domingo, agosto 31, 2014

DERBY


Comecemos pelo início: diferentes abordagens dos técnicos na gestão dos recursos humanos. Jesus quis dar um voto de confiança a Artur e também ao próprio André Almeida, relegando os reforços Júlio César e Samaris para o banco. Mudar de redes depois do bom momento que Artur vinha vivendo seria "queimar" completamente um jogador e dar a titularidade ao grego poderia passar a mensagem que o jovem André apenas teria argumentos para ser titular quando os jogadores principais estão mais cansados.
Já no Sporting, Marco Silva optou pelo sistema "jogam os melhores, independentemente da forma e do número de treinos ou jogos". Montero foi para o banco e Slimani, com meia dúzia de treinos, entrou directamente no onze. Recorde-se que Marco já o havia feito com Nani uma semana antes.

Posto isto, qual dos dois tomou a melhor decisão? Na minha maneira de ver e de pensar o jogo, diria que, regra geral, a postura do técnico encarnado é a mais sensata. O curioso é que, em termos práticos, foi Marco Silva que ficou a ganhar - no caso de Artur já que André Almeida portou-se bem -. No fundo, o futebol é isto mesmo e é por estas e por outras que é difícil ser-se treinador e é muito fácil mandar postas de pescada no final das partidas.


Quanto ao jogo, apesar do resultado se aceitar, penso que o Benfica esteve mais perto da vitória. Não há dúvida que a partida ficou marcada pela falha do Artur, um golo contra a corrente do jogo e que não só desorientou o sector defensivo como também agitou o público da casa. O Sporting aproveitou essa instabilidade e subiu linhas, cruzou mais bolas para a área e naturalmente que também é justo dizer que poderia muito bem ter chegado à vantagem antes do intervalo.

No segundo tempo, a equipa encarnada voltou a entrar muito bem e só por mera falta de sorte não marcou o tal golo da vitória. Depois, nos últimos 20 minutos, faltou aquilo que Jesus já percebeu que não tem em comparação com a época passada: BANCO. Coloco-me no lugar do Jorge e penso assim: "quem é que deste lote é capaz de entrar neste tipo de jogos e me pode resolver a partida? Ola John? Bebé? Derley? Pizzi?"; Pois, talvez se justificasse a saída mais cedo de Talisca - o único que facilmente poderia ser substituído - mas, de resto, penso que esteve bem Jesus em não arriscar saídas de Lima, Sálvio, Gaitán ou Enzo Perez. Mesmo cansados, são claramente superiores aos seus companheiros de banco.

Não foi o resultado ideal mas também não foi dramático. Uma coisa me pareceu evidente: esta equipa do Benfica, mesmo com tantas adversidades, continua a ser mais adulta e até com mais qualidade ofensiva que o Sporting e, em termos de consumo interno, ficou demonstrado que este plantel dá garantias para, uma vez mais, lutar taco-a-taco com o Porto pelo título. Isto, claro está, com Enzo e Gaitán na equação. Mais do que os potenciais reforços que possam surgir amanhã - gostaria imenso que viessem um ponta-de-lança e mais um médio -, já ficaria satisfeito se a porta de saída estivesse fechada para as nossas pérolas. Aguardemos, pois então.


PS: Gosto de Jardel e tem cumprido. No entanto hoje notou-se a fragilidade do brasileiro a jogar com o pé esquerdo, isto comparativamente a Garay. André Almeida recuava, Jardel encostava mais à esquerda e, pressionado, era obrigado a bater com o seu pior pé. Quase sempre que isto aconteceu a bola ou saía pela lateral ou ia para o adversário. Um pormenor que, em jogos deste calibre, pode fazer a diferença.

Sem comentários: