segunda-feira, outubro 06, 2014

CHAPA 4


Primeira parte horrível. Muitos erros defensivos e falta de intensidade a meio-campo. Depois, na frente, Nico desinspirado, Sálvio a agarrar-se muito à bola e Lima completamente perdido no meio dos centrais. Só Derley conseguiu receber, rodopiar e entregar a bola com alguma qualidade. Bem sei que o Arouca é uma equipa chata e que defende bem, também é verdade que os jogos pós-champions são sempre delicados mas exigia-se mais a uma equipa do nível do Benfica.

Há um pormenor que parece que por vezes passa ao lado dos adeptos benfiquistas mas que convém sublinhar: às recentes ausências de Jardel, Júlio César e Enzo, temos também de acrescentar quatro jogadores que, tenho a certeza, teriam muita influência na estratégia e na política de rotação de Jorge Jesus. Falo de Sílvio (possivelmente titular na esquerda), Fejsa (indiscutível a "6") e Amorim mais Sulejmani, jogadores que, não sendo propriamente titulares, teriam papel preponderante neste tipo de jogos pós-competições europeias. Ora, se a isto juntar-mos as muitas saídas e os naturais periodos de adaptação de alguns jogadores, percebemos facilmente que também é preciso ter alguma calma e paciência.

Vamos a notas:

MVP: Derley: lutou, trabalhou muito na frente, procurou sempre respeitar as tabelas e marcou o seu primeiro golo no campeonato. Teve muito mérito na forma como assistiu Talisca no primeiro golo e, não só por isso mas por tudo o que atrás referi, merece este destaque.

Artur: creio que terá sido o seu melhor jogo no último ano e meio. Preocupante por ter sido em casa com o Arouca mas animador por voltar a ver o brasileiro a "sorrir". 

Lisandro: foi subindo de produção com o passar dos minutos mas, francamente, esperava mais do argentino. Mostrou alguma aptidão no jogo aéreo (enviou uma bola ao poste) e alguma qualidade com a bola nos pés. Ainda assim, jogador a rever.

Eliseu: defensivamente comete muitos erros. Jogar com dois laterais que não defendem bem e ter um trinco tão macio como Samaris é algo que vai custar muitos pontos a esta equipa. Volto a bater na mesma tecla: Sílvio e Fejsa seriam ouro nesta equipa.

Samaris: percebe-se que à medida que vai subindo no terreno que o seu futebol cresce. Ainda assim, muito pouquinho para um jogador de 10 milhões. Como "6" já deu para ver que não serve. Espero que em Braga Jesus aposte em André Almeida.

Talisca: abriu a lata com uma bela tabela e boa finalização de pé direito. Mais um golo, tento esse que lhe permite ascender à liderança nos melhores marcadores. Os números estão lá e, com mais ou menos sorte, tem de ter mérito também. Na primeira parte, a "8", esteve horrível. Pouco intenso, nunca conseguiu combinar com Samaris e nem em termos de passe (a sua melhor qualidade) teve assertivo; no segundo tempo, aproximou-se mais dos atacantes e melhorou. Percebe-se que joga melhor mais perto da baliza. Tem margem para crescer e pode vir a ser um bom jogador. Se já me seduz como jogador do Benfica? Não.

Ola John: não entrou bem no jogo mas aos poucos foi melhorando. Acaba o jogo com dois bons passes, qualidade que sempre lhe reconhecemos. Honra lhe seja feita: tem entrado e tem contribuido. Que continue assim!

Pizzi: jogou pouco tempo mas mostrou alguns apontamentos interessantes. Quero ver coisas dele já frente ao Covilhã. 


Jogando melhor ou pior, com maior ou menor dificuldade, importa continuar nesta senda de vitórias no campeonato. Vem aí um jogo dificílimo em Braga. Há que melhorar defensivamente já que o Braga pode causar dano. Esta paragem - para recuperar jogadores e melhorar a forma de outros - poderá ser benéfica.

A pensar na taça:

Artur, Maxi, Luisão, Lisandro, Benito; André Almeida, Pizzi, Tiago, Ola John; Jonas e Derley


Sem comentários: