sexta-feira, novembro 30, 2012

ERRO CAPITAL DE VITOR PEREIRA


Vitor Pereira quis mostrar que conta com todos. Não condeno isso, pelo contrário. Acho que os plantéis de Porto, Benfica e Sporting são superiores a todos os outros que andam pela taça de Portugal. Como tal, os jogadores menos utilizados, deverão, ainda assim, dar conta do recado em mais de 70% dos jogos da taça. Naturalmente que o Braga não é uma equipa qualquer e, portanto, o risco do técnico do Porto foi elevado. Poderia eventualmente ter feito entrar uma equipa mais forte até porque a champions está decidida (percebo que se queira o primeiro lugar mas não é dramático ficar em segundo) e o próximo jogo para a liga é em casa frente ao Moreirense (eventualmente daria para gerir o esforço de alguns jogadores). Mas tudo bem, Vitor Pereira quis arriscar num jogo deste nível e, a correr bem, ganharia um boost de moral tremendo. Nota 10 pela ousadia, neste caso.

É curioso que, mesmo com uma revolução no onze, o técnico portista foi inteligente na forma como deixou os melhores em cada sector. Na defesa manteve Otamendi (teve culpa no segundo golo do Braga mas fez um jogo tremendo e é, por esta altura, o segundo melhor central do campeonato); no meio-campo tentou fechar a porta com Fernando; no ataque, não abdicou da qualidade e da boa forma de James. Portanto, um risco mas com a manutenção de três peças basilares.

O erro capital de Vitor Pereira aconteceu, a meu ver, já no segundo tempo. Com um meio-campo onde Castro estava amarelado e James já muito desgastado, tirar Fernando do jogo foi algo que não compreendi. Melhor dizendo, não percebi. Entendo que Pereira quisesse descansar o "polvo" para o encontro de PSG mas, sabendo da falta de ritmo de jogadores como Kleber, Defour ou Castro e tendo a equipa uma vantagem mínima, creio que foi um erro tremendo avançar com esta substituição. Não digo que o líder portista tenha substimado o Braga mas esta alteração como que a dizer que "dava para tudo", não me pareceu a mais adequada. Com efeito, o conjunto bracarense virou o jogo e seguiu em frente, naquele que foi um jogo mais equilibrado e melhor disputado, isto comparativamente ao da liga.

JORNADA 10

1. Getafe - Málaga

2. Bayern Munique - Borussia Dortmund

3. Ajax - PSV

4. Anzhi - CSKA 

5. Dinamo Moscovo - Rubin Kazan

6. Hoffenheim - Werder Bremen

7. Fulham - Tottenham

8. Marítimo - Guimarães*
MVP:

9. Arouca - Beira-Mar*
MVP:

OLHOGOLO:

10. Lourinhanense - Paços Ferreira*
MVP:

Marcador de serviço:

PRAZO: Sábado, 9h25 (jogo russo logo pela manhã)

*Taça de Portugal. Resultados e marcadores válidos apenas no tempo regulamentar.

NOTA: Naturalmente que o jogo Real Madrid - Atlético é um derby e deveria merecer honras no boletim. Acontece que, ao colocá-lo, iria fazer com que as apostas no "marcador de serviço" se tornassem mais previsíveis. Sendo assim, decidi excluir este jogo. Salvo raras excepções, Real e Barça são equipas que merecem muito pouco destaque neste passatempo.

quinta-feira, novembro 29, 2012

Resultados Jornada 9

MVP'S:

Paulinho (Moreirense)
James (Porto)
João Tomás (Rio Ave)

PONTUAÇÕES:

Faria 16
Soares 20
Eduardo 3
Lelo 12
João Carlos 27
Doc 34+3=37
Pascoal 21
Cedes 11
Maçãs 14
Diogo 12
Pedro Gama 21
Black Ice 16
Salvador 1
Rochinha 13
Seco 22
Oliveira 12
Mata Pintainhos 27

VENCEDOR DA JORNADA: DOC = 37 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:


NUNO PASCOAL 184 PONTOS
2º Pedro Gama 167     
Doc 165 
(João Carlos 160)
5º Oliveira 159
Black Ice 155      
Nélson Soares 148 
8º Diogo 146  
9º  João Maçãs 141
10º Seco 133     
11º Rochinha  132
12º Cedes 129
13º Mata Pintainhos 128     
14º Tó Salvador 113  
15º Eduardo 101
16º Lelo Marques 101
17º Faria 100

DESABAFOS:

- Esta semana não há tempo para grandes considerações. Apenas dar os parabéns ao Doc pela vitória na jornada e por mais uma semana em grande. Está a voltar aos velhos tempos, em que lutava pela parte alta da tabela.

- De resto, quero salientar os tiros do Cedes no marcador de serviço (gosto quando os participantes são criativos) e do Mata Pintainhos no olhogolo. 

- Pela negativa, as más prestações do Eduardo e do Salvador. Se do Edu já nada surpreende, já do Salvador esperava-se mais. Depois de uma recuperação bastante assinalável, este foi, sem dúvida, um grande revés. Sorte para mim que, mesmo com tão más prestações, lá vou segurando a aposta que fiz com o meu amigo Tó.

Derby dos Marcadores: só o Soares abriu o activo. 2, 0, 0. 

Um abraço e até para a semana!

PS: Amanhã será colocado aqui um desafio. Fiquem atentos!!

terça-feira, novembro 27, 2012

DIFÍCIL


Tenho uma opinião diferente daqueles que olham para os títulos conquistados na temporada (nomeadamente a Champions) como critério decisivo para a atribuição do prémio de Bola de Ouro. Sim, concordo que seja algo que pode fazer desequilibrar a balança mas não creio que deva assumir grande quota para esta designação. Acima de tudo porque, se estamos a falar de um prémio individual, temos, primeiramente e quase de forma exclusiva, olhar para o papel que um individuo tem numa equipa e não o contrário. Ora, só para dar um exemplo, se só houvesse competição de selecções, o Bale, o Giggs ou o Weah estavam condenados à partida.

Posto isto, confesso que compreendo quem tenha dificuldades em escolher entre Ronaldo e Messi. Ambos são brutais e fizeram uma temporada passada fantástica. Cristiano teve o extra de estar bem no Europeu (Messi não participou) e foi campeão pelo Real. Messi ganhou a copa e entrou melhor neste início de temporada.

Aceito que a escolha recaia em Ronaldo mas fico-me, mais uma vez, pelo astro argentino. Argumentos? Basta um que diz praticamente tudo: 82 golos desde Janeiro. Notável!


segunda-feira, novembro 26, 2012

NÃO COMPREENDO


Não entendo certas opções técnicas no Sporting. Antes de mais, não me vou pronunciar sobre o jogo porque, efectivamente, não o vi na sua totalidade. Depois, também sei que os problemas que a equipa leonina vive vão muito além de simples análises individuais. Ainda assim, é disso que mais gosto falar e é nisso que me vou debruçar neste post. Portanto:

1. Posicionamento ridículo dos centrais. Falaram mal do Polga, encostaram o Carriço e emprestaram o Onyewu, jogador que garantia estabilidade defensiva e assumia-se fortíssimo nas bolas paradas, para ficarem com esta patética dupla de centrais. Vejam os golos e reparem no posicionamento de ambos. E muitos são os jogos que poderiamos analisar, dado que os erros são constantes.

2. Como é possível Rinaudo ser suplente desta equipa? Ainda hoje se viu que com o argentino a música é logo outra. Mais, como é possível Fito ser terceira opção para o meio-campo, atrás de Gelson Fernandes? (hoje não foi o caso mas já vimos esse filme em várias ocasiões). Para mim, um dos melhores jogadores deste plantel.

3. Com Sá Pinto alternou a titularidade com o banco, com Oceano não entrou nas contas e agora com Vercauteren começa a aparecer novamente, ainda que de forma intermitente. Falo de Carrillo, o jogador mais excitante do Sporting mas que, pelos vistos, não reúne consenso para aquelas bandas. Aquela substituição de hoje - Labyad pelo peruano - é, no mínimo, hilariante.

4. Onde anda André Martins, o jogador que mais me impressionou na época passada? Cheira-me a novo Moutinho, isto é, ainda o vou ver a brilhar noutros clubes importantes portugueses.Talento tem ele, não tenho dúvidas sobre isso.

5. Não sou daqueles que pense que Wolfswinkel é um flop. Acho que é um avançado interessante e com margem para poder crescer. Agora, continuo a não compreender como é que o meio-campo fica sempre tão distante do holandês. Com extremos tão abertos, um nº10 ou um segundo avançado seria fundamental. Pranjic não me parece um maestro (pese a boa qualidade de passe) e não é aquele jogador "a la Saviola", isto é, capaz de vir atrás e ter ainda a capacidade para tabelar com o ponta-de-lança e, invariavelmente, aparecer na área em situações de finalização. 

Fico-me por aqui. O cenário é tão negro que custa falar sobre ele. E, de certa forma, custa-me mais porque sou da opinião que a matéria prima não é tão má como se quer fazer crer. Sim, obviamente que há muitos problemas na zona central da defesa, falta um "10" de qualidade e um alternativa a Wolfswinkel, algo que até poderia fazer com que o treinador tivesse um sistema alternativo; agora, muitos dos atletas são internacionais por países importantes e isso é um pormenor que não podemos desvalorizar. 

ELEVAR A FASQUIA

Algures no início de temporada escrevi que o Real Madrid, esta temporada, iria ficar, no mínimo, a 8 pontos do Barcelona. 

Pois bem, face aos recentes desenvolvimentos, elevo a fasquia: mais de 15 pontos, digo eu.

Uma coisa é certa, a liga está fechada e é uma pena. Pode ser que a champions nos reserve maior emoção. Acredito nos suspeitos do costume mas também não sou lírico ao ponto de, desde já, descartar o gigante madrileno.

Já agora e ainda a respeito da Liga Milionária, este ano aposto em Juventus e Dortmund como possíveis surpresas. Atenção ao Porto, também. Num dia bom, pode bater o pé a qualquer das equipas que por lá figuram. Ok, ao Barça não mas, ao resto, acredito que sim.

PS: Fiquem atentos porque nos próximos dias teremos uma novidade aqui no blog que poderá, ou não, revelar-se "milionária" para alguém.

DASS


Leighton Baines pode chegar em Janeiro ao United, diz "A Bola". Pois, têm só o melhor lateral esquerdo do Mundo e emprestaram o Fábio, jogador que, de certa forma, é uma boa segunda opção. Depois ainda há o jovem Butner que anda por lá e que nem sequer é muito utilizado na rotação do plantel já que o Evra é de uma regularidade física impressionante. Portanto, Baines é um excelente jogador mas não é, de todo, necessário. 

O velhote deveria olhar para o meio-campo e aí sim, investir. Carrick é excelente mas está em fase descendente; Fletcher é o chamado "jogador esforçado" mas não mais que isso; Anderson passa a vida lesionado; Scholes e Giggs foram enormes no passado mas já não dão as garantias necessárias para uma equipa que luta pelo campeonato inglês e champions. Enquanto continuarmos com tantos desequilíbrios neste sector, não vamos lá. 

CORREIO DA MENTIRA


Acabo de ler o seguinte no correio da manhã:

"Robert Enke, Bossio, Moreira, Quim, Moretto, Roberto e Eduardo foram apenas alguns dos guarda-redes que, nos últimos anos, passaram pela Luz e não deixaram saudades entre a direcção e os adeptos encarnados."

Ridículo. Em primeiro lugar, Moreira foi sempre muito acarinhado pelos adeptos e não me lembro de o ver comprometer muitas vezes. Depois, temos Quim e Eduardo, dois internacionais portugueses e dos melhores que Portugal conheceu nesta última década. Finalmente, temos o caso de Enke, um enorme keeper, internacional alemão e que, na minha opinião, mostrou competência nos anos que por aqui passou. 

Sim,  Bossio, Moretto e Roberto foram barretes. Agora, colocar tudo no mesmo saco é lamentável.

JAMES


Que jogador! Olho para o Real Madrid e vejo James a fazer de Ozil; olho para o Barça e vejo-o a fazer de Fabregas; Olho para o City e vejo-o a fazer de David Silva; olho para o Chelsea e vejo-o a fazer de Mata; olho para o Man Utd e vejo que podia fazer aquilo que lá ninguém tem capacidade para fazer. É assim James Rodriguez, o melhor jogador da liga e um talento capaz de, facilmente, encaixar em qualquer equipa do Mundo.

Foi feliz mas resolveu a partida de Braga. A forma como cola a bola ao seu pé esquerdo, a sua inteligência na ocupação dos espaços, a sua capacidade em deslizar para zonas interiores e a forma como envolve os seus companheiros no jogo, é algo absolutamente extraordinário. A isto chama-se classe!

Peseiro fez o possível. Percebeu que a zona central do Porto é fortíssima e tentou, de todas as formas, anular essa arma, colocando muitas unidades no miolo. Tivemos um bom Braga mas a equipa portista acabou por ser superior. Concordo que o golo chegou numa altura que já não se esperava mas, durante a partida, ficou sempre a sensação que se alguém tinha capacidade para marcar, esse alguém só podia ser o Porto. Acima de tudo, a força física e a capacidade com que a equipa portista recupera bolas em zonas tão avançadas no terreno fazem efectivamente a diferença. Muito trabalho e muita competência.

PS: Este jogo para mim ilustrou na perfeição aquilo que penso de Hugo Viana. Um jogador cerebral e com um extraordinário pé esquerdo mas sem pulmão e sem pedalada para jogos deste nível. A diferença entre Viana e os médios do Porto é igual à diferença que houve entre Braga e Porto neste jogo: faltou "um bocadinho-assim", como se costuma dizer.

domingo, novembro 25, 2012

SUFICIENTE


Começo por aquilo que não me dá prazer falar mas que, volta e não volta, tem de ser: esta coisa dos árbitros apitarem quando alguém "sopra" com mais força dentro da área, é algo que me continua a fazer confusão. Provavelmente o Benfica iria marcar mais minuto menos minuto; provavelmente a vitória iria cair para os lados da luz com maior ou menor dificuldade; agora, é pouco agradável quando se começa a ganhar desta forma. Eu, particularmente, não gosto.

Quanto ao jogo, vitória fácil perante um adversário muito modesto e muito contido em termos ofensivos. Tal como Jesus diz, estes jogos pós-champions são sempre complicados. E quando os campos estão pesados e a chuva faz questão de aparecer, o cenário ainda é menos atraente. Valeu que os jogadores estiveram concentrados e focados desde o apito inicial. E é assim que deve ser. Resolver o jogo o mais rapidamente possível e depois sim, descansar. Foi isso, precisamente, que se viu. Boa dinâmica e intensidade forte na primeira parte, para depois um segundo tempo de mais posse e de menos esticões no jogo.

Destaques:

MVP: Sálvio. Podia ter escolhido Matic ou eventualmente Garay. No entanto, fico-me pelo extremo argentino. Não que tenha feito um jogo de encher o olho, a bem dizer até fez muitos disparates, preferindo a jogada individual em detrimento de um passe para um companheiro em melhor posição, mas, pela entrega, pela forma como procura sempre atacar a baliza adversária e, de não menos importância, a sua capacidade física que faz com que seja dos melhores extremos a auxiliar o lateral em situação defensiva, tudo isso pesou para esta minha escolha. Volto a repetir, não foi aquele Sálvio demolidor e arrasador no um-para-um que todos conhecemos mas foi o Toto corajoso, lutador e bravo que deixa qualquer adepto rendido.

Garay: a classe deste senhor é impressionante. Podem vir com Gamarras, Davides Luízes, Humbertos Coelhos, Ricardos Gomes, Mozeres, Aldaíres, quem quer que seja. Eu fico-me com este para melhor defesa que vi jogar no Benfica.

Matic: confirma o excelente momento de forma. É engraçado que tem feito aquilo que Javi fazia na perfeição, isto é, dobrar os laterais, recuperar bolas, atrasar o jogo ofensivo do adversário e acrescentar músculo ao meio-campo, sendo que tem ainda o extra de ter capacidade técnica e pulmão para, sempre que pode, ultrapassar aquela linha imaginária, mais ou menos a meio do meio-campo adversário, que, normalmente, o trinco-comum não deveria passar. Isto demonstra confiança. capacidade física e qualidade. Mérito para ele e, por que não dizer, para Jesus que o tornou um jogador que, claramente, não era quando chegou.

Luisão: essencialmente pelo golo. Esteve algo nervoso e revela uma clara falta de ritmo - contra avançados mais rápidos pode ser perigoso -, algo que é perfeitamente normal dada a longa paragem. Ainda assim, pela sua qualidade no jogo aéreo e pela capacidade de liderança, é evidente que é uma peça importante para esta fase do campeonato.

Martins: acabou por fazer uma boa partida. Regressou e ainda bem. Neste momento não tem lugar na equipa num sistema de 2 avançados porque Enzo Perez tem de jogar sempre mas, para aqueles confrontos com equipas da classe alta, vai dar muito jeito. Espero vê-lo em campo ao lado de Enzo já no próximo jogo contra o Barça e eventualmente contra o Sporting. Duma coisa não tenho dúvidas: Matic, Martins e Perez vão dar qualidade ao meio-campo. Se bem que, conto os dias para ver Matic, Perez, Aimar, Sálvio, Nico e Lima, todos ao mesmo tempo.

Em suma, resultado justo no jogo ideal após um teste duro na champions. Resta saber o que o Porto faz em Braga. Eu cá suspeito que o dragão vai esmagar.


quarta-feira, novembro 21, 2012

ROLABOLA

JORNADA 9:

1. Chelsea - Man City

2. Swansea - Liverpool

3. Málaga - Valência

4. Toulouse - Lyon

5. Wolfsburgo - Werder Bremen

6. Atlético Madrid - Sevilha

7. Milan - Juventus

8. Braga - Porto
MVP:

9. Setúbal - Rio Ave
MVP:

OLHOGOLO:

10. Moreirense - Sporting
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

SOBRE ONTEM


- Vitória justa do Benfica e com uma exibição marcada pela garra e pela excelente atitude dentro de campo. Sálvio muito esforçado, Enzo extraordinário no segundo tempo, um Matic em grande momento de forma e uma dupla de centrais de grande classe, foram as principais notas de destaque. Sendo que será muito difícil esta equipa seguir em frente, resta-me acreditar que a despromoção à Liga Europa, por mais negativo que possa parecer no imediato, poderá ser positiva a longo prazo.

- não vi nenhum jogo do Braga na Champions mas parece que Peseiro voltou ao seu melhor, isto é, grande exibição em Manchester, tremenda performance na Turquia, bom jogo em casa frente ao colosso inglês e, no final, nem à Liga Europa vão. Triste fado o deste treinador, personagem que até admiro.

- Acho vergonhosa a forma como Sir Alex Ferguson interpreta a competição. Esta coisa de fazer alinhar equipas "B" com frequência é um nojo autêntico. No passado já teve dissabores e, pelos vistos, não se mostra minimamente afectado por isso. E mais, quem vê os reservas do United percebe que a falta de qualidade abunda. Aproveitou o Galatasaray e muito bem.

- 89 % de posse de bola do Barça. Notável, mais uma vez. Um banho de bola em Moscovo. Um regalo para os olhos ver esta equipa jogar e dominar seja em que campo for. Fica-me na retina aquele minuto 33 onde Iniesta, por mais que uma vez, literalmente sentou jogadores do Moscovo, como se de pinos se tratasse. Bravo!!

- Atenção à Juventus. Acho que tem uma equipa fortíssima. Aquele meio-campo com Vidal, Marchisio e Pirlo é do mais forte que existe na Europa. E depois tem dois laterais (Asamoah e Isla) de grande qualidade - falei de ambos no blog muito antes de eles jogarem ao mais alto nível - e capazes de interpretar um sistema de 3 centrais com grande assertividade. Contem com eles até bem perto do fim.

Aqui está:

 

Resultados Jornada 8


MVP'S:

Kovacevic (Arouca)
Douglas (Guimarães)
Atsu (Porto)

PONTUAÇÕES:

Pedro Gama 24+3=27
Faria 9
Doc 21
Eduardo 10
Lelo 9
Diogo 7
João Carlos 9
Seco 6
Cedes 16
Maçãs 10
Soares 11
Pascoal 3
Mata Pintainhos 6
Salvador 8
Rocha 6
Black Ice 12
Oliveira 16



VENCEDOR DA JORNADA: PEDRO GAMA  = 27 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

NUNO PASCOAL 163 PONTOS
Oliveira 147     
Pedro Gama 146
4º Black Ice 139
5º Diogo 134
(João Carlos 133)      
Doc 128
8º Nélson Soares 128 
9º  João Maçãs 127 
10º Rochinha  119     
11º Cedes 118
12º Tó Salvador 112
13º Seco 111    
14º Mata Pintainhos 101 
15º Eduardo 98
16º Lelo Marques 89
17º Faria 84 
 
DERBY DOS MARCADORES:
1º Soares 1 golo
2º Rochinha 0
3º Oliveira 0
 
DESABAFOS:

- Antes de mais, um agradecimento ao Diogo pelo facto de divulgar os mvps. Uma boa ajuda, sem dúvida.

- Peço a todos para verificarem as vossas pontuações. O tempo nesta altura não é muito e, como tal, os erros poderão aparecer com maior frequência.

- Como já devem ter reparado, temos um participante novo neste rolabola. É que, Bruno Rocha foi demitido do cargo após mais uma jornada negativa. Se para muitos estar no 10º lugar por esta altura era algo bastante satisfatório, para mim é algo profundamente vergonhoso, ainda por mais sabendo que os Gil Vicentes e Rio Aves desta vida estão a lutar para o título. Assim sendo, o adjunto Rochinha assumirá o cargo até final da época, sendo que também abraçará a pasta do derby dos marcadores - apesar de esse não ser o principal objectivo -.

- Jornada difícil esta. Os marcadores estiveram pouco activos e os palpites também não foram muito felizes. Basta ver que o líder fez apenas 3 pontos. Ainda assim, só o Oliveira beneficiou verdadeiramente com esse deslize, algo que lhe permite aproximar da liderança. 

- Houve também alguns tiros, nomeadamente nos jogos da taça de Portugal. O Doc voltou às grandes exibições (já não era sem tempo) e foi o único a acreditar na goleada do Porto B na Choupana. De resto, uma palavra de apreço para com o Cedes e com o Salvador que, sempre que podem, deixam a sua marca com tiros certeiros de grande qualidade.

- Termino com a parte baixa da tabela. É triste olhar lá para baixo e ver nomes como Pedro Faria ou o Eduardo Marques pelas ruas da amargura. Talvez com uns treininhos de PRO neste Natal se possa sentir alguma Evolution para o que resta de temporada.

Um abraço e continuação de bons palpites!!

ADENDA:

- Por lapso tinha colocado o Doc como vencedor da jornada. Tal não aconteceu uma vez que o mesmo apenas fez 21 pontos (e não 24 como referi). Obrigado ao Pedro Gama pelo alerta. 

- Não o referi mas convém salientar a grande prestação do Pedro Gama na jornada, ele que tem sido um participante muito activo e muito dedicado ao jogo. Pela sua dedicação e, há que dizê-lo, pelo seu conhecimento da modalidade, já merecia uma vitória destas. Subiu ao terceiro lugar e, só pelo facto de ter feito baixar o mete gelo para o 4º posto, merece o meu respeito.

terça-feira, novembro 13, 2012

ROLABOLA

JORNADA 8:

1. Arsenal - Tottenham

2. Nápoles - AC Milan

3. Leverkusen - Schalke 04

4. Sevilha - Bétis

5. Sampdória - Génova

6. Bordéus - Marselha

7. Juventus - Lázio

8. Arouca - Rio Ave
MVP:

9. Setúbal - Guimarães
MVP:

OLHOGOLO:

10. Nacional - Porto
MVP:

PRAZO: Sábado, 12h40

Resultados Jornada 7

MVP'S:

- Matic (Benfica)
- Patrício (Sporting)
- Mateus (Nacional)

PONTUAÇÕES:

Faria 12
João Carlos 12
Maçãs 16
Doc 18
Diogo 19
Seco 15
Black Ice 14
Lelo 14
Eduardo 13
Salvador 17
Mata Pintainhos 16
Cedes 13
Oliveira 14
Rocha 19
Gama 9
Pascoal 14
Soares 28+3=31

VENCEDOR DA JORNADA: NÉLSON SOARES = 31 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

NUNO PASCOAL 160 PONTOS
Oliveira 131     
Black Ice 127
Diogo 127
5º (João Carlos 124)
Pedro Gama 119     
7º João Maçãs 117
8º Nélson Soares 117 
9º  Rocha 113
10º  Doc 107  
11º Seco 105 
12º Tó Salvador 104
13º Cedes 102   
14º Mata Pintainhos 95 
15º Eduardo 88
16º Lelo Marques 81
17º Faria 75

DESABAFOS:

- Não sei se chore se ria com o que se passou nesta jornada. Um chico-esperto que infringe as leis de jogo e não só não é penalizado como ainda por cima é beneficiado... que mais se pode dizer. O caso só não merece mais atenção e repúdio porque estamos a falar do Soares, jogador sem grandes objectivos. Mas fica-lhe bem o número "8" na tabela, a fazer lembrar o Bruno César. O gordo na rota do Milan e o venenoso na rota do título. Parece carnaval!!

- Excelente jornada ao nível dos resultados certos. Diogo e Cedes no Lokomotiv, Mata Pintainhos no Shalke, Oliveira no Bilbao, Soares no Sporting... muito bem. Ora, há aqui uma situação bastante curiosa. Se olharmos aos nomes, vemos que o maior rival do Diogo é o Cedes e o maior rival do Mata é o Soares. Portanto, sobra o Oliveira. E é estranho. É que, quando normalmente ele acerta num resultado certo, há aqui um certo indivíduo que também costuma acertar. Já dizia o Jardel... "Porque será?? Será do Guaraná?? Olha, até a bebida cai melhor com o gelo a acompanhar.

- Uma vez que não o conheço pessoalmente (acho eu), gostaria de perguntar ao Moutinho (esta é fraquinha, eu sei) quais são os seus objectivos neste jogo e se não tem medo de estar à minha frente (ainda que temporariamente)?? Olha que quem entra com tamanha ousadia, normalmente acaba por apodrecer no fundo da tabela lá mais para a frente.

- Uma palavra final para o 4º classificado. Brilhante prestação meu caro Diogo. Só posso depreender que o meu amigo deixou de ir ver os jogos ao café Ramiro. É que ver os jogos ao lado do seu pai não é muito recomendável. O seu compadre teve dois anos a arrastar-se pelo rolabola. Mas pelo menos uma coisa lhe gabo: teve a dignidade e a coragem de abandonar os relvados. Já outros, qual Salgueiros desta vida, só cá andam para dar despesa.

Não vos chateio mais. Quem se sentir afectado com as minhas jogadas de bastidores, mostre futebol dentro das quatro linhas.

segunda-feira, novembro 12, 2012

INACEITÁVEL


"Ainda há 4 ou 5 anos o Benfica ficou em 6º lugar", afirmou Eduardo Barroso, tentando explicar a tal questão de quem é o terceiro grande entre Braga e Sporting.

O Dr. Fernando Seara, das duas-uma: ou não tem categoria e perfil para estar num programa destes e onde a sua principal função é defender o seu clube; ou então não deverá ter a noção de que esse tal 6º lugar ocorreu na época 2000-2001. De 4 ou 5 para 12 anos, vai uma longa distância, digo eu.

COMPORTAMENTO A SEGUIR


Acho engraçado que aqueles que vieram a terreiro fazer barulho a respeito da alegada falta de Eder sobre Schaars, tenham ficado caladinhos na primeira jornada quando viram o árbitro anular um golo a Cardozo por possível falta do paraguaio sobre Beto.

Que fique claro: sou a favor de um futebol de contacto e acho que os árbitros deviam olhar para a forma de ajuizar praticada em Inglaterra. Lá, "soprar" não constitui infracção. Portanto, é facilmente entendível que, tanto na primeira jornada como ontem, os lances deveriam ter sido considerados legais.

Quem esteve muito bem foi Peseiro. A forma como ele vive e pensa o futebol é exactamente a minha. Como Guardiola também o demonstrou. Futebol alegre, ofensivo e com poucas desculpas. Olhar para os méritos dos seus jogadores nas vitórias e não se refugiar em questões arbitrais nas derrotas. A sua postura na flash interview é, para mim, um exemplo a seguir. Gostei.

PS: Artur e Patrício ontem fizeram duas defesas absolutamente monstruosas.  Naquele programa às segundas-feiras à noite da Sporttv, há uma rubrica chamada "luva de ouro". Pois bem, estas duas suspeito que entrarão para as duas primeiras posições e lá continuarão até final da temporada.

domingo, novembro 11, 2012

SUADO


Vitória muito difícil do Benfica, num terreno complicado e perante um adversário moralizado que dispôs de toda a semana para, calmamente, preparar este jogo.

É manifestamente incrível como a equipa encarnada consegue "sobreviver" a tanta adversidade. Já não bastavam as muitas lesões e o prolongado castigo de Luisão, para este jogo Jesus teve mais dois casos clínicos: Maxi e, já durante a partida, Enzo Perez. Escusado será dizer que o argentino era fundamental para este jogo, sobretudo pela sua capacidade de "abrir a lata". Felizmente para a equipa, a sua lesão não trouxe más noticias ao nível do placar final.

Talvez o Rio Ave, pelo que fez no segundo tempo, merecesse mais qualquer coisa mas, de qualquer forma, fica mais um triunfo do Benfica e sem sofrer golos, algo sempre importante. Neste particular, destaco, mais uma vez, a qualidade de Artur. Aquela defesa no último minuto - ainda que com o jogo já parado pelo facto da bola já ter ultrapassado a linha de fundo - diz tudo sobre a qualidade do brasileiro. Sempre tranquilo, calmo e profundamente seguro.

Destaques:

MVP: Matic. Está cada vez melhor o sérvio. Na ausência de Enzo, sacrificou-se a dobrar e arrancou para uma tremenda exibição. A juntar a isso, revela maior discernimento a solicitar os colegas quando recupera a bola. Fundamental neste jogo.

Garay: mais um jogão do argentino. Varre tudo e tem uma classe que contagia. Se Jardel esteve bem, Ezequiel esteve, mais uma vez, enorme. Dos melhores centrais que vi actuar em Portugal.

Lima: o suspeito do costume. Corre que se farta, nunca se esconde do jogo e ainda tem a capacidade para aparecer com frequência na área. Foi do seu pé direito que saíu a primeira grande oportunidade da equipa mas, à segunda, não facilitou e marcou mesmo. Não foi aquele Lima arrasador mas, num terreno destes e perante uma etapa complementar muito conseguida do adversário, acabou por sair de campo com a sensação de dever cumprido.

Ola John: a ver pela aparente falta de forma de Gaitán e a paragem devido a lesão de Nolito, não há dúvidas que o holandês, por aquilo que tem mostrado, merece continuar a jogar de início. Ainda oscila muito com bons e maus momentos mas há que se dizer que está melhor e mais confiante. Hoje voltou a fazer uma boa partida e mostrou um melhor entendimento com Melgarejo. Acima de tudo, o que mais me tem impressionado em Ola John é a sua visão de jogo. É curioso que joga sempre de cabeça levantada e raramente falha um passe. Partida com nota positiva.

Com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos estrelinha, o objectivo principal foi alcançado. Sendo que Jesus contará com mais um reforço para a próxima partida da liga (Luisão), podendo estender-se a dois ou três caso Martins e Aimar "resolvam" voltar, é caso para dizer que a tendência será para melhorar. Ah, também se pode acrescentar os regressos de Maxi e André Gomes, este último que tanta falta fez neste jogo após a lesão de Perez. É que, o rapaz que entrou para o seu lugar, por amor de Deus...

sexta-feira, novembro 09, 2012

JORNADA 7


1. Man City - Tottenham

2. Schalke 04 - Werder Bremen

3. Lokomotiv - Anzhi

4. Bilbao - Sevilha

5. Lázio - Roma

6. Montpellier - PSG

7. Vitesse - Twente

8. Sporting - Braga
MVP:

9. Guimarães - Nacional
MVP:

OLHOGOLO:

10. Rio Ave - Benfica
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

DE CABEÇA PERDIDA





Creio que a imagem diz tudo. Uma equipa claramente de rastos no plano psicológico.

quinta-feira, novembro 08, 2012

SEM ESPINHAS



É frustrante quando se sente que uma vitória, por incrível que pareça, não nos deixou mais perto dos objectivos. Pelo contrário. A derrota do Barça faz com que as nossas chances de apuramento sejam poucas. Ainda assim, elas existem e, como tal, cabe a Jesus e companhia lutarem por elas. Caso a Liga Europa seja o desfecho, como se costuma dizer em linguagem futebolística, há que levantar a cabeça e atacar essa competição com a mesma seriedade e ambição que se exigem a um clube como o Benfica.

Gostei da exibição. Houve competência e qualidade nas duas partes, sendo que, em ambas, tivemos momentos de enorme classe. É verdade que podiamos ter sofrido mais do que um golo até, mas também podiamos ter marcado mais três ou quatro. E quando assim é e, naturalmente, se vence a partida, os supostos deslizes defensivos deixam de ter relevância.

Jogou mais ou menos a equipa que se esperava. Tinha dito que suspeitava que Rodrigo pudesse voltar ao onze e assim foi. Na esquerda jogou Ola John, algo que não é propriamente estranho. O holandês vinha sendo titular e, pelos vistos, Nico Gaitán não estará no seu pico de forma, ao ponto de nem sequer ter sido opção na segunda parte. A juntar a isto, o meio-campo esperado com André Almeida e Enzo Perez. 

Destaques:

- MVP: Cardozo. Pela segunda vez consecutiva, o paraguaio voltou a merecer esta distinção. Esteve no melhor e no pior mas, neste caso, aquilo que de bom fez ganha outro relevo. Foi decisivo e cumpriu a missão que se exige a um ponta-de-lança. Foi pena aqueles três falhanços incríveis (a penalidade terá sido o menos escândaloso) .

- Artur: o grande responsável por a equipa sair deste jogo com as redes invioláveis. Disse sempre presente e com a tranquilidade e classe que tanto o caracterizam. Guarda-redes de topo é isto.

- Garay: jogo tremendo do argentino. A perfeição não existe mas Ezequiel faz questão de desafiar quem defende tal premissa.

- Melgarejo: a dar razão a Jesus. Muito mais calmo que Luisinho em situações defensivas. Não tem inventado e é, como já tinha referido em tempos, fortíssimo no jogo aéreo. Como se não bastasse, tem ainda pernas para auxiliar o ataque. Surpreendentemente, os problemas defensivos não têm vindo deste lado mas sim do de Maxi (mais uma vez foi um autêntico buraco).

- André Almeida: tenho de dar a mão à palmatória e reconhecer que este jovem parece muito mais jogador quando actua na sua real posição. Surpreendeu-me pela positiva. Forte no jogo aéreo, fez muito bem de Matic, apagando muitos fogos (nomeadamente no lado direito). Fez esquecer o sérvio e isso, parecendo que não, é um grande elogío.

- Enzo Perez: não foi inocente a foto que escolhi para este jogo. Que exibição tremenda do argentino. Enche-me completamente as medidas. Tudo o que faz é bem feito. Para os mais esquecidos, recordo que foi Jesus que defendeu a sua continuidade esta época e que o tornou médio-centro. Nem quero imaginar quando Aimar estiver em condições para jogar.

- Ola John: ao intervalo pensava para mim mesmo: "acho que o mister tem de o tirar e lançar o Nico. Ainda não tem andamento para este tipo de jogos". Pois bem, Jesus manteve-o em campo e o holandês arrancou para uma segunda parte de grande nível. Bom para ele e bom para a equipa. Falta-lhe maturidade e intensidade de jogo. Ainda assim, é inegável que tem bons pés e leitura de jogo. Que aprenda e que continue a crescer, é o que desejo.

Termino com uma palavra sobre o Spartak. Esta equipa que entrou de início foi precisamente aquela que vi actuar frente ao Anzhi fora de portas. Frágil a defender pelos corredores (nomeadamente aquele onde joga Makeev) e com um jogo directo, com sistemáticos passes longos a explorar as costas dos defesas adversários. Tem bons jogadores na frente mas é relativamente permeável a defender. Um pouco à imagem do Benfica, como tinha referido. Como entendo que, no conjunto das partes, o Benfica é mais forte, não me surpreendeu o desfecho final. Foi 2-0 mas poderia ter sido um 6-2.

PS: Não sei se há por aqui benfiquistas "anti-Jesus", mas, se houver, não se esqueçam que a equipa está em primeiro lugar no campeonato e conseguiu esta vitória com Melgarejo, Jardel, André Almeida e um Enzo adaptado no onze. E não vale a pena falar nos jogadores que saíram e nas muitas ausências, ou vale?

terça-feira, novembro 06, 2012

Como jogava frente ao Spartak?


Tendo em conta a obrigatoriedade de ganhar, o facto de jogar em casa e as muitas lesões/castigo que invadiram o meio-campo do Benfica, parece-me praticamente um dado adquirido que Jesus não abdicará de jogar com dois avançados. Se o fez em Moscovo, não creio que tenha algum problema em o fazer na Luz. Se joga Rodrigo ou Cardozo - Lima está certo no onze -, aí já tenho algumas dúvidas. Penso que o técnico apostará no paraguaio mas não dou isso como um dado adquirido.

Se na defesa também não há qualquer tipo de dúvidas - se Melgarejo recuperar será titular -, a grande questão resume-se aos dois homens que jogarão no meio-campo. Não, não me estou a referir exclusivamente à zona central. Falo mais concretamente da posição "6" e da "11" já que Sálvio a "7" é certo e Enzo Perez a "8" também não tem discussão. Ora, para trinco André Almeida é o mais forte candidato. É a sua posição natural e até tem o extra de, para ele, já não ser novidade jogar na champions. Por muito que não lhe dê grande crédito e por muito que pense que André Gomes tem outra pinta e outro nível, penso que seja Almeida a opção. Muito sinceramente não estou a ver o Gomes a desempenhar a posição de trinco com o mesmo rigor e competência que o faz a "8". A não ser que Jesus inove e jogue "a la Man Utd", isto é, com dois médios género Scholes e Giggs na zona central, descarto o menino Gomes do onze inicial.
Mais remota mas não ridícula de todo seria a chamada de Sidnei para trinco. Não acredito mas com Jesus tudo se tem de equacionar.

Para o lado esquerdo do meio-campo, temo que Bruno César seja novamente opção. Em condições normais, para mim seria sempre Nico Gaitán. Em circunstâncias anormais, apostaria em Ola John ou no regressado Nolito. Em situações de puro recurso, desviaria Enzo Perez para a esquerda e lançaria os dois garotos, sendo o argentino uma importante muleta para a coesão do miolo. Só em desespero total é que optaria pelo gordo.

Artur, Maxi, Jardel, Garay, Melgarejo; André Almeida, Enzo Perez, Sálvio, Nico; Lima e Cardozo. Era assim que jogava.


Resultados Jornada 6


MVP'S:

Oblak (Rio Ave)
Licá (Estoril)
Ney (Setúbal)

PONTUAÇÕES:

Faria 14
João Carlos 17
Cedes 6
Diogo 18
Soares 9
Oliveira 24+3=27
Eduardo 19
Lelo 9
Seco 10
Salvador 13
Pascoal 20
Rocha 14
Gama 9
Black Ice 18
Maçãs 6
Mata 4
Doc 17

VENCEDOR DA JORNADA: PAULO OLIVEIRA = 27 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:


NUNO PASCOAL 146 PONTOS
Oliveira 117     
Black Ice 113 
4º  (João Carlos 112)
5º  Pedro Gama 110
6º Diogo 108    
7º João Maçãs 101
8º Rocha 94
9º  Seco 90
10º
Cedes 89    
11º Doc 89
12º Tó Salvador 87
13º Nélson Soares 86   
14º Mata Pintainhos 79 
15º Eduardo 75
16º Lelo Marques 67 
17º Faria 63

 DESABAFOS:

- Os palhaços estão de volta ao pódio. Medo!!

- Nuno Pascoal cada vez mais líder.

- Surpreendido com a aposta do Soares no jogo dos "B", ele que tanto mal diz do clube em que apostou. Afinal há um certo medo.

- Bom tiro do Edu no Oblak, o único a facturar com os mvps.

segunda-feira, novembro 05, 2012

INTERESSANTE


Vi com muita atenção o derby das "Bs", jogo em que o Sporting foi superior na primeira parte e perigoso em contra golpe na segunda. Acima de tudo, duas equipas que procuraram o golo e dar um espectáculo de grande qualidade. Gostei.

Já tinha visto vários jogos desta equipa do Benfica (do Sporting nem tanto) e confesso que não estou muito entusiasmado com este plantel, isto numa perspectiva de ter matéria para, num futuro próximo, abastecer com regularidade a equipa principal. Tudo bem, os mais optimistas podem-me dizer que se por época conseguirem dar dois jogadores aos "A" é algo fantástico. Sim, não nego isso. A questão é que, tirando André Gomes que estava na cara que teria tal destino (não estou tão convencido em relação ao Almeida), sinceramente, apenas vejo dois ou três jogadores com verdadeiro potencial. A saber:

- João Cancelo: Tem de meter na cabeça que, na sua posição, o principal é defender. E isso ainda não está totalmente adquirido. Dá ainda muito espaço ao ala e ataca muito mas nem sempre tem fôlego para voltar. Quando perceber isso (e tem tempo para o fazer), vai ser um caso sério já que tem uma velocidade e qualidade técnica de fazer inveja a muito médio. Diria que, até ver, é o jogador mais promissor desta equipa.

- Ivan Cavaleiro: gosto da forma atrevida e despreocupada com que encara o adversário. Não se esconde do jogo, é rápido e tecnicamente evoluído. Jogador que, pelas suas características, poderá encaixar no perfil de jogador que Jesus aprecia.

- Luis Martins: não me parece que a sua melhor posição seja a de extremo. Acho que como defesa esquerdo rende mais. A sua principal qualidade é o cruzamento. Não o descarto já do lote de jovens com potencial.

Estes são os jogadores que vejo com mais hipóteses de poderem vir a integrar a equipa principal num futuro próximo. Temos também Duarte Duarte, Cafú ou Luciano Teixeira a tentarem crescer mas, para já, não arrisco dizer grande coisa sobre os mesmos. 
Completamente riscados para mim estão os avançados Corrêa e João Mário, dois jogadores fraquissimos. Já agora, Miguel Rosa é um bom jogador mas, sinceramente e até pela idade, não o vejo como reforço para Jesus, isto numa posição onde a equipa está bem servida.


Uma palavra também para os miudos do Sporting. Bela equipa e um leque de atletas com enorme potencial. Bruma, João Mário e Zezinho (a fazer lembrar o Emerson do Belenenses e do Porto) são jogadores que facilmente irão chegar à primeira liga. O primeiro é um extremo rapidíssimo e com excelentes atributos técnicos; o irmão de Wilson Eduardo tem um pulmão incrível e uma maturidade de jogo fora do vulgar; e Zezinho é um poço de força e garante estabilidade ao sector recuado da equipa. 

Depois, jogadores como Tobias Figueiredo, Victor Golas, Eric Dier ou Esgaio merecem, no mínimo, especial atenção. Isto já para não falar em nomes como Arias ou Betinho que já estão em permanente ligação à equipa principal.

No fundo, jogo interessante e com um resultado que, embora algo exagerado face ao que foi a partida, traduz melhor a diferença de potencial entre estas duas equipas.

TUDO ACONTECE


Nova derrota do Sporting, naquela que foi a estreia de Vercauteren. É verdade que os leões mereciam mais mas quem comete erros da forma como a defesa leonina cometeu, só pode arriscar-se a este tipo de cenários.

Uma primeira parte interessante dos forasteiros. Houve maior mobilidade no ataque, os jogadores apareceram mais perto de Wolswinkel e, no meio-campo, Schaars nunca se escondeu, procurando pautar o jogo. Neste capítulo, faltou o Izmailov que todos conhecemos. Esteve apagado o russo. Nas alas, Jeffren melhor que Labyad, sobretudo quando apareceu no flanco esquerdo, muito bem auxiliado por Insua.

Na segunda parte, houve um eclipse total do conjunto leonino. Pareceu-me que houve muita gente na frente a ficar sem gás muito cedo e o meio-campo nunca conseguiu criar a tal dinâmica necessária para ultrapassar blocos baixos. Creio que o belga poderia ter mexido na equipa mais cedo já que Schaars e Izmailov haviam desaparecido completamente do jogo e Labyad não estava em campo, por assim dizer. 

O empate ajustava-se mais àquilo que foi a partida mas uma equipa grande que comete tantos erros defensivos e não consegue empurrar adversários deste calibre para a sua própria área, só merece desfechos deste género. Custa muito perder um jogo destes frente a um adversário que tem José chauffer Mota como treinador e um elenco onde por lá figuram nomes como Ricardo Silva (um nojo de jogador e pessoa), Amoreirinha ou Cristiano.

PS: Muito estranho a não convocação de Carrillo (pela 4ª vez consecutiva), ele que, há um ou dois meses atrás, era o único jogador com determinação e coragem para enfrentar adversários no um-para-um. Se repararem. tirando uma ou outra iniciativa de Jeffren no primeiro tempo, não vi nenhuma jogada individual digna de registo. Num jogo onde as marcações são cada vez mais apertadas e o conhecimento do adversário é cada vez mais evidente, é necessário às equipas grandes terem jogadores no onze capazes de desequilibrar a qualquer momento. Benfica tem Sálvio, Gaitán ou Nolito, Porto tem James, o Sporting tem ou... deveria ter o peruano.

domingo, novembro 04, 2012

QB


Vitória justa e tranquila do Benfica frente a um Guimarães esforçado mas sem a qualidade de outrora. Cardozo, com dois golos, acabou por ser a figura do jogo, numa partida marcada pela expulsão do menino André Gomes e por mais uma lesão de Carlos Martins, ele que estava a ser uma das melhores unidades na primeira parte.

Destaques:

- MVP: Cardozo. Não lhe peçam para grandes correrias ou para jogadas de requinte técnico. Cardozo é isto: apagado grande parte do tempo e, de repente, assina a contar. O paraguaio tem "feito bem de Lima" e o brasileiro "tem feito bem de Rodrigo". Como tal, dupla a manter para os próximos encontros da liga. Já o internacional sub-21 espanhol terá de esperar por melhores dias já que não vive grande momento de forma e os seus companheiros continuam bastante assertivos na frente de ataque.

- Sálvio: não foi aquele Sálvio explosivo e desequilibrador que estamos habituados mas a sua entrega ao jogo e a forma como nunca se esconde do mesmo fazem daquele lado direito do ataque uma verdadeira ameaça. Foi bom vê-lo de volta ao onze e, depois de 60 e poucos minutos onde se revelou competente, acabou por ter uns minutos extra de descanso que certamente lhe irão permitir chegar ao jogo da champions mais fresquinho.

- Martins: como referi, excelente primeira parte de Martins. Rápido na entrega, dinâmico e sempre ligado ao jogo. Foi pena a sua lesão quando estava a divertir-se em campo e a fazer lembrar o Carlos que lutava por um lugar no onze da selecção.

- Matic: bom jogo do sérvio. Pareceu-me muito disponível fisicamente e recuperou um grande número de bolas. Por mais que uma vez apareceu dentro da área a tentar finalizar, o que revela a tal frescura física. Talvez o melhor jogo de Matic esta época, ele que falhará o próximo jogo frente ao Spartak. E que falta fará!

- Ola John: ok, tem qualidade técnica e parece-me detentor de uma boa visão de jogo. Se isso chega para ser titular no Benfica? Parece-me curto ainda. Falta-lhe explosão (e é estranho porque fico com a ideia que é rápido) e creio que ainda não está familiarizado com o modelo de jogo da equipa. Está melhor, é verdade, mas, na minha opinião, ainda corre muito atrás de Nico Gaitán e Nolito.

- Luisinho: esteve relativamente bem em situações ofensivas mas hoje foi muito negligente na parte defensiva. Não confirmou na integra a boa exibição de Barcelos.

Tudo na mesma lá na frente. Um Benfica qb, naquele que, diria, terá sido o teste ideal em vésperas do decisivo jogo da liga milionária. Pouco desgaste, avançados moralizados e mais uma partida com as redes invioláveis. A juntar a isto, um Enzo Perez que descansou e que, seguramente, aparecerá bem na quarta-feira. Só não digo que Jesus pode dormir completamente descansado já que o castigo de Matic e as lesões de Martins e Aimar preocupam. Teremos um trio composto por André Almeida, André Gomes e Enzo, relegando um dos avançados para o banco? Jogará Jesus num 4x4x2 clássico com Enzo e André Gomes lado a lado? Fará André Almeida a posição de trinco, arriscando JJ jogar apenas com Perez à sua frente? Dúvidas que certamente pairarão na cabeça do mister até praticamente à hora de jogo. Acima de tudo, espero que o treinador do Benfica não tenha a tentação de proteger o meio-campo com a inclusão do gordo no lado esquerdo. E até porque, creio, este é jogo para Nico brilhar.