sexta-feira, abril 04, 2014

VITÓRIA IMPORTANTE NA HOLANDA


Jesus é um treinador extraordinário. Conseguiu colocar o Benfica num ponto em que os seus adeptos, exigentes "pa'caramba", não se contentam com uma vitória fora num jogo a contar para os quartos-de-final de uma competição europeia, num país onde o clube não ganhava desde 1969. E isto já para não falar nas "pobres" exibições internas que apenas fazem com que estejamos em primeiro com 7 pontos de avanço sobre o Sporting, 15 sobre o Porto e com o estatuto de melhor ataque e melhor defesa claramente ameaçados pela tal falta de intensidade e de atitude nos últimos tempos.

Eu que já fui jogador, quando por vezes tinha um encontro a meio da semana, sentia logo mazelas para o match seguinte. Experimentem agora jogar sistematicamente 3 partidas por semana como o Benfica tem feito. A gestão tem obrigatoriamente de ser feita e está a sê-la com muita categoria. O plantel está motivado e quem tem jogado, regra geral, tem mostrado qualidade e competência. E atenção, a tal economia de esforços não está a ser feita só de fora para dentro. No próprio jogo os atletas têm-se defendido muito bem. Menos correrias, linhas mais recuadas e maior posse de bola. São estas as principais diferenças que vemos entre o Benfica actual e os dos últimos anos. 

Está a faltar alguma exuberância? Está. Por vezes colocamo-nos a jeito? Talvez. Mas o que ninguém pode negar é que a equipa respira confiança, trabalha muito, tem defendido bem (algo que nem sempre era visível no passado) e tem jogadores com uma categoria individual que permite a Jesus usar uma arma um pouco ao estilo italiano: o cinismo.

Sobre Alkmaar. O AZ entrou bem na partida e causou-nos alguns problemas, nomeadamente através do seu flanco esquerdo com um tal de Beerens, um jogador que já conheço dos tempos do Herenveen, rápido e com boa qualidade técnica. 
A partir dos 25 minutos, a equipa pegou no jogo e controlou totalmente as operações. Marcou um golo e até podia ter feito mais um ou outro caso carregasse no acelerador. Não aconteceu mas a vitória pela mínima deixa-nos praticamente com um pé nas meias.

A noite correu muito bem - deu até para Maxi e Gaitán limparem os cartões - mas não foi perfeita. Infelizmente o Rúben lesionou-se e calculo que tal o impedirá de ir ao mundial. Uma pena. A juntar a isso também os resultados dos outros campos. Não acredito que Porto e Juventus deixem fugir as vantagens conseguidas na ida.

Relativamente aos destaques, Artur esteve bem - muito embora a paragem cerebral perto do fim -, André Gomes cumpriu (mas tem de ser mais intenso em termos defensivos), Sálvio marcou um golo e deu-se muito ao jogo, Cardozo fez o seu melhor encontro de 2014 e Rodrigo foi, quanto a mim, o MVP.

PS: Para aqueles que falam mal da equipa e do nosso treinador, recordo-vos/lhes que há uns anos atrás as capas dos jornais eram assim:


Sem comentários: