sábado, agosto 10, 2013

ACABOU A BRINCADEIRA


Terminou a pré-época, venham os jogos a sério. Houve coisas boas e outras muito más. Preocupado, eu? Bom, estaria se, no meio disso tudo, já estivessemos a X pontos de distância do Porto ou se visse que a equipa não tivesse minimamente qualidade para ombrear com o seu grande rival. Honestamente, acredito no treinador e estou convencido que este plantel dá garantias para, pelo menos a nível interno, fazer boa figura. Sim, mesmo com Maxi e Cortez no lote de primeiras opções (e, imagine-se, os dois ao mesmo tempo!).

POSITIVO:

- Mais e melhores opções. Nomes como Rúben Amorim, Sulejmani, Djuricic, Lisandro, Steven Vitória e Markovic agradam. Mesmo que nenhum venha a ser um indiscutível neste início de época, ao longo da temporada irão ser bastante úteis.

- Rúben Amorim. Português, polivalente e de uma inteligência acima da média. Gostaria de o ver mais vezes como lateral direito mas, independentemente disso, é um garante de qualidade no meio do terreno. Irá ser bastante útil nos jogos champions.

- Criatividade ofensiva. Enzo, Sálvio, Gaitán, Djuricic e Markovic. Com 4 (e até poderão ser todos) destes em campo será sinónimo de bom toque de bola, qualidade técnica, velocidade e rapidez de processos. 

- Pressão alta. O facto do treinador se manter permite que certos e determinados hábitos não se percam. Gosto de ver a rápida reacção à perda que se tem visto nestes últimos jogos. O facto de também não haver Cardozo facilita este processo.

- O banco. Não será por falta de opções que Jesus se irá queixar de não resolver as partidas. Quer para o ataque, quer para a defesa, JJ poderá estar descansado (e o plantel ainda não está fechado).

NEGATIVO:

- Resultados da pré-época. De facto, não foram muito animadores. E atendendo que os adeptos começam a não morrer de amores por Jesus, sente-se que há sinais de desconfiança para com o técnico e respectiva equipa (nada que uma vitória na Madeira e em Alvalade não resolva).

- As laterais. Jesus pode ser muito bom para certas coisas mas, para este particular, continua a meter os pés pelas mãos. Bem sei que gosta de laterais ofensivos mas, com uma equipa tão virada para o ataque, não se compreende como não se contratam defesas na verdadeira acepção da palavra. Se Maxi é horrível, Cortez e o próprio Sílvio deixam muito a desejar. Mal por mal, que se avance com André Almeida e Melgarejo.

- Os casos Cardozo e Roberto. Quer queiramos quer não, desestabilizam os adeptos e, de certa forma, reflecte-se no grupo de trabalho. 

- Ausência de um matador. Não estou tão convencido de que, sem Cardozo, é preciso alguém lá na frente com outras características. Sempre gostei de ataques móveis e com rapidez (basta ver que o Barça não tem nenhum "matador" e não é por isso que deixa de ser o melhor ataque em Espanha) mas aceito que está a faltar qualquer coisa lá na frente. Ainda assim, benefício da dúvida para Lima e Rodrigo, dois jogadores que aprecio.

- Empréstimos inexplicáveis: Fariña e Pizzi. 

- Incapacidade em criar perigo nas bolas paradas. Com excepção do golo de Luisão, poucos foram os momentos de perigo retirados desse tipo de situações. 

E pronto, venha de lá esse jogo com o Marítimo. Não estou em estado de euforia mas também não estou deprimido com o Benfica. Há que ter paciência e acreditar que se está a trabalhar bem para se chegar a dia 18 e se entrar com o pé direito. Afinal de contas, em anos anteriores ganharam-se troféus e a Reais Madris para depois se entrar com o pé esquerdo no campeonato. Pois este ano, que se seja campeão nacional em vez de campeão de pré-época.