quarta-feira, julho 17, 2013

SUIÇA: Rescaldo


Vi os 3 jogos do Benfica na Suiça. Acima de tudo, foi interessante ver como Jesus procurou dar minutos a toda a gente, testar jogadores em diferentes posições e com diferentes companheiros. Pasme-se, até Michel e Yannick tiveram oportunidade de mostrar aquilo que todos sabemos: não são daquele filme.

Para ser muito honesto, ainda não tenho uma opinião firme sobre o que realmente vale cada um dos reforços. Quer pelas duríssimas cargas físicas a que foram sujeitos, quer pela natural adaptação a um estilo de jogo e cultura diferentes, me parece que se deve esperar mais um pouco antes de se elogiar/queimar quem quer que seja. Naturalmente que houve gente que mostrou mais serviço mas, repito, é melhor esperar por jogos de outra intensidade/dificuldade e quando os indices físicos estiverem noutro nível.

Concorrência nas alas...

Sulejmani era um conhecido e não defraudou as expectativas. Principalmente no primeiro jogo. Pessoalmente gosto mais de o ver na esquerda mas também é capaz de jogar à direita, algo que, de resto, também parece ser apanágio em Markovic. Sobre Lazar, mostrou desde já três coisas que gosto de ver em atletas ofensivos: cabeça sempre levantada quando transporta a bola; qualidade de passe/inteligência a definir; explosão com e sem bola. Por tudo isto, talvez possa vir a render mais numa posição central. Jogador claramente a rever, isto apesar de ter mostrado pormenores de inegável qualidade (tem tiques de Simão e de João Vieira Pinto).
Com Markovic e Sulejmani a mostrarem serviço, quem me parece estar a perder o comboio é Ola John. Se houver uma boa oportunidade de venda, pois então nem pensava duas vezes. E ainda há Urreta, jogador que, mais uma vez, mostrou coisas boas no pouco tempo que esteve em campo. 

Reforços à parte, Gaitán e Sálvio foram os jogadores que mais brilharam neste estágio e, acredito, partirão à frente para o jogo da Madeira. Sobre o extremo direito, é impressionante como já ataca e defende a um ritmo incrível. 

O maestro...

Djuricic mostrou pormenores de craque. É verdade que apenas deslumbrou no primeiro jogo mas dele se esperam muitas coisas boas. Não sei até que ponto renderia mais perto de Enzo, como um "8", já que sabe transportar muito bem a bola e envolve como ninguém os extremos. Jogando atrás de Lima, nota-se que tem a preocupação de ligar sectores mas ainda revela alguma dificuldade naquele processo de "recebe-e-vira". Na Holanda jogava menos vezes de costas para a baliza e tinha muito mais tempo para decidir. Ainda assim, este pormenor será resolvido com o tempo e, acredito, teremos aqui um grande jogador para esta temporada.

Os golos sofridos...

Se em termos ofensivos se respira saúde, muita gente tem colocado em causa a defesa. De facto, os golos sofridos sugerem que há efectivamente coisas a corrigir nesse particular. Ainda assim, convém ressalvar que entrou muita gente nova e tem havido interesse de Jesus em dar minutos a todos - até Yannick jogou a lateral -.

Salta à vista de todos que Cortez é claramente melhor a atacar do que a defender. Como havia dito, pessoalmente preferia ter ali um jogador que, primeiramente, dominasse os processos defensivos - para atacar já há lá muita e boa gente -. Com Bruno, a questão passa por saber até que ponto é viável em jogos de grau de dificuldade elevado (campeontao e champions). Sinceramente, não me parece que seja a solução para todos esses problemas. Ainda assim, Sílvio e André Almeida poderão disfarçar essa situação já que, defensivamente, quer à esquerda quer à direita, dão garantias.

No que diz respeito aos centrais, nenhum me deslumbrou e nenhum me desiludiu. Todos eles revelaram qualidade no jogo áereo, sobretudo Lisandro Lopez. Como normalmente demoro mais tempo a retirar conclusões sobre jogadores defensivos, não me vou alongar muito sobre os reforços. Porém, tenho de dizer que as primeiras impressões sobre todos eles são positivas.

Contrariamente a muitos benfiquistas, estou descansado na baliza. Artur e o próprio Paulo Lopes têm a minha confiança.

PS: Feliz também por ver Rúben Amorim como primeira alternativa a Matic (e quem sabe a Enzo Perez - talvez venha a ser Fariña). É português, conhece o nosso futebol, é bom jogador e tem boa qualidade de passe.

quinta-feira, julho 11, 2013

BENFICA

Com a chegada de Bruno Cortez, está praticamente fechado o plantel para a próxima temporada. Restará saber se o Benfica contratará mais um médio defensivo ou mais um avançado, algo que, acredito, só acontecerá caso Matic e/ou Cardozo deixem o clube. Ainda assim, parece-me um plantel mais forte do que o da temporada passada.

Na baliza, Artur continuará a ser o titular e Paulo Lopes o suplente, sendo que Mika ou Bruno Varela farão de 3º guarda-redes. Oblak, pelo facto de ser extrangeiro, terá de ser novamente emprestado.

Na lateral direita, Maxi e Sílvio irão lutar pelo lugar. Significa assim que André Almeida irá andar muito pela equipa "B", sendo que, calculo, a ser opção no plantel principal será sempre para o centro do terreno.

Na esquerda, teremos Melga e Cortez. O brasileiro irá trazer coisas muito interessantes em termos ofensivos. Resta saber se Jesus terá a capacidade para torná-lo competente a defender. Pessoalmente preferia Armero, Ansaldi ou até 3 jovens que mostraram serviço no mundial sub-20: Baba (Gana), Digné (França) ou Juan Bernat (Espanha).

No centro da defesa, partindo do principio que Garay não vai continuar, teremos Luisão como indiscutível e Lisandro como o sucessor natural do seu compatriota. A questão é que Lopez jogava, também ele, no lado direito do centro da defesa. Pormenor para Jesus resolver. Como alternativas, Steven Vitória (acredito neste jogador), Mitrovic (desconhecimento total do seu valor) e o próprio Jardel.

No meio-campo, Matic e Enzo continuarão a ter lugar cativo, com André Almeida, André Gomes, Martins e Rúben Amorim à espreita de uma oportunidade. Apesar de completamente descansado, um jogador como Gargano traria outra qualidade ao miolo e até daria a hipótese a Jesus de jogar com um duplo-pivot em jogos de elevado grau de dificuldade.

Nas alas, Markovic, Ola John, Sulejmani e Gaitán são jogadores que tanto podem jogar à esquerda como à direita. Só Sálvio tem claramente definida a sua posição. Sálvio e Gaitán partem com vantagem para este início de época mas, presumo, Sulejmani e Markovic terão uma palavra a dizer mais lá para a frente. Significa assim que, no meu entender, Ola John e o próprio Urreta não terão grande espaço.

Na frente, caso Cardozo saia, acredito que Lima, Rodrigo e Nélson Oliveira chegariam perfeitamente. Djuricic fará de "9,5" tal como Jesus já explicou (e Markovic, Gaitán ou Sulejmani também poderão fazer a posição) e Lima e Rodrigo, este ano, jogarão na sua verdadeira posição, algo que nem sempre o fizeram no ano passado. A menos que surja algum negócio de oportunidade, não perderia muito tempo com este dossier.

Em suma, parece-me que algumas das lacunas da temporada passada não existirão esta época. O plantel dá garantias, os reforços parecem-me de qualidade e a manutenção de grande parte dos jogadores da temporada deixam-me confiantes para o ataque ao campeonato. Com muita pena minha, não teremos Aimar este ano mas, suspeito, iremos ter um tal de Djuricic. Craque!!