terça-feira, julho 17, 2012

NOTAS DO ESTÁGIO


Três jogos realizados e já alguma matéria para ser analisada. Desde logo, a felicidade de poder voltar a ver o Benfica jogar com onze jogadores. Depois, a satisfação por ver uma estrutura consolidada, com automatismos e, felizmente, com o treinador das épocas anteriores. E por último, a esperança em ver jogadores como Witsel ou Garay continuarem no clube, algo que considero fundamental para as aspirações da equipa na presente temporada.

Sobre os reforços...

Paulo Lopes: é um jogador com experiência e dá garantias caso Artur não possa dar o seu contributo. Bom e barato era o que se pretendia.

Luisinho: apontei-o na época passada como uma boa solução para o lugar de Emerson. Concordo com a sua escolha e acredito que tem condições para fazer uma boa temporada.

Ola John: uma incógnita. Parece ser habilidoso e é inegável a sua rapidez mas parece-me ainda muito verde, nomeadamente no plano táctico. Neste momento parece-me o terceiro extremo esquerdo (atrás de Gaitán e Nolito) e o segundo extremo direito (atrás de Enzo Perez), Daqui a um par de meses, talvez tenha uma opinião diferente.

Hugo Vieira: Sabendo-se de antemão que no plantel há Cardozo, Saviola, Rodrigo, Nélson e Kardec, não me parece que haja espaço para o português. A menos que comece a ser utilizado na ponta direita, não lhe vejo futuro no plantel principal.

Michel: Contratação ridícula no meu ponto de vista. Não tem espaço nem valor para jogar no Benfica.

Os regressados...

Carlos Martins, Melgarejo, Enzo Perez e Kardec são jogadores que, no meu entender, deveriam ficar. Martins é jogador de selecção e tem tudo para render Aimar ou Witsel sempre que necessário. Depois, temos os sul-americanos que podem acrescentar algo à equipa. Melgarejo tem um potencial enorme e vejo-o como uma boa solução para lateral ou extremo esquerdo. É rápido e muito forte no jogo aéreo (não parece mas é verdade). Com mais tempo de adaptação, pode mesmo vir a ser uma boa solução para o onze inicial. Acredito nele.
Já Enzo Perez parece-me o melhor extremo direito do plantel do Benfica. Assim a cabeça queira, claro está. Centra muito bem, procura quase sempre combinar com o lateral e é um jogador com qualidade técnica. Que seja o seu ano.
Relativamente a Kardec, é um jogador que aprecio. Não é um fora-de-série mas tem características diferentes de todos os outros avançados. Para mim, ficava.

Os escolhidos...

Se não houver novidades para as laterais, aqui fica o meu plantel para a presente temporada:

GR: Artur, Paulo Lopes e Mika

DD: Maxi Pereira e Yannick (?)

DE: Luisinho e Melgarejo

DC: Luisão, Garay, Miguel Vitor e Jardel

MD: Javi e Matic

MC: Witsel, Aimar e Martins

MAD: Enzo Perez, Ola John

MAE: Gaitán, Nolito

AC: Rodrigo, Nélson Oliveira, Kardec e Cardozo

- Se a permanência de jogadores chave tiver de implicar a não contratação de mais jogadores (nomeadamente laterais), então que assim seja. 

- Sim, nomes como Bruno César ou Saviola não teriam espaço no meu plantel. 

- Estou curioso em ver como Urreta se vai apresentar nos jogos olimpicos, ao lado de jogadores como Cavani ou Suarez.