 3 pontos, pontuação que tinha o último classificado)
10º Black Ice 21
11º Nélson Soares 21
12º Seco 19
13º Lelo Marques 19
14º Doc 18
15º Tó Salvador 17 (entrou com 3 pontos, pontuação que tinha o último classificado)


CONSIDERAÇÕES:

- Uma resposta à campeão e a confirmação de um verdadeiro e assumido candidato ao título, foi assim que vi as prestações do Miguel Carvalho e do Sérgio Gouveia, respectivamente. Miguel deu mesmo um pontapé na crise e arrancou para uma brilhante jornada que, para além de lhe ter valido a vitória nesta ronda, deu-lhe a oportunidade de fugir aos lugares de descida, passando agora a ocupar um confortável 6º lugar. Cá estaremos na próxima semana para ver se esta exibição é para manter ou se, por outro lado, voltaremos a ter o efeito "yo-yo" na sua respectiva classificação.
No que diz respeito ao Sérgio, faz-me lembrar o velhinho Trapattoni. Os anos vão passando, as tecnologias vão avançado mas nem por isso este participante muda a sua maneira de pensar ou de actuar. É fiel aos seus principios, joga pela certa e acredita bastante no seu sistema de jogo. Falta-lhe o tão ambicionado título, algo que, muito honestamente, já merecia.

- Como vêem, quando é para "falar" bem também o faço. Além destas boas exibições, gostei particularmente do 1-1 do Telmo no jogo da Turquia (infelizmente o golo do Guti nos últimos minutos roubou-me 7 preciosos pontos já que havia colocado 1-0 para o Fener) e de mais uma jornada aceitável do Eduardo e do Filipe. Salientar também o regresso em grande do Pedro Neves que, mesmo tendo falhado a jornada inaugural, já lá anda em cima.

- Como "passarinho" desta semana, claramente o Black Ice. Não que tenha feito uma pontuação assim tão negativa mas porque tentou ludibriar a malta colocando resultados certos depois da hora. Diria mesmo que só assim é que o mesmo consegue acertar em algum resultado sem ser o olhogolo. Cá estarei para registar o dia em que o Black Ice conseguir acertar num resultado.

Continuação de bons palpites e verifiquem as vossas pontuações!

JORNADA 3:

1. Roma - Inter

2. Estugarda - Leverkusen

3. Werder Bremen - Hamburgo

4. Twente - Ajax

5. Fulham - Everton

6. Man City - Chelsea

7. Lens - PSG

8. Marítimo - Benfica
MVP:

9. Académica - Guimarães
MVP:

OLHOGOLO:

10. Sporting - Nacional
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 12h40

segunda-feira, setembro 20, 2010

E TUDO CARDOZO LEVOU




Sem espinhas! Vitória justa do Benfica num jogo com muitas faltas e com pouco futebol. Para os da casa, valeu pela entrega, dedicação e vontade de mudar o rumo na Superliga. É (e foi!) um Benfica completamente diferente da época passada em que dá a iniciativa de jogo ao adversário e depois tenta "matá-lo" com transições rápidas. Foi o que vimos, fundamentalmente quando ainda havia igualdade no marcador. Estou convencido que não é assim que Jesus quer que a equipa jogue mas ontem teria praticamente de ser assim porque o Benfica tinha a obrigatoriedade de ganhar e não podia dar-se ao luxo de sofrer um golo primeiro. Nesse sentido, diria que tivemos uma equipa competente, disciplinada e, pese a fraca nota artística, o objectivo principal foi conseguido, algo que, invariavelmente, permitirá à equipa respirar melhor e carburar de outra forma em eventos futuros.

Quanto à equipa do Sporting, confesso que esperava muito mais. É por estas e por outras que digo que falta qualquer coisa a esta equipa para a ver como uma verdadeira candidata ao título. Não há dúvida que tem melhores jogadores do que na época passada mas vejo em muitos deles um desacreditar e um medo de errar tremendos. Exceptuando Valdés (que esteve longe do Valdes que vi na Atalanta), diria que não houve ninguém no Sporting capaz de progredir com bola na tentativa de criar desequilibrios. Nestes jogos em que a adrenalina está nos limites, é preciso "ir para cima", ganhar faltas, criar rupturas, algo que, manifestamente, o Sporting não fez. É verdade que o Benfica cometeu muitas faltas (penso que 28) mas as mesmas foram as chamadas "faltinhas à portuguesa", com ligeiros toques ou quedas em simples disputas de bola. Faltou um assumir de jogo mais personalizado por parte dos "leões" de modo a assustar um Benfica já por si "assustado", em virtude da má classificação.

Do que mais gostei no jogo?

- Do "bis" de Cardozo que fez, quanto a mim, a melhor exibição desde que está no Benfica (e não foi só pelos golos que marcou mas também pela mobilidade e disponibilidade ao jogo). É curioso que voltámos a ter Kardec apto e Cardozo voltou a elevar a fasquia.

- Do comportamento dos adeptos. Um derby sem cânticos ofensivos e sem "arruaça" dentro e fora do estádio.

- Da forma como o Benfica bloqueou todas as vias para a sua baliza depois de se ter encontrado a vencer.

Do que menos gostei?

- Da exibição de Nuno André Coelho. Peço desculpa mas não consigo gostar deste jogador. Não sabe sair a jogar e tem muitas deficiências ao nível do posicionamento. É verdade que é rápido e é bom a dobrar o lateral do seu lado, também é forte no jogo aéreo mas comete erros a mais por jogo. E quando o nível do adversário aumenta, mais se nota a sua intranquilidade.

- Pouco Maniche e muito pouco Matias Fernandez. O grande mérito de Jesus foi não deixar jogar o meio-campo leonino e o grande defeito dos "leões" foi não ter tido qualidade na posse de bola. Estes dois jogadores praticamente não estiveram envolvidos nos ataques da sua equipa, quando os mesmos fazem da qualidade de passe a sua principal arma.

- Das declarações de Paulo Sérgio. Dizer que o Sporting fez um bom jogo e que a sua equipa apenas foi inferior ao Benfica ao nível da eficácia revela, no mínimo, desatenção àquilo que foi a partida. O Sporting teve uma grande ocasião de golo em todo o jogo, por intermédio de Liedson já na segunda parte. É bonito o seu discurso mas, sinceramente, não "cola".

sexta-feira, setembro 17, 2010

FAVORITO




Todos nós sabemos que o futebol dá muitas voltas e o que hoje parece certo, amanhã parece completamente diferente. Serve isto para vos dizer que, na minha opinião, o Porto é, neste momento, a equipa mais forte da Liga Europa. É arriscado afirmar isto sabendo que ainda só estamos na primeira jornada da competição e que ainda faltarão vir as equipas da liga dos campeões mas, mesmo sabendo da presença de equipas como Liverpool, Juventus, Man City, Atlético Madrid, Sevilha ou Zenit, estou em crer que o Porto tem tudo para chegar à final de Dublin. Naturalmente que ainda é muito cedo, há equipas que ainda estão em construção mas, no meu entender, vejo este Porto muito forte e com soluções para atacar todas as competições onde está inserido. Diria que, em termos de qualidade do plantel, só o City parece superior (pese embora o facto de não acreditar no projecto e no treinador). Também é sabido que é preciso ter sorte nos sorteios mas acredito que este Porto pode reeditar o sucesso alcançado por Mourinho em 2003.

É impressionante a qualidade deste plantel. Exceptuando a zona central da defesa - claramente o ponto mais fraco deste Porto, ainda que falte Otamendi -, esta equipa é assustadora. Nas laterais, dois internacionais uruguaios de fazer inveja a muitas das melhores equipas europeias; no meio-campo temos Fernando, Souza, Belluschi, Moutinho, Castro, Rúben Micael, enfim, dava para fazer 3 meios-campos e de uma enorme qualidade. Nas extremas temos Varela, Hulk (que continuo a achar jogador para integrar qualquer plantel da europa), Cristian Rodriguez, Mariano e ainda há jogadores como Ukra (toda a gente sabe do potencial deste garoto) e James, um jogador que ainda só vi jogar no youtube e me deixou de água na boca. Finalmente, na frente de ataque, temos Falcao que, quanto a mim, é um dos mais completos avançados da Europa - não digo de primeira linha mas claramente numa segunda, à imagem de Lisandro -. Não esquecer que há ainda Walter, um avançado que conheço bem das selecções jovens do Brasil e que tem um potencial tremendo.

Por conseguinte, não só vejo muito difícil a tarefa dos rivais portugueses para chegar ao título nacional como também acho que equipas como Liverpool, City, Atlético ou Sevilha, apesar de terem muito nome e excelentes individualidades, não têm a consistência nem a qualidade de jogo que o Porto tem. Volto a repetir, ainda é muito cedo para especulações e só com o fecho do mercado de Janeiro é que podemos avaliar, com mais exatidão, o valor e potencial de cada equipa. Ainda assim, arrisco dizer que o Porto vai chegar, no mínimo, às meias-finais desta competição.

terça-feira, setembro 14, 2010

3 PONTOS




Salvaram-se os três pontos. É curioso que o Benfica já perdeu jogos esta temporada em que fez muito mais para ganhar do que aquilo que fez hoje. Não interpretem mal, a vitória do Benfica foi justa e nunca esteve em causa. E, para dizer isto, tenho de me referir ao adversário. Acho, muito honestamente, que Jorge Jesus sobrestimou esta equipa israelita. Posso estar enganado mas, a ver pela amostra de hoje, não acho que o Hapoel consiga melhor que o 4º lugar. Apesar de ter visto qualidade na circulação de bola, achei esta equipa muito frágil a defender e pouco mortífera no ataque. Tem um grande guarda-redes mas não creio que vá fazer grande mossa, sobretudo nos jogos fora de casa. Provavelmente irá complicar a vida às três equipas do grupo em Israel - em boa parte devido ao ambiente - mas penso que não fará mais de 4 pontos neste grupo. Em suma, tivesse o Benfica apanhado um opositor de maior cartel e tenho dúvidas que os de Jesus tivessem conseguido a vitória.

Faltou alegria a esta equipa. Percebo que não seja fácil o momento em virtude da série negativa de resultados. No entanto, por se tratar de uma competição diferente, esperava mais. Mais velocidade, mais alegria, maior vontade em vencer. Tal não se verificou. A equipa mostrou claros sinais de nervosismo e até de alguma fragilidade física. Neste particular, a excepção foi mesmo Pablo Aimar que, quanto a mim, foi, a par de Coentrão, o melhor jogador "encarnado". É pena o argentino ser tão inconstante já que quando parece (fisicamente) mais disponível, a qualidade do futebol benfiquista sobe para outros patamares.
Não gostei da atitude nem da prestação de Cardozo (pese o facto de ter marcado o segundo golo), acho também que Saviola não está no seu melhor mas o que é certo é que Jesus teima em não apostar em Weldon para a frente de ataque. Espero que, com o regresso de Kardec, o cenário se altere até porque é muito mau para a equipa quando um jogador se acomoda ao lugar sabendo que, jogando bem ou mal, é e será sempre titular.

Boa entrada na Champions mas, francamente, é preciso muito mais contra Schalke, Lyon e, já agora, contra o Sporting.

segunda-feira, setembro 13, 2010

ROLABOLA


JORNADA 2:

1. Man Utd - Liverpool

2. Palermo - Inter

3. Udinese - Juventus

4. Atlético Madrid - Barcelona

5. Bordéus - Lyon

6. Feyenoord - Ajax

7. Fenerbahce - Besiktas

8. Beira-Mar - Marítimo
MVP:

9. Paços Ferreira - Braga
MVP:

OLHOGOLO:

10. Benfica - Sporting
MVP:

MARCADOR DE SERVIÇO:

PRAZO: Sábado, 14h25

ROLABOLA


Resultados e Marcadores:

1. Cagliari 5-1 Roma ( Conti, Matri (2), Acquafresca, Lazzari; De Rossi)

2. Bilbao 1-2 Atlético Madrid (Llorente; Fórlan, Tiago)

3. Dortmund 2-0 Wolfsburgo (Sahin, Kagawa)

4. Bayern Munique 0-0 Werder Bremen

5. Lokomotiv Moscovo 1-0 CSKA (Maicon)

6. Everton 3-3 Man Utd (Pienaar, Cahill, Arteta; Fletcher, Vidic, Berbatov)

7. Juventus 3-3 Sampdória (Marchisio, Pepe, Quagliarella; Pozz (2), Cassano)

8. U. Leiria 2-1 Nacional (Marcos Paulo, N'Gal; Juninho)
MVP: Marcos Paulo (Leiria)

9. Porto 3-2 Braga (Varela (2), Hulk; Aguiar, Lima)
MVP: Hulk (Porto)

OLHOGOLO:

10. Académica 3-0 Naval (Sougou, Fidalgo, Berger)
MVP: Peiser (Académica)

PONTUAÇÕES:

Faria 24+3=27
Black Ice 9
Seco 19
Doc 18
Soares 9
Sérgio Gouveia 24+3=27
Bruno Rocha 10
Telmo 13
Marco Ferreira 16
Filipe Rocha 18
Miguel 3
Lelo 8
Eduardo 16

VENCEDOR(ES) DA JORNADA: PEDRO FARIA + SÉRGIO GOUVEIA = 27 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º PEDRO FARIA 27 PONTOS
2º SÉRGIO GOUVEIA 27

3º Seco 19
4º Doc 18
5º Filipe Rocha 18
6º Marco Ferreira 16
7º Eduardo 16
8º Telmo 13
9º Bruno Rocha 10
10º Black Ice 9
11º Nélson Soares 9
12º Lelo Marques 8
13º Miguel Carvalho 3


CONSIDERAÇÕES:

- Antes de mais, agradeço a todos aqueles que gostam de participar neste passatempo, independentemente de haver ou não prémios envolvidos. Mais do que tudo, o Rolabola serve para passar um bom bocado, avaliar conhecimentos desportivos e criar motivos de discussão sobre o desporto de que tanto gostamos. Mais uma vez, o meu agradecimento extensivo a todos.

- Quanto a esta primeira jornada, a única novidade prende-se com o aparecimento de um elemento novo que nunca havia jogado o Rolabola: trata-se do Filipe Rocha que, como podem facilmente reparar através do apelido, é meu irmão. Garanto-vos que o mesmo não terá qualquer tratamento especial e não será poupado cada vez que fizer boletins miseráveis, ao nível dos que Soares, Marques e afins nos proporcionam constantemente.
Por uma questão de cortesia, desejo-lhe a melhor sorte possível e que consiga honrar o nome da família, algo que, por exemplo, o Eduardo tem dificuldade em fazer.

- Em relação aos palpites desta ronda inaugural, gostei particularmente do tiro certeiro do Edu no olhogolo. Naturalmente que a expulsão do jogador da Naval numa fase precoce do jogo ajudou o seu palpite a ganhar consistência mas, independentemente disso, gostei da audácia. A ver vamos se esta entrada bastante satisfatória será, finalmente, sinónimo de um verdadeiro candidato ao título.

- Folgo em saber que os "verdes" do nosso rolabola estão bem maduros e prontos para atacar o título. Pedro Faria e Sérgio Gouveia entraram de forma brilhante nesta edição do Rola e procuram rapidamente fugir do pelotão. Boa "bolacha" do Faria no marcador de serviço, um jogador que raramente aparecia nos nossos boletins mas que, estou certo, esta temporada vai dar mais que falar, isto apesar de Rooney ser, no Manchester, a grande referência.

- Uma palavra final para o Miguel Carvalho, o "passarinho da semana". É verdade que fez um bom mundial mas o mesmo já acabou. É bom que este participante pense no campeonato em vez das férias.

Continuação de bons palpites!

PS: Quem quiser ainda pode entrar. Entrará com os pontos do último classificado. A entrada é gratuita.

sábado, setembro 11, 2010

SÁBADO DESPORTIVO


Vi com atenção alguns jogos dos mais importantes campeonatos. Aqui ficam algumas reflexões sobre o que vi:

- Gostei, mais uma vez, do Manchester United. Nani em grande forma, Berbatov ao nível daquele avançado fino que conhecemos no Leverkusen ou Tottenham e nota ainda para a excelente condição física de jogadores como Giggs ou Scholes. Lamento profundamente aqueles dois golos sofridos já no período de descontos que, apesar de terem premiado o esforço e acreditar dos "toffees", trouxeram injustiça ao resultado.

- É verdade que o Chelsea perdeu três jogadores importantes no seu meio-campo (Ballack, Deco e Joe Cole) mas ganhou um jogador absolutamente fantástico: Michael Essien. As lesões que o apoquentaram na época passada já lá vão e, fruto de uma incrível força física, aparece neste principio de época como o grande carregador de piano da equipa. De resto, mais uma vitória dos "blues" que se afirmam como o grande candidato ao título.

- Não há dúvida que José Mourinho é muito bom mas há coisas estranhas que se passam nos campeonatos onde ele está presente. Aquilo que se passou em Camp Nou é inacreditável. O super Barcelona perder com o Hércules, não marcando qualquer golo e podendo até ter sofrido um terceiro, é algo que contado ninguém acredita. Aconteceu e a verdade é que Mourinho já vê o Barcelona de cima. Importa salientar que a vitória do Real sobre o Osasuna foi curta e com um futebol pouco atractivo. Penso que o Real Madrid terá de dar mais já que aquilo que se passou hoje em Barcelona, dificilmente se voltará a repetir.

- O Sporting falhou um teste muito importante. Empatar em casa com o Olhanense sabendo do desaire do Benfica e do embate entre os dois primeiros (alguém ou mesmo os dois teriam que perder pontos) não lembra a ninguém. Há, evidentemente, mérito da Olhanense mas o Sporting, na qualidade de visitado e de candidato ao título, tem de fazer muito mais. É por estas e por outras que desconfio desta equipa. Há qualidade no plantel, há mais soluções do que na época passada mas falta qualquer coisa. E, na minha opinião, não é só o tal "pinheiro".

- Grande jogo no dragão entre duas grandes equipas. O Braga mostrou saúde física e a solidez defensiva que já nos habituou mas desta vez encontrou pela frente uma equipa que tem muitas soluções ofensivas. Desde os desequilibrios de Álvaro Pereira até à magia de Hulk, o Porto está bem e recomenda-se. Vão 4 vitórias em outros tantos jogos e começa-se a criar um fosso bastante significativo.
Se me permitem, gostaria de fazer alguns destaques. No lado portista, Álvaro Pereira, Varela e Hulk foram as unidades mais, sendo que, no meu entender, o "incrível" foi o melhor jogador em campo. Nota positiva também para Fernando e Belluschi que ganharam a batalha no meio-campo e para Falcao que, mesmo não marcando, faz aquilo que um ponta-de-lança deve fazer: sacrifício, abrir linhas para os médios e mostrar-se disponível sempre que a equipa transita para o ataque. Um bom exemplo para Cardozo tirar notas.
No lado bracarense, fantásticos os golos de Luis Aguiar e Lima, dois jogadores de que tenho as melhores impressões. Desta feita, não tiveram os habituais contributos de Paulo César ou Alan que costumam dar profundidade às alas. Dizer também que não tivemos o melhor Salino.
Na defesa, mais uma vez fiquei com a impressão que Elderson sente dificuldades quando apanha um extremo veloz pela frente. Já o tinha sido com Navas e agora voltou a falhar na marcação a Hulk. Tem como atenuante o facto de ter tido pela frente um grande jogador, tal como frente ao Sevilha.

- Não vi mas não posso deixar de assinalar as derrotas de Roma e Milão e mais um empate comprometedor do Lyon. A juntar às muitas surpresas do dia de hoje, fica demonstrado que é cada vez mais difícil ganhar. Mau para quem joga na casa de apostas, como é o meu caso.

sexta-feira, setembro 10, 2010

ERROS CAPITAIS




Por norma não comento arbitragens mas acho que, neste jogo em particular, seria de mau tom não sublinhar os inumeros erros de Olegário Benquerença, em prejuizo claro do Benfica. Quem viu o jogo ou ouviu a conferência de imprensa de Jorge Jesus, certamente que sabe do que estou a "falar".

O jogo até foi de boa qualidade. Duas boas equipas, bolas de golo nas duas balizas, incerteza no resultado até final, portanto, só foi pena a equipa de arbitragem não ter estado à altura.
Muito honestamente, acho o resultado injusto. Apesar das oportunidades de golo terem sido repartidas, creio que o Benfica fez o suficiente para sair de Guimarães com um triunfo. Naturalmente que, no segundo tempo, os riscos tomados pelos "encarnados" foram maiores e, muito bem Manuel Machado, tirou partido dessa situação, tendo, com inteligência, explorado os espaços, logrando uma feliz vitória.

Mediante o título deste post, pode à primeira vista parecer que me estou somente a referir aos erros de Olegário. Reitero que o mesmo desvirtuou por completo o resultado. Contudo, na minha opinião, houve um outro interveniente que não foi feliz neste jogo em particular: Jorge Jesus. Continuo a achar que é o treinador certo para o Benfica mas hoje "matou" completamente a equipa, quando a mesma estava a começar a encostar o Guimarães à sua grande área. Trocar Gaitan por César Peixoto é de bradar aos céus, ainda por mais quando o argentino estava a ser dos mais desequilibradores no ataque. Depois, como se não bastasse, retirou Carlos Martins do campo que estava a ser só o melhor jogador do Benfica. Em contrapartida, deixou Aimar e Cardozo no terreno do jogo quando os mesmos não estavam a trazer rigorosamente nada à equipa. Se em relação ao argentino ainda dou o benefício da dúvida já que "el mago" é capaz de resolver o jogo com um passe fantástico ou um golo de antologia, o mesmo já não posso dizer em relação a Cardozo. Percebo o porquê de Jesus gostar tanto do paraguaio mas não pode deixá-lo sempre em campo, quase como um elemento insubstituível quando, em certas circunstâncias, o atleta não causa qualquer tipo de embaraço ao adversário. Não havendo Kardec, há Weldon que já mostrou que tem valor para entrar em campo e resolver.

Está muito complicada a tarefa do Benfica. Poder vir a estar a 9 pontos do Porto é algo preocupante. Assim vai a vida do campeão!

quarta-feira, setembro 08, 2010

REFLEXÕES




Quem me conhece sabe que prefiro muito mais falar e escrever sobre o(s) jogo(s) de futebol (literalmente) do que propriamente sobre casos de arbitragem, polémicas de bastidores, casos com direcções, seleccionadores ou treinadores, etc... Tendo essa permissa como ponto de partida, devo dizer que muito pouco há a dizer sobre Portugal neste duplo confronto europeu. Às vezes os resultados não querem dizer tudo mas, neste caso, o desastre de ontem e o terramoto de sábado são, a meu ver, surreais e espelham na perfeição aquilo que se está a passar no seio da equipa. Um conjunto de jogadores sem ambição, sem vontade, sem interesse pela causa a que foram pré-designados - talvez também por virmos de um pós-mundial e um início ainda não decisivo de uma qualificação para um europeu que só terá lugar em 2012 - e, quanto a mim o ponto mais grave, sem condições mentais para suportar os problemas extra-futebol que estão a viver. Por tudo isto e muito mais, acho que a selecção merece o desprezo dos adeptos até prova em contrário.

Uma palavra para Eduardo. Não há dúvida que ficou inteiramente ligado ao único golo da Noruega - custa tanto ver uma equipa perder contra uma selecção tão fraquinha e que, contra um Portugal de "terceiro mundo", não fez (praticamente) um remate à baliza e ganhou o jogo - mas, muito sinceramente, digo: se alguém merecia mais sorte nestes dois confrontos era precisamente o actual guarda-redes do Génova. É de uma dedicação ao jogo, procura sempre trabalhar os pontos fracos, falar com os colegas, incentivar, enfim, nunca pensei dizer isto mas, se alguém do actual grupo merecia outro desfecho era precisamente Eduardo.

Sobre os outros jogadores, Bruno Alves em péssima forma, Miguel (no primeiro jogo, no Mundial, nos últimos anos, etc...) provou que não pode continuar a ser chamado para a selecção. É um "crime" este jogador continuar a fazer parte de uma equipa como o Valência. Não sei se Silvio é a solução, Paulo Ferreira também não é grande espingarda mas, na ausência de Bosingwa, terá de ser um destes a aguentar aquele lado.
No meio-campo, gostei de ver o regresso de Manuel Fernandes, jogador que sempre apreciei e sempre defendi como jogador com valor para ser chamado com regularidade por Queiróz. Ainda longe do ideal mas, no meio da mediocridade, até foi dos menos maus.
Tiago e Meireles... sim mas ainda longe da melhor forma; Danny completamente fora do espírito da selecção, isto apesar de o achar com talento; Quaresma razoável mas com os defeitos que não lhe permitem explodir nos melhores campeonatos europeus; Hugo Almeida esforçado mas abandonado e Nani com muito talento mas muito desapoiado. Pela análise, dá para ver que os nossos jogadores, individualmente falando, têm talento mas falta qualquer coisa. Aliás, falta muita coisa. Diria mesmo que falta o principal: alguém que compreenda os atletas e alguém que faça de um conjunto de jogadores uma verdadeira equipa. Neste momento estamos longe de formar um bom plantel, mesmo considerando que, apesar das desistências de última hora, a matéria prima continuar a ser interessante. Nem todas as selecções se podem dar ao luxo de dizerem que têm 2 centrais do Real Madrid, um lateral do Chelsea, um defesa esquerdo do melhor que há na Europa, um médio do Liverpool, outro do Atlético de Madrid, mais um do Valência e extremos como Nani e Ronaldo (que dispensam apresentações). Mesmo o avançado, não sendo nada do outro Mundo, joga no Werder Bremen. E a juntar a tudo isso, há uma imensidão de jogadores com talento (Moutinho, Micael, Martins, Varela, Amorim, Veloso, Bebé, etc...) que, em 2012, poderão ter uma palavra a dizer.

A tarefa está difícil, o barco está à beira de ir ao fundo mas os icebergs (entenda-se, adversários no grupo) são tão acessíveis e tão fraquinhos - apesar dos resultados e dos últimos confrontos com a Dinamarca deitarem por terra esta minha opinião) - que, muito sinceramente, ainda acredito no apuramento. Para já, está negro o cenário.

segunda-feira, setembro 06, 2010

ROLABOLA


JORNADA 1:

1. Cagliari - Roma

2. Bilbao - Atlético Madrid

3. Dortmund - Wolfsburgo

4. Bayern Munique - Werder Bremen

5. Lokomotiv Moscovo - CSKA

6. Everton - Man Utd

7. Juventus - Sampdória

8. U. Leiria - Nacional
MVP:

9. Porto - Braga
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Naval
MVP:

MARCADOR:

PRAZO: Sábado, 12h40

sexta-feira, setembro 03, 2010

NEYMAR




Ultimamente tenho andado mais atento a outros campeonatos, nomeadamente argentino e brasileiro. É sabido o muito interesse que estes dois mercados despertam na Europa e, como tal, daqui para a frente andarei mais "em cima" do que se passa nos mais importantes campeonatos sul-americanos.

Posso dizer-vos que, no espaço de uma semana, já vi pormenores absolutamente surpreendentes de Tanque Silva, ex-jogador do Beira-Mar que teve o seu ponto alto em Portugal num jogo frente ao Benfica, em pleno Estádio da Luz. Pois bem, conhecido como Santiago Silva na Argentina, é, actualmente, titular da equipa do Velez Sarsfield, isto depois de na temporada passada ter marcado 22 (!) golos ao serviço do Banfield. Não sei quantos golos leva nesta época mas sei que marcou um grande golo de cabeça frente ao Boca Juniores (isto para além de ter mostrado pormenores de verdadeiro ponta-de-lança). Podem desvalorizar o assunto pelo facto de já o conhecerem e de não ter mostrado praticamente nada no nosso futebol mas, pela amostra e pelos dados que recolhi, parece estar a atravessar o melhor momento da carreira. Com 28 anos, confesso estar curioso em ver um próximo jogo do Velez, até porque há lá um menino de nome Ivan Bella (meu conhecido do Sul-Americano de sub-20) que tem um pé esquerdo absolutamente fabuloso. Tenho praticamente a certeza de que, dentro de dois anos (máximo), estará na Europa.

No Brasil, já vi Deco por duas vezes mas no Fluminense é Conca quem, para já, assume as despesas do ataque tricolor. Este médio ofensivo argentino já reune a minha simpatia há muito tempo. Continuo a estranhar o facto deste jovem de 27 anos continuar num patamar tão baixo, tendo em conta o seu enorme potencial. Quem fica a ganhar é o Flu que tem agora dois médios de uma criatividade tremenda (e um ponta-de-lança matador como é o caso de Washington).

Mas no Brasil fala-se essencialmente de Neymar. Já tinha visto alguns jogos deste miudo no meio dos craques (André, Robinho, Ganso) mas nunca o tinha visto actuar "sozinho", tendo a tarefa de assumir todo o jogo ofensivo da equipa. Pois bem, fiquei absolutamente maravilhado com aquilo que vi deste garoto. É daqueles que não engana, ponto. Com 18 anos, tem já uma maturidade incrível e rara num jogador de futebol e de nacionalidade brasileira. A sua inteligênca em campo transmite-se também para fora dos relvados já que foi o próprio a recusar o Chelsea alegando que queria jogar futebol, queria ser titular e, provavelmene, no clube londrino não iria ter a tal regularidade que procura. A meu ver, a humildade dele acabou por traí-lo já que tem futebol que nunca mais acaba (se ainda não é, vai ser muito melhor que Robinho). Mas, mais ano menos ano, lá (Man Utd, espero!) chegará.
Portanto, o garoto assumiu o jogo, aparecendo à direita e à esquerda e, para além dos seus maravilhosos números (os comentadores brasileiros apelidam de "elástico" a "virgula" e de "lençol" quando este pica a bola, fazendo-a passar por cima do adversário), ficou registada a sua solidariedade em defender e ajudar a equipa - de salientar um corte feito por Neymar na sua grande área, isto depois de ter feito um pique de 40 metros, aparecendo como o último defesa e a cortar uma bola de golo. Como cereja no topo do bolo, marcou o primeiro golo e ofereceu o segundo, na vitória do Santos 2-1 frente ao Avaí.

Se ainda não viram, por favor vejam este míudo. Vão ter, seguramente, oportunidade de o ver na selecção brasileira já que o próprio se tornou internacional com a chegada do novo seleccionador, Mano Menezes. A propósito deste treinador, é com agrado que vejo que está atento ao que melhor o Brasil tem no seu país e arredores. É que, para além do menino Neymar, nomes como Diego Alves (guarda-redes que mais me impressionou na liga espanhola o ano passado), David Luiz, Paulo Henrique Ganso, Hulk, Pato, Carlos Eduardo, Sandro, André, Douglas Costa, Hernanes...entre outros, começam a ser chamados em detrimento de Gilbertos, Josués e companhia.