domingo, agosto 31, 2014

DERBY


Comecemos pelo início: diferentes abordagens dos técnicos na gestão dos recursos humanos. Jesus quis dar um voto de confiança a Artur e também ao próprio André Almeida, relegando os reforços Júlio César e Samaris para o banco. Mudar de redes depois do bom momento que Artur vinha vivendo seria "queimar" completamente um jogador e dar a titularidade ao grego poderia passar a mensagem que o jovem André apenas teria argumentos para ser titular quando os jogadores principais estão mais cansados.
Já no Sporting, Marco Silva optou pelo sistema "jogam os melhores, independentemente da forma e do número de treinos ou jogos". Montero foi para o banco e Slimani, com meia dúzia de treinos, entrou directamente no onze. Recorde-se que Marco já o havia feito com Nani uma semana antes.

Posto isto, qual dos dois tomou a melhor decisão? Na minha maneira de ver e de pensar o jogo, diria que, regra geral, a postura do técnico encarnado é a mais sensata. O curioso é que, em termos práticos, foi Marco Silva que ficou a ganhar - no caso de Artur já que André Almeida portou-se bem -. No fundo, o futebol é isto mesmo e é por estas e por outras que é difícil ser-se treinador e é muito fácil mandar postas de pescada no final das partidas.


Quanto ao jogo, apesar do resultado se aceitar, penso que o Benfica esteve mais perto da vitória. Não há dúvida que a partida ficou marcada pela falha do Artur, um golo contra a corrente do jogo e que não só desorientou o sector defensivo como também agitou o público da casa. O Sporting aproveitou essa instabilidade e subiu linhas, cruzou mais bolas para a área e naturalmente que também é justo dizer que poderia muito bem ter chegado à vantagem antes do intervalo.

No segundo tempo, a equipa encarnada voltou a entrar muito bem e só por mera falta de sorte não marcou o tal golo da vitória. Depois, nos últimos 20 minutos, faltou aquilo que Jesus já percebeu que não tem em comparação com a época passada: BANCO. Coloco-me no lugar do Jorge e penso assim: "quem é que deste lote é capaz de entrar neste tipo de jogos e me pode resolver a partida? Ola John? Bebé? Derley? Pizzi?"; Pois, talvez se justificasse a saída mais cedo de Talisca - o único que facilmente poderia ser substituído - mas, de resto, penso que esteve bem Jesus em não arriscar saídas de Lima, Sálvio, Gaitán ou Enzo Perez. Mesmo cansados, são claramente superiores aos seus companheiros de banco.

Não foi o resultado ideal mas também não foi dramático. Uma coisa me pareceu evidente: esta equipa do Benfica, mesmo com tantas adversidades, continua a ser mais adulta e até com mais qualidade ofensiva que o Sporting e, em termos de consumo interno, ficou demonstrado que este plantel dá garantias para, uma vez mais, lutar taco-a-taco com o Porto pelo título. Isto, claro está, com Enzo e Gaitán na equação. Mais do que os potenciais reforços que possam surgir amanhã - gostaria imenso que viessem um ponta-de-lança e mais um médio -, já ficaria satisfeito se a porta de saída estivesse fechada para as nossas pérolas. Aguardemos, pois então.


PS: Gosto de Jardel e tem cumprido. No entanto hoje notou-se a fragilidade do brasileiro a jogar com o pé esquerdo, isto comparativamente a Garay. André Almeida recuava, Jardel encostava mais à esquerda e, pressionado, era obrigado a bater com o seu pior pé. Quase sempre que isto aconteceu a bola ou saía pela lateral ou ia para o adversário. Um pormenor que, em jogos deste calibre, pode fazer a diferença.

segunda-feira, agosto 25, 2014

IMPORTANTE MESMO ERA VENCER



Surpreendeu-me o Boavista! Não estava à espera de tantas dificuldades e muito menos de um resultado tão curto. Mérito para Petit e para os seus atletas. Não sei se beneficiaram ou não do sintético mas o que fica é que a equipa de tostões vendeu muito cara a derrota à suposta equipa de milhões.

Não gostei muito do futebol encarnado. Pouca clarividência ofensiva e muita lentidão nas transições. Valeu o momento de inspiração de Eliseu que garantiu três importantes pontos, algo que, em vésperas de derby, sem dúvida que era o mais importante.

Estamos a apenas uma semana do fecho do mercado e para já contamos ainda com Luisão, Enzo e Gaitán e 6 pontos em dois jogos. Satisfeito, portanto. Vamos a notas:

Maxi - Depois de alguns jogos muito bem conseguidos, voltámos a ter o velho Maxi, o dos disparates e das faltas de concentração. O amarelo que levou, embora algo exagerado, é apenas uma das muitas falhas de concentração.

Jardel - Dos melhores jogadores do Benfica. Certinho e cada vez menos complicativo. Para já, confiança total no brasileiro.

Eliseu - A par de Gaitán, o melhor jogador do Benfica. Ainda não está totalmente sincronizado com os companheiros de sector (por duas vezes não acompanhou a linha defensiva e foi por pouco que não deixou adversários em jogo) mas é um atleta interessante sob ponto de vista físico e técnico. Não é um craque mas é bem melhor do que sempre me pareceu.

Talisca - Sei que se falou muito bem dele na pré-época mas eu como só vi os últimos testes da equipa, não pude constatar todo o seu talento. Para já o melhor que posso dizer dele é que tem uma boa qualidade de passe. Quanto ao resto... fraquinho. Talvez possa dar qualquer coisa a "10". A 8 ou a 6, nunca na vida. A precisar claramente de banco!

Lima - Passou totalmente ao lado do jogo. Não combina minimamente com Jara. Gostava de o ver mais recuado e no apoio a Derley.

Jara - Não é tão mau como alguns o pintam mas, no meu entender, não tem futebol para jogar no Benfica.

MVP: Nico Gaitán. Naturalmente que não foi dos seus melhores jogos mas o perfume que tem e a qualidade que transpira fazem dele, actualmente, a grande referência do futebol ofensivo encarnado. Cheira-me que vai jogar a "10" com o Sporting.

PS: Vem aí uma semana intensa para os lados da Luz. Espero acima de tudo que tenhamos um bom sorteio da Champions e que, mais do que eventuais entradas, não hajam saídas. 


sexta-feira, agosto 01, 2014

PLANTEL SLB 2014-15

GR: Titular + Artur + Paulo Lopes

DD: Maxi Pereira + Sílvio + Cancelo

DE: Eliseu + Benito

DC: Luisão + Lisandro + Jardel + mais valia

MD: Fejsa + Rúben + A. Almeida (possível contratação devido à lesão do Fejsa)

MC: Enzo + Talisca + João Teixeira

MO: Bernardo Silva 

MAD: Sálvio + Bebé

MAE: Gaitán + Sulejmani

AC: Lima + Derley + Nélson Oliveira + mais valia

Para vender e/ou emprestar:

Luis Felipe
Djavan
Sidnei
César
Steven 
Ola John
Candeias
Ivan Cavaleiro
Pizzi
Jara
Victor Andrade
Cardozo

BENFICA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Regressado de férias, tive, esta semana, a oportunidade de ver os dois primeiros particulares do Benfica. Uma derrota e uma vitória, muitos jogadores utilizados e outros que praticamente não tiveram tempo ou espaço para mostrar serviço. Vamos a notas:


POSITIVO:



- Enfrentar nova temporada com o mesmo corpo técnico deixa-me tranquilo. Mesmo com tanto resultado negativo, acredito que, com esta ou aquela saída e esta ou aquela entrada, o nosso mister dará, novamente, conta do recado.



- Jovens portugueses a mostrar serviço. Já o tinha dito aqui algures que acreditava nos jovens João Teixeira, João Cancelo e o Bernardo Silva. Se nos médios se nota o toque de bola e a simplicidade de processos, já no jovem lateral, as suas maiores qualidades (capacidade técnica e velocidade) ainda não ofuscam as suas limitações (dificuldades no processo defensivo e imaturidade na abordagem de certos lances). Ainda assim, creio estarmos na presença de um menino talentoso que, nas mãos certas, tem tudo para crescer e dar certo no clube.



- Mais jogadores conhecedores do nosso futebol. Eliseu, Bebé, Candeias, Pizzi e o próprio Derley. Se o ex-Málaga será, ao que tudo indica, o dono da lateral esquerda, já os outros vão ter de mostrar qualidades para entrar nas opções de Jesus. Ainda assim, tendo em consideração que estamos a falar de opções secundárias, acho que o técnico pode estar mais ou menos descansado no que concerne a soluções ofensivas.



- As novas funções de Nico Gaitán. Posso estar enganado mas pareceu-me ver o Nico com o duplo papel de ala/nº10. Com a ausência de Rodrigo, parece-me uma excelente opção ver Gaitán em zonas mais interiores. Cabe a Eliseu ou Benito assumirem as despesas do corredor, nomeadamente nos jogos em casa. Até ver, deu-me a ideia que o português tem pedalada para fazer esquecer Siqueira.



- Talisca. Bons pés e boa visão de jogo. Falta-lhe alguma intensidade para assumir o jogo encarnado mas, tendo em conta que ainda estamos numa fase embrionária da época, não está nada mal.



NEGATIVO:



- Resultados. Por muito que se desvalorize, as pré-épocas também são feitas para se ganhar e se adquirir moral. Tanta derrota cria desconfiança nos adeptos e poderá inibir alguns jogadores que são novos no clube.



- Demasiados jogadores. Bem sei que ainda se está na fase de arrumar a casa mas tanto atleta não é saudável para o grupo. 



- Posições demasiado apetrechadas e outras sem soluções de qualidade. Olha-se para a baliza e só se vê Artur e Paulo Lopes; no centro da defesa Sidnei e César não mostram qualidade para sequer fazer parte do plantel; no meio, com a lesão de Fejsa, Rúben e André Almeida são curtos para se tentar fazer algo interessante na champions; no ataque falta um avançado que baixe e se conecte bem com o sector intermediário (Jara não serve) e um ponta-de-lança que garanta 20/25 golos. Cardozo está claramente em queda e tanto Derley como Nélson Oliveira apenas poderão aportar algo se vindos do banco.




Ainda muitas indecisões, resultados pouco animadores, algumas vendas que não trouxeram grandes benefícios ao clube e muitas contratações feitas sem critério (Djavan, por exemplo). Tudo isto poderá levar-nos a pensar que o Benfica versão 2014-15 não tem hipóteses para ombrear com Porto e Sporting e que teremos pela frente um ano difícil. Pois bem, quero acreditar que Jesus terá, mais uma vez, habilidade para contornar todo este cenário negro e elevar o Benfica para o patamar que já nos habituou. Para já, a confiança é total.