segunda-feira, setembro 22, 2014

LIDERANÇA


Benfica vs Moreirense

- Samaris. Confirmou no pouco tempo que esteve em campo que, neste momento, não tem capacidade para ser o trinco desta equipa. Demasiado lento nos processos defensivos, não dobra laterais e não demonstra ainda uma boa ligação com os centrais. Terá, naturalmente, tempo e margem para evoluir - para já ainda só mostrou qualidade ao nível do passe - mas, me parece, é um jogador muito mais na linha de André Gomes e, como tal, receio que seja muito mais "8" do que "6".

- Ainda na linha do ponto anterior, surpreendeu-me ver Cristante fora dos convocados. Tinha a convicção que o italiano poderia ter minutos neste jogo mas tal não se verificou. Até pelo facto de ser italiano, estou muito curioso de o ver actuar a trinco e na companhia de Enzo Perez.

- Enzo Perez. O melhor em campo. Um jogo monstruoso do argentino. Correu até mais não, recuperou inúmeras bolas e foi influente na manobra ofensiva da equipa, sobretudo no segundo tempo. 

- Talisca. Muito simples: o miúdo pode até ter qualidade e um excelente pé esquerdo mas, na minha opinião, ainda não tem andamento para ser titular nesta equipa. Nomeadamente neste tipo de jogos, pede-se outro tipo de soluções na frente. Calculo que Jonas seja a solução mas Derley também mostrou ter uma palavra a dizer. Já o ex-Bahia, sacou bem a expulsão do defesa do Moreirense mas ainda está muito longe daquilo que se exige a um suposto número "10" no Benfica (e neste jogo até foi mais extremo do que "10", posição que, francamente, ainda me convence menos já que não tem velocidade para desequilibrar no flanco).

- Jorge Jesus. Sem contemplações. Tirou o elo mais fraco aos 36' e colocou um avançado. Não se notou de imediato essa alteração mas era essa mesma que se exigia. Curiosamente eu estava a pedi-la 5 minutos antes dela acontecer. Adoro quando um treinador está activo e faz aquilo que eu estou a pensar. E Jesus está variadíssimas vezes em sintonia comigo e com a esmagadora maioria dos adeptos. Gosto!!

- Moreirense. Equipa simpática e que, tal como havia feito no dragão, dificultou muito a vida ao Benfica. Treinador com um discurso alegre e com uma mentalidade que aprecio. A espaços fez pressão alta e a sua equipa nunca deu sinais de medo ou fraqueza mental. Foi "abafada" depois da expulsão mas isso é natural face à diferença abissal de forças. Prevejo muitas dificuldades para os Grandes em Moreira de Cónegos. Ah, e sobre a mentalidade, os Domingos, Motas e Conceições deste campeonato deveriam meter os olhos neste jovem técnico.

PS: Vem aí um teste duríssimo frente ao Estoril. Tive a oportunidade de vê-los pela primeira vez esta época frente ao PSV e gostei muito do que vi. Uma equipa que manteve a mesma estrutura atrás e que tem na frente dois jogadores rápidos, móveis e interessantes sob ponto de vista técnico: Kuka e Sebá. 
Mais do que se pensar no melhor resultado que serve os interesses da equipa no derby, importa, isso sim, focar todas as atenções no difícil teste da amoreira. Uma suposta vitória faria aumentar a distância pontual para Sporting e/ou Porto e daria uma moral enorme para o decisivo embate frente ao Leverkusen. 

Sem comentários: