sexta-feira, agosto 01, 2014

BENFICA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Regressado de férias, tive, esta semana, a oportunidade de ver os dois primeiros particulares do Benfica. Uma derrota e uma vitória, muitos jogadores utilizados e outros que praticamente não tiveram tempo ou espaço para mostrar serviço. Vamos a notas:


POSITIVO:



- Enfrentar nova temporada com o mesmo corpo técnico deixa-me tranquilo. Mesmo com tanto resultado negativo, acredito que, com esta ou aquela saída e esta ou aquela entrada, o nosso mister dará, novamente, conta do recado.



- Jovens portugueses a mostrar serviço. Já o tinha dito aqui algures que acreditava nos jovens João Teixeira, João Cancelo e o Bernardo Silva. Se nos médios se nota o toque de bola e a simplicidade de processos, já no jovem lateral, as suas maiores qualidades (capacidade técnica e velocidade) ainda não ofuscam as suas limitações (dificuldades no processo defensivo e imaturidade na abordagem de certos lances). Ainda assim, creio estarmos na presença de um menino talentoso que, nas mãos certas, tem tudo para crescer e dar certo no clube.



- Mais jogadores conhecedores do nosso futebol. Eliseu, Bebé, Candeias, Pizzi e o próprio Derley. Se o ex-Málaga será, ao que tudo indica, o dono da lateral esquerda, já os outros vão ter de mostrar qualidades para entrar nas opções de Jesus. Ainda assim, tendo em consideração que estamos a falar de opções secundárias, acho que o técnico pode estar mais ou menos descansado no que concerne a soluções ofensivas.



- As novas funções de Nico Gaitán. Posso estar enganado mas pareceu-me ver o Nico com o duplo papel de ala/nº10. Com a ausência de Rodrigo, parece-me uma excelente opção ver Gaitán em zonas mais interiores. Cabe a Eliseu ou Benito assumirem as despesas do corredor, nomeadamente nos jogos em casa. Até ver, deu-me a ideia que o português tem pedalada para fazer esquecer Siqueira.



- Talisca. Bons pés e boa visão de jogo. Falta-lhe alguma intensidade para assumir o jogo encarnado mas, tendo em conta que ainda estamos numa fase embrionária da época, não está nada mal.



NEGATIVO:



- Resultados. Por muito que se desvalorize, as pré-épocas também são feitas para se ganhar e se adquirir moral. Tanta derrota cria desconfiança nos adeptos e poderá inibir alguns jogadores que são novos no clube.



- Demasiados jogadores. Bem sei que ainda se está na fase de arrumar a casa mas tanto atleta não é saudável para o grupo. 



- Posições demasiado apetrechadas e outras sem soluções de qualidade. Olha-se para a baliza e só se vê Artur e Paulo Lopes; no centro da defesa Sidnei e César não mostram qualidade para sequer fazer parte do plantel; no meio, com a lesão de Fejsa, Rúben e André Almeida são curtos para se tentar fazer algo interessante na champions; no ataque falta um avançado que baixe e se conecte bem com o sector intermediário (Jara não serve) e um ponta-de-lança que garanta 20/25 golos. Cardozo está claramente em queda e tanto Derley como Nélson Oliveira apenas poderão aportar algo se vindos do banco.




Ainda muitas indecisões, resultados pouco animadores, algumas vendas que não trouxeram grandes benefícios ao clube e muitas contratações feitas sem critério (Djavan, por exemplo). Tudo isto poderá levar-nos a pensar que o Benfica versão 2014-15 não tem hipóteses para ombrear com Porto e Sporting e que teremos pela frente um ano difícil. Pois bem, quero acreditar que Jesus terá, mais uma vez, habilidade para contornar todo este cenário negro e elevar o Benfica para o patamar que já nos habituou. Para já, a confiança é total.

2 comentários:

Unknown disse...

Custa muito dizer isto mas não acredito isto é mau demais pra ser verdade assim nem europa há pro ano,mesmo com os ajustes que fiz acima será dificil pois voltaram a deixar o clown jesus fazer contratações e está a vista o conhecimento do homem só quer merda;já dizia o meu avô do brasil pra portugal só putas e jogadores coxos

cedes disse...

A meu ver o problema do benfica não é ter vendido aqueles titulares todos, mas sim fazer contratações sem qualquer tipo de critério para as suas sucessoes..! vê ja se o caso do atlético de madrid, vendeu muitos titulares importantes e para os colmatar foi buscar jogadores com qualidade. E não me venham com a dica da capacidade financeira que o atlético tem em relação ao benfica, porque com os milhoes gastos em césars, djavans, luiz filipes,jaras, ola djons e muitos outros, iriam-se buscar jogadores de muita qualidade, é caso para dizer que o scouting do benfica está a trabalhar mal.


PS. Epá digam o que quiserem, mas aquele luiz filipe veio com fome, mas não é fome de bola..!