quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Resultados Jornada 4

MVP'S:

- Danilo Dias (Marítimo)
- Miguel Lourenço (Setúbal)
- Vilela (Gil)

Penalizações:

(Ney Santos - expulso)

PONTUAÇÕES:

Faria 15
Lelo 12
Doc 15
Eduardo 16
Seco 17
Soares 9
Pascoal 22
Gama 20
Fernando 14
Cedes 9
Major 24
Diogo 6
Salvador 25+3=28
Rocha 9
Oliveira 14

VENCEDOR DA JORNADA: SALVADOR = 30 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

SALVADOR 80 PONTOS
Bruno Rocha 77
Nuno Pascoal 74
4º Seco 68
Cedes 58
6º Fernando 61
Paulo Oliveira 59
8º Pedro Gama 64
9º Doc 52
10º Nélson Soares 51 
11º Lelo 51
12º Diogo 46
13º Pedro Faria 46  
14º Major 42
15º Black Ice 39
16º Eduardo 30

Derby dos Marcadores:
 
1º Fernando - 3 golos
2º Bruno Rocha - 2
3º Eduardo Marques - 1
4º Nélson Soares - 0
 

segunda-feira, fevereiro 25, 2013

LIKE


Mais uma boa vitória ontem. Diria que foi tudo praticamente perfeito. Marcar cedo em ambas as partes, sem grandes correrias e desgastes, com o regresso de dois jogadores importantes (Martins e Aimar)... enfim, muito satisfeito. Aliás, aqueles últimos 20 minutos de jogo com Aimar foi mesmo o momento alto da partida. É uma delicia ver a forma simples e delicada como trata o esférico. E é impressionante o respeito que Gaitán e Sálvio têm por ele, ao ponto de respeitarem tabelas e evitarem jogadas individuais sempre que el mago está por perto (já Luisinho pareceu não entender que quando os génios lhe pedem a redondinha, esta tem de lhes ser dada).

Como já tinha dito há uns meses atrás, gostava de ver um jogo do Benfica com os "artistas" todos ao mesmo tempo. E quando falo em "artistas", refiro-me ao big four composto por Enzo, Aimar, Sálvio e Nico. Com Matic atrás e Lima à frente deles, calculo que iriamos ter festa da grossa.

É como venho dizendo, a equipa está bem, está motivada, Jesus parece contar com todos (infelizmente Luisinho não confirmou as boas indicações que deu no Paços) e, portanto, só nos resta continuar neste caminho. Como Jesus diz, felizmente há adeptos que conseguem ver "a parte de trás da árvore". Eu, pessoalmente, sou um deles. Consigo detectar o esforço e sobretudo o trabalho que está a ser feito. O ganhar títulos, pode acontecer ou não. Do outro lado também há muita competência e não nos podemos esquecer que estamos a competir com uma equipa que vem dominando as últimas três décadas. Para já, conseguimos encurtar distâncias e começamos a estar em condições de, daqui para a frente, lutar palmo a palmo pelo título. Já não há passeios para os azuis e já não há ninguém que olhe para este Benfica com aquele sentimento de que só a vitória interessa, como que dizendo que empatar contra os da luz é um resultado sem sabor. No fundo, o que quer dizer é que deixámos aquele patamar em que, por exemplo, o Sporting se encontra nesta altura, isto é, candidato mas "só no papel". 

E se estou entusiasmado este ano, confesso que já estou com uma certa "água na boca" para o que aí vem. Espero que se confirmem as contratações dos dois jogadores que a imprensa vem falando, o Sulejmani e o Djuricic. Se o primeiro todos o conhecemos, já o segundo, confesso, não fazia ideia de quem era. Ora, estive a observar alguns videos dele e também vi com alguma atenção estes dois últimos jogos da sua equipa. Aliás, este Herenveen tem lá mais dois jogadores na frente que me deixaram muito boa impressão. Já agora, um tal de Van Parra, extremo direito que já integra as convocatórias dos sub-21 da Holanda. Rápido e com qualidade técnica. Bom executante.
Mas sobre o sérvio, acreditem, é daqueles que em 5 minutos dá logo para ver que sabe tratar a bola. Tem pormenores técnicos verdadeiramente deliciosos e chamou-me também à atenção a sua qualidade de passe. Nos dois jogos que vi jogou descaído para a esquerda (uma espécie de Ronaldinho dos tempos de Barcelona) mas não tem aquelas características de ir à linha e cruzar. Todavia, não pensem que é um jogador lento. É o tal falso-lento, já que tem uma capacidade muito boa de transportar a bola em progressão. Diria mesmo que essa é a sua maior característica.

