terça-feira, abril 08, 2014

MUY CERCA



Quatro golos sem resposta de três sul-americanos deixaram o Benfica "muy cerca" de mais um título nacional. Extraordinário ambiente numa segunda-feira diz bem da onda que Jesus e companhia ajudaram a criar. E essa mesma equipa fez questão de brindar os seus adeptos com mais um recital de bom futebol. Um autêntico "tiki-taka" com todos os jogadores compenetrados e a participarem nas acções defensivas e ofensivas. O Rio Ave, que até tem uma belíssima equipa, nomeadamente do seu meio-campo para a frente, - muito interessante aquele duplo pivot composto por Felipe Augusto e Tarantini - foi totalmente abafado pelo conjunto encarnado. 

Destaques:


MVP: Nico Gaitán - que classe, meu Deus. Já o disse há uns tempos atrás e volto a repetir: se Sabella convocar o velhinho Maxi Rodriguez em detrimento do Nico, será um crime lesa futebol. Só admito a não convocatória do nosso "20" se o seleccionador argentino estiver a fazer conta de utilizar Lavezzi como extremo esquerdo, juntamente com o indiscutível Di Maria.
Sobre este jogo em particular, serviu com classe Rodrigo no primeiro golo, fez o segundo e vieram dos seus pés algumas das mais belas jogadas da noite. Deu-se ainda ao luxo de, por exemplo, fazer um bicicleta dentro da sua própria área, demonstrando não só a sua habilidade mas também a sua disponibilidade para defender. Um luxo!!

Maxi: Bato-lhe muito na cabeça mas a verdade é que neste encontro em particular foi dos mais regulares. Apareceu muito e bem nas acções ofensivas e nunca virou a cara à luta. Boa exibição do uruguaio.

Sílvio: Um jogador que aparece nesta fase da época muito bem fisicamente. Cumpre à esquerda da mesma forma que o faz à direita. Jesus e principalmente Paulo Bento poderão estar descansados porque caso queiram apostar neste rapaz para qualquer uma das alas, a qualidade sobressairá. 

André Almeida: A equipa recuperou imensas bolas no meio-campo adversário e isso deveu-se muito ao jovem português que conseguiu "empurrar" a equipa para a frente. Fez algumas faltas importantes - para as unidades ofensivas "respirarem" - mas foi nesse tal pormenor de evitar jogar colado aos centrais que mais se destacou. Impressionante como Jesus se dá ao luxo de fazer actuar uma unidade que era, à partida, quarta opção para a posição de trinco (Matic, Rúben e Fejsa) e este responde desta maneira num jogo de (eventual) decisão de campeonato.

Enzo Perez: Depois de ter descansado a meio da semana, voltou esta noite com as baterias totalmente carregadas. Voltou a ser o motor da equipa e, quando ele está bem, todo o futebol benfiquista sofre um boost tremendo. Sacou um penalty como só ele sabe e foi, sem dúvida, das unidades que mais perfume largou no estádio da Luz. Mais um que é preterido por um Banega que actualmente é suplente no Newells Old Boys ou por um Gago que pouco ou nada acrescenta ao meio-campo do Boca Juniors.

Rodrigo: Voltou aos golos mas, mais importante que isso, manteve o nível das exibições que vem produzindo ultimamente. Está muito leve, muito dinâmico e nunca se esconde do jogo. Esteve nos dois primeiros tentos e teve também direito a descansar (saiu por volta dos 75 min), algo que, de resto, se manterá frente ao AZ (arrisco dizer que Djuricic e Cardozo formarão dupla na frente).

Cardozo: "Apenas" pelos dois golos que marcou. No fundo, quando falamos de Óscar, normalmente só sublinhamos a sua eficiência na hora de concluir. Tomaria que os Postigas desta vida tivessem direito a essa "simples" referência da forma recorrente que tem o paraguaio.

Mais uma vitória, menos uma jornada e mais um capítulo fechado rumo ao objectivo. E que bom seria que a este grande feito se juntassem mais uns quantos. Sou muito sincero, gostaria muito de ganhar tudo mas se me pedissem hoje para assinar "apenas" as vitórias no campeonato e na Liga Europa, era já de cruz.

3 comentários:

doc disse...

Ontem foi um regalo para os olhos ver o Benfica jogar... E que ambiente! Mais uma vez há que dar o mérito ao JJ que apostando no André Almeida por indisponibilidade física dos jogadores da sua posição, cumpriu à risca as orientações do mister e fez um jogaço, mais uma vez a equipa demonstrou que não jogando um ou outro jogador da equipa base, os seus substitutos assimilam na perfeição o estilo de jogo da equipa, isto é dedo do treinador.

Anónimo disse...

DIZEM QUE SOMOS LOUCOS DA CABEÇA...

Unknown disse...

Sem dúvida Doc. É incrível como Jesus consegue reinventar jogadores. Provavelmente em Agosto estaremos a chorar as saídas do Garay e do Rodrigo e algures em Outubro já estaremos de olhos em bico com as brilhantes prestações dos jogadores que ocuparão essas posições.

Mais do que qualquer entrada na próxima época, o grande reforço terá obrigatoriamente de ser a continuidade do nosso técnico. É meio caminho para o sucesso...