sexta-feira, março 30, 2012

ALTERAÇÃO


O jogo Marselha - Montpellier foi adiado. Peço a todos aqueles que já jogaram o favor de alterar esse jogo pelo Lille - Toulouse. Esse mesmo encontro só será válido para efeitos de rola caso todos os participantes que já jogaram ainda forem a tempo de alterar. Caso haja pelo menos um jogador que não vá a tempo de trocar este palpite, o jogo é automaticamente considerado nulo.

JOGO 4:

Lille - Toulouse

ROLABOLA

A jornada será actualizada na 4ª feira.

JORNADA 10:

1. Aston Villa - Chelsea

2. Newcastle - Liverpool

3. Parma - Lázio

4. Lille - Toulouse

5. Juventus - Nápoles

6. Rennes - Lyon

7. Trabzonspor - Fenerbahce

8. Benfica - Braga
MVP:

9. Feirense - Beira-Mar
MVP:

OLHOGOLO:

10. Guimarães - Paços Ferreira
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 14h55

quarta-feira, março 28, 2012

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

 

1. Ajax 2-0 PSV (Aissati, De Jong)



2. Palermo 1-1 Udinese (Miccoli; Torje)



3. Schalke 04 2-0 Leverkusen (Huntelaar (2))



4. Nice 1-1 Marselha (Monzon; André Ayew)



5. Chelsea 0-0 Tottenham



6. Juventus 2-0 Inter (Caceres, Del Piero)



7. Milan 2-1 Roma (Zlatan (2); Osvaldo)



8. Rio Ave 0-1 Guimarães (Edgar)
MVP: Edgar (Guimarães)



9. Setúbal 1-0 Leiria (Miguelito)
MVP: Diego (Setúbal)



OLHOGOLO:



10. Paços Ferreira 1-1 Porto (Melgarejo; Ricardo p.b)
MVP: Cássio (Paços Ferreira)



PONTUAÇÕES:



Soares 20
Faria 22
Eduardo 23
Cedes 29
Salvador 37
Lelo 9
Pedro Gama 16
Diogo 23
Seco 21
Doc 9
Fernando 44+3=47
Filipe Rocha 28
Pascoal 28
Fostex 23
Telmo 23
Rocha 12
Oliveira 12
Black Ice 23
Mota 23



VENCEDOR DA JORNADA: FERNANDO 47 PONTOS



CLASSIFICAÇÃO:



1º TELMO MARQUES 178 PONTOS
2º Filipe Rocha 167
3º Paulo Oliveira 156
4º Nuno Pascoal 154
5º Pedro Faria 149
6º Lelo Marques 146
7º Black Ice 142
8º Fostex 140
9º Seco 136
10º Salvador 135
11º Cedes 131
12º Pedro Gama 129
13º Fernando 128
14º Bruno Rocha 126
15º Doc 110
16º Diogo 106
17º Nélson Soares 94
18º Eduardo 92
19º Major 63
20º Amândio Santo 55



CONSIDERAÇÕES:

- Finalmente o Fernando a colocar na prática todo o potencial que já tinha mostrado a espaços neste passatempo. Com sorte ou sem sorte, 47 pontos é uma marca fantástica e entra directamente no top3 das melhores pontuações de sempre do rolabola. Só por esse facto já merece todo o respeito da malta. Parabéns!


- A maneira eufórica com que o meu amigo Salvador bombardeou telemóveis de alguns dos participantes no domingo deu lugar a alguma desilusão depois de o próprio saber que não iria ganhar a jornada. Ainda assim, fica uma muito boa imagem nesta jornada e o renascer da esperança para este participante. É que, antes desta ronda, o Sr. António estava mais perto dos lugares de descida do que propriamente das posições premiáveis. 


- Muito interessante a luta pelo pódio com o Telmo a manter o seu estilo mas a continuar regular; o Filipe a mostrar que às vezes não é preciso inventar-se muito para andar lá em cima; o Oliveira que é uma espécie de Porto de Vitor Pereira, isto é, pouco exuberante, muito irregular mas com uma conjugação de resultados e de outros factores que lhe permite continuar lá em cima e com fortes possibilidades de conquistar o seu primeiro título da carreira.


- Depois do "big three", temos dois participantes à-italiana: o Pedro Faria e o Nuno Pascoal. Não lhes peçam nota artística porque essa não irá haver. Os mesmos primam pela segurança defensiva e pelo jogar no erro. Nota-se que estão muito bem fisicamente e, para esta ponta final, vão dar certamente muitas dores de cabeça aos líderes.


- Lá para baixo, também há duelos interessantes. Temos a luta entre o Cedes e o Diogo que apostaram entre eles uma grade de minis (o Cedes leva já uma boa vantagem mas o Diogo, há imagem de um bom benfiquista, ainda acredita); depois temos o duelo dos marcadores onde o Soares vence já por 4-1 (aqui se explica a minha péssima campanha neste rola); temos também um confronto entre o Major e o Edu, onde o desafio passa pelo Mota tentar ultrapassar um dos maiores bluffes deste passatempo. 


- Sobre o Eduardo, há que dizer que tem vindo a subir de forma. Depois de ter conseguido vencer uma jornada recentemente, agora voltou a deixar boas indicações, tendo acertado no resultado e no mvp do Setúbal - Leiria. Quiçá o facto de ser um jogo do seu campeonato o tenha inspirado.


- Termino com uma nota para aquele que considero a grande desilusão deste Rolabola: o meu amigo Doc. Muito fraquinha a tua prestação companheiro. Esperava mais!

DIFÍCIL DE ENGOLIR


Injusto ou vencidos mas não convencidos são expressões que me vêm à cabeça depois desta primeira mão da champions. Este Chelsea, embora com jogadores muito experientes e já habituados a jogos desta importância, mostrou ser uma equipa ao alcance do Benfica. Foi um conjunto que raramente procurou o golo, cedo se mostrou interessado em manter o nulo e acabou por ser premiado com um tento que pode valer ouro.

Se entendo que a sorte sorriu aos londrinos, também é justo destacar a forma como Di Matteo estudou o adversário para este jogo. Apareceu com Ramires a ala direito para massacrar o elo mais fraco da equipa lisboeta, colocou Kalou para explorar as subidas de Maxi (aqui não resultou mas percebeu-se a ideia), utilizou Fernando Torres em detrimento de Drogba para explorar o contra-ataque e, ao mesmo tempo, evitar grandes animosidades em torno do costa-marfinense (nem sequer entrou para jogo) e, finalmente, raramente deixou o Benfica sair a jogar (exceptuando os primeiros 20 minutos da segunda parte), com Mata a encostar sistematicamente em Javi Garcia. Por conseguinte, houve claramente trabalho de casa, na minha opinião.