Espero que esta equipa continue na próxima época, sobretudo o treinador. Seria um erro mandar Jesus embora e começar tudo do zero. Apenas necessitaremos de dois ou três ajustamentos (nas laterais, uma alternativa a Matic e talvez mais um central) e creio que as condições para se fazer uma boa época estarão asseguradas. Mas, para já, resta terminar esta época da melhor maneira. Com títulos seria o ideal mas para mim se mantiverem esta postura, esta alegria e esta determinação em ganhar jogo após jogo, já me darei por satisfeito. Não, não é falta de ambição. É saber que no futebol, como na vida, às vezes nem sempre se premeia quem trabalha e quem tudo faz para alcançar o sucesso. E a competição é isto mesmo. Há muitos a quererem o mesmo e nem todos lá chegam. Ora, eu acredito que quem trabalha assim, está sempre perto de assegurar algo de muito bom. Pois que assim seja!




sábado, fevereiro 23, 2013

SPORTINGuezinho


Mais uma derrota do Sporting. Justa, diga-se. O Estoril foi um adversário competente a defender e com muita velocidade e determinação nas transições ofensivas. Uma equipa que, seja contra Sporting, Porto ou Moreirense, tenta jogar à bola e tem um treinador com uma mentalidade positiva. E este tipo de atitude tem de ser sempre, mas sempre, valorizada.

Sobre o Sporting, não é fácil falar com certeza sobre o que vale cada jogador. Há muitos garotos, muita inexperiência, muitos problemas internos e, como se não bastasse, os resultados só complicam. Ainda assim, aqui ficam algumas notas de quem olha para o Sporting como mero rival:

O activo: Rui Patrício. Tem sido o melhor jogador da equipa e o melhor guarda-redes do campeonato. Não tem sido por aqui, sem dúvida alguma.

A pérola: Carrillo. Tem uns pés fantásticos, uma capacidade técnica acima da média, velocidade, capacidade de choque, enfim, é um craque com todas as letras. Aquilo que lhe tem faltado esta temporada é simples: alegria. Nota-se que está desmotivado e, francamente, não me parece muito preocupado com o estado dramático em que o clube se encontra. Sim, tem tiques de vedeta. Apenas uma reflexão: no outro lado da circular, como acham que Jesus lidava com este tipo de comportamento? Pois.

O inconformado: Van Wolfswinkel. Penalties à parte, ainda é dos poucos que vai metendo a redondinha lá dentro. Eu pessoalmente acho-o um bom jogador. Gostava de o ver num outro contexto, isto é, com uma equipa com maior capacidade ofensiva e mais motivada. Mesmo desapoiado a verdade é que tem números interessantes. 

A desilusão: Rojo. É este senhor jogador de selecção argentina? Não posso acreditar. Como central tem sido um horror e como lateral esquerdo, como mostrou ontem, também só tenho a dizer mal. 

A surpresa: Eric Dier. Bom central. Como lateral esqueçam, não tem características para tal. Já no eixo, mostra capacidade no jogo aéreo e inteligência na antecipação. Faltar-lhe-á um pouco mais de agressividade mas isso com o tempo vai lá.

A irreverência: Bruma. Bom jogador. Boa qualidade de passe e muitas soluções sob ponto de vista técnico. Bem trabalhado, pode estar ali algo de muito valioso.

A rever: Ilori. Em todos os jogos que o vi, cometeu erros. Alguns deles infantis. No entanto, também mostrou qualidades que podem ser potenciadas. Muito rápido e com uma impulsão tremenda. Preciso de mais alguns jogos  para ver se está ali alguma coisa com interesse.

O capitão: Rinaudo. Bem fisicamente, é um jogador interessante. Tem espírito de liderança e pode ser importante para integrar alguns dos jovens. Para mim continuava na próxima temporada.

O São Sebastião: André Martins. Apareceu em grande na temporada passada e, de repente, deixou de ser opção. Para mim é muito simples, a par de André Gomes, é o melhor jogador sub-21 da actualidade. Digo mais, apesar de achar Adrien um jogador interessante (não mais que isso), acho André Martins um jogador muito superior. Não compreendo como é que na ausência de Schaars, Martins não agarrou o lugar no meio-campo leonino. 

 Rojo à parte, aqui ficam alguns dos meus destaques. É como digo, gostava de ver estes nomes num outro ambiente e com a cabeça completamente limpa. Todavia, nos próximos tempos duvido que tal seja possível.

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

ROLABOLA

JORNADA 4:

1. Man City - Chelsea 

2. Hannover - Hamburgo

3. Bétis - Málaga

4. Udinese - Nápoles

5. Atalanta - Roma

6. Inter - AC Milan

7. Tondela - Belenenses

8. Moreirense - Gil Vicente
MVP:

9. Académica - Marítimo
MVP:

OLHOGOLO:

10. Setúbal - Beira-Mar
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

EM FRENTE


Grande resultado (mais um!) frente a um adversário muito complicado. Não foi por acaso que esta equipa foi vencer a Munique. É muito forte fisicamente e tem um ataque móvel e muito bem sincronizado. Depois, no meio-campo, há Bender e sobretudo Rolfes, dois jogadores de selecção germânica e com uma cultura táctica e capacidade física acima da média. Portanto, acabar esta eliminatória com um golo sofrido e com dois triunfos, ainda que com alguma felicidade à mistura, é algo que não deve ser desvalorizado.

Entrámos mal? Sem dúvida. Fomos felizes com as duas bolas ao poste? Naturalmente. Agora, o que é certo é que a entrega ao jogo foi extraordinária e a estratégia altamente conseguida. Jesus optou por jogar na expectativa com praticamente todos os jogadores atrás da linha da bola, para depois sair rápido em situações de contra-ataque. E o Benfica é forte nisso. Tivesse Jesus jogado como por exemplo jogou há dois anos contra o Schalke em que a equipa atacou muito mais mas também abriu mais espaços na sua defesa e, provavelmente, a derrota estaria mais perto (tal como aconteceu nessa partida). E é nestes pequenos pormenores que se vê o crescimento do treinador do Benfica. Está com um discurso mais ponderado e, no plano táctico, tem gerido bem o grupo e tem sido mais pragmático. E não tenham dúvidas, mesmo com o técnico a dizer reiteradamente que dá primazia ao campeonato, pois podem estar seguros que ele vai dar tudo na liga europa para chegar o mais longe possível. 

Pelo exposto, só tenho a dizer que a satisfação é total e que a confiança neste grupo reforça-se cada vez mais à medida que vamos avançando no calendário. Mesmo com jogadores algo fatigados e que nem sempre conseguem recuperar fisica e mentalmente para o jogo seguinte, diria que as expectativas para o que resta de temporada são francamente animadoras. E estou certo de que, mesmo que não venhamos a superar o super Porto, o orgulho neste plantel e na sua equipa técnica estará bem presente.

DESTAQUES:

MVP: Matic. Começam a faltar adjectivos para descrever a qualidade do sérvio. Que jogador. Aparece em todo o lado para apagar fogos em situação defensiva e ainda tem força física e mental para se chegar à frente. Impressionante como é que um trinco aparece na área a fazer golo depois de um lançamento do seu guarda-redes para o ataque. 25 milhões e este artista por David Luiz? Que negócio da China.

Ola John. Este jogador enerva-me, confesso. Faz uma primeira parte horrível onde parece desinteressado e sem a garra necessária para um encontro desta craveira. Depois, aparece num segundo tempo a um nível elevadíssimo e com pormenores de verdadeiro jogador da bola. Volto a repetir, ainda lhe falta muito para ser um titular absoluto nesta equipa. Porém, tem coisas que deixam qualquer adepto de boca aberta. Capacidade de explosão, inteligência no passe e facilidade em driblar quer para dentro ou em direcção da linha final, fazem dele um jogador com todas as características que um extremo pode desejar. Falta o principal: crescer. E isso, é o menor dos problemas quando se tem um treinador como Jesus.

André Almeida. Eu já o percebi e, pelos vistos, Jesus também. É muito melhor a defender que Maxi. Como tal, estou convencido que nos jogos mais difíceis estará lá sempre. Uma boa surpresa, sem dúvida alguma.

Artur. Gigante o brasileiro. Qual polvo, parecia ter quatro braços. Quando não chegava lá, estavam lá os postes para aliviar o perigo. Aquela defesa na segunda parte a remate do Rolfes foi fantástica. Um dos responsáveis pelo insucesso ofensivo do Bayer.

E pronto, Leverkusen para trás, venha o Bordéus. Uma equipa com alguma qualidade mas nada que se compare aos alemães. Matic não joga a primeira mão, o que para muitos é uma má noticia. Claro que sim. Mas noutra perspectiva, diria que a boa noticia é que o sérvio estará, salvo qualquer imponderável de última hora, em França. E aí, estou certo, será muito mais preciso do que em casa.

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

11 PARA LOGO


Tentar arrumar a eliminatória o mais rapidamente e, se possível, com a poupança de alguns jogadores a pensar no difícil jogo com o Paços. Para mim seria qualquer coisa como isto:

Artur, André, Luisão, Garay, Melga; Matic, Martins, Olá John, Gaitan; Rodrigo, Cardozo.

Nota: Não sei como estão Aimar e André Gomes fisicamente mas se estivessem em condições para jogar de inicio, eventualmente avançaria com um deles para o lugar do Rodrigo.

- Salvio, Máxi, Enzo, Lima e possivelmente Urreta seriam poupados para depois serem titulares no domingo.

Que seja um grande jogo de futebol e um excelente dia de benfiquismo,

quarta-feira, fevereiro 20, 2013

MILAN COM MUITA GANA


Dois golos dos ganeses Boateng e Muntari inclinaram surpreendentemente a eliminatória para os italianos. Primeiro golo ilegal e mau relvado à parte, a verdade é que os rossoneri estiveram muito bem a defender e ainda tiveram capacidade para esticar o jogo. Vitória que teve tanto de justa como de impensável.

Difícil sim, em pânico... não creio. Estou convencido que o Barça tem argumentos mais que suficientes para virar a eliminatória. Vai ser complicado mas eu, pessoalmente, acredito na remontada. 

Era como dizia ontem, esta liga dos campeões promete. E já deu para ver que, este ano, não há ninguém que possa estar super-confiante em conquistar o título. Basta ver que os teoricamente favoritos Barcelona e Real Madrid, estão encostados às cordas. E também já deu para perceber que equipas como o Bayern, o Dortmund, a Juventus, o United e o Porto, lá no interior, acreditam que têm esta temporada uma boa possibilidade para fazerem história. Como dizia o outro, é meter o comprimido debaixo da língua porque isto vai ser de loucos!

PS: Não sei se Jesus está totalmente certo quando diz que a liga alemã é a mais forte do mundo mas a verdade é que as suas equipas vão muito bem nas competições europeias. Acima de tudo, são muito forte fisicamente e, fora de casa, revelam sempre capacidade para fazerem golos. O Benfica que se cuide porque, a meu ver, vai passar um mau bocado.

terça-feira, fevereiro 19, 2013

PROMETE


Já não há muitas dúvidas: a champions deste ano promete. Para já ainda não houve surpresas e há efectivamente um conjuncto de 5 ou 6 equipas que podem mesmo lutar por um lugar na final. E uma delas é este FC Porto que voltou a mostrar toda a sua qualidade. 

Acima de tudo, o que mais me impressiona nesta equipa portista é a reacção de todos os seus jogadores (sem excepção!) à perda da bola. Esse grande pormenor, aliado à grande qualidade em manter a bola - fruto de uma excelente ligação entre sectores e da capacidade dos médios no passe e recepção -, aproxima-os do super Barça. Nem o Real consegue ter esta capacidade em ter bola (também porque as suas unidades ofensivas não reagem à perda como o fazem os atacantes do Porto). Como tal, não só vejo esta eliminatória muito inclinada como também estou em crer que quem apanhar o conjunto português na próxima ronda, pois vai efectivamente ter de suar muito para seguir em frente. Chame-se Real Madrid, Barcelona ou Galatasaray. Não tenham dúvidas disso.

De Alex Sandro a Jackson, passando por Moutinho e um tal de Izmaylov...

Que jogador é o lateral esquerdo do Porto. Vai seguramente ter uma grande carreira. Tem tudo o que um lateral precisa. 

Quanto a Moutinho, que mais se pode dizer. Um jogador tremendo que, inacreditavelmente, foi "oferecido" por um rival. E por falar em ofertas, apareceu também Izmaylov, ele que, imagine-se, já é capaz de fazer 4 jogos seguidos a titular e com grande intensidade e dinâmica. Surreal como o Sporting dá este tipo de brindes.

Lá na frente, temos um autêntico animal, de seu nome Jackson Martinez. Fortíssimo no jogo aéreo, muito inteligente a jogar de costas para a baliza, bom de pés, forte fisicamente, talvez tenha de aprimorar um pouco a sua capacidade em finalizar nos chamados lances de 1 para 1 com o guarda-redes. Todavia, o killer instinct está lá completamente e essa sua tendência em resolver o difícil e, por vezes, complicar o fácil vai, seguramente, deixar de ser um problema.

PS: Para aqueles que apenas defendem a continuidade de Jesus caso o Benfica seja campeão, pois que vejam os jogos do Porto. Se Mourinho "joga" contra extraterrestres, por cá é contra "isto" que JJ e companhia estão a competir. Coisa pouca, portanto.

PS1: É inacreditável como dois incompetentes jornalistas conseguem dizer tantos disparates num curto espaço de tempo. Refiro-me ao trabalho do comentador e do narrador da tvi. Fraco, muito fraco mesmo. Se ainda se dá um certo desconto quando na sporttv vemos jornalistas a trocarem nomes de jogadores da liga russa ou de equipas inglesas ou espanholas menos famosas, pois aqui é inadmissível que se troque constantemente nomes dos jogadores do Porto. Chamar Lucho quando a bola está no pé esquerdo de James, trocar nomes de atletas negros por brancos é de bradar aos céus. Lamentável!

Resultados Jornada 3

MVP'S:

- Sami (Marítimo)
- Zezinho (Sporting)
- Nivaldo (Rio Ave)

Penalizações:

- Suk (expulsão)

PONTUAÇÕES:

Lelo 6
Eduardo 6
Diogo 10
Seco 25+3=28
Soares 11
Black Ice 12
Doc 7
Pedro Gama 11
Cedes 4
Fernando 6
Bruno Rocha 9
Pascoal 12
Salvador 8
Oliveira 6

VENCEDOR DA JORNADA: GONÇALO SECO = 28 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º BRUNO ROCHA 68 PONTOS
Salvador 52
Nuno Pascoal 52
4º Seco 51
Cedes 49
Fernando 47
Paulo Oliveira 45
Pedro Gama 44
9º  Nélson Soares 42
10º Diogo 40 
11º Lelo 39
12º Black Ice 39
13º Doc 37 
14º Pedro Faria 31
15º Eduardo 14

Derby dos Marcadores:
1º Bruno Rocha - 2 golos
2º Fernando - 2
Eduardo Marques - 1
Nélson Soares - 0

DESABAFOS:

domingo, fevereiro 17, 2013

POBRE FUTEBOL PORTUGUÊS


Independentemente da desinspiração total de grande parte dos atletas do Benfica, seria de uma tremenda injustiça que esta Académica fosse premiada depois de ter passado 95 minutos com todos os seus jogadores a defenderem a meio do seu meio-campo. Sinceramente, não compreendo e nem sequer estava à espera desta postura dos "estudantes". Porquê? Por vários motivos. Em primeiro lugar, porque esta equipa, contrariamente a grande parte dos conjuntos da parte baixa da tabela, tem argumentos ofensivos de qualidade. Depois, porque nem sequer está num lugar aflitivo na classificação, ao ponto de ter de jogar para o pontinho como se fosse um caso de vida ou de morte. Mais ainda, em virtude dos bons jogos que tinham feito contra este mesmo conjunto encarnado quer na primeira volta do campeonato (2-2), quer na taça da liga onde vendeu muito cara a derrota (3-2). Por conseguinte, não estava minimamente à espera desta postura que em nada beneficia o futebol e fundamentalmente quem gosta de o ver.

Académica à parte, foi evidente que a equipa do Benfica não revelou aquela dinâmica que vem habituando nos jogos em casa. Cedo se percebeu que a noite iria ser difícil e que só com um golo seria possível desbloquear a estratégia do adversário. Não faltou atitude, muito menos empenho mas faltou aquilo que é preciso neste tipo de jogos: velocidade, variações rápidas de flanco e, mais importante que tudo, uma pressão alta que  permita a equipa encostar o opositor à sua área. Tal não aconteceu e, portanto, tivemos uma primeira parte pobre e com poucas ocasiões de finalização.

Jesus fez as substituições que tinha de fazer e a equipa, com alguma felicidade, acabou por ser premiada pelo seu esforço e pelo acreditar. Três pontos preciosos na luta pelo título e um sentimento de alívio por parte do adepto benfiquista já que esteve muito perto o empate e a consequente perda de dois pontos. Independentemente das muitas mudanças na equipa, estes jogos pós-competições europeias são sempre de desconfiar. E é por isso que tenho a impressão que ainda vai haver muita história antes desse Porto - Benfica. Para já, mantém-se tudo na mesma.

Destaques:

MVP: Lima. Apenas porque marcou o golo decisivo. Não houve ninguém que, no meu entender, tenha estado num nível superior.

Ricardo. Foi o melhor jogador da Académica. Fez três ou quatro defesas de grande nível.

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

ATENÇÃO SCHALKE


Ao salto qualitativo do Galatasaray com as contratações de Drogba e Sneijder. O costa-marfinense apenas precisou de 5 minutos para deixar a sua marca na liga turca (entrou aos 61). 

Muito interessante esta equipa do Gala, com um bom guarda-redes (Muslera), bons laterais (Sabri ou Eboué para a direita e Riera para a esquerda) e muita qualidade do meio-campo para a frente. Só para se ter uma ideia, Sneijder como pivot ofensivo, Altintop à direita, Amrabat à esquerda e na frente dois belos avançados, o já referido Drogba e Burak Ilmaz, avançado que os benfiquistas conhecem desde os tempos do Trabzonspor.

Se há uns meses atrás dava claro favoritismo ao Schalke para esta eliminatória, agora já não tenho tantas certezas a esse respeito. Espero um confronto equilibrado e decidido no pormenor. 


A JUSTA HOMENAGEM


Vem isto a propósito do comentário do Eduardo no post anterior. Os adeptos benfiquistas estiveram extraordinários no apoio à equipa. Excepção feita aos muitos petardos que se ouviram (de condenar!), diria que fizeram muito bem o seu papel e transmitiram uma força suplementar a todos os jogadores. Numa palavra... Sensacional!




Gostaria apenas de deixar mais algumas notas que na altura me esqueci de referir:

1. Artur. Voltou às boas exibições e transmitiu a habitual segurança à sua defensiva. Muito bem.

2. O contra-ataque que deu o golo. Recordo, para os mais distraídos, que o golo encarnado nasce na sequência de um canto do Leverkusen. Cardozo ganhou o lance de cabeça, Gaitán rapidamente lançou o ataque e Ola John, Sálvio e André Almeida (!) dispararam rapidamente para o meio-campo contrário. Um golo que, mais uma vez, demonstra todo o trabalho de casa.

3. É tão bom ter um árbitro destes que deixa jogar e que não se intimida com o que quer que seja. E não foi fácil a partida em virtude das condições climáticas adversas e dos muitos choques que houve. Mateu Lahoz respondeu à altura e, mesmo com alguns erros pontuais, tornou a partida muito mais rápida e com maior interesse para o adepto. 

ROLABOLA

JORNADA 3: 

1. Hoffenheim - Estugarda

2. Roma - Juventus

3. Mainz - Schalke 04

4. Aris - Panathinaikos

5. Trabzonspor - Fenerbahce

6. Fiorentina - Inter

7. Bordéus - Lyon

8. Gil Vicente - Sporting
MVP:

9. Rio Ave - Braga
MVP:

OLHOGOLO:

10. Marítimo - Estoril
MVP:

Marcador de Serviço:

PRAZO: Sábado, 14h25

MATURIDADE EUROPEIA


Infelizmente há adeptos do Benfica e do Real Madrid que não têm noção dos grandes treinadores que comandam os seus clubes. Vem isto a propósito de mais uma demonstração de crescimento europeu da equipa de Jesus e fundamentalmente do próprio Jorge. Sente-se que a equipa já não comete os erros que cometia no primeiro ano de champions (com JJ) e, acima de tudo, procura não se expor tanto quando joga fora do Estádio da Luz. A juntar a tudo isto, Jesus demonstra confiança em todo o seu plantel e tem feito uma boa gestão, que lhe permite continuar com fortes ambições em qualquer prova. Se isto não é trabalho, se isto não é qualidade (e já nem vou para as duas vitórias históricas conseguidas por esta equipa técnica em solo germânico), então devo ser eu e todos aqueles que acreditam no trabalho de Jesus que estamos enganados.

O que mais me impressiona é a forma como a equipa mantém a qualidade mesmo com tantas mexidas. Saíram Maxi, Luisinho, Enzo, Sálvio, Lima e Rodrigo e entraram outros seis, com a equipa a manter-se sólida e competitiva. Neste jogo, só para se ter uma ideia, tivemos André Almeida, André Gomes, Melgarejo, Urreta e Ola John, todos com idades de sub-21 e já a mostrarem uma grande maturidade de jogo. Muito trabalho e grande mérito para todo o grupo que tem feito uma temporada, a todos os níveis, fantástica.

Destaques:

- Organização defensiva. Aquele quarteto esteve absolutamente impecável. Garay e Luisão sem falhas e a transmitirem confiança aos garotos nas laterais. E que bem eles estiveram. André Almeida a surpreender uma vez mais e a mostrar que, defensivamente, é muito superior a Maxi. Esteve ainda envolvido em alguns lances ofensivos, recordo por exemplo um remate perigoso na primeira parte e a assistência para o golo na segunda, isto depois de um lance onde acreditou e, no choque, ganhou a bola ao defesa alemão.
Uma palavra também para Melgarejo. Entrou de forma cautelosa mas, com o avançar do tempo, foi subindo e acabou em grande estilo. É impressionante como está sempre bem alinhado defensivamente com os seus companheiros. Neste particular, quer Luisinho quer Maxi deveriam aprender e muito com este jovem.

- Matic: um gigante no meio-campo. Fez uma primeira parte absolutamente assombrosa. Em todo o lado, com uma facilidade em tirar adversários do caminho, disse omnipresente no Bay Arena. Depois, no segundo tempo, não teve necessidade de se expor tanto até porque apareceu Enzo Perez, outro elemento que encheu o meio-campo.

- Cardozo. Esteve apagado todo o jogo mas, num momento de inspiração, acabou por resolver. E que classe na forma como finalizou. Nunca pensei dizer isto mas a verdade é que me lembrei de Messi depois de ver o seu golo.

- Nico Gaitán. Muito bem o argentino. Critiquem-no à vontade e falem mal dele agora. Nunca me enganou. É um craque e, sendo bom extremo, o que é facto é que está a deliciar como "10". Será peça chave para o que resta de temporada, sobretudo em jogos de grau de dificuldade elevados

E pronto, primeira parte da eliminatória está concluída e as perspectivas de passagem são excelentes. Acredito que, na luz, o Benfica vai carimbar a sua passagem mas é preciso respeitar este Leverkusen que, mesmo não tendo grande criatividade, é um conjunto muito bem organizado e forte nas bolas paradas. Nunca fiando, portanto.

PS: O Bordéus arrancou um precioso empate em Kiev. Também uma boa noticia já que gostaria que o Benfica desse seguimento à sua aventura europeia em França e diante dos seus muitos adeptos que por lá vivem.

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

ME GUSTA


Mateu Lahoz é o árbitro escolhido para o jogo de logo. Para mim, é um dos 3 melhores da actualidade. Deixa jogar e o seu estilo torna o jogo muito mais rápido e muito mais interessante. Não será, seguramente, por aqui.

Quanto ao onze escolhido, calculo que Jesus não vá arriscar o habitual sistema de dois avançados. Pelo menos eu não o faria. Optaria isso sim por um quarteto ofensivo mais rápido e que pudesse explorar as costas dos robustos mas não muito rápidos defesas germânicos. 

Seria qualquer coisa como isto:

Artur; André Almeida, Luisão, Garay, Melgarejo; Matic, Enzo, Sálvio, Urreta e Gaitán; Lima.

Notas:

- André Almeida no lugar de Maxi porque defende melhor e é sobretudo mais forte no jogo aéreo. Ora, irá ter pela frente Schurrle, um extremo que faz muitos movimentos interiores e que é bom de cabeça.

- Regresso natural de Melgarejo. Não que faça muita diferença ofensivamente (em comparação com Luisinho) mas é sobretudo a defender que se destaca (quem diria!). Além disso, tem no jogo aéreo um ponto forte a seu favor.

- Gaitán a "10". Gosto de o ver no flanco esquerdo - tem drible, capacidade em explorar o flanco e é um jogador que respeita as subidas do lateral - mas tem jogado bem como médio ofensivo. Tem um último passe forte e Lima pode beneficiar dessa situação.

- Urreta à frente de Ola John. Como venho dizendo, o holandês melhorou muito e tem pormenores de craque. Contudo, ainda lhe faltam coisas que, certamente, vai aprender com o passar do tempo. Coisas que, por exemplo, Urreta já tem. E demonstrou-as no passado domingo. Ora, se Jesus quiser, tem aqui um jogador para aproveitar e nada melhor do que dar-lhe continuidade com mais uma chamada à titularidade. Jogador que joga bem e que faz um golão, só tem de continuar a jogar.

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

WEL(COME)BECK

APTOPIX Spain Soccer Champions League




Belo jogo no Bernabéu. Intenso, correcto e com duas equipas que têm argumentos para lutar pela competição. E que bom é ver este Man Utd de regresso às boas exibições na champions. Uma equipa organizada e altamente pragmática mas com sentido de baliza. Van Persie, Kagawa e Rooney procuravam sempre contrariar a avalanche ofensiva do Real mas foi o menino Welbeck a grande surpresa. Não estava à espera da sua entrada no onze mas o que é facto é que correspondeu e surpreendeu com um golo e um punhado de arrancadas bastante perigosas.

No meio-campo estiveram dois jogadores em grande nível: Carrick e sobretudo Phil Jones. Um jogador com uma impressionante compleição física e que se revelou determinante em vários momentos do jogo. Das unidades mais competentes na partida.

Por falar em competência, naturalmente que também temos de destacar De Gea, ele que defendeu tudo aquilo que havia para defender.

No lado merengue, Ronaldo voltou a ser decisivo e esteve em bom plano; Ozil, enquanto teve pernas, foi sempre uma unidade muito esclarecida; já Benzema primeiro e Higuain depois, estiveram completamente fora do jogo. Bem também Coentrão, ele que terá feito um dos melhores jogos com a camisola do Real.

Nota final para o respeito com que Mourinho interpretou o jogo. Empatado em casa na segunda parte, lançou Modric para o lugar de Di Maria. Creio que estamos conversados.

Vejo esta eliminatória em aberto mas diria que o favoritismo, nesta altura, está do lado inglês. Ainda assim, será equilibrado e, espero eu, espectacular. E que bonito será o regresso de CR7 ao teatro dos sonhos!

É HOJE!


É já hoje o grande jogo destes oitavos-de-final da champions que opõe Real Madrid e Manchester United. Aí está o encontro que coloca meio mundo "contra mim" (salvo seja). Não sei se conheço alguém que esteja a favor do United ou, se preferirem, contra o Real de Mourinho, Ronaldo e companhia. É a vida!

Acima de tudo espero um grande jogo. Espero que sir Alex Ferguson não invente e que jogue com os melhores. E se a equipa está rotinada a jogar num sistema de dois avançados, pois que mantenha. Sem medos e com vontade de marcar golos fora de casa. Como? Pode ser assim:

De Gea; Rafa, Ferdinand, Vidic, Evra; Carrick, Phil Jones, Valência, Nani; Rooney e Van Persie. 

Armas secretas: Chicharito e Kagawa.

PS: Interessante também o outro jogo da noite. A brasileirada contra a frieza germânica. Jogo com golos, com toda a certeza. Na casa de apostas avançaria com um (+2,5).

terça-feira, fevereiro 12, 2013

CHAMPIONS


PSG e Juventus, ainda que fora de portas, confirmaram o estatuto de favoritos e lograram importantes vantagens que poderão revelar-se decisivas para o desfecho das respectivas eliminatórias. 

"Estive" unica e exclusivamente em Espanha onde o PSG mostrou todo o seu potencial. Muito interessante a prestação dos parasienses, revelando organização defensiva (ou não fosse o seu treinador italiano) e um enorme poder de fogo do meio-campo para a frente. Lazezzi, Lucas, Zlatan acompanhados por Pastore. Um luxo!

Não sei até onde pode chegar este PSG. É um pouco como Dortmund, Juventus ou Porto. Admitindo que vão seguir em frente nesta ronda, terão depois de ter felicidade no sorteio. Aquilo que sei é que tanto os franceses como as outras equipas referidas, num dia bom têm efectivamente argumentos para bater o pé a todas as outras equipas que ainda estão em prova (menos com o Barça mas nunca se sabe). É aguardar para ver.

Interessante a forma como Ancelotti tem preparados três sistemas para o onze que apresentou: 4x2X1X3, 4X4X2 e o 4x3x1x2. 

Começou a partida com três unidades na frente, Lucas à direita (grande jogo!), Lavezzi à esquerda e Zlatan na frente, sempre bem servidos por Pastore. Depois, dois jogadores de cobertura, Matuidi e Verratti. E que jogador é o italiano. Um pequeno Pirlo, não tenho a menor dúvida. Vinte anos e uma personalidade e inteligência fora do comum. Jogava no Pescara na série B e mérito para os olheiros do Paris (calculo que tenha havido dedo de Ancelotti) que o descobriram bem antes dos colossos italianos.

Na segunda parte, jogou mais num 4x4x2, com Lucas (depois Chantôme) sobre a direita e Pastore sobre a esquerda, deixando Zlatan e Lavezzi na frente. Com sentido de baliza também. Foram várias as oportunidades neste sistema.

A espaços mas também com muito sentido, tivemos um modelo mais perto daquele que Ancelotti utilizava no Milan, com 3 jogadores de funções puramente defensivas (Matuidi no centro-esquerda, Verrati no centro e Chantôme no centro-direita) e com Pastore novamente nas costas dos dois avançados (a fazer lembrar o Kaká no Milan). 

Pelo exposto, são várias as soluções e é boa a matéria prima. É uma questão de construir uma equipa com mentalidade ganhadora e com vontade em sobrepor o colectivo ao ego individual. Como disse, não é por falta de material, senão vejamos: Menez, Thiago Silva, Gameiro, Van der Wiel ou Beckham pouco ou nada calçaram neste jogo.

100 % DE ACORDO

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Resultados Jornada 2

MVP'S:

- Carlitos (Estoril)
- Pedro Santos (Setúbal) 
- Luiz Carlos (Paços)

Penalizações: (-2 pontos)

- Steven Vitória (MVP)
- Osvaldo (penalty falhado)

PONTUAÇÕES:

Soares 14
Doc 14
Seco 7
Lelo 9
Eduardo 8
Fernando 18
Faria 12
Salvador 23+3=26
Diogo 17
Cedes 19
Pedro Gama 6
Black Ice 10
Pascoal 17
Bruno Rocha 19
Oliveira 9

VENCEDOR DA JORNADA: TÓ SALVADOR = 26 PONTOS

CLASSIFICAÇÃO:

1º BRUNO ROCHA 59 PONTOS
Cedes 45
Salvador 44
Fernando 41 
Nuno Pascoal 40
Paulo Oliveira 39 
Pedro Gama 33 
Lelo 33 
Pedro Faria 31
10º Nélson Soares 31 
11º Doc 30
12º Diogo 30 
13º Black Ice 27 
14º Seco 23
15º Major 18
16º Eduardo 8
17º Octávio 7 

Derby dos Marcadores:

1º Bruno Rocha - 2 golo
2º Fernando - 2
Eduardo Marques - 1 
Nélson Soares - 0

DESABAFOS:

- Penso estar tudo em ordem no que diz respeito às pontuações. Venceu o Tó Salvador e ganhou muito bem, há que se dizer. Dou sempre valor a quem joga este passatempo ao ataque. Foram dois tiros em cheio (Lázio e PSV) e que abrilhantaram o seu excelente boletim. Tal facto fez com que subisse ao pódio e, se fosse a vocês, não o descartava do lote de candidatos. Cuidado.

- Então mas o major e o Octávio fazem uma surpreendente aparição e depois saltam do barco? Como é que é? Vêm para jogar ou para fazer número? Sr. Octávio, tenha coragem e assuma os desafios a que se propõe. Vergonha!!

- Pois é meus amigos, como podem ver, este ano parece que vão ter de levar comigo. Na jornada inaugural fui o melhor e nesta última fui segundo. Nos marcadores também ando a espalhar magia. Já assusto ou ainda não meto medo? Pessoalmente gosto que pensem que o meu arranque é só fogo de vista. Afinal de contas, eu nunca ganhei um rolabola e muito menos mostrei competência no que aos marcadores de serviço diz respeito. 

- Grande tiro do Diogo no marcador de serviço. Arrojada mas interessante. Revela trabalho de casa e atenção ao desenvolvimento de jovens promessas. Já não tão interessante é a forma como este nosso amigo faz questão de colocar o nome completo dos mvps. Está no seu direito mas obriga-me sempre a descodificar a mensagem. 

- A grande noticia desta ronda diz respeito ao Eduardo que conseguiu simultaneamente sair da lanterna no campeonato e no derby. Terá isto alguma coisa a ver com o carnaval? 

Bom resto de semana e continuação de bons palpites!

DISCUTÍVEL


Jorge Jesus na choupana e Jesualdo em alvalade. Dois técnicos com a mesma ideia para o jogo deste fim-de-semana: ter alguém no banco capaz de abanar com a partida na segunda parte. Ora, o técnico leonino apostou na juventude e irreverência de Bruma em detrimento de Carrillo, ao passo que Jesus deu a titularidade a Urreta, relegando a fantasia de Nico Gaitán para segundo plano.

A questão que se impõe é, então, pertinente: faz sentido guardar algumas das melhores armas para um segundo plano ou o treinador deveria, invariavelmente, colocar em campo os jogadores mais fortes, tentando, desde o início, "arrumar" com o jogo?

Tendencialmente, estou mais de acordo com a segunda hipótese. Os melhores devem estar em campo desde início. Porém, às vezes é importante dar estimulos a jogadores ditos de "segunda linha". Como tal, compreendi as introduções de Bruma e Urreta.

Aquilo que um treinador não deve no entanto fazer é olhar a nomes no momento de fazer as substituições. E nesse particular, tanto Jesus como Jesualdo erraram. Ambos estavam a ser os melhores das suas equipas e, é curioso, os alas do lado oposto estavam a ser dos piores. São este tipo de pormenores que podem "queimar" jogadores e criar conflitos de balneários (não creio que seja o caso dado estarmos a falar de dois jogadores que apenas fizeram o primeiro jogo como titular esta época).

Outra coisa que os treinadores devem ter em atenção é que há jogadores que necessitam de mais carinho e atenção que outros. Não creio que Gaitán e Carrillo aportem grande coisa (muito embora este último jogo tenha contrariado a regra) quando saídos do banco. E by the way, estando a falar dos dois melhores jogadores no plano técnico das respectivas equipas, só faz sentido é que estejam dentro de campo desde o apito inicial. E quando se é craque, por muito que a juventude ou os criticos o queiram contrariar, mais cedo ou mais tarde esse talento será reconhecido de forma incondicional. Foi assim com Di Maria, tem sido assim com James (que também já teve nos seus ombros a discussão "titular vs suplente") e será assim com os ditos.

NATURALMENTE

 

Que mais poderia ser Domingos? Este discurso já vem do Braga. Infelizmente, é a sua forma de fugir às responsabilidades. Para mim, sempre foi um bluff. Futebol pouco criativo e muito fraco a ler o jogo. Tem, porém, uma atenuante neste caso em particular: a equipa do Corunha é francamente fraca. 

PS: Já agora Sr. Marques, diga lá aos seus colegas de trabalho para terem atenção aos erros. Imperdoável, diria eu.