domingo, janeiro 26, 2014

OLHA LÁ PAULO BENTO...


Bem sei que és muito conservador e que não olhas a pressões de clubes ou de imprensa na hora de tomares as tuas decisões.  No entanto, e se perdesses a cabeça e nos surpreendesses com chamadas de jogadores jovens, irreverentes e com uma vontade enorme de representarem a nossa selecção e de se mostrarem ao mundo? Devo dizer-te que não sei se teria coragem para fazê-lo. Também te digo que não sei até que ponto alguns deles não se iriam "mijar" todos. Mas que seria engraçado, lá isso seria.

Os indiscutíveis: (13)

Rui Patricio
Beto
João Pereira
Fábio Coentrão
Bruno Alves
Pepe
Neto
Miguel Veloso
Moutinho
Meireles
Nani
Cristiano Ronaldo
Hélder Postiga

Ficam portanto a faltar 10 vagas. Aqui ficam alguns dos nomes que poderás incluir nesta lista:

Eduardo (Braga)
Ricardo (Académica)
Sílvio (Benfica)
André Almeida (Benfica)
Antunes (Málaga)
Cédric (Sporting)
Ricardo Costa (Valência)
Rolando (Inter)
William Carvalho (Sporting)
Fernando (Porto)
Custódio (Braga)
Rúben Micael (Braga)
Josué (Porto)
Rúben Amorim (Benfica)
Adrien (Sporting)
André Martins (Sporting)
Ricardo Quaresma (Porto)
Bruma (Galatasaray)
Vieirinha (Wolfsburgo)
Varela (Porto)
Rafa Silva (Braga)
Ivan Cavaleiro (Benfica)
Pizzi (Espanhol)
Danny (Zenit)
Hugo Almeida (Besiktas)
Eder (Braga)
Nélson Oliveira (Rennes)

Ou seja, tens 27 opções para picares 10 nomes (não acredito que o Bruno Fernandes da Udinese esteja na tua lista). Não vou tão longe ao ponto de incluir miudos que andam a espalhar magia nas equipas B de Porto, Benfica e Sporting (Tozé, André Silva, Bernardo, Cancelo, André Gomes, Esgaio, Iuri Medeiros ou Betinho) mas tem atenção que há jovens na nossa primeira liga que já deixaram de ser promessas. Deixo-te, a sublinhado, aqueles que seriam os meus 10 caso tivesse de decidir hoje (relevante a palavra "hoje").


ACREDITO NELES


André Almeida, Sílvio, Rúben Amorim, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, João Cancelo e o próprio Hélder Costa (tenho de ver mais jogos dele).  Assim de repente, contei 8 portugueses que podem facilmente encaixar no plantel da próxima época. Se a isto juntarmos Oblak e o próprio Paulo Lopes, teriamos a bonita marca de 10 jogadores formados no clube. 

Que fique claro que, neste particular, sou um pouco como Jesus. Prefiro ter 20 estrangeiros de qualidade do que apostar na formação só porque sim. Ainda assim, desta vez acho que há matéria prima para se trabalhar. Se a isto juntarmos Djuricic (não tenho dúvidas que ainda vai dar muito a este clube) e Markovic, dois jovens com um tremendo potencial, pois então o futuro só pode ser risonho não só a nível desportivo como também financeiro.


terça-feira, janeiro 21, 2014

O PÓS-MATIC


As minhas desculpas a quem se habituou nos últimos meses/anos a visitar este blog. A falta de actividade deveu-se não só a um certo desgaste como também à ausência de fins-de-semana disponíveis para poder ver a bola com a regularidade que estava acostumado. Esperemos que possa voltar a escrever com mais assiduidade.

A pergunta que se impõe: Quanto valerá este Benfica sem Matic?

Naturalmente que a equipa perde qualidade. O sérvio é um dos melhores trincos do futebol actual e vai provar no Chelsea isso mesmo. Agora, não vejo motivos para dramas porque 1) há soluções de qualidade no plantel e 2) Jesus já nos habituou a encontrar soluções para desafiar as inevitáveis leis do mercado. 

Recordo-me do pânico que foi quando Javi Garcia saíu. Jesus "inventou" Matic. Agora será seguramente a vez de "inventar" Fejsa, um jogador que já deu provas do seu valor. Concordo com os criticos que dizem que ele está mais perto das características do Javi. Se, por outro lado, JJ quiser um trinco com mais chegada à frente, então creio que Rúben Amorim tem o perfil para formar uma grande dupla com Enzo Perez. Para já tivemos o ex-Olympiakos no take 1; esperemos pelos próximos capítulos, sendo que até poderão jogar juntos em determinados jogos.

Pelo exposto, facilmente vos diria, caros amigos, que fiquei triste com a partida do Matic mas, confesso, ficaria muito mais preocupado se o Garay nos deixasse. Jardel e o próprio Steven Vitória provavelmente até não nos deixariam ficar muito mal mas, na minha opinião, a equipa ficaria bastante mais fragilizada com a ausência do argentino. 

Apesar de não ter visto este último jogo com a atenção devida, creio que mais uma vez ficou demonstrado que a equipa vive um bom momento e, contrariamente ao habitual, não só consegue estar forte no processo ofensivo como também no defensivo. Ainda há aspectos a corrigir lá atrás (e que bom que seria Sílvio agarrar o lugar na direita) mas a confiança, essa, está presente. Bom para todos e em especial para o menino Oblak que transpira maturidade e personalidade.

Com este Rodrigo e com os regressos de Sálvio e Cardozo, estou convencido que o Benfica tem tudo para fazer uma excelente ponta final de temporada. Nem quero imaginar quando Rodrigo, Sálvio, Markovic e Gaitán estiverem todos eles à solta pelos tapetes verdes de Portugal. Pena é que Djuricic tarde em se juntar a este lote.

Aguardemos tranquilamente pelos próximos tempos. Para já, o futuro é de esperança e de confiança.