Ainda antes de avançar para algumas notas a respeito da equipa do Benfica, queria só dizer mais três coisas sobre o Chelsea: em primeiro lugar, ficámos a saber que Paulo Ferreira ainda está no activo. Em segundo, pudemos mais uma vez verificar que demos dois grandes jogadores aos blues, sendo que Ramires foi mesmo o mvp deste jogo. Um jogo tremendo, de um jogador que é, nesta altura e a par de Mata, a grande vedeta desta equipa. Por último, saliência para a ausência de Essien. Com a banalidade de Mikel, diria mesmo que muito mal deve estar o ganês para não ser opção.


Sobre o Benfica...

Tenho de começar por Jorge Jesus que no flash interview disse que Emerson fez um bom jogo. É o seguinte, gosto muito do JJ mas torna-se difícil defendê-lo quando as teimosias dele fazem com que o clube se desvie dos principais objectivos. O ano passado foi Roberto, este ano está a ser aquela espécie de lateral. Continuo convicto que o técnico encarnado é o treinador certo para este projecto. Já fez coisas maravilhosas e não sou ingrato. Pelo contrário. Agora, ou muda certas e determinadas atitudes ou corre o risco de criar contra si um ambiente insustentável. E como em qualquer clube, são os resultados que mandam. Aquilo que desejo é que consiga levar esta equipa ao êxito ainda esta época e que na próxima temporada tenha a ombridade e a humildade para reconhecer os seus erros e, se calhar mais importante, corrigi-los. Emerson é o caso mais flagrante e leva o adepto ao desespero. Se disse há umas semanas atrás que com a não contratação de um lateral esquerdo em Janeiro, o Benfica colocou em cheque o campeonato, diria agora de uma forma ainda mais revoltada que uma equipa que apresenta um jogador deste nível não merece ganhar rigorosamente nada.

Falo em Emerson e perco a vontade em dizer mais coisas sobre o jogo. É que esta partida resumiu-se quase a ele e às suas acções incompetentes. Encontro de equilibrio com 20 minutos muito bons do Benfica na segunda parte e com o 0-0 a ser o resultado que melhor espelhava aquilo que se passou em campo. A questão é que, mais uma vez, o ex-Lille fez questão de inclinar a balança. Já agora, foi o brasileiro e foi o árbitro ou os três senhores que estavam a dez metros de Terry e não viram a mão do central inglês. Neste caso, é como digo: o pormenor pode fazer a diferença e um penalty não assinalado é algo que pode valer a passagem ou a eliminação. Erro grave em prejuizo do conjunto português.

Termino como comecei. Aborrecido mas não convencido. Está muito mais difícil mas o Benfica que, por exemplo, se apresentou em Manchester não perderia em Londres e quase de certeza que conseguiria marcar golos. Neste momento, o estado de forma de jogadores-chave não é o mesmo (Javi e Rodrigo os mais flagrantes) mas estes mesmos atletas já mostraram que são capaz de coisas muito boas. Quem sabe se uma boa vitória frente ao Braga não anima estes rapazes para uma noite épica em Inglaterra. Uma coisa é certa, frente aos arsenalistas não haverá Emerson e isso já é meio caminho para a coisa ser melhor. Vamos ter esperança porque não é todos os dias que se joga um acesso a uma meia-final da Champions. Tomemos o exemplo do Sporting em Manchester ou, se quiserem ser mais sentimentalistas, revivão a brilhante e gloriosa vitória em Liverpool.

sábado, março 24, 2012

DISCERNIMENTO


Desiludido, triste, revoltado, fodid*. É como me sinto. Normalmente gosto de escrever "a quente", isto é, pouco tempo depois do jogo ter acabado. Naturalmente que é mais fácil escrever depois das vitórias e torna-se certamente mais perigoso escrever depois de desaires porque, eventualmente, acabamos por dizer coisas que não correspondem totalmente à verdade ou coisas que, de facto, não sentimos.

Devo confessar que este jogo deixou-me muito debilitado psicologicamente. Mais até do que a derrota com o Porto para o campeonato. Porquê, perguntarão vocês? Pois, de facto é estranho mas num jogo com o grande rival temos sempre no pensamento a sensação de que as coisas podem correr mal. Frente ao Olhanense, não se dá o empate sequer como hipótese, ainda para mais se estivermos a falar de um jogo imediatamente após a uma grande vitória frente ao FC Porto ou imediatamente antes a um grande embate frente ao Chelsea. Mas foi o que senti, a tal ponto de após o final do jogo, ter desligado o computador e me deitado para tentar adormecer, com o propósito de não estar com a cabeça num dos piores jogos do Benfica nesta temporada.
Duas horas depois de dar voltas à cama, voltei a ligar o pc e cá estou eu a tentar transmitir algumas das coisas que me vão na alma.

Adiante. Dizia Jesus há uns dias que é complicado gerir o esforço físico nestas alturas em que se jogam 3 jogos por semana. Concordo e percebo que tal possa acontecer. Aquela questão que sempre levantei das prioridades continua a fazer sentido na minha cabeça. Até que ponto é que vale a pena arriscar tudo numa meia-final da taça da liga, podendo-se correr riscos físicos no jogo seguinte e a contar para o campeonato? Recordo-me perfeitamente de ter escrito aqui no blog antes do jogo da segunda mão entre Benfica e CSKA da era de Trapattoni que para o Benfica ser campeão, teria de deixar para trás as competições europeias.  Obviamente que é muito complicado abdicar-se de competições em favor de outras quando estamos a falar de equipas de topo e percebo e respeito quem defende a velha máxima que uma equipa como o Benfica, Porto ou Sporting têm de entrar em todos os jogos para ganhar. Faz sentido, claro que faz mas aceito que poderão haver várias partidas numa época onde as pernas não consigam responder em virtude de um acumular de jogos e o respectivo desgaste físico e mental nos atletas.

Ora, acho que foi por de mais evidente que a equipa do Benfica não deu uma boa resposta em Olhão. Naturalmente que a equipa voltou a sentir dificuldades por voltar a jogar com dez unidades (e não me estou a referir à expulsão de Aimar) mas sentiu-se desde muito cedo que haviam jogadores em claro défice. O caso mais flagrante, só para dar um exemplo, foi Javi Garcia. A quantidade de passes falhados e as dificuldades em perceber o momento de soltar a bola foram absolutamente surreais. Como já fui jogador, sei bem do que falo e por isso não tenho problemas em afirmar que quando há impedimento físico, o bloqueio mental é algo que assombra qualquer um de nós.

Há outra questão que também importa salientar. Se uma equipa está debilitada fisicamente, é lógico que o desgaste se vá sentir ainda mais na segunda parte. Então, pegando nessa permissa, como é que é possível uma equipa correr, lutar e suar mais no segundo tempo como aconteceu com o Benfica, ainda para mais, passando a jogar com (Emerson e) menos uma unidade em campo? No meu tempo de jogador também fazia muitas vezes isso. Quando tinha aquelas saídas ao sábado à noite e o tempo de repouso não era o ideal, tentava não desgastar-me muito na primeira parte de modo a aguentar o jogo todo. Acreditem que fazia isso várias vezes. O problema aqui é que estamos a falar de uma equipa profissional e com jogadores de topo. Exigia-se, no meu entender, que a equipa entrasse de uma forma mais assertiva, buscando o golo para depois sim, tranquilizar e fazer alterações a pensar no próximo jogo. Foi isto que mais me custou ver nesta partida porque desde muito cedo senti que só havia dois resultados possíveis neste encontro: o 0-0 ou eventualmente o 0-1 proveniente de uma jogada de inspiração individual ou de bola parada. Sim, também se viu desde muito cedo que o Olhanense não estava em campo para mais do que um mero nulo.

Termino com uma rara nota arbitral. Concordo quando Jesus diz que Aimar é um jogador com 0% de maldade no seu interior. Acho inclusivamente que o argentino não tentou agredir o seu companheiro de profissão. A questão é que, voluntária ou involuntariamente, o pé acertou na coxa do jogador e aceito que o árbitro tenha entendido que a expulsão era a decisão mais justa.
Independemente deste ou de outros erros que possam ter havido ao longo deste encontro, continuo na minha: não aceito que uma equipa grande se desculpe exclusivamente no árbitro quando não consegue ganhar a uma equipa pequena. Aceito esse argumento nos jogos entre os grandes onde o pormenor faz a diferença. Aqui, nestes casos, já me custa mais a engolir essa situação.

Ainda teremos de esperar pelos jogos dos outros dois candidatos mas  presume-se que uma possível vitória do Porto em Paços de Ferreira volte a passar o Benfica do alerta laranja para o alerta vermelho. Mais uma operação stop numa sexta-feira à noite a tramar o Benfica. Já a mim, mais do que a sexta, tem o condão de abafar durante o fim-de-semana todo aquele frenesim que tenho em redor do mundo da bola.

PS: É para mim um mistério o facto de Rodrigo ter desaparecido da equipa, tendo até ficado de fora da convocatória com o Porto.

sexta-feira, março 23, 2012

ROLABOLA

JORNADA 9:

1. Ajax - PSV

2. Palermo - Udinese

3. Schalke 04 - Leverkusen

4. Nice - Marselha

5. Chelsea - Tottenham

6. Juventus - Inter

7. Milan - Roma

8. Rio Ave - Guimarães
MVP:

9. Setúbal - Leiria
MVP:

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira - Porto
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 12h40

quinta-feira, março 22, 2012

ZONA OU H-H?


Recuperei uma imagem de uma bola parada ofensiva contra o Benfica (o 2º golo do Porto) onde se vê claramente a forma como os encarnados defendem neste tipo de situações. Jorge Jesus é adepto da marcação à-zona onde os seus jogadores estão completamente alinhados, deixando, propositadamente, os adversários livres numa zona onde há menor probabilidade de marcarem.

Há quem goste mais da maracação à-zona, outros defendem o contrário. Não faço ideia qual é a mais eficaz mas gostaria, ainda assim, de deixar o meu ponto de vista.

Já fui jogador de futebol e joguei contra os dois métodos. Pessoalmente, sou a favor da marcação homem-a-homem. Recordo-me perfeitamente das dificuldades que tinha quando me marcavam de forma rigorosa e das oportunidades que criava sempre que me marcavam à-zona. Acho que um jogador embalado é muito mais difícil de parar do que um jogador que esteja a sentir-se pressionado e muitas vezes até ligeiramente agarrado (faz parte).

No seguimento da nota anterior, no golo do Porto há mérito natural de Mangala mas reparem, Jardel está colocado precisamente no local onde o francês atacou a bola. O problema é que entre o saltar ou o saltar depois de um embalo de 5 ou 6 metros há uma diferença enorme.

Preocupa-me de certa forma esta situação porque vejo o Benfica sofrer alguns golos de bola parada e para o jogo da champions há jogadores do Chelsea muito fortes neste particular. Nomes como Cahill, Terry, David Luiz ou Drogba gostam de fazer aquilo que Mangala fez, isto é, quase na linha da grande área, atacam em velocidade a bola que cai naquela zona entre a pequena área e a marca de penalidade.

Não sei qual a solução mas sou adepto da marcação homem-a-homem ou, no máximo, uma marcação mista.

Termino com uma outra nota que também não aprecio muito ao olhar para esta imagem. Os 11 jogadores do Benfica estão todos em situação defensiva. No mínimo, exigir-se-ia uma unidade na frente para lançar um contra-ataque rápido ou para obrigar dois jogadores do Porto a recuarem. Havia treinadores que gostavam de deixar os três atacantes na frente sempre que o adversário tinha uma bola parada, obrigando 4 defesas a estarem na linha de meio-campo. Não vou tão longe mas também não posso gostar desta ausência de unidades no ataque do Benfica aquando de um livre para o rival.

quarta-feira, março 21, 2012

ROLABOLA

1. Fiorentina 0-5 Juventus (Vucinic, Vidal, Marchisio, Pirlo, Padoin)

2. Leverkusen 1-2 Monchengladbach (Kiessling; Reus, Camargo)

3. ST Etienne 0-1 Lyon (Gomis)

4. Fenerbahce 2-2 Galatasaray (Sow, Alex; Elmander, Balta)

5. Bilbao 0-3 Valência (Soldado (3))

6. Udinese 2-2 Nápoles (Pinzi, Di Natale; Cavani (2))

7. Panathinaikos - Olympiakos (SUSPENSO)

8. Feirense 1-4 Braga (Buval; Barbosa, Lima, Mossoró, Viana)
MVP: Mossoró (Braga)

9. Setúbal 1-1 Marítimo (Meyong; Heldon)
MVP: Diego (Setúbal)

OLHOGOLO:

10. Académica 0-1 Paços Ferreira (Alvarez)
MVP: Cássio (Paços)

PONTUAÇÕES:

Eduardo 19
Lelo 12
Faria 14
Salvador 16
Diogo 11
Cedes 12
Doc 9
Pedro Gama 17
Fostex 14
Soares 11
Seco 25
Pascoal 11
Filipe Rocha 21
Telmo 40+3=43
Rocha 12
Fernando 9
Major 12
Oliveira 18
Black Ice 16

VENCEDOR DA JORNADA: TELMO MARQUES =43 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º TELMO MARQUES 155  PONTOS
Paulo Oliveira 144
3º Filipe Rocha 139
4º Lelo Marques 137
5º Pedro Faria 127
6º  Nuno Pascoal 126
7º  Black Ice 119
8º Fostex 117 
9º Seco 115
10º Bruno Rocha 114
11º  Pedro Gama 113
12º Cedes 102 
13º Doc 101  
14º  Salvador 98
15º Diogo 83
16º Fernando 81 
17º Nélson Soares 74 
18º Eduardo 69 
19º Amândio Santo 55 
20º Major 40


CONSIDERAÇÕES:

- A minha vontade para comentar o que se passou nesta jornada é nula. Não há palavras para o boletim do senhor do costume que manda tiros em completo desespero e a caga teima em acompanhá-lo. Com um bocado de sorte ainda tinha acertado na vitória 2-4 do Valência em Bilbao com um poker (neste particular já pia fininho) do Soldado. Sim, porque só um gajo que percebe muito de bola é que mete o Valência a golear em Bilbao, isto depois deles terem atropelado o United.
Para a festa ser perfeita, um patético 2-2 em Udine, com o Cavani a falhar um penalty que era para as contas não saírem furadas. Enfim, depois disto uma pessoa perde a vontade de dizer o que quer que seja.

- Aproveito para dizer que o penalty falhado pelo Cavani retirou 2 pontos àqueles que apostaram no uruguaio para marcador de serviço. Claro que o Soldado não falhou a penalidade, não fosse o mijadito ficar insatisfeito com um bis. Já agora, já vos disse em que campo é que o soldadinho de chumbo picou o ponto por três vezes?

- Já não basta levar com o campeão em título, tenho de assistir também a tiros ridículos do palhacito que na temporada passada tudo tentou para ficar à minha frente mas que, no final, se rendeu ao meu poderío. Também este artista apostou no 2-2 no Udinese - Nápoles, jogo que, pelos vistos, foi jogado em casa emprestada, ao que parece no José Arcanjo, em Olhão.
Já agora, que raio de jogador é que aposta num marcador de serviço em que cuja equipa não acredita que vai ganhar? Absolutamente ridículo mas como já vi de tudo por aqui, já nada me surpreende.

- Bom tiro do Rochinha no olhogolo. Foi o único participante a acertar no resultado.

- Se a semana passada tivemos um desastre completo na parte dos marcadores, esta semana quase toda a gente somou pontos preciosos neste particular. O Lima foi o avançado mais requisitado mas também houve outros tiros como o Kiessling (obrigado), o Cavani, o Moussa Sow (grande golo e grande tiro do Diogo) ou o Di Natale. Já agora, o Soldado também encheu a cueca.

- O jogo da Grécia foi suspenso - e considerado nulo para efeitos de Rola - devido a violência. Claro que no país Basco não houve confrontos esta semana, pese embora os três petardos de alguns soldados, militares ou coisa que os valha.

Até para a semana!

PS: Peço-vos que verifiquem as vossas pontuações e comuniquem caso detectem erros. Para o bem e para o mal.

VITÓRIA IMPORTANTE


Em circunstâncias normais, este jogo a contar para as meias-finais da taça da liga seria encarado de uma forma desvalorativa. Não vibro com taças, o dinheiro também não é algo que faça realmente a diferença e encaro este tipo de jogos como uma oportunidade para ver outros jogadores. O problema é que este jogo era frente ao FC Porto, a mesma equipa que há umas semanas atrás hipotecou seriamente as hipóteses do Benfica em conquistar o título e a mesma formação que o ano passado fez a miséria que todos sabemos em pleno Estádio da Luz. Ora, se na teoria a vitória era importante mas pouco expressiva tendo em conta a competição, na prática este jogo assumia-se como importante para o Benfica, nomeadamente sob ponto de vista psicológico. Uma vitória significaria confiança para os compromissos futuros, o finalizar da tal quebra mental que acompanhava os jogadores frente ao Porto e o acreditar que estes jogadores têm valor e qualidade para ombrear com as grandes equipas, às quais o Porto tem de estar incluído.

Em seguimento do último ponto, começo por isso mesmo. O Porto tem de facto uma equipa muito competente e com jogadores com uma capacidade mental acima da média. Neste particular, a equipa portista é muito mais estável do que o Benfica. Só uma equipa com uma mentalidade vincadamente ganhadora é que consegue lutar constantemente pelos três pontos ou pela vitória nos campos dos rivais. Se repararem, nem Benfica nem Sporting têm a capacidade de lutar com frequência pela totalidade dos pontos no dragão.
Desta vez o Porto acabou por perder mas voltou a mostrar qualidade e argumentos.

Tal como no último jogo, fiquei com a ideia de uma excelente partida de futebol e com duas equipas a mostrarem vontade e atributos para vencer. Desta vez levou a melhor o Benfica mas, tal como no jogo da liga, diria que a balança poderia ter pendido para qualquer um dos lados. Ainda assim, fiquei com a impressão que, neste jogo em particular, o Benfica teve mais ocasiões (com as três bolas nos postes à cabeça) e entendo que em mais momentos de jogo foi superior ao seu adversário. Como tal, talvez acabe por ficar melhor esta vitória ao Benfica.

Destaques:

SLB:

- Capdevila. Não é fácil marcar Hulk. Mais, é extremamente difícil segurar um jogador destes quando estamos perante um jogador de 34 anos e que em 7 ou 8 meses de época fez 4 ou 5 jogos. Tirando os primeiros minutos onde demorou algum tempo a acertar, a verdade é que, depois disso, cumpriu na integra e partiu para um jogo tranquilo. É fundamental que um jogador tenha capacidade física para jogar ao mais alto nível. Verdade. Mas é necessariamente importante um atleta ter cérebro. E nisto, Cap bate Emerson "aos pontapés".

- Maxi. Marcou mais um golo e, pese algumas desatenções defensivas, acabou por fazer mais um jogo daqueles onde o empenho e a entrega contagiam qualquer um. Dos melhores do Benfica.

- Luisão. Imperial. Segurou a zona central da defesa encarnada e ajudou a ofuscar algumas desatenções de Jardel.

- Javi. Não está no seu melhor momento físico da temporada mas, ainda assim, a sua utilidade em campo é inegável. Fundamental na manobra defensiva da equipa.

- Witsel. É fantástico este jogador. Mais um jogo de muita luta e de muita qualidade aquando da posse de bola. Raramente decide mal e isso, no futebol moderno, é mais do que um elogío. Como senão, tem-lhe faltado nestes últimos jogos a capacidade para se integrar com mais frequência no ataque. É natural. Notam-se algumas quebras físicas. Não me surpreenderia nada que Jesus o poupasse no próximo jogo e, vistas as coisas, até seria uma boa jogada a pensar no Chelsea.

- Gaitán.  Sou fã deste jogador e acredito nele tanto como acreditava em Di Maria. O talento está lá e a entrega e a concentração ao jogo começam a aparecer com mais frequência nestes últimos tempos. Foi fundamental em segurar as investidas do Porto pelo flanco esquerdo e apimentou a sua exibição com um passe fantástico para o golo do Óscar. Engraçado que essa tal assistência partiu do centro do terreno, na tal posição onde muitos o gostariam de ver jogar.

- Cardozo. Entrou e marcou o golo da vitória, depois de ter deixado o rapidíssimo Mangala para trás. Contado ninguém acreditaria mas foi verdade. Pela importância do golo, pela frieza diante de Bracali e por aquilo que fez em tão pouco tempo, o paraguaio merece nota alta nesta partida.

Porto:

- João Moutinho. Terá sido o jogador mais rotativo e mais inconformado da equipa em todo o jogo. É um jogador que aprecio particularmente e só não o vejo noutros patamares pela sua incapacidade em fazer golos. Mais uma exibição de encher o olho, numa partida em que se notou a ausência de Fernando.

- Sapunaru. Não sou adepto deste romeno mas a verdade é que cumpriu a defender e foi dos jogadores mais interventivos na segunda parte ao nível ofensivo. Boa exibição.

PS: As ridículas declarações de Vitor Pereira no final da partida podiam mas não merecem qualquer tipo de comentário.  Fico-me por um... lamentável.

terça-feira, março 20, 2012

ATENÇÃO SPORTING

Não fazia ideia que o avançado do Metalist era o Cristaldo, avançado argentino que, por curiosidade, costumava ir buscá-lo quando jogava FM. Trata-se de um jogador muito interessante, um jovem que descobri na selecção argentina (jogou com Sálvio, por exemplo) e que também chegou a fazer parelha com Tanque Silva no Velez. É engraçado que vi alguns jogos do Velez (na altura até escrevi sobre Tanque Silva) por causa de Cristaldo e também por causa de um outro jovem, um esquerdino chamado Ivan Bella.

Para quem não o conhece, aqui fica o cartão de visita, um golo marcado ontem para o campeonato. E que golo!



segunda-feira, março 19, 2012

SURREAL


E é esta personagem treinador de uma das melhores equipas da Europa.

Aos 60 minutos do jogo, o treinador chamou Forlán para entrar, mas depois de uma breve conversa com o jogador mudou de ideias e colocou em campo Castagnios, para o lado esquerdo do meio-campo.

“Não há recusa por parte do Diego. Eu perguntei-lhe sem rodeios: "Consegues fazer esta função?’ E ele respondeu-me com grande sinceridade: ‘Não, mister, se eu entrar prefiro jogar de outra forma" . Apreciei a sua franqueza, e optei por não o colocar em campo, escolhendo o Castagnios porque ele me poderia dar o que eu queria ", explicou o treinador, no final do jogo.
 

domingo, março 18, 2012

TIROS NOS PÉS


Alguns comentadores desportivos vieram a terreiro falar das fragilidades físicas do meio-campo do Porto, isto após um jogo fraco dos dragões na Choupana e de muitas limitações físicas que a equipa revelou na zona central. Ora, naturalmente que subscrevo essa ideia. Lucho já não tem o mesmo fulgor físico de outros anos e Moutinho não consegue jogar com a mesma intensidade uma época inteira. Depois faltou Fernando, um jogador crucial naquele meio-campo.
Atendendo que o Porto só tem 4 elementos (os referidos mais Defour) para 3 posições, é no mínimo estranho perceber como foi possível deixar sair Belluschi, Souza e Guarin no mercado de Inverno. Poderá ser por aqui que o FC Porto quebre. 

Se é claro que todos os comentadores pensam nas tais ausências de alternativas no meio-campo portista, é curioso que no Benfica ninguém fale nessa situação. Aliás, no Benfica fala-se na valia das alternativas, o qual concordo mas não na integra. 
Se repararem, a alternativa a Javi chama-se Matic mas já para Witsel e Aimar, não vislumbro alternativas. Tudo bem que para Aimar há sempre a possibilidade de jogar num sistema mais ofensivo com Rodrigo, Saviola ou Nélson Oliveira a entrarem para o onze mas a verdade é que nenhum deles assume o papel de organizador de jogo e nenhum deles consegue dar a consistência ao meio-campo que Aimar dá. 
Relativamente a Witsel, nem é bom falar. Na fase de jogos difíceis que vem aí, está obrigado a fazer praticamente todos os minutos de todos os jogos. Gosto muito do belga mas pareceu-me nestes dois últimos jogos da liga que começa a dar sinais de algum desgaste físico. Espero, naturalmente, estar enganado.

Nisto entra a minha teoria dos tais "tiros nos pés". Não falo em Melgarejo mas imaginem esta equipa do Benfica com três jogadores para atacar esta parte final do campeonato: Carlos Martins (nas vezes de Aimar), Rúben Amorim (nas vezes de Maxi ou de Witsel no meio) e Urreta (para aquele lado direito do ataque). Pois é, creio que, com estes três jogadores, as hipóteses do título aumentariam substancialmente, até porque uma maior rotatividade é fundamental para esta fase do campeonato. Jesus teve problemas na época passada precisamente por ter expremido todos os jogadores principais até ao limite e temo que este final de temporada possa acontecer o mesmo. Ainda assim, parece que o Porto está a viver exactamente o mesmo tipo de problema, o que torna o cenário menos negro para os lados da luz e porventura mais imprevisível. Já o Braga respira saúde e confiança. 

E QUE MEMÓRIA

Está a dar na Rtp Memória um Benfica - Belenenses, referente à época 94-95. Por respeito a Michel Preud'homme ou ao capitão Vitor Paneira, até era pessoa para perder alguns minutos a avivar a memória. O problema é que o corredor esquerdo do Benfica é (ou era) composto por Paulo Pereira e Nelo. Como tal, a decisão a tomar para este caso é fácil.

PS: E no momento em que escrevia estas belas palavras, o Paulo Pereira faz o primeiro do jogo de cabeça, após canto de Nelo. 

PS1: Afinal, e após algumas repetições, o golo acabou por ser na própria baliza, por intermédio de Mauro Airez. Talvez tenha sido um bom motivo para mais tarde ter ido para o Benfica. Afinal, naquela altura, quem marcasse um golo ao Benfica...

PS2: São quase duas da manhã e vejo no twitter do Carrillo que o mesmo está deliciado a assistir ao jogo da sua equipa peruana, o Alianza Lima. Não dará isto direito a multa? É que o jogo ainda só vai na primeira parte, o que signfica que antes das 3 da manhã, o Carrillo andará a fazer umas flores...

sexta-feira, março 16, 2012

SEM HISTÓRIA

Aquilo que fica deste jogo é o facto de, no meu entender, Nico Gaitán render muito mais à esquerda do que à direita. O problema é que essa sua deslocação no terreno de jogo implica a titularidade de Bruno César, um jogador completamente inconsequente naquele flanco.

O melhor jogador do Beira-Mar foi Balboa. Com Emerson a marcá-lo, até parecia jogador da bola o extremo do Beira-Mar. E por falar em barretes, hoje até deu para estrear André Almeida. Atrevo-me a dizer que na última meia hora de jogo terá estado em campo a pior dupla de laterais dos últimos vinte anos com a camisola do Benfica. Duvidam? Eu não tenho dúvidas.

PS: Esta equipa do Beira-Mar, valha-me Deus. Salva-se o Artur, um ou outro defesa com alguma competência, o guarda-redes e pouco mais. E esta personagem chamada Ulisses Morais... Medo!!

SORTEIO


Para o Benfica acaba por ser um sorteio aceitável mas longe do ideal. Ainda assim, e apesar do claro favoritismo do Chelsea, este Benfica tem condições para lutar pelo apuramento. Uma das vantagens que este sorteio trouxe é que não nos calhou daquelas equipas em que é praticamente impossível ganhar um dos dois jogos da eliminatória. Nesse sentido, frente ao Chelsea há a esperança de angariar mais algum dinheiro e também mais alguns pontos para o ranking nacional. Se depois a conjugação de resultados dará ou não para seguir em frente, isso já será outra conversa.

Se a esperança em passar às meias-finais existe, o mesmo já não se pode dizer da final. Na eventualidade de eliminar o clube londrino, será, com toda a certeza, fim de linha para a equipa portuguesa. A única hipótese para que a esperança volte à baila é o Milan seguir em frente, algo que, francamente, não coloco. Diria mesmo que seria mais fácil o Benfica eliminar o Chelsea ou o Marselha deixar para trás o Bayern do que propriamente o Milan derrubar a melhor equipa da história. Como tal, pelo emparelhamento, o sorteio acaba por saber a pouco, até porque havia a hipótese (remota mas real) do Benfica evitar Barcelona, Bayern e Real Madrid até à final.

Uma palavra também para o Sporting que jogará frente aos desconhecidos do Metalist. Um sorteio teoricamente favorável, portanto. Depois desta eliminatória - que praticamente a dou como um dado adquirido -, provavelmente terão pela frente o forte e entusiasmante Bilbao. Aqui já colocaria uma percentagem de 50-50 %, o que, parecendo que não, diz bem das francas possibilidades do Sporting em, mais uma vez, chegar a uma final europeia. 

PS: Um pormenor que poderá vir a ser um pormaior: os decisivos jogos para a Liga do Benfica. Duas competições altamente exigentes, porventura desgastantes e muitos jogos de alto risco e de um grau de dificuldade elevadíssimo. Difícil mas igualmente entusiasmante.

quinta-feira, março 15, 2012

A NOITE DOS PATRICIOS


Parabéns Sporting. Aquilo que foi feito hoje é algo histórico e é uma proeza que irá acompanhar os sportinguistas durante muitos e bons anos. Como o Porto em Manchester ou o Benfica em Liverpool, estas noites são aquelas em que o sentimento de amor de um adepto para com o clube chega bem perto do climax. Histórico, inesquecível, notável! Mais simbolismo terá se tivermos em linha de conta o poderio financeiro do adversário, os nomes que por lá figuram e todos os problemas que o Sporting tem vivido esta época.Bravo!!

Depois de uma brilhante primeira parte, o Sporting poderia ter saído ainda mais inchado de Manchester (nunca pensei que o City ainda pusesse a eliminatória em aberto) mas calculo que o mais importante fosse mesmo o apuramento. E se normalmente é injusto destacar alguém numa situação destas em que todos lutaram bravamente por uma causa, não posso, no entanto, deixar de mencionar dois nomes que, no fundo, representam este Sporting que vimos hoje: Rui Patrício e o treinador Ricardo Sá Pinto. Se Patrício foi um autêntico herói ao defender uma bola impossível no último minuto, já Sá Pinto é o grande responsável por dois partidaços do seu Sporting. No futebol o dinheiro é muito importante mas não há nada que pague o sentimento de amor por um grand'amor, passe o pleonasmo. O Sporting teve atitude, garra, determinação, espírito de sacrifício e sofrimento, vontade, humildade e coragem. No fundo, teve Sá Pinto!

Quanto aos meninos ricos, que virem agulhas para a Premiership e que mostrem que têm argumentos para ganhar a liga. Pessoalmente não acredito neles como já o tinha dito no principio da época, sobretudo porque não acredito no seu treinador. Aliás, um técnico que a perder 0-2 ao intervalo tira um extremo e coloca um trinco, acho que está tudo dito.

PS: Nem a custo zero queria Balotelli no meu clube. Naturalmente que o seu potencial futebolístico não está em causa mas como jogador de equipa deixa muito a desejar. Pior que isso é a sua personalidade. Nem de borla!

PS1: Mais um recital do Bilbao. Candidatos, na minha opinião.

quarta-feira, março 14, 2012

IL SOGNO È FINITO


Foi pena. O Chelsea acabou por justificar a passagem, num grande jogo de futebol. Segue em frente a equipa que Jorge Jesus quer defrontar já na próxima fase. Pessoalmente dar-me-ia uma satisfação enorme mandar para casa os azulinhos.

Quanto ao Nápoles, caíu mas deixou uma boa imagem. Uma boa equipa, bons intervenientes e um ataque que faz inveja a muita gente. Contrariamente ao Inter, saíu com dignidade da champions.

terça-feira, março 13, 2012

NOITE EUROPEIA


Marselha e Bayern em frente. No espaço de 3 dias, o Bayern marca 14 golos. Notável. É curioso também que Heynckes deve ser o único treinador do Mundo a conseguir ganhar e perder 7-0 num jogo para as competições europeias. Foi com ele que o Celta de Vigo fez o que todos sabemos.

Impressiona este Bayern a jogar. Aliás, custa-me a entender como é que uma equipa destas tem tantas dificuldades em se impôr na Bundesliga. Aqueles 4 da frente são jogadores de grande qualidade. Diria mesmo que, a seguir a Real Madrid e Barcelona, é a equipa com mais potencial para ganhar a champions. Espero que não calhe ao Benfica até porque, sabendo das limitações defensivas de Maxi e Emerson, para Ribery e Robben seria "mel".

No outro jogo seguiu o Marselha, como poderia ter seguido o Inter. São duas equipas a passar um mau momento e, francamente, qualquer uma seria vista com bons olhos numa possível elminatória com o Benfica. Segue o Marselha, uma equipa organizada mas que está, no meu entender, mais fraca do que aquela que o Benfica defrontou para a taça Uefa há uns anos atrás.

ROLABOLA

JORNADA 8:

1. Fiorentina - Juventus

2. Leverkusen - Monchengladbach

3. ST Etienne - Lyon

4. Fenerbahce - Galatasaray

5. Bilbao - Valência

6. Udinese - Nápoles

7. Panathinaikos - Olympiakos

8. Feirense - Braga
MVP:

9. Setúbal - Marítimo
MVP:

OLHOGOLO:

10. Académica - Paços Ferreira
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

ROLABOLA

Resultados e Marcadores:

1. Palermo 0-1 AS Roma  (Borini)

2. Lyon 2-1 Lille (Lacazzete, Lisandro; Chedjou)

3. Génova 0-0 Juventus

4. Catania 1-0 Fiorentina (Lodi)

5. Anzhi 0-0 Spartak Moscovo

6. AEK 2-0 Panathinaikos (Leonardo, Klonaridis)

7. Sunderland 1-0 Liverpool (Bendtner)

8. Olhanense 4-4 Nacional (Dady (2), Wilson Eduardo,Agra; Rondon, Mateus (2), Claudemir)
MVP: Wilson Eduardo (Olhanense)

9. Beira-Mar 1-0 Gil Vicente (Zhang)
MVP: André Marques (Beira)

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira 1-2 Benfica (Michel; Gaitán, Bruno César)
MVP: Gaitán (Benfica)

PONTUAÇÕES:

Seco 10
Cedes 8
Faria 9
Eduardo 14+3 17
Lelo 6
Fostex 3
Diogo 7
Salvador 4
Soares 0
Doc 13
Filipe 13
Telmo 1
Pascoal 10
Pedro Gama 9
Bruno Rocha 13
Oliveira 13
Black Ice 5
Major 6
Fernando 3

VENCEDOR DA JORNADA: EDUARDO MARQUES = 17 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

PAULO OLIVEIRA 126 PONTOS
2º Lelo Marques 125
3º Filipe Rocha 118
4º Nuno Pascoal 115 
5º Pedro Faria 113 
Telmo 112 
7º Fostex 103
8º Black Ice 103
9º Bruno Rocha 102
10º Pedro Gama 96
11º  Doc 92
12º Cedes 90 
13º Seco 90 
14º  Salvador 82
15º Fernando 72
16º  Diogo 72
17º Nélson Soares 63 
18º Eduardo 58 
19º Amândio Santo 55 
20º Major 28

CONSIDERAÇÕES:

-  Sem qualquer tipo de dúvidas, esta foi a jornada mais fraca de sempre do Rolabola. Ninguém acertou no marcador de serviço e só isso diz bem da desinspiração que houve esta semana. No entanto, e como alguém tinha de vencer, nada melhor do que o nosso amigo Edu simbolizar a miséria franciscana que houve. Talvez entusiasmado pelo facto de se ter sabido que ninguém desceria de divisão, encheu o peito de ar e gritou PRESENTE para toda a gente. Ficará na história deste rolabola como o vencedor da pior jornada de sempre. E tão bem que lhe fica este prémio.

- Mudou o líder. O Oliveira assumiu a liderança mas o que fica desta jornada é a aproximação do top10 aos primeiros. 30 pontos separam o 10º do 1º classificado, algo que, no meu entender, é perfeitamente recuperável. Temos jogo.

- Bem sei que esta jornada era difícil e houve muitas surpresas mas conseguir, mesmo assim, fazer 0 pontos é algo que não podemos fechar os olhos. O Soares, mais uma vez, voltou a dar autênticos tiros nos pés. É triste ver como um participante se arrasta pelo jogo, depois de numa primeira fase mostrar serviço e sobretudo alegria na forma como elaborava os seus boletins.

- Também não posso deixar de picar o shôr Telmo Marques que, com um mísero ponto, começa a dar sinais de desgaste. Temo que, daqui para a frente, a queda seja ainda mais significativa. Em tempos de crise, os coelhos começam a escassear.

- Por falar em coelhos, o mete gelo continua a surpreender-me. Primeiro, porque milagrosamente ainda consegue estar à minha frente - sim, aguardo propostas -. Depois, porque continua a cumprir horários ou, se preferirem, a cumprir as regras. Não querendo levantar suspeitas, tenho a impressão que este nosso amigo anda a jogar a pares com uma outra personagem que, por sinal, também está muito bem colocada neste rolabola. Para já são só suspeitas mas prometo denunciar toda e qualquer irregularidade assim que descubra mais pormenores desta noticia.

- Numa semana onde não houve grandes motivos de interesse, resta-me despedir-me com uma saudação especial para o regresso do nosso amigo Major. E amigo, está a valer uma bebida se conseguir o objectivo minímo, isto é, ficar à frente do 18º classificado. Bamos!

domingo, março 11, 2012

CARLOS DANIEL

Comentador da Rtp Informação. Gosto muito de o ouvir e revejo-me quase sempre nas suas opiniões. Desta vez falou da qualidade inegável de Melgarejo; do valor de Luisinho; da fragilidade de Saviola que já vem da época passada; da falta de explosão que o Benfica sofre a jogar com Nolito, Saviola, Bruno César e Cardozo ao mesmo tempo; das gritantes limitações defensivas de Maxi; da tranquilidade e qualidade de Capdevila sempre que a bola lhe vai parar aos pés pese a falta de velocidade; da preferência em falar de futebol, relegando a questão arbitral para um segundo plano. Like!

UMA EQUIPA SIMPÁTICA


Muito interessante esta Académica de Pedro Emanuel. Uma equipa que não dá grande espectáculo mas que é de uma organização tremenda. E é curioso que, esta temporada, os "estudantes" têm conseguido o mais difícíl, isto é, fazer bons jogos e alcançar bons resultados frente aos grandes. Foi assim contra o FC Porto para campeonato e taça de Portugal e também para o campeonato contra Sporting e Benfica. Diria apenas que tem faltado algo nos jogos em casa contra equipas (supostamente) do seu campeonato para vermos uma Académica ainda mais bem classificada.

É engraçado ver como este Pedro Emanuel (tal como Jorge Costa) se transforma como treinador. A sua postura é em nada semelhante àquela que mostrava como jogador. Sereno e com um discurso agradável, a verdade é que tem feito um bom trabalho numa equipa sem estrelas. A final da taça de Portugal é um bom prémio para uma equipa pouco genial mas que vende cara a derrota em todos os campos.

É preciso lembrar os mais distraídos que a Académica perdeu em Janeiro dois dos seus três melhores jogadores que começaram a época: Sissoko e Ederzito. Saulo e Edinho foram os seus substitutos e, não sendo exactamente a mesma coisa, a verdade é que têm dado conta do recado. O extremo, por exemplo, faz-me lembrar o Lito (que também passou pela Briosa). Não é um grande jogador mas fruto da sua velocidade e desenvoltura sob ponto de vista técnico, dá imenso jeito a estas equipas da primeira liga.

A Académica é claramente um exemplo de que com pouco se pode fazer muito. Para já estão na final da taça e não se pense que irão para lá passear. O Sporting terá de ter muito cuidado porque esta briosa é o exemplo de uma equipa cínica, pragmática e porventura bastante eficaz.

sábado, março 10, 2012

O PEDRO E O PAULO


Passando os olhos pelo Mais Futebol, deparo-me com duas referências do futebol português: Pedro Barbosa, agora comentador desportivo da TVI e Paulo Bento, actual seleccionador nacional. 

Quando olho para eles, lembro-me, desde logo, dos muitos momentos que me proporcionaram enquanto jogadores. Paulo Bento, trinco, diria talvez o melhor médio defensivo português que tenho memória. Superior a André, Costinha ou Oceano e, no meu gosto pessoal, mais marcante que Paulo Sousa ou Petit. Já Pedro Barbosa era uma espécie de Óscar Cardozo, não na sua maneira de jogar mas sim na forma como dividia corações. Uns odiavam-no, achando-o um molegão e demasiado lento, outros, como eu, adoravam-no. Classe pura, qualidade técnica acima da média, pormenores a lembrar Zidane, golos fabulosos, enfim, um jogador extraordinário que fazia coisas com a bola que poucos faziam.

Deixo-vos aqui um episódio interessante que ocorreu em 92. Paulo Bento e Pedro Barbosa, dois jogadores que davam nas vistas no Guimarães. Gostava muito daquela equipa e via todos os jogos do Vitória na televisão. Houve um jogo, frente à União da Madeira, que por interdição do estádio Afonso Henriques, foi disputado no Magalhães Pessoa em Leiria. Eu, miudo, não perdi a ocasião e fui ao estádio ver, imagine-se, um Vitória - União da Madeira. No topo, perto dos Insane Guys, vibrei com o Guimarães e com o Pedro e o Paulo. Boas memórias, sem dúvida.

Mais tarde o Paulo Bento foi para o Benfica e infelizmente o Barbosa foi para o Sporting. Se há muitos e bons momentos do Bento ao serviço do glorioso - apesar das péssimas equipas que encontrou -, já do Barbosa, no meio de tanto jogo de qualidade, recordo-me de um com particular emoção:época 2000-01, frente ao Leiria, Barbosa fez isto:


OS 23 DE PAULO BENTO...

Não estava para falar sobre este assunto mas depois de ver algumas respostas de Paulo Bento, parece-me evidente que ele já tem praticamente definido o lote de 23 que o acompanhará para o Euro.

3 Guarda-Redes
7 Defesas
6 Médios
7 Avançados

O que me pareceu mais claro foram os 6 médios. Veloso, Meireles e Moutinho serão as primeiras opções, Manuel Fernandes, Micael e Martins as alternativas. Pareceu-me claro que Hugo Viana não faz parte das opções de Paulo Bento.

Também me pareceu que Bento contará com Nélson Oliveira. Juntar-se-á provavelmente a Nani, Ronaldo, Quaresma, Varela, Postiga e Hugo Almeida.

Lá atrás, levará com toda a certeza 4 centrais e 3 laterais, sendo que um dos centrais também poderá jogar de lateral e um dos laterais terá a capacidade para preencher o lado esquerdo e o direito. Neste sentido, penso em Ricardo Costa e em Sílvio. Os outros serão mais ou menos consensuais: Bruno Alves, Pepe e Rolando para o centro da defesa e João Pereira e Coentrão para os flancos.

Na baliza, Patrício, Eduardo e Beto serão, com toda a certeza, as opções.

OS 23:

Patrício
Eduardo 
Beto

Pereira
Silvio
Ricardo Costa
Rolando
Alves
Pepe
Coentrão

Veloso
Manuel Fernandes
Meireles
Micael
Moutinho
Martins

Nani
Varela
Ronaldo
Quaresma
Hugo Almeida
Postiga
Nélson Oliveira

sexta-feira, março 09, 2012

ROLABOLA

JORNADA 7:

1. Palermo - AS Roma 

2. Lyon - Lille

3. Génova - Juventus

4. Catania - Fiorentina 

5. Anzhi - Spartak Moscovo

6. AEK - Panathinaikos

7. Sunderland - Liverpool

8. Olhanense - Nacional
MVP:

9. Beira-Mar - Gil Vicente
MVP:

OLHOGOLO:

10. Paços Ferreira - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

Prazo: Sábado, 14h55