quinta-feira, outubro 23, 2014

EMPATE SEM SABOR

Empatar fora na champions normalmente é um bom resultado. Neste caso em particular, acabou por saber a pouco - muito embora tivessemos desejado que o jogo acabasse o mais rapidamente possível após a expulsão do Lisandro -. O Mónaco tem algumas individualidades mas, francamente, não tem nível de champions. 

A questão de fundo é que, infelizmente, este Benfica também demonstra fragilidades e comete muitos erros. Desde logo, na forma como entra nas partidas. Tal como tinha sido frente ao Zenit e Leverkusen, fica sempre a impressão inicial de que estamos perante um qualquer colosso europeu e praticamente não conseguimos respirar. Uma vez mais não seria de espantar se ainda nos primeiros 5 minutos já estivessemos atrás do prejuízo. Felizmente, após os 20 minutos, a equipa começou a ter mais bola e a aparecer mais perto da baliza de Subasic. 

Na segunda parte houve melhorias e ficou a sensação de que a equipa encarnada poderia chegar ao golo. Dispôs de algumas boas ocasiões mas não foi eficaz na finalização. Lima tem estado relativamente bem longe da baliza mas não tem tido aquele poder de fogo que outrora mostrou. Diria que faltou Jonas para dar o toque de classe que esta equipa necessitava.

Vamos a notas:

MVP: André Almeida. Concordei a 100% com a sua inclusão no onze. Não sendo nada de especial, pelo menos percebe o papel que o "6" tem de ter e dá outra ajuda quer aos laterais quer aos centrais. Além disso, é mais intenso e mais rijo que Samaris e Cristante. Ganha o estatuto de melhor em campo, algo que tem tanto de bom como de preocupante.

Maxi+Eliseu: O uruguaio tem estado bem melhor que o português. No entanto, juntei-os aos dois porque, honestamente, não é possível uma equipa de champions ter dois laterais tão passivos a defender. Para consumo interno chegam perfeitamente mas lá fora sentem-se bastante as suas fragilidades. E então quando não há um Garay ou um Fejsa para as dobras, ainda se sente mais o quão vulneráveis são. Sílvio, à esquerda ou à direita, tem lugar de caras neste onze.

Lisandro. Foi justamente expulso - entrada ridícula para quem já tem amarelo - mas, sinceramente, até gostei do seu jogo. Entrou mal mas aos poucos foi melhorando. Com a bola nos pés parece-me mais inteligente que Jardel. Ok, isso não será propriamente algo de extraordinário mas já é um começo. Precisa de mais jogos e de mais tempo de treino para se adaptar ao sistema defensivo que Jesus tanto gosta.

Enzo. Melhorou qualquer coisa no segundo tempo mas esteve muito longe do motor que todos gostamos. E quando não se vê muito em campo, a equipa naturalmente que se ressente.

Talisca. Mais um jogo sem chama, sem intensidade, sem cultura táctica, sem rasgo, sem capacidade física e sem poder de fogo. Há quem o compare a Rivaldo (pausa para rir); eu, neste momento, comparo-o com Bruno César.

Sálvio. Ultimamente tem-se agarrado em demasia à bola. Dá tudo o que tem em campo, acaba todas as partidas exausto mas em termos de "sumo" tem deixado um bocado a desejar. Tem toda a minha confiança e por esperar tanto de "Toto" é que sou tão exigente com ele.

Nico Gaitán. Misturou o mau com o muito bom e foi dos poucos a realmente agitar o ataque. Já o vi com mais alegria em campo mas, ainda assim, nota-se que está de corpo e alma no clube e com vontade de mostrar serviço. Bom jogo no geral do argentino

Bebé.  Sempre fui contra a sua contratação e, infelizmente, está a justificar todas as minhas suspeitas. Não basta ter força e velocidade. Um jogador que não levanta a cabeça, que não domina uma bola em condições e não percebe o jogo nunca na vida pode ser um jogador de futebol. Dá para juntar Tiago e Ola John numa bimby e fazer um jogador a sério com as virtudes dos dois?

Samaris. Gostei da sua entrada. Curiosamente, mostrou alguns bons pormenores a jogar com um verdadeiro trinco atrás de si. 


Foram-se dois pontos e ficou mais uma vez a sensação de que esta equipa não tem estômago para a champions. Curiosamente, nem sequer dá mostras de ter argumentos para ir longe na liga europa. Pelo exposto, seria fácil abdicar da Europa e concentrar esforços nas competições internas. Tudo isso seria muito engraçado mas estamos a falar do Sport Lisboa e Benfica. Desistir ou abdicar do que quer que seja não é condizente com a história deste clube. Como tal, há que se ir em busca dos 9 pontos que ainda estão em disputa. Já jogámos contra todas as equipas do grupo e, apesar de ter parecido outra coisa, posso garantir-vos que nenhuma chega aos calcanhares de um Bayern, Barcelona ou Real Madrid. Ganhem coragem e mostrem a vossa raça, o vosso querer e a vossa ambição. Tenho dito!


Sem comentários: