quinta-feira, julho 28, 2011

FORA-DE-SÉRIE


BOM RESULTADO


 

Tendo em conta o momento da temporada, não se poderia exigir muito mais a este Benfica. Há efectivamente muito trabalho pela frente mas ficou a sensação de que há matéria prima para se desenvolver e motivos para os adeptos benfiquistas estarem confiantes neste projecto. 

Do que mais gostei no jogo? Duas coisas: a classe de Nico Gaitán - para mim o melhor jogador em campo - e da segurança e solidez defensiva do quarteto central composto por Artur-Luisão-Garay-Javi Garcia. Creio mesmo que quando Capdevilla e Maxi estiverem no onze e quando Witsel estiver totalmente integrado na dinâmica de jogo da equipa, o Benfica será uma equipa muito difícil de ser batida. E isso, no futebol de hoje, é meio caminho para tornar uma equipa candidata a títulos. 

Em termos ofensivos houve pouco Benfica, algo que não é preocupante. As cargas físicas da pré-temporada e a rigidez defensiva do clube turco fizeram com que jogadores como Saviola, Aimar ou Enzo Perez passassem ao lado do jogo. Concordo que Nolito abanou o jogo e foi importante para "abrir a lata" mas, tal como Jesus, sou prudente no que diz respeito ao valor deste espanhol. Parece ter potencial mas, por enquanto, apenas lhe reconheço uma incrível vontade em participar e mostrar serviço. 

Relativamente aos outros dois reforços que compuseram o onze, por estranho que possa parecer, acredito bem mais naquele que produziu bem menos no jogo de ontem: falo de Enzo Perez - que ontem passou ao lado do jogo - e de Emerson - pese embora uma boa atitude defensiva, não me pareceu ter aquilo que se exige a um lateral moderno: velocidade e capacidade ofensiva -. Ainda assim, deixou-me melhor impressão que Carole, por exemplo. Já Enzo Perez, ontem não foi forte a atacar mas já deu mostras que, quando estiver adaptado à Europa, facilmente agarrará o lado direito do ataque. 

Deixando o melhor para o fim, a obra de arte de Gaitán conferiu ao Benfica um resultado importante e que permite encarar a segunda mão com mais tranquilidade. Este argentino é, claramente, o jogador em melhor forma. É verdade que lhe falta ser mais constante e também mais activo defensivamente mas é daqueles jogadores que impressiona pela forma como, praticamente do nada, aparece e resolve ou ajuda a resolver jogos. À esquerda, à direita ou até a "10", Nico é, por esta altura, imprescindível neste Benfica.

quarta-feira, julho 27, 2011

PORMENORES


O ano passado, mais ou menos por esta altura, o Benfica pagou 8,5 milhões de euros pelo então desconhecido Roberto, o terceiro guarda-redes do Atlético de Madrid que tinha como ponto alto, ao que parece, uma boa segunda volta ao serviço do Saragoça. A juntar a tudo isto, dizer que Roberto nunca foi (e provavelmente nunca será) internacional espanhol.

Este ano, a Roma garantiu por 6 milhões o jovem Stekelenburg, o titular da selecção holandesa e, reconhecidamente, um dos melhores guarda-redes a actuar na Europa.

É por estas e por outras que me faz confusão certos e determinados negócios feitos pela direcção do Benfica. Isto já para não falar no camião de jogadores contratados esta temporada e que já foram emprestados sem sequer terem feito um jogo oficial pelo clube (e aposto que nunca o irão fazer).

PS: Algures na época passada, mencionei Diego Alves como um dos grandes guarda-redes a actuar no futebol espanhol. Pelo facto de actuar no Almeria, certamente que quem o quisesse teria facilidade em chegar a acordo. Nesse mesmo post, também destaquei Enyeama como um dos guarda-redes que gostava de ver em Portugal. Pois bem, nesta temporada Alves será o dono da baliza do Valência e o nigeriano jogará na champions ao serviço do campeão francês, o Lille. Nada mais a acrescentar sobre este assunto.

terça-feira, julho 26, 2011

AGORA É A SÉRIO


O Benfica enfrenta amanhã os turcos do Tranbzonspor naquele que será o primeiro jogo oficial da temporada. Ao que tudo indica, Jorge Jesus dará prioridade aos atletas que há mais tempo trabalham com ele, alegando que os reforços ainda não estarão muito rotinados com as suas ideias e planos de jogo. Se assim for, terá todo o meu apoio.

Se Maxi e Luisão estiverem em condições para jogar, aqui fica o meu primeiro onze da temporada:

GR: Artur

Linha defensiva: Maxi / Luisão / Garay / Emerson

Meio-campo: Javi / Enzo / Aimar / Gaitán

Ataque: Saviola / Cardozo

domingo, julho 10, 2011

BENFICA: 1º TESTE

Não me vou alongar muito sobre o primeiro jogo da temporada do Benfica versão 2011-2012 até porque, frente a um modesto adversário, é difícil dizer o que quer que seja. 

Sobre os reforços, não houve nenhum que me tenha impressionado ou desiludido. Prefiro esperar por mais jogos para dizer mais qualquer coisa. Hoje, frente ao Servette, já dará, por exemplo, para fazer avaliações mais concretas sobre o valor de cada atleta. 

Sobre os que já lá estavam, duas ou três notas: 

1. Bruno César, Perez, Nolito ou quem quer que venha tem de mostrar muito futebol para relegar Nico Gaitán para o banco de suplentes. À direita, esquerda ou ao centro, impressiona-me a sua qualidade técnica e a capacidade de, do nada, inventar lances de perigo. Acredito que este ano ainda pode dar mais, até porque tem muito para aprender, nomeadamente ao nível defensivo. 

2. Aquilo que disse sobre Gaitán, vale também para Aimar. Até prova em contrário, continuo a dizer que é, juntamente com Falcao, o melhor jogador a actuar em Portugal. 

3. Contrariamente à maior parte dos adeptos que andam preocupados com o eixo da defesa encarnada, tenho a dizer que deposito total confiança em Miguel Vitor e Roderick, pelo que, com as ausências de Luisão e Garay, não vejo problema em lançar um destes miudos (Miguel Vitor principalmente) com Jardel para a pré-eliminatória da champions. E atenção, com Javi a trinco, fica tudo mais fácil. 

4. Júlio César entrou nesta época como saíu da última: muito mal. Provavelmente terá feito o seu último jogo com a camisola do Benfica.

5. O Saviola do ano passado não tem lugar neste Benfica. O de ontem também não terá. Tem a desculpa de ter sido o primeiro jogo da temporada mas, frente a tão modesto adversário, pedia-se mais aplicação. 

sexta-feira, julho 08, 2011

REVIRAVOLTA FANTÁSTICA




Falava eu, há dias, das fantásticas selecções do Uruguai e do México e longe estava eu de imaginar que a final do campeonato do Mundo de sub-17 teria como protagonistas estes dois conjuntos. Nas meias, o México, a jogar em casa, venceu a poderosa Alemanha enquanto que o Uruguai goleou o Brasil. 

Vi o resumo do jogo entre a Alemanha e o México e fiquei impressionado com a qualidade futebolística exibida por ambas as equipas. Os mexicanos fizeram 1-0, depois a Alemanha virou para 1-2 e, nos últimos 20 minutos, os da casa voltaram a virar para 3-2. Houve emoção, qualidade técnica, capacidade de sofrimento e, principalmente, golos fantásticos. Para quem não viu, recomendo vivamente o segundo e terceiro golos do México. Pois bem, o 2-2 foi só de canto directo e o golo da vitória de pontapé de bicicleta.

Só pelo facto de terem derrubado os grandes favoritos à conquista do Mundial (Brasil e Alemanha), Uruguai e o anfitrião México merecem toda a atenção para uma final que se espera bastante emotiva e de resultado imprevisível